A árvore foi cortada. Haverá esperança?

“Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco.” – Epicuro (341-271 a.C.), filósofo grego

Na última segunda-feira, em uma live, conversei com o juiz e nosso professor Enedino das Chagas. De família pobre da região do Gama, no entorno do Distrito Federal, Dr. Enedino é dono de uma daquelas biografias que confirmam o poder da persistência. Para se ter uma ideia de sua história, o hoje magistrado, quando criança, usava um saco de açúcar como mochila de escola. Vendedor de bananas desde os 6 anos de idade, trabalhou, ainda, como flanelinha e copeiro, entre outras profissões, antes de alçar voos mais altos. Em nossa conversa, perguntei que conselho ele daria para o concurseiro seguir em frente neste difícil momento de isolamento social que atravessamos. A resposta dele foi tão boa que decidi transformá-la em artigo.

Foi na Bíblia que Enedino buscou inspiração para nos brindar com uma bela reflexão, bastante oportuna para quem precisa renovar a esperança e a fé, como acredito ser o caso de todos nós neste primeiro semestre de 2020. Mas um alerta: embora a referência seja um livro cristão, quero deixar claro, desde logo, que a mensagem que compartilharei aqui é laica. Lembre-se de que a Bíblia reúne, acima de tudo, ensinamentos de extrema sabedoria. Você pode, portanto, interpretar sua mensagem com ou sem óptica vinculada a uma crença específica. Fica a seu critério.

A reflexão trazida por Enedino começa remetendo ao legado do Rei Salomão. Tido como o homem mais sábio de seu tempo e autor de diversos provérbios, tudo indica que Salomão escreveu também o livro de Eclesiastes, no qual é possível colher algumas lições bem simples e verdadeiras. Em Eclesiastes 11:3, por exemplo, encontramos esta passagem: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará”. Em outras palavras, o que aconteceu, aconteceu. Já era. Não há nada mais a fazer.

Parece algo duro de dizer, concorda? Mas será mesmo? Tenho que a mensagem é mais profunda do que soa e logo mais vou explicar por quê. Antes, porém, vejamos uma segunda reflexão, extraída das palavras de outro filósofo e sábio, Jó, homem piedoso e extremamente correto. Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo. Em dado momento, após a própria ruína, ele percebeu que havia esperança para si, assim como havia para a árvore cortada. Ao observar a natureza, ele notou o simples: que, ao cheiro das águas, mesmo a árvore tombada brotava novamente, e dava folhas, e dava caule, e dava tronco, e frutificava.

Agora quero que você me acompanhe neste exercício de análise: contraponha as duas mensagens, de Salomão e de Jó. Notou a aparente contradição? Você pode pensar: está muito estranho tudo isso! Um sábio diz que, se a árvore cair, onde ela cair, ficará, tão condenada quanto quem quer que se agarre a ela. Outro parece afirmar o contrário, que há esperança até mesmo para a árvore caída. Ora, amigo leitor, a incoerência está só na superfície. A verdade que se extrai das duas ideias é uma só: quando uma árvore é cortada, a parte que tombou – e apenas essa parte – vai ficar ali, apodrecendo; todavia, há enorme potencial no tronco ainda preso à terra, plenamente capaz de florescer novamente.

Entendeu agora? A Bíblia está nos ensinando que, quando uma situação é ruim e temos nossa esperança roubada, podemos tomar uma dentre duas atitudes: depositar toda a nossa energia naquilo que perdemos e, então, apenas lamentar, ou voltar-nos para o que restou e recomeçar. Em poucas palavras, é possível ceder à derrota ou optar pela reconstrução. Há uma floresta inteira que pode germinar a partir da nossa persistência. A decisão é exclusivamente nossa.

Agora vamos pensar um pouco sobre esta fase ruim que estamos passando. É tempo de peste e de crise, mas vamos nos apegar à parte que tombou de nossa árvore, ou ao que restou dela, o tronco firmemente preso à terra?

Pode ser que as coisas se desenrolem de maneira dramática para mim ou para você, caro leitor. Pode ser que apenas você, em seu núcleo familiar, se mantenha apto a reconstruir tudo que tiver tombado. Nesse caso, será VOCÊ o tronco no qual brotará tudo de novo: a esperança, a história, os sonhos. Se se vir nessa situação extrema e absolutamente indesejável, procure pensar no que a pessoa que se foi desejaria. Tenho um palpite: ela ia querer ver você feliz. Seja forte e agarre-se a essa certeza, meu amigo, minha amiga. Olhe para o que ficou e retome sua vida a partir disso, tendo sempre em mente que a alegria é capaz de ressurgir.

Não podemos levar a vida inteira presos ao que não existe mais, lamentando continuamente o que se perdeu ou o que nunca chegamos a conquistar. Devemos, sim, é buscar renovação com a lembrança das boas experiências que tivemos. Temos de recorrer ao apoio dos familiares, à sabedoria dos livros, ao valor da nossa capacidade, ao poder dos nossos talentos, mantendo firme a convicção de que não somos do time que desiste. Ao contrário, somos imparáveis.

É uma questão de sobrevivência. A semente está em nossas mãos, e só depende de nós e do nosso esforço trabalhar para fazer a planta nascer e dar novos frutos. Você e eu somos o tronco. Podemos reconstruir tudo ao cheiro das águas, renovados pela fé. A fé, que é o tal “cheiro das águas”, nos impede de ceder e abrir mão das vitórias, dos sonhos, da felicidade.

Esta crise vai passar. Sairemos dela fortalecidos como pessoas, como família, como nação, como sociedade, como humanidade. Será tempo de mais solidariedade e compreensão. Então sejamos proativos. Sigamos em frente, na direção dos nossos objetivos, caminhando com firmeza rumo ao nosso abençoado futuro.

Em tempo de pandemia, tenhamos a paciência de JÓ e a sabedoria de SALOMÃO. Sejamos exemplos de serenidade e fé para suportar as aflições.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que você achou deste artigo. Fez sentido? Não fez? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante para mim.

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.” – Provérbios 3:13,14

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
150 Comentários

150 Comentários

  1. Nickaelly Vallescka Silva Soares Diniz

    13/04/2020 15:12em15:12

    Muito edificante as palavras que nos foram passadas no presente artigo. Gostei muito da parte que consta que não somos do “time que desiste”. Sou aluna do Gran Cursos Online e persisto estudando neste período no qual o mundo se encontra. Vocês sempre se fizeram presentes no meu cotidiano, por meio das vídeo aulas, apostilas, saber perpassado por meio dos ensinamentos de cada professor. Tempos de dificuldade, bem como felicidades, são momentâneos. O aprendizado, conforme elencado, é contínuo, e o saber é eterno.

    • LARA SARAIVA

      13/04/2020 18:08em18:08

      Muito obrigada pela linda mensagem! Não apenas para o desafio dos concursos. Para o desafio da vida! Me fez muito bem!

      • Valéria Oliveira de Souza Sousa

        13/04/2020 21:12em21:12

        Precisamos disso Gabriel! isso alimenta o espírito e impulsiona a capacidade de reação! Sábias palavras!

        • Fernando

          16/04/2020 16:20em16:20

          Bela reflexão não só pata esta faze em que passamos mas para toda a vida ,saber olhar para o lado bom das tragédias e dificuldades da vida ! gratidão !

          • Josineide dos anjos schuster

            17/04/2020 12:37em12:37

            Amém DEUS É maravilhoso, DEUS abençoe sua vida amei o estudo,DEUS é bom e a vontade dele é boa perfeita e agradável o DEUS ele é o Mesmo de ontem amanhã é sempre…. pode mandar mais estudo amo aprender cada dia mais a palavra de DEUS!

          • Adriana Lana

            05/08/2020 07:16em07:16

            Bom edificante

        • Jean

          08/05/2020 08:57em08:57

          Achei esse texto incrivel, o que nos mostra que sempre existe uma saída e esperança principalmente, depende de nós optar por isso.

      • Vanessa

        26/04/2020 11:47em11:47

        Artigo com uma mensagem valiosa e muito edificante. Jó é um dos grandes exemplos da Bíblia para mim, se eu adquirir uma pequena parte de sua paciência, estarei muito satisfeita.
        Parabéns pelo texto! Deus te abençoe!

      • Robson Rocha da Silva filho

        27/06/2020 22:32em22:32

        Gostei é construtivo a palavra

      • Francimar correia Lima

        21/07/2020 09:02em09:02

        Bom dia,gostei muito do seu relato,e sinto q ao lê, estou mais forte, para enfretar as tribulações deste mundo. Sou evangélica, e busco sempre às orientações de Deus,pra mim são às melhores,Mas às vezes a fé é abalada, agora mais ainda com essa pandemia,pois eu tinha um pequeno negócio,e infelizmente já ñ tenho mais, e agora ñ consigo me reerguer novamente. Mais graças à Deus eu busco sempre às orientações de Deus,procuro tbm buscar conhecimento,e foi assim que encontrei vc,e gostei muito do seu relato. Obgd me ajudou muito Deus continue te usando. 💕🙌🙌

      • Maria Cristina Cruz

        30/07/2020 16:18em16:18

        Amei palavra muito forte e confortadora , Glória a Deus
        Um norte pra nossa vida nessa pandemia.

    • Ivanildo Machado

      13/04/2020 22:52em22:52

      Muito boa esta mensagem, confesso que foi muito edificante para mim, apesar da crise em que nosso país está atravessando temos tantos outros problemas pessoais. Que Deus, com seu poder e graça venha nos abençoar nesta caminhada rumo a vitória.

      • Bárbara

        14/04/2020 12:25em12:25

        Adorei Gabriel, obrigada

        • Eliane

          14/04/2020 17:46em17:46

          É disso que preciso nesse momento, palavras sábias que traz ânimo de dias melhores e incentivo…Gratidão por esse artigo!

    • Maiara Pessoa Bispo

      13/04/2020 22:55em22:55

      Paz na alma, obrigada, Gabriel.

      • Pâmela

        21/04/2020 00:31em00:31

        Que linda reflexão!
        Que ao cheiro das águas sejamos todos renovados, revigorados… Há esperança!
        Grata pelo compartilhamento…

    • Letícia

      14/04/2020 01:31em01:31

      Gratidão! 😍📝❤️✨🍀📚

      • Antônio Marcos

        20/04/2020 07:22em07:22

        Excelente reflexão. Parabéns!

    • Bruna

      14/04/2020 02:30em02:30

      Que belo artigo, palavras edificantes e abençoadas para as nossas vidas, em meio a escuridão que estamos vivendo, tem sempre aqueles que são luz, e o Gran tem sido luz de conhecimentos e aprendizagem para todos nós… Acredito que Deus usa quem ele quer e como ele quer para levar a sua palavra, muitas pessoas assim como eu precisam ler isso…

    • Ana Paula

      14/04/2020 17:25em17:25

      Mais uma vez me senti acalentada com suas palavras.
      Obrigada

    • Vanessa

      25/06/2020 11:56em11:56

      Gostei muito do seu artigo esse versículo “ao cheiro das água… é um dos que mais me chamam atenção entre outros é claro na Bíblia; mas em particular tenho mediado muito neste e foi muito bom ter lido seus comentários foi muito bom!!! Grata.

  2. Mychelinne Alvim

    13/04/2020 15:18em15:18

    Uau… Que frase esta do artigo:

    “A verdade que se extrai das duas ideias é uma só: quando uma árvore é cortada, a parte que tombou – e apenas essa parte – vai ficar ali, apodrecendo; todavia, há enorme potencial no tronco ainda preso à terra, plenamente capaz de florescer novamente.

    Portanto em vez de depositar toda a nossa energia naquilo que perdemos e, então, apenas lamentar, voltemo-nos para o que restou e recomecemos”.

    • Lucas Vieira

      13/04/2020 18:09em18:09

      Excelente texto, bela reflexão!

      • Luanda

        13/04/2020 19:13em19:13

        Parabéns Gabriel.Texto edificante!

        • ciaraguimaraes2016@gmail.com

          19/04/2020 22:41em22:41

          • Lucy Carvalho

            05/07/2020 14:33em14:33

            Excelente artigo! Tem todo o sentido! Ótimo! Amei!!!

      • Sandro

        13/04/2020 19:18em19:18

        Gabriel, este artigo fez total sentido, assim como todos os outros! Tremenda fonte de inspiração, pedaço de sabedoria e de motivação! Muito obrigado!

        • Katiene

          15/04/2020 13:01em13:01

          Fé e persistência bela mensagem.

          • Carla Cristina Alves

            15/04/2020 23:55em23:55

            Amei!!!

    • Fabiana

      13/04/2020 18:16em18:16

      Parabéns Gabriel pelo excelente artigo, demasiado motivador.

    • Aparecida Silva

      13/04/2020 18:51em18:51

      Gosto muito dos seus artigos caro Gabriel Granjeiro pois considero as mensagens muito pertinentes e as mesmas tem contribuído para que eu procure optar mais pelo lado solar da vida.Muito grata☺

    • Edilia Cristina da Silva

      13/04/2020 20:53em20:53

      Ótima reflexão! Leitura muito edificante para o momento que passamos. Obrigada!

      • Sara Moreira

        16/04/2020 12:48em12:48

        Que mensagem edificante. Eu sou professora desemprega e estudo arduamente para concursos.Estou aproveitando essa crise e vendo como uma oportunidade para continuar e persistir.. a ordem de Deus para mim é continuar remando. Não é hora de parar. Essa mensagem caiu como luva, pois as vezes me pego refletindo se haverá esperança para o mundo dos concursos. A resposta é sim: algo novo brotará e quem não desistir alcançará. Gratidão Gabriel

    • José Carlos Antunes

      18/07/2020 11:33em11:33

      Um belo artigo, com uma mensagem positiva e espiritual. O contraponto entre Salomão e Jó ficou perfeitamente claro, não restando dúvida alguma quanto ao estado terminal da árvore caída, mas o seu “poder” de gerar nova vida.

  3. Gabrielle

    13/04/2020 17:06em17:06

    Texto maravilhoso, Gabriel!
    Li esse versículo de Provérbios 3 para o meu irmão, essa semana. :,) hehe!
    Fez todo sentido! Como sempre, você nos surpreende com suas reflexões.
    O foco que colocamos faz toda a diferença nesse processo! E para mantermos o foco no tronco junto à raiz, precisamos ter uma fé viva. Eu me identifiquei demais com essa verdade!
    Consegui aplicar à minha realidade, aqui, e perceber que não vale a pena e eu não mereço parar, seria um desperdício e um fracasso, sem porquê disso, se a vida ainda está aqui e eu posso fazer tudo renascer, se eu perseverar!

    É o que preciso, para todas as áreas da vida! Ter fé para manter o foco e assim perseverar e vencer!

    Eu sou IMPARÁÁÁVEL!

    Mais uma vez, obrigada!

    • RITA DE CASSIA SOUZA ARAUJO DE JESUS

      13/04/2020 18:24em18:24

      Como sempre, seus artigos são edificantes e maravilhosos. Eu no atual estou com a visão da minha vitória e que este é oportuno para minha preparação. Contarei ainda uma nova história!
      Parabéns e continue escrevendo !

      • RITA DE CASSIA SOUZA ARAUJO DE JESUS

        13/04/2020 18:26em18:26

        Como sempre, seus artigos são edificantes e maravilhosos. Eu no atual momento estou com a visão direcionada para minha vitória e que este tempo é oportuno para minha preparação. Contarei ainda uma nova história!
        Parabéns e continue escrevendo !

    • Bruna

      13/04/2020 21:00em21:00

      Esse artigo era tudo o que eu precisava ler hoje.
      Sensacional!!

      • Rose

        14/04/2020 13:54em13:54

        Boa tarde!
        Obrigada, amei a mensagem,foi um refrigerio para minha alma.
        Sou aluna Gran cursos, estou a cada dia perplexa com as afinidades de cursos e dicas. Me sinto como filha da família Gran cursos.

        • Janaína Enedina

          21/04/2020 02:10em02:10

          Inicialmente gostei do nome do Magistrado , por ser meu sobrenome , sou Janina Enedina ,ao ler o artigo questionei-me : “sou a árvore mencionada por Salomão ou a de Jó?”Sou cristã , amo a Bíblia e seus ensinamentos .Hoje estou brotando , após ter sido cortada , ter um projeto desfeito , outrora era uma menina , filha de um ex cortador de cana que sonhava em ter sua própria família ,,,Deus sabe todas as coisas , louvo a Deus por tudo,,,a árvore tombou , mas , continuo sendo serva de Deus e testifico Seu poder restaurador através de suas pequenas folhas germinando, glória a Deus por tudo !

  4. Lidiane

    13/04/2020 18:11em18:11

    Muito bom o texto! Encorajador!

  5. Keilah Souto

    13/04/2020 18:15em18:15

    Excelente, Gabriel!
    Sua reflexão é muito pertinente e atual. Embora o momento esteja sendo de muitas dificuldades, acredito que para todos, canalizar a força, foco e fé, fará toda a diferença no futuro. Por isso, recorrer aos recursos que possuímos de forma sábia é fundamental, e um deles é o tempo.

    3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; 4 e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.
    (Provérbios 24:3-5).

  6. Amanda

    13/04/2020 18:20em18:20

    Muito bom essas informações . Não se posicionar como uma vítima e ir em busca dos nossos sonhos é preciso não desistir . Obrigada pela reflexão.

  7. MARCIA

    13/04/2020 18:23em18:23

    Ao começo estava no ambiente como de costume e me chamou atenção a questão
    com a pergunta. á arvore foi cortada. haverá esperança?
    e o interessante de tudo é como podemos mudar nossas atitudes a tais relações sabemos que oque passou se foi a diferença tá no que podemos fazer com o tempo que nos resta.
    ótima reflexão!!

    • Jose rowane

      13/07/2020 03:12em03:12

      Amem gloria Deus

    • Elizete

      05/08/2020 01:45em01:45

      Gosto muito dessa passagem da Bíblia ,Jó 14:7.É revigorante.

  8. Vicente

    13/04/2020 18:26em18:26

    Parabéns, Gabriel! Seu artigo é bastante profundo e muito apropriado e fortalecedor para este momento crítico e incerto pelo qual estamos atravessando.

  9. Suélem

    13/04/2020 18:31em18:31

    Perfeito!

  10. Jeová

    13/04/2020 18:38em18:38

    Parabéns excelente artigo traz ótimas reflexões e sabedoria para seguirmos firmes em nossos objetivos….

  11. Emylly

    13/04/2020 18:43em18:43

    Ajudou e muito, obrigada.

  12. Joaquim Dias do Nascimento Junior

    13/04/2020 18:43em18:43

    O artigo é absolutamente pertinente. Ninguém chega a lugar nenhum sem persistência. Somente na fábula da alice no país das maravilhas se vai a algum lugar sem planejamento, sem querer. Para estes qualquer caminho serve. Quem tem um norte ou está a procura do seu, somente a persistência, a paciência da plenitude do caráter podem conduzir a algum lugar, ao destino que mirou para si.

  13. Rute Guedes

    13/04/2020 18:48em18:48

    Muito perfeita essa reflexão, “Há esperança pra árvore cortada” Fé em meio as dificuldades. Obrigada me ajudou muito!!

  14. Alessandra

    13/04/2020 18:50em18:50

    Parabéns pelo artigo! Esse ensinamento da árvore é sempre transformador. Pensar sermos o tronco que renascerá é capaz de nos inundar de energia em momentos difíceis como este que estamos vivendo. Também assisti à live e além de emocionante obtive aprendizados que levarei pela vida inteira.

  15. Aparecida Silva

    13/04/2020 18:53em18:53

    Gosto muito dos seus artigos caro Gabriel Granjeiro pois considero as mensagens muito pertinentes e as mesmas tem contribuído para que eu procure optar mais pelo lado solar da vida.Muito grata☺

  16. Cleir Maria

    13/04/2020 18:59em18:59

    Linda e importante mensagem. Fiquei emocionada e me ajudou a refletir sobre o desânimo que vem me assolando nesse momento difícil.Sábias palavras!

  17. Elidiane Braga

    13/04/2020 19:00em19:00

    Eu amei a mensagem, AMEI os versículos. A MENSAGEM É SIMPLESMENTE VERDADEIRA E CONCRETA.❤️ TODOS OS QUE LUTAM CHEGARAM A VITÓRIA!
    E quero pedi a todos os leitores, OREM PELA NAÇÃO!🙏❤️

    • Isael

      18/04/2020 17:14em17:14

      Grato por compartilhar conosco tamanho conhecimento. Na verdade, são ensinamentos de gerações que fazem sentido até hoje. É por isso e por tantos outros motivos que sou fã do Gran Cursos.

  18. João Paulo Lopes de Freitas

    13/04/2020 19:04em19:04

    Mensagem muito boa pra fortalecer nossa persistência.

  19. Yara Costato

    13/04/2020 19:06em19:06

    Agradeço muito. Fez todo o sentido. Inspiração para superação dos problemas da vida.

  20. Vanessa

    13/04/2020 19:10em19:10

    Simplesmente incrível.
    Amo todos os textos do Gabriel…
    Muito coerente…

  21. Sérgio Souza

    13/04/2020 19:21em19:21

    Ótima reflexão! Isso é uma forma de podermos tirar proveito de pessoas sábias e que podem agregar algo em nossas vidas. Obrigado pelo artigo que faz com que tenhamos forças para não desistir, de encarar os obstáculos que a vida nos reserva. Muito grato.

    • Maria Cleia

      14/04/2020 07:04em07:04

      Muito motivante a sua mensagem Gabriel, isso vale não só para que sigamos firmes em nossos propósitos, como também para que não nos apagamos ao que ficou para trás. Obrigada pelo o incentivo.

  22. Flavia

    13/04/2020 19:22em19:22

    Simplesmente lindo!Gratidão!

  23. Lucas barros

    13/04/2020 19:23em19:23

    Parabéns pela síntese na mensagem. muito bom! O homem recebe o conhecimento e conforme dado por Deus consegue alcançar mais virtudes. O homem procura em si mesmo o crescimento e a edificação, mas das palavras de DEUS que vem a verdade e a sabedoria.

  24. FLAVIA ARAUJO MARTINS SANTOS

    13/04/2020 19:36em19:36

    Ótima reflexão!

  25. DJONATAN LUIZ DE SOUZA

    13/04/2020 19:47em19:47

    Muito bom! Me animou nesse momento de procrastinação..

  26. Lucia

    13/04/2020 19:51em19:51

    Esse texto foi espetacular para implementar uma mudança total de paradigma, de uma visão pessimista para um inteiro otimismo. Parabéns e obrigada por tudo.

  27. MARCO A O ROCHA

    13/04/2020 19:54em19:54

    muito bom o texto. ilustra que devemos sempre ter fé e esperança de podermos melhorar. mesmo passando por circunstâncias contrárias, temos a obrigação de lutarmos para sermos felizes. ressalte-se também o valor a ser dado à sabedoria, que vale mais do que muita riqueza.

  28. jose valdevino dos santos

    13/04/2020 20:00em20:00

    Maravilhoso, este artigo e a persistencia do Dr. Vou citar este texto na minha igreja. Por que muita gente pensa que intellectual é discrete. É claro, vou citar a fonte e a empresa, é uma satisfacao apresentar esse maravolhoso curso aos meus amigos.

  29. Maria Alves

    13/04/2020 20:05em20:05

    Ótima análise, boas palavras para animar e fortalecer nesse período.

  30. Mariana

    13/04/2020 20:14em20:14

    Gabriel esse artigo me trouxe à memória um louvor muito lindo…”Árvore Cortada”..uma letra linda e de renovo..porque é a palavra de Deus!
    – “eu fui uma árvore cortada..mas ao cheiro das águas vi Deus minha vida restaurar” (vale muito a pena ouvir essa canção!)

    • Ana

      13/04/2020 21:18em21:18

      Parabéns pelo artigo sensacional! Me ajudou muito. Lindas palavras, palavras que tocam a alma. Obrigada

  31. VALDO DA FRANÇA SANTOS

    13/04/2020 20:26em20:26

    Esse texto me trouxe muita esperança, Gabriel

  32. Priscila

    13/04/2020 20:27em20:27

    Excelente texto, a sabedoria da Bíblia é irrefutável. Todo mundo pode! Ainda que tardiamente.
    Obrigada pelo trabalho incansável de encorajar seus seguidores a mudarem as suas histórias.

  33. Girleide Oliveira de Lima

    13/04/2020 20:35em20:35

    Olá, amei o seu artigo e para mim nada me é estranho, pois sou cristã e conheço bem as histórias relatadas de Jó e de Salomão e confesso que a Bíblia tem sido meu refúgio de fé e confiança para persistir e perceverar porque sei que Deus está no controle.

  34. Rosenir Souza

    13/04/2020 21:07em21:07

    Gabriel, na semana passada em momento que tive que conversar com a minha mãe e dar animo para ela eu citei justamente a história de Jó, e realmente o seu texto tem um significado belíssimo de superação, gratidão, amizade, amor são todos os sentimentos que nos fortalece. Parabéns pois é pessoas como você que precisamos para seguir, curtir e ser fã.

  35. Dickens

    13/04/2020 21:21em21:21

    Quando se tem raízes fortes, a renovação é natural! Foco e determinação!

  36. Erica

    13/04/2020 21:29em21:29

    Gabriel você é admirável! Leio sempre suas publicações pelo prazer de apreciar cada reflexão,informação,conhecimento,e ensinamento transmitidos. Pelo rico valor que seus textos carregam, transparecendo a alma de quem os escreve. Que você nunca abra mão dessa essência que faz parte de ti. Que Deus te abençoe, ilumine, proteja e guie; e te conceda sempre mais e mais sabedoria e ousadia para transmitir o que vem à sua alma. Muito obrigada!

    • Celiane Leite

      16/04/2020 09:27em09:27

      Obrigada Gabriel por cada artigo seu, são extremamente importante pra quem está nessa caminhada

  37. Ivanildo A Silva

    13/04/2020 21:34em21:34

    Gabriel, adorei a reflexão!
    Concordo contigo com os ensinamentos mais profundos que possui os livros da biblia!

  38. Denize Araújo Amorim

    13/04/2020 22:07em22:07

    Sim , eu tenho toda esperança que essa crise vai passar e o ser humano se tornará mais Solidário e Ciente de suas Responsabilidades .
    Não esperar somente que o outro faça as coisas mas ele sim deve dar exemplo como o primeiro Passo a r seguido .

  39. Rosinayra da Silva Teixeira

    13/04/2020 22:34em22:34

    Excelênte texto que nos ajuda a fortalecer a esperança de continuar apesar dos momentos, os quais vivemos

    • Rodrigo Borges Vilella Bernardes

      14/04/2020 00:21em00:21

      Gostaria de parabenizar o Dr. Enedino pois apontar a culpa pra alguém na crise/fracasso é fácil, porém reconhecer a origem do sucesso e lembrar do Criador, do Eterno… É fantástico!!! A maioria se sentiria grande o suficiente pra bater no peito e se vangloriar quando alcança o êxito. Quando reconhecemos que somos todos iguais, dependentes de Deus e do próximo, compreendemos que “Ubuntu” faz todo o sentido! Muitos lançariam pedras no caminho, atribuindo culpas na família, na condição financeira, na pandemia, na crise, na etnia, etc… Os sábios olhariam para a árvore, para a dificuldade, para o problema, porém a ótica será no sucesso, a perspectiva será na solução. Quem fixa os olhos no problema, só pode visualizar problema. Não importa o quanto você caia, desde que saiba que há sempre esperança para o recomeço. Se Thomas Edison tivesse desistido diante de inúmeras tentativas fracassadas, talvez muitos não teriam a oportunidade de vislumbrar da comodidade da lâmpada elétrica e caminharmos pra automação. Ele soube reconhecer que cada fracasso foi uma maneira diferente para ver que não era por aquele caminho.
      Parabéns a você Gabriel, que mesmo no ápice do sucesso, procura estimular o fruto, mesmo que a árvore foi cortada, dilacerada. Uma raiz firme no solo fértil e sensível ao cheiro da fonte de águas vivas… Sempre produzirá frutos com qualidade.

  40. Marise Pereira

    13/04/2020 22:41em22:41

    Parabéns Gabriel pela mensagem, ela realmente é muito motivadora para o momento que estamos vivendo, confesso que estava um pouco desanimada, mas ao ler esse texto parece que renovou minhas forças para continuar estudando e alcançar os meus sonhos.Valeu e muito!!!

  41. Wérika

    13/04/2020 22:47em22:47

    Muito bom, uma injeção de ânimo, de esperança e de fé. Você é bênção!!!

    • Manoela

      16/04/2020 09:36em09:36

      Grata pela mensagem! Muito importante para mim nesse período de estudo para concurso e autoconhecimento.

  42. Maria da Consolação Mariano

    13/04/2020 22:59em22:59

    Muito bom Gabriel.Parar para uma reflexão sempre ajuda a retomar com mais determinação.
    Obrigada!
    Futuramente vou contar minha história.

  43. Cintia

    13/04/2020 23:16em23:16

    Parabéns pelo artigo. Muito edificante!! Um livro de tantos séculos como a Bíblia e seus ensinamentos vitais são imparaveis!! Sempre precisamos relembrar como tantos outros conseguiram se reinventar como Jó, ou reavaliar seus valores e objetivos como o sábio Salomão. Que tenhamos os 3 “F’s” sempre: Força, Fé e Foco.

  44. Celina da Conceição Aguiar dos Reis

    13/04/2020 23:17em23:17

    Excelente mensagem, motivadora, cheia de esperança e fé. Certamente oportuna para nossa atual realidade, precisamos ter fé e continuar crendo que o amanhã poderá ser bem melhor.

  45. Cintia

    13/04/2020 23:26em23:26

    Que sigamos como o livro mais imparável dos séculos: a Bíblia. Que através de seus ensinamemtos, possamos nos reinventar como Jó em meio ao caos atual, ou como Salomão, que apesar de tudo o que foi vivido, escolheu a sabedoria como caminho para manter os 3 “f’s”: Foco, Força e Fé

  46. Mayagnes Alves Pereira

    13/04/2020 23:37em23:37

    Maravilhosa a leitura! Muito obrigada Gabriel!

  47. Elanio Fontenele

    14/04/2020 00:01em00:01

    Excelente texto…palavras precisas e sempre aptas a motivar! Parece que o Gabriel advinha o nosso estado mental e as nossas angústias. Por isso, sou GRAN! O GRAN, além de disponibilizar uma preparação técnica de altissimo nível, tem um foco no lado humano sem igual. Ser GRAN é estar em outro nível!

  48. Marcilene Almeida

    14/04/2020 05:06em05:06

    Depois de várias noites sem dormir, levanto e ligo o pc pra imprimir uns materiais pra estudar. Dou uma olhada no e-mail e: Pah!!! Texto que me trouxe renovo das forças. Vamos nessa. Seguimos em frente, seguimos firmes, seguimos porque somos semente, somos “broto profético”, somos gênesi de um novo tempo. Que diante das dificuldades e desafios nos lembremos que temos raízes. 🙂

  49. 14/04/2020 07:09em07:09

    Muito bom o artigo, nós ajuda a não perder a esperança de dias melhores. 🙏👏👏

  50. Letícia

    14/04/2020 08:10em08:10

    Com certeza fez total sentido, Gabriel. Muito obrigada por compartilhar essa linda e animadora reflexão. Alimentei minha alma, minha esperança e meus sonhos ao ler.

  51. PAULO ERNANDES

    14/04/2020 08:35em08:35

    Um maravilhoso dia para você, Gabriel.
    Em primeiro lugar, muito obrigado pela reflexão, muito propicia para o momento pandêmico em que vivemos, mas também um momento em que alimentamos em nós uma grande porção de esperança e perseverança.
    Inicio sempre o meu dia olhando minha caixa de mensagem com a esperança de encontrar mais uma das suas sábias e impulsionadoras mensagens, antes de iniciar minhas atividades, inclusive o meu sacerdócio.
    Agradeço e peço a Deus que conserve esta sabedoria.

  52. Tatiane Sampaio

    14/04/2020 09:18em09:18

    Excelente!!❤

  53. Kézia Schirmer Lira accinelli

    14/04/2020 09:43em09:43

    Palavra linda.
    Grata pela preocupação em nos inspirar.

    Deus continue abençoando vocês.

  54. rosilene

    14/04/2020 10:04em10:04

    Excelente reflexão!!!
    (clap) (clap)

  55. Edilaine Bonato

    14/04/2020 10:10em10:10

    Lindo e inspirador artigo, Gabriel! Eu tenho um Pai que me ama e cuida de mim… Além disso Ele me sustém com Suas Mãos Poderosas, me levanta e me anima todas as vezes que caio! Aleluia! Amo a Palavra do Nosso Deus Poderoso! Sua leitura diária é meu alimento necessário! Creio que Cristo é o Maná que o Pai nos deu por amor a nós (João 3:16). Vamos em frente, minha gente! Fé, foco e força, sempre! É do Senhor dos Exércitos essa batalha, a nós nos cabe apenas descansar nos Braços Fortes do Altíssimo! TMJ!

  56. Vanessa Félix Rodrigues

    14/04/2020 10:23em10:23

    Me emocionei muito lendo sua mensagem. Mais do que um incentivo, foi uma resposta de Deus para minha vida!
    Muito obrigada Gabriel…
    Que Deus continue te abençoando!

  57. Elisangela

    14/04/2020 10:38em10:38

    Assim seja, eu creio, Deus é fiel e verdadeiro

  58. Dayane Esther Oliveira Bonfim

    14/04/2020 10:52em10:52

    Há esperança!

    Não poderia haver melhor palavra para se ler nesse momento.

    Obrigda

    • Leozane Brito

      14/04/2020 11:27em11:27

      Parabéns pelo artigo!! Vou seguir na filosofia de Jó.

  59. Aline Batista Jatay

    14/04/2020 10:52em10:52

    Maravilhoso artigo que li enquanto derramava lágrimas ❤️

  60. Geisa

    14/04/2020 11:16em11:16

    Uauuuu que texto lindo!!!!

    • Maria Silvana Ramos

      28/06/2020 09:11em09:11

      Muito bom, edificante e verdadeiro

  61. Maria Bernadete Passos

    14/04/2020 11:23em11:23

    olá, Gabriel.

    Já sou aluna do Gran e mesmo diante de tanta noticia ruim, venho acompanhando as aulas porque também amo o estudo à distância. Não tenho tempo para aulas presenciais, pois tenho três filhos e preciso conciliar os horários em casa. Li e adorei o texto. Veio em boa hora! Às vezes precisamos de algo que nos motive, que nos dê força. Obrigada pelas palavras construtivas e de grande valor.

    • Elizabete Cristina Laurindo dos Santos

      14/04/2020 17:20em17:20

      Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.
      ( Mateus 5:13)🙏

  62. Adolfo Hickmann

    14/04/2020 11:33em11:33

    Gabriel:
    Muito obrigado pelo esforço em nos motivar. A Bíblia é, sem dúvida, o manual de sobrevivência e de sabedoria que provém do Alto.
    Toda Palavra que vem de Deus, essa sim dá bons frutos.
    Lança teu pão sobre as águas…(Ecl. 11)
    Desejo força, fé e sabedoria a todos, em nome de Jesus!

  63. Antônia

    14/04/2020 11:40em11:40

    Como cristã achei incrível,e era tudo o que eu precisava ouvi. Para quem crer, essas palavras vai além de incentivo,serve para a vida, é como se Deus falasse através disso com nós. Obrigada!

  64. Gilson Cidral

    14/04/2020 11:52em11:52

    Essa mensagem tocou fundo na minha alma.
    Muito OBRIGADO.

  65. Maria Cecilia Telles

    14/04/2020 12:06em12:06

    Texto simplemente marvilhoso. Inspirador e acolhedor.
    Me deparei com o texto por acaso, ou não…
    Continue com essas postagens, muitas pessoas se sentem profundamente tocadas com suas palavras.
    Obrigada por compartilhar.

  66. Esdras

    14/04/2020 14:26em14:26

    Fantástico!Com certeza ajudou! Eu estudo e acredito na bíblia e também estudo pelo Grancursos. Deus o abençoe!

  67. Uliana

    14/04/2020 16:11em16:11

    Um texto muito edificante, que realmente abre a mente faz ver o outro lado. Que consigamos aumentar a esperança e que sejamos fortes e resistentes como o tronco. Obrigada por postar textos assim que nos fortalece através da fé!

  68. Ana Paula

    14/04/2020 17:26em17:26

    Mais uma vez me senti acalentada com suas palavras.
    Obrigada

  69. Jéssica Nayane

    14/04/2020 17:30em17:30

    Apenas gratidão por esse artigo,muito obrigada,nesse momento que estamos passando palavras assim nos ajuda grandemente,que Deus continue te usando para nos ajudar.

  70. Zelia

    14/04/2020 20:04em20:04

    Linda mensagem Gabriel! Texto maravilhoso.
    Temos sempre que acreditar que Deus nos dá força para superar e vencer todas as barreiras.
    Desejo que Jesus te ilumine e abençoe sempre.

  71. Lucineia Maria da Cruz

    14/04/2020 20:38em20:38

    Fez sentido e me ajudou muito.

  72. Cristianne

    14/04/2020 21:34em21:34

    Faz todo sentido e chegou na hora exata.

  73. Alessandra Carvalho Freire

    14/04/2020 21:35em21:35

    Parece que na parte “a pessoa que se foi e que quer te ver feliz” você falou na minha avó, que se foi véspera de Natal. Obrigada pela “coincidência”,as palavras sempre nos motivam, concurseiros de fé.

  74. Steferson

    14/04/2020 21:51em21:51

    Gratidão!

  75. sheila alves

    14/04/2020 22:36em22:36

    Sábias palavras e colocações para o atual momento. É preciso perseverar na certeza de que Deus tem o melhor para as nossas vidas, para a Humanidade. Sairemos mais fortalecidos e otimistas, valorizando mais a vida e todas as conquistas alcançadas. Olhar sempre para frente com otimismo e mantendo o coração alicerçado na Fé. Obrigada pelo incentivo. Recomeçar-Renascer…

  76. Izidório Cardoso

    15/04/2020 00:07em00:07

    Excelente Texto. Renovando as minhas esperanças ao ler esse artigo do Gabriel e toda história de vida e superação do Dr. Edilson Enedino.

  77. Janete Ferreira

    15/04/2020 08:47em08:47

    Bom dia!! Primeiramente, parabéns pelo artigo! Palavras que nos icentivam a persistir e nunca desistir. A momentos na vida em que normalmente se tem dois caminhos,duas escolha, ou dexar algo rui determnar seu presente e futuro ou ser o protagonista da sua vida, sua história.

  78. Juliana Soares

    15/04/2020 11:02em11:02

    Obrigada!

  79. Thaynara Nunes

    15/04/2020 12:04em12:04

    lindo texto. Obrigada pelas palavras de luz e força!
    Gratidão.

  80. DAYZE GARCIA

    15/04/2020 12:23em12:23

    Artigo gratificante, emocionei chegando ao final. Muito obrigada pela mensagem, que você continue sendo esta pessoa iluminada, visionária e capaz de acender a chama da FÉ e ESPERANÇA dentro de cada um que busca atingir o seu objetivo!

  81. Marina Avelar

    15/04/2020 12:44em12:44

    Ótima reflexão!

  82. claudia soares da silva

    15/04/2020 14:55em14:55

    Muito gratificante,Eu sinto que vai passar e vamos olhar para atrase ver a grande experiencia que tivemos,Também acho que o ser humano tem que ter mais união,muito obrigada pelo artigo,fico muita grata.

  83. Flávia Moraes

    15/04/2020 16:46em16:46

    Mensagem encorajadora e muito oportuna neste momento que estamos vivendo, em particular para mim que perdi meu irmão ontem mais uma vítima do Covid. É continuar vivendo pela fé e esperança de Deus está no controle de tudo, e prosseguir nas metas ainda que a dor tente me abater. Prossigo em meu objetivo, sei que tenho inúmeras limitações mas não irei desistir.

  84. Celia Regina Menezes Pereira

    15/04/2020 18:15em18:15

    Artigo com ótima reflexão para o tempo que estamos vivendo… Ter o otimismo que tudo vai ficar bem. ..

  85. Leticia

    16/04/2020 07:16em07:16

    ótimo artigo como sempre Gabriel, toda semana leio e respondo suas publicações aqui e me ajudam muito.

    Nos faz refletir e valorizar o que realmente importa.

    Obrigada mais uma vez

  86. Ligia Maria Rodrigues de Faria

    17/04/2020 17:23em17:23

    Gostei muito. Obrigada por essa iniciativa de nos fazer refletir nos nossos valores pessoais e de sociedade, que tanto nos importam.

  87. Joziana Maria da Silva Pinheiro

    17/04/2020 22:43em22:43

    Sabemos o quanto o momento é delicado porém “ao cheiro das águas brotarás, como planta nova florescerá, seus ramos se renovarão. Não cessarão os seus frutos e viverá”. Gratidão pela reflexão!

  88. Maria

    18/04/2020 06:59em06:59

    Todos os artigos são maravilhosos, esse sim é também de grande valia para todos. Gratidão por cada um deles, com certeza são palavras de edificação que chegam no momento certo. Parabéns!

  89. Leidy

    25/04/2020 11:26em11:26

    Você falou algo de muita importância nesses dias que vivemos, a FÉ, não podemos perde-la.

  90. Sil

    11/05/2020 20:28em20:28

    Mensagem tão propícia para este momento. Me sinto mais confiante e considero este projeto Gran ainda mais confiável.

    Deus abençoe esta equipe.

  91. Jessica Fernanda Souza de Camargo

    03/06/2020 13:14em13:14

    Glórias a Deus por essa interpretação maravilhosa!! Falou profundamente ao meu coração… Que Deus continue te abençoando e te usando como canal de benção nessa terra.

  92. Rita de Cássia

    15/06/2020 02:47em02:47

    Muito bom seu artigo.

    • Jose rowane

      13/07/2020 03:13em03:13

      Amem gloria Deus

  93. Maria Silvana Ramos

    28/06/2020 09:11em09:11

    Muito bom, edificante e verdadeiro

  94. Jonathan

    29/06/2020 04:09em04:09

    Ótimo artigo. Que Deus continue abençoando sua vida e lhe dando sabedoria.

  95. Adriana

    06/07/2020 20:12em20:12

    Texto maravilhoso, obrigada por escrever.

  96. Erica Cortês

    07/07/2020 03:41em03:41

    Eu acabei de ter um sonho que falava sobre a árvore que ao cheiro das águas voltaria a vida. Procurei os versículos no Google e logo esse link me chamou atenção, me ajudou bastante. Muito obrigada.

  97. rafael

    09/07/2020 17:11em17:11

    mensagen muito bonita, pois eu sei que a inda a esperança para a minha e sua vida

  98. Vitória Regina

    11/07/2020 00:33em00:33

    Nossa, no começo de fato não parecia coerente os dois versículos, mas depois vi que faz todo sentido! Uma ótima reflexão para um tempo propício!
    Que Deus continue te dando muita sabedoria.

    • Eduardo Flauzino Mendes

      02/08/2020 16:52em16:52

      Gabriel,
      Muito interessante sua reflexão. Recebi de uma pessoa que perdeu seu filho de 13 anos. Como contribuição, me faz mais sentido o versículo de Jó. De qualquer forma, me inspiro na Bíblia e vejo pensamentos muito atuais e sábios em sua aplicação. Vale lembrar que no novo testamento , jesus nos apresenta como os galhos mesmos e que a raiz e tronco que conduz a seiva leva a nós aquilo que precisamos. Quando nos separamos dela, deixamos de receber tal seiva. Interessante a ideia em tempos em que pomos as forças em nós mesmos quando o que precisamos é estar unido a este tronco, está raiz que nos envia sabedoria e outras coisas necessárias. Obrigado pela reflexão

  99. Jorge Reis

    23/07/2020 18:24em18:24

    Olá Gabriel.
    Estes dois versículos somados a outros na mesma linha, mostra não só as perdas, mas tbm acusações que deixam pessoas prostradas; como mortas.
    E as águas,em questão, são referência a água viva que é Deus.
    A essência da vida. Ligados a Ele renovaremos nossas esperanças sempre.
    Só não entendi o último versículo que vc postou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo