Gabriel Granjeiro

Ao fechar uma porta, a vida abre outras melhores. Por: Gabriel Granjeiro

“Lutar sempre; vencer às vezes; desistir jamais.” 

O dito popular que inspira o título do artigo desta semana costuma ser reproduzido com algumas variações. Para alguns, a frase original é: “Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela”. Para outros, é: “Quando o mundo fecha uma porta, Deus abre outra”. Uma terceira versão ensina: “Quando o mundo fecha as portas e as janelas, Deus derruba as paredes”.

Não importa muito qual é a frase correta; o que importa, de fato, é que às vezes ficamos tão frustrados pela oportunidade perdida e tão preocupados em amaldiçoar o mundo inteiro por isso, que só temos olhos para observar, cheios de autopiedade, a porta que se fechou. Quando isso acontece, ficamos tão cegos que não conseguimos enxergar a nova porta – ou janela – que se abriu ali ao lado. Simplesmente, somos incapazes de ver as novas oportunidades que surgem após as muitas decepções normais da vida.

“Essas pessoas, tão inspiradoras para nós, souberam extrair as lições de um momento de fracasso e corrigiram seus planos e objetivos para chegar aonde nunca – nem em sonho – haviam se imaginado antes.”

Você que nos acompanha neste espaço sabe que já publicamos inúmeros artigos sobre superação (Leia AQUI) e resiliência (Leia AQUI). Não nos cansamos de trazer o exemplo de pessoas (Leia AQUI), entre alunos, professores e celebridades, que aproveitaram um limão que receberam do mundo para fazer uma bela limonada. Essas pessoas, tão inspiradoras para nós, souberam extrair as lições de um momento de fracasso e corrigiram seus planos e objetivos para chegar aonde nunca – nem em sonho – haviam se imaginado antes.

Lembremo-nos, por exemplo, da história de Chris Gardner. O homem que foi fonte de inspiração do filme “À Procura da Felicidade” é hoje um empresário famoso e respeitado. Mas não foi sempre assim. Depois de ser abandonado pela esposa, ele se viu desempregado e despejado. Para piorar, a mulher o deixara com o filho de seis anos de idade, que teve de se submeter a morar na rua com o pai. Diante de tantas adversidades, Gardner podia ter simplesmente desistido. Mas perseverou.

Ele enxergou uma nova porta ao travar um rápido diálogo com o funcionário de uma grande corretora. A empresa estava em busca de um novo estagiário, e nosso personagem decidiu entrar na disputa e ir à procura da felicidade. No fim, Chris conseguiu migrar da condição de morador de rua para a de milionário. Perceba que a vida fechou várias portas para ele, mas toda essa frustração foi transformada em motivação para que ele lutasse por uma vida melhor de verdade. Se ele não tivesse atingido o fundo do poço, talvez nunca perseguisse – e alcançasse – o patamar a que chegou. Se a mulher não o tivesse deixado com um filho pequeno para criar, talvez tudo continuasse como antes: Chris Gardner como mais um vendedor de equipamentos médicos e preso a um matrimônio infeliz. Contamos essa saga em detalhes em um dos nossos artigos. Vale a pena ler de novo AQUI.

A história de Walt Disney foi outra que tinha tudo para dar errado. O homem que revolucionou a indústria do entretenimento era filho de um pai pobre e agressivo. Com isso, a família saiu de casa na primeira oportunidade que surgiu. Walt viveu parte de sua infância em uma fazenda, no meio de animais que mais tarde serviram de inspiração para a criação dos seus personagens e animações. Cursou arte por correspondência, mas, considerado sem talento, não conseguiu emprego nenhum como ilustrador. As primeiras portas haviam se fechado para ele.

Desempregado, Walt não teve alternativa senão abrir uma empresa na qual pudesse fazer carreira. Foi um início de muitos fracassos. Disney não tinha dinheiro nem para comprar comida. O resto da história nós conhecemos bem. Assim como ocorreu com Chris Gardner, também para Walt Disney a vida foi bem dura e o obrigou a empreender. Se ele tivesse conseguido um bom emprego logo no início da carreira, talvez não existisse hoje o império Disney.

As histórias de superação não param por aí. Não podemos deixar de citar a de Oprah Winfrey, a apresentadora cuja fama transcende as fronteiras do seu país. Para se tornar bilionária e a todo-poderosa da tevê norte-americana, Oprah precisou superar a infância marcada pela pobreza e pelo pesadelo de ter sido abusada sexualmente por membros da própria família.

A história da apresentadora é semelhante à dos outros dois homens mencionados aqui, hoje. Oprah chegou a ser demitida do primeiro emprego por ser considerada muito emotiva para os padrões da televisão. No entanto, em vez de desistir da carreira, ela notou as outras portas que se abriram em sua vida, até se tornar a celebridade de televisão mais bem remunerada do mundo. 

A esta altura, você deve estar pensando que casos como esses estão muito distantes da sua realidade de trabalhador brasileiro. Bom, então vejamos alguns exemplos bem mais próximos de nós, como os dos professores Weslei Machado, Felipe Leal e Aragonê Fernandes. Hoje, eles são ocupantes de cargos cobiçadíssimos: Weslei é promotor de justiça; Felipe, delegado da Polícia Federal; e Aragonê, juiz de direito. Em comum, além de contribuírem com seu conhecimento aqui, no Gran Cursos Online, todos eles enfrentaram portas fechadas ao longo da vida e da carreira.

Weslei Machado, especialista do Gran Cursos Online em Direito Eleitoral e Regimentos, tinha certeza de que havia sido aprovado no concurso para o Banco Central em 2006, pois acertara mais de 90% das questões da prova. Contudo, quando o resultado do concorrido certame saiu, ele soube que ficara fora do número de vagas. Pensou em desistir de estudar para concurso, mas, por causa da família, tentou de novo. Pouco depois, ainda em 2006, se viu aprovado no concurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ali, exerceu o cargo de analista judiciário por quase dez anos.

Um detalhe digno de nota: se o professor Weslei tivesse ingressado no Banco Central, teria se mudado para Belém do Pará. Assim, ao mesmo tempo teria ficado longe da família e dificilmente teria construído a sólida carreira como professor de Direito Eleitoral para concursos, já que foi o cargo no TSE que lhe abriu excelentes oportunidades na esfera profissional. Recentemente, o professor foi além e conquistou a aprovação no concurso de promotor de justiça do estado do Amazonas, cargo que exerce atualmente. Perceba: o destino fechou uma porta com a reprovação no Bacen, mas abriu outra MUITO melhor com a aprovação no concurso do TSE.

O professor Felipe Leal, nosso mestre de Direito Penal e de Direito Ambiental, também sofreu uma grande decepção que acabou produzindo um resultado positivo mais tarde. Em 2004, apesar de toda a dedicação que dispensou à preparação para o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele foi reprovado. Naturalmente, veio a tristeza, mas ela não o paralisou. No dia seguinte ao da notícia da reprovação, Felipe retomou os estudos. Dois anos depois, foi um dos aprovados no concurso para delegado da Polícia Federal, cargo que era, de fato, o dos seus sonhos.

Ele confessa que, caso tivesse sido nomeado para a PRF, dificilmente teria mantido o ritmo de estudos adequado para ser aprovado no concurso de delegado federal, pois trabalharia em horário integral e na fronteira do Brasil. Com certeza, ele não poderia contar com o suporte familiar, algo que foi essencial para o bom desempenho no concurso para delegado. Como se vê, o caso dele é mais um em que a vida surpreendeu com boas notícias, a despeito de uma grande frustração momentânea.

Por sua vez, o professor Aragonê, unanimidade em Direito Constitucional e juiz de direito do TJDFT, já relatou sua incrível história de superação em nosso blog (confira AQUI o seu depoimento). Mesmo assim, vou resumir uma passagem da vida dele que, em especial, sempre me chamou a atenção. Em 2007, após um ano de estudo intenso, o então concurseiro foi eliminado no certame para analista judiciário do TST. O motivo que o levou a isso foi bem bobo: ele havia esquecido no bolso a chave do carro (com o controle remoto do alarme embutido). Quando o fiscal passou o detector de metais, o candidato foi flagrado e, em obediência às regras estabelecidas no edital, eliminado do concurso.

