Prepare-se para o TAF e encare seus desafios!

Avatar


30 de outubro2 min. de leitura

 TAF

Conheça com mais detalhes o TAF!

Testes de Aptidão Física (TAF)- Comum em carreiras policiais como a Polícia Militar, Bombeiro, Polícia Civil, Federal e Rodoviária Federal, e  em seleções para cargos como agente de trânsito, guarda municipal, técnicos na área de segurança e transporte, os Testes têm como objetivo avaliar a capacidade do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo que ocupará. Ou seja, além de enfrentar as provas teóricas, os concurseiros também enfrentam testes físicos de tirar o fôlego.

São avaliadas as condições físicas de realização de determinados exercícios dentro dos tempos e /ou execuções previstas. Por exemplo, testes de 12 minutos, de barra fixa, natação, abdominal, meio sugado, entre outros. Com uma preparação adequada, o candidato saberá o grau de dificuldade que os testes trarão para determinar um período mais preciso para a realização do que será pedido.

Dicas dos especialistas

Para o professor Wesley Rodrigues, os testes constituem etapas de caráter classificatório e/ou eliminatório. Eles avaliam a condição física de realização de determinados exercícios dentro dos tempos e /ou execuções previstas. Por exemplo, testes de 12 minutos, de barra fixa, natação, abdominal, meio sugado, entre outros. O tempo de preparação dos candidatos pode variar de acordo com o histórico de atividade física de cada candidato. É preciso se preparar  para sabermos o grau de dificuldade que os testes nos trazem para determinar um período mais preciso para a realização do que será pedido.

“Levando em consideração as diferentes condições biológicas entre homens e mulheres, segundo o professor, os testes são mais brandos para as mulheres para tentar manter o princípio de isometria. Um exemplo clássico é a corrida onde geralmente os homens têm que correr 2.400 m em 12 minutos e as mulheres precisam correr 2000 m”, explica.

Segundo o professor José Wilson Granjeiro, muita gente talvez não saiba que, se essa prova não for realizada na data prevista, o candidato pode arcar com diversos prejuízos, que podem incluir até mesmo a perda do cargo, conquistado com tanto sacrifício.

Exemplo: 

taf

 

 

 

 

 

 

 

 

Atento às dicas! 

– Pegamos como exemplo o concurso da Polícia Federal para 600 vagas de agente. Confira:

Alongamento: antes e depois dos treinos

Alongue tanto no início do treino ou teste físico, quanto no final. O tempo varia entre 20 e 30 segundos, de acordo com o grau de sua adaptação ao alongamento.

Alongamento

Aquecimento: antes de começar a treinar

Faça exercícios para aquecer o corpo. O aquecimento proporciona menos desgaste físico no início do treino e no dia prova.

 aquecimento

Barra Fixa

Você pode treinar as flexões em barra fixa na etapa de testes físicos em lugares como: praças, parques, praias e academias. Treine todos os dias!

Obs: Lembre-se que no último concurso da Polícia Federal (2013), houve a mudança da exigência da barra fixa para o sexo feminino, alterando da condição de flexão e extensão do cotovelo, para contração isométrica.

Masculino:

barra fixa

Feminino:

Feminino

Salto de impulsão horizontal

 Treine a modalidade de salto de impulsão horizontal em seus testes físicos às segundas, terças e quartas-feiras.

teste de impulsão horizontalCorrida

A duração da prova é de 12 minutos e os candidatos devem percorrer a maior distância que conseguirem. Os candidatos que não completarem as distâncias mínimas exigidas no edital da são eliminados.

teste de corrida

Natação

A PF cobra natação em seus testes de aptidão física. A distância percorrida a nado é de 50 metros, no dia do teste. Para os homens o tempo mínimo em que a distância deve ser percorrida, para não ser eliminado, é de 41 segundos e, para as mulheres, de 51 segundos, segundo o último edital para concurso de agente. São permitidas duas tentativas.

teste de natação

teste de natação 2

considerações

 

Boa preparação e Gran Sucesso! 

Avatar


30 de outubro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso edital pf prepare-se prf público taf teste