Qual carreira pública devo escolher? Parte II

Avatar


24 de Abril de 2017

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” Confúcio

Dando sequência a nossa tentativa de responder à pergunta título do nosso artigo, hoje vamos apresentar os motivos que levaram mais alguns dos nossos professores-servidores a decidir pela carreira em que ingressaram. Discorreremos também sobre quais são os requisitos e atributos obrigatórios do candidato que pretende ser feliz atuando em uma dessas áreas. Caso tenha perdido a primeira parte de nossa série, clique AQUI e leia sobre as carreiras de Delegado, Auditor da Receita Federal, Auditor do TCU e Diplomata.

Nós até tentamos reunir, neste segundo texto da série, todas as carreiras sobre as quais faltava falar; mas, infelizmente, não conseguimos. São muitas informações! Rs. Então, no artigo de hoje, daremos voz aos representantes de mais algumas delas. Ouviremos os depoimentos dos professores Gilcimar Fernandes e Wellington Antunes, ambos do Ministério Público da União (MPU); Hêlbert Borges, Coronel da PMDF; Flávio Assis, Tenente-Coronel do Exército Brasileiro; Marco André, Consultor Legislativo do Senado; e Luiz Claudio, Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. No texto da próxima semana, fecharemos a nossa análise com relatos dos professores oriundos das carreiras jurídicas de nível superior, dos tribunais, das agências reguladoras e da área bancária.

Para a análise de hoje, nossa primeira fonte de inspiração foi o professor Gilcimar Fernandes, que também trabalha no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão vinculado ao MPU, que é auxiliar do Judiciário, mas independente deste no exercício de suas funções. Gilcimar é daqueles servidores que se sentem realizados e felizes na carreira que decidiram seguir. Ele nos confidencia que optou pelo MPU por estar convencido de que o órgão “presta serviço de relevância social, como a defesa dos interesses sociais, individuais indisponíveis, homogêneos”. E ressalta, ainda, que o MPU é uma “instituição interessantíssima” para quem se interessa pela área jurídica, mesmo que não tenha formação em Direito.

Segundo ele, para desempenhar bem as atribuições do cargo, o candidato a uma vaga no Ministério Público deve conhecer bem a legislação interna e a estrutura do órgão. “Não é nada agradável um servidor ser nomeado para determinado órgão e não saber as suas funções, suas competências básicas, sua estrutura organizacional, seu organograma funcional, sua visão, sua missão, seus valores, chefias, entre outros aspectos. Além disso, o futuro servidor deve ter resiliência nas relações interpessoais do órgão e ser proativo nas responsabilidades do cargo”, afirma.

O professor Wellington Antunes também é servidor do MPU, mas foi seduzido por outra razão: a possibilidade de ser lotado em qualquer um dos estados brasileiros. De fato, há um mundo de oportunidades dentro do órgão, e é concreta a possibilidade de mudança de área ou até de remoção para outra unidade da Federação. Ele cita o próprio exemplo para ilustrar: “Quando ingressei no órgão, fui lotado na Procuradoria Regional da República, em Brasília, onde atuava acompanhando os Procuradores Regionais nas sessões de julgamento no TRF1. Após um tempo nessa função, decidi mudar um pouco e solicitei a remoção para a Procuradoria-Geral de Justiça Militar, na qual há mais de 10 anos eu atuo na área de contratações públicas, conduzindo e analisando importantíssimos projetos para o órgão”, relata.

Se você se interessou, sugiro ficar atento ao concurso para o órgão, que sairá ainda este ano. É certamente uma das maiores oportunidades confirmadas e iminentes. Clique AQUI e saiba tudo sobre esse certame. E baixe AQUI a nossa apostila gratuita com toda a Legislação do MPU esquematizada e comentada pelo professor Gilcimar.
Agora, vamos falar um pouco sobre a carreira militar. Hêlbert, um dos nossos professores que optaram por ela, relata que decidiu se tornar policial militar por considerar a profissão “essencial para a sociedade”. Outro diferencial, segundo ele, é que o dia a dia nas ruas “proporciona sensações únicas”. Por exemplo, além de ajudar e proteger as pessoas, o policial militar vivencia momentos gratificantes sempre que salva uma vida, o que ocorre com certa frequência. Para o professor, trata-se de uma combinação que “realmente nos realiza profissionalmente”.

Mas nem tudo são flores. Para atuar nessa área, é essencial ser dotado de grande controle emocional e determinação. Também é imprescindível desenvolver capacidade física acima da média. Aliás, deixo aqui a minha ressalva: a atividade policial é para quem tem vocação. Se você não se enxerga executando trabalho operacional, não recomendo seguir essa carreira. Já se é do tipo que vibra sempre que pensa na possibilidade de ter porte de arma, de andar fardado, de combater a criminalidade e de ajudar a melhorar a segurança pública do País, certamente você será um policial feliz.

Se é o seu caso, a boa notícia é que todos os anos são abertas milhares de vagas em concursos policiais Brasil afora. Confira AQUI e saiba tudo sobre as oportunidades abertas e iminentes. Leia AQUI sobre o concurso da PMDF, que deve ser realizado ainda neste ano, com mais de 2 mil vagas confirmadas e remuneração acima de R$ 6 mil.

Nosso outro professor da área militar, Flávio Assis, buscou essa carreira pela segurança, pelo status, pela estabilidade e pela respeitabilidade que ela tem junto ao povo brasileiro. Segundo ele, seria possível escrever um livro sobre quais são qualidades exigidas do candidato que sonha com a vida militar. Mas, na sua opinião, em resumo, o militar precisa ter disciplina, controle emocional, desprendimento, vontade de crescer na carreira e capacidade intelectual e física acima da média. Além disso, é imprescindível que ele seja dedicado, respeitoso e camarada. Flávio não se arrepende da decisão de entrar para a carreira e afirma que as Forças Armadas são uma excelente opção para mudar de vida, especialmente para os jovens.

Caso você tenha interesse pela carreira, recomendo a leitura DESTE artigo, que contém informações valiosas sobre as diversas possibilidades relativas a ela. Anualmente são realizados concursos para todo o Brasil, a grande maioria deles com exigência de escolaridade de nível médio.

Chegou a vez de falar sobre algumas das carreiras que são o sonho de muitos concurseiros. O nosso professor e servidor do Senado Federal Marco André lembra que a Consultoria Legislativa daquele órgão “sempre foi reconhecida pela excelência de seus quadros e por remunerar bem seus servidores, o que são estímulos para quem optou pela carreira pública”.

Ele confirma que, como Consultor Legislativo, é possível contribuir de forma ímpar para o desenvolvimento do País. Esse profissional participa da elaboração de importantes leis, ainda que de forma indireta. E o melhor é que ele pode trabalhar com o que mais gosta de fazer. É que são várias as áreas de atuação na Consultoria, e o consultor tem a possibilidade de escolher o ramo do conhecimento com o qual tem mais afinidade.

Mas André alerta: “O candidato deve estar sempre disponível para aprender e aceitar desafios; deve dominar não somente a área específica do conhecimento, como também a língua portuguesa”. Fica a dica: nos concursos da área legislativa, o domínio da língua portuguesa é fundamental!

Clique AQUI e saiba tudo sobre os concursos previstos e iminentes dessa área. E veja AQUI tudo sobre os concursos do Senado Federal.

Nosso outro professor que também é servidor do Poder Legislativo, Luiz Claudio, relata que sempre soube muito bem o que queria. Quando se inscreveu no concurso para Técnico Legislativo, o fez motivado pela remuneração que o cargo oferecia, uma das mais altas do país para profissionais com apenas diploma de nível médio (antigo 2º grau). Quando voltou a optar pela Câmara dos Deputados, ao prestar o concurso para nível superior, sabia que a Casa lhe ofereceria muito mais do que excelentes vencimentos e benefícios como um ótimo plano de saúde e acesso ao Cefor, um centro de treinamento de excelência reconhecida no país todo. Ele sabia que, na Câmara, disporia de uma grande variedade de áreas para trabalhar; sabia que, ali, sempre seria possível encontrar novos desafios e oportunidades de colaboração e de aprendizagem. “Por fim, o nível intelectual e cultural dos servidores da Câmara dos Deputados vinha sendo um grande estímulo para investir ainda mais em meu desenvolvimento pessoal e profissional”, conclui.

E quais são os requisitos para conquistar uma vaga na carreira legislativa? Na opinião de Luiz Claudio, “clareza quanto a seu objetivo, fé, determinação, perseverança, disciplina e resiliência são importantes para garantir a aprovação”. Ele ainda sugere que o candidato desenvolva a capacidade de conviver com as diferenças. Isso é muito importante para que o futuro servidor seja feliz em seu dia a dia na Câmara, sobretudo porque a Casa é o principal cenário da nossa democracia e o local apropriado para a defesa das mais variadas opiniões, pensamentos e ideias. “O candidato que pretende alcançar níveis mais elevados de satisfação, de bem-estar e de felicidade no trabalho deverá desenvolver sua espiritualidade para compreender o trabalho como parte de uma grande engrenagem (do bem). Além disso, precisa ter disposição para superar desafios, resiliência, autocontrole, vontade de contribuir com a sociedade e sabedoria para alinhar suas atividades profissionais com sua missão de vida e com suas forças de caráter”, encerra.

Caso você se encaixe nessa descrição, confira AQUI informações específicas sobre o concurso da Câmara dos Deputados.

Como você, leitor amigo, deve ter notado, se há algo que fica bem claro com esses valiosos relatos e dicas dos nossos professores-servidores, é que, quando o trabalho é fruto de uma escolha consciente e autêntica, transforma-se menos em trabalho e mais em prazer.

Acredito que, de tudo, o principal é amarmos o que fazemos. O importante é buscarmos o máximo de eficiência em nossa missão de dar ainda mais sentido a nossa profissão, a nossa carreira, a nosso cargo e a nossos encargos que têm como objetivo o bem comum. Nunca se esqueça disso!

Com isso em mente, sugiro que todos os dias você faça muito bem feito algo que o deixe mais próximo de um futuro ainda melhor.

Continuaremos na próxima semana com o último artigo de nossa série. Aguardo você!

Bons estudos e GRAN sucesso na carreira que você decidir abraçar!

“Se você deseja um trabalho bem-feito, escolha um homem ocupado; os outros não têm tempo.” Benjamim Franklin

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Lições de Forrest Gump para os concurseiros
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concurso


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


24 de Abril de 2017