Dez dicas para 2018 ser o SEU ano!

Avatar


08 de janeiro3 min. de leitura

Muito já escrevi neste espaço sobre métodos, técnicas, hábitos e ferramentas imprescindíveis para a realização de um desejo, para a concretização de um sonho. Nessa toada, é com muito afeto e vontade de ajudar que me atrevo a sugerir a você, leitor amigo, dez comportamentos – e olhe que eu poderia facilmente chegar a cem! – que entendo serem determinantes para que sua vida dê uma guinada em 2018. As dicas foram redigidas em primeira pessoa para que você já as leia se imaginando como agente de cada uma das ações sugeridas. Vamos a elas:

1. Desejarei obstinadamente a conquista da vitória, ou seja, a nomeação para o meu feliz cargo público novo. Serei obstinado a ponto de fazer sacrifícios pessoais, como passar um ou outro fim de semana ou feriado estudando, revisando e resolvendo o maior número possível de exercícios e de questões de provas anteriores. Para tanto, elaborarei um plano detalhado, que porei em ação imediatamente. Tal planejamento conterá metas claras, prazos bem definidos e uma lista de tudo que estarei disposto a dar em troca da conquista final. Com determinação, serei persistente o bastante para não admitir nenhuma sombra de hesitação ou de fraqueza. A ideia é desejar tanto o cargo público, que eu me convença de já ter tomado posse nele (Clique aqui e acesse o artigo “Quem sonha grande pensa a longo prazo”).

2. Desenvolverei a rotina de toda noite, ao me deitar, refletir sobre no mínimo três fatos que ocorreram ao longo do dia pelos quais devo ser grato. Comprometo-me a, nessa hora, agradecer a Deus e às pessoas que atravessaram o meu caminho para me ajudar na realização dos meus projetos (Clique aqui e acesse o artigo “Cultive a atitude da gratidão”).

3. Manterei o entusiasmo e a alegria em alta, ainda que no meio de turbulências, a fim de contagiar todos os que me cercarem ou estiverem me acompanhando na dura trajetória até a aprovação. Já aprendi que, sem entusiasmo, fracassarei em meus propósitos (Clique aqui e acesse o artigo “A ansiedade é sua inimiga”).

4. Evitarei pessoas pessimistas, derrotistas, que falam só de coisas ruins, de fracassos, de desgraças, de tragédias. Vou me manter afastado de pessoas que enxergam apenas o copo meio vazio, ciente de que elas não servem de companhia, não agregam boa energia nem atraem sorte e prosperidade aos meus projetos pessoais e profissionais (Clique aqui e acesse o artigo “O poder do pensamento positivo”).

5. Terei esperança, do verbo esperançar. Em outras palavras, almejarei e sonharei, mas também agirei, buscarei e construirei alternativas e soluções, nunca desistindo ou deixando de terminar algo que comecei a fazer. Se estabeleci uma meta pela qual vale a pena lutar, darei o meu melhor em cada batalha. Ouvirei especialistas, técnicos e mestres e farei todo o possível para não fracassar, para não desistir de uma conquista que está ao meu alcance (Clique aqui e acesse o artigo “Tenha sempre esperança, do verbo esperançar).

6. Criarei hábitos saudáveis, como o de estudar, o de ler e o de praticar atividades físicas. Educarei minha mente e meu corpo para eu não falhar nem um dia sequer. Com esse propósito, associo-me, desde já, à disciplina e ao esforço, que são virtudes dos exitosos (Clique aqui e acesse o artigo “Quanto tempo leva até que se crie o hábito de estudar”).

7. Para melhorar continuamente a minha aprendizagem, recorrerei a técnicas poderosas, devidamente adaptadas ao contexto do estudo para concurso, tais como: PDCA (Leia aqui meu artigo sobre o tema), Matriz SWOT (Leia aqui meu artigo sobre o tema) e Matriz de Eisenhower (Leia aqui meu artigo sobre o tema).

8. Destinarei sistematicamente parte dos meus ganhos ou das minhas reservas para investir em cursos e outros meios de preparação indicados para a aprovação em concursos públicos. Sei que o investimento em estudar para concurso é altamente rentável, já que, em muitos casos, a remuneração de um único mês de exercício no cargo é o suficiente para repor todo o custo da preparação (Clique aqui e acesse o artigo “Veja por A + B por que estudar para concursos é um excelente negócio”).

9. Sempre lerei o edital na íntegra, no mínimo três vezes, e saberei todos os detalhes do jogo no qual estou entrando para vencer (Clique aqui e acesse o artigo “7 coisas que você precisa saber sobre o edital de um concurso”).

10. Resistirei às sete tentações das quais os concurseiros costumam ser vítimas: procrastinação, séries de televisão e NETFLIX, redes sociais, convites de amigos para sair, dormir demais, baladas e – o maior dos inimigos – celular (Clique aqui e acesse o artigo “Como resistir às sete tentações mais comuns entre os concurseiros”).

Pronto, amigo! Se pensarmos bem, adotar esses padrões de comportamento não há de ser, assim, tão difícil, concorda? Toda mudança de hábito demanda persistência, é claro, mas lembre-se de que não se faz um bom destino nem se constrói um bom futuro com desculpas, com indiferença, com medo e sem determinação, sem entusiasmo, sem método, sem atitude.

Vamos, então, de mão dadas e criando meios favoráveis e saudáveis, rumo à aprovação em concurso público e à conquista da sua vaga.

“Cada provérbio, cada livro, cada máxima que sirva de auxílio e conforto certamente lhe chegará através de caminhos diretos ou tortuosos. E todo amigo de alma grandiosa e gentil o prenderá em seu abraço.” – Ralph Waldo Emerson

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


08 de janeiro3 min. de leitura