Conhecimentos básicos para concursos: como estudar?

Conhecimentos básicos são conteúdos que caem na maioria das provas de concursos públicos. Saiba quais são e como iniciar os seus estudos em cada disciplina essencial!

Avatar


30/06/2022 | 20:00 Atualizado há 40 dias

Se você iniciou seus estudos para concursos públicos agora e não sabe por quais matérias começar, os conhecimentos básicos podem ser uma boa opção para dar um gás inicial à sua trajetória de aprovação! Isso porque esses conteúdos costumam estar presentes na maioria das seleções e poderão ajudar você mesmo se ainda não tiver escolhido um edital ou carreira específica.

Ao longo do conteúdo apresentaremos  quais são esses conhecimentos básicos para concursos, o que é a base de conteúdos e como estudar cada disciplina essencial para a sua aprovação!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada parte do conteúdo mais facilmente:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Conhecimentos básicos para concursos: o que são?

Como o próprio nome sugere, conhecimentos básicos são a base para o exercício da maioria das funções públicas. Dominar os principais conceitos de informática, por exemplo, permitirá ao futuro servidor a capacidade de lidar bem com computadores e as operações que deverão ser feitas neles ao longo do exercício no seu cargo.

A maioria dos editais para concursos públicos costuma dividir os conteúdos previstos entre conhecimentos básicos e específicos. Em alguns casos (geralmente em concursos de nível superior), também podem aparecer conhecimentos descritos como complementares.

Seguindo a mesma lógica dos conhecimentos básicos, os conhecimentos específicos são aqueles diretamente relacionados ao exercício da função. Por fim, os complementares incluem um grau ainda maior de especificidade e costumam aparecer quando o cargo tem uma área de atuação bem definida. É o caso de um Perito Criminal com especialização em balística, por exemplo.

Veja abaixo, por exemplo, como foi a divisão de disciplinas no último edital do Concurso INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social:

Bloco Disciplinas Número de questões Número total de questões
Conhecimentos básicos Língua Portuguesa 15 50
Ética no Serviço Público 6
Regime Jurídico Único 6
Noções de Direito Constitucional 7
Noções de Direito Administrativo 5
Raciocínio Lógico 6
Noções de Informática 5
Conhecimentos específicos Seguridade Social 70 70

 Saiba TUDO sobre o Concurso INSS! 

Volte ao topo

Conhecimentos básicos para concursos: por que são importantes?

Como observado no exemplo de conteúdos do Concurso INSS, é comum que os conhecimentos básicos apresentem um número ou peso menor de itens do que os conhecimentos específicos, o que leva muitos concurseiros a se concentrarem apenas nesse segundo grupo. Isso, porém, pode acabar sendo um grande erro!

Afinal, como as matérias básicas são dominadas pela maioria dos concorrentes é de se esperar que o índice de erros ou itens em branco nesses blocos seja muito baixo. Assim, a nota de corte sobe. Então, uma boa tática para que você possa se classificar com uma boa pontuação, é garantir uma boa pontuação nos conhecimentos básicos e construir seu diferencial em conhecimentos específicos e complementares. 

Também não é tão incomum que editais de concursos públicos estabeleçam uma pontuação mínima para o bloco de conhecimentos básicos. Com isso, se você pontuar abaixo do valor estabelecido, não poderá ser classificado.

Por fim, a matéria de Língua Portuguesa costuma ser um grande destaque entre os conhecimentos básicos para concursos públicos, podendo até ser utilizada como critério de desempate em algumas seleções.

Volte ao topo

Conhecimentos básicos para concursos: como encaixar na sua preparação?

Um ponto muito importante na hora de iniciar os estudos para conhecimentos básicos é compreender em qual momento de preparação você está. Apesar de ser uma área muito importante que merece atenção, ela nem sempre deverá ser a sua prioridade. Isso depende de qual é o seu momento para concurseiro. Veja os principais:

  • Você ainda não sabe para qual edital ou carreira estudar: é o momento mais recomendado para investir nos conhecimentos básicos para concursos. Lembre-se, contudo, que existem limites para o quão efetivo o estudo genérico pode ser. Por isso, defina um objetivo o mais rápido possível.
  • Você já definiu a carreira para a qual quer estudar e não tem edital previsto: nesse caso, também é uma boa investir nos conhecimentos básicos, desde que você acrescente também os conhecimentos básicos específicos da carreira. Assim, você tem certeza de que sua base está sendo bem construída para os seus princípios.
  • Você já definiu o edital e ele não está previsto: também outro momento bom para investir em conhecimentos básicos, lembrando-se de incluir as particularidade do edital.
  • Você está estudando para um concurso com edital previsto: o começo dos seus estudos, nesse caso, deve ser metade-metade, trazendo um pouco de conhecimentos básicos e específicos.
  • Você está estudando para um concurso com edital publicado: é hora de se concentrar essencialmente nas matérias mais cobradas e de maior peso. Por isso, os conhecimentos básicos terão uma participação menor. No entanto, não vale deixá-los completamente de lado!

O segredo para incluir os conhecimentos básicos na sua rotina de maneira equilibrada é poder contar com um bom planejamento de estudos. Se você ainda não sabe como fazer o seu, descubra aqui! 

Volte ao topo

 

Conhecimentos básicos para concursos: quais são e como estudá-los?

Apesar de cada edital ter suas particularidades, uma análise geral revelou que os conhecimentos básicos presentes na grande maioria dos concursos públicos, são:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas disciplinas, os assuntos mais cobrados e como iniciar os seus estudos!

Conhecimentos básicos para concursos: como estudar Língua Portuguesa para concursos públicos?

Como mencionamos anteriormente, a Língua Portuguesa merece destaque entre os conhecimentos básicos para concursos. Afinal de contas, ela quase sempre é a disciplina com maior número de itens dentro do bloco. Além disso, ela também pode ser utilizada como critério de desempate e, em alguns casos, até mesmo tem um bloco próprio!

Como estudar quando você está começando do zero

De acordo com o professor de Língua Portuguesa Elias Santana, aqui do Gran, a melhor maneira de começar a estudar a disciplina do zero é por meio das noções de morfologia. Isso quer dizer compreender o processo de formação das palavras e saber identificar se são substantivos, adjetivos, advérbios, artigos, pronomes, verbos e outros elementos que compõe os períodos.

Depois disso, o caminho natural é ir para a sintaxe, estudando períodos simples e compostos. Apenas depois de construir essa base de Gramática para concursos públicos, o aluno estará preparado para enfrentar os assuntos mais “polêmicos”, que são: pontuação, crase, colocação pronominal e outros!

Como estudar quando você já tem uma noção sobre o conteúdo

A matéria de Língua Portuguesa e Gramática nos acompanha essencialmente desde o nível fundamental até o médio. Com isso, pode ser que você tenha uma boa base desses conhecimentos e não precise iniciar os estudos do zero.

Se esse for o seu caso, uma boa recomendação é apostar na resolução de questões de concurso para encontrar suas principais dificuldades no conteúdo e se concentrar nos assuntos mais cobrados em provas.

Quais são os assuntos mais cobrados?

  • Interpretação de Texto
  • Pontuação
  • Concordância
  • Regência verbal
  • Crase
  • Pronomes oblíquos
  • Colocação pronominal

Leia mais sobre o estudo de Português para concursos públicos! 

Conhecimentos básicos para concursos: como estudar Informática para concursos públicos?

A matéria de informática foi se tornando cada vez mais importante dentro do setor público, especialmente considerando o movimento de digitalização que se observa na maioria das funções atualmente. Assim, é preciso que o futuro servidor saiba como compreender e realizar operações básicas em softwares de escritório, internet e outras aplicações.

Como estudar quando você está começando do zero?

Se você não tem familiaridade alguma com o uso do computador, inicie seus estudos pelos conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos e internet e intranet. Na prática, isso quer dizer explorar as principais funções dos principais sistemas operacionais (Windows e Linux), dos programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome) e também dos softwares de escritório (pacote office, por exemplo).

A maioria das questões de concurso público de informática apresentam problemas práticos ou situações cotidianas que os alunos devem resolver, apontando o melhor caminho de acordo com cada aplicação ou software. Por isso, esse primeiro momento de estudo deve ser dedicado a explorar as barras de opções e o que eles fazem. De preferência, de maneira prática!

Para ajudar você a iniciar os estudos para Informática do zero, também temos uma série exclusiva de videoaulas gratuitas!

Confira as aulas de informática para iniciantes

Como estudar quando você já tem uma noção sobre o conteúdo?

Para quem já tem uma noção do conteúdo e domina as operações básicas, um bom caminho é buscar pelo aprofundamento nos conhecimentos de Segurança de Informação, muito cobrados atualmente. Alguns exemplos, são:

  • Procedimentos de segurança;
  • Noções de vírus, worms e pragas virtuais;
  • Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware, etc.);
  • Procedimentos de backup;
  • Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Um lembrete importante, contudo, é não assumir que você domina todas as funções das aplicações mais utilizadas sem resolver questões de concurso antes. Afinal, pode ser que você esbarre em uma dúvida ou funcionalidade que nem sabia que existia. Por isso, mesmo que você domine muito o uso de computadores de maneira casual, sempre exercite e teste os seus conhecimentos com exercícios.

Quais são os conteúdos mais cobrados?

  • Sistemas Operacionais (Linux e Windows, essencialmente);
  • Planilhas Eletrônicas (como aquelas realizadas no Excel);
  • Editores de Texto (com destaque para o Word);
  • Internet e Navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome) ;
  • Segurança da Informação.

Conhecimentos básicos para concursos: como estudar Raciocínio Lógico para concursos públicos?

Outro destaque em conhecimentos básicos para concursos está na matéria de Raciocínio Lógico. O grande desafio dessa matéria é que muitos concurseiros têm dificuldade e receio de estudar, especialmente por julgarem ser muito difícil. No entanto, a prática e a resolução de exercícios são capazes de simplificar bastante essa matéria!

Como estudar quando você está começando do zero?

O primeiro passo para dominar o Raciocínio Lógico para concursos é não ter medo dele. Se a resolução de questões foi importante para o estudo dos outros conhecimentos básicos para concursos, em raciocínio lógico ela é essencial. Afinal, só é possível dominar realmente essa disciplina com a prática.

Para entender outros conceitos mais elaborados, é preciso se centrar primeiro na noções de lógica e lógica das situações. Assim, é um bom ponto para iniciar sua preparação!

Domine os conteúdos básicos de raciocínio lógico para concursos! 

Como estudar quando você já tem uma noção sobre o conteúdo?

O melhor caminho, tanto para concurseiros iniciantes quanto mais avançados em Raciocínio Lógico, é a prática. Caso você já tenha um bom entendimento de noções de lógica e lógica das situações, poderá se concentrar em conceitos mais complexos e mais cobrados!

Quais são os assuntos mais cobrados?

  • Sequências
  • Verdades e mentiras
  • Associação lógica
  • Orientação espacial e temporal

Conhecimentos básicos para concursos: como estudar atualidades para concursos públicos?

As atualidades dizem respeitos aos acontecimentos mais importantes ocorridos no Brasil e no mundo. Essa disciplina costuma cair em peso como o tema de redações, mas também pode contextualizar itens de outras matérias. Os editais podem explicitar um período de tempo específico ou não para a ocorrência dos temas.

O estudo de atualidades para concursos costuma ser geral tanto para quem está começando agora quanto para quem é mais experiente. A principal dica para enfrentar essa importante matéria de conhecimentos básicos é não basear os seus estudos em jornais ou revistas gerais de notícias, sejam elas escritas ou em vídeo.

Afinal, é muito comum se perder no meio de tantos temas, sem conseguir encontrar quais são os pontos mais importantes que podem ser abordados na sua prova. Por isso, a principal recomendação para dominar essa matéria é consumir materiais de atualidades voltados para o mundo dos concursos públicos.

Quais são os assuntos mais cobrados?

São os eventos mais relevantes dos últimos tempos no cenário político, econômico, social e cultural brasileiro e mundial. Isso quer dizer grandes eventos, como a guerra de Ucrânia x Rússia e os efeitos da pandemia de Covid-19, por exemplo.

Quando falamos de eventos menores, no entanto, pode ser difícil fazer a classificação do que é mais importante para concursos públicos. Pensando nisso, o Gran Cursos Online lançou a série “Gabaritando Atualidades” com a Rebecca Guimarães. Por meio dela, você fica por dentro dos principais acontecimentos que podem cair na sua prova!

Domine atualidades para concursos públicos! 

Conhecimentos básicos para concursos: como estudar matemática básica para concursos públicos?

Outra matéria de conhecimentos básicos muito temida pelos concurseiros é a matemática. A boa notícia é que a grande maioria das questões para concursos públicos nessa área se concentra em conceitos básicos, mais fáceis de dominar. Dicas importantes para dominar essa matéria é evitar o uso da calculadora sempre que possível e resolver muitas questões de concurso!

Como estudar quando você está começando do zero?

Comece pelos conceitos introdutórios. Assim, fica mais fácil compreender outras operações mais complexas. São eles:

  • Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, expressões numéricas;
  • Números primos;
  • Fatoração;
  • MDC (Máximo Divisor Comum) e MMC (Mínimo Múltiplo Comum);
  • Frações;
  • Números decimais;
  • Sistema métrico decimal.

Como estudar quando você já tem uma noção sobre o conteúdo?

Se você já tem uma boa compreensão sobre matemática, resolva exercícios para compreender quais são os seus principais pontos de dúvida. Além disso, concentre-se na memorização e compreensão das principais fórmulas. Por fim, também é importante dar uma atenção especial aos temas mais cobrados!

Quais são os assuntos mais cobrados?

  • Área de figuras planas;
  • Divisão proporcional;
  • Equação de 1º e 2º grau;
  • Fatoração algébrica;
  • Porcentagem;
  • Produtos notáveis;
  • Razão e proporção;
  • Regra de 3 simples e composta;
  • Sistema métrico;
  • Análise combinatória;
  • Juros simples e compostos;
  • Funções;
  • Probabilidade;
  • Progressão aritmética e geométrica;
  • Matrizes e determinantes;
  • Raciocínio lógico.

Saiba mais detalhes sobre como estudar matemática para concursos públicos!

Conhecimentos básicos para concursos: noções de Direito Constitucional e Administrativo

Enquanto o Direito Administrativo é o responsável por regular as relações jurídicas na Administração Pública, o Direito Constitucional é a base de toda a Legislação que constitui o Estado. Por isso são tão importantes para o futuro servidor.

A maior cobrança dessas duas disciplinas de conhecimentos básicos acontecem primariamente por meio da letra da lei. Ou seja: itens mais “decorebas”, onde o candidato precisa memorizar o que está expresso nos principais artigos e julgar itens.

Como estudar quando você está começando do zero?

Comece pela teoria por trás de cada modalidade do Direito, buscando compreender quais são seus principais pontos, conceitos doutrinários e princípios. Depois disso, busque materiais específicos e invista muito na leitura da lei seca. Isto é, o texto como foi publicado no site do Planalto!

Como estudar quando você já tem uma noção sobre o conteúdo?

Além de continuar investindo na leitura de lei seca, é importante também trazer a resolução cada vez maior de questões de concurso sobre o assunto. Apostar em ferramentas de memorização como flashcards, resumos e esquemas também é uma boa ideia. A partir desse ponto, também é interessante dar mais ênfase aos artigos mais cobrados em cada modalidade do Direito.

Quais são os assuntos mais cobrados?

Direito Administrativo Direito Constitucional
Princípios Expressos
Poderes da Administração Pública
Administração Direta e Indireta
Lei de Improbidade Administrativa
Remédios constitucionais
Administração Pública (artigos 37 a 41)
Organização Politicoadministrativa (artigos 18 a 36)
Poder Legislativo (artigos 44 a 75)
Teoria da Constituição
Poder Judiciário (artigos 92 a 126)
Controle de constitucionalidade
Funções Essenciais à Justiça (artigos 127 a 135)
Ordem Social (artigos 193 a 232)
Direitos e Garantias Fundamentais II (artigos 6° a 17)

Volte ao topo

Conhecimentos básicos para concursos: estude com o Gran Cursos Online!

Na plataforma do Gran Cursos Online, você pode encontrar uma série recursos voltados para o aperfeiçoamento em conhecimentos básicos para concursos públicos. Veja a lista de cursos gratuitos por matéria:

Além disso, você também pode complementar a sua preparação com as ferramentas e recursos abaixo:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobre os conhecimentos básicos para concursos, quando e como iniciar os seus estudos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0


Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.