Estudo para concurso: 12 crenças que atrapalham resultados!

Sabe aquele pensamento que tira o seu foco no estudo para concurso e te leva a crer que a aprovação não vai chegar? Nós desmistificamos os principais e trouxemos as verdades por trás deles. Confira!

Por
8 min. de leitura

Como tudo na vida, o estudo para concurso também pode ser afetado por uma série de crenças (que trazemos conosco com o senso comum ou que nos foi dito depois de começarmos a trajetória de aprovação) que nem sempre são verdadeiras e, na verdade, podem acabar prejudicando os seus resultados.

Pensamentos como: “Não dá pra estudar agora, é melhor esperar ter mais tempo”, “Só estudo para concurso com edital publicado, senão não dá pra se planejar bem” e “Não estudo faz bastante tempo, mas a partir de segunda-feira, vou começar com a meta de oito horas e render muito”, são algumas dessas crenças.

Você já teve algum desses pensamentos? Se sim, saiba que você não está sozinho! De fato, é comum ter dúvidas na hora de iniciar os seus estudos para concursos públicos. No entanto, identificar essas crenças e desmistificá-las é a melhor maneira de não deixar que afetem você e a sua preparação.

Ser aprovado é questão de treino

12 crenças que podem atrapalhar seus resultados no estudo para concurso

Ficou curioso para conhecer os principais pensamentos que podem afetar os seus resultados no estudo para concurso? Então confira abaixo!

1. “Só passa em concurso público quem é especialmente inteligente.”

Esse é um dos maiores mitos quando o assunto é estudo para concurso público. De fato, toda a trajetória de aprovação é muito desafiadora. Com isso, muita gente acaba acreditando que é uma conquista reservada apenas a um seleto grupo de pessoas.

No entanto, o diferencial daqueles que foram aprovados não está em uma inteligência acima do normal e sim na persistência e nas boas práticas na hora de estudar. Basta dar uma olhadinha nas histórias de aprovados do Gran para perceber isso. As pessoas que conquistam a aprovação vêm das mais diferentes realidades, muitas delas até afirmando que nunca se deram muito bem com os estudos.

Então, mesmo que você não se sinta “inteligente o suficiente para ser aprovado”, acredite, você é! Basta se comprometer com essa missão e a aprovação logo chega!

2. “Não tenho tempo para estudar.”

Calma, aqui não estamos dizendo que a sua rotina não é ocupada. Na verdade, é o contrário disso!

Sabemos que muitas atividades podem estar presentes no seu dia a dia: o trabalho, a faculdade, a academia, o cuidado com os filhos e as tarefas domésticas são algumas delas.

No entanto, a proposta aqui é avaliar a sua concepção de tempo de estudo para concurso. Afinal, para muita gente, só vale a pena estudar se você pode reservar pelo menos 4 horas por dia para fazer isso.  É claro que quanto mais tempo para se dedicar, melhor; os objetivos podem ser conquistados mais rapidamente.

Dito isso, não é só quem estuda 4 horas ou mais por dia que é aprovado.

No pensamento de esperar o “momento perfeito” para começar o estudo para concurso, o seu sonho vai ficando para trás. E, acredite, o momento perfeito nunca irá chegar. Afinal, não é assim que a vida funciona.

Mesmo que você só possa estudar 1 ou 2 horas por dia, ainda é melhor do que apenas postergar os seus objetivos.

Com o tempo, você perceberá outras oportunidades de incluir os estudos na rotina, aumentando seu tempo médio de preparação. E, todo o tempo anteriormente investido, também auxiliará na construção da sua base de conhecimentos.

Assim, busque um cronograma de estudos de acordo com a sua realidade e comece o mais rápido possível!

Veja como montar o seu plano de estudo para concurso!

3. “Ser aprovado é questão de sorte.”

Ser aprovado, na verdade, é questão de prática. Afinal, o que muitos concurseiros chamam de sorte (cair tudo que você estudou, por exemplo), é apenas o fruto de uma preparação bem direcionada e uma boa constância na resolução de questões.

Você sabia, por exemplo, que muitas bancas organizadoras tendem a reaproveitar as questões aplicadas? Isso acontece porque, tendo de formular tantas provas, essas instituições criam bancos de questões para agilizar os processos. Então, ao resolver muitos exercícios, as chances de esbarrar em questões muito similares é grande. Isso, novamente, não é sorte! É fruto de uma boa preparação!

A “sorte” de estar bem no dia da prova, também depende de você! Inclui cuidar da sua saúde mental, para não se sentir muito ansioso na véspera. Ir dormir mais cedo e se alimentar de maneira leve no dia anterior, por exemplo, para garantir um maior bem estar na hora da prova.

4. “É só sentar e estudar: não é preciso planejamento.”

Na ansiedade de começar logo o que muita gente posterga por muito tempo, pode ser que você se sinta inclinado a aproveitar aquele grande fluxo de motivação e começar a estudar agora mesmo: sem planejamento, nem nada, apenas muito boa vontade.

A longo prazo, contudo, essa tática costuma falhar. Afinal de contas, sem planejamento, você não consegue distribuir bem o seu tempo. Com isso, a conquista do seu objetivo se torna bem mais incerta.

Além disso, é o planejamento que mantém o seu estudo para concurso estruturado, mesmo quando a motivação falha em aparecer. E, acredite, esse sentimento, apesar de muito bom, é inconstante. Logo, você não pode depender dele para estudar.

5. “Só dá pra resolver questões depois que tiver um bom entendimento da matéria.”

A resolução de questões pode auxiliar bem mais do que apenas como uma “checagem” do seu entendimento em determinados temas no estudo para concurso.

Ela também pode auxiliar na assimilação do conteúdo (logo depois que você estuda um novo assunto), para revisar determinados tópicos de maneira mais dinâmica, para compreender as tendências de cobrança da banca examinadora, para identificar as suas dúvidas e domínio geral das disciplinas, logo no início da sua preparação.

Por isso, a recomendação é criar uma rotina diária de resolução de questões, mesmo que você ainda não domine a matéria.

Errou a questão? Cheque o comentário e anote os principais pontos levantados pelo professor! Assim, você pode enriquecer seus materiais de revisão.

Aqui a principal dica é mudar a maneira como você vê as questões no estudo para concurso. Ao invés de vê-las como exercícios que você precisa acertar de qualquer maneira, tente vê-las como ferramentas de aprendizado.

Para acertar no dia da prova, é preciso errar no treinamento.

Por que resolver questões todos os dias? Veja mais detalhes!

6. “Simulado é treinamento para a reta final.”

Assim como a resolução de questões, os simulados são ferramentas de estudos que podem enriquecer os seus estudos bem mais se forem utilizados com maior constância.

Ao realizar um simulado por semana, por exemplo, você compreende quais conteúdos são mais desafiadores para você e pode se concentrar mais neles durante a semana. Ainda que você não domine tanto o conteúdo, os simulados servem como diagnósticos aproximados da sua preparação até aqui.

Então, se você criar o hábito de resolvê-los com constância, você acompanhará o seu progresso mais de perto. Além disso, com isso, você também exercita suas habilidade de resolver provas que, além do domínio do conteúdo, também incluem controle do tempo e ansiedade, por exemplo.

Por isso, se possível, reserve um dia para resolver simulados no seu estudo para concurso, mesmo que você esteja começando agora!

7. “São poucas vagas, então não tenho chances de ser aprovado.”

Essa crença está diretamente relacionada com a confiança em si mesmo e em suas capacidades. Você, afinal de contas, apenas precisa de uma vaga. Por isso, em tese, não há diferença se o certame oferta poucas ou muitas vagas.

No entanto, o grande problema está em não acreditar em si mesmo. Ao dizer algo do tipo, você não acredita que o seu estudo para concurso será capaz de levá-lo às primeiras classificações.

Essa pode ser uma crença difícil de derrotar. No entanto, a principal dica é a seguinte: ao invés de pensar nisso, concentre-se na sua preparação e faça o seu melhor! Acredite, muitos alunos aprovados também achavam que seria impossível estarem nas primeiras colocações e hoje comemoram a conquista de primeiros lugares.

Então, se você encontrou um concurso público do seu interesse, mas que tenha poucas vagas, não deixe que isso o desmotive. Mesmo que você não seja aprovado dessa vez,  os conhecimentos adquiridos poderão auxiliar em outras provas prestadas.

8. “Outras pessoas estão bem mais preparadas do que eu.”

E outras pessoas estão bem menos preparadas do que você.

O outro é um elemento que você não tem controle. Por isso, o melhor é focar em si mesmo e no seu estudo para concurso. Acredite: muitas pessoas que estudaram por bem menos tempo, já passaram na frente de gente que estuda há quase 10 anos!

O segredo, novamente, está em se concentrar nos seus objetivos e buscar uma preparação direcionada para os seus objetivos. Se for se comparar com outras pessoas, tente fazer isso de maneira positiva, buscando maneiras de enriquecer a sua experiência e não desmerecê-la.

9. “Estou perdendo tempo estudando.”

Especialmente se você está estudando há mais tempo para concursos públicos e ainda não foi aprovado, a crença de que você está fazendo aquilo “por nada” pode se tornar progressivamente mais forte.

No entanto, o tempo investido no estudo para concurso nunca será desperdiçado. Afinal de contas, especialmente se você se concentra em certames de uma mesma carreira, a maior parte dos conhecimentos poderá ser aproveitado para diferentes provas.

Histórias de pessoas que foram aprovadas em 3 meses, já no pós-edital, muitas vezes incluem casos de pessoas que já tinham experiência prévia no estudo para concurso. Ou seja, elas já tinham amadurecido boa parte do conteúdo, o que facilitou o direcionamento da preparação para conquistar uma aprovação mais rápida.

Além disso, nenhum tempo investido na conquista dos seus sonhos e objetivos de vida é tempo desperdiçado. Pode ser que você naturalmente precise de mais tempo ou então que necessite de ajuda para melhorar os seus estudos para concursos e obter mais resultados.

Conheça as principais maneiras de melhorar o seu estudo para concurso! 

10. “Estudar sem fazer pausas é sinônimo de produtividade.”

Essa é outra crença muito equivocada e que pode rapidamente sabotar a produtividade do seu estudo para concurso.

Muitas pessoas se orgulham de “sentar para estudar e só levantar da cadeira muitas horas depois”, mas, levando em consideração o ponto de vista biológico, essa tática não é muito interessante.

Afinal, já foi comprovado que o nosso cérebro funciona em ciclos de atenção. Isto é, você só se concentra o máximo possível em uma única atividade por um tempo limitado de tempo. Depois desse tempo, a concentração diminui consideravelmente. Então, você precisa de bem mais esforço para render o que renderia normalmente.

O ciclo de atenção pode ser renovado, contudo, com pequenas pausas.

Além disso, vale a pena considerar que o estudo para concurso é algo que você deve fazer todos os dias. E, nem todos os dias serão iguais. Pode ser que você esteja mais cansado no dia x, por exemplo, e não consiga sentar para estudar sem fazer pausas.

O resultado? Como você se condicionou a acreditar que só o estudo sem pausas é produtivo, você se sentirá frustrado e isso poderá afetar não só a sua produtividade, como o seu bem estar mental. Com o tempo, muita gente pode até começar a evitar os estudos justamente por conta disso.

Por isso, acredite: o estudo para concurso equilibrado com momentos de descanso é a melhor tática.

Saiba mais sobre a importância das pausas para concurso e como fazê-las! 

11. “Preciso deixar o meu emprego/trancar a faculdade para ter um desempenho verdadeiramente bom nos concursos.”

Essa é a crença que faz muitas pessoas postergarem o sonho de aprovação ano após ano.

É claro que, se você puder se dedicar integralmente aos estudos para concursos, é uma coisa boa, pois você terá mais energia para encarar os obstáculos e dedicar aos conteúdos. No entanto, a grande maioria dos concurseiros não pode fazer isso e, ainda assim, são a maioria dos casos de alunos aprovados!

Realizar conciliações é, de fato, muito desafiador. No entanto, muitos alunos aprovados (aqui no Gran mesmo!) relataram rotinas diárias com trabalho, faculdade, filhos, atividades domésticas: e às vezes tudo isso ao mesmo tempo!

O verdadeiro segredo para conseguir encaixar o estudo para concurso no meio de tudo isso é a organização: caso você tenha disciplina e siga o plano estabelecido (sempre respeitando os seus próprios limites, é claro), você poderá ter uma preparação de sucesso e até mesmo uma aprovação rápida!

Veja dicas de como conciliar o estudo para concurso com uma rotina ocupada! 

12. “Não tem problema se dedicar aos estudos para editais muito diferentes.”

Quando os concursos públicos surgiram no Brasil (lá na década de 30), era possível afirmar que “quem estudava para um concurso, estudava para todos.” Afinal, na época, não havia a diversidade de bancas organizadoras, de legislação específica para os órgãos e cargos e de concorrência para ingresso na carreira pública que vemos hoje.

Atualmente, contudo, os concursos são seleções extremamente específicas e pode ser um verdadeiro tiro no pé estudar para duas seleções muito distintas. Isso porque, apesar de existirem potencialmente matérias em comum, o diferencial é construído nas específicas.

O resultado de tentar algo do tipo geralmente costuma ser não ter um rendimento realmente bom em nenhum dos editais para os quais você está se preparando. Afinal de contas, os seus estudos sempre ficam no “básico”, nunca podendo se aprofundar por falta de tempo. Imagine: se estudar para um certame já é difícil, imagine dois!

Dito isso, a conciliação de estudos para mais de um edital é possível (e até mesmo aconselhada), desde que os editais pertençam à mesma carreira ou tenham uma grande similaridade de conteúdos. Dessa forma, boa parte do que for estudado pode ser aproveitado e o seu tempo rende mais.

Mas como saber se “dá para conciliar”? O Gran tem uma ferramenta formulada justamente para ajudá-lo com isso! Conheça aqui! 

Estudo para concurso: seja aprovado com o Gran!

Ao longo do conteúdo você descobriu que a melhor maneira de obter bons resultados no estudo para concurso é focar em si mesmo e na sua preparação, sem dar tanta atenção às crenças do senso comum que são difundidas por aí.

Outro segredo por trás de um bom estudo para concurso é poder contar com bons materiais, que direcionam os seus esforços e o seu tempo na direção correta. É aí que entra o Gran! Garanta acesso a PDFs e videoaulas de qualidade, além de dezenas de outros recursos pedagógicos e tecnológicos capazes de aprimorar a sua preparação!

Conheça todas as razões para estudar com o Gran! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
8 min. de leitura