A arte dos encontros transformadores

Neste relato envolvente, exploramos a transformação proporcionada pelos encontros significativos, destacando a jornada inspiradora de Luana Santos rumo à aprovação no concurso do Senado Federal.

Por
3 min. de leitura

No fim do ano passado, fui agraciado com uma envolvente carta redigida por uma das dedicadas alunas do GRAN, Luana Santos. A mensagem, tecida com filosofia, poesia e genuína gratidão, destacava-se pela eloquência. Ali, Luana expressava seu reconhecimento a este empreendedor, aos professores que teve por aqui e aos “imparáveis” que compartilharam suas histórias em meu canal, elementos que, segundo ela, foram fundamentais em sua jornada até a aprovação no concurso do Senado Federal. 

Na carta, Luana detalha a trajetória dos 1.009 dias ou 3.171 horas de estudo que culminaram no “dia D”. O texto começa com uma citação de Baruch Spinoza, o influente filósofo holandês do século XVII: “A vida é a arte dos bons encontros que aumentam a potência de existir.” A frase não estava ali como mero artifício decorativo; era, sim, uma referência direta à experiência de Luana com a plataforma do GRAN e com os relatos dos “imparáveis” que lhe serviram de fonte de inspiração e a motivaram a persistir.

Um trecho especialmente marcante da carta ressoa a filosofia de Spinoza. “Quando a determinação encontra a técnica, bons professores, excelentes materiais e, principalmente, a inspiração, tudo se torna possível”, anotou Luana. O pensamento, em sintonia com o de Spinoza, destaca o valor daqueles encontros felizes e raros que acontecem na vida, sabe? O tipo de encontro que desperta em nós a aptidão para enxergar os nossos legítimos propósitos e a nossa autêntica – e complexa – existência.

Spinoza, assim como Luana, sustenta que a felicidade não é fruto do acaso, e sim de uma compreensão profunda da realidade, em todas as suas contradições. Ora, se em regra nossa busca é por realização pessoal e profissional, o que explica nossa eventual e paradoxal atração por pessoas e situações que, em vez de promissoras, são deletérias, capazes de drenar nossa vitalidade e força de vontade? Esse aparente contrassenso é traço da nossa humanidade e está longe de afastar a felicidade.

É que, quando falam em “bons encontros”, Spinoza e Luana se referem a muito mais que relações interpessoais; referem-se à nossa relação com a natureza. Tudo está conectado, por isso é tão relevante que haja uma boa sintonia entre nossa existência e as forças que regem o universo, entende? Essa cadência é fundamental, seja qual for o nosso propósito na Terra. A verdadeira virtude, então, reside em conformar nossas ações às leis naturais, de modo a alcançar o equilíbrio.

Racionalista, Spinoza postula que “toda alegria é intrinsecamente boa e só é verdadeiramente livre aquele que vive segundo a razão”. Nesse sentido, a “arte dos bons encontros” não está relacionada exclusivamente  à arte de viver,  alcançando também a arte de prosperar. Desafiando as visões mais convencionais de moralidade de seu tempo, Spinoza argumenta que emoções negativas surgem de uma compreensão equivocada dessa realidade. 

A carta de Luana me fez refletir sobre este mundo progressivamente mais complexo que recebemos em nosso tempo e espaço. As belas palavras do seu texto, tal como as ideias de Spinoza, me são ao mesmo tempo desafiadoras e inspiradoras. Elas nos convidam a imaginar novos meios para aprimorar nossa existência, conectando-nos mais profundamente ao universo e expandindo nossa capacidade de sentir, influenciar e ser influenciados. Como Spinoza diria, “não há nada no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos.”

Com esse pensamento, vamos, juntos, impactar e ser impactados, saboreando as sensações prazerosas dos bons encontros como o de Luana com o GRAN. Da nossa parte, tenha certeza de que trabalhamos arduamente para seguirmos sendo um portal robusto destinado a ajudar na realização de sonhos.

“Melhorar o entendimento é para nós a atividade mais útil. Pois o entendimento é a essência da mente; ou seja, o entendimento é a própria vida da mente.” – Baruch Spinoza

Participe do Canal do Imparável no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram . Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Ninguém é melhor do que ninguém
  2. Defina o seu lugar
  3. Quando você não tem opção, você vai lá e faz!
  4. O poder de se reiventar
  5. Luzes de esperança
  6. 2023 não acabou!
  7. 11 lições de 11 anos de Gran
  8. Pequenos hábitos, grandes resultados
  9. O grande palco do agora
  10. O trabalho que alivia a dor
  11. A força aperfeiçoada na fraqueza
  12. Crie o seu futuro
  13. Apenas comece
  14. A importância de ser útil
  15. Destrua os rótulos
  16. Bata à porta!
  17. Nada como um dia após o outro
  18. Um novo ponto de vista
  19. Já TENTEI de TUDO!
  20. Quando dizem que é impossível…

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Por
3 min. de leitura