Carolina Dartora conta sua trajetória até a aprovação no concurso da SEDF!

Avatar


24 de Agosto de 2016

Carolina Dartora - Aprovado no concurso da SEDF

Carolina Dartora, 30 anos, é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Concursanda desde os 16 anos, quando ainda estava no ensino médio, ingressou no curso de Letras da Universidade Estaduak de Goiás (UEG). No Cheguei Lá de hoje contaremos a trajetória de nossa aluna que foi aprova também em outros dois concursos.

Segundo Carolina, a opção pela carreira pública surgiu da vontade de possuir estabilidade profissional e financeira. Para alcançar o objetivo de ser aprovada, nossa aluna precisou conciliar o trabalho com os estudos. Antes da publicação do edital a rotina de estudos era de 6 horas semanais, mas após a publicação do edital a estratégia mudou “Quando saiu o edital, trabalhava como professora, portanto, não tinha muito tempo para estudar, então dei prioridade para as matérias que teriam maior peso, e estudava umas 10 horas por semana”, relembra.

O estudo das matérias específicas foi o grande diferencial na preparação de Dartora “Todo o tempo disponível eu usava para estudar as matérias específicas, afinal, as demais matérias eu já vinha estudando esporadicamente há muitos anos”, afirma.

Nossa aluna não possuía muito conhecimento sobre o conteúdo da disciplina de práticas pedagógicas e foi aí que o Gran Cursos Online surgiu como principal orientador de Carolina nos estudos “Se não fossem as aulas de conhecimentos pedagógicos do Gran Cursos Online, não teria passado de forma alguma”, revela.

A resolução de questões também foi muito importante na preparação “Como eu não conhecia muito sobre o conteúdo referente às práticas pedagógicas, procurei esgotar todo o conteúdo antes de estudar outras matérias. Então, assistia a algumas aulas, e depois resolvia questões de provas anteriores”, conta.

Experiente, Carolina recomenda o estudo a longo prazo para aqueles que desejam ingressar na carreira pública “É preciso ter uma preparação mais longa antes do edital. Estudar sem previsão, afinal, ter pré-requisito é muito importante” e reconhece como o maior erro daqueles que desejam prestar concurso público o estudo em curto prazo “se preparar em cima da hora é muito ruim, afinal, normalmente é muito conteúdo para aprender em pouco tempo. Além disso, sentir-se pressionado a passar deve ser angustiante. No meu caso, se eu não estivesse trabalhando, me sentiria muito mais nervosa ao fazer a prova”.

Concurseiros(as) descrevem a sensação de ler o nome na lista de aprovados de diversas maneiras, para nossa aluna foi algo indescritível ver seu nome entre os aprovados “Quando fiz a prova, nem tive coragem de corrigir o gabarito. Achava que tinha ido mal na prova de conhecimentos pedagógicos. Achei que não tinha conseguido. Quando procurei meu nome na lista e encontrei, nem acreditei. Não havia palavras para descrever o que eu sentia”, relembra.

“Se você não tem um concurso específico em vista, comece a estudar matérias mais gerais como Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, entre outras; comece com vídeo-aulas, e depois resolva questões sobre o conteúdo que estudou. Para quem nunca viu direito na vida, às vezes é preciso estudar, ler, reler, várias vezes o mesmo tema para começar a entender; mas com o tempo vai ficando mais fácil”, essa é a dica de Carolina para aqueles que desejam iniciar os estudos em busca de um cargo público.

Seu foco agora é o certame do Senado Federal, um dos mais almejados entre concurseiros(as) de todo país “Agora que já estou trabalhando há um ano e meio na Secretaria de Educação pretendo voltar a estudar para passar no concurso do Senado Federal, já que no último não fui tão mal assim”.

Independente dos obstáculos, disciplina, foco e persistência podem levar os(as) concurseiros(as) muito longe, sabendo disso nossa aluna aconselha “Disciplina, essa é a palavra de ordem. Se você trabalha, tem filhos, casa para cuidar, etc. É preciso delimitar um tempo para estudar, nem que seja meia hora por dia. Ter isso como prioridade é essencial. É claro que, quanto mais tempo estudar, melhor. Mas, o mais importante é sempre estar em contato com os estudos sempre. Uma hora você passa, basta persistir.”

Foi aprovado? Compartilhe conosco a sua história, clique aqui.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


24 de Agosto de 2016