Dez dicas para manter a concentração nos estudos

Avatar


06 de novembro4 min. de leitura

As cinco essenciais habilidades para o sucesso são: concentração, discernimento, organização, inovação e comunicação.” Michael Faraday

Dias atrás, tive a ideia de produzir um texto colaborativo com dicas para manter a concentração nos estudos. Lancei, então, um convite em minhas redes sociais, para que os meus seguidores e amigos me dissessem o que costumam fazer para driblar as tentações que provocam distrações e os levam a se desviar de suas metas e objetivos. Fiquei muito feliz ao receber dezenas de respostas muitíssimo inteligentes, as quais, como prometi nos meus posts, compilei em nosso artigo desta semana.

Seguem, então, as melhores sugestões que colhi sobre como se concentrar e aumentar a produtividade nos estudos para concurso. Tenho certeza de que elas ajudarão cada concurseiro que me lê a não desistir, a não abandonar o seu lugar na fila, que foi conquistado à custa de tanto esforço. Vamos a elas?

  1. Aumente progressivamente as horas de estudo. Acrescentando, dia após dia, mais páginas à sua meta de leitura, você condiciona a mente para o estudo. No primeiro dia, por exemplo, leia cinquenta páginas; no segundo dia, sessenta; e assim por diante. Obviamente, o tempo que você vai poder dedicar ao estudo dependerá da sua disponibilidade de horário e do plano que você traçou para vencer todo o conteúdo do edital. Quando se cansar das leituras, passe a responder questões do tipo certo ou errado, como se fosse uma brincadeira mais séria do gênero Passatempo, ou revise as matérias com as quais você já tem mais familiaridade. Lembre que a evolução nos estudos é comparável ao treino de musculação: você não vai começar de imediato executando os exercícios mais complexos. É necessário ir habituando o corpo à nova rotina e progredir aos poucos. Essa sugestão partiu da colaboração da seguidora @_estudaqueavidamuda_.
  2. Falando em atividade física, a segunda dica é praticá-la pelo menos três vezes por semana. Como já comprovou a ciência, exercícios físicos diminuem o estresse, aumentam a capacidade cognitiva e proporcionam mais tranquilidade, concentração e autoconfiança. Registre aí que o estresse desencadeia falta de concentração, ao passo que a atividade física, como se sabe, relaxa e diminui a tensão. Sugestão das seguidoras @delzimarprates e Lucélia Ribeiro.
  3. Faça anotações nos livros, nas apostilas, nos PDFs e nos e-books. Grifar trechos importantes da matéria é uma boa técnica na preparação para concursos públicos. A prática de exercícios de meditação e de controle da respiração também ajuda a se concentrar. Quando você perceber que perdeu o foco, passe a ler o conteúdo em voz alta e a anotar tudo que julgar relevante ou com probabilidade de cair na prova. A sugestão é da seguidora @mariamoura2254.
  4. Procure dormir o suficiente; nem mais, nem menos. A necessidade de sono varia muito de pessoa para pessoa. Identifique qual é a sua e respeite o seu corpo. Se a ideia é reduzir as horas de descanso, tomar café ajuda muito. Frequentar uma academia, por outro lado, melhora substancialmente a qualidade do repouso. Além disso, escolha um lugar calmo e bem organizado para a rotina de estudos e evite as redes sociais, acessando-as apenas para acompanhar as novidades sobre os concursos ou se atualizar rapidamente sobre o que acontece com os amigos próximos e a família. Sugestão da seguidora @concurseira_tricolor.
  5. Lembre-se do motivo pelo qual você começou a estudar. Quando se sentir desanimado, com preguiça, cansado, desinteressado, desfocado, desconcentrado, uma boa técnica para renovar as energias é pensar na sua condição econômica e lembrar-se do quanto você precisa de um cargo público que ofereça bons vencimentos, estabilidade e inúmeros benefícios sociais. Quem dá a dica é a seguidora @biobrunasantos.
  6. Combata o cansaço físico de forma saudável. Tenha ao alcance da mão, por exemplo, uma garrafa de café e adicione à bebida uma porção de canela em pó. Levante-se de vez em quando, alongue-se, espreguiçando-se como se quisesse alcançar o céu, e faça alguns polichinelos. Essas são boas táticas para despertar, recuperar a disposição física e aliviar o cansaço. Mas lembre-se: tudo em excesso faz mal. Bebidas energéticas, como RedBull e Monster, são bombas-relógio para o corpo. Tente buscar alternativas saudáveis, como alimentos naturalmente termogênicos. Sugestão da seguidora @ana_ibc.
  7. Cuide das emoções. A importância da saúde mental parece um tanto óbvia, mas percebo que muitos alunos têm dificuldade em se concentrar simplesmente por estarem ansiosos demais, preocupados demais, estressados demais. Portanto, atenção para não descuidar nem da vida pessoal nem dos sentimentos! Se necessário, procure ajuda especializada. Como já mencionamos em conversa anterior (leia AQUI), a inteligência emocional faz toda a diferença em nosso rendimento. Essa sugestão partiu da seguidora @iravania_psi.
  8. Desligue o celular e o wi-fi. Firme um compromisso consigo mesmo: prometa que vai se concentrar exclusivamente no estudo por cerca de três, quatro, seis horas diárias, pausando por quinze minutos a cada X período de tempo, definido de acordo com o seu rendimento. Acredite: olhar o celular o tempo todo enquanto estuda é uma fórmula certa para o fracasso. Ninguém consegue absorver informações complexas fazendo isso. A recomendação veio dos seguidores Eduardo Alves, @matsumoto.lkh e @rosangela1980.
  9. Estabeleça metas e recompensas para si mesmo. Por exemplo, se você tem duzentas páginas para ler, a cada cinquenta delas que você vencer premie-se fazendo um intervalo de cerca de cinco minutos para acessar a internet. Assim, você se concentra no estudo por algum tempo e ainda reduz a ansiedade típica de quem quer se conectar com o mundo a todo instante. Dica das seguidoras @karinamoraesf e Chimene Oliveira.
  10. Por fim, uma colaboração minha: crie uma rigorosa rotina de estudos, como se a preparação para o concurso fosse o seu trabalho (veja aqui um artigo sobre esse tema). Estabeleça horários tanto para o início como para o encerramento diário dos estudos, sem esquecer, também, dos momentos de intervalo. Não espere ter vontade para estudar; o gosto pelos estudos geralmente surge depois de semanas ou meses de rotina.

Como você vê, nobre concurseiro, essas são dicas valiosas para quem anda desconcentrado, desmotivado, desfocado. Tenho absoluta convicção – até pela atividade empreendedora que abracei – de que a concentração é o segredo da força dos bons guerreiros e da determinação dos exitosos, dos vencedores, dos aprovados. Para tudo que se pretende fazer na vida, é preciso ter concentração, energia e foco, além, é claro, de boas oportunidades.

Estudar para concurso público é uma atividade extremamente solitária. Na maioria dos casos e em grande parte do tempo, o concurseiro fica sozinho com sua concentração e imaginação, suas videoaulas, seus PDFs, seus livros e suas apostilas. Isso é tudo o que ele tem. Eis por que é tão importante que ele desenvolva técnicas que o ajudem a permanecer firme e forte em seu projeto.

Se você, caro leitor, faz algo muito diferente do que listamos aqui para manter a sua concentração nos estudos e afastar-se das distrações, comente neste espaço. Colabore com os seus colegas de empreitada, ajudando-os a vencer essas fraquezas.

GRAN abraço e vamos em frente, devidamente concentrados!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


06 de novembro4 min. de leitura