Como vencer a PROCRASTINAÇÃO

Gabriel Granjeiro


20 de Abril de 2020 5 min. de leitura

“Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.” – Benjamin Franklin

Quase todo dia recebo mensagens do tipo: “Gabriel, preciso de dicas para parar de procrastinar”. Sem exagero, praticamente TODO dia, mesmo! Então decidi ajudar quem busca vencer esse mal, mas quero antes deixar bem claro que não há como eliminar por completo a procrastinação. Podemos gerenciá-la, controlá-la, mas ela é inerente ao ser humano. Em algum momento, todos negligenciamos algo, portanto devemos nos considerar vencedores quando a subjugamos em algum grau e conseguimos ser mais fortes que ela, nem que por apenas algum tempo. E acredite: é possível ser mais forte que esse destruidor de sonhos.

Procrastinar não é necessariamente ficar à toa, sem fazer nada. Tem a ver, também, com colocar tarefas supérfluas – ou até relevantes, porém menos importantes – à frente do que deveria ser encarado como prioridade. Trata-se, por exemplo, de ficar com os olhos presos à tela do computador ou da televisão, acompanhando as más notícias sobre o novo coronavírus, ainda que haja um plano de estudos a ser vencido ou uma meta a ser batida no dia. É você deixar em suspenso um grande projeto que demande pequenos mas firmes e constantes passos de cada vez, sabendo que isso está atrasando sua vida.

Precisamos ser eternos vigilantes de nós mesmos, amigo leitor. Não tenha dúvida: chegará o momento quando você finalmente compreenderá que o único responsável por sua vida é você mesmo. Nessa hora, entenderá que, se não cuidar de tudo que planeja para si, quem quer que o faça pode não fazê-lo da forma mais profícua. Ciente disso, esteja atento. Quando a vida decidir que você está pronto, seu casulo começará a se abrir, e você não poderá mais ficar lá dentro. Terá de sair e seguir jornada. Mas fique tranquilo: no momento em que alçar asas e voar, verá que é mais fácil do que parece. Finalmente, perceberá que tinha dentro de si tudo de que precisava para enfrentar essa nova fase. Então enxugue as lágrimas, prenda a preguiça no armário e lute contra a procrastinação com as armas que tiver.

Vá lá e faça! Pare de enrolar! Como? Com pequenas atitudes. Quer ver algumas?

  1. Conscientize-se de que o hábito de procrastinar não será eliminado de vez.

Como mencionei no começo desta nossa conversa, é impossível abolir a procrastinação. Há estudos científicos nesse sentido. Um deles, divulgado em 2014 pela Universidade de Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, revelou algo surpreendente: o hábito de procrastinar tem um componente genético. É que o homem, na escalada evolutiva, teve de desenvolver alguns instintos para sobreviver ao mundo hostil que o abrigava nos primórdios da humanidade. Entre esses instintos, está o de reagir rapidamente às mudanças e aos fatos. Sobretudo na pré-história, alternar atividades rapidamente era essencial para não morrer. Percebe como a falta de foco se converteu em uma vantagem que garantiu a sobrevivência de toda uma espécie? Ao homem moderno, resta lidar com isso da melhor forma possível.

Mas note que há uma diferença entre procrastinação e preguiça. De um lado, postergamos, ainda que de forma inconsciente, a consecução de uma dada tarefa, como explica o psicólogo Piers Steel, autor de A Equação de Deixar para Depois; de outro, há mera e deliberada falta de vontade de agir.

A boa notícia é que, como responsáveis por nossa vida, somos capazes de espantar a preguiça e gerenciar a procrastinação, reduzindo-a até chegar próximo de zero, com persistência, disciplina e pequenos avanços, tímidas vitórias, dia após dia.

  1. Divida as tarefas.

Se você tem algo de vulto para fazer, divida em pequenas tarefas. Em vez de se comprometer a assistir a 8 videoaulas ou ler 200 páginas num dia, baixe a meta para 2 aulas ou 50 páginas. Vá, assim, fazendo tudo aos poucos. A tarefa fatiada se torna menos assustadora, e o cérebro vai percebê-la como mais factível. Sem contar que, à medida que você conclui tarefas menores, vai se animando a realizar as maiores. Isso é ESSENCIAL quando se fala em grandes projetos.

  1. Use a técnica dos cinco segundos.

Flagrou-se assistindo à tevê ou lendo algo apenas para fugir da obrigação de estudar? Pare um pouco, respire e faça uma contagem regressiva: 5, 4, 3… Chegando ao 1, levante-se, sem pensar duas vezes, e retome a rotina. Faça o que tem de fazer. A palavra-chave é interrupção: interrompa o ciclo de procrastinação. No início será difícil? Sem dúvida! Mas valerá a pena depois? Com certeza!

  1. Foque nos benefícios da execução do seu projeto.

Não se motive apenas pela estabilidade do cargo público ou pelos vencimentos do cargo para o qual você está se preparando. Você deve ser movido por valores mais caros que esses. Pense em tudo que poderá fazer pela sociedade na qualidade de agente público, imagine quão orgulhosos ficarão seus familiares e amigos quando você se tornar uma autoridade, antecipe a satisfação que será contar a sua mãe que você teve o nome publicado no Diário Oficial da União e, em breve, tomará posse como juiz(a), delegado(a), analista judiciário(a), consultor(a) legislativo(a)… Visualize a cena várias vezes. Para ser ainda mais pragmático, cole em algum lugar bem visível uma lista com cinco ou mais coisas grandiosas que acontecerão simplesmente por você estar vencendo a procrastinação todos os dias.

  1. Reflita sobre a dor que virá caso você não cumpra o que se propôs a fazer.

Na dica anterior, falamos dos benefícios que devem ser evocados para você sair da inércia. Agora, vá para o outro extremo e pense nas dificuldades resultantes justamente dessa inação. Projete no tempo as contas a pagar, as dívidas a aumentar, os sonhos a se perderem pelo caminho… Os problemas não vão sumir sozinhos, meu amigo, minha amiga. Reflita sobre o que de ruim pode acontecer consigo e, talvez, sua família, se você ceder à procrastinação hoje.

  1. Firme um compromisso com alguém de sua confiança.

Assine com uma pessoa do seu ciclo de admiração e respeito o compromisso de toda semana entregar a ela uma lista com as tarefas que você tiver concluído a contento. Pode parecer bobagem, mas esse simples ajuste forçará você a não enrolar, a não relaxar. Mas lembre-se: palavra dada é palavra cumprida! Serve para os estudos ou qualquer outro projeto. Experimente. Você sentirá orgulho de honrar o avençado e, de quebra, estar se aproximando do seu objetivo.

  1. Comemore as pequenas vitórias.

Toda vitória, por menor que seja, é sinal de que você está mais perto de realizar seu sonho. Pequenos avanços não são coisa pouca, e passos precisos lhe darão mais gás para seguir adiante. Não poupe elogios e recompensas a si próprio a cada fase superada.

  1. Não seja perfeccionista.

Sabe quando alguém diz que ainda não começou algo por ser muito perfeccionista? Balela! Ora, caro leitor, só é possível aperfeiçoar algo que já exista, que esteja sendo implementado. Quanto mais fazemos, mais aprendemos, mais nos desenvolvemos, e mais competitivos nos tornamos. Simples assim. Fazer algo bom é melhor do que pensar em fazer algo ótimo ou excelente e nunca nem mesmo começar.

  1. Seja realista.

Conte uma coisa para mim: já aconteceu de você decidir que, no dia seguinte, acordaria às 5h, faria seus exercícios matinais, dedicaria as próximas duas ou três horas aos estudos, ficaria um pouco com os filhos, trabalharia das 9h às 18h, depois estudaria mais três horas à noite e ainda faria o jantar, lavaria e passaria a roupa e resolveria mais umas dez coisas da casa antes de dormir… mas acabou falhando – miseravelmente – na hora de executar o plano?

Imagino que sim. Acontece com todo mundo que programe o impossível. Não trace um objetivo que você não tenha, ainda, condições, tempo, conteúdo ou recursos para atingir. Fazer planos muito fora da realidade é o primeiro passo para você desistir antes mesmo de começar. É assim que a procrastinação se instala.

Concentre-se naquilo que você consegue se ver fazendo e progrida aos poucos. Quando perder o controle do carro e ele começar a rodar, mantenha firme a atenção na pista. Se você mirar um muro ou um poste, a tendência é conduzir o veículo naquela direção; se focar a pista, permanecerá nela.

  1. Perdoe a si mesmo quando os dias não sucederem exatamente como você queria.

Não sofra tanto. Às vezes, o que acontece parece castigo, mas você já pensou que os problemas podem ser, na verdade, livramentos? Quem sabe não se trata da vida ensinando algo que você precisa aprender?

A última lição é, na verdade, um lembrete: o primeiro passo para o fracasso é o “depois eu faço”.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou dessas dicas. Foram úteis? Não foram? Ajudaram? Não ajudaram? Seu feedback é muito importante para mim.

Conte sempre comigo. Vamos gerenciar essa tal procrastinação!

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Gabriel Granjeiro

Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online

123

Comentários (123)

Avatar Gizely Cristine Modesto Guimarães 13 de Abril

Obrigada Gabriel! Esse texto foi muito importante. Estabelecerei metas alcançáveis até atingir meu objetivo.

 Responder

Gran Cursos Online - Naira Gran Cursos Online - Naira 14 de Abril

🤗💙

 Responder

Avatar Fernando Nunes Tavares 14 de Abril

Obrigado por essas dicas tão essenciais nessa escala da aprovação.

 Responder

Gran Cursos Online - Naira Gran Cursos Online - Naira 14 de Abril

💙❤️

 Responder

Avatar LUCAS PEREIRA 2 de Maio

Gratidão por essas dicas, realmente são muito importantes para quem se encontra desmotivado na corrida para a aprovação.

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 3 de Maio

😊🙌

 Responder

Avatar Juliana Urbano 2 de Maio

Ótimas dicas, Parabéns!

Ultimamente as coisas não estão saindo como planejado e isso está se tornado muito frustrante, mas o sentimento e a força de vontade de querer mudar e maior.
Obrigada!

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 3 de Maio

😊🙏

 Responder

Avatar Adler 14 de Julho

Amigo, sensacional! Muito bom as dicas, vim aqui depois de ter visto um dos vídeos do Fernando (reis dos MMs rs) mencionando este artigo na sua fala sobre o assunto. Muito obrigado pelas dicas!

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 15 de Julho

💙❤️

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *