Faculdade EAD vale a pena? Veja se esse modelo é para você!

Entenda se fazer faculdade EAD é bom e saiba como conquistar seu diploma estudando de forma online!

Avatar


26 de Março5 min. de leitura

Faculdade EAD vale a pena? Por que é tão barata? EAD é bom? Será que graduação EAD é para mim? São muitas as dúvidas na hora de pensar em fazer um curso online, ainda mais uma faculdade, não é? 

Mas a seguir vamos te explicar melhor os prós e contras de uma faculdade EAD para que você possa decidir se vai usar esse modelo de ensino para conquistar seu diploma de nível superior.

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é EAD?

EAD é a sigla para Educação à Distância ou Ensino à Distância e se refere ao modelo de aprendizagem no ambiente virtual, assim, cursos EAD são formações online que podem ser de diferentes níveis de ensino. 

No caso do ensino superior, temos cursos superiores online como tecnólogos, bacharelados e licenciatura, além de pós-graduação (lato sensu: especialização e MBA). 

Como funciona a faculdade EAD?

Em uma faculdade EAD as aulas são totalmente online, podendo ou não ter horários fixos pré-estabelecidos. Assim, pessoas com rotinas corridas e orçamentos limitados podem cursar uma graduação em EAD, se adequando da melhor forma possível ao seu dia a dia. 

Esse formato é ideal para quem deseja economizar tempo e recursos financeiros para gastos com deslocamento e alimentação fora de casa, por exemplo. Mas exige também maior autodisciplina para ser efetivo. 

Em algumas instituições, você terá horários fixos de aula, mesmo à distância, e em outras, você terá uma maior flexibilidade de horários. Além disso, grupos de estudos e dinâmicas para entrosamento com outros alunos e professores variam conforme a instituição.

Assim como a graduação presencial, nos cursos em EAD há algumas variações de acordo com cada instituição e curso escolhido. 

Mas, em síntese, após ser aprovado (a) na forma de ingresso escolhida (vestibular, Enem, Encceja, etc.) você receberá acesso à plataforma de aprendizagem da faculdade EAD e, em alguns casos, ao seu plano de aula.

A partir daí, todo seu estudo será orientado pela instituição e você deverá concluir as aulas, obter notas mínimas para aprovação em cada disciplina e avançar até a conclusão do curso para, enfim, se formar.

EAD ou presencial: como escolher?

Fazer um curso superior pode te ajudar a conseguir melhores oportunidades para a vida pessoal e profissional, por isso, vale a pena encontrar uma área do seu interesse e buscar uma formação, mas será que fazer faculdade EAD vale a pena? Como escolher entre EAD e presencial?

É importante entender mais sobre os dois modelos de ensino e qual faz mais sentido para sua realidade. Não existe um único caminho e o que é bom para você, pode não ser para outra pessoa. 

Por isso, a seguir confira algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão:

Avalie se seu curso pode ser feito de forma EAD

Atualmente, grande parte dos cursos de graduação tem a possibilidade de ser cursado de forma online, desde que atendendo aos requisitos e critérios regulatórios do Ministério da Educação.

Entretanto, alguns cursos ainda não possuem liberação para o modelo EAD, então, a graduação EAD não é para você se você deseja cursar:

  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Fonoaudiologia
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Direito
  • Moda
  • Oceanografia

Além de algumas Engenharias específicas e alguns outros cursos: pesquise o seu para ter certeza.

Nesses casos, fazer faculdade EAD vale a pena só para quem quer um curso nesse formato. Afinal, é importante cursar uma graduação que você realmente queira fazer.

Faculdade EAD vale a pena para quem tem a rotina corrida

Uma das principais vantagens da graduação EAD é que para cursá-la não é preciso se deslocar até uma instituição de ensino e isso poupa tempo e dinheiro. Portanto, fazer faculdade EAD vale a pena para quem tem uma rotina muito corrida!

Contudo, vale lembrar que é preciso que você se comprometa com seu sonho e inclua os estudos na sua rotina! Assim, você reserva horários específicos e evita a desistência no meio do caminho.

Faculdade EAD vale a pena para quem quer economizar

Além dos gastos de logística comuns da graduação presencial e semipresencial, como: transporte, alimentação, materiais e insumos, quem cursa universidades privadas vai perceber grandes diferenças no valor das mensalidades.

Nesse sentido, fazer faculdade EAD vale a pena para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão de conquistar seu diploma. 

Isso porque para manter uma estrutura física e cursos presenciais o valor necessário é muito maior e a mensalidade pode não ser compatível com o orçamento. Por outro lado, se você quer economizar nos gastos extras e na mensalidade, a graduação EAD é para você sim!

Faculdade EAD vale a pena para quem quer o diploma!

Assim como no modelo presencial, estudar de forma autônoma em casa pode ter desafios: como encarar a preguiça e se automotivar. 

No entanto, você precisa fazer um compromisso consigo mesmo(a) e não desistir até chegar ao seu diploma! Fazer faculdade EAD vale a pena se você realmente se dedicar ao curso. 

Mas o mais importante é lembrar que você só vai ter certeza se tentar de verdade! Se você quer saber se faculdade EAD é bom para você: tente! Faça sua matrícula, estude, se dedique e tenha a certeza que precisa, enquanto caminha para realizar seu sonho!

Na Gran Faculdade, você tem 30 dias para testar e receber seu dinheiro de volta caso não se adapte, aproveite!

Por que EAD é mais barato? 

Assim como para o estudante, que gasta mais no modelo presencial, o custo de uma graduação presencial para a instituição de ensino também acaba sendo maior. 

Isso porque é necessária uma estrutura física que exige mais recursos do que para manter um ambiente virtual de aprendizagem.

Por exemplo, para os alunos de curso superior EAD é possível evitar os custos de deslocamento, alimentação fora de casa, insumos como papelaria, etc.

Da mesma forma, para as universidades também é possível reduzir gastos e ampliar vagas sem precisar de uma grande estrutura física para um curso superior EAD. Por isso, faculdade EAD vale a pena para a instituição e estudantes, já que barateia o custo do ensino sem necessariamente reduzir sua qualidade.

Dá para fazer faculdade EAD pelo celular?

Na Gran Faculdade você consegue estudar pelo celular, computador, tablet ou TV. Nosso objetivo é democratizar o acesso aos estudos, por isso, aproveite para começar seu curso com o dispositivo que você tem. 

Além disso, nas nossas lives comemorativas, frequentemente sorteamos notebooks, tablets, celulares e kits da marca Gran para contribuir com seus estudos. Então, vale a pena acompanhar nossos canais no youtube. 

Mas se você quer estudar em outra instituição de ensino EAD, entenda a compatibilidade da plataforma de aprendizagem com aparelhos celulares. 

Fazer faculdade EAD é bom na qualidade de ensino?

Sim, como vimos ao longo do texto, assim como no modelo presencial, cursos EAD também passam por avaliações do MEC para garantir sua qualidade. 

Por isso, podemos afirmar que fazer faculdade EAD é bom no quesito qualidade de ensino da mesma forma que no modelo presencial. 

A diferença é que no digital, o(a) estudante tem um papel muito mais ativo na sua aprendizagem. 

Fazer faculdade EAD vale a pena para o currículo?

Sim, fazer faculdade EAD vale a pena para o currículo! Na verdade, ter um diploma de nível superior pode ajudar você a se destacar na profissão tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. 

Além disso, no currículo você não inclui a informação sobre a forma como você estudou (EAD ou presencial). Então, isso não faz diferença no mercado de trabalho. 

Escolher Gran Faculdade EAD é bom para todos?

Sim! A Gran Faculdade é um Centro Universitário que quer democratizar o acesso à educação com qualidade e para isso, está revolucionando a educação digital! Somos grandes defensores da ideia de que a educação é um direito de todos, e fazemos o máximo para tornar isso uma realidade Brasil afora.

Aqui, você tem autonomia para estudar de onde estiver, nos horários que você puder, sem perder a qualidade do seu aprendizado!

Fazer faculdade EAD é bom quando você conta com vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

São mais de 30 opções de cursos para você escolher, se matricular e começar a estudar hoje mesmo! Confira:

Cursos graduação EAD

Observação: ao clicar em cada um dos títulos, você será redirecionado(a) para a página de matrícula, mas você também pode conferir um resumo sobre cada curso abaixo.

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


26 de Março5 min. de leitura