Concurseiro Saudável

Café: vilão ou mocinho na preparação para concursos?

Café: vilão ou mocinho na preparação para concursos?Caros concurseiros,

Hoje vamos tratar sobre um estimulante superpotente consumido pela maioria dos estudantes e atletas.

A cafeína é um composto químico presente no café, encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas.

Esse composto químico é o que mais atua no sistema nervoso central, atuando também no metabolismo basal. Doses terapêuticas desse composto estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo dilatação nos vasos.

Quando a cafeína é consumida, ela impede temporariamente ou alivia a sonolência, mantendo ou restaurando, portanto, o estado de alerta.
Estudos a longo prazo da revista Science mostram que o café pode melhorar o funcionamento do cérebro, ajuda a queimar gordura e também reduz o risco de algumas doenças, como diabetes, alzheimer, parkinson, cirrose e câncer.

Por outro lado, temos que tomar cuidado, pois, da mesma forma que a cafeína possui efeitos benéficos, ela pode causar malefícios. Sua ingestão excessiva pode provocar em algumas pessoas efeitos negativos, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia e dor de estômago. Então, você, concurseiro, que já sofre de ansiedade ou de algum problema gástrico, ou tem dificuldades para dormir, não exagere nos estimulantes.

Uma equipe de pesquisadores da Johns Mapkins University em Maryland (EUA) descobriu que a cafeína pode estimular a memória. No estudo realizado, os cientistas dividiram dois grupos: um que ingeriu café, e outro que não ingeriu. O resultado foi que aquele grupo que fez a utilização de café obteve um desempenho melhor nos testes de memória do que aquele que nada utilizou. Concluíram, ainda, que o café tem efeito positivo na memória de longo prazo.

Para quem mantém uma rotina pesada de estudo, o cansaço mental é natural. Por outro lado, a rotina de quem trabalha e estuda é muito desgastante, havendo sobretudo o cansaço físico e mental.
O principal pilar para poder ter um melhor rendimento no dia seguinte é ter uma boa qualidade de sono, obviamente, sem descartar a alimentação saudável. A junção desses dois pilares pode trazer bons resultados qualitativos, mas, muitas das vezes, ainda não se consegue suprir a demanda do dia a dia.

Para tanto, a utilização de doses diárias de café pode ser muito bem-vinda para potencializar os estudos e conferir uma melhora cognitiva, principalmente naqueles dias em que o corpo se encontra mais cansado.

Segundo a recomendação da Health Canada, agência de vigilância sanitária do governo canadense, a ingestão diária de cafeína seria de 400 miligramas (mg), isto é, cerca de 5 xícaras de café (xícara pequena). Ressalta-se que aqueles que têm sensibilidade à cafeína devem utilizá-la em quantidade menor que a indicada.

Para aqueles que não gostam do gosto do café, principalmente quando o sabor é mais forte (expresso), é possível substituí-lo por chá preto; chá verde, que, inclusive, é um excelente antioxidante; chá de erva-mate; cacau em pó; e energéticos (máximo duas latas), que podem ser consumidos também em fórmula de cápsulas (até 400 mg).

Por fim, não exagerem! Desfrutem desse estimulante natural para potencializarem seus estudos.

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional
Instagram: @fabiananutricionista
E-mail: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional

Instagram: @fabiananutricionista

Email: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Telefone: (61) 99174 9009

 

 


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Cheguei Lá

3 Comentários

3 Comentários

  1. Avanilda Brito

    16/09/2017 09:54 em 09:54

    Boa tarde gostaria de saber se o concurso de educação infantil e sempre o mesmo ou muda a cada concurso.
    .
    Obrigado
    Avanilda Brito.

    • Anna

      17/09/2017 08:51 em 08:51

      Prezada Avanilda,

      O conteúdo programático dos concursos para as Secretarias de Educação com vagas para a área de educação infantil depende da determinação de cada estado, mas por serem concursos para a mesma área contam com disciplinas em comum.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      – Comunicação Gran Cursos Online

  2. Nailson Landim

    27/09/2017 17:49 em 17:49

    Eu quero café!

    Café é vida <3

    Agradeço as recomendações!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo