Pós-Graduação em Gestão de Pessoas: por que fazer? Veja!

Ao conquistar uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas o profissional fica alinhado com os conceitos mais modernos e eficientes de gestão, baseados na valorização do capital humano.

Avatar


7 de Julho de 2023

Fazer uma pós-graduação em gestão de pessoas é fundamental para qualquer profissional. Já faz algum tempo que a imagem do bom chefe deixou de ser associada com uma figura dura, rígida e autoritária.

Por meio de uma série de estudos, já foi descoberto e constatado que o segredo do sucesso das empresas está fortemente associado à uma eficiente administração das pessoas envolvidas. Ou seja, a maneira como colaboradores de um negócio são tratadas e se relacionam com as suas funções.

Acompanhe o artigo ou navegue pelo indice:

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas consiste na aplicação de um conjunto de técnicas da área de recursos humanos e administração. O objetivo é criar um ambiente de trabalho cada vez mais ético, saudável e produtivo tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

A gestão de pessoas leva em consideração as expectativas dos colaboradores e alinha-as com os objetivos da empresa. E isso vai muito além de disponibilizar lanches e videogames na sala de descanso: o foco é escutar as pessoas com quem você trabalha e reconhecê-las como indivíduos que possuem qualidades e defeitos particulares.

Dessa forma, o profissional de Gestão de Pessoas é capaz de propor medidas de desenvolvimento cada vez mais eficazes para cada grupo de colaboradores. Assim, o resultado é o aumento da produtividade e motivação.

Como surgiu a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas surgiu principalmente durante a revolução industrial, no século 20.

Foi durante o período em que a industrialização se fortaleceu, que a necessidade de adequar e estar atento a condições de trabalho se consolidou. Tópicos como segurança do trabalho, remuneração e benefícios ganharam forma.

Além disso, no Brasil, políticas como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foram um grande marco na gestão de pessoas e na área do direito.

Dessa forma, capacitar profissionais na área se tornou cada vez mais importante. Aqui na Gran Faculdade, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas é um curso de capacitação profissional da modalidade lato-sensu, isto é, especialização.

A Pós-Graduação em Gestão de Pessoas nasceu da necessidade de difundir uma liderança e espaços de trabalho cada vez mais produtivos e harmoniosos para ambas as partes.

Quando as pessoas são vistas como importantes, elas também se importam com o trabalho que desempenham. Assim, o crescimento é mútuo e benéfico para ambos os lados.

A nossa pós-graduação em gestão de pessoas é ministrada no modelo 100% EAD e com TCC opcional, permite que os alunos encaixem este importante compromisso até mesmo nas rotinas mais cheias.

A certificação é reconhecida pelo MEC e válida em todo o território brasileiro: isto quer dizer que você será reconhecido como especialista dessa área tanto em Instituições privadas quanto públicas.

Por isso, o mercado de trabalho busca cada vez mais líderes que compreendam e exerçam as habilidades difundidas pelo curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas.

Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?

A gestão de pessoas é muito importante para que o ambiente de trabalho seja harmonioso, produtivo e agradável. Dessa forma, o setor é responsável por uma série de práticas que buscam manter uma boa convivência entre colaboradores, líderes e empresa. Isso garante:

  • Um ambiente mais feliz para os colaboradores;
  • Maior produtividade e aumento de lucros;
  • Boa convivência entre colaboradores;
  • Saúde mental em dia;
  • Um ambiente inovador e propício à criatividade;
  • Profissionais mais capacitados e proativos e muito mais!

5 pilares da gestão estratégica de pessoas

A Gestão de Pessoas tem alguns pilares essenciais, que são:

Motivação

O colaborador que se sente satisfeito e motivado para fazer o seu trabalho agrega cada vez mais valor à empresa. Por isso, é papel do bom profissional da gestão de pessoas identificar o que motiva a sua equipe, adotando diferentes táticas conforme cada realidade.

Treinamento e desenvolvimento

Ao capacitar os colaboradores, a empresa valoriza as qualidades positivas de cada um, desenvolvendo também os pontos de atenção, criando profissionais cada vez mais completos. Com isso, a gestão de talentos e a retenção de talentos é maior, diminuindo a rotatividade de contratações.

Comunicação

Um dos pontos mais importantes da Gestão de Pessoas está na comunicação. Afinal, conhecer as necessidades e dificuldades envolvidas em cada processo envolve empreender um canal aberto, onde é seguro compartilhar opiniões e receios.

Trabalho em equipe

Estimular a visão de colaboração entre os trabalhadores é bem melhor do que buscar a competição. Afinal de contas, todos estão trabalhando para atingir um objetivo em comum. Isso é fundamental para a gestão de pessoas pois diminui atritos entre os membros do seu setor, tornando o ambiente mais agradável.

Conhecimentos e competências

Aqui cabe ao profissional da gestão de pessoas compreender de maneira profunda toda a sua equipe, suas competências e os pontos que precisam de melhorias. Assim, aliados à uma boa comunicação, os conhecimentos e competência poderão ser eficientes para empreender mudanças reais no seu negócio.

Pós-Graduação em Gestão de Pessoas: por que fazer?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a área, veja as principais razões para conquistar a sua Pós-Graduação em Gestão de Pessoas!

Relevância no mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada pela Maxis Global Benefits Network em 2019, avaliou empresas em um período de 11 anos e constatou que aquelas que investiram na criação de uma boa cultura de trabalho apresentaram aumento de 682% na sua receita total.

Já aquelas que não adotaram a medida, o crescimento foi de 166%. Com uma diferença de 516% entre os valores, fica bem claro qual das duas políticas é a mais interessante para as empresas, não é mesmo?

Tornar-se um gestor ainda melhor

A liderança não é uma tarefa fácil: além das competências técnicas, o bom líder também deve apresentar uma série de soft skills e, inevitavelmente, deve se relacionar bem com seus colaboradores para obter resultados cada vez melhores.

Assim, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas é essencial para quem já está em uma posição de gestor tanto na própria empresa como contratado em outras Instituições.

Ocupar posições de gestão no futuro

Se você ainda não é gestor, mas sonha em ocupar esse tipo de cargo, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pode ser um dos primeiros passos para tornar esse sonho uma realidade.

Afinal, ao se capacitar com antecedência para o cargo que você pretende ocupar, as chances de agarrar a oportunidade assim que ela aparecer são ainda maiores.

Além disso, os conhecimentos de uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas também podem ajudar você no dia a dia, tanto na convivência com seus colegas de trabalho, como também como o seu líder imediato.

Remunerações elevadas

Como o especialista em Gestão de Pessoas pode atuar em diversas áreas distintas, as faixas salariais variam bastante. Tudo depende do nível de experiência e da instituição. Em geral, a média inicial pode ser de aproximadamente R$ 4 mil reais.

A conquista de uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas também pode resultar em promoções e aumentos de salários, tanto no setor privado quanto público. Afinal, os esforços de capacitação do colaborador não costumam passar despercebidos para a maioria das empresas modernas.

Ajuda você também na carreira pública

Os conhecimentos da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas também são muito valorizados no setor público.

As entidades e órgãos também são compostos de pessoas. Logo, diversas instituições podem se interessar e se beneficiar com políticas que aumentem a qualidade de vida e produtividade dos seus servidores.

Se você já é servidor público, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pode ser o motivador para a retirada da sua licença-capacitação de 3 meses ou até resultar em aumentos permanentes na sua remuneração de acordo com o Adicional de Qualificação ou Retribuição por Titulação.

Se você não é servidor público ainda, mas pretende ser, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pode ajudá-lo na Prova de Avaliação de Títulos, concedendo pontos adicionais nos processos de seleção.

Por fim, muitas seleções já trazem os conhecimentos da Gestão de Pessoas como itens de avaliação em provas. Assim, você também estará se aperfeiçoando em conteúdos que caem na sua prova.

Pós-graduação gestão de pessoas EAD

Além da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, a Gran Cursos Pós-Graduação também oferece 4 outras especializações voltadas ao exercício da gestão cada vez mais eficiente. Saiba mais sobre cada um dos cursos com o vídeo abaixo!

Quanto tempo dura a pós em gestão de pessoas?

Depende do tipo de pós-graduação que você escolher. Cursos de mestrado e doutorado são mais longos e costumam cobrar altos valores de mensalidade.

Aqui na Gran Faculdade você pode concluir sua pós-graduação em Gestão de Pessoas num período de 6 a 18 meses: tudo depende do ritmo que você decidir aplicar.

Qual a profissão de quem faz gestão de pessoas?

Em geral, o profissional de gestão de pessoas é graduado na área de gestão de recursos humanos ou administração. Todavia, como é uma área que lida com pessoas, não é incomum encontrar pessoas formadas em diversas áreas das ciências humanas e sociais.

Onde um Gestor de pessoas pode trabalhar?

A área de gestão de pessoas abrange diversas frentes de atuação:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Gestão de carreira e benefícios
  • Análise de cargos e salários;
  • Clima e Cultura organizacional.

Quanto ganha um profissional de gestão de pessoas?

De acordo com o site Vagas.com, o cargo de especialista em gestão de pessoas apresenta uma remuneração média e inicial de R$ 4 mil reais. Isso indica uma tendência de valorização cada vez maior desse tipo de profissional.

Qual a diferença de recursos humanos e gestão de pessoas?

A principal diferença é que a gestão de recursos humanos é uma área que envolve uma série de questões envolvendo pessoas dentro de uma instituição: remunerações, ética, folha de pagamento, boas práticas e muito mais.

Já a gestão de pessoas é aplicada mais especificamente a uma boa cultura e clima organizacional. Ou seja, é um conjunto de práticas mais voltadas para proporcionar um bom ambiente de trabalho para todas as pessoas.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


7 de Julho de 2023