Lei 8.987: saiba os principais pontos da Lei de Concessões!

A Lei 8.987, também conhecida como Lei de Concessões costuma ser frequentemente cobrada em provas. Entenda essa lei abaixo!

Avatar


20 de Outubro de 2020

Se você se deparou com alguma dúvida a respeito do estudo sobre a Constituição Federal e as leis que geralmente são cobradas nas provas de concurso, neste artigo iremos te apresentar, de forma simples e objetiva, quais são as principais disposições da Lei 8.987, que comumente é cobrada nas questões dos exames.

Saiba mais sobre a Lei de Concessões

Criada em 13 de fevereiro de 1995, ela prevê a concessão e permissão da prestação de serviços públicos previstos no artigo nº 175 da Constituição, o qual define que incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. O artigo dispõe de parágrafo único e atua sobre os seguintes pontos:

O regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
Os direitos dos usuários;
Política tarifária;
A obrigação de manter serviço adequado.

O tema concessões e permissões de serviços públicos sempre é pauta na hora dos estudos para concurso, e a lei que regulamenta esses processos é extensa e possui muitas informações detalhadas, por isso é preciso estar muito atento aos seus pontos de maior destaque para que você consiga se sair bem nas provas e alcançar a tão sonhada aprovação no cargo público.

Logo abaixo nós iremos comentar alguns aspectos essenciais da Lei 8.987, que perpassa questões de caráter jurídico e prático.

Principais aspectos

A primeira discussão se coloca a partir do Art. 2 incisos I, II e IV da lei, em que se diferencia o que é concessão e permissão, ambas realizadas exclusivamente mediante processo licitatório, além de determinar quem se caracteriza essencialmente como poder concedente. Confira:

I – poder concedente: a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município, em cuja competência se encontre o serviço público, precedido ou não da execução de obra pública, objeto de concessão ou permissão;

II – concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

IV – permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

Art. 6: toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

Aqui se busca atender plenamente os usuários conforme o parágrafo 1º do artigo acima devendo-se atender às devidas condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

Art. 7: conforme inciso III deste artigo é garantido ao usuário obter e utilizar o serviço, com liberdade de escolha entre vários prestadores de serviços, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente.

Se quiser aprofundar os estudos sobre Direito Administrativo você pode acessar o material de apoio disponibilizado pelo Gran Cursos. Já para sanar maiores dúvidas sobre a Lei 8.987 assista abaixo a aula sobre essa temática para melhor compreender sua complexidade.

https://www.youtube.com/watch?v=PdHgBgGDMpo

Agora que você já sabe mais sobre a lei, não se esqueça de acompanhar o blog do Gran Cursos para obter mais informações sobre os concursos previstos e os concursos abertos. Bons estudos!

Avatar


20 de Outubro de 2020