Pós-Graduação e OAB: veja como conciliar os estudos!

A conquista da pós-graduação e a aprovação na Prova OAB são passos muito importantes para a carreira de profissionais graduados em Direito. Será que é possível conquistar os dois ao mesmo tempo? Veja!

Avatar


23/06/2021 | 16:52 Atualizado há 92 dias

Atualmente, a conquista da pós graduação é requisito para se destacar no mercado de trabalho, especialmente na área de Direito que é tão ampla e geralmente funciona com segmentações. A conquista da aprovação na Prova OAB também, já que é essencial para todos os advogados que pretendem atuar no mercado privado e exigida na maioria dos concursos públicos. Logo, a dúvida para os recém-formados na área pode ser grande: será que vale a pena conciliar a pós-graduação e os estudos para a Prova OAB?

Navegue pelo índice para saber mais sobre a conciliação de pós-graduação e OAB

Destaques:

 

Pós-Graduação e OAB: vale a pena conciliar?

Depende. Na realidade, essa pergunta irá depender dos seus objetivos. Caso você não tenha decidido pela área de atuação que pretende seguir, talvez seja uma boa ideia investir exclusivamente no estudo para a Prova OAB. Ao mesmo tempo, quanto mais cedo você conquistar sua especialização, mais cedo poderá usufruir dos seus benefícios.

Pode soar como um sonho garantir a aprovação na Prova OAB e já ser pós-graduado em alguma área específica do Direito. Contudo, esse cenário é completamente possível, especialmente se você optar por uma pós-graduação lato-sensu. Esses programas são mais concisos do que os Mestrados e Doutorados, podendo ser concluídos em até 18 meses.

Após a conclusão de uma pós-graduação lato-sensu credenciada pelo MEC, você recebe o título de especialista naquela área e poderá passar a atuar de maneira mais específica, dentro do mercado de trabalho do Direito, assim que obter a aprovação na Prova OAB. Vale a pena lembrar que não existe limite para o número de pós-graduações lato-sensu que você pode realizar.  Assim, você pode ser tornar especialista em diversas áreas, caso seja interessante para você e sua carreira.

Pós-Graduação e OAB: por que fazer os dois ao mesmo tempo?

Mas se o exercício da advocacia no mercado privado só poderá ser realizado depois da aprovação na Prova OAB, não seria melhor deixar para investir em uma pós-graduação apenas depois? Como dissemos anteriormente, essa com certeza é uma opção! O único ponto negativo nessa abordagem é que seu currículo não ficará completo até a conclusão do curso, o que pode afetar na hora de procurar por oportunidades profissionais.

Estudar para os dois ao mesmo tempo pode parecer uma rotina muito puxada, mas na realidade, você verá que muitos dos conteúdos serão comuns ao conteúdo programático de ambas avaliações. Além disso, o aprofundamento em uma das áreas de Direito sem dúvida te auxiliará na segunda etapa da OAB, que prevê a formulação escrita de uma peça prática.

Ao se comprometer com os dois compromissos ao mesmo tempo você aumenta as chances de conquistar a aprovação e o título de especialista na mesma época, estando pronto para enfrentar o competitivo mercado de trabalho brasileiro.

Pós-Graduação e OAB: como conciliar?

Se você chegou até aqui, então está realmente considerando conciliar os estudos da pós-graduação e prova OAB: isso é excelente! Temos algumas dicas para ajudá-lo a se organizar e tornar a caminhada para conquistar seus objetivos mais simples. Confira!

Escolha uma pós-graduação lato-sensu

As pós-graduações stricto-sensu são conquistas acadêmicas e profissionais muito importantes, que podem contribuir muito para o desenvolvimento e reconhecimento do profissional da área de Direito. Contudo, a natureza desses programas é naturalmente voltada para a pesquisa e por isso são programas mais longos, com conteúdo programático consideravelmente mais denso e específico.

O compromisso com um Mestrado ou Doutorado pode variar em uma média de 2 a 4 anos e para muitas pessoas é um projeto que exige dedicação quase total. Além disso, apesar de já serem regulamentados, ainda não há nenhum curso de pós-graduação Stricto Sensu EAD aprovado no Brasil. Assim, a conciliação pode se tornar um pouco mais complicada.

As pós-graduações lato-sensu, por outro lado, além de apresentarem um conteúdo programático mais objetivo e prático, podem ser concluídas em até 18 meses e realizadas em um regime 100% EAD. Logo, o aluno possui mais autonomia para definir os seus horários e carga de estudos.

Uma pós-graduação na área do Direito pode te ajudar nos estudos para OAB

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas o que muita gente não sabe é que a pós-graduação não precisa ser na mesma área que a graduação. O objetivo disso é incentivar a multidisciplinariedade e formar profissionais cada vez mais completos, com visões de diferentes áreas.

Para esse primeiro momento de preparação para a Prova OAB, no entanto, o mais indicado é que você escolha um curso dentro da área de  Direito que apresente, de preferência, uma carga horária condizente com as matérias que serão cobradas na OAB. Essa tarefa não será muito difícil, já que os editais da OAB são conhecidos por serem bem amplos e abordarem a maior parte das áreas do Direito.

Busque conhecer com detalhe os conteúdos programáticos da pós que você pretende fazer até para ter certeza de que atende as suas expectativas. Não limite-se apenas a conhecer o título e explicações gerais acerca do programa de especialização: afinal, duas pós-graduação em Direito Tributário podem ter abordagens completamente distintas e isso fará toda a diferença na hora de iniciar os seus estudos.

Considere uma pós graduação EAD

Os programas de pós-graduação EAD lato-sensu tem ficado cada vez mais populares desde antes do período da pandemia do coronavírus. Pesquisas mostram que já em 2018 esse mercado apresentava altas taxas de crescimento anuais. A razão para a crescente popularidade é a eficiência, rapidez e acessibilidade de programas de especialização EAD.

Uma característica marcante desses cursos é que os alunos possuem autonomia para construir seus próprios horários e a presença física não é um critério avaliativo. Apesar disso, a realização de trabalhos e provas garante que o aprendizado dos alunos está ocorrendo como deveria.

Se você está estudando para a Prova OAB pode ser muito interessante optar por um programa de pós-graduação EAD. Sem dúvidas, será muito mais fácil adaptar os horários, fazendo-os caber com mais conforto em sua rotina.

Assegure-se que seu curso é reconhecido pelo MEC

Não adianta batalhar para realizar uma conciliação e só depois descobrir que seu curso não era devidamente certificado pelo MEC. Lembre-se: para que uma pós-graduação lato-sensu seja válida, capaz de te conferir o título de especialista, ela deverá portar o selo do Ministério da Educação. Caso isso não aconteça, o curso será classificado apenas como “curso livre.”

Organize seu tempo: crie cronogramas para seu dia e para os estudos

Planejar o seu dia e sua rotina de estudo pode te ajudar a colher melhores resultados a longo prazo e aliviar a ansiedade que a sensação de “demasiada liberdade” pode trazer. Ao mapear e designar um tempo para cada atividade, você educa o seu cérebro a se concentrar nas soluções e não no receio de ter muito a fazer em pouco tempo. Um cronograma específico para seus estudos também garantirá um melhor aproveitamento geral do processo de preparação.

Para saber mais sobre como criar seu cronograma de estudos, clique aqui! 

Acredite que é possível

A conciliação de estudos para  pós-graduação e Prova OAB vai depender exclusivamente de você, então você precisa acreditar que é possível! Tente manter-se motivado e acreditar no seu potencial: você conquistou muito até aqui, pense na sua graduação em Direito concluída, por exemplo! Muitas outras vitórias seguirão esta! Mantenha seus olhos fixos no seu objetivo, respeite seu tempo e continue lutando!

Pós-Graduação e OAB: conquiste as duas com o Gran!

Na Gran Cursos Pós-Graduação atualmente contamos com 4 pós-graduações com foco jurídico/área de Direito. Veja:

  • Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Criminais, aplicada às atividades de Delegado;
  • Pós-Graduação em Direito e Jurisdição, aplicada à Magistratura;
  • Pós-Graduação em Compliance Penal, com ênfase em advogacia criminal;
  • Pós-Graduação em Direito Público;

A equipe do Gran é especialista em educação 100% online e todos os nossos cursos são devidamente reconhecidos pelo MEC, com certificações emitidas em parceria com a Instituição de Ensino UNIMAIS. Além disso, a realização do TCC é opcional e depende exclusivamente de você!

Clique aqui para saber mais sobre nossos programas de pós-graduação e faça sua matrícula! 

Além disso, você também pode contar com uma preparação especializada para a Prova OAB com o Gran Cursos OAB! Clique aqui para saber mais sobre a preparação OAB do Gran Cursos! 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Gran Cursos Pós-Graduação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *