Como saber se um certificado de pós-graduação é válido?

Atualmente existem muitos cursos de pós-graduação EAD lato sensu disponíveis na internet, mas como saber se um certificado de pós-graduação é válido?

Avatar


27 de Fevereiro7 min. de leitura

Muitas pessoas não identificam como saber se um certificado de pós-graduação é válido. Essa exigência no mercado de trabalho é cada vez maior e, por isso, saber a validade do seu certificado ou diploma é importante.

Afinal, hoje em dia já não é mais o suficiente ter apenas o curso de graduação. Os profissionais que o mercado deseja precisam ser mais capacitados, tornando-se especialistas em nichos de conhecimento.

Assim, a sua atuação além de mais específica, também se torna mais eficiente. Se você já decidiu fazer um curso de pós-graduação, pode estar diante de uma das dúvidas mais comuns: Afinal, qual é o melhor curso de pós a se fazer? Vale a pena fazer uma especialização EAD? E como saber se uma pós-graduação EAD é boa?

Como saber se uma instituição é reconhecida pelo MEC?

Todos os cursos de nível superior precisam de algum tipo de regulamentação e legitimação do Ministério da Educação para terem validade. Ou seja, sem o reconhecimento da instituição, o seu certificado ou diploma não tem validade em território nacional.

Quando uma Instituição de Ensino possui o selo do MEC, ela geralmente aborda o fato em seus canais de comunicação, já que isso é uma grande conquista! Contudo, você pode checar as informações da instituição que você tem interesse  por meio do endereço eletrônico <https://eMEC.MEC.gov.br/>.

Como saber se uma pós-graduação é reconhecida pelo MEC?

Os cursos de pós-graduação EAD lato-sensu devem seguir algumas condições expressas na Lei 9.394 e em especial pelo Decreto 9.057, que lança diretrizes específicas sobre os parâmetros para um ensino a distância de qualidade.

Resumidamente, para ser reconhecido pelo MEC um curso de especialização/ pós-graduação lato-sensu EAD precisa ter uma carga horária mínima de 360 horas/aula e mínimo de 50% dos professores com título de mestre ou doutor.

Quando um curso de pós-graduação EAD é reconhecido pelo MEC significa que sua certificação e título de especialista é válido em todo o território brasileiro e pode ser utilizado para:

  • Acessar um número maior de oportunidades profissionais;
  • Receber salários melhores;
  • Ter mais chances de ser promovido para cargos de gestão;
  • Possuir mais autoridade profissional;
  • Poder  pontuar em Provas de Títulos para concursos públicos;
  • Ser capaz de se qualificar para Adicionais de Qualificação e Retribuição por Titulação em cargos públicos;
  • Poder requisitar a licença capacitação (para servidores públicos);
  • Tornar-se um profissional mais qualificado e hábil em suas funções;
  • Ficar atualizado sobre os conhecimentos mais recentes;
  • Poder atuar de maneira especializada, voltada para sua área de maior interesse.
  • Poder conquistar a recolocação profissional mais rapidamente.

Saiba mais sobre as vantagens de uma pós!

Consultar cursos reconhecidos pelo MEC

A validação feita pelo Ministério da Educação (MEC) é uma forma de como saber se um certificado de pós-graduação é válido. Esse é um forte indicativo de que o curso de pós-graduação EAD é de qualidade. Afinal, as credenciais distribuídas pelo MEC passam por um processo rigoroso e não são concedidas de qualquer maneira. 

Para consultar cursos reconhecidos pelo MEC você deve acessar o portal do e-Mec.

Confira a página da Gran Faculdade no site do MEC!

Como saber o conceito de uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação lato-sensu não recebem nota, apenas a instituição. Isso acontece pois são cursos mais objetivos e com enfoque profissionalizante. 

Os únicos tipos de pós-graduação avaliados são os stricto-sensu (mestrado e doutorado), devido ao seu alto rigor científico e complexidade acadêmica. Dessa forma, em ambos os casos, é preciso consultar também o site do e-Mec e pesquisar de acordo com o tipo de curso e instituição do seu interesse.

Como saber se um certificado de pós-graduação é válido?

Todo certificado e diploma de pós-graduação vem com um código de identificação e validação. Desse modo, é possível validar a certificação. Além disso, antes de se matricular em um curso de pós, é importante que você pesquise sobre a instituição e se ela é reconhecida pelo MEC para emitir certificados e diplomas.

Quem faz pós-graduação recebe diploma ou certificado?

A principal diferença entre certificado e diploma está relacionada ao nível de formalidade e formação do curso. Em geral,  o diploma é para cursos stricto sensu e o certificado de conclusão para cursos lato-sensu.

O diploma é algo mais acadêmico, devido a sua carga horária e especificidades técnicas e teóricas. Já o certificado de conclusão é mais prático e voltado para o mercado de trabalho e meio profissional. Ele comprova igualmente o seu curso de pós-graduação, a única diferença é o tipo de formação.

Na prática, não há diferença entre diploma e certificado. Inclusive, ambos contam como pontos em provas de títulos, adicional de qualificação para quem já é servidor ou mesmo pode te ajudar com uma promoção no trabalho no setor privado.

Como saber se irei fazer a pós-graduação correta?

Além de se perguntar como saber se um certificado de pós-graduação é válido, é preciso saber se a instituição onde você vai estudar é reconhecida e tem boa reputação. Veja alguns fatores para levar em conta:

1. Qual o tipo de curso que você pretende fazer?

Antes de saber se uma pós-graduação é boa, é preciso conhecer os tipos de curso oferecidos no Brasil. Atualmente, existem dois tipos de cursos de pós-graduação. São eles:

  • Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrados e Doutorados;
  • Pós-Graduação Lato-Sensu: Especialização e MBA.

A diferença entre estes programas está especialmente no objetivo de cada um deles: ao passo que os cursos de pós-graduação stricto-sensu estão mais voltados para o aprimoramento e aprofundamento teórico, os cursos de pós-graduação lato-sensu estão geralmente voltados para aplicações mais práticas e pontuais.

Os dois tipos de curso são muito valiosos para qualquer profissional, garantindo maior autoridade profissional, melhores remunerações e oportunidades profissionais. Contudo, servem para propósitos e momentos diferentes da vida de cada profissional. Por isso, devem ser considerados com cuidado.

Coloque no papel: qual seu objetivo?

Se for trabalhar na área de magistério ou pesquisa, a pós-graduação stricto sensu é a mais indicada para você!

Mas se você estiver buscando uma especialização mais rápida e pontual, para aplicações práticas, o caminho pode ser pela pós-graduação lato-sensu.

De qualquer maneira, é importante ressaltar que apesar do projeto para oferecer mestrados e doutorados no regime EAD ter sido aprovado no primeiro semestre de 2019, ainda em 2023 nenhum curso da modalidade stricto-sensu foi aprovado pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Isso quer dizer, na prática, que ainda não é possível realizar um mestrado ou doutorado no regime EAD.

Dessa forma, se você pretende fazer uma pós-graduação EAD ela deverá ser de caráter lato-sensu. Os cursos dessa modalidade são regulamentados pelo MEC e já possuem autorização e Diretrizes para funcionamento desde 2018.

2. Como é o corpo pedagógico?

Cursos de pós-graduação EAD bons e transparentes indicam todos os detalhes sobre o corpo pedagógico envolvido na formulação e ministração de aulas.

Afinal, faz toda a diferença se o seu professor tem muita ou pouca autoridade e há quanto tempo ele dá aula. Por isso, uma boa dica é ler bastante sobre os professores envolvidos no curso e até mesmo checar o Currículo Lattes destes profissionais!

Na Gran Faculdade todos os professores responsáveis pelos cursos de pós-graduação EAD já são antigos conhecidos pelos alunos de concursos públicos do Gran! São profissionais qualificados e especialistas no ensino 100% EAD.

Tudo isso garante maior qualidade na hora de atender às suas expectativas de qualidade e aprendizado.

2. Quais são os materiais e recursos disponibilizados?

Outro ponto essencial para garantir a qualidade da sua pós-graduação EAD são os materiais que o aluno terá ao seu dispor. Em programas de pós-graduação presenciais é essencial que seja disponibilizada uma biblioteca com rico acervo para consulta dos alunos.

Nos cursos de pós-graduação EAD as Instituição de Ensino também precisam disponibilizar materiais e recursos de qualidade para auxiliá-los durante o curso!

Esses materiais podem ser e-books, apostilas, PDFs, documentos, dentre outros. Na Gran Faculdade, por exemplo, você conta com uma série de materiais de qualidade, todos voltados para otimizar os seus estudos. Além disso, também pode acessar a GranBiblio, nossa biblioteca institucional digital.

4. O conteúdo programático atende suas necessidades?

Antes de se matricular em um curso de pós-graduação EAD, é essencial que você tire um tempo para avaliar as disciplinas que serão lecionadas.

Isso é especialmente importante em grau de especialização já que, ao contrário dos cursos de graduação, os cursos de pós-graduação podem ter enfoques diferentes para um mesmo nicho da área.

5. O que as pessoas estão dizendo sobre o curso?

Uma outra excelente maneira de filtrar a qualidade de uma pós-graduação EAD é por meio das pessoas que a estão cursando ou já concluíram. A Era Digital em que vivemos torna bem mais fácil compartilhar e encontrar experiências de outros usuários.

Além disso, as próprias Instituição de Ensino preocupadas em melhorar seus serviços também oferecem espaços para comentários e envio de sugestões e críticas.

Procure canais de comunicação das Instituições que ministram o curso e busque perceber como a empresa é percebida no geral e qual a opinião dos seus alunos: eles estão satisfeitos? São bem atendidos? O Gran, por exemplo, venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”

6. A Instituição de Ensino tem experiência com educação a distância?

O Ensino EAD tem características diferentes das do ensino presencial. A configuração do espaço, a maneira de interagir com o aluno e as ferramentas utilizadas contam muito na hora de se avaliar a qualidade de um curso!

Qual a melhor instituição para pós-graduação?

A Gran Faculdade já atua no campo da educação online há muitos anos, dominando muitas técnicas que podem parecer ainda estranhas para outras Instituições de Ensino! Tudo isso ajuda a melhorar a experiência e rendimento do aluno dentro do curso de pós-graduação EAD:

  • Gerenciador de Estudos: você acompanha todo o seu progresso, pode montar cronogramas, gerenciar e monitorar o tempo de estudo e o seu desempenho nas disciplinas;
  • Gran Audiobooks: Dê o play no carro, no ônibus, na bike, na academia, em qualquer lugar. São diversos cursos e mais de 86 mil horas para você ouvir e estudar de onde estiver;
  • Gran Questões: Questões comentadas em vídeo pelos seus professores, uma área completa só para simulados e ainda um espaço exclusivo para monitorar e controlar o seu desempenho;
  • Dá para conciliar: Compare cursos, descubra a similaridade entre eles veja o percentual de similaridade entre eles e suas disciplinas. É fácil e prático!
  • Mapas mentais: Chega de informações monótonas. Oferecemos diagramas coloridos, memoráveis e altamente organizados que funcionam de acordo com a maneira natural do cérebro de fazer as coisas;
  • Aplicativos: Aqui no Gran você consegue acessar as nossas plataformas em diferentes aplicativos que facilitam e otimizam a sua formação em diversos aparelhos: celulares, tablets, desktop e até na televisão!

Vale a pena estudar a distância?

Muitas pessoas ainda ficam muito desconfiadas quando o assunto é educação EAD. Afinal, apesar do EAD ter apresentado um substancial crescimento desde que foi regulamentada em 2018 e depois em tempos de pandemia, ainda é novidade para muitos.

A boa notícia é que essas dúvidas estão diminuindo devido à cursos EAD de qualidade, capazes de oferecer especialização, conhecimento e novas habilidades de maneira ainda mais democrática para estudantes das mais variadas partes do Brasil.

Se você ainda está na dúvida se a pós-graduação EAD é uma boa escolha, se existe alguma diferença entre as certificações, se os recrutadores vão torcer o nariz ou não ao ver a sua, preparamos um conteúdo exclusivo para você!

Clique aqui para saber as respostas para as principais perguntas sobre a pós-graduação EAD

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 84,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 84,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 94,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas. Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação. Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


27 de Fevereiro7 min. de leitura