Como vencer a PROCRASTINAÇÃO

“Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.” – Benjamin Franklin

Quase todo dia recebo mensagens do tipo: “Gabriel, preciso de dicas para parar de procrastinar”. Sem exagero, praticamente TODO dia, mesmo! Então decidi ajudar quem busca vencer esse mal, mas quero antes deixar bem claro que não há como eliminar por completo a procrastinação. Podemos gerenciá-la, controlá-la, mas ela é inerente ao ser humano. Em algum momento, todos negligenciamos algo, portanto devemos nos considerar vencedores quando a subjugamos em algum grau e conseguimos ser mais fortes que ela, nem que por apenas algum tempo. E acredite: é possível ser mais forte que esse destruidor de sonhos.

Procrastinar não é necessariamente ficar à toa, sem fazer nada. Tem a ver, também, com colocar tarefas supérfluas – ou até relevantes, porém menos importantes – à frente do que deveria ser encarado como prioridade. Trata-se, por exemplo, de ficar com os olhos presos à tela do computador ou da televisão, acompanhando as más notícias sobre o novo coronavírus, ainda que haja um plano de estudos a ser vencido ou uma meta a ser batida no dia. É você deixar em suspenso um grande projeto que demande pequenos mas firmes e constantes passos de cada vez, sabendo que isso está atrasando sua vida.

Precisamos ser eternos vigilantes de nós mesmos, amigo leitor. Não tenha dúvida: chegará o momento quando você finalmente compreenderá que o único responsável por sua vida é você mesmo. Nessa hora, entenderá que, se não cuidar de tudo que planeja para si, quem quer que o faça pode não fazê-lo da forma mais profícua. Ciente disso, esteja atento. Quando a vida decidir que você está pronto, seu casulo começará a se abrir, e você não poderá mais ficar lá dentro. Terá de sair e seguir jornada. Mas fique tranquilo: no momento em que alçar asas e voar, verá que é mais fácil do que parece. Finalmente, perceberá que tinha dentro de si tudo de que precisava para enfrentar essa nova fase. Então enxugue as lágrimas, prenda a preguiça no armário e lute contra a procrastinação com as armas que tiver.

Vá lá e faça! Pare de enrolar! Como? Com pequenas atitudes. Quer ver algumas?

  1. Conscientize-se de que o hábito de procrastinar não será eliminado de vez.

Como mencionei no começo desta nossa conversa, é impossível abolir a procrastinação. Há estudos científicos nesse sentido. Um deles, divulgado em 2014 pela Universidade de Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, revelou algo surpreendente: o hábito de procrastinar tem um componente genético. É que o homem, na escalada evolutiva, teve de desenvolver alguns instintos para sobreviver ao mundo hostil que o abrigava nos primórdios da humanidade. Entre esses instintos, está o de reagir rapidamente às mudanças e aos fatos. Sobretudo na pré-história, alternar atividades rapidamente era essencial para não morrer. Percebe como a falta de foco se converteu em uma vantagem que garantiu a sobrevivência de toda uma espécie? Ao homem moderno, resta lidar com isso da melhor forma possível.

Mas note que há uma diferença entre procrastinação e preguiça. De um lado, postergamos, ainda que de forma inconsciente, a consecução de uma dada tarefa, como explica o psicólogo Piers Steel, autor de A Equação de Deixar para Depois; de outro, há mera e deliberada falta de vontade de agir.

A boa notícia é que, como responsáveis por nossa vida, somos capazes de espantar a preguiça e gerenciar a procrastinação, reduzindo-a até chegar próximo de zero, com persistência, disciplina e pequenos avanços, tímidas vitórias, dia após dia.

  1. Divida as tarefas.

Se você tem algo de vulto para fazer, divida em pequenas tarefas. Em vez de se comprometer a assistir a 8 videoaulas ou ler 200 páginas num dia, baixe a meta para 2 aulas ou 50 páginas. Vá, assim, fazendo tudo aos poucos. A tarefa fatiada se torna menos assustadora, e o cérebro vai percebê-la como mais factível. Sem contar que, à medida que você conclui tarefas menores, vai se animando a realizar as maiores. Isso é ESSENCIAL quando se fala em grandes projetos.

  1. Use a técnica dos cinco segundos.

Flagrou-se assistindo à tevê ou lendo algo apenas para fugir da obrigação de estudar? Pare um pouco, respire e faça uma contagem regressiva: 5, 4, 3… Chegando ao 1, levante-se, sem pensar duas vezes, e retome a rotina. Faça o que tem de fazer. A palavra-chave é interrupção: interrompa o ciclo de procrastinação. No início será difícil? Sem dúvida! Mas valerá a pena depois? Com certeza!

  1. Foque nos benefícios da execução do seu projeto.

Não se motive apenas pela estabilidade do cargo público ou pelos vencimentos do cargo para o qual você está se preparando. Você deve ser movido por valores mais caros que esses. Pense em tudo que poderá fazer pela sociedade na qualidade de agente público, imagine quão orgulhosos ficarão seus familiares e amigos quando você se tornar uma autoridade, antecipe a satisfação que será contar a sua mãe que você teve o nome publicado no Diário Oficial da União e, em breve, tomará posse como juiz(a), delegado(a), analista judiciário(a), consultor(a) legislativo(a)… Visualize a cena várias vezes. Para ser ainda mais pragmático, cole em algum lugar bem visível uma lista com cinco ou mais coisas grandiosas que acontecerão simplesmente por você estar vencendo a procrastinação todos os dias.

  1. Reflita sobre a dor que virá caso você não cumpra o que se propôs a fazer.

Na dica anterior, falamos dos benefícios que devem ser evocados para você sair da inércia. Agora, vá para o outro extremo e pense nas dificuldades resultantes justamente dessa inação. Projete no tempo as contas a pagar, as dívidas a aumentar, os sonhos a se perderem pelo caminho… Os problemas não vão sumir sozinhos, meu amigo, minha amiga. Reflita sobre o que de ruim pode acontecer consigo e, talvez, sua família, se você ceder à procrastinação hoje.

  1. Firme um compromisso com alguém de sua confiança.

Assine com uma pessoa do seu ciclo de admiração e respeito o compromisso de toda semana entregar a ela uma lista com as tarefas que você tiver concluído a contento. Pode parecer bobagem, mas esse simples ajuste forçará você a não enrolar, a não relaxar. Mas lembre-se: palavra dada é palavra cumprida! Serve para os estudos ou qualquer outro projeto. Experimente. Você sentirá orgulho de honrar o avençado e, de quebra, estar se aproximando do seu objetivo.

  1. Comemore as pequenas vitórias.

Toda vitória, por menor que seja, é sinal de que você está mais perto de realizar seu sonho. Pequenos avanços não são coisa pouca, e passos precisos lhe darão mais gás para seguir adiante. Não poupe elogios e recompensas a si próprio a cada fase superada.

  1. Não seja perfeccionista.

Sabe quando alguém diz que ainda não começou algo por ser muito perfeccionista? Balela! Ora, caro leitor, só é possível aperfeiçoar algo que já exista, que esteja sendo implementado. Quanto mais fazemos, mais aprendemos, mais nos desenvolvemos, e mais competitivos nos tornamos. Simples assim. Fazer algo bom é melhor do que pensar em fazer algo ótimo ou excelente e nunca nem mesmo começar.

  1. Seja realista.

Conte uma coisa para mim: já aconteceu de você decidir que, no dia seguinte, acordaria às 5h, faria seus exercícios matinais, dedicaria as próximas duas ou três horas aos estudos, ficaria um pouco com os filhos, trabalharia das 9h às 18h, depois estudaria mais três horas à noite e ainda faria o jantar, lavaria e passaria a roupa e resolveria mais umas dez coisas da casa antes de dormir… mas acabou falhando – miseravelmente – na hora de executar o plano?

Imagino que sim. Acontece com todo mundo que programe o impossível. Não trace um objetivo que você não tenha, ainda, condições, tempo, conteúdo ou recursos para atingir. Fazer planos muito fora da realidade é o primeiro passo para você desistir antes mesmo de começar. É assim que a procrastinação se instala.

Concentre-se naquilo que você consegue se ver fazendo e progrida aos poucos. Quando perder o controle do carro e ele começar a rodar, mantenha firme a atenção na pista. Se você mirar um muro ou um poste, a tendência é conduzir o veículo naquela direção; se focar a pista, permanecerá nela.

  1. Perdoe a si mesmo quando os dias não sucederem exatamente como você queria.

Não sofra tanto. Às vezes, o que acontece parece castigo, mas você já pensou que os problemas podem ser, na verdade, livramentos? Quem sabe não se trata da vida ensinando algo que você precisa aprender?

A última lição é, na verdade, um lembrete: o primeiro passo para o fracasso é o “depois eu faço”.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou dessas dicas. Foram úteis? Não foram? Ajudaram? Não ajudaram? Seu feedback é muito importante para mim.

Conte sempre comigo. Vamos gerenciar essa tal procrastinação!

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
99 Comentários

99 Comentários

  1. danilo

    20/04/2020 18:05em18:05

    foi muito importante para mim, continue assim, está de parabéns.

    • Andréa Garcia

      20/04/2020 20:33em20:33

      Só li verdades, principalmente nesta época de Coronavirus.Obrigada Gabriel pelas orientações.

      • Deiniane Gonçalves

        21/04/2020 08:33em08:33

        Gostei muito das dicas sobre Procrastinação,muito obrigada!

        • Sandra cler

          21/04/2020 13:27em13:27

          Muito valiosa as suas observações. Nós somos o que queremos ser. E ficar acompanhando essa coisa de coronavírus, 😷😷😷é um atraso de vida para qualquer pessoa. Então vamos mudar nossas vidas para melhor!!!👏👏👏👏

        • Naiara Chirlei

          22/04/2020 09:33em09:33

          Ótimas dicas, parabéns!

        • Ana Flausino

          26/04/2020 17:14em17:14

          Essas dicas são muito importantes pois, ao lê-las, senti grande conforto em pensar que não só eu ajo assim, mas muitas outras pessoas. E aprendi que a aprendizagem é lenta, mas progressiva.

      • Edgard

        25/04/2020 20:52em20:52

        Muito obrigado meu querido. Eu sou seu fã.

    • Carlos Guelton

      22/04/2020 12:29em12:29

      Foram dicas incríveis.
      Mas a dica de fazer as projeções de um futuro aprovado foi sensacional.
      O que me atrapalha e me incentiva a ceder a força da procrastinação é que eu acabo focando em tudo que ainda falta pra estudar e parece que eu tô andando a passos de tartaruga. Mas eu preciso começar a direcionar meu foco ao que eu estou aprendendo de novo e a cada dia ir melhorando mais, principalmente no intuito de construir uma boa base nas matérias que são comuns a quase todos os concursos: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional.
      Obrigado mesmo pelas dicas. Um abraço!!

    • Marcos

      28/04/2020 13:24em13:24

      Excelente artigo! Destaco que realmente o perfeccionismo não é saudável! Somos aperfeiçoados na medida que desenvolvemos práticas!

  2. Arlene Queiroz

    20/04/2020 18:09em18:09

    Adorei as dicas sobre procratinação, muito úteis!!!

  3. Karina

    20/04/2020 18:15em18:15

    Me emocionei lendo isso. Talvez porque eu estivesse nesse exato momento me lamentando por mais um dia que chega ao fim sem que eu consiga sair da procrastinação. Obgada pelo “acorda menina”!

    • Aurea Oliveira

      23/04/2020 21:59em21:59

      Ótima leitura. Adorei as dicas. Parabéns. De forma bem simples e direta. Mergulhei no texto quando você falou de acordar as 05 horas, pois eu já procrastinei várias vezes já começando aí nesse ponto. Planejando muitas coisas e no final do dia ter a sensação de não ter feito quase nada. Fazer um planejamento coerente com a nossa realidade me ajudou muito essa dica! Abraços 🤗

  4. Jeancarlo de Vasconcelos Copinski

    20/04/2020 18:24em18:24

    Fantástico, muito bom, venho agradecer este artigo pois, entrou no núcleo da minha dificuldade, ou seja, a procrastinação e preguiça.
    Gostei demais.

    • Deivid Cavalcante

      20/04/2020 22:32em22:32

      Importantes dicas, principalmente para quem já é servidor público e procura uma ascensão na vida. A procrastinação parece andar lado a lado. A visão estagnada de que já está com uma certa estabilidade, obsta a preparação para um cargo melhor…
      As dicas supracitadas são de tamanha importância para um despertar nos objetivos.

    • Camilla Ramos

      20/04/2020 23:07em23:07

      Assimilando as dicas. O auto perdão quando não se consegue cumprir a meta do dia, e fazer planejamento coerente com a sua realidade. Agora, por em prática! Obrigada!

    • Thalita

      21/04/2020 09:41em09:41

      Adorei as dicas.

      Dizer depois eu faço é o mais complicado. Fazemos o plano de estudar…Mas aparece algo e dizemos amanhã eu compenso o que não diz hj. Estou aprendendo q fazer um pouquinho todo dia é melhor, achar um espaço na rotina mesmo com o trabalho é o mais difícil….Mas acho q o importante é começar, recomeçar, não desistir do sonho, dar um passo de cada vez.

      Realmente metas grandes são mais difíceis de serem executadas, acho importante entender que fazer o mais simples de forma produtiva é melhor.

  5. Gleice Meri Moraes Tavares

    20/04/2020 18:25em18:25

    Poxa, Gabriel… Ajudou muito!! Muito obrigada! Gostaria de receber mais postagens como essa.

  6. Aguinaldo Carlos Bulhões Filho

    20/04/2020 18:33em18:33

    Maravilhoso. Sou um procrastinador sem limites. Preciso de ajuda. Logo!

    • Alice

      21/04/2020 00:28em00:28

      Simplesmente amei! As dicas desse artigo irão me ajudar bastante… o norte que tava precisando.
      Obrigada!

  7. Aguinaldo Carlos Bulhões Filho

    20/04/2020 18:34em18:34

    Socorro!!!!
    Alguém me ajuda???

  8. Liziane

    20/04/2020 18:39em18:39

    Dicas realmente úteis, eficientes e que lembram que temos emoções que influenciam nossas decisões, e não somos robôs.
    Agradeço!

  9. Leonardo

    20/04/2020 18:39em18:39

    Excelente dicas, sem sombra de dúvidas foram bastante úteis e colocarei em prática.

  10. FLÁVIA DE CASTILHO VIEIRA DA SILVA

    20/04/2020 18:54em18:54

    Boa noite Gran! Este post foi muito útil pra mim, porque estou exatamente nessa situação de procrastinação, vou com tudo, depois fico cansada e largo pra lá, mas com essas dicas irei hoje mesmo começar de novo, mas com seriedade. Obrigada Gran Cursos!

    • odalecio dias

      20/04/2020 23:29em23:29

      Muito obrigado estava precisando muito dessas palavras, pois estou nesta fase de procrastinação, é muito ruim essa sensação.

  11. Gleyci

    20/04/2020 18:55em18:55

    Olá! Essa mensagem super agregou para mim. Neste momento, cai em si, uma reflexão tomou conta de tudo que já fiz e estou fazendo hoje. Já posso dizer que estou pensando diferente de ontem.
    Obrigado.

  12. Adriana Ferreira da Costa Torres

    20/04/2020 18:57em18:57

    ESTOU PRECISANDO VOLTAR A ROTINA E VOLTAR AOS ESTUDOS. OBRIGADO!! ISSO ME FEZ REFLETIR MUITO. VOU PARAR DE PROCRASTINAR. TODOS OS DIAS EM ME BOICOTO!!! MAS VOU VENCER ESSE MAL!!!

  13. Karoline Cantanhede Sande

    20/04/2020 18:57em18:57

    Uauuuuuuu! Era disso que eu precisava. Obrigada, Gabriel!

  14. Claudia

    20/04/2020 18:58em18:58

    Muito obrigada pelas palavras!! Estava precisando muito.

  15. Thayssa Maracaipe De Souza

    20/04/2020 19:00em19:00

    Siim… para mim foram ótimas dicas!
    Já irei colocar em prática, começar a fazer as coisas ao pouco e irá dar certo.
    Há um tempo , eu estava bem focada. Estudava todos os dias com o curso gratuito que os senhores liberaram, mas depois que a internet de casa ficou sem funcionar uns 4 dias , parei e ainda não voltei. Mas, irei voltar hoje!!!

    • Joyce

      20/04/2020 21:56em21:56

      Muito obrigada

  16. Cleide Martins

    20/04/2020 19:00em19:00

    Boa noite Gabriel
    Através de suas palavras motivadoras estou tentando ir em frente sonhando com meus objetivos.
    Não tenho condições de pagar seu curso no momento agradeço por suas aulas,maratonas e simulados.

  17. Beatriz

    20/04/2020 19:04em19:04

    Muito Grata, essas palavras vieram no momento certo, quando comecei a estudar com vocês eu não conhecia o gran cursos, mas fiquei muito feliz ao perceber a preocupação de vocês de estarem sempre motivando as pessoas a estudarem, adoro ler os textos.

  18. Mateus

    20/04/2020 19:06em19:06

    Gostei de todas as dicas.

    • Ana Paula de Lima Coimbra

      21/04/2020 03:08em03:08

      Como sempre…mais um excelente artigo! Obrigada!

  19. Joselma

    20/04/2020 19:06em19:06

    Com certeza esse artigo foi muito válido, gostei da dica de fazer e entregar um relatório com as tarefas realizadas, a técnica dos 5 segundos e imaginar as coisas boas de ter alcançado o objetivo, passar no concurso. Farei isso na prática!

  20. Eva Lucia

    20/04/2020 19:08em19:08

    São Dicas formidáveis. Vão me ajudar em muito. Eva

    • Patricia

      20/04/2020 22:22em22:22

      Muito importante e motivador, parabéns e muito Obrigada Gabriel.

  21. Marcella Estrella Dias

    20/04/2020 19:09em19:09

    Tudo o que eu precisava “ler”…. Vamos por em prática!! Muito obrigada!!

  22. Amanda Cristiane

    20/04/2020 19:10em19:10

    Me vi em quase todo texto, me sinto culpada e fracassada. Amanhã será meu grande dia, o dia que decidi não parar, mesmo com esse sentimento de fracasso pré instalado e “não vou conseguir”, uma mistura de medo e anseios pairam sobre minha cabeça mas enfim…. vou seguir as dicas que achei muito boas. Obrigada!

  23. Antonio Weverson

    20/04/2020 19:12em19:12

    Parabéns pelo post motivacional, quase sempre temos consciência de tudo que foi escrito por você, mas por muitas vezes nos desviamos dos nossos objetivos pela tal da “procrastinação”, ela existe e sempre tem estado na vida de todos aqueles que estão em busca de uma conquista.
    Para mim, nesse momento, foi de grande relevância realizar a leitura dessa publicação. Continue firme no seu objetivo, que está ajudando e atingindo várias pessoas.
    Eu sigo na luta, amanhã mais forte do que estava hoje, comemorando pequenos objetivos que não haviam sido comemorados!
    Um forte abraço,

  24. Regina

    20/04/2020 19:12em19:12

    Gostei palavras verdadeiras

  25. Marlison

    20/04/2020 19:21em19:21

    Cara, isso foi pra mim. Poxa , uma lição pra mim. Vou, se Deus quiser seguir algumas dicas. Cara queria tanto focar. E eu sei que só eu posso mudar essa história.

  26. Cida

    20/04/2020 19:22em19:22

    Boa Noite!
    Texto ótimo, com certeza irá me ajudar muito.
    Agradeço imensamente a oportunidade que o Gran me dá em estudar
    no conforto da minha casa.

  27. Therezinha Theodora de Souza

    20/04/2020 19:31em19:31

    Eu tenho feito isso, na hora de estudar sempre arrumo uma desculpa para não estudar e deixo pra depois. E assim, os dias väo passando e eu não estudo.obrigada por essas palavras de incentivo, me ajudaram a retornar aos estudos.

  28. Jilvania

    20/04/2020 19:42em19:42

    Boa Noite
    Muito legal suas dicas. Essa reflexão nos faz reforçar nosso empenho sem deixar a ansiedade nos dominar.

  29. Aparecida lemes

    20/04/2020 20:09em20:09

    Boa noite professor, foi uma dica e tanto, pois tenho sofrido muito por procrastinar muita coisa em minha vida.Vou tentar seguir sua orientação, obrigada.

  30. Lucia Nunes

    20/04/2020 20:12em20:12

    Olá, Gabriel. Fiquei muito feliz ao ler suas palavras, pois além de ter recebido dicas muito boas, mostrou que não estou sozinha nessa questão de procrastinação. Obrigada.

  31. Sabrina Adriane

    20/04/2020 20:15em20:15

    Dicas valiosas. Obrigada Gabriel!

  32. Jose soares

    20/04/2020 20:48em20:48

    Muito bom ..Avante

  33. Tainara Abreu

    20/04/2020 21:37em21:37

    Muito obrigada, Gabriel!
    Me ajudou muito!
    Me encontrei em suas palavras. Estou lutando pelos meus sonhos, sei que vou conseguir. Deus está comigo!
    Sua vida me alcança, obrigada!

  34. José Geraldo dos Santos

    20/04/2020 21:39em21:39

    Ótimas dicas, seguirei mais ainda meus propósitos!

  35. Renata

    20/04/2020 21:42em21:42

    Obrigada Gabriel!
    Estarei lendo sempre essw texto quando vir a procastinar.
    Excelente texto.

  36. Mike

    20/04/2020 21:43em21:43

    Parabéns pelo texto.

  37. ERIKA RAMOS RIBEIRO

    20/04/2020 21:58em21:58

    Texto muito valioso! Obrigada!

  38. Eduardo Luziano

    20/04/2020 22:45em22:45

    Gabriel, em grande parte do tempo eu consigo manter o foco, porém não sei como prosseguir assim pois mais de duas semanas. Vou realizar a atividade do contar até 5 para retornar ao foco.

  39. Maria Julia

    20/04/2020 22:49em22:49

    De fato me vi em algumas dessas situações, procrastinando, suas dicas são incríveis, colocarei-as em prática, este é um compromisso que assumo comigo e com o grancursos!

  40. Luciene Moreira

    20/04/2020 23:15em23:15

    Texto muito valioso!
    Vai me ajudar muito, ainda mais nessa quarentena que veio mudar toda a nossa vida e nossas concepções acerca de tudo que tínhamos construído até então.

  41. Estela Paula Santos da silva

    20/04/2020 23:21em23:21

    Gabriel Boa noite. Estou muito feliz com o que li neste email. Minha maior dificuldade é que trabalho à noite,é esse mal de deixar pra depois vai sair da minha vida. Muito obrigada pelas suas palavras AVANTE.

  42. Claudia Clemente

    21/04/2020 00:30em00:30

    É Gabriel… Não é fácil! Suas dicas são bem motivadoras… Agora é tentar cumprir! Vamos lá!!! Obrigada!

  43. Klaylton Fernando

    21/04/2020 01:41em01:41

    Foram dicas realmente valiosas, práticas e realistas. Eu tenho bastante dificuldade para vencer a procrastinação. Já tentei vários métodos, mas os que mais me ajudaram foi a regra dos 5 segundos e fazer pequenas tarefas.

  44. Daniel Teixeira Brito

    21/04/2020 01:54em01:54

    Seus textos, como sempre me dando mais motivos para continuar lutando por meus ideais…

  45. Ana Paula de Lima Coimbra

    21/04/2020 03:09em03:09

    Como sempre…mais um excelente artigo! Obrigada!

  46. Valdivan Silva

    21/04/2020 04:12em04:12

    Gabriel…É maravilhoso ler seus artigos…Vc me encraja e a cada dia eu me conscientizo que é possivel chegar à tão sonhada aprovação. Eu acredito!!!!
    Obrigada pelo incentivo e confiança!

  47. Edvaldo

    21/04/2020 04:43em04:43

    Excelente

  48. Jakelyne

    21/04/2020 07:34em07:34

    Excelente! Gostei muito!!

  49. ANTÔNIO MÁRCIO VILELA JAJAH

    21/04/2020 07:56em07:56

    Preciosis ensinamentos…amei. Vou colocar (penso) algumas coisas imediatamente em prática…

  50. Edival Pereira Dos Santos

    21/04/2020 08:19em08:19

    Olá Gabriel muito obrigado por estar sempre nos dando essa injeção de ânimo isso me fez pensar no quanto eu já perdi de tempo com o depois eu faço ou na hora certa eu faço muito bom essa sua dica vou fazer o possível para seguir essas orientações abraços Edival Pereira Dos Santos

  51. GILSON ALMIR CIDRAL

    21/04/2020 09:28em09:28

    Não irei procrastinar meu sincero agradecimento por suas publicações.
    Parabéns e obrigado!

  52. MANOEL MATIAS PEREIRA

    21/04/2020 09:28em09:28

    excelente materia comtinue assim, deus abençoe

  53. Francinaldo

    21/04/2020 09:37em09:37

    Excelente!! procrastinação é um problema diario e precisamos lutar contra esse mal.

  54. Heloísa Bozello

    21/04/2020 09:47em09:47

    O número 5 foi o que mais me tocou… com certeza pensar que se eu não estudar agora terei que continuar prestando concursos indefinidamente até conseguir aprovação é a melhor motivação nesse momento.
    Um dos seus melhores textos GG!

  55. Juliana

    21/04/2020 12:50em12:50

    Ótimas dicas!!!! Texto ajudou demais na renovação da motivação e luta constante contra a procrastinação. Valeu Gabriel.

  56. Cristiane Pereira

    21/04/2020 13:11em13:11

    Persistir!!!
    Muito bom!

  57. Emmanuelle

    21/04/2020 13:23em13:23

    Artigo fantástico! As dicas foram ótimas e vou colocá -las em prática agora mesmo. Obrigada!

  58. Ana Caroline Diniz Silva

    21/04/2020 14:43em14:43

    Não tenha dúvida: chegará o momento quando você finalmente compreenderá que o único responsável por sua vida é você mesmo. Nessa hora, entenderá que, se não cuidar de tudo que planeja para si, quem quer que o faça pode não fazê-lo da forma mais profícua. Ciente disso, esteja atento. Quando a vida decidir que você está pronto, seu casulo começará a se abrir, e você não poderá mais ficar lá dentro. Terá de sair e seguir jornada. Mas fique tranquilo: no momento em que alçar asas e voar, verá que é mais fácil do que parece. Finalmente, perceberá que tinha dentro de si tudo de que precisava para enfrentar essa nova fase.

    Você escreveu para mim! Cheguei a esse momento de minha vida! Comecei recentemente a plantar (estudar para concursos públicos) para depois colher!

  59. Zaqueu Barbosa da Fonseca

    21/04/2020 16:15em16:15

    Parabéns pelas informações motivadoras. Para mim servirão de reflexão constante no dia a dia. Muito obrigado.

  60. Pablo Andrade

    21/04/2020 17:10em17:10

    Vamos… Vamos

    • Franciele Barbosa

      24/04/2020 23:32em23:32

      Obrigado pelas dicas, Gabriel. Você motiva! Parabéns

  61. Eliciana Silva

    21/04/2020 17:46em17:46

    Excelentes dicas! Gostei demais! É sempre bom receber dicas através do Gran Cursos Online, principalmente quando se trata de uma pessoa empreendedora como você. Parabéns Gabriel!Sempre acompanho o seu canal.

  62. Ana Catarina

    21/04/2020 17:55em17:55

    Excelente leitura! 👏🏼👏🏼👏🏼

  63. Bruno Lisboa

    21/04/2020 21:14em21:14

    Todas são dicas excelentes e motivadoras. Agora é focar e executar.

  64. Elivany

    21/04/2020 21:52em21:52

    Excelente!!!

  65. Letícia

    22/04/2020 02:37em02:37

    Dicas show!! Gostei muito, chega de procrastinar.

  66. Ana Lúcia de Oliveira Rosa

    22/04/2020 08:41em08:41

    Amamos seu texto, você é inspirador continue assim. Muito obrigada<3

    Ana Lúcia e Roseane.

  67. fagner augusto da silva augusto

    22/04/2020 20:45em20:45

    Estava precisando de uma dica pra controla a minha “PROCASTINAÇÃO”. irei a partir de ontem por como meta a ser vencida em minha.

  68. Geovane

    23/04/2020 13:12em13:12

    Realmente é isso mesmo!!! Fazer metas absurdas não dá em nada, só deixa mais longe nossos objetivos! Fracionar é o que devo fazer a partir de agora!! Obrigado e continue firme G G.

  69. Keila

    26/04/2020 10:52em10:52

    Quero muito agradecer pela ajuda dada por meio dessa matéria esse artigo revolucionou minha vida por completo.Pedir muito a Deus direcionamento para superar isso na minha vida e o artigo foi de muita valia.
    Obrigada 🙏

  70. Pedro

    26/04/2020 19:45em19:45

    A procrastinação é complexa pois varia de acordo com o contexto, tanto interno quanto externo. A pessoa quando está triste, deprimida, decepcionada, por exemplo, pode sentir mais dificuldade de ter foco nas atividades e, ao mesmo tempo, pode sentir mais motivada a perserverar nos objetivos. Creio que o melhor “remédio” para essas circustâncias que desviam do foco seja a divisão do tempo para cada atividade na forma equilibrada de acordo com os papeis da vida, com recompensas.

    Desempenho com o bloco de tempo de 120 minutos para cada atividade utilizando a técnica de pomodoro e o ciclo ultradiano assim:

    9h às 11h – atividade 1

    9h – 9h10 – iniciação da atividade 1 (10′)
    9h10 – 9h40 – atividade 1a (30′)
    9h40 – 9h45 – pausa 1a (5′)
    9h45 – 10h15 – atividade 1b (30′)
    10h15 – 10h20 – pausa 1b (5′)
    10h20 – 10h50 – atividade 1c (30′)
    10h50 – 11h – encerramento da atividade 1 (10′) e pausa longa (guardar material de estudos por exemplo)

    11h – 13h – atividade 2

    11h – 11h10 – pausa longa e iniciação da atividade 2 … (10′) (preparar material de estudos)
    11h10 – 11h40 – atividade 2 (30′) …

    continua na sequência: 10′ + (30′ + 5′ + 30′ + 5′ + 30′) + 10′.

    Entre as duas atividades, você tem pausa longa de 20′, tempo suficiente para recuperar energia.

    • Natalya Alcântara

      27/04/2020 14:33em14:33

      O mais legal do Grand é a forma como eles se preocupam com o nosso emocional. Muitas vezes acho que o Gabriel está com uma câmera dentro da minha cabeça, pois sempreeee sabe o que estou penando. Essa vida de concurseira é bem cansativa, mas o resultado é bem mais gratificante. Depois d descansar e orar, retomo as minhas forças e volto a estudar.
      Gran, muito obrigada.

  71. Hilza Almeida Veras

    27/04/2020 13:09em13:09

    Olá!
    Tudo que você mencionou aqui, são verdades do dia a dia muito relevante o alerta e choque de realidade você tem razão é tudo isso que está explicito na vida do ser humano…

  72. Daniel Quirino

    28/04/2020 05:52em05:52

    Uma análise coerente dos fatos. Até hoje, o melhor artigo que li sobre o tema.

  73. moises pontes alves

    28/04/2020 16:25em16:25

    Muito bem construído e positivo nos aspectos corretos ,principalmente na escala de crescimento não ser afobada e antes do tempo ,fazendo o aprendizado gradativo e orgânico em cada detalhe que e necessário ter observação . Parabens.

  74. Carmella

    28/04/2020 20:24em20:24

    ótimo artigo. Ogrigada por sempre ser um amigo.

  75. vanessa souza

    28/04/2020 21:01em21:01

    Muito bom!!!me ajudou bastante,estava precisando mesmo dessas dicas.

  76. Geovani

    14/05/2020 22:18em22:18

    Realmente é o que acontece comigo. Ótimo artigo. Simples e prático. As vezes focamos no complicado,mas a vida é simples, se fizermos o simples, venceremos a procrastinação.

  77. Liliane Cavalcante Bezerra

    19/05/2020 09:49em09:49

    Não li nada mais que verdades!!!! Artigo muito útil para minha vida.

  78. Mari

    25/05/2020 02:34em02:34

    Texto maravilhoso, gratidão Gabriel e toda equipe Gran, vcs são tops! Vamos juntos até a vitória, que o criador abençoes com infinitas bençãos todos vcs.

  79. Thainá

    25/05/2020 16:41em16:41

    Sempre que começo a “sofrer” desse mal hábito, corro no seu blog.. e sempre encontro forças em cada texto que leio, consigo aplicar cada dica na minha vida. Já li esse texto sobre procrastinação várias vezes e tem me ajudado mto. Só tenho que agradecer. Continue assim Gabriel Granjeiro, o mundo precisa de mais pessoas como você.

  80. Rita Moraes e Mello Laurentino

    26/05/2020 12:06em12:06

    Gabriel, antes de tudo gostaria de te agradecer por existir! Você é tão jovem para ter essas percepções! O primeiro dos artigos que li, hoje, foi o que o mal existe e quão formidável transformá-lo em luz, devolvendo a paz interior para continuarmos vivendo plenamente…na mansidão da vida.. com foco, sabedoria e usufruindo as pequenezas aparentemente sem importância. Parabéns! Que você continue espalhando gotas de luz a todos nós. Gratidão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo