Especialização EAD: como funciona e para que serve o curso?

Entenda para que serve e como funciona uma especialização EAD para entender se esse curso é para você!

Avatar


5 de Janeiro5 min. de leitura

Especialização EAD é uma ótima opção para destacar sua carreira de uma forma rápida e online. Afinal, esse curso agrega ao currículo tanto para quem busca carreira no setor privado, quanto para quem se interessa pela esfera pública.

Por isso, a seguir, entenda melhor o que é, como funciona, para que serve e como escolher sua especialização EAD! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que é e como funciona a especialização EAD?
  2. Precisa ser formado para fazer especialização EAD?
  3. Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
  4. Quais os dois tipos de especialização?
  5. Quantas horas tem um curso de especialização EAD?
  6. Como saber se uma especialização EAD é reconhecida pelo MEC?
  7. Como é o horário de aula de especialização EAD?
  8. Onde fazer especialização EAD?
  9. Quando posso iniciar uma especialização EAD?

O que é e como funciona a especialização EAD?

Como o próprio nome sugere, especialização é o nome do curso para que a pessoa se especialize em determinada área. Enquanto EAD é a sigla para Educação ou Ensino à Distância, modalidade de estudo em que as aulas, provas e trabalhos acontecem no ambiente virtual. 

Dessa forma, em uma especialização EAD, o(a) estudante pode se tornar especialista em uma área profissional estudando de forma online. 

A seguir você confere mais informações e perguntas para entender melhor como funciona a especialização EAD.

Precisa ser formado para fazer especialização EAD?

Sim, a especialização é um tipo de pós-graduação, que segue as diretrizes do Ministério da Educação e só pode ser feito por pessoas com nível superior em bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo

Tanto para cursos de especialização EAD quanto para cursos presenciais, é preciso comprovar a conclusão do curso de graduação para poder se matricular e cursar a pós. 

Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?

Não há necessariamente diferença, mas nem sempre as duas palavras podem ser usadas como sinônimo. Especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu, assim como o MBA (Master Business Administration: curso voltado para gestão, liderança e negócios/mercado). 

Ou seja, há outros tipos de pós-graduação além da especialização. Portanto, toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é uma especialização. Deu para entender? 

Em síntese, após concluir a faculdade, é possível escolher entre 4 pós-graduações:

  • Especialização (pós-graduação lato sensu);
  • MBA (pós-graduação lato sensu);
  • Mestrado (pós-graduação stricto sensu);
  • Doutorado (pós-graduação stricto sensu) e pós-doutorado.

Cursos Lato Sensu podem ser feitos na modalidade presencial ou EAD, possuem foco mais objetivo e são ideais para quem quer se aprofundar, aperfeiçoar ou atualizar em um tema específico. 

Esse tipo de curso é mais curto, dinâmico e voltado para o mercado de trabalho como um todo. 

Por outro lado, cursos Stricto Sensu são mais focados no desenvolvimento científico, acadêmico e de pesquisa, têm duração média de 2 a 4 anos e, caso a pessoa seja bolsista, precisa de dedicação exclusiva (sem poder trabalhar nesse período). 

No último mês, foi liberado o primeiro curso Stricto Sensu no modelo EAD, mas ainda com uma porcentagem do curso de maneira presencial. Mas para todos os demais programas, segue sendo permitido somente presencial 100%. 

Além da menor flexibilidade de modelo de estudo, horários, prazos e rotina, é preciso dominar uma língua estrangeira e há poucas vagas disponíveis para esse tipo de curso. 

Quais os dois tipos de especialização?

Para esclarecer de vez a dúvida, na tabela a seguir é possível entender melhor quais os tipos de pós-graduação e suas diferenças:

Tipos pós-graduação e especialização EAD

Quantas horas tem um curso de especialização EAD?

A duração mínima dos cursos de especialização EAD é de 360h e, dependendo do formato, pode ser concluída a partir de 6 meses. 

Como saber se uma especialização EAD é reconhecida pelo MEC?

Para saber se uma especialização EAD é reconhecida pelo MEC, bem como a instituição de ensino, basta acessar o portal e-Mec e consultar pelo nome do curso ou instituição. 

Como é o horário de aula de especialização EAD?

Cada instituição de ensino define qual tipo de aula desenvolverá no seu curso de especialização EAD. Por isso, entenda melhor os dois tipos de aula no EAD para avaliar o que faz mais sentido para seu perfil:

Tipos de aula na especialização EAD

Em uma sala de aula presencial, alunos e professores devem comparecer sempre em um horário combinado e utilizar uma das salas da Instituição de Ensino para realizar cada uma das aulas. 

Na especialização EAD, por outro lado, todo o ambiente educacional é diluído, utilizando-se de ferramentas tecnologias (a internet e as plataformas de aprendizado, por exemplo), para se concretizar.

Ao contrário do contexto presencial, existem duas maneiras diferentes de transmitir os conhecimentos em uma especialização EAD. Conheça mais detalhes sobre cada um deles abaixo!

Especialização EAD: o que é aula síncrona?

De acordo com o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, o termo “síncrono” se refere a algo “que ocorre em tempo real e no mesmo período”. Em outras palavras, algo que acontece ao vivo.

Quando inseridas nas especializações EAD, as aulas síncronas são eventos marcados com os professores e transmitidos online, nos quais os alunos podem participar diretamente, tirando dúvidas e fazendo colocações. Esse tipo de aula é característico do modelo presencial, já que as interações, nesse caso, acontecem sempre ao vivo.

A aula síncrona é capaz de trazer certa semelhança com a configuração das salas de aula tradicionais, permitindo uma maior integração  entre alunos e professores. Momentos assim são importantes: afinal, um dos grandes benefícios de realizar um curso de pós-graduação está no compartilhamento de experiências e criação de networking.

Dito isso, muitas pessoas não são tão fãs das aulas síncronas, já que elas diminuem o caráter flexível da especialização EAD (de poder assistir aulas em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar ficar “refém” de calendários pré-estabelecidos e compromissos marcados) e também podem ser intimidadoras para pessoas mais tímidas. Ademais, em um programa majoritariamente síncrono, a presença pode se tornar um critério de avaliação.

Exatamente por conta do quesito flexibilidade, as aulas síncronas não são tão comuns quando o assunto é especialização EAD. Ainda assim, existem programas que oferecem uma grade completamente síncrona ou mista. Antes de se matricular em uma pós-graduação, busque saber sempre com detalhes como funcionam os cursos.

Especialização EAD: o que é aula assíncrona?

Se a aula síncrona é aquela que acontece ao vivo, a aula assíncrona (com seu prefixo “a” de negação) significa exatamente o oposto. Nesse caso estamos falando de aulas que foram realizadas e gravadas em algum outro momento, podendo ser assistidas pelo aluno quando for mais conveniente.

Esse é o tipo de aulas mais comum na especialização EAD, especialmente por permitirem que o aluno assista de acordo com seu próprio ritmo, na hora e dia que preferir. Basta localizar cada matéria na plataforma educacional, clicar nos vídeos e começar!

Exatamente por não serem realizadas em tempo real, um curso de especialização EAD majoritariamente baseado em aulas assíncronas não cobrará a presença como critério avaliativo de maneira direta.

Ainda assim, o aluno poderá ser avaliado no que diz respeito à constância nas aulas. Esse controle, contudo, costuma ser realizado pela própria plataforma, atribuindo o status de conclusão para determinada aula assim que o vídeo é finalizado.

Nas aulas assíncronas não existe a possibilidade de tirar suas dúvidas em tempo real. Buscando contornar essa dificuldade, contudo, os portais de especialização EAD disponibilizam espaços (fóruns de dúvidas), onde os alunos podem enviar suas perguntas para os professores ou iniciar grupos de discussão com seus colegas.

Apesar de não apresentarem o dinamismo e integração das salas de aula presenciais, as aulas assíncronas costumam ser mais facilmente encaixáveis em rotinas mais ocupadas. Além disso, também há a possibilidade de assistir o conteúdo no seu próprio tempo, sem ser influenciado pelo ritmo da sala.

Onde fazer especialização EAD?

A Gran Faculdade conta com mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para você estudar de onde estiver, de acordo com sua rotina e seu tempo. 

Além disso, somos a pós número 1 do concurseiro, já que aqui, enquanto se prepara para seu cargo público, você consegue conquistar seu certificado de pós-graduação e se destacar na prova de títulos com isso. 

Tudo isso com mensalidades que cabem no seu bolso, uma plataforma simples e acessível e muitas outras vantagens! 

Aproveite para conhecer nossos cursos de especialização EAD e escolher o seu! 

Quando posso iniciar uma especialização EAD?

Após concluir sua graduação, já é possível iniciar uma especialização EAD e, na Gran Faculdade, você não precisa esperar o início de um novo semestre letivo para começar seus estudos. 

Seja protagonista dos seus estudos e carreira. Escolha seu curso, faça sua matrícula com descontos e comece hoje mesmo. 

Termine 2024 concursado e pós-graduado! 



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


5 de Janeiro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Cursos e Pós-graduação