Nota Enem: confira como ver e calcular a nota do Enem?

Quer saber mais sobre onde e como usar sua nota Enem? Então, este artigo é para você!

Avatar


14 de Março8 min. de leitura

A Nota Enem é hoje uma das principais formas de ingresso ao ensino superior, por isso, anualmente, milhares de estudantes realizam o Exame. Ela costuma ser divulgada sempre no mês de janeiro do ano seguinte ao da realização da prova, mas como entrar na faculdade por meio do Enem? Será que tem como usar a nota do Enem para concurso público?

Veja as formas de consultar e usar seu resultado do Enem para sua vida acadêmica e profissional.

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um manual completo para você baixar gratuitamente!

O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep em 2023 e conta com todas as informações oficiais que foram utilizadas no programa.

Neste material 100% gratuito você vai saber:

  • História e importância do Enem;
  • Datas, prazos e taxas de inscrição;
  • Como fazer o Teste Vocacional;
  • O que estudar para o Enem;
  • Como é calculada a nota do Enem;
  • E mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Preencha o formulário abaixo e receba o manual gratuitamente:

Para que serve o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve para que o Ministério da Educação (MEC) possa avaliar como está o desempenho dos estudantes de ensino médio no país, nas escolas públicas e privadas. Com isso, é possível desenvolver ações, criar políticas e realizar ajustes mais assertivos para melhorias. 

Entretanto, a nota Enem passou a ser uma importante ferramenta para estudantes que desejam começar uma graduação e se tornou um dos principais meios de entrada no ensino superior do país. 

Isso porque, com o surgimento de programas do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem passou a ser utilizada para classificar os candidatos de acordo com as vagas disponíveis. 

Como funciona a nota do Enem?

O Enem é composto por 4 principais áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Ou seja, a prova do Enem na verdade consiste em 4 provas, que somam 180 questões no total, e uma redação. Por não ser tão simples a soma da nota do Enem, a seguir entenda melhor como é esse processo.

Como calcular a nota do Enem?

A conta para chegar à nota final não é tão simples, o cálculo da nota Enem segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), por isso, não basta somar a quantidade de acertos e erros a partir do gabarito, por exemplo.

Mesmo que você acerte a mesma quantidade de questões do que a de um amigo, vocês podem ter notas bem diferentes. Nesse modelo, são avaliados os níveis de dificuldade das questões e a coerência entre os acertos e erros.

Por exemplo, se um estudante acertou as questões mais difíceis e errou as mais fáceis, esse é um indicativo que pode causar variação no resultado final.

No dia de divulgação da nota, o(a) participante tem acesso às notas individuais de cada área e da redação, além da média geral. Sendo essa última obtida a partir da média do resultado da nota de cada uma das provas e da redação.

Como funciona a nota de corte do Enem?

Para alguns processos seletivos em cursos específicos, é possível que uma ou outra área do conhecimento tenha um peso maior, o que pode alterar as notas do Enem para aquele fim.

Por exemplo, para um curso de ciências biológicas e da saúde, é possível que o peso maior para a nota Enem esteja na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

A prova do Enem é realizada anualmente e sua nota pode ser utilizada para diversos fins, por isso, entenda como usar a nota do Enem.

Como saber a nota de corte do Enem?

Não é possível saber a nota de corte do Enem com antecedência. Você pode ter uma ideia a partir das edições anteriores, mas tudo pode mudar a cada edição de acordo com a concorrência e desempenho dos candidatos na prova.

Quando sai a nota do Enem?

A nota do Enem 2023 foi divulgada no dia 16 de janeiro de 2024 e, na sequência, vieram as inscrições para o Sisu (para instituições públicas) e o Prouni (para bolsas de estudo em instituições particulares).

Dessa forma, os estudantes podem utilizar seus resultados individuais em todos os programas de acordo com o cronograma e critérios estabelecidos para ingresso ao ensino superior no primeiro ou segundo semestre de 2024. 

A próxima edição do Enem ainda não tem edital publicado, tampouco datas para cada etapa. Mas a estimativa é que o cronograma seja parecido ao dos últimos anos, sendo assim, as provas aconteceriam em novembro e a divulgação da nota Enem, em janeiro de 2025.

Onde ver a nota do Enem?

nota enem

Para consultar sua nota do Enem, você deve acessar a página do participante Enem (enem.inep.gov.br/participante), fazer login com seus dados de acesso e conferir seu Boletim de Desempenho Individual.

A partir daí, para usar essa nota você deverá se atentar ao que pede cada processo seletivo ou outro espaço/programa que utilize essa nota.

Por que minha nota do Enem não aparece?

Se o seu resultado do Enem ainda não foi divulgado, existem duas possibilidades:

  • Você ainda não concluiu o ensino médio e fez a prova como treineiro (o resultado para essa categoria costuma ser divulgado em março);
  • Algum erro no sistema.

Quanto tempo vale a nota do enem?

A validade da nota do Enem pode variar de acordo com o programa ou instituição. No caso do Sisu, por exemplo, vale apenas a edição mais recente. No entanto, é comum que instituições privadas considerem edições de até 5 anos atrás.

Posso usar nota do enem de anos anteriores no Prouni?

Sim, o Prouni aceita nota do Enem de anos anteriores para as duas edições mais recentes apenas.

Posso usar nota do enem de anos anteriores no Sisu?

Não, para o Sisu vale apenas a nota da última edição do Enem, ou seja, a mais recente.

Como ver a nota do Enem?

Veja todos os detalhes sobre como consultar a nota do Enem:

Calcular nota Enem

Segundo o Ministério da Educação, a nota do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa metodologia busca avaliar o desempenho do estudante de acordo com o seu nível de conhecimento e coerência: “Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas”.

Portanto, é difícil calcular a nota do Enem manualmente a partir dos seus acertos, mesmo que você tenha o gabarito. Isso porque não temos como confirmar quais questões são consideradas mais complexas que a outra. Desse modo, é possível apenas ter uma noção que pode se aproximar ou não da realidade.

Como saber a nota do Enem?

Para saber a nota do Enem basta acessar o portal do participante com seus dados e conferir o resultado quando ele for divulgado.

Como ver nota do Enem antiga?

Por meio da página do participante Enem, mesma plataforma utilizada para inscrição e acompanhamento de informações, é possível consultar nota do Enem antiga. Basta selecionar o ano e preencher os dados pessoais.

O que fazer com a nota do Enem?

Enquanto o Ministério da Educação usa o resultado Enem para definir e repensar diretrizes nacionais da educação, os estudantes podem utilizar a nota do Enem para diferentes objetivos.

Como usar sua nota do Enem?

Desde 2007, o Enem não é aceito como forma de concluir o ensino médio. Mesmo assim, sua nota permite o acesso ao ensino superior das seguintes formas:

  • Processos seletivos de instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, substituindo seu vestibular próprio;
  • No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para instituições de ensino superior públicas de todo o país;
  • Para bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Ou ainda, para financiar mensalidades de instituições privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas além disso, há outras opções para uso da nota do Enem, como alguns concursos públicos.

Dependendo do programa escolhido, a partir do seu número de inscrição para o Enem o sistema já puxa as informações da sua nota Enem. Caso contrário, preencha manualmente as informações conforme o que consta no seu boletim na página do participante Enem (acesso em enem.inep.gov.br/participante).

O Enem é aceito em concurso público?

Sim, alguns concursos públicos aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo. Mas vale a pena sempre se atentar ao que diz cada edital.

Nota Enem: quais concursos públicos aceitam?

Dois principais exemplos de concursos que usam a nota do Enem são:

  • Polícia Militar de alguns estados: aceita a nota do Enem na primeira etapa do processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar; mas nesse caso, o(a) candidato(a) também deve atender aos requisitos de idade, altura e realizar as avaliações de saúde, aptidão física, psicológica e social;
  • E a Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais para cargo de nível médio.

Qual a diferença entre Enem e concurso público?

Apesar de serem provas, na grande maioria das vezes de múltipla escolha (alguns concursos seguem outro formato), Enem e concurso público possuem objetivos diferentes.

Enquanto o concurso público é um processo seletivo para cargos públicos de níveis diversos, o Enem é uma prova que visa avaliar o desempenho estudantil e também funciona como forma de ingresso para instituições de ensino superior.

O que é mais difícil vestibular ou concurso público?

nota do enem

Não há como definir se é mais difícil vestibular ou concurso público, tanto pela diferença nos conteúdos exigidos quanto por outros fatores como: dificuldade das questões, volume de vagas e concorrência, saúde emocional de candidatos, etc.

Assim como é possível encontrar cargos públicos menos concorridos e um pouco mais acessíveis, é possível encontrar instituições que simplificam o processo seletivo para facilitar o ingresso de estudantes.

Da mesma forma, que há vestibulares e concursos extremamente difíceis e concorridos.

Por exemplo, a nota de corte do curso mais concorrido do ano passado foi de 952,51 de um total de 1.000 pontos, usando a nota do Enem pelo Sisu. Por outro lado, há curso/instituição com nota de corte de 314,94 para o mesmo processo.

Já para concursos, a nota de corte não é tão fácil de ser medida por uma série de questões, mas há concursos menos concorridos e mais concorridos, dependendo da instituição, do cargo, da composição das provas, etc.

Tem como estudar para Enem e concurso ao mesmo tempo?

Sim, mas vale destacar que para ingressar na carreira de servidor(a) público é preciso ter mais de 18 anos e, em alguns casos ter concluído o ensino médio. Por isso, lembre-se de conferir se atende a esses requisitos e avaliar qual o melhor momento para começar a prestar concurso público.

Se você já concluiu o ensino médio e vai fazer o Enem, mas também quer estudar para concurso, saiba que otimizar os estudos pode te ajudar a ir bem em ambas as provas.

Isso porque, os conteúdos-base como língua portuguesa, matemática, ciências biológicas, etc. exigidos em alguns concursos podem ser os mesmos que você irá estudar para o Enem.

Dessa forma você pode conferir o edital do concurso que deseja, ver os conteúdos previstos e mesclar os estudos para o Enem e para o concurso ao mesmo tempo.

Além disso, como vimos no decorrer do texto, sua nota Enem pode ser usada em concursos públicos também.

Enem, Faculdade e Concurso

Apesar de Enem, faculdade e concurso exigirem estudo, organização e disciplina, cada um possui suas especificidades e demandas próprias.

  • Enem: prova que avalia desempenho de estudantes do ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas em todo país. Além de servir como forma de ingresso ao ensino superior por meio da nota do Enem;
  • Faculdade: instituição de ensino superior em que estudantes podem se graduar em uma área específica por meio de bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo. Pode usar a nota Enem como forma de ingresso e também é uma etapa necessária para quem deseja fazer concurso público de nível superior;
  • Concurso público: prova que seleciona candidatos para cargos no serviço público, podendo ser de níveis fundamental, médio, técnico ou superior.

Agora que ficou mais clara a diferença, vale lembrar que no Gran você fica por dentro das principais novidades sobre o Enem aqui no blog, além de poder se preparar para diversos concursos públicos e conquistar seu cargo.

Como usar nota do Enem para entrar na faculdade particular?

Existem dois caminhos possíveis para quem quer usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular: por meio do Prouni (com bolsa de estudos) ou por processo seletivo da própria instituição, desde que a faculdade aceite sua nota Enem como forma de ingresso.

Você pode usar a sua nota do Enem para entrar na Gran Faculdade! Basta selecionar essa forma de ingresso no ato da matrícula. E o melhor é que você não precisa esperar o início do semestre para começar a estudar.

Com a entrada imediata, você começa seu curso assim que finaliza sua matrícula para não perder tempo até conquistar seu diploma!

Conheça a Gran Faculdade e aproveite diversas vantagens, como:

  • Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
  • Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
  • Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
  • Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
  • Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
  • Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento; e muito mais!

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


14 de Março8 min. de leitura