O que estudar para Concurso Banese? Saiba mais!

Aperfeiçoe ainda mais os seus conhecimentos para o Concurso Banese enquanto espera pela remarcação das provas e garanta sua vaga como Técnico Bancário I ou III!

Avatar


4 de Março de 2021

As provas para o Concurso Banese, o Banco do Estado de Sergipe, foram adiadas devido à pandemia do coronavírus. A previsão é que sejam remarcadas logo que seja possível e como o tempo é sempre um recurso escasso e precioso para todo concurseiro, apesar de ser frustrante, um adiamento te possibilita mais oportunidades para estudar aquelas disciplinas que não tinham ficado tão claras. Mas o que estudar para o Concurso Banese? Quais disciplinas precisam de maior foco? Como utilizar esse tempo adicional da melhor maneira para garantir uma boa pontuação e ser aprovado no certame? Acompanhe o artigo e prepare-se conosco para os cargos de Técnico Bancário I e III!

O Concurso Banese 2021 oferta 45 vagas, divididas entre os cargos de Técnico Bancário I e Técnico Bancário III, nível médio e superior, respectivamente. O último concurso aconteceu há 9 anos.

Saiba TUDO sobre o Concurso Banese 

O que estudar para Concurso Banese: estrutura das provas

A avaliação dos candidatos interessados em garantir uma das vagas como Técnico Bancário no Concurso Banese tanto no nível médio quanto superior será composta de duas partes: uma avaliação objetiva e um avaliação discursiva, ambas realizadas no mesmo dia.

Área Número de Questões Total de Pontos
Conhecimentos gerais 50 50
Conhecimentos Específicos 70 70
Prova discursiva 30

A maior parte de pontos, nesse caso, fica reservado para a área de conhecimentos específicos (especialmente para o nível superior, cuja prova discursiva também gira em torno de conteúdos expressos nessa seção). Todavia, é muito importante garantir uma forte base de conhecimentos gerais. Por isso, não vale estudar apenas os Conhecimentos Específicos!

O que estudar para Concurso Banese: conteúdos

A relação de conteúdos cobrados para o Concurso Banese consta em edital. Porém, podemos sintetizar da seguinte forma:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos sobre o Estado do Sergipe;
  • Ética; Modelagem de Processos de Negócio;
  • Noções de Informática (apenas para o cargo de nível médio);
  • Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico (apenas para o cargo de nível superior); e
  • Língua Inglesa (apenas para o cargo de nível superior).

Conhecimentos específicos – Técnico Bancário I

  • Atendimento, Negociação e Vendas
  • Conhecimentos bancários
  • Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico
  • Confidencialidade e Segurança de Informação
  • Atualidades (somente para a prova discursiva)

Conhecimentos específicos – Técnico Bancário III, área de informática/desenvolvimento

  • Conhecimentos bancários
  • Banco de dados
  • Ciência de Dados
  • Engenharia de Software
  • Desenvolvimento de Sistemas de Computação
  • Gestão e Governança de TI
  • Segurança de Informação

O que estudar para Concurso Banese: assuntos mais frequentes

Com base no último Concurso Banese (2012), podemos filtrar os assuntos mais frequentes por meio do quantitativo de questões cobradas. Vale lembrar que na época, o certame foi realizado pela banca FCC (Fundação Carlos Chegas) e contou com 7o questões objetivas. Confira:

Técnico Bancário I  — Concurso Banese 2012 — Quantitativo de questões

Assunto Número de Questões
Conhecimentos bancários 17
Noções de Informática 15
Língua Portuguesa 14
Matemática Financeira 7
Legislação Estadual 4
Direito Administrativo 3
Análise de Balanços 3
Contabilidade Geral 2
Matemática 2
Estatística 1


É possível perceber imediatamente o elevado nível de importância da Língua Portuguesa e Conhecimentos de Informática, que corresponderam a boa parte da prova, mesmo fazendo parte dos conhecimentos gerais.

Apesar do novo Concurso Banese dar maior enfoque aos Conhecimentos Específicos, a Língua Portuguesa e Informática são matérias essenciais que devem ser dominadas para garantir uma boa pontuação em concursos públicos. 

Técnico Bancário III área informática/desenvolvimento  — Concurso Banese 2012 — Quantitativo de questões

Assunto Número de Questões
Inglês 15
Língua Portuguesa 10
Raciocínio Lógico 9
Engenharia de Software 8
Governança de TI 7
Matemática 6
Banco de Dados 3
Arquitetura de software 3
Algoritmos e Estrutura de Dados 3
Segurança da Informação 2
Arquitetura de Computadores 2
Redes de Computadores 1
Programação 1


Para o cargo de Técnico Bancário III o maior número de questões no Concurso Banese 2012 esteve reservado à língua inglesa, importante para o manejo de diversos tipos de softwares. A Língua Inglesa também está prevista no edital mais recente do Concurso Banese 2021.

Contudo, no caso de Técnico Bancário III para nível superior é preciso um foco ainda maior nos conhecimentos específicos, uma vez que o tema da prova discursiva também girará em torno desses temas.

Saiba como fazer uma boa prova discursiva 

O que estudar para Concurso Banese: banca avaliadora

O último Concurso Banese foi organizado e aplicado pela Fundação Carlos Chagas. Agora, o edital pertence à banca CESPE/Cebraspe. É importante lembrar que a mudança de banca (apesar de não influenciar tanto na essência dos conteúdos cobrados), influencia muito no modelo de prova, nível de cobrança e nível de complexidade.

Confira alguns elementos observados com frequência nas provas de concursos formuladas pela banca CESPE/Cebraspe:

  • Itens longos e complexos, necessitando de bastante leitura;
  • Foco em Interpretação de Texto;
  • Modelo de Certo/Errado: uma questão errada anula uma certa;
  • Aplicações práticas de conceitos nas questões.

Para se preparar e conhecer melhor a banca CESPE/Cebraspe, a melhor estratégia é em  questões de concurso formuladas por ela. Assim, você se acostuma ao tom das perguntas e diminui sua chance de ser pego em pegadinhas no dia da prova.

Conheça mais sobre o perfil da banca CESPE/Cebraspe 

O que estudar para Concurso Banese: Como criar uma rotina de estudos para o momento atual

Se você já estava estudando para o Concurso Banese há algum tempo, com certeza já adquiriu uma forte base de conhecimentos. Porém, sabemos que sempre existe “aquela” matéria: é a que não temos tanta certeza e que esperamos compensar em outras que sabemos mais. Para algumas pessoas é o caso da matemática. Para outras, a Língua Portuguesa. De todo modo, agora é o momento para fazer os ajustes finos e garantir que todas os seus pontos fracos serão cobertos.

Para te ajudar com isso, conte com o Gran Cursos Questões! Afinal, a resolução de questões de concurso é essencial durante toda a trajetória de estudo, mas especialmente nos estágios mais avançados. Apenas resolvendo questões e simulados você realmente coloca todo seu conhecimento em prática e constata se suas estratégias de estudo foram ou não eficazes!

Além disso, a resolução de questões garante que você mantenha “fresco” na memória conhecimentos que você já estudou uma ou duas vezes, mas que não tem planos de estudar do zero novamente. Isso acontece porque as questões com gabarito comentado são pequenos resumos, capazes de te lembrar dos pontos mais importantes em cada conteúdo!

Crie rotinas de estudo com cadernos de questões de concurso por matéria ou experimente também a funcionalidade Plano de Estudo do Gran Cursos Questões, que formula as rotinas de resolução de questões automaticamente para você, baseado nos conhecimentos necessários para o certame que você irá prestar.

Para se cadastrar na plataforma Gran Cursos Questões, você não paga nada! Experimente a resolução de questões, simulados, monitoramento de desempenho, consulte assuntos frequentes e muito mais!

Cadastre-se gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões 

Avatar


4 de Março de 2021

Tudo que sabemos sobre:

Concurso Banese gran cursos questões