É claro que esse infortúnio o abalou por algum tempo, mas o nosso mestre logo retomou os estudos. Pouco depois, participou de concurso para o mesmo cargo, desta vez para o Supremo Tribunal Federal (STF). Aprovado e nomeado, logo na primeira semana de exercício foi convidado para ser assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça, o que dobrou a sua remuneração. Se tivesse sido aprovado no concurso do TST, certamente Aragonê não teria se inscrito para o concurso do STF, já que os vencimentos nos dois tribunais são idênticos, e, como era impossível adivinhar que receberia o convite para se tornar assessor de ministro, talvez nunca tivesse tido a oportunidade de exercer um dos mais altos cargos em comissão do Judiciário.

Se os casos narrados até aqui ainda não foram suficientes para convencer o meu leitor de como as oportunidades surgem quando menos esperamos, vou contar duas últimas histórias. Elas são meu próprio testemunho e reforçam a ideia de como uma decepção, uma porta fechada, pode ser convertida no início de caminhos muito melhores.

Pouco antes de inaugurar o Gran Cursos Online, eu cogitei seguir carreira na área financeira. Como você sabe, sempre estive envolvido no mundo dos concursos, e minha vocação é mesmo o empreendedorismo. Apesar disso, naquela época pensei em mudar o rumo, almejando me tornar Investment Banker em uma grande instituição financeira, como a Goldman Sachs ou a J.P Morgan. Esse era o sonho de grande parte dos meus colegas da faculdade e acabei entrando nessa onda por certo tempo.

Para fortalecer o meu currículo na área, fiz alguns estágios nos Estados Unidos e, como queria estar perto da minha família, nas férias de 2012 tentei um estágio no Banco Central do Brasil. O estágio não seria remunerado, e eu estava de acordo com isso, pois o meu objetivo era apenas obter experiência. Surpreendentemente, o Banco Central negou a minha inscrição sem nem mesmo avaliar o meu currículo. Disseram apenas que só aceitavam candidatos de faculdades brasileiras.

Fiquei bem triste na época. Eu estava disposto a trabalhar de graça, por isso não entendia como podia ter sido rejeitado. Foi mesmo decepcionante. Decidi, então, me dedicar às atividades no mundo dos concursos. Algumas semanas mais tarde, conversando com meu amigo e hoje sócio Rodrigo Calado, surgiu o embrião do Gran Cursos Online. No ano seguinte, demos início à oferta de cursos a distância com a marca, e nasceu a GG Educacional, empresa matriz que hoje emprega mais de 95 funcionários diretos, conta com mais de 230 professores e ajuda dezenas de milhares de alunos em todo o País a mudar de vida. Perceba que nada disso seria realidade hoje, se eu tivesse sido aceito para o estágio não remunerado no Banco Central, com vistas a ingressar numa carreira que nem era o meu objetivo de fato.

A má experiência com a tentativa de estágio no Banco Central não foi a única decepção em minha trajetória de empreendedor que acabou por gerar um resultado bem melhor no futuro. No fim de 2014, um grande grupo educacional estava interessado em investir no Gran Cursos Online. O investimento, na minha percepção e na do Rodrigo, permitiria que a empresa atingisse o patamar que almejávamos. No entanto, uma das condições da proposta era que o Rodrigo e eu abríssemos mão do controle da companhia. Nós nos tornaríamos efetivamente funcionários desse grande grupo educacional. Como achávamos que aquele era o melhor caminho para a empresa, aceitamos.

“…passada a ressaca inicial, nós nos reerguemos e seguimos em frente. Convertemos o sentimento de frustração em combustível para nos esforçarmos de maneira sobre-humana até concretizarmos todas as nossas projeções.”

Tudo estava certo para o fechamento do negócio, mas, na última hora, o grupo interessado desistiu. Tinham sido meses de conversas e de muito trabalho, de modo que, naturalmente, ficamos bastante chateados. Interpretamos aquilo como a morte dos nossos planos e projetos. Mas, passada a ressaca inicial, nós nos reerguemos e seguimos em frente. Convertemos o sentimento de frustração em combustível para nos esforçarmos de maneira sobre-humana até concretizarmos todas as nossas projeções.

Resultado: a empresa cresceu mais de 250% em dois anos, e continuamos como os únicos sócios, detendo 100% do controle de decisão, algo fundamental para empregar os nossos valores e a nossa visão e para garantir o dinamismo necessário à tomada de decisões. Realizamos diversos sonhos e efetivamos várias conquistas, como a mudança de sede (na minha visão, a mais bonita do Brasil no ramo), a construção de um moderno complexo de estúdios, a viabilização de aulões presenciais em todo o Brasil, o lançamento de cursos de qualidade nas mais diversas áreas de atuação e – o mais importante – milhares de aprovações em concursos de todo o País. Em poucas palavras, o que parecia uma grande decepção era, na verdade, a nossa salvação. Deus estava e está sempre no comando!

“…se a vida não está fácil – e não está para ninguém –, trate logo de se fortalecer para enfrentar as frustrações, as traições, os insucessos, os fracassos, as reprovações, as dificuldades financeiras, os dissabores amorosos.”

É por tudo isso que eu digo, amigo concurseiro: se a vida não está fácil – e não está para ninguém –, trate logo de se fortalecer para enfrentar as frustrações, as traições, os insucessos, os fracassos, as reprovações, as dificuldades financeiras, os dissabores amorosos. Permita que os seus sonhos sejam maiores do que os seus medos, do que as suas dificuldades, do que os seus erros. Superar-se dia a dia não pode ser uma escolha; tem de ser a sua realidade.

Quando você estiver desanimado por ainda não ter conquistado a tão almejada vaga na carreira pública, pense que, embora ainda não tenha chegado lá, está no caminho correto e bem mais perto do que estava ontem. E não perca a oportunidade de sentir enorme prazer fazendo exatamente o que pessoas dizem que você não é capaz de fazer.

Estamos juntos em sua trajetória e vamos em frente, em direção à realização dos seus sonhos, sempre prestando bastante atenção aos sinais que a vida apresenta no caminho.

“Primeiro ignoram-te, depois riem de ti, depois atacam-te e no fim tu vences.”

Gandhi

Gabriel Granjeiro

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Cheguei Lá

70 Comentários

70 Comentários

  1. Laíza de Jesus

    11/09/2017 18:20 em 18:20

    Parabéns professor pela grande conquista, e pelo incentivo e exemplos de sucessos. Quando Deus está à frente não há como dar errado. Eu vou para minha 3º prova da OAB, consegui sucesso na 1º fase e domingo creio que vou conseguir na 2º também. Acabei de agradecer em oração ao Pai e quando abri meu email cliquei no link e li essa linda postagem. Que o Senhor o abençoe mais, e agradeço por toda ajuda concedida pela Gran Cursos, através das dicas dos professores e das aulas do Youtube.

    • Kilvia de Vasconcelos Boa Ventura

      12/09/2017 16:32 em 16:32

      Q Deus te ilumine Laiza!! Confie que vai dar certo!!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:09 em 13:09

      Prezada Laíza,

      A determinação já é meio caminho andado para o sucesso. Tenho certeza que você será bem-sucedida e alcançará seu objetivo.

      Aguardo seu comentário informando que foi aprovada na 2ª fase do Exame de Ordem. Sucesso!

  2. Terezinha Pereira

    11/09/2017 18:24 em 18:24

    Muito bom mesmo,espero receber conteúdos que possa me ser útil, e tenho certeza que sim. Obrigada

    • Eliana

      11/09/2017 18:55 em 18:55

      Uma verdadeira injeção de ânimo para quem está desanimada como eu. Presto concursos desde 2012, mas nunca consegui ser aprovada. Já pensei em desistir, porém é muito difícil conseguir bons salários na iniciativa privada, com minha idade. Não podemos desanimar!

      • Eduardo Azevedo Silva

        14/09/2017 05:26 em 05:26

        Seu caso pelo jeito é bem semelhante ao meu!Desde 2012 q também estudo para concursos! Já fui aprovado em alguns concursos, mas ñ exatamente dentro das vagas! Inclusive isso tem ocorrido com muita frequência ultimamente comigo! Eu nunca desanimei pq venho entendendo q meu desempenho está evoluindo de concurso a concurso e q minha aprovação está perto de acontecer! Mesmo com pessoas próximas a mim afirmando que concurso não é pra mim pq não estou conseguindo passar eu nunca baixei a cabeça e desisti da luta!

        • Gabriel Granjeiro

          15/09/2017 13:19 em 13:19

          Prezado Eduardo,

          Sua determinação te levará ao seu objetivo. A maioria desiste quando já está muito próxima de alcançar o objetivo estabelecido.

          Conte conosco sempre e sucesso em sua jornada!

      • Gabriel Granjeiro

        15/09/2017 13:15 em 13:15

        Prezada Eliana,

        Obrigado. Sua vitória está próxima. Não se deixe desanimar pelos percalços que aparecem em seu caminho. Acredito que o artigo abaixo será de grande valia para você:

        https://blog.grancursosonline.com.br/as-decepcoes-fazem-parte-da-caminhada-nao-desista/

        Estamos juntos rumo à aprovação!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:12 em 13:12

      Prezada Terezinha,

      Obrigado. Diariamente publicamos conteúdo relevante em nossos blogs e semanalmente em minha coluna procuro orientar, informar e dar dicas para os concursandos que estão determinados a conquistarem um cargo público.

      Sucesso em sua jornada!

  3. Ernane Nascimento

    11/09/2017 18:48 em 18:48

    Obrigado Gabriel!!!
    Histórias de motivação sempre são boas…e necessárias.
    Me frustrei bastante como empreendedor…
    A família cresceu e depois de 1 ano em casa, empreendendo, mas sem o sucesso que almejava, tive que retornar ao tradicional:carteira assinada.
    E com uma renda de metade do que tinha antes, são 3 anos conturbados, mas que ensina muito inclusive sobre poupar(que nunca fiz quando pude).
    Agora estou , há dois anos, no mundo dos concursos( depois de uma tentativa aaaanos atras, bem antes de começar a empreender).
    Como sempre gostei de estudar, minha esposa apóia até mais do que quando eu empreendia, mas mesmo assim não é facil.
    Espero que eu esteja no caminho certo.
    Se por acaso eu errar, Deus me mostre o caminho.
    Abraço e sucesso!!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:21 em 13:21

      Prezado Ernane,

      Deus sempre está no controle de tudo e é a maior fonte de força em momentos de tribulação, mas precisamos continuar em frente para alcançar as vitórias desejadas. Lembre-se: desistir jamais.

      Sucesso em sua jornada!

  4. Rodrigo

    11/09/2017 19:18 em 19:18

    Parabéns a todos os citados no artigo e em especial ao autor Gabriel Granjeiro pela dose cavalar de “inspiração” . Depois de um início de semana difícil era o que eu estava precisando para continuar “transpirando” rumo ao meu objetivo.

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:22 em 13:22

      Prezado Rodrigo,

      Muito obrigado. Continue firme em busca do seu objetivo.

      Conte sempre conosco!

  5. DAYANE CAIRES

    11/09/2017 19:20 em 19:20

    É o melhor curso online que conheço. Sempre acompanho vocês, mas atualmente não tenho recursos para comprar o material tenho 03 filhos estou desempregada lutando com para fazer os concursos que consigo isenção. Agradeço pela atenção e parabenizo pelo trabalho de excelência que realizam.

  6. Uli

    11/09/2017 19:57 em 19:57

    Nossa seus artigos ajudam muito, Gabriel. Emocionante! Me emocionei, cheguei a chorar. Não está sendo nada fácil, mas é como falam avante e desistir jamais!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:25 em 13:25

      Prezada Uli,

      Fico feliz em saber que meu artigo serve de fonte de motivação e força para que possa seguir em frente.

      Estamos juntos rumo à aprovação!

  7. Francisco de Assis

    11/09/2017 20:30 em 20:30

    Parabéns pelo excelente texto,Gabriel fiquei emocionado e, com os olhos cheios de lágrimas, obrigado. Um forte abraço. Francisco de Assis

  8. Priscilla Alves

    11/09/2017 21:40 em 21:40

    Textos difíceis de se ver, na era em que apenas o não prevalece!! Obrigada pelo up!!!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:27 em 13:27

      Prezada Priscilla,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meu texto foi útil para você.

      Sucesso em sua jornada!

  9. Cláudia Cristina Ciappina Feijó

    11/09/2017 23:26 em 23:26

    Obrigada Gabriel Granjeiro pelo texto motivacional. Você é muito bom no que faz, sensacional. Que Deus te abençoe grandemente para que continue a nos motivar para que possamos atingir nossos objetivos. Precisamos muito desse apoio sincero, verdadeiro, leal, companheiro …

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:27 em 13:27

      Prezada Cláudia,

      Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos nós.

      Conte sempre conosco!

  10. Cleonilde Soares Nobre

    12/09/2017 00:28 em 00:28

    Obrigada, Gabriel pelo o excelente artigo motivacional. Gratidão pela a sua dedicação!

    • Elis Cristina B. Gomes

      14/09/2017 13:52 em 13:52

      Verdade, Deus está no comando sempre. Nós é que não percebemos na hora da frustação. Mas com o passar do tempo o percebemos e agradecemos a ele Deus por tudo.

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:28 em 13:28

      Prezada Cleonilde,

      Obrigado. Estamos juntos rumo à aprovação!

  11. Rafael Brunno

    12/09/2017 04:36 em 04:36

    sucesso irmão! que Deus lhe abençoe grandemente!
    sou micro empresário do ramo da Informática, professor e concurseiro para carreiras policiais!

    no momento, estou me dedicando só aos concursos, amanhecendo praticamente todos os dias estudando. pois, o tempo é escasso! e quando queremos algo, damos um jeito e não desculpa!

    abraço!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:30 em 13:30

      Prezado Rafael,

      Continue focado nos estudos e poderá comemorar em breve a sonhada aprovação.

      Conte sempre conosco!

  12. Regiane Permanhani Grillo

    12/09/2017 09:41 em 09:41

    Parabéns professor!! e obrigada pelos exemplos que nos motivam a seguir em frente e nunca desistir .

  13. Geisneer Lourenço

    12/09/2017 10:30 em 10:30

    Parabéns e muito obrigado! Muito obrigado, mesmo!

    Deus te usou e usa grandemente para trazer esperança, renovar a fé e a motivação naqueles que almejam serem melhores.

    Tantos são aqueles para nos desmotivar e nos jogar para trás. Mas poucos como você e tua história incrível de superação e empreendedorismo, no país mais difícil para fazê-lo do mundo, são suficientes para nos levantar.

    Luz! Muita luz! Força, honra e sabedoria!

    Forte abraço e até logo!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:33 em 13:33

      Prezado Geisneer,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meu artigo serve como fonte de motivação para que você continue em frente em busca dos seus objetivos.

      Conte sempre conosco!

  14. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    12/09/2017 10:58 em 10:58

    Um artigo que serve como lição de vida. A fé esta nas coisas mais simples o que a torna grandiosa. Tem uma frase que gosto muito de utilizar no meu cotidiano que é essa “Pessoas grandes sabem que são pequenas e crescem e pessoas muito pequenas crescem diminuindo o outro”, ou seja, por mais que o ser humano consiga atingir a mais alta performance em qualquer área sempre haverá aquele que sabe mais. Então, uma “pessoa grande” seria aquela que teria a nobreza de espírito para aprender com aquela que sabe mais. Em resumo, o crescimento do ser humano tanto, espiritualmente como materialmente, depende da humildade em reconhecer o valor das dificuldades que darão início á vitória. Fico muito grata por mais um artigo composto de ideias sábias. Parabéns Gabriel.

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:36 em 13:36

      Prezada Maria,

      Muito obrigado. Gostei muito da sua frase e acredito que sua filosofia está correta. Temos sempre algo a aprender com todas as pessoas que passam pela nossa vida.

      Sucesso em sua jornada!

  15. Fernanda Panizzi

    12/09/2017 11:18 em 11:18

    Obrigada pelas palavras, Gabriel!Admiro pessoas como você, que não desistem de seus sonhos, e o mais importante: persistem quando tudo parece estar contra!O Brasil precisa de gente empreendedora, que aposta no trabalho e na iniciativa de forma honesta, só assim para mudarmos o nosso país!

  16. Joelina Ferreira Lima De Moura

    12/09/2017 11:40 em 11:40

    Muito obrigada!!!
    Chegou no momento certo estava muito desanimada, cega de não perceber as oportunidades. Pois como foi citado: Deus está sempre no comando!!! PARABÉNS E CONTINUE REALIZANDO SONHOS!!!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:39 em 13:39

      Prezada Joelina,

      Muito obrigado. Pode acreditar que continuarei com a missão de oferecer educação transformadora e de qualidade por muitos e muitos anos.

      Estamos juntos rumo à aprovação!

  17. Lilian

    12/09/2017 11:57 em 11:57

    Parabéns pelo excelente texto!
    Obrigada pelas palavras encorajadoras e de incentivo!
    Você é um jovem diferenciado. Visão e maturidade incomuns para um homem de tão pouca idade, mas saiba que é um elogio!Tenho certeza que foi a educação de seus pais que lhe norteou e formou sua personalidade ímpar. Parabéns por ajudar a concretizar o sonho de milhares de pessoas através do estudo e preparação para concursos públicos.
    Deus continue a iluminar você e a seu amigo/sócio nessa brilhante trajetória!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:40 em 13:40

      Prezada Lilian,

      Muitíssimo obrigado. Que Deus ilumine e abençoe a todos nós.

      Sucesso em sua jornada!

  18. Carol

    12/09/2017 16:26 em 16:26

    “A porta que Deus abre ninguém fecha”. Acredito muito nisso. Deus está sempre no controle de tudo.
    Lindo texto motivacional, histórias inspiradoras. Parabéns e muito obrigada! Deus continue a te inspirar para escrever artigos como esse.

  19. Adam Figueiredo

    12/09/2017 20:10 em 20:10

    Eis uma mensagem que eu precisava ouvir. Obrigado!

  20. Neilton

    13/09/2017 09:24 em 09:24

    Como é bom chegar pela manhã, abrir sua caixa de email e se deparar com um texto tão abençoado e motivador como esse. As histórias de superação e sucesso relatadas aqui são apenas alguns exemplos do que temos por aí. Muito motivador mesmo!!!Quanto ao Gran Curos Online, desejo todo sucesso do mundo a esses seres iluminados que colocam todas as suas energias positivas em prol de um trabalho de excelência. Trabalho esse que é responsável pela realização de sonhos e proezas na vida dos brasileiros. Parabéns, em especial, ao Gabriel Granjeiro. Esse jovem por quem guardo tamanha admiração!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:42 em 13:42

      Prezado Neilton,

      Muito obrigado. Repassarei a nossa equipe os seus elogios.

      Conte sempre conosco!

  21. José Aragão

    13/09/2017 12:56 em 12:56

    Textos sempre inspiradores!

  22. katy

    13/09/2017 15:40 em 15:40

    Gabriel, sempre tão admirado por mim. Seus textos são simplesmente fonte de muita inspiração para muitos.
    Obrigada por compartilhar. Bjin

  23. Suzi

    13/09/2017 17:29 em 17:29

    Gabriel, como sempre ótimo texto, motivador.
    Obrigada por compartilhar conosco e é isso mesmo, Deus sabe qual é o plano

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:44 em 13:44

      Prezada Suzi,

      Deus está sempre no comando de tudo que acontece em nossas vidas, mas precisamos continuar em frente para alcançar nossos objetivos.

      Estamos juntos rumo à aprovação!

  24. josinete

    13/09/2017 21:34 em 21:34

    obrigado Gabriel que o senhor, Jesus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria para vocÊ abençoar muitas vidas.

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:45 em 13:45

      Prezada Josinete,

      Muito obrigado. Que Deus nos abençoe todos os dias.

      Sucesso em sua jornada!

  25. Marli salete Antoniazzi

    14/09/2017 15:08 em 15:08

    E motivador demais ler um texto como esse que nos dá coragem de continuar. Exemplos como esses
    que nos ajudam a seguir em frente, realizar nossos sonhos.
    Obrigada professor Gabriel pela dedicação e carinho que tens por todos. Que o Pai Maior o ilumine sempre.

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:45 em 13:45

      Prezada Marli,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meu texto é fonte de motivação para que você consiga seguir em frente.

      Conte sempre conosco!

  26. Ivanete Almeida

    14/09/2017 23:37 em 23:37

    Que espetáculo de artigo!Super motivador!Amei!
    Parabéns, Gabriel, pelo artigo e pelo êxito alcançado, que Deus te faça ainda mais próspero,você merece!

    • Gabriel Granjeiro

      15/09/2017 13:46 em 13:46

      Prezada Ivanete,

      Muito obrigado. Que Deus nos abençoe todos os dias.

      Sucesso em sua jornada!

  27. Ivania Fabiani

    16/09/2017 14:25 em 14:25

    Obrigada!!!

  28. Adriana Bastos

    19/09/2017 07:59 em 07:59

    Obrigada Gabriel por compartilhar mais essa fonte de inspiração e motivação!-)

    Deus continue abençoando você e a equipe do Gran!!!

    • Gabriel Granjeiro

      09/10/2017 10:58 em 10:58

      Prezada Adriana,

      Obrigado. Fico feliz em saber que meus artigos são fontes de motivação e inspiração para você.
      Que Deus abençoe a todos nós.
      Sucesso em sua jornada!

  29. Washington

    20/09/2017 20:42 em 20:42

    Obrigado Gabriel pela mensagem inspiradora.

  30. Thiago

    02/10/2017 11:18 em 11:18

    Parabéns!!!!!!!
    Sucesso sempre a você e toda equipe!!
    Aos concurseiros muita fé, perseverança nos estudos.
    Gostaria de ver algum artigo sobre concurseiros aprovados depois dos 48, pois com essa crise muitos buscam novos horizontes.

    • Gabriel Granjeiro

      09/10/2017 11:00 em 11:00

      Prezado Thiago,

      Muito obrigado. Anotei a sua sugestão para um futuro artigo.

      Estamos juntos rumo à aprovação.

  31. Lanny

    16/10/2017 00:32 em 00:32

    Gratidão pelas palavras, Gabriel Granjeiro!! Tenho acompanhado suas publicações e mesmo diante das frustrações sei que a cada dia posso mais.
    “…passada a ressaca inicial, nós nos reerguemos e seguimos em frente”. Que assim seja!!!
    Sucesso, sucesso e mais sucesso pra você e toda a sua equipe. O Gran é simplismente show!

  32. Elisabete

    10/11/2017 01:05 em 01:05

    Gabriel,
    Fui demitida do meu emprego no setor privado no início da minha gestação.
    Na verdade a empresa alegou que eu estava colocando muitos atestados médicos e de início me afastou, depois transcorrido o tempo de estabilidade pós parto, assim como eu esperada fui demitida. Desde então estou estudando para concursos e espero estar próximo de voltar aqui e terminar essa história com um final feliz!

  33. Daiane

    19/11/2017 01:34 em 01:34

    Deus continue sempre te abençoando!

  34. RENATA DE ANDRADE

    19/11/2017 07:08 em 07:08

    Que Deus nos abençoe nessa jornada!
    Lindo texto, obrigada por compartilhar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo