A árvore foi cortada. Haverá esperança?

Gabriel Granjeiro


13 de Abril de 2020 4 min. de leitura

“Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco.” – Epicuro (341-271 a.C.), filósofo grego

Na última segunda-feira, em uma live, conversei com o juiz e nosso professor Enedino das Chagas. De família pobre da região do Gama, no entorno do Distrito Federal, Dr. Enedino é dono de uma daquelas biografias que confirmam o poder da persistência. Para se ter uma ideia de sua história, o hoje magistrado, quando criança, usava um saco de açúcar como mochila de escola. Vendedor de bananas desde os 6 anos de idade, trabalhou, ainda, como flanelinha e copeiro, entre outras profissões, antes de alçar voos mais altos. Em nossa conversa, perguntei que conselho ele daria para o concurseiro seguir em frente neste difícil momento de isolamento social que atravessamos. A resposta dele foi tão boa que decidi transformá-la em artigo.

Foi na Bíblia que Enedino buscou inspiração para nos brindar com uma bela reflexão, bastante oportuna para quem precisa renovar a esperança e a fé, como acredito ser o caso de todos nós neste primeiro semestre de 2020. Mas um alerta: embora a referência seja um livro cristão, quero deixar claro, desde logo, que a mensagem que compartilharei aqui é laica. Lembre-se de que a Bíblia reúne, acima de tudo, ensinamentos de extrema sabedoria. Você pode, portanto, interpretar sua mensagem com ou sem óptica vinculada a uma crença específica. Fica a seu critério.

A reflexão trazida por Enedino começa remetendo ao legado do Rei Salomão. Tido como o homem mais sábio de seu tempo e autor de diversos provérbios, tudo indica que Salomão escreveu também o livro de Eclesiastes, no qual é possível colher algumas lições bem simples e verdadeiras. Em Eclesiastes 11:3, por exemplo, encontramos esta passagem: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará”. Em outras palavras, o que aconteceu, aconteceu. Já era. Não há nada mais a fazer.

Parece algo duro de dizer, concorda? Mas será mesmo? Tenho que a mensagem é mais profunda do que soa e logo mais vou explicar por quê. Antes, porém, vejamos uma segunda reflexão, extraída das palavras de outro filósofo e sábio, Jó, homem piedoso e extremamente correto. Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo. Em dado momento, após a própria ruína, ele percebeu que havia esperança para si, assim como havia para a árvore cortada. Ao observar a natureza, ele notou o simples: que, ao cheiro das águas, mesmo a árvore tombada brotava novamente, e dava folhas, e dava caule, e dava tronco, e frutificava.

Agora quero que você me acompanhe neste exercício de análise: contraponha as duas mensagens, de Salomão e de Jó. Notou a aparente contradição? Você pode pensar: está muito estranho tudo isso! Um sábio diz que, se a árvore cair, onde ela cair, ficará, tão condenada quanto quem quer que se agarre a ela. Outro parece afirmar o contrário, que há esperança até mesmo para a árvore caída. Ora, amigo leitor, a incoerência está só na superfície. A verdade que se extrai das duas ideias é uma só: quando uma árvore é cortada, a parte que tombou – e apenas essa parte – vai ficar ali, apodrecendo; todavia, há enorme potencial no tronco ainda preso à terra, plenamente capaz de florescer novamente.

Entendeu agora? A Bíblia está nos ensinando que, quando uma situação é ruim e temos nossa esperança roubada, podemos tomar uma dentre duas atitudes: depositar toda a nossa energia naquilo que perdemos e, então, apenas lamentar, ou voltar-nos para o que restou e recomeçar. Em poucas palavras, é possível ceder à derrota ou optar pela reconstrução. Há uma floresta inteira que pode germinar a partir da nossa persistência. A decisão é exclusivamente nossa.

Agora vamos pensar um pouco sobre esta fase ruim que estamos passando. É tempo de peste e de crise, mas vamos nos apegar à parte que tombou de nossa árvore, ou ao que restou dela, o tronco firmemente preso à terra?

Pode ser que as coisas se desenrolem de maneira dramática para mim ou para você, caro leitor. Pode ser que apenas você, em seu núcleo familiar, se mantenha apto a reconstruir tudo que tiver tombado. Nesse caso, será VOCÊ o tronco no qual brotará tudo de novo: a esperança, a história, os sonhos. Se se vir nessa situação extrema e absolutamente indesejável, procure pensar no que a pessoa que se foi desejaria. Tenho um palpite: ela ia querer ver você feliz. Seja forte e agarre-se a essa certeza, meu amigo, minha amiga. Olhe para o que ficou e retome sua vida a partir disso, tendo sempre em mente que a alegria é capaz de ressurgir.

Não podemos levar a vida inteira presos ao que não existe mais, lamentando continuamente o que se perdeu ou o que nunca chegamos a conquistar. Devemos, sim, é buscar renovação com a lembrança das boas experiências que tivemos. Temos de recorrer ao apoio dos familiares, à sabedoria dos livros, ao valor da nossa capacidade, ao poder dos nossos talentos, mantendo firme a convicção de que não somos do time que desiste. Ao contrário, somos imparáveis.

É uma questão de sobrevivência. A semente está em nossas mãos, e só depende de nós e do nosso esforço trabalhar para fazer a planta nascer e dar novos frutos. Você e eu somos o tronco. Podemos reconstruir tudo ao cheiro das águas, renovados pela fé. A fé, que é o tal “cheiro das águas”, nos impede de ceder e abrir mão das vitórias, dos sonhos, da felicidade.

Esta crise vai passar. Sairemos dela fortalecidos como pessoas, como família, como nação, como sociedade, como humanidade. Será tempo de mais solidariedade e compreensão. Então sejamos proativos. Sigamos em frente, na direção dos nossos objetivos, caminhando com firmeza rumo ao nosso abençoado futuro.

Em tempo de pandemia, tenhamos a paciência de JÓ e a sabedoria de SALOMÃO. Sejamos exemplos de serenidade e fé para suportar as aflições.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que você achou deste artigo. Fez sentido? Não fez? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante para mim.

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.” – Provérbios 3:13,14

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

Gabriel Granjeiro

Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online

247

Comentários (247)

Avatar Alexsandra Azevedo 8 de Julho

Bom dia Gabriel …sem palavras para externar tudo o que eu li, você narrou minha vida, você descreveu com riqueza de detalhes toda minha história… a árvore tombada sem esperança Mas ao cheiro das águas….Aua!!!!!!
Deus abençoe ricamente
Atenciosamente

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 8 de Julho

💙❤️

 Responder

Avatar Patrícia Conceição Caetano Mendes Nascimento 13 de Julho

Bom dia, nem sei por onde começar! Esse artigo me edificou e me fortaleceu ainda mais, sou muito focada no meus sonhos e propósitos e ao ler percebi que estou no caminho certo, eu me levanto as vezes As 5:30, 6:00 da manhã pra resolver minhas atividades da faculdade e também pra meditar na palavra de Deus, tenho procurado estudar mas sem deixar os meus compromissos da fé esquecidos, e graças à Deus tem dado certo! Oa ler esse texto me fortaleço, e entendo que realmente Feliz é o homem que Deus como seu Senhor em tudo!

 Responder

Avatar Joelma 15 de Julho

Muito bom, uma bênção, edificou minha vida!

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 16 de Julho

💙❤️

 Responder

Avatar Rosemary Castro 18 de Julho

Muito maravilhoso essa palavra,amei.
Agradecida é de grande satisfação ouvir algo,que alegra a alma e fortifica.

 Responder

Avatar Marcone da Silva 19 de Julho

Palavra abençoada e muito proveitosa, sim irei passar para outras pessoas serem também renovadas Deus abençoe sua vida grandemente

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 20 de Julho

🙏🙏

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *