A alegria como aliada do concurseiro

Avatar


20 de fevereiro4 min. de leitura

Sou da opinião de que devemos semear com alegria e paixão tudo que nos dispomos a fazer.  A alegria deve, sim, estar presente em todas as dimensões de nossa existência: na vida em família, no trabalho, no esporte, nas viagens, nas aventuras com os amigos. Ela é componente indispensável também na formação profissional, na medida em que restaura continuamente nossas energias durante a faculdade ou o curso de pós-graduação. Cumprir cada etapa da vida com esse sentimento de satisfação impede que nossa caminhada se torne cansativa, mesmo diante dos inúmeros obstáculos que inevitavelmente enfrentaremos.

Não poderia ser diferente em relação aos estudos para o ingresso em uma carreira pública. A alegria é um dos principais aliados da pessoa que resolve se dedicar a um projeto de alto grau de exigência como esse. É ela que confere leveza aos momentos mais difíceis da preparação; é ela que renova a motivação do candidato a cada dia. Não dá para simplesmente ignorar o relevante papel da alegria na preparação para concursos públicos.

“A alegria é um dos principais aliados da pessoa que resolve se dedicar a um projeto de alto grau de exigência…”

Em virtude da profissão que escolhi para mim, venho acompanhando de perto os candidatos a vagas no serviço público. Vejo como é a rotina deles no ambiente virtual de aprendizagem da nossa escola, nos eventos Gran Dicas e em outros produtos da nossa marca. Nesses meus anos de vida empreendedora, já conheci muitos jovens e adultos felizes e apaixonados pelos estudos. O que observo é que eles estão plenos de satisfação por se sentirem sujeitos no processo de busca da estabilidade financeira, apesar dos problemas e preocupações que, naturalmente, vez ou outra os acometem.

Recentemente, o exemplo de um desses alunos me marcou. Morador de uma pequena cidade do interior do estado, o jovem estava matriculado em uma de nossas revisões de véspera. Como nos relatou, no dia do evento ele havia acordado às 4 horas da manhã e percorrido mais de 300 quilômetros para chegar a tempo do início da aula. Surpreendentemente, o aluno, que tinha todos os motivos do mundo para se sentir cansado, estava visivelmente alegre. Irradiava felicidade por estar presente ali naquele momento, trabalhando ativamente no projeto de mudança de vida pela qual tanto ansiava. Essa alegria, em conjunto com sua determinação, o manteve focado e atento até o fim do evento. Notamos que ele tinha até mais vigor e energia do que alguns de seus colegas que não haviam começado o dia de forma tão cansativa. Graças a essa postura, certamente ele absorveu muito conteúdo útil – provavelmente mais do que vários dos seus concorrentes –, o que deve ter garantido a ele preciosos pontos na prova do dia seguinte.

Confesso que minha maior satisfação, como empreendedor que sou, é essa de proporcionar alegria e esperança de dias melhores para os outros. Para mim, não há realização maior do que a que alcanço ao ofertar uma excelente estrutura de aprendizagem e garantir o acesso aos melhores professores e à melhor equipe de gestão. Aqui, no Gran Cursos Online, somos – todos e cada um – apaixonados pela arte de realizar sonhos. É o que nos motiva e o que nos alimenta.

“O concurseiro depende única e exclusivamente da própria dedicação, da capacidade de se entregar inteiramente ao processo de preparação.”

Em meu dia a dia na empresa, converso muito com nossos alunos. Eles me confidenciam que não têm muitas opções para conquistar o sucesso profissional. A maioria veio de escolas públicas e não tem nem experiência, nem diploma de pós-graduação ou outras certificações. A falta de qualificação e de experiência, como vocês sabem, é um grande empecilho para se concorrer a uma vaga em empresas privadas. Já o concurso público, modalidade de seleção altamente democrática, graças a suas regras bastante objetivas oferece a profissionais como esses a oportunidade de concorrer em condições de igualdade com os outros, sem depender de favores, de sobrenome, de indicação. O concurseiro depende única e exclusivamente da própria dedicação, da capacidade de se entregar inteiramente ao processo de preparação.

Os alunos também costumam me contar o que pretendem fazer quando receberem o primeiro contracheque como servidores públicos. Os desejos e sonhos não são nada complexos; tampouco guardam surpresas: em geral se resumem a comprar um carro ou uma casa, fazer uma viagem, investir na carreira, proporcionar mais conforto à família. Eu, claro, os incentivo a levar para o dia da prova a imagem da concretização desses sonhos. Trata-se de uma técnica que a ciência já demonstrou que funciona: desejar, mentalizar, concretizar. É assim que as coisas acontecem.

Particularmente, não gosto de estar ao lado de pessoas pessimistas, que enxergam apenas o lado ruim de tudo e veem exclusivamente os atributos negativos de quem as cerca. Evito gente desse tipo por uma razão muito simples: pensamentos ruins atraem coisas ruins. Já a alegria funciona como um ímã para atrair tudo de bom, inclusive boa saúde, tão necessária para enfrentarmos os grandes problemas e as enormes dificuldades que vez ou outra podem atravessar nosso caminho.

“Sem dúvida, estudo e trabalho são mais produtivos quando cumprimos nossas tarefas com um quê de felicidade e de paixão.”

Penso que não existe nada mais contagiante do que a alegria. Talvez o amor… Sim, alegria e amor, juntos, formam os pilares que darão sustentação para as grandes realizações e os grandes feitos que experimentaremos ao longo da vida. Sem dúvida, estudo e trabalho são mais produtivos quando cumprimos nossas tarefas com um quê de felicidade e de paixão. Esses sentimentos nos fazem adotar uma visão mais positiva e otimista da vida. O resultado é mais energia e saúde para avançarmos sempre.

Confesso que, quando marco presença em algum evento do Gran Cursos Online e tenho a oportunidade de ouvir relatos sobre os avanços e as conquistas dos nossos alunos, fico muito feliz. Ao mesmo tempo, sou tomado pela percepção de que nossa responsabilidade também aumentou. Afinal, nosso negócio, baseado em resultados que é, se mantém graças ao sucesso dessas pessoas, nossos clientes. Quando o evento termina, volto ao trabalho recarregado de energia boa e ainda mais disposto a me dedicar à criação das condições ideais – as melhores possíveis – para concretizar o sonho de todos que nos confiaram a sua adequada preparação para concursos.

Torno a insistir: aproveite cada momento desta sua caminhada para aprender mais do que os assuntos necessários para ser aprovado no concurso dos seus sonhos. Extraia desta longa e complexa experiência lições para sua vida. A de hoje é esta: cultive a paz no seu coração e distribuía alegria entre todos os seus colegas de jornada. Isso transformará as dores das horas de estudo em força para você enfrentar os obstáculos que surgirem ao longo do tempo em que permanecerá na “fila” para o ingresso em um cargo ou emprego público. Já nos ensinava Gandhi que “não existe caminho para a felicidade; a felicidade é o caminho”.

Vamos em frente, sempre! Sigamos alegres, felizes, confiantes e otimistas até atingirmos os nossos objetivos!

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Confira também: A importância do autocontrole: aprenda as lições do Teste do Marshmallow!

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

Filmes motivacionais que todo concurseiro deve assistir!
O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida

Concursos e Crise: Como blindar a sua motivação
Desmotivado(a)? Confira 5 dicas valiosas para você não desistir e continuar estudando!
Acredite: Agora é a melhor hora para você estudar para concursos públicos
Dicas de quem chegou lá
O papel da atividade física na preparação para concurso

Gabriel Granjeiro


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Avatar


20 de fevereiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concursos motivação