Mãe concurseira: maternidade, trabalho e estudo. Como conciliar?

A mãe concurseira muitas vezes se dedica a uma jornada tripla diária, incluindo estudos, trabalho e cuidados com a família. Se esse é o seu caso agora (ou será, num futuro próximo) confira dicas de como realizar essas conciliações de maneira mais tranquila e conheça histórias de mulheres que foram aprovadas fazendo justamente isso!

Por
8 min. de leitura

Você é, conhece ou pretende ser uma mãe concurseira? Essas mulheres, repletas de força, resiliência e amor, muitas vezes são capazes de fazer praticamente o impossível, conciliando diversas atividades com o objetivo de conquistar, para si e para sua família, uma vida melhor.

Afinal, como é que se concilia atividades tão integrais como a maternidade, o trabalho e os estudos para concurso, tudo em um mesmo dia? Apesar de parecer um desafio grande demais, a mãe concurseira enfrenta e conquista, a cada dia, mais uma vitória, tornando-se uma verdadeira heroína!

Com o intuito de ajudar as mães concurseiras, trouxemos hoje para uma coletânea de dicas que podem auxiliar no processo de conciliação de atividades; também para quem  ainda não se tornou uma mãe concurseira, mas pretende ou está a caminho disso.

Ao longo do conteúdo, você também poderá conferir histórias reais de mães concurseiras que sonharam com a aprovação em concursos, enquanto trabalhavam, eram gestantes, já tinham filhos ou faziam tudo isso ao mesmo tempo!

Navegue pelo índice abaixo: 

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

🚀 PANORAMA DOS CONCURSOS 2025

A programação mais completa para ficar por dentro dos maiores concursos e vagas previstas para você se preparar ainda em 2025.

Inscreva-se no formulário abaixo e saiba como mudar de vida 👇

Mãe concurseira: 5 dicas para conciliar os estudos com a maternidade e o trabalho

Abaixo trouxemos algumas dicas que podem ajudar você, mãe concurseira, a ser mais bem sucedida nas suas rotinas de conciliação e conquistar a aprovação mais rapidamente. Confira!

1. Dicas para a mãe concurseira: elabore um plano de estudos de acordo com a sua realidade

A primeira recomendação para qualquer concurseiro que deseja obter resultados efetivos em suas rotinas de preparação está na elaboração de um plano de estudos. Afinal, assim você garantirá que as horas investidas estão sendo aproveitadas da melhor forma para o seu aprendizado e crescimento como concurseira.

1° passo – Mapeando as atividades diárias

O primeiro passo para realizar esse planejamento está em mapear e organizar as suas atividades cotidianas, dia por dia.

Como mãe concurseira, contudo, a organização do seu dia não deve levar em consideração apenas as suas atividades, mas também as do pequeno ou pequena. Que horas eles vão para escola? Que horas estão em outras atividades? Eles tem horário para a soneca? Que horas você precisa buscá-los ou levá-los para compromissos?

Em uma folha de papel, liste todas essas atividades por dia, incluindo, é claro, também as suas; como trabalho, hobbies e outros afazeres adicionais. Dessa forma, você será capaz de visualizar os seus momentos “livres”. A partir daí, você tem uma noção inicial de quanto tempo poderá se dedicar aos estudos por dia.

Como você muito provavelmente tem uma jornada tripla, esse tempo disponível pode não acabar sendo o esperado, ficando por volta de 1 a 2 horas por dia. Contudo, você verá mais adiante que poderemos aumentar o tempo total com algumas dicas adicionais.

Mas, ainda que você tenha apenas 1 hora para se dedicar por dia, não se preocupe: o mais importante é que você dê o seu melhor no tempo disponível no momento. A aprovação em concursos não depende, ao contrário da crença popular, de estudar de 8 a 12 horas por dia.

2° passo – Definindo a seleção para a qual você vai se dedicar

Pode ser que você tenha chegado até aqui sem saber ainda para qual seleção você gostaria de se dedicar: afinal, são muitas as oportunidades de concursos públicos e carreiras divulgadas todos os dias. Se esse é o seu caso, não tem problema! Preparamos um conteúdo para ajudar você a fazer essa decisão!

Se você tiver filhos pequenos, que necessitem de mais cuidados durante o dia, opte por seleções que ainda não tiveram seus editais publicados: assim, você terá mais tempo para se dedicar e os estudos poderão ser introduzidos devagar na sua rotina.

3° passo – Encaixando as matérias no plano de estudos

Essa parte costuma ser a mais desafiadora, já que um bom plano de estudos não possui a mesma quantidade de horas para todas as disciplinas e é difícil dominar essa distribuição sozinha, especialmente se você é iniciante no mundo dos concursos públicos.

Ao estudar com o Gran, você pode conferir algumas ferramentas que auxiliam na organização de horários e ordem de disciplinas, de acordo com o edital ou carreira escolhidos. Saiba um pouco mais sobre essas ferramentas abaixo:

Em uma rotina de estudos mais ocupada, muitos concurseiros optam pelo ciclo de estudos. Afinal, esse método de organização permite que você lide bem com imprevistos, podendo interromper e retomar os estudos quando necessário sem tantos prejuízos ao seu planejamento. Talvez seja uma boa opção para você, mãe concurseira!

Também é possível encontrar alguns modelos de planos de estudos para diferentes seleções gratuitamente no canal de Youtube do Gran! Esse é o caso para o plano de estudos para o Concurso Caixa, formulado pelo professor Beto Fernandes. Encontre mais exemplos no canal de Youtube do Gran!

4° passo – Coloque em prática e não tenha medo de realizar mudanças

É raro encontrar um plano de estudos que seja perfeito de primeira. Por isso, colocar a mão na massa é tão importante. Apenas assim você descobrirá se os objetivos definidos estão efetivamente de acordo com a sua realidade. Às vezes, não é necessário estudar tanto tempo uma matéria que você domina mais. Analogamente, em outros casos, você precisa de mais tempo para se dedicar a determinado tema.

Por todas essas razões, analise o seu plano de estudos sempre que possível e veja como é possível empreender mudanças que o tornem mais alinhado com os seus objetivos e o mais aplicável possível na sua realidade.

2. Dicas para a mãe concurseira: aproveite bem as horas coringa

As horas coringa são, por definição, momentos em que você não se planejou para estudar, mas acabaram ficando livres. Também são aqueles momentos incertos na sua rotina em que você pode ou não ter tempo para estudar. Momentos assim, quando se é uma mãe concurseira, pode ser o horário da lição de casa dos seus filhos ou então, o deslocamento para alguma atividade dos pequenos.

Nessas situações, o estudo para concursos pode ser encaixado em doses menores e alternativas, como por meio de audioaulas, resolução de questões pelo aplicativo, consultas rápidas a materiais de revisão ou mapas mentais.

Analogamente, parte do seu intervalo de trabalho também pode ser utilizado para avançar o conteúdo em alguma videoaula que ficou pela metade no dia de estudos anterior ou até mesmo para organizar as suas anotações e materiais de revisão.

3. Dicas para a mãe concurseira: busque a sua rede de apoio

Cuidar dos filhos, trabalhar e estudar é, sem dúvidas, uma rotina cansativa. Afinal de contas, são três atividades que demandam muita dedicação. Assim, é importante poder contar com a sua rede de apoio. Esta pode ser formada pelos seus pais, amigos, parentes próximos e/ou pelo seu parceiro ou parceira.

Ao saber quando pedir ajuda para eles, você pode garantir um pouquinho mais de tempo para si mesma e seus objetivos (você também merece!) Com certeza, eles farão sempre o possível para ajudá-la a cuidar dos pequenos, dividir tarefas domésticas ou na realização de outras atividades, especialmente se você explicar a situação e incluí-los no processo.

Além dessas pessoas, é interessante considerar a contratação de uma babá ou mesmo um período de creche para ajudar com os cuidados dos pequenos. Isso, é claro, apenas caso seja possível na sua realidade.

4. Dicas para a mãe concurseira: opte por cursos online

A conciliação de atividades é especialmente desafiadora por conta das rotinas de deslocamento. Por isso, todas as atividades que puderem ser realizadas remotamente ajudarão e muito na sua organização. Afinal, ao contar com uma preparação online, todas as suas aulas podem ser acessadas do celular ou computador de casa, permitindo que você estude enquanto seus filhos estão assistindo televisão ou brincando, por exemplo. Tudo isso, sem precisar ficar fisicamente longe deles.

O estudo online para concursos públicos também permite que você avance no conteúdo de acordo no seu próprio ritmo e economize, além de tempo,  dinheiro no final do mês, que seria investido em gasolina e alimentação no local.

5. Dicas para a mãe concurseira: reconheça que existirão dias ruins e não desista

Mesmo com muito esforço, dedicação e organização, nem todos os dias serão perfeitos. Existirão dias em que você estará muito cansada, em que os estudos não renderão tanto, que dificuldades surgirão no trabalho ou até mesmo em casa. Nesses dias, o seu planejamento e o cumprimento das metas pode acabar sendo prejudicado.

O segredo para lidar com esses dias, mãe concurseira, é respirar fundo, lembrar que o que está acontecendo é passageiro e que você logo poderá voltar à estabilidade do dia a dia. Outra dica importante é tentar encaixar um momento de estudos todos os dias, mesmo que não seja pelo tempo planejado: tem só meia hora? Use para assistir uma videoaula!

E se, de fato, em um dos dias não for possível estudar, apenas respire fundo e não se culpe por isso: você está fazendo o seu melhor! Assim que possível, volte à rotina de preparação. Seus resultados continuarão lá e você poderá continuar trabalhando na sua base de conhecimentos.

Mãe concurseira: Maternidade + Trabalho + Estudos

Confira ainda mais dicas com as professoras Maria Christina e Bárbara Valle de como conciliar os estudos com uma rotina cheia de mãe concurseira!

Mãe concurseira: conheça histórias de aprovação em meio às conciliações do dia a dia!

Ao longo do conteúdo você ficou por dentro de algumas dicas para auxiliar no cotidiano da mãe concurseira. Mas e na prática? Será que dá para ser aprovada mesmo com tantas responsabilidades e desafios? As alunas do Gran provaram que sim!  Abaixo trouxemos algumas histórias de mães concurseiras que sonharam com a conquista do cargo público, mesmo vivendo rotinas muito ocupadas, e foram aprovadas. Confira e inspire-se!

Você pode conferir mais relatos sobre Gran Alunas e Alunos aprovados, por aqui! 

Depois de ser surpreendida com uma dura demissão, Ivone R. dedicou-se ao sonho de ingressar na carreira policial, enquanto cuidava da filha pequena

Após uma demissão, Ivone R. buscou e conquistou a aprovação!

Ivone R. trabalhou na iniciativa privada por muito tempo, dedicando-se, de acordo com as suas palavras de corpo e alma a um emprego que, infelizmente, a demitiu de forma repentina.

Diante desde novo contexto e mãe de uma menina pequena, diagnosticada com autismo, Ivone R. logo decidiu ingressar na carreira pública, em busca de maior estabilidade para si e para a sua família.

Encontrando um emprego enquanto estudava, Ivone R. também precisava reservar tempo para levar a filha para escola, para as terapias e também auxiliá-la em tarefas escolares, assim como passar tempo de qualidade com ela.

Além da rotina cheia, Ivone R. conta que outro grande desafio do período foi não ter contado com o apoio familiar em relação à área escolhida.

Mesmo com todas essas dificuldades, Ivone R. conquistou, em 2023, a sonhada aprovação como Investigadora na Polícia Civil do Estado de São Paulo!

Leia o relato completo de Ivone R.!

Gislaine C. tinha acabado de se tornar mãe quando começou a estudar para concursos públicos

Frase de destaque da aluna Gislaine Cristina: "Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e está mais preparado do que imagina"

Quando iniciou a sua jornada de aprovação em concursos, Gislaine C. tinha acabado de finalizar o Doutorado e se tornado mãe. Em busca de maior estabilidade para a nova etapa da sua vida, começou a estudar no início de 2020.

Infelizmente, nessa época teve início a pandemia, período que trouxe muitas incertezas, dúvidas e preocupações por si só. Dedicada aos cuidados com a filha e as tarefas domésticas, Gislaine C. precisou de muita dedicação para vencer os desafios do dia a dia.

Diagnosticada com TDHA, ela compartilhou que que foi muito importante realizar planejamentos diários e cronometrados, além de utilizar a técnica Pomodoro. Além disso, também destacou a importância de resolver questões e não deixar as revisões de lado.

Apesar de estar se preparando inicialmente para o Concurso TRT PR, Gislaine C. viu no concurso CRT 4 uma oportunidade de aprovação. Realizando as devidas adequações de conteúdo em 15 dias, ela não apenas foi aprovada como conquistou o 1° lugar para o cargo de Assistente Administrativo!

Leia o relato completo da Gislaine Cristina! 

Mirella C. conquistou o 1° lugar no Concurso TJ SE, conciliando 3 empregos e o cuidado com os 2 filhos pequenos

Mirella C. conciliou os estudos para o TJSE com 3 empregos!

Mirella C. aceitou o desafio de estudar para o Concurso do Tribunal de Justiça de Sergipe, mesmo tendo uma rotina muito cheia.

Trabalhando em 3 empregos, cuidando dos 2 filhos e assumindo as demandas da casa sozinha em determinado momento, Mirella C. levava sempre consigo o “kit estudos”, com notebook, cadernos e fones de ouvidos.

Assim, sempre que surgia um momento livre, Mirella C. avançava no conteúdo. Também era comum que estudasse quando os filhos dormiam à noite, mesmo com o cansaço diário.

Como resultado, 8 meses após o início da sua jornada de aprovação, ela conquistou o 1° lugar para o cargo de Médico do Trabalho pelo Concurso TJ SE!

Leia o relato completo de Mirella C.!

Sozinha, Kedman B. criou as duas filhas, foi aprovada em concursos públicos e recentemente conquistou a pós-graduação!

A imagem mostra Kedman sentada em uma poltrona. Ela é uma mulher parda, tem cabelos cacheados curtos e veste uma blusa laranjada e uma cal;a preta. Ela sorri.

Natural de Teresina/PI, Kedman B. veio de uma família humilde e infelizmente se envolveu com um namorado abusivo aos 18 anos de idade. Dessa união, nasceram as suas duas filhas e, pouco tempo depois, tomou a decisão de deixá-lo e mudar-se para o Pará.

Uma vez lá, começou a se dedicar ao estudo para concursos públicos. A princípio, não obteve sucesso, enfrentando muitas reprovações. As rotinas, afinal de contas, eram muito cheias, tanto de trabalho, como também de preocupações.

Contudo, Kedman B. persistiu, sabendo que essa era uma maneira de proporcionar uma vida melhor para as suas filhas. Pouco tempo depois, ela conquistou a aprovação no Concurso COSANPA e, posteriormente, no Concurso TRF1.

Contando com maior estabilidade, Kedman pôde se dedicar à conquista da sua graduação em Gestão Pública e Direito. Com a Gran Pós, ainda conquistou o título de pós-graduada em Ciências Criminais!

Leia o relato completo de Kedman B.!

Especial Semana da Mulher GRAN

Ao longo do conteúdo você pôde conhecer um pouco mais sobre algumas mulheres líderes no serviço público! Essa matéria faz parte da série Especial Semana da Mulher GRAN!

No dia 08/03, você poderá comemorar esta importante data com a transmissão gratuita: “Dia Internacional da Mulher | Quais são e como Surgiram Os Direitos das Mulheres?

Inscreva-se no evento gratuito!

Aqui no Blog, ao longo da semana, você também confere uma série de publicações temáticas! Fique ligado para não perder tudo que está programado!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
8 min. de leitura