Realizar a primeira prova de concurso público é um passo importante para qualquer concurseiro. Afinal, é a primeira vez que você conhecerá de fato e mais a fundo, como é o processo avaliativo na prática. Exatamente por isso, muitas incertezas e dúvidas podem surgir durante o caminho. Pensando nisso, nas dicas para concursos de hoje, trouxemos mais informações sobre o que esperar e o que é recomendado fazer antes, durante e depois da sua primeira prova!
Navegue pelo índice abaixo para conferir
- O que fazer antes da primeira prova
- O que fazer no dia da primeira
- O que fazer depois da primeira prova
Destaques: |
Dicas para concursos: o que fazer antes da sua primeira prova?
O período de tempo antes da sua primeira prova pode ser dividido em diferentes momentos, a depender de quanto falta para a aplicação ou qual é o estágio do certame que você pretende prestar. Veja um pouco mais sobre cada um desses momentos abaixo!
Dicas para concursos: antes do edital
Decidir iniciar os estudos antes da publicação do edital é a recomendação geral para obter melhores resultados. Afinal, dessa forma você garante mais tempo e tranquilidade para estudar as disciplinas previstas. Se essa é a sua primeira prova, talvez não tenha o costume de estudar diariamente. Se esse for o caso, os estudos pré-edital são ainda mais recomendados.
Afinal, permitem que você introduza gradualmente as rotinas de preparação na sua rotina. Isso, na prática, quer dizer que você não precisa começar estudando 6 a 8 horas por dia. É possível, por exemplo, iniciar com uma hora por dia e ir criando o hábito aos poucos. É comum que os alunos obtenham melhores resultados dessa forma e logo consigam aumentar as horas de estudos, conforme a necessidade.
As principais dicas para concursos que ainda estão na fase pré-edital, são:
- Avaliar a sua rotina e organizar suas atividades: em qual momento do seu dia os estudos podem ser encaixados? Quais atividades podem ser suspensas e por quanto tempo para que você possa se dedicar aos estudos? O momento pré-edital é um bom período para realizar essas considerações e experimentar. Ao mapear e compreender a sua rotina mais a fundo, também será mais fácil liberar mais horas para os estudos no futuro, em um momento de pós-edital ou reta final, por exemplo.
- Criar um plano de estudos: é uma das principais dicas para concursos, já que representa a base da sua preparação. Um plano de estudos ajuda você a entender o que estudar, em qual quantidade e quando. Então, é o seu plano de guerra! Veja aqui um passo a passo de como criar o seu plano de estudos pré-edital.
- Resolver provas anteriores: o momento pré-edital também permite que você possa resolver as provas anteriormente aplicadas para o seu certame e mapeie quais são os assuntos preferidos, assim como qual é o nível de cobrança dos itens. Essas informações também serão essenciais para a formulação do seu plano de estudos.
- Mapear pontos fracos e fortes: a partir da realização de curtos simulados para cada matéria prevista, é possível ter uma noção do seu domínio de cada tópico. Avaliar o percentual de acertos nesse caso poderá ajudá-lo a definir se você é iniciante, intermediário ou avançado em determinado tópico. A partir daí, adequações ao seu plano de estudos podem ser feitas para atender às suas necessidades individuais como concurseiro.
- Aproveitar o momento para criar uma boa base de conhecimentos gerais: assim, você pode se concentrar mais nos conhecimentos específicos após a publicação do documento;
- Confeccionar materiais de revisão: estes podem ser resumos em tópicos, mapas mentais, flashcards ou anotações, por exemplo. Os materiais de revisão permitirão que você esteja sempre em contato com os pontos mais importantes das matérias estudadas, mas sem precisar iniciar um conteúdo do zero.
- Testar diferentes métodos de estudos: são muitos os métodos de estudos e organização que podem auxiliá-lo no seu dia a dia. O período pré-edital, por ter mais tempo, é o mais indicado para testá-los. Escolher entre o cronograma ou ciclo de estudos, por exemplo, é uma importante decisão que pode ser feita durante esse período.
Dicas para concursos: depois do edital
Com a publicação do edital, seus estudos passam a ter uma data para a conclusão: isto é, o dia da sua primeira prova. Assim, as atividades de preparação deverão ser pensadas de forma a otimizar o tempo disponível. Isso quer dizer, na prática, priorizar o mais importante.
As principais dicas para concursos que ainda estão na fase pós-edital, são:
- Adaptar o plano de estudos: se você já estava estudando desde o momento pré-edital, agora é hora de adaptar o seu plano para o novo momento. Na prática, isso quer dizer dedicar mais tempo às matérias mais cobradas e aquelas em que você tem mais dificuldade. Também é o momento para buscar um aumento de horas das suas rotinas de estudos, caso seja possível.
- Revisar: conteúdos já estudados não devem ser estudados de novo, mas devem ser revisitados na forma de revisões. Conforme você avança no conteúdo, programe momentos para ler novamente os seus materiais. Dessa forma, você dribla a Curva do Esquecimento e aumenta suas chances de chegar com o conhecimento fresco no dia da prova.
- Resolver muitas questões de concurso: as questões de concurso colocam os seus conhecimentos em prática e serão a base principal da avaliação que você realizará em breve. Por isso, é importante aumentar também, sempre que possível, a sua meta de exercícios resolvidos por dia.
- Resolver simulados com contabilização de tempo: resolver simulados sem consulta e com a contabilização de tempo permite que você tenha uma noção do seu desempenho e evolução. Dessa forma, é possível fazer as adequações necessárias para render ainda mais.
Dicas para concursos: na reta final
A reta final de preparação geralmente tem início 30 dias antes da aplicação das provas. Nesse período, deve-se intensificar todas as táticas de otimização de tempo do pós-edital: isto é, resolver questões, revisar e resolver simulados. O foco, conforme a prova se aproxima, estará em quitar dúvidas e aprofundar-se especialmente nas matérias específicas e as mais cobradas. É importante, contudo, ainda reservar um tempo para revisar as matérias básicas por meio da resolução de exercícios ou revisões.
Cerca de uma semana antes da sua primeira prova, é preciso ficar atento ainda à divulgação de locais de prova. Confira em qual localidade sua avaliação será aplicada e, se possível, visite o local com antecedência para descobrir como chegar lá e quanto tempo você precisará em média para um deslocamento tranquilo (seja de carro ou de transporte público).
Você pode acompanhar as notícias de divulgação de locais de prova para diferentes certames aqui pelo Blog do Gran. Essa informação, afinal de contas, é publicada nos sites das bancas organizadoras e é raro que os candidatos recebam qualquer tipo de lembrete sobre essa etapa. A consulta, então, fica sob a sua responsabilidade.
Após a consulta dos locais de prova, é comum conseguir acessar e imprimir o Cartão do Candidato ou Cartão de Confirmação de Inscrição. Esse documento contém informações sobre o local de aplicação da sua prova (endereço), horários, bem como outras orientações sobre o tempo de entrada, saída e quais objetos podem ser levados para o ambiente de prova.
Dicas para concursos: véspera da primeira prova
Manter a calma é uma das principais dicas para esse momento. A maior parte da sua preparação, afinal de contas, já foi feita e agora o seu foco deve ser em fazer revisões, alimentar-se bem, ir dormir cedo e tentar controlar a ansiedade.
Para ajudá-lo no momento de véspera, o Gran disponibiliza aulas gratuitas de revisão para diversos certames (sempre um ou dois dias antes da prova), por meio do seu canal do Youtube. Esses eventos reúnem professores de cada matéria e exploram as principais apostas para cada assunto, visando finalizar a sua preparação com chave de ouro.
Na véspera da primeira prova, também é importante deixar tudo preparado no que diz respeito a:
- Documentos: a maioria das bancas organizadoras requer um documento de identidade com foto para que você possa realizar a prova. Como nem todas elas aceitam as versões digitais, organize-se para levar a versão física da sua carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou outras das opções citadas em edital.
- Materiais para realizar a prova: borrachas e lápis costumam não ser permitidas em locais de provas. Assim, a recomendação geral para os candidatos costuma ser de levar apenas as canetas esferográficas transparentes, na cor azul ou preta (a cor mais comum e aceita é a preta). Leve sempre mais de uma caneta por garantia.
- Organização: defina como você irá chegar no local de prova (carona, carro, transporte público?) e quanto tempo é necessário para chegar pelo menos uma hora antes da aplicação das avaliações.
- Lanches e água: a grande maioria das bancas de concurso permite que o candidato leve lanches para o local de prova desde que estejam em compartimentos transparentes (sacos plásticos ou potes). Evite alimentos com embalagens grandes, optando sempre por retirá-los para não causar problemas. A garrafa de água também deve ser transparente.
Dicas para concursos: o que esperar no dia da prova?
Com a chegada do grande dia, veja algumas das principais dicas que podem auxiliar no seu desempenho:
- Se você for canhoto, chegue cedo: assim, é possível solicitar uma troca de mesas e garantir maior conforto na realização da sua avaliação;
- Vá ao banheiro antes de entrar na sala: você poderá ir ao banheiro durante a prova também. Porém, apenas acompanhado do fiscal;
- “Escaneie” toda a prova, antes de começar a resolver: ao invés de abrir o caderno e já começar a resolver da questão um, faça uma leitura geral da prova antes de começar. Assim, você poderá identificar os assuntos em que tem mais facilidade e aqueles que precisarão de mais esforço para a resolução.
- Comece pelas questões mais fáceis: garanta de antemão aquelas questões que você já sabe. Dessa forma, você ganha tempo e não arrisca ficar frustrado logo no início;
- Para questões de texto, leia os itens antes do texto: dessa forma, você pode realizar a leitura do texto já sabendo o que será requisitado de você e realizar marcações convenientes.
- Não fique “preso” em uma questão: se estiver com muita dificuldade para resolver um item, passe para o seguinte e marque-o para voltar depois.
- Reserve um tempo para preencher o gabarito: fique atento às recomendações dos fiscais sobre quanto tempo já se passou. Reserve pelo menos 15 minutos para preencher o gabarito com calma.
- Anote o gabarito para conferir posteriormente: a maioria das seleções estabelece um tempo mínimo de permanência para que os candidatos possam deixar o ambiente de prova juntamente com o caderno de questões. No entanto, as bancas organizadoras têm popularizado cada vez mais gabaritos do candidato, que podem ser preenchidos e levados, mesmo antes do tempo estabelecido para a liberação com o caderno de questões. Contudo, confirme sempre com o fiscal de sala antes de deixar o local de provas.
Mantenha em mente que você não poderá utilizar qualquer aparelho eletrônico durante a realização da prova. Isso inclui não apenas o celular, como também relógios e calculadoras. Seus pertences poderão ser guardados em sacolas lacradas, fornecidas pelos fiscais de sala. Desligue os aparelhos que precisou levar e coloque-os na sacola até a finalização da avaliação.
Dicas para concursos: o que fazer depois da sua primeira prova?
O próximo passo depois de realizar a sua primeira prova é conferir o gabarito. A data de liberação dessas informações dependerá da banca organizadora, mas costuma acontecer alguns dias depois da realização da prova.
Para que você não precise esperar tanto tempo, o Gran costuma realizar eventos de Gabarito Extraoficial para muitas seleções, nos quais você pode conferir a correção comentada de questões com o auxílio de professores, no mesmo dia em que prestou a prova! Esses eventos costumam ser disponibilizados no Blog do Gran e também no canal de Youtube.
Após a publicação do gabarito preliminar, caso exista algum item dúbio ou incorreto, poderá ser questionado por meio da abertura de um recurso, observando os prazos estipulados para a banca.
Depois de conferir o seu desempenho, a recomendação é não deixar de estudar para outros certames até que o seu nome seja anunciado como um dos aprovados! Afinal, o desempenho dos outros candidatos também influenciará se você será ou não nomeado na vaga pretendida. Ao manter-se estudando, você enriquece sua base de conhecimentos e poderá conquistar muitas outras oportunidades.
Lembre-se: uma das dicas para concursos mais importantes é compreender que a aprovação chega em momentos diferentes para cada um. Se você não for aprovado na sua primeira prova, não desanime! Existirão muitas outras oportunidades!
Dicas para concursos: seja aprovado com o Gran!
O Gran ajuda você a garantir a aprovação disponibilizando materiais variados e de qualidade, assim como outros recursos de organização e complementação de estudos, capazes de ajudar desde o concurseiro iniciante até o avançado.
Ao adquirir a Assinatura Ilimitada 8.0 do Gran, você garante acesso a todos os cursos e recursos da plataforma. Veja os diferenciais de estudar com o plano de preparação mais completo do mercado:
- 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 35 mil cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa