Gabriel Granjeiro

Nunca é tarde para (re)começar!

(re)começar“Há homens que lutam um dia e são bons; há homens que lutam um ano e são melhores; há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.” – Bertolt Brecht, poeta alemão

O que me inspirou a escrever este artigo foram as diversas mensagens que recebi de alunos questionando se já não teriam passado da idade de estudar para concursos públicos. Este texto, portanto, é direcionado a você que tem mais de 30, 40 ou 50 anos de idade e acha que pode ser tarde para recomeçar a sua vida profissional. Mas nem por isso quem é mais jovem deve deixar de participar desta nossa conversa. Afinal, quem mal começou a vida e está ansioso para conquistar seu espaço pode e deve se valer dos exemplos de pessoas que iniciaram grandes projetos quando já haviam deixado a juventude biológica (acredito que a juventude de espírito pode ser eterna) para trás. É sobre pessoas com esse tipo de trajetória que falaremos hoje.

Sempre é tempo de mudar de atitude, de começar a fazer o bem, de aprender a dizer não, de dar a volta por cima, de desenvolver disciplina para estudar com afinco. (Re)começar é preciso, e pior do que errar é não arriscar, é ficar paralisado e deixar de tomar a iniciativa para fazer o que precisa ser feito.

Você sente que precisa mudar de carreira, ainda que esteja bem na sua? Quer enveredar pelos caminhos do concurso público em busca de mais tranquilidade financeira? Ou sua ideia é iniciar um empreendimento? É fazer outra faculdade? Talvez você esteja hesitando em mergulhar em um novo relacionamento? Ou, quem sabe, esteja pensando em desenvolver um projeto social? Pode ser, ainda, que esteja interessado simplesmente em melhorar a saúde e a qualidade de vida e, para isso, quer praticar uma atividade física? Não importa qual é o seu desejo de mudança, caro leitor, saiba que nunca é tarde demais para começar tudo de novo. Sempre é tempo de mudar de atitude, de começar a fazer o bem, de aprender a dizer não, de dar a volta por cima, de desenvolver disciplina para estudar com afinco. (Re)começar é preciso, e pior do que errar é não arriscar, é ficar paralisado e deixar de tomar a iniciativa para fazer o que precisa ser feito.

A vida é um constante recomeço. Nunca se dê por derrotado, pois você é imparável e deve seguir sempre adiante. As pedras que hoje atrapalham a sua caminhada, amanhã hão de  enfeitar a estrada. Às vezes, é preciso pegar uma velha história e reescrever para ela um fim florescente, próspero. Todavia, para que esse final feliz de fato aconteça, é preciso haver um novo início para a história. E, a cada recomeço, é preciso se engajar com disposição e paciência, sabendo quando e por que esperar. Há hora certa para tudo, mas não podemos nos esquecer de que o tempo da vida pode ser bem diferente do nosso. Acima de tudo, a necessidade de aguardar não pode nos impedir de comemorar cada pequena conquista. Precisamos muito desse fôlego. Ele nos renova e nos dá energia para continuar em frente.

A idade biológica em nada interfere na sua possibilidade de alcançar o que você deseja, a não ser que você mesmo desista.

Há algo em comum nas histórias bem-sucedidas de recomeço: em todas elas, há um momento em que o protagonista relata ter ficado surdo para as críticas e para tudo que não lhe servisse de incentivo. De fato, caro leitor, as tentativas de fazer você desistir de um concurso por causa da sua idade é um desses “conselhos” que você deve ignorar. A idade biológica em nada interfere na sua possibilidade de alcançar o que você deseja, a não ser que você mesmo desista. Digo isso como alguém que é jovem e já foi muitas vezes subestimado precisamente por isso, mas também como alguém que conhece a história de várias pessoas que alcançaram sucesso pessoal e profissional um pouco mais tarde do que a média. Quer ser vencedor? Tape os ouvidos para as pessoas de mentalidade de escassez e tenha cuidado ao selecionar as suas companhias, como já aconselhamos aqui.

