Ative o poder da mente pela autossugestão

Avatar


22 de janeiro5 min. de leitura

“Nunca diga EU não posso. Sobreponha-se ao medo pensando o seguinte: EU posso fazer todas as coisas através do poder da minha mente subconsciente.” Joseph Murphy

Como você sabe, a proposta das nossas mensagens, dos nossos artigos e dos nossos posts é levar aos nossos alunos, aos que nos acompanham no site e nas redes sociais, informações e conteúdos que possam ser úteis na administração de dificuldades cotidianas e, particularmente, na busca pela aprovação em concursos. Com o propósito de ajudar meu leitor, estou sempre lendo, pesquisando e trocando ideias com pessoas mais experientes, na tentativa de descobrir o que pode, de fato, impactar positivamente o dia a dia dos alunos e colaboradores do Gran Cursos Online, dos leitores do blog, de todos os que de alguma forma nos cercam, enfim.

“Nada, nem um singelo pensamento, penetra o subconsciente sem a ajuda da autossugestão.”

Para a nossa conversa de hoje, escolhi o tema da autossugestão. A técnica está associada ao poder do pensamento positivo e da autoconfiança e contribui diretamente para a melhora da qualidade de vida de quem sabe fazer uso dela. Mas o que é mesmo autossugestão? Objetivamente, consiste em um meio de comunicação entre a parte da mente na qual reside o consciente – que atua processando as informações recebidas pelos nossos cinco sentidos – e a parte reservada ao subconsciente – que abriga a memória de longo prazo e todas as lembranças, emoções, crenças, intuições do sujeito. Nada, nem um singelo pensamento, penetra o subconsciente sem a ajuda da autossugestão.

Em termos práticos, estamos falando de uma ideia persistente que alguém planta em si mesmo e é tão potente a ponto de produzir alterações de comportamento. Como mencionamos linhas acima, a autossugestão está intrinsicamente relacionada à técnica do pensamento positivo (leia aqui o meu artigo sobre o tema). Trata-se de um método de autodesenvolvimento bastante útil para criar crenças positivas a respeito de si mesmo e para acabar com maus hábitos. O que se pretende com o emprego desse método é implantar no subconsciente certas ideias, de modo que se passe a acreditar genuinamente na veracidade e viabilidade delas.

Na teoria, o ser humano foi criado para ter controle absoluto sobre o que entrega ao próprio subconsciente. Entretanto, a cruel verdade é que nem todo indivíduo consegue exercer tal controle. Isso explica por que tanta gente não consegue realizar os seus sonhos e atravessa a vida na penúria, vivenciando – mas nunca resolvendo – os problemas e as dificuldades da vida.

“Pela autossugestão, uma pessoa é capaz de deliberadamente alimentar seu subconsciente com pensamentos criativos e positivos.”

Pela autossugestão, uma pessoa é capaz de deliberadamente alimentar seu subconsciente com pensamentos criativos e positivos. Por outro lado, se negligenciar essa capacidade, permitirá que as ideias de natureza destrutiva invadam a mente, uma vez que esse tipo de pensamento tem até mais facilidade de se propagar, sobretudo em um cotidiano tumultuado como o que vivemos hoje em dia.

Imagine que você tenha o desejo de ser aprovado em um excelente concurso público, daqueles extremamente concorridos. Uma situação hipotética, apenas… Desejando muito tomar posse no cargo dos sonhos, você se compromete, até assinatura do ato de posse, a ler em voz alta duas vezes por dia a descrição dessa meta, que, se você for esperto, já estará anotada em seu mural dos sonhos.

Segundo acreditam pesquisadores e cientistas que estudam técnicas como a da autossugestão e do pensamento positivo, a repetição em voz alta – desde que com emoção, sentimento e fé – cria o hábito de ter pensamentos estimulantes, o que ajuda a transformar desejos em ações tangíveis e concretas e, na sequência, em resultados palpáveis. A ideia da repetição diária é influenciar o subconsciente. Essa técnica molda a autoimagem de forma positiva, levando o sujeito a acreditar que, dia após dia, de todas as maneiras, está cada vez melhor e mais próximo de concretizar o seu sonho. Ela aumenta a autoconfiança e conduz à certeza de que qualquer projeto, por mais trabalhoso e complexo que seja, é, sim, plenamente viável.

Vamos repetir aqui o que já deixamos claro em outros artigos: para que desejos sejam realizados, há que pagar o preço. Então, amigo concurseiro, ao almejar um cargo público – com estabilidade financeira, status, poder, prestígio, boa remuneração e inúmeros benefícios –, você deve anotar por escrito o que está disposto a oferecer em troca. Depois de ter feito sua anotação, você deve lê-la em voz alta, e repetidamente, até internalizar cada uma das ações que você se propôs executar. Não é preciso tecer muitos detalhes; basta, por exemplo, o simples compromisso de que, ao tomar posse no cargo, você dedicará todo o seu talento, toda a sua energia e todos os conhecimentos que acumulou em prol do bem comum.

“O sucesso só depende da sua capacidade de persistir, de se concentrar no desejo que lhe for mais caro, até que ele se torne uma ideia fixa, uma obstinação.”

Saiba que, no início, em sua primeira tentativa de controle das emoções, talvez você fracasse. Mas não desista! Um insucesso ou outro faz parte. É normal. É comum. É a regra. No fim, o sucesso só depende da sua capacidade de persistir, de se concentrar no desejo que lhe for mais caro, até que ele se torne uma ideia fixa, uma obstinação. Cabe registrar, aqui, um dado relevante: o subconsciente aceita qualquer tipo de ordem, desde que ela seja dada, como já dissemos, com espírito de fé absoluta, e sob a condição de que adotemos conduta coerente. Em outras palavras, nada de impor à mente um determinado comando, mas, quando chegada a hora de fazer a sua parte, preferir a omissão.

Agora é com você! Eu lhe pergunto: Está em seu espírito o desejo forte, apaixonado, fervoroso e emocionado de tomar posse em um cargo público que lhe ofereça uma remuneração X, além de inúmeras outras vantagens? Você quer de verdade tudo que um cargo dessa natureza pode trazer para você e para sua família e seus descendentes? Se a resposta para essas perguntas for “sim”, então visualize-se no exercício desse cargo (link) e acredite piamente que a posse nele ocorrerá. O seu subconsciente fará o resto, ajudando-o a construir um bom plano para conquistar a vaga, que já é sua por merecimento, dedicação, preparação adequada e esforço pessoal.

No artigo da última semana, enumeramos cinco passos que, somados aos dois apresentados a seguir, deverão ajudar você a realizar os seus mais íntimos desejos:

Primeiro – À noite, na cama, com os olhos fechados, repita em voz alta o nome do cargo pelo qual você está batalhando e o valor da remuneração que você quer auferir. Se seu desejo é tornar-se um empreendedor de sucesso, pode repetir em voz alta a quantia que você almeja acumular em seu negócio. Em outras palavras, a técnica vale para qualquer desejo plausível. Siga essa rotina todas as noites, até conseguir visualizar-se desfrutando de sua conquista – seja tomando posse no cargo ou exercendo as atribuições dele, seja de posse dos valores idealizados. Estamos combinados?

Segundo – Espalhe, nos lugares onde você mais permanece ao longo do dia, cópias do seu plano e da contrapartida que você se comprometeu a dar. Não se esqueça de reservar um lugarzinho na carteira ou na bolsa para uma dessas cópias também. A ideia é que você seja lembrado do seu desejo o tempo todo. Sempre que deparar com uma das cópias, leia o conteúdo em voz alta. É obrigatório fazer isso pelo menos antes de dormir e assim que abrir os olhos pela manhã, até que a ideia esteja impregnada em todas as células do seu corpo. Rs.

Lembre-se, por fim, de que o indivíduo somente será o mestre de si mesmo e do seu ambiente se for capaz de influenciar positivamente o próprio subconsciente.

Vamos juntos, cada um com seus desejos, trabalhando e estudando até a realização deles.

GRAN sucesso para todos!

“O que se estende atrás e na frente de nós carece de importância se o compararmos com o que está em nosso interior.” Ralph Waldo Emerson

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


22 de janeiro5 min. de leitura