Pós-Graduação e OAB: veja como conciliar os estudos!

Pós-graduação e OAB: como conquistar esses dois passos tão importantes para a carreira de profissionais graduados em Direito? Veja!

Avatar


18 de Abril de 2023

Muita gente acha que, antes de se pensar em uma especialização na área do Direito, é preciso focar em ser aprovado na OAB. Afinal, sem a carteirinha não tem como exercer a profissão de advogado. Mas será que é mesmo preciso esperar?

Atualmente, a conquista da pós-graduação é requisito para se destacar no mercado de trabalho, especialmente na área de Direito que é tão ampla e geralmente funciona com segmentações. Logo, a dúvida para os recém-formados na área pode ser grande: será que vale a pena conciliar a pós-graduação e os estudos para a Prova OAB?

Navegue pelo índice para saber mais sobre a conciliação de pós-graduação e OAB:

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Pós-Graduação e OAB: vale a pena conciliar?

Depende. Na realidade, essa resposta irá depender dos seus objetivos.

Caso você não tenha decidido pela área de atuação que pretende seguir, talvez seja uma boa ideia investir exclusivamente no estudo para a Prova OAB. Ao mesmo tempo, quanto mais cedo você conquistar sua especialização, mais cedo poderá usufruir dos seus benefícios.

Pode soar como um sonho garantir a aprovação na Prova OAB e já ser pós-graduado em alguma área específica do Direito. Contudo, esse cenário é completamente possível, especialmente se você optar por uma pós-graduação lato-sensu. Esses programas são mais concisos, podendo ser concluídos em até 18 meses.

Após a conclusão de uma pós-graduação lato-sensu credenciada pelo MEC, você recebe o título de especialista naquela área. Dessa forma, você poderá atuar de maneira mais específica, dentro do mercado de trabalho do Direito, assim que aprovado na Prova OAB.

Vale a pena lembrar que não existe limite para o número de pós-graduação lato-sensu que você pode realizar. Assim, você pode se tornar especialista em diversas áreas, caso seja interessante para você e sua carreira.

Precisa ter OAB para fazer pós?

Você não precisa ter OAB para fazer uma pós! A prova da OAB é obrigatória apenas para quem deseja exercer atividades da advocacia ou para alguns concursos públicos.

Quem pode fazer pós graduação em direito?

Qualquer pessoa graduada (bacharel, licenciatura ou tecnólogo) pode fazer uma pós-graduação em Direito. Geralmente, além dos formados em Direito, pessoas que atuam ou desejam atuar em alguma área relacionada a área procuram esse tipo de curso. Todavia, dependendo do programa e do tipo de pós-graduação em direito pode ser demandada uma formação específica.

Quem faz pós em Direito pode fazer OAB?

Você até pode conseguir fazer a prova e ser aprovado, mas não vai conseguir advogar. Ou seja, você não pode exercer a profissão de advogado apenas com uma pós em Direito. Isso é assegurado pela Lei 8.906:

Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário:

II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;

Pós-Graduação e OAB: por que fazer os dois ao mesmo tempo?

Como dissemos anteriormente, essa com certeza é uma opção!

Estudar para os dois ao mesmo tempo pode parecer uma rotina muito puxada, mas na realidade, você verá que muitos dos conteúdos serão comuns ao conteúdo programático de ambas avaliações.

Além disso, o aprofundamento em uma das áreas de Direito sem dúvida te auxiliará na segunda etapa da OAB, que prevê a formulação escrita de uma peça prática.

Ao se comprometer com os dois compromissos ao mesmo tempo você aumenta as chances de conquistar a aprovação e o título de especialista na mesma época, estando pronto para enfrentar o competitivo mercado de trabalho brasileiro.

Como conciliar pós-graduação e OAB?

Se você chegou até aqui, então está realmente considerando conciliar os estudos da pós-graduação e prova OAB: isso é excelente! Temos algumas dicas para ajudá-lo a se organizar e tornar a caminhada para conquistar seus objetivos mais simples. Confira!

Escolha uma pós-graduação lato-sensu

As pós-graduações stricto-sensu são conquistas acadêmicas e profissionais muito importantes, que podem contribuir muito para o desenvolvimento e reconhecimento do profissional da área de Direito.

Todavia, o compromisso com um Mestrado ou Doutorado pode variar em uma média de 2 a 4 anos e para muitas pessoas é um projeto que exige dedicação quase total. Isso dificulta a conciliação com os estudos para a OAB.

Além disso, apesar de já serem regulamentados, ainda não há nenhum curso de pós-graduação Stricto Sensu EAD aprovado no Brasil. Assim, a conciliação pode se tornar um pouco mais complicada.

As pós-graduações lato-sensu, por outro lado, além de apresentarem um conteúdo programático mais objetivo e prático, podem ser concluídas em até 18 meses e realizadas em um regime 100% EAD. Logo, o aluno possui mais autonomia para definir os seus horários e carga de estudos.

Uma pós-graduação na área do Direito pode te ajudar nos estudos para OAB

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas o que muita gente não sabe é que a pós-graduação não precisa ser na mesma área que a graduação. O objetivo é incentivar a multidisciplinaridade e formar profissionais cada vez mais completos, com visões de diferentes áreas.

O mais indicado é que você escolha um curso dentro da área de Direito que apresente, de preferência, uma carga horária condizente com as matérias que serão cobradas na OAB. Essa tarefa não será muito difícil, já que os editais da OAB são conhecidos por serem bem amplos e abordarem a maior parte das áreas do Direito.

Busque conhecer com detalhe os conteúdos programáticos da pós que você pretende fazer até para ter certeza de que atende às suas expectativas.

Não limite-se apenas a conhecer o título e explicações gerais acerca do programa de especialização: afinal, duas pós-graduações em Direito Tributário podem ter abordagens completamente distintas e isso fará toda a diferença na hora de iniciar os seus estudos.

Considere uma pós graduação EAD

Os programas de pós-graduação EAD lato-sensu têm ficado cada vez mais populares desde antes do período da pandemia do coronavírus. Pesquisas mostram que já em 2018 esse mercado apresentava altas taxas de crescimento anuais.

A razão para a crescente popularidade é a eficiência, rapidez e acessibilidade de programas de especialização EAD. Uma característica marcante desses cursos é que os alunos possuem autonomia para construir seus próprios horários e a realização de trabalhos e provas garante que o aprendizado dos alunos esteja ocorrendo como deveria.

Se você está estudando para a Prova OAB pode ser muito interessante optar por um programa de pós-graduação EAD. Sem dúvidas, será muito mais fácil adaptar os horários, fazendo-os caber com mais conforto em sua rotina.

Aqui na Gran Faculdades somos especialistas em fazer acontecer. Somos a primeira pós-graduação que, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho, também ajuda nos estudos para concursos públicos, como a OAB. Tudo com as melhores ferramentas e conteúdos disponíveis que você precisa e merece!

Assegure-se que seu curso é reconhecido pelo MEC

Não adianta batalhar para realizar uma conciliação e só depois descobrir que seu curso não era devidamente certificado pelo MEC. Lembre-se: para que uma pós-graduação lato-sensu seja válida, capaz de te conferir o título de especialista, ela deverá portar o selo do Ministério da Educação. Caso isso não aconteça, o curso será classificado apenas como “curso livre”.

Organize seu tempo: crie cronogramas para seu dia e para os estudos

Planejar o seu dia e sua rotina de estudo pode te ajudar a colher melhores resultados a longo prazo e aliviar a ansiedade que a sensação de “liberdade demais” pode trazer.

Ao mapear e designar um tempo para cada atividade, você educa o seu cérebro a se concentrar nas soluções e não no receio de ter muito a fazer em pouco tempo. Um cronograma específico para seus estudos também garantirá um melhor aproveitamento geral do processo de preparação.

Para saber mais sobre como criar seu cronograma de estudos, clique aqui! 

Acredite que é possível

A conciliação de estudos para pós-graduação e Prova OAB vai depender exclusivamente de você, então você precisa acreditar que é possível! Tente manter-se motivado e acreditar no seu potencial: você conquistou muito até aqui, pense na sua graduação em Direito concluída, por exemplo! Muitas outras vitórias seguirão esta! Mantenha seus olhos fixos no seu objetivo, respeite seu tempo e continue lutando!

Saiba mais em nosso canal no Youtube!

Confira essa live com a professora Roberta Queiroz com dicas de como conciliar os estudos entre OAB e pós-graduação. Nessa live, ela explica como você pode combinar os estudos, ajudando você a otimizar o seu tempo e se preparar para a especialização e o Exame da OAB:

Pós-Graduação e OAB: conquiste as duas com o Gran!

A Gran Faculdade oferece atualmente diversos cursos com foco na área jurídico/Direito. A equipe do Gran é especialista em educação 100% online e todos os nossos cursos são devidamente reconhecidos pelo MEC. Veja as especializações disponíveis:

  • Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Criminais aplicadas às atividades do Delegado;
  • Pós-Graduação em Direito e Jurisdição, aplicada à magistratura;
  • Pós-Graduação em Compliance Penal, com ênfase na Advocacia Criminal;
  • Pós-Graduação em Direito Público;
  • Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal;
  • Pós-Graduação em Direito Constitucional;
  • Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas às Atividades do Ministério Público;
  • Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil;
  • Pós-Graduação em Direito e Defesa das Garantias Fundamentais;
  • Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
  • Pós-Graduação em Direito Eleitoral;
  • Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada;
  • Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico;
  • Pós-Graduação em Direito e Processo Previdenciário.

Conheça todos os cursos da área de Direito do Gran!

Você também pode contar com uma preparação especializada para a Prova OAB com o Gran Cursos OAB! Clique aqui para saber mais sobre a preparação OAB do Gran Cursos! 

Vem ser Gra!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


18 de Abril de 2023