Dia Internacional da Mulher: veja histórias de algumas de nossas Gran Alunas que batalharam e garantiram o sonhado cargo público!

Você sonha em conquistar a aprovação em concursos públicos? No Dia Internacional da Mulher, conheça, comemore e inspire-se com as histórias de algumas de nossas Gran Alunas aprovadas!

Avatar


8 de Março8 min. de leitura

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Feliz Dia Internacional da Mulher, concurseira! Nesta data, a protagonista é você, seus sonhos e objetivos! Também é o momento de exaltar mulheres que venceram obstáculos e tornaram seus sonhos uma realidade.

Não há dúvidas de que, a cada ano que passa, as mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Quando falamos em serviço público, o painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Fazenda, indicou que a presença feminina em cargos federais cresceu nos últimos anos: de 38,3% em 2015 para 41,6% em 2024. Apesar de parecer um aumento singelo, essa tendência de crescimento é constante, indicando que, cada vez mais, as mulheres brasileiras passaram a investir no sonho de ingressar na carreira pública.

Em 1918, Maria José de Castro Rebello tornou-se a primeira mulher a ingressar no serviço público. O cargo? Diplomata no Itamaraty. Hoje, em 2024, milhares de mulheres comemoram aprovações que mudaram suas vidas, muitas ingressando em cargos de liderança, o que, para muitos órgãos, ainda é uma novidade.

Aqui no Gran temos o orgulho de ter auxiliado na trajetória de aprovação de muitas alunas, muitas agora servidoras públicas, exercendo o cargo dos sonhos! Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, venha conhecer um pouco mais sobre essas mulheres incríveis e inspire-se para conquistar você também a oportunidade que está buscando!

Dia Internacional da Mulher: conheça histórias de luta e sucesso!

Seja em concursos públicos, Exame de Ordem, CFC ou Residências Multiprofissionais, nossas Gran Alunas estão presentes nas mais variadas listas de candidatos aprovados. Com realidades diversas, rotinas de estudo integral ou marcadas por conciliações, há certamente algumas coisas em comum entre elas: são a garra e a dedicação para fazer acontecer!

Além disso, todas elas também contaram com o Gran como principal parceiro de estudos para conquistar os seus objetivos! Veja o detalhamento de algumas histórias abaixo! Navegue pelo índice abaixo!

OBS: Por favor, mantenha em mente que fizemos um apanhado de histórias nessa matéria! Infelizmente, não conseguimos incluir tantas histórias maravilhosas em uma única publicação! No entanto, você pode conferir todas as histórias de Gran Aprovadas (que compartilharam conosco a sua experiência de aprovação), por aqui! 

Dia Internacional da Mulher: Gran Alunas aprovadas em concursos públicos

Josineide A. mudou a sua vida por meio da educação, conquistando a graduação, mestrado, doutorado e a aprovação em concursos públicos!

Josineide A. venceu os desafios e conquistou a aprovação dupla!

Nascida em uma família humilde e a terceira de oito irmãos, Josineide A. descobriu o estudo como o caminho para a mudança definitiva de vida após a separação dos seus pais.

Na época, ela teve de morar com outras famílias por um tempo, não deixando de dar tudo de si nos estudos desde que conheceu uma personagem importante da sua história: uma advogada, parte de uma das famílias com as quais conviveu.

Desde então, Josineide não parou de crescer, tanto academicamente quanto profissionalmente. Aos 21 anos, ela concluiu ao ensino médio. Aos 27, ingressou na faculdade para o Curso de Ciências Econômicas. Posteriormente, concluiu o mestrado e o doutorado.

Além das conquistas acadêmicas, Josineide A. também foi aprovada no o Concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Acre e, mais recentemente, no Concurso INSS como Técnica do Seguro Social.

Confira o relato completo de Josineide A.!

Enquanto ainda estava na faculdade, Luana P. já sonhava com o cargo público. Agora, comemora a aprovação em 1° lugar!

Luana P. sonhava com a aprovação desde a época da faculdade!

Luana P. soube, desde cedo, que gostaria de seguir a carreira pública. Assim, em outubro de 2022, ela iniciou a sua preparação para a seleção do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. A dedicação ao processo foi total, resultando, inicialmente, na organização do estudo em três períodos de 2 horas cada.

Dessa forma, Lauana P. estudava pelas manhãs, tardes e noites.

No entanto, enquanto se preparava, Luana P. conquistou um trabalho, o que resultou em uma rotina repleta de conciliações.

“Eu comecei a trabalhar, gostava de praticar atividades físicas, visitava minha família e cuidava do meu cachorro. Então, fiz uma logística para não perder minha qualidade de vida e tentar diminuir a ansiedade. Deu certo.”

Enfrentando a ansiedade e os obstáculos no caminho, Luana P. manteve-se firme nos seus objetivos, conquistando o 1° lugar no Concurso TJ BA como Analista Judiciário (Área Judiciária/Comarca de Itapetinga/BA.

Confira o relato completo de Luana P.!

Com 1 mês para se preparar para as provas, Luciana M. ficou entre os 5 primeiros aprovados no Concurso Hemocentro/SP

Luciana M. foi aprovada no Concurso Hemocentro/SP após estudar por 1 mês!

Profissional da área da saúde, Luciana M. estava em busca de novos caminhos dentro da área da enfermagem. Por isso, mesmo quando se deparou com pouco tempo para se preparação para a seleção da Fundação Pró-sangue Hemocentro de São Paulo, que teria suas provas aplicadas em um mês, aceitou o desafio!

Além do pouco tempo, na época Luciana M. também precisou cuidar do pai, que estava hospitalizado. Assim, ela compartilha como não era incomum estudar no hospital.

Apesar dos desafios do trajeto, Luciana M. prestou as provas e não apenas foi aprovada, como também conquistou o 5° lugar para o cargo de Técnico de Enfermagem!

Leia o relato completo de Luciana M.!

Dia Internacional da Mulher: Gran Alunas aprovadas no Exame de Ordem

Andressa Nobre era encantada pela área do Direito e admirava a importância de ser a voz de outras pessoas. Assim, buscou a aprovação no Exame OAB para advogar!

A imagem mostra Andressa em um parque. Ela é uma mulher, branca, de cabelos loiros longos e usa um vestido preto de bolinhas brancas.

Natural de Cidade Ocidental, entorno de Brasília, Andressa Nobre se encantou pela área de Direito muito cedo: ela admirava a importância de ser a voz de outras pessoas. Foi assim que, motivada pelo futuro marido, que conheceu na época da escola, ela passou no vestibular aos 17 anos.

Andressa queria ser aprovada na OAB antes de terminar a graduação. No entanto, as rotinas eram puxadas e foi preciso dar tudo de si, muitas vezes acordando às 4h para conseguir conciliar estudos, estágio e a faculdade. Longe de desistir, contudo, Andressa continuou focada no seu sonho.

O resultado não tardou a vir: assim que pôde prestar o Exame de Ordem, foi aprovada na primeira fase. Depois de ganhar uma bolsa para estudar com o Gran na segunda fase, conquistou também a aprovação naquela etapa essencial. Assim, tornou-se advogada registrada na OAB!

Saiba mais sobre a história de Andressa Nobre! 

Grávida, durante boa parte do período de estudos, Maria Clara Marinho se dedicou ao máximo e conquistou a aprovação no Exame de Ordem!

Aprovação no Exame de Ordem: conheça Maria Clara Marinho!

A jornada de aprovação de Maria Claro Marinho no Exame de Ordem teve início em 2021. Na época, ela ainda não acreditava plenamente no seu potencial de aprendizado, além de não se identificar com os métodos de estudo tradicionais. Sonhando em advogar, contudo, ela venceu essas inseguranças e começou a se preparar para XXXVII Exame de Ordem.

Com rotinas de estudos de 3 horas por dia, ela garantiu a aprovação na primeira fase com 43 pontos, mesmo estando nas fases finais da gravidez e precisando lidar com o cansaço e sintomas físicos. Nesse meio tempo, a filha nasceu e foi preciso adiar a 2ª. Não obstante, Maria Clara Marinho também conquistaria a aprovação nessa etapa!

“Nossa, foi incrível! Senti felicidade, alívio e tirei um baita peso das costas. Depender de duas provas muito difíceis para exercer a profissão é muito angustiante!!!”

Saiba mais sobre a história de Maria Clara Marinho!

Dia Internacional da Mulher: Gran Alunas aprovadas em Residências Multiprofissionais

Karla Daniely conquistou a aprovação em 3 programas de Residência!

Aprovação múltipla em Residências: conheça Karla Daniely!

Desde que ingressou na faculdade de Enfermagem, Karla Daniely tinha como um de seus objetivos profissionais a realização de um programa de Residência. Quando chegou o momento de se preparar, contudo, os outros compromissos da época (TCC, estágio e outras atividades), impediram que ela se dedicasse como gostaria às seleções. Assim, infelizmente não conquistou a aprovação no último ano de faculdade.

“Isso me abalou muito. Além disso, eu não consegui arrumar um emprego e fiquei desempregada durante todo o ano de 2020. Depois de uns dias da minha reprovação, engoli o choro e resolvi deixar o passado pra trás e olhar pra frente.”

De fato, a partir desse momento, Karla Daniely passou a se dedicar integralmente aos estudos, iniciando as rotinas de manhã e finalizando-as apenas de noite. Durante o período, ela ainda iniciou um curso de pós-graduação, que também precisou ser conciliado com os estudos para Residências.

Com o ano de 2020 dedicado à conquista da aprovação, logo foi o momento de Karla Daniely colher os frutos de seu esforço: ela havia sido aprovada não apenas em uma, mas 3 Residências Multiprofissionais: Residência em Enfermagem Obstétrica no HU-UFS, pela Enare, sendo 2° lugar na classificação geral; 3° lugar em Enfermagem em Obstetrícia pela SES PE – 9° lugar, sendo remanejada em Enfermagem em Atenção Básica pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES Unita.

“Foi a melhor sensação do mundo: a sensação de dever cumprido, de tirar um peso nas costas. A jornada até aqui foi muito difícil, tinha dias que eu não conseguia me concentrar e me cobrava por isso, tinha ansiedade, mas todo o tempo dedicado, choro e abdicação valeram a pena.”

Saiba mais sobre a história de Karla Daniely!

Daniela Silva Mitsumori conquistou o 1° e 2° lugar nas Residências Multiprofissionais do SES DF e HUB/FUB

Conheça Daniela Silva, aprovada em 2 Residências!

Para Daniela Silva Mistumori, a primeira tentativa de ingressar em um Programa de Residência ocorreu em 2019, logo após a sua graduação. Na época, contudo, infelizmente não conseguiu a aprovação que pretendia. Longe de desistir, Daniela dedicou o próximo ano de 2020 à conquista do sucesso!

Dedicando-se integralmente aos estudos, a meta diária era de 4 horas por dia, reservando um deles para o descanso. Com a publicação dos editais, contudo, Daniela passou a se dedicar por 6 horas diárias, de domingo a domingo.

O resultado de todo o esforço não tardaria a chegar: além de conquistar a aprovação dupla para seus dois editais foco, ela também foi muito bem classificada em ambas seleções: 2° lugar (HUB/FUB em atenção básica) e 1° lugar (SES DF Saúde do Adulto e Idoso. Área: Enfermagem).

“Foi uma sensação única, de merecimento e gratidão. Eu olhava para trás de tudo que eu abri mão durante o tempo de estudos e pensava “valeu a pena, consegui!”.” 

Saiba mais sobre a história de Daniela Silva Mitsumori!

Dia Internacional da Mulher: Gran Alunas aprovadas no Exame de Suficiência (CFC)

Depois de três tentativas, Joyce Mara conquistou a aprovação no Exame CFC!

Aprovada no Exame CFC: Conheça a história de Joyce Mara Garbelini Mota!

Natural do Paraná, Joyce Mara finalizou a sua graduação em Ciências Contábeis no ano de 2019. A partir de então, passou a se dedicar à conquista da aprovação no desafiador Exame de Suficiência. Infelizmente, não foi possível ser aprovada nas primeiras tentativas: afinal, Joyce tinha uma rotina ocupada e os horários nunca pareciam bater.

No segundo semestre de 2020, contudo, ela decidiu que seria definitivamente aprovada e passou a estudar 4 horas por dia de segunda a sexta por cerca de 2 meses. Nesse período, ela precisou lidar com duas cirurgias (dela e do namorado), além de ter adoecido no período. Dedicando-se dobrado e determinada a ser aprovada, contudo, Joyce finalmente conquistou o resultado esperado na próxima lista de aprovados!

“Todos os dias eu agradeço a Deus por poder estudar, ter condições, pelo meu cursinho Gran e pelas portas que os estudos estão me abrindo. Devo tudo isso a minha mãe pois é ela quem me dá todo o suporte e paga meu cursinho para eu poder estudar.”

Saiba mais sobre a história de Joyce Mara!

Especial Semana da Mulher Gran

Para comemorar a semana do Dia Internacional da Mulher, o Gran preparou uma série de lives temáticas especiais para o dia 08/03. Confira abaixo o detalhamento da programação e participe!

Aqui no Blog, ao longo da semana, você também confere uma série de publicações temáticas! Fique ligado para não perder tudo que está programado!

O Gran na luta pela igualdade: conheça as ações empreendidas aqui!

Você sabia que o Gran é signatário do Pacto Global? Essa iniciativa, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, busca alinhar as ações de empresas e negócios com princípios essenciais de direitos humanos, bem como condições mais inclusivas e justas de trabalho, questões do meio ambiente e de combate à corrupção.

Atualmente, o Gran tem compromisso ativos com 4 pilares do Pacto Global, sendo eles:  Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Elas Lideram em 2030.  Esta última pauta (Elas Lideram 2030), tem como objetivo diminuir as desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, empoderando trabalhadoras e trazendo-as cada vez mais para posições de liderança!

Dentre os objetivos e diretrizes do Movimento Elas Lideram, também seguidos pelo Gran, estão:

  • Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa, no trabalho; respeitar os direitos humanos de não discriminação;
  • Promover Igualdade de Gênero através de iniciativas e defesa da comunidade;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Nós mudamos vidas diariamente!

Se o seu sonho também é ser aprovado em concursos públicos, Exame de Ordem, Residências ou CFC, garanta a preparação completa (com videoaulas, PDFs, audioaulas, plataforma de questões, recursos para otimização de estudos e muito mais) com a Assinatura Ilimitada! Conheça mais sobre cada um dos planos:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


8 de Março8 min. de leitura