Listarei a seguir alguns exemplos de pessoas que, acreditando que nunca é tarde para recomeçar, se tornaram autoras de feitos incríveis. No mundo empreendedor, posso começar por Atílio Fontana, que, aos 43 anos de idade, fundou o Grupo Sadia. Ray Croc, por sua vez, deu início ao McDonald’s com 52 anos. John Pemberton inventou a Coca-Cola com 55. Roberto Marinho fundou a rede Globo aos 60. Coronel Harland Sanders, fundador da rede mundial de fast-food KFC, tornou-se chef profissional aos 40 e conseguiu franquiar o seu negócio bem mais tarde, quando já estava com 62. Mas foi só aos 75 (!), quando vendeu a empresa, que ele virou o ícone que conhecemos hoje. Sua trajetória antes disso foi marcada por inúmeros fracassos e dificuldades que pareciam não ter fim: ele passou metade da vida exercendo ofícios aleatórios, tendo sido vendedor de seguros, operador de barcos e vendedor de pneus, por exemplo. Sua história é realmente incrível!

Até mesmo no mundo de tecnologia, conhecido por seus jovens prodígios, encontramos casos marcantes de pessoas que alcançaram o sucesso depois dos 30. É o caso de Jan Koum e Jimmy Wales, que só aos 35 anos de idade fundaram, respectivamente, o WhatsApp e a Wikipedia. Robert Noyce criou a hoje gigante Intel aos 41. Note que eles começaram com essa idade, mas demorou anos para os negócios se consolidarem depois disso. Paciência para recomeçar a vida após inúmeros fracassos anteriores foi o que fez toda a diferença para eles. E é o que fará toda a diferença para você.

Nos Estados Unidos, Anthony Brutto tornou-se o mais velho graduado na história da Universidade de West Virgínia quando se formou bacharel em Regência de Artes. Tinha 94 anos. Mais próximo de nós, há outros exemplos. Amélia Diniz, estudante e residente aqui no Distrito Federal, concluiu aos 86 anos o curso superior de Teologia. Sua filosofia de vida? “Quero aproveitar a vida da melhor maneira que eu puder.”  Esses e outros são exemplos extraordinários de pessoas que amam a vida e gostam de realizar e de pensar – e agir – fora da curva, bem além da zona de conforto.

Nosso ex-aluno Marcelo Mozzilli, hoje com 55 anos de idade, foi aprovado em 10 concursos depois dos 50. Antes de voltar aos estudos, ele passou mais de 30 anos apenas trabalhando. Na lista de concursos em que foi aprovado estão CRN/PR (1º lugar), EBSERH/PR (4º lugar), TRT/MG (10º lugar), TRT/RS (30º lugar), Copel/PR (5º lugar),TRE/AP (4º lugar), TRT/PR (22º lugar), TRE/MT (9º lugar), DPU (3º lugar) e MP/RJ (43º lugar). Quer ver o depoimento completo dele? Confira AQUI .

Como todo concurseiro sabe, existe uma idade mínima para tomar posse em um cargo público, 18 anos, mas não há, legalmente, idade máxima para prestar concurso. O que um edital pode prever são requisitos e qualificações para a posse em determinadas carreiras. Na maioria dos casos, com exceção dos militares, a idade-limite para a posse corresponde à idade para a aposentadoria compulsória no serviço público: 75 anos.

Portanto, se você que me lê ainda está começando a vida, inspire-se nos exemplos que citei para aumentar a sua resiliência, a sua paciência, a sua fé, a sua confiança no que está fazendo. Os maiores projetos são todos de longo prazo, o que faz de você um privilegiado por ter começado cedo. Sei que é fácil falar e difícil fazer, mas a vida é assim. Pense nisso.

Não se trata de começar do zero, mas de dar novo rumo a sua trajetória, que traz consigo algumas vantagens em relação à dos mais jovens, como sabedoria e autoconhecimento.

Agora, se estou me dirigindo a alguém que já passou da casa dos 30, 40, 50 ou 60 e se considera “velho demais”, peço que você reflita sobre os exemplos acima e conclua que é, sim, perfeitamente possível recomeçar. Não se trata de começar do zero, mas de dar novo rumo a sua trajetória, que traz consigo algumas vantagens em relação à dos mais jovens, como sabedoria e autoconhecimento. Se aquelas pessoas conseguiram, por que você não conseguiria? Não citei nenhum gênio, mas apenas indivíduos esforçados que aproveitaram a oportunidade no momento que ela surgiu. Em alguns casos, esse momento chegou um pouco mais cedo, em outros um pouco mais tarde, mas sempre no tempo perfeito da vida, que, como eu já disse, costuma ser diferente do nosso.

É sempre tempo de não desistir e de ter inteligência para perceber que podemos – e às vezes devemos – mudar a rota e começar de novo.

Vamos re(começar)?!

Se sim, registre nos comentários, conforme o seu contexto: “Nunca é tarde para começar!”, ou: “Nunca é tarde para recomeçar!”.

 “Prefiro as lágrimas por ter tentado à vergonha de não ter lutado”  – Autor desconhecido

 

Gabriel Granjeiro

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Cheguei Lá

90 Comentários

90 Comentários

  1. Ana Paula

    14/05/2018 15:43 em 15:43

    “Nunca é tarde para recomeçar!”

    • Deise

      14/05/2018 15:53 em 15:53

      “Nunca é tarde para recomeçar”!

    • Pedro

      15/05/2018 11:16 em 11:16

      O pior cego é aquele que não quer enxergar. Essas pessoas citadas são pessoas predestinadas. Para nós, pessoas comuns, existe sim uma idade para começar ou recomeçar. Acordem! Não se iludam com esses textos quiméricos! É um convite à frustração. Fiquem atentos e comecem na idade certa.

      • Gabriel Granjeiro

        15/05/2018 11:49 em 11:49

        Prezado Pedro,

        Foi justamente por isso que citei no artigo o caso do Marcelo Mozzilli, nosso ex-aluno, que foi aprovado em 10 concursos depois dos 50. Mais importante do que tudo é ter a determinação para alcançar os objetivos desejados.

        Sucesso em sua trajetória!

    • Daniel Tavares

      15/05/2018 22:55 em 22:55

      A motivação é vencer a desmotivação…

      • Cássia Santana

        20/05/2018 05:58 em 05:58

        Cássia Santana

        Exatamente isso Daniel, o nosso maior vilão somos nós mesmo!

        Nunca é tarde para começar.

    • Betânia Lopes

      16/05/2018 14:37 em 14:37

      Nunca é tarde para recomeçar…..sou técnico de enfermagem .. mas tô tentando outro rumo ….que Deus me permita sempre recomeçar…..

  2. SUELY DE LIMA

    14/05/2018 15:54 em 15:54

    Olá Gabriel!
    Realmente é um re(começo) nesta fase da vida 40,50,60 anos, mas nunca impossível.
    Obrigada.

  3. Natanael

    14/05/2018 15:56 em 15:56

    Nunca é tarte pra recomeçar!!

  4. Rodrigo da Cruz

    14/05/2018 15:56 em 15:56

    “Nunca é tarde para recomeçar!”.

  5. Vanilson do Nascimento Silva

    14/05/2018 16:00 em 16:00

    “Nunca é tarde para começar!
    “Nunca é tarde para recomeçar!”.

  6. ELEN GARDENIA SANTANA ALVES

    14/05/2018 16:01 em 16:01

    Adorei… Perfeita reflexão.. “Nunca é tarde para recomeçar”

  7. Vanda

    14/05/2018 16:02 em 16:02

    Obrigada pelas palavras de incentivos, sempre tenho essa ideia de nunca desistir. Eu sei que falta pouco para mim.
    Muito muito obrigada!

  8. Rafaella

    14/05/2018 16:07 em 16:07

    Nunca é tarde para começar!

  9. Eliane Fournier

    14/05/2018 16:10 em 16:10

    Nunca é tarde para recomeçar

  10. Aline Borges

    14/05/2018 16:10 em 16:10

    “Nunca é tarde para recomeçar!”

  11. Adenoura

    14/05/2018 16:16 em 16:16

    “Nunca é tarde para recomeçar!”

  12. Vanessa

    14/05/2018 16:19 em 16:19

    Nunca é tarde para recomeçar!”

  13. jessivan

    14/05/2018 16:23 em 16:23

    Nunca é tarde para começar!

  14. Maria

    14/05/2018 16:29 em 16:29

    “Nunca é tarde para recomeçar”

  15. Jacqueline

    14/05/2018 16:35 em 16:35

    Gabriel, muito muito obrigada!
    A força de hoje foi para mim!
    Aos 54 anos resolvi (re)começar. Na realidade, iniciei essa empreitada um pouco mais cedo, por volta dos 44, mas vários problemas surgiram e fui obrigada a ir adiando. Já cansei de ouvir que sou louca, que devo desistir, que isso é para gente nova, no entanto, acho completamente sem fundamento.
    Não desisto,tenho uma grande certeza dentro de mim e sei que vou conseguir!!!

  16. Gardenia Gadelha

    14/05/2018 16:41 em 16:41

    Nunca é tarde para recomeçar!”.

  17. Babi Estudando

    14/05/2018 16:46 em 16:46

    Com 43 anos e estou na luta do meu recomerço!

  18. Emiliany

    14/05/2018 16:48 em 16:48

    Agora, com 36 anos, eu estou melhor do que quando tinha 22-25 anos e tinha problemas de saúde. Estou com mais disposição e vontade de estudar para outros concursos até atingir meu objetivo, já que o cargo atual não é o que eu quero exercer até cumprir os requisitos para aposentar.

  19. Wanessa

    14/05/2018 16:49 em 16:49

    Nunca é tarde para recomeçar.

    Coincidência ou não, usei essa frase hoje, quando relatava a uma amiga o quão cansada e desestimulada estava nas últimas semanas. Vi a frase no insta de Carla Gabola e arrastei a aba para ler o texto.

    Passei a te seguir no insta há uma semana, mas ainda não havia parado para ler nada seu, até que, hoje, antes de tentar recomeçar, li a matéria. Caso eu não consigo vencer a meta do dia (a segunda-feira do retorno é tensa!!), o hj já terá valido muito a pena.

    Parabéns e obrigada!

  20. Gustavo

    14/05/2018 17:10 em 17:10

    “Nunca é tarde para recomecar”.
    Sou Biólogo , Bacharel em Ciências Contábeis e me achando velho com 31anos. Felizmente mudei minha rotina e entrei de cabeça nos livros , querendo me dedicar ao mundo dos concursos. Também me afastei de algumas pessoas Procastinadoras. Levo comigo a frase que aprendi aqui no Gran Cursos : ” Quem desiste nunca vence e só vence quem nunca desiste”. Sigamos.

  21. Elinalva

    14/05/2018 17:18 em 17:18

    Nunca é tarde para começar!

  22. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    14/05/2018 18:05 em 18:05

    Um texto maravilhoso. Cheio de sabedoria e verdades. Eu que tenho 25 anos de idade acredito muito que não existe idade para amar, estudar, ser feliz. Pessoas de qualquer idade podem recomeçar as suas vidas através dos estudos sim basta querer. Idade não é desculpa para nada. Quem tem 30, 40, 50… tem que se sentir orgulhoso de recomeçar porque não serão os cabelos brancos ou a idade que podem limitar a realização de um sonho.Um texto cheio de verdades e que leva a uma grande reflexão. Eu com meus 25 anos de idade passei no meu primeiro concurso na minha área e creio que idade não é impedimento para nada.E continuo estudando constantemente. Continuem estudando porque vale apena. Muito grata Gabriel por mais este artigo e que Deus te abençoe sempre!

  23. Liana

    14/05/2018 18:06 em 18:06

    “Nunca é tarde para recomeçar!”

  24. Ester França

    14/05/2018 18:15 em 18:15

    “Nunca é tarde para recomeçar!”.

  25. ANNA EVELINA

    14/05/2018 18:30 em 18:30

    Obrigada pelas palavras de ânimo,tenho um desejo profundo no coração de fazer concursos, mas sou constantemente desmotivada por questão da idade.

  26. Vanderson Nogueira

    14/05/2018 18:31 em 18:31

    Eu gostei do texto, apesar dos exemplos de americanos já conhecer faz tempo. Mas acho que seria melhor, principalmente no que tange aos concursos públicos, falar de pessoas que mesmo com idade avançada, estudaram, perseveraram e passaram.
    Vi recentemente um senhor nos seus 47 que entrou para a polícia civil e uma senhora de seus 52 para um TRT.

    Grande abraço!!

  27. Ricardo Bertuccelli

    14/05/2018 19:00 em 19:00

    Nunca é tarde para recomeçar. Trabalhei no Banco do Brasil durante 32 anos, onde me aposentei pela minha previdência complementar, e, agora, aos 54 anos de idade, estou estudando novamente para concursos

  28. Lucas Bertoldo Pereira

    14/05/2018 19:11 em 19:11

    Nunca é tarde para recomeçar!

    Obrigado pela palavras de incentivo.
    Ainda vou ser um aprovado no concurso da Policia.

  29. Andréia Martins

    14/05/2018 19:56 em 19:56

    Obrigada Gabriel pelas palavras de incentivo! Tenho 33 anos e sempre penso nessa questão da idade, mas de fato devemos ignorar essa questão, pois ter sonhos é um sinal de que ainda estamos vivos!

  30. Ernesto De Luca

    14/05/2018 20:52 em 20:52

    Gabriel, os seus artigos são sempre enriquecedores e estimulantes. Parabéns!

  31. Daniela

    14/05/2018 20:52 em 20:52

    Nunca é tarde para recomeçar! Esse texto caiu como uma luva pra mim. Aos 41 estou empenhada em mudar o rumo.Suas palavras foram uma injeção de ânimo. Obrigada!

  32. Marly

    14/05/2018 21:34 em 21:34

    Nunca é tarde pra recomeçar. Obrigada pelo estímulo!

    • Paulo Maciel de Brito

      21/09/2018 12:28 em 12:28

      Realmente nunca é tarde para começar ou recomeçar, obrigado pela dica.

  33. Suely de Fátima Ferreira Lorenzetti

    14/05/2018 22:20 em 22:20

    Nossa, este texto é para mim. Tenho 52 anos, recomecei em 2014, terminei a faculdade de Pedagogia no final de 2017. Algumas veze pensei em desistir pela idade. Mas a vontade de ter um sonho realizado como servidora Publica Federal está superando meu desejo de desistir.Depois deste texto me animei mais ainda. Para honra e glória do Senhor vou conseguir.

    Nunca é tarde para recomeçar!

    • ANTONIO CARLOS FERRAZ DE CASTILHO

      05/06/2018 19:55 em 19:55

      Olá pessoal, vi vários comentários tipo tenho 36 anos, 43 anos, em fim se serve de incentivo , eu tenho 62 anos,e estou estudando muito para concursos, meu foco hoje é o INSS e na força de DEUS acredito que vou conseguir, pois, tenho por certo que se eu fizer minha parte ele fará a d’ele. ah como disse tenho 62, mas sinto me sinto com 26rsrsrsr

  34. Monteiro

    14/05/2018 22:31 em 22:31

    Apesar dos 39 anos e das diversas tentativas, sigo adiante. Meu pai não tem ações em empresa grande, minha mãe não tem herança para nos deixar. Portanto, sigo a máxima de Shakespeare: “Swim or sink” (nadar ou afundar). Assim é a vida.
    Este artigo ‘conversou’ diretamente comigo. Já o imprimi.
    Nunca é tarde para recomeçar!

  35. VALERIA

    14/05/2018 23:03 em 23:03

    Em tese estou estabilizada na carreira de advogada, tenho 49 anos
    e estou realmente recomeçando, mesmo bem na carreira, pretendo
    agora a estabilidade do concurso público, tenho medo de perder o
    pique, não que eu não vá empregar todo meu esforço sendo funcionária
    pública, mas se hoje eu adoecer posso fechar o escritório, então
    recomecei a estudar e como é difícil o recomeço, meu primeiro desafio
    será a PGE-SP, estou a três meses estudando, sei que tenho um caminho
    longo pela frente, mas essas mensagens tem me estimulado muito. Obrigada

  36. JOSE DANIEL

    14/05/2018 23:16 em 23:16

    Nunca é tarde para recomeçar!

  37. Carla Silva

    14/05/2018 23:16 em 23:16

    Nunca é tarde para recomeçar!

  38. Tatiana Alves

    15/05/2018 01:47 em 01:47

    Nunca é tarde para recomeçar!!

  39. Andreia Alvarenga

    15/05/2018 04:18 em 04:18

    Nunca é tarde para recomeçar!

  40. Maycon Silva

    15/05/2018 08:02 em 08:02

    Nunca é tarde para começar! Foco é disciplina.

  41. Alexandre Oliveira

    15/05/2018 09:05 em 09:05

    Nunca é tarde para recomeçar!

  42. José Filho

    15/05/2018 09:25 em 09:25

    Nunca é tarde para recomeçar!

  43. Helena

    15/05/2018 12:58 em 12:58

    Esse artigo veio na hora certa, como eu precisava dessa leitura! Obrigada por estar sempre nos ajudando. Deus abençoe voce cada dia mais.
    Nunca é tarde para recomeçar!

  44. Hugo Fernandes

    15/05/2018 14:01 em 14:01

    “Quem desiste nunca vence e só vence quem não desiste”

  45. rosananeveschagas@hotmail.com

    15/05/2018 15:48 em 15:48

    “Prefiro as lágrimas por *não* ter tentado à vergonha de não ter lutado” – Autor desconhecido
    ???

    pensei que fosse assim….

    “Prefiro as lágrimas por ter tentado à vergonha de não ter lutado” – Autor desconhecido

    Gosto muito de textos motivacionais do Gran Cursos!!!

    • Equipe Gran Cursos Online

      15/05/2018 17:58 em 17:58

      Prezada Rosana.
      Agradecemos muito a pertinente observação sobre a citação do final do texto. Fizemos as devidas alterações.
      Conte conosco até sua nomeação!

      Att,
      Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

  46. Danielle Freitas

    15/05/2018 18:25 em 18:25

    “Nunca é tarde para recomeçar!”.

  47. Julio Matos

    15/05/2018 20:29 em 20:29

    Excelente texto, inspirador e motivador.
    Eu, após a frustração de ser aprovado e não convocado no concurso da CEF, estou retomando os estudos aos 40 anos.

    “Nunca é tarde para REcomeçar”

  48. KLEBER AUGUSTO

    15/05/2018 21:50 em 21:50

    Nunca é tarde para recomeçar

    ”Não tenho mais
    O tempo que passou
    Mas tenho muito tempo…

    OBRIGADO. GABRIEL GRANJEIRO

  49. DANGELA

    15/05/2018 23:21 em 23:21

    nunca e tarde para recomeçar

  50. renato

    16/05/2018 09:42 em 09:42

    Obrigado, me incentivou muito esse texto.
    NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR!!!

  51. Jane

    16/05/2018 21:34 em 21:34

    Exatmente!“Nunca é tarde para recomeçar!”.

  52. Marcia Sousa

    17/05/2018 09:34 em 09:34

    “Nunca é tarde pra recomeçar” . Muito obrigada por suas palavras.

  53. Erivaldo

    17/05/2018 16:11 em 16:11

    Boa tarde, o texto é uma realidade, pois eu sou um desses, desde muito tempo venho tentando vencer na vida, mas só agora acordei para fazer concurso público, passei num municipal, fiquei no cadastro de reserva da saneago Go e fui classificado dentro do perfil do Detran Ce tudo isso depois dos 40 anos.

    • Lu Valois

      30/05/2018 14:48 em 14:48

      PARABÉNS!

  54. karla

    17/05/2018 16:53 em 16:53

    Verdade pura, nunca é tarde para recomeçar, não podemos desistir. Não deu certo, começa tudo de novo!

  55. MARCOS PEREIRA BERTOLDO

    17/05/2018 18:02 em 18:02

    Isso mesmo Gabriel, AVANTE.

  56. Shirley rosa

    19/05/2018 00:12 em 00:12

    Nunca é tarde para começar!!

  57. POLLYANNA FREITAS

    19/05/2018 11:02 em 11:02

    NUNCA E TARDE PARA RECOMEÇAR!

  58. Gedma

    20/05/2018 18:51 em 18:51

    Nunca é tarde para recomeçar! É muito bom essas mensagens de incentivo. Aos 45 anos consegui tomar posse pela primeira vez depois de longos anos como concurseira, agora aos 53 voltei a me preparar para a grande virada da minha vida.

    • Valmir

      21/05/2018 18:46 em 18:46

      Me aposentei por tempo de serviço aos 45 anos, mas uma inquietude me acompanha, sinto que ainda não realizei meu principal sonho… dar essa virada na vida…

  59. Gedma

    20/05/2018 18:53 em 18:53

    Nunca é tarde para recomeçar!

  60. Alessandra Monteiro

    21/05/2018 10:52 em 10:52

    “Nunca é tarde para recomeçar”…nunca é tarde para trilhar caminhos a fim de alcançar objetivos, lutar por seus sonhos, realizar seus desejos…..e ao final se os objetivos nao forem alcançados, se os sonhos foram ressignificados…valeu o aprendizado da caminhada….sempre temos a oportunidade de crescermos, adquirirmos maturidade e sabedoria.

  61. Valmir

    21/05/2018 18:55 em 18:55

    Me aposentei por tempo de serviço aos 45 anos, mas uma inquietude me acompanha, sinto que ainda não realizei meu principal sonho… dar essa virada na vida… até já tentei várias vezes, porém não prosperei… no entanto continuo, acreditando que na hora certa terei a satisfação em dizer “Ah! Agora sim!!!”

  62. Larissa

    23/05/2018 23:50 em 23:50

    Nunca é tarde para recomeçar!

  63. Lu Valois

    30/05/2018 14:45 em 14:45

    ÓTIMO!! Recomeçar sempre.

  64. Leila

    31/05/2018 23:12 em 23:12

    Nunca é tarde para recomeçar!!!!

  65. Diego

    02/06/2018 15:33 em 15:33

    Gabriel, você é top, muito sábio, pra nós você é um exemplo de sucesso. Sempre compartilhando lições valiosíssimas e nos motivando a prosseguir. Hoje mesmo estava pensando na dureza da vida,nas injustiças, nos obstáculos, mas essas coisas nos faz fortes, nos obriga a nos reinventarmos, nos faz sentir desafiados, encorajados,quando lembramos que aquilo por detrás dela,que está no topo,nos levará a caminhos de excelência e realizações inimagináveis.

  66. ANTONIO CARLOS FERRAZ DE CASTILHO

    05/06/2018 20:07 em 20:07

    Hoje é um excelente dia para recomeçar,porque o ontem já foi mas o amanhã está por vir acreditemos nisso: que DEUS é nosso ajudador e não nos desempara nunca, esforcemo-nos sempre e a recompensa certamente virá para que o nome de DEUS seja glorificado sempre. amém!

  67. Raymundo Athayde

    06/06/2018 10:52 em 10:52

    Nunca é tarde pra recomeçar!

  68. manu

    09/06/2018 18:40 em 18:40

    Muito bom, só perde quem desiste!

  69. Sheila

    11/06/2018 00:38 em 00:38

    “Nunca é tarde para recomeçar!”.

    Hoje, aos 35 anos, sei que estou bem próxima de conseguir alcançar meu objetivo! Ser funcionária pública!

  70. Ester dos Santos

    14/06/2018 12:03 em 12:03

    Nunca é tarde para recomeçar

  71. Joice

    17/07/2018 19:01 em 19:01

    Nunca é tarde para recomeçar!

  72. Aurélio Víctor Desidério

    22/07/2018 10:06 em 10:06

    Nunca é tarde para REcomeçar!

  73. ELIANA CARNEIRO

    24/07/2018 09:46 em 09:46

    Um dia desses, estava numa fila esperando os portões abrirem para entrar na escola que iria fazer a prova do concurso. Nesse momento escutei dois jovens conversando, indignados porque pessoas com mais idade que eles estavam paarticipando da prova do concurso, que deveria ser proibido, pois estava tirando a oportunide deles que estavam iniciando a carreira. Fiquei quieta, mas achei aquele pensamento deles de um tal preconceito sem limites e depois deste artigo que li só tenho algo a dizer: “Nunca é tarde para recomeçar!”.

  74. fernanda

    03/08/2018 15:06 em 15:06

    não estou mais paralisado….nunca é tarde para recomeçar! obrigada

  75. Denise Gomide

    06/08/2018 19:15 em 19:15

    Nunca é tarde para recomeçar! Muito obrigada, Gabriel!

  76. Denise Aguiar

    03/09/2018 22:06 em 22:06

    “Nunca é tarde para recomeçar!”

  77. Vanessa Lopes

    13/09/2018 07:22 em 07:22

    Nunca é tarde pra recomeçar, após 6 anos de formada, e 11 anos trabalhando na iniciativa privada, decidi dá um novo rumo a minha vida, e me jogar de cabeça nos estudos, meu sonho e objetivo é ingressar na carreira pública federal, um sonho que cresce em mim desde 2013 porém eu mesma vinha ignorando, e agora mais do que nunca estou certa e confiante do que quero, e sei que só depende de mim pra chegar lá!
    Seus artigos são excelentes, sempre motivadores, continue nos dando força.

  78. Alexandra

    14/09/2018 21:36 em 21:36

    Nunca é tarde para recomeçar! Excelente reflexão! Obrigada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo