Quando posso fazer uma pós-graduação? VEJA!

Existe hora certa para começar uma pós-graduação? O que levar em conta na hora de decidir se é o momento certo? Uma pós-graduação EAD pode ser uma opção. Vamos desvendar nesse artigo!

Avatar


19 de Março5 min. de leitura

Muita gente se pergunta “Quando posso fazer uma pós-graduação?”. Seja porque está terminando a graduação ou porque está há muito tempo afastado do ambiente acadêmico enquanto se dedica mais à vida profissional.

A verdade é que não existe uma hora certa, tudo vai depender do seu momento da vida e dos seus objetivos. Por isso, listamos alguns motivos e momentos que podem te ajudar a refletir sobre quando começar uma pós-graduação. Vamos lá?

O que é preciso para fazer uma pós-graduação?

Confira todos os detalhes sobre quando fazer uma pós-graduação e o que é preciso para se inscrever:

Requisitos pós-graduação MEC

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o único requisito para cursar uma pós-graduação é ter concluído um curso de graduação (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura).

Posso fazer pós-graduação antes de terminar a graduação?

Sim, desde que seja uma segunda graduação.

É possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo?

Sim, também é possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo desde que seja uma segunda graduação.

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Depende do tipo de pós-graduação:

  • Especialização ou MBA: entre 6 e 18 meses, podendo ser EAD ou não;
  • Mestrados: 2 anos presenciais;
  • Doutorado: 4 anos presenciais;
  • Pós-doutorado: 4 anos presenciais;

Qual o tempo mínimo para fazer uma pós-graduação?

O tempo mínimo para fazer uma pós-graduação é de 360h, que são os cursos de especialização ou MBA.

Quando posso fazer uma pós-graduação?

Veja alguns dos momentos em que as pessoas costumam fazer uma pós-graduação:

Após concluir a graduação

Por mais que muitas pessoas considerem loucura, você pode emendar uma pós-graduação logo que terminar a sua graduação. Até porque, ter concluído a graduação é um pré-requisito para ingressar na pós.

Muita gente termina a faculdade com vontade de aprender mais e continuar investindo nos estudos, sente-se incompleto e precisa aprofundar mais o seu conhecimento. Outro caso muito comum é de alguém que termina um curso e quer se especializar ou se desdobrar para outra área correlata da qual acabou de se formar.

É comum também que as pessoas que estão terminando a graduação não queiram “perder o gás” dos estudos. Com isso, acabam emendando a pós-graduação de uma vez.

Então, se você está sentindo esse misto de curiosidade e energia na reta final da graduação, o melhor momento para começar uma pós-graduação é agora!

Por interesse ou gosto pelos estudos

Ainda que para muitos seja difícil acreditar, há quem faça pós-graduação apenas por gosto e para adquirir conhecimento. Há quem goste de estudar e ingresse num curso de pós-graduação por curiosidade sobre algum tema e interesse em dominá-lo apenas por deleite pessoal. Uma pessoa que, por exemplo, valoriza muito a experiência de compra, pode se interessar em fazer uma pós-graduação em Direito do Consumidor para dominar mais o assunto durante seus momentos de consumo.

Além do gosto e interesse facilitarem que a pessoa não se desanime ao longo do curso, esse pode ser um passo para uma transição de carreira ou um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Por isso, é uma ótima opção!

Atualização profissional

Agora se você se sente desatualizado profissionalmente, esse pode ser um excelente momento para começar uma pós-graduação.

O mundo está cada vez mais rápido e as coisas mudam com mais velocidade. Dessa forma, pode ser que existam alguns temas, estratégias, softwares e tantas outras coisas que você estudou há algum tempo e precisam ser renovadas. Além disso, pode ser bom para o seu lado profissional rever alguns conteúdos.

No início dos anos 2000, por exemplo, foi quando a administração pública estava no início do seu processo de digitalização. Pouco tempo depois, era comum que houvesse uma demanda grande de treinamento e profissionalização dos funcionários para o ambiente digital.

Durante a pandemia, a partir de 2020, também aconteceu um “boom” de pessoas buscando atualizações sobre novas ferramentas digitais, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), marketing digital, experiência do usuário e tantas outras áreas. Ou seja, a atualização é sempre necessária, principalmente frente a grandes mudanças na sociedade ou dentro da sua própria empresa.

Para se destacar e se recolocar no mercado de trabalho

Na grande maioria dos cursos, durante a graduação somos formados de maneira mais generalista. Até somos apresentados a tópicos específicos e introduzidos a eles, mas muitas vezes isso não é suficiente. Boa parte desses conhecimentos você adquire com experiência prática, mas uma forma de potencializar e acelerar esse processo é cursando uma pós-graduação.

Esse é o caso de muita gente que quer se destacar no mercado de trabalho de forma diferenciada ou se recolocar. Hoje em dia existem muitas novas áreas de aprofundamento e atuação que só são possíveis de formalizar o conhecimento com uma pós-graduação.

Quando estiver buscando uma promoção

Principalmente no funcionalismo público, mas não só nele, é comum que existam promoções de cargos ou gratificações que aumentam o salário de profissionais que possuem pós-graduação. Dessa forma, se você está buscando uma promoção no trabalho, esse pode ser um bom momento para cursar uma pós-graduação e mostrar interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas.

Se quiser mudar de carreira

Agora se você está um pouco desiludido(a) com a área que escolheu, fazer uma pós-graduação também pode te ajudar. É muito comum que depois de um tempo atuando em determinada área, as pessoas fiquem um pouco entediadas e cansadas. Uma opção para quem deseja mudar de carreira, mas não quer começar tudo do zero, é fazer uma pós-graduação em uma nova área de interesse.

Essa opção pode abrir novas oportunidades de atuação, de maneira gradual, e te ajudar a conhecer pessoas novas, com objetivos parecidos com os seus. Além disso, ao fazer uma pós-graduação você está agregando valor ao seu currículo, independente dos rumos que sua carreira siga no final das contas.

Fazer networking

Por fim, um outro ponto que merece destaque é o networking. Às vezes, na nossa vida profissional e pessoal, nos sentimos parados no tempo. Uma opção é cursar uma pós-graduação: lá você terá a chance de descobrir novos interesses, professores renomados na sua área, novos colegas de estudo com objetivos semelhantes e interação com profissionais com quem você possa manter uma relação de trabalho. Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se mostrar para o mundo e conhecer novas pessoas.

Ao se preparar para concursos públicos

Quem estuda para concurso público sabe o quão árduo é o processo. Além das provas e diversos conteúdos que devem estar na ponta da língua, há também as avaliações externas presentes em muitos certames: títulos, formações, produções, avaliações físicas, psicológicas e sociais.

Dessa forma, um outro momento ideal para começar uma pós-graduação é enquanto estuda para concurso público: dessa forma você se prepara para o cargo que deseja, se torna um profissional especializado em uma ou mais áreas estratégicas da administração pública e pontua mais nas provas de títulos.

No entanto, o ritmo de estudo para concursos já costuma ser muito intenso e você pode ter receio de iniciar uma pós-graduação. O Gran se orgulha em ter criado a única pós voltada para o concurseiro, que traz ferramentas e um método que te ajuda a conciliar ambas as coisas.

Quando devo fazer uma pós-graduação ou segunda graduação?

Não há uma resposta certa ou errada, mas um bom indicador para ajudá-lo a tomar uma decisão definitiva será o seu objetivo profissional. Uma maneira simples e eficaz de visualizar isso de forma mais prática é:

  • Anotar em um papel onde você deseja estar profissionalmente em 5 anos;
  • Refletir sobre os possíveis caminhos para alcançar seu objetivo;
  • Considerar os aspectos positivos e negativos de cada escolha.

Qual o grau de escolaridade de quem fez pós-graduação?

Depende do curso de pós-graduação que a pessoa fizer:

  • Especialização ou MBA: especialista;
  • Mestrados: mestre;
  • Doutorado: doutor;
  • Pós-doutorado: pós-doutor;

Qual a diferença entre pós-graduação e especialização?

É uma prática comum algumas pessoas se referirem aos cursos de especialização e MBA como “pós-graduação”. Apesar de o termo ser mais abrangente, é possível que você ouça pessoas que possuem especialização utilizando o termo “pós-graduação”. É importante estar atento ao contexto!

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 84,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 84,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 94,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas. Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação. Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


19 de Março5 min. de leitura