Questões de concurso grátis para a área de saúde pública. Veja!

Ingresse na área da saúde pública em 2021 estudando com questões de concurso grátis! São mais de 5.000 vagas abertas!

Avatar


16 de março4 min. de leitura

Boa notícia para os concurseiros que desejam ingressar na área da saúde pública em 2021! As vagas para a área da saúde chegam a 5.300, com remuneração de até R$12,3 mil.  Para estudar e se preparar para todos os concursos que vem por aí, a melhor maneira é pelo estudo com questões de concurso.  Por isso, se você ainda não conhece o Gran Cursos Questões, vamos te apresentar a mais moderna plataforma de resolução de questões de concurso aqui do Gran! 

Clique aqui e confira todos os concursos abertos e previstos para 2021 na área da saúde pública.

Estude com questões de concurso grátis

Não existe uma rotina fechada e milagrosa de estudo que sirva para todas as pessoas. Na realidade, já se sabe que os processos de aprendizado e memorização são diferentes para todas as pessoas. Porém, uma técnica que parece nunca decepcionar quando o assunto é aprovação em concursos públicos, é a resolução de questões de concursos anteriores.

Na área da saúde pública não é diferente: lembre-se que a aprovação depende de treino! Não basta apenas saber toda a matéria teórica, se você ainda não foi treinado para o perfil avaliador de cada uma das bancas. Afinal, existem diversas maneiras de se fazer uma mesma pergunta.

Clique aqui e descubra como se preparar para concursos na área de saúde pública!

 

Venha fazer parte do Gran Cursos Questões! É gratuito!

No Gran Cursos Questões você encontra um acervo com mais de 1 milhão de questões de concurso, prontas para serem resolvidas. Você ainda pode elaborar seus próprios simulados, medir seu desempenho e estruturar planos de estudo. E se você já é assinante do Gran Cursos Online, seu acesso já está garantido!

Clique aqui para acessar o passo a passo de como acessar o Gran Cursos Questões!

Além disso, o estudo por questões direciona os seus estudos. Todos sabemos o quão extensos os conteúdos de concurso podem ser, especialmente na área da saúde pública. Por isso, ao resolver questões de concurso de anos anteriores, você fica por dentro de quais são os assuntos preferidos da banca.

E se você ainda não conseguir limitar os assuntos apenas pela resolução de questões, não se preocupe! O Gran Cursos Questões tem uma seção dedicada a te informar quais foram os assuntos mais frequentes em provas anteriores do concurso que você pretende prestar.

Questões de concurso para a área da saúde pública

Separamos alguns exemplos de questões de concurso comentadas que você pode encontrar na nossa plataforma. O grande diferencial do Gran Cursos Questões é não contar apenas com questões de provas passadas, mas também QUESTÕES INÉDITAS formuladas por professores especializados e bancas pedagógicas de cada área de conhecimento,  aqui do Gran. Confira abaixo!

Direito sanitário e saúde – Enfermagem

(VUNESP – Prefeitura – Enfermeiro. 2019) 

No delineamento de um estudo epidemiológico analítico, o pesquisador poderá adotar três diferentes caminhos, a saber: partir da doença para conhecer a exposição que é o estudo_________________ ; partir da exposição para conhecer a doença que é o estudo____________________ ; partir da doença e da exposição, concomitantemente, que é o estudo_____________________ .

Assinale a alternativa que, correta e respectivamente, preenche as lacunas.

(A). de coorte … de caso e controle … transversal
(B). de coorte … transversal … de caso e controle
(C). de caso e controle … de coorte … transversal
(D). transversal … de coorte … de caso e controle
(E). de caso e controle … transversal … de coorte

Resposta comentada

LETRA C 

Estudos de casos e controles
Estudos de casos e controles constituem uma forma relativamente simples de investigar
a causa das doenças, particularmente doenças raras. Esse tipo de estudo inclui pessoas
com a doença (ou outra variável de desfecho) e um grupo controle (grupo de comparação ou referência) composto de pessoas não afetadas pela doença ou variável de desfecho.
A ocorrência de uma possível causa é comparada entre casos e controles. Os investigadores coletam dados sobre a ocorrência da doença em um determinado momento no tempo e sobre a ocorrência de exposições em algum momento no passado.

Estudos de coortes
Os estudos de coorte, também chamados longitudinais ou de incidência, iniciam com
um grupo de pessoas livres da doença, que são classificados em subgrupos, de acordo com a exposição a uma causa potencial da doença ou desfecho sob investigação.  As variáveis de interesse são especifcadas e medidas e a coorte inteira acompanhada com o objetivo de ver o surgimento de novos casos de doença (ou outro desfecho) difere entre os grupos, conforme a presença ou não de exposição. Em virtude de os dados coletados fazerem referência a diferentes pontos no tempo, os estudos de coorte são longitudinais, fato que os torna semelhantes aos de casos e controles.

Estudos transversais (seccionais ou de prevalência)
Os estudos transversais medem a prevalência da doença e, por essa razão, são frequentemente chamados de estudos de prevalência. Em um estudo transversal, as medidas de exposição e efeito (doença) são realizadas ao mesmo tempo. Por esse motivo, não é fácil avaliar as associações encontradas nesses estudos. A questão-chave nesse tipo de delineamento é saber se a exposição precede ou é consequência do efeito. Se os dados coletados representam a exposição antes da ocorrência de qualquer efeito, a análise pode ser feita de modo semelhante à utilizada nos estudos de coorte.

REFERÊNCIA(S): Epidemiologia Básica. 2a edição. R. Bonita; R. Beaglehole; T. Kjellström. EDISCIPLINASUSP. GRUPO GEN EDITORA SANTOS. WHO.

(Resposta pela professora Daiana Aparecida Silva da equipe Gran Cursos Questões.) 

Concursos da área da saúde pública – enfermagem

Clique aqui para conhecer todas as oportunidades na área de concursos públicos para enfermagem 2021.

Farmácia Hospitalar  – Técnico em Farmácia

 (CESPE CEBRASPE – EBSERH – Técnico em Farmácia. 2018)

Questões de concurso para a área de saúde pública

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada

ITEM ERRADO. 

A água para uso farmacêutico deve ser previamente tratada de acordo com os padrões da Farmacopeia Brasileira.

São considerados como água para uso farmacêutico os diversos tipos de água empregados na síntese de fármacos, na formulação e produção de medicamentos, em laboratórios de ensaios, diagnósticos e demais aplicações relacionadas à área da saúde, inclusive como principal componente na limpeza de utensílios, equipamentos e sistemas.

(Resposta pela professora Gabriela Locatelli da equipe Gran Cursos Questões).

Concursos da área da saúde pública – farmácia

Clique aqui para conhecer todas as oportunidades na área de concursos públicos para  farmácia 2021.

Questões de concurso para a área da saúde pública: turbine seus estudos!

Existem diversos benefícios de estudar por questões de concurso. Elas com certeza terão um lugar importante na sua trajetória de concurseiro. Por isso, não fique de fora da tendência que mais aprova e venha estudar com a resolução de questões de concurso!

Além disso, no Gran Cursos Online você encontra materiais e cursos gratuitos para otimizar ainda mais a sua rotina.

Avatar


16 de março4 min. de leitura