Como saber se uma pós-graduação EAD é boa? Entenda!

Atualmente existem muitos cursos de pós-graduação EAD lato sensu disponíveis na internet. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa? Fique atento aos 7 principais pontos e faça uma boa escolha para o seu futuro!

A conquista de um certificado ou diploma de pós-graduação é um requisito cada vez mais necessário para garantir boas oportunidades de trabalho, especialmente no mercado privado de contratação. Afinal, hoje em dia já não é mais o suficiente ter apenas o curso de graduação. Os profissionais que o mercado deseja são mais especializados, tornando-se especialistas em nichos de conhecimento. Assim, a sua atuação além de mais específica, também se torna mais eficiente. Se já decidiu fazer um curso de pós-graduação, pode estar diante das dúvidas mais comuns: Afinal qual é o melhor curso de pós a se fazer? Vale a pena fazer uma especialização EAD? E como saber se uma pós-graduação EAD é boa?

Navegue pelo índice abaixo para responder suas perguntas sobre a pós-graduação EAD!

  1. Tipo de curso 
  2. Selo do MEC
  3. Corpo pedagógico
  4. Recursos e Materiais 
  5. Conteúdo Programático
  6. Opinião dos alunos
  7. Experiência com Ensino a Distância 

Como saber se uma pós-graduação EAD é boa? 7 pontos para ficar atento

1. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: qual o tipo de curso que você pretende fazer?

Atualmente no Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação. São eles:

  • Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrados e Doutorados;
  • Pós-Graduação Lato-Sensu: Especialização e MBA.

A diferença entre estes programas está especialmente no objetivo de cada um deles: ao passo que os cursos de pós-graduação stricto-sensu estão mais voltados para o aprimoramento e aprofundamento teórico, os cursos de pós-graduação lato-sensu estão geralmente voltados para aplicações mais práticas e pontuais.

Os dois tipos de curso são muito valiosos para qualquer profissional, garantindo maior autoridade profissional, melhores remunerações e oportunidades profissionais. Contudo, servem para propósitos e momentos diferentes da vida de cada profissional. Por isso, devem ser considerados com cuidado. Coloque no papel: qual seu objetivo? Se for trabalhar na área de magistério ou pesquisa, a pós-graduação stricto sensu é a mais indicada para você! Se você estiver buscando uma especialização mais rápida e pontual, para aplicações práticas, o caminho pode ser pela pós-graduação lato-sensu.

De qualquer maneira, é importante ressaltar que apesar do projeto para oferecer mestrados e doutorados no regime EAD ter sido aprovado no primeiro semestre de 2019, ainda em 2021 nenhum curso da modalidade stricto-sensu havia sido aprovado pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Isso quer dizer, na prática, que ainda não é possível realizar um mestrado ou doutorado no regime EAD.

Dessa forma, se você pretende fazer uma pós-graduação EAD ela deverá ser de caráter lato-sensu. Os cursos dessa modalidade não são regulamentados pelo CAPES , mas pelo MEC e já possuem autorização e Diretrizes para funcionamento desde 2018. Saiba mais sobre isso no próximo item!

2. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: o curso é reconhecido pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação EAD lato-sensu devem seguir algumas condições expressas na Lei 9.394 e em especial pelo Decreto 9.057, que lança diretrizes específicas sobre os parâmetros para um ensino a distância de qualidade. Resumidamente, para ser reconhecido pelo MEC um curso de especialização/ pós-graduação lato-sensu EAD precisa ter uma carga horária mínima de 360 horas/aula e mínimo de 50% dos professores com título de mestre ou doutor.

Quando um curso de pós-graduação EAD é reconhecido pelo MEC significa que sua certificação e título de especialista é válido em todo o território brasileiro e pode ser utilizado para pontuar em etapas de concursos públicos, como a Prova de Títulos; ou então para que o servidor público possa requisitar o  Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação em sua remuneração mensal. 

Saiba mais sobre as vantagens de uma pós para cargos públicos! 

A certificação pelo MEC (Ministério da Educação) também é um forte indicativo de que o curso de pós-graduação EAD é de qualidade. Afinal, não são credenciais distribuídas de qualquer maneira. Quando uma Instituição de Ensino possui o selo do MEC, ela geralmente abordará o fato em seus canais de comunicação, já que isso é uma grande conquista! Contudo, você também é capaz de checar essas credenciais por meio do endereço eletrônico <https://emec.mec.gov.br/>.

Basta colocar o nome da Instituição de Ensino e pesquisar! Os cursos de Pós-Graduação da Gran Cursos Pós-Graduação, por exemplo, são feitos em pareceria com o Instituto UNIMAIS que não apenas é credenciado pela MEC como recebeu a nota 4 (de 5 pontos, que é o máximo).

3. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: como é o corpo pedagógico?

Cursos de pós-graduação EAD bons e transparentes indicam todos os detalhes sobre o corpo pedagógico envolvido na formulação e ministração de aulas. Afinal, faz toda a diferença se o seu professor tem muita ou pouca autoridade tanto sobre o assunto que pretende ensinar quanto sobre a própria prática de ministrar aulas, que não é simples, especialmente em regime EAD.

Por isso, uma boa dica é ler bastante sobre os professores envolvidos no curso e até mesmo checar o Currículo Lattes destes profissionais! Um outro ponto que pode ajudar para saber se uma pós-graduação EAD é boa é o tempo que esses professores estão dando aulas.

Na Gran Cursos Pós-Graduação todos os professores responsáveis pelos cursos de pós-graduação EAD já são antigos conhecidos pelos alunos de concursos públicos do Gran Online! São profissionais qualificados e especialistas no ensino 100% EAD. Tudo isso garante maior qualidade na hora de atender às suas expectativas de qualidade e aprendizado.

4. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: quais são os materiais e recursos disponibilizados?

Outro ponto essencial para garantir a qualidade da sua pós-graduação EAD são os materiais que o aluno terá ao seu dispor. Em programas de pós-graduação presenciais é essencial que seja disponibilizada uma biblioteca com rico acervo para consulta dos alunos. Nos cursos de pós-graduação EAD as Instituição de Ensino também precisam disponibilizar materiais e recursos de qualidade para auxiliá-los durante o curso!  Esses materiais podem ser e-books, apostilas, PDFS, documentos, dentre outros. Na Gran Cursos Pós-Graduação, por exemplo, você conta com uma série de materiais de qualidade, todos voltados para otimizar os seus estudos.

5. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: o conteúdo programático atende suas necessidades?

Antes de se matricular em um curso de pós-graduação EAD lato-sensu é essencial que você tire um tempo para avaliar as disciplinas que serão lecionadas. Isso é especialmente importante em grau de especialização já que, ao contrário dos cursos graduação (que costumam ter grades horárias muito semelhantes) os cursos de pós-graduação podem ter enfoques diferentes para um mesmo nicho da área.

Veja por exemplo a relação de disciplinas no curso de pós-graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal – Lato Sensu do Gran:

Módulos Matérias
I a) Criminalística
b) Direito Penal Econômico
c) Teoria das Provas e meios de obtenção
d) Medidas cautelares, Prisão processual e Liberdade Provisória
e) Teoria do Delito
f) Crimes Virtuais
g) Direitos Humanos e Segurança Pública
II a) Direito Penal e Direito Processual Penal Contemporâneo
b) Cooperação Policial e Cooperação Jurídica Internacional
c) Investigação Criminal I
d) Investigação Criminal II
e) Investigação Criminal III
f) Direito Premial (Acordos de Não Persecução, delação e colaboração Premiada) I
g) Direito Premial (Acordos de Não Persecução, delação e colaboração Premiada) II
h) Direito Premial (Acordos de Não Persecução, delação e colaboração Premiada) III
i) Medicina Legal
j) Crimes contra o Mercado de Capitais
III a) Investigação Defensiva de Pessoas Físicas e Jurídicas
b) Criminologia da Macrodeliquência
c) Crimes em Espécie

Ainda que possa se assemelhar com outras pós-graduações em Segurança Pública, a Pós-graduação EAD lato-sensu da Gran Cursos Pós-Graduações traz o aspecto de Investigação Criminal, tornando-a ainda mais específica!

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal do Gran 

6. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: o que as pessoas estão dizendo sobre o curso?

Uma outra excelente maneira de filtrar a qualidade de uma pós-graduação EAD é por meio das pessoas que a estão cursando ou já concluíram. A Era Digital em que vivemos torna bem mais fácil compartilhar e encontrar experiências de outros usuários. Além disso, as próprias Instituição de Ensino preocupadas em melhorar seus serviços também oferecem espaços para comentários e envio de sugestões e críticas.

Procure canais de comunicação das Instituições que ministram o curso e busque perceber como a empresa é percebida no geral e qual a opinião dos seus alunos: eles estão satisfeitos? São bem atendidos?

7. Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: a Instituição de Ensino tem experiência com educação a distância?

O Ensino EAD tem características diferentes das do ensino presencial. A configuração do espaço, a maneira de interagir com o aluno e as ferramentas utilizadas contam muito na hora de se avaliar a qualidade de um curso! O Gran Cursos Online já atua no campo de educação online há muitos anos, dominando muitas técnicas que podem parecer ainda estranhas para outras Instituições de Ensino! Tudo isso ajuda a melhorar a experiência e rendimento do aluno dentro do curso de pós-graduação EAD.

Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: vale a pena estudar a distância?

Muitas pessoas ainda ficam muito desconfiadas quando o assunto é educação EAD. Afinal, apesar do EAD ter apresentado um substancial crescimento desde que foi regulamentada em 2018 e depois em tempos de pandemia, ainda é novidade para muitos.

A boa notícia é que essas dúvidas estão diminuindo devido à cursos EAD de qualidade, capazes de oferecer especialização, conhecimento e novas habilidades de maneira ainda mais democrática para estudantes das mais variadas partes do Brasil.

Se você ainda está na dúvida se a pós-graduação EAD é uma boa escolha, se existe alguma diferença entre as certificações, se os recrutadores vão torcer o nariz ou não ao ver a sua, preparamos um conteúdo exclusivo para você! Clique aqui para saber as respostas para as principais perguntas sobre a pós-graduação EAD. 

Porém podemos adiantar para você o seguinte sobre a pós-graduação EAD:

  • É regulamentada pela Lei 9.394 e em especial pelo Decreto 9.057, que lança diretrizes específicas sobre os parâmetros para um ensino à distância de qualidade;
  • É mais barata do que uma pós presencial, já que você não terá gastos com deslocamento e a Instituição não terá com espaço físico!
  • Não indica na certificação que é uma pós-graduação EAD, apenas que você concluiu um curso de pós-graduação;
  • Não possui TCC obrigatório, mas a Instituição de Ensino pode requisitar;
  • Pode pontuar em Prova de Títulos e qualificar para Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação se for reconhecida pelo MEC.
  • Pode ser concluída em menos tempo;
  • Possui flexibilidade de horários e maior autonomia do aluno.

Como saber se uma pós-graduação EAD é boa: estude com o Gran!

Os cursos de pós-graduação lato-sensu do Gran são credenciados pelo MEC e oferecem toda a qualidade que você já conhece e confia para estudos de concursos agora na conquista da sua pós-graduação! Entre os nossos programas, contamos com as pós intensivas(que podem ser concluídas em 6 meses) e cursos preparatórios 2 em 1 (que aliam o estudo de concursos à conquista de uma especialização).

Acesse aqui a lista de cursos da Gran Cursos Pós-Graduação!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo