Liberte-se do seu cativeiro!

Se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” – Henry Ford

Você já ouviu a história de como um elefante de circo é mantido em cativeiro preso apenas por uma corda bem fina? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunal. Entretanto, quando não está em cena, permanece preso, quieto, contido apenas por um fio que é amarrado em torno de uma de suas patas e atado a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira, insignificante perante a força do animal, e, mesmo que o fio fosse uma grossa corrente, parece óbvio que o elefante, capaz de derrubar uma árvore com a força que tem, poderia facilmente arrancar a estaca do solo e, simplesmente, fugir.

Então por que ele não o faz?

Porque foi preso à estaca quando ainda era muito pequeno e fraco. Tente imaginar a situação: o elefantinho recém-amarrado puxa com força a corda, tentando se soltar. Apesar de todo o esforço, ele não consegue sair. A estaca presa ao chão exerce resistência muito grande para um animal do seu tamanho. A corda é muito forte para ele. O elefantinho tenta, tenta, e nada. Até que um dia, cansado, aceita o seu destino: ficar preso à estaca, balançando o corpo de lá para cá, dia após dia, aguardando a hora de entrar no picadeiro.

Entende agora? Aquele elefante que hoje é enorme não se solta porque realmente acredita que não pode. Para que ele ao menos tente quebrar os grilhões, é preciso que aconteça algo fora do comum, como um incêndio. O medo do fogo e o instinto de sobrevivência o levariam a ignorar suas crenças estabelecidas e a reagir. Em desespero, quebraria a corrente, romperia a corda ou puxaria a estaca da terra sem nenhuma dificuldade.

“…muitos de nós estamos presos em nossos próprios cativeiros, que nos travam e condicionam a permanecer onde estamos.” 

Acredite: muitos de nós estamos presos em nossos próprios cativeiros, que nos travam e condicionam a permanecer onde estamos. Tal como o pequeno elefante, todos nós nascemos livres e com ânimo para fazer acontecer. Todavia, as pressões diárias, as circunstâncias conspiradoras contra o nosso sucesso e algumas crenças que desenvolvemos ao longo do tempo fazem com que, pouco a pouco, nossa mente se prenda à rotina, ao habitual, à zona de conforto. Acabamos ficando como o elefante de circo: contidos por uma corda fina e frágil que, na realidade, é incapaz de nos segurar pra valer.

Não espere que o circo pegue fogo para fugir do seu cativeiro, amiga leitora, amigo leitor. Até lá, pode ser tarde demais. Que tal agir e se libertar agora mesmo?

“O tempo certo é diferente para cada um de nós, então você e eu precisamos ser sábios para achar cada um o seu.”

As oportunidades sempre surgem, sejamos nós estudantes, empreendedores, gestores. Para darmos o primeiro passo em direção a elas, precisamos de determinação, coragem, intrepidez e confiança. Depois, para nos mantermos no caminho certo, temos de ter dedicação, perseverança e resiliência. O tempo certo é diferente para cada um de nós, então você e eu precisamos ser sábios para achar cada um o seu. Pode ser que, nesse processo, alguns de nós descubram que precisam primeiro desenvolver mais autoconfiança, antes de enveredar pelos caminhos do sucesso. Se for o seu caso, não desanime. Cuide com carinho da imagem que tem de si mesmo; busque aprimorar-se continuamente, um dia depois do outro; e encontre coragem para se livrar dos traumas, dos cercados, dos pensamentos preconcebidos e limitantes.

“Apenas quando acreditamos sermos de fato merecedores de algo, é que somos capazes de fazer coisas extraordinárias, como conquistar o mais concorrido e disputado cargo público efetivo.”

Reconstruir a nossa autoimagem e fortalecer a nossa autoconfiança é necessário, é preciso, é fundamental. Apenas quando acreditamos sermos de fato merecedores de algo, é que somos capazes de fazer coisas extraordinárias, como conquistar o mais concorrido e disputado cargo público efetivo. Nesse processo de reconstrução, há algo que é importante assimilar: a imagem que você terá de si próprio amanhã depende inteiramente das suas ações de hoje. A pessoa que você se tornará está e estará sempre olhando para o você de aqui e agora.

Então trate de viver de tal forma que a pessoa que você se tornará no futuro possa olhar para trás com gratidão e admiração pelo que você é e está fazendo hoje. Entenda que o que determina os seus caminhos e escolhas são as crenças que você tem a respeito de si mesmo. Em outras palavras, é a sua autoimagem. Se você se vê como um ratinho, não como um mamute, então será um rato e agirá como um. Viverá com os medos, as crenças e de acordo com os costumes de um pequeno e frágil roedor.

É verdade: nossos fracassos são sempre precedidos de crenças limitantes. “Sou incapaz”, “sou limitado intelectualmente”, “tenho pouco ou quase nenhum recurso financeiro”, “não sou merecedor”, “estou muito velho para entrar nessa disputa”, “essas coisas só acontecem comigo”, “sou incapaz”. Cada um desses mantras é um tipo de pensamento autolimitante. O melhor que temos a fazer é inverter a chave das limitações para o lado do fortalecimento. Pense: “sou capaz”, “eu mereço”, “sou resiliente”.

Tudo bem, eu sei que falar é fácil. Você deve estar se perguntando como é possível virar a chave, na prática e com ações concretas. Eu respondo: foque em suas virtudes. É claro que você não deve se esquecer de que precisa melhorar em alguns pontos, mas estar consciente disso não pode funcionar como um freio em sua vida. Se, por exemplo, você é uma boa mãe ou um bom filho, foque no fato de que consegue exercer esse papel com maestria. Saiba que isso requer, sim, muita inteligência, dedicação, habilidade. Ao perceber que exerce algumas atividades tão bem – todos nós somos bons em algo, isso eu garanto –, você ganhará confiança para fazer cada vez mais e descontruirá aos poucos as suas crenças autolimitantes e castradoras. Lembre-se da história do elefante: se ele fosse mais autoconfiante, depois de adulto tentaria romper a corda e fugir. E seria bem-sucedido.

Vou compartilhar com você um segredo: há até pouco tempo, eu acreditava estava longe de ser um bom orador. Na verdade, reconheço que ainda há muita margem para eu melhorar minhas habilidades de falar em público. É assim em tudo, afinal. No entanto, tenho certeza: quem me acompanha desde o início da minha atuação à frente do Gran Cursos Online, notou, sim, uma boa evolução no Gabriel orador. O que fiz para chegar até aqui foi decidir acabar com a crença de que eu nunca seria capaz de falar para grandes públicos. O primeiro passo que dei nessa direção? Foquei em uma de minhas habilidades, a de escrever. Trouxe para o nível da consciência o fato de que sou bom nisso e pensei: “Se essa habilidade é útil, preciso difundir os meus textos ao máximo, inclusive de forma oral, em vídeos e palestras”.

Foi assim que superei meus pensamentos e crenças autolimitantes e comecei a praticar minha fala, com determinação, em busca de aperfeiçoá-la. É claro que os treinos dão trabalho e consomem tempo, mas fico feliz em dizer que quebrei uma de minhas correntes e me libertei. Não estou mais preso ao cativeiro da timidez, nem limito mais o meu potencial e o número de pessoas que posso alcançar. No último fim de semana, falei para 1,4 mil pessoas em duas cidades diferentes no mesmo dia, fora os mais de mil alunos online que nos acompanharam pela internet. Isso só foi possível porque rompi as amarras que me levavam a ficar preocupado demais com o julgamento que as pessoas fariam de mim enquanto eu estivesse no palco. Esse era um pensamento limitador fruto de experiências ruins que eu tive quando era bem mais novo.

O fato é: se eu, que sou uma pessoa normal, consigo, você também consegue. Em tempo: deixo claro que ser reservado e ser tímido são coisas diferentes. Já fui tímido; hoje sou apenas reservado. 😊

Arremato nossa conversa de hoje com uma passagem do filme “A Era do Gelo”, ao qual assisti quando ainda era criança:

Eu não sou um mamute. Eu sou um gambá!” dizia o personagem. Na história, um filhote de mamute desgarrado do seu bando é adotado por uma família de gambás, que o criam como se fosse um dos seus. Até dormir de cabeça para baixo, dependurado pelo rabo em um galho, como um gambazinho, ele dormia! As melhores cenas de comédia do filme são as que mostram aquele bicho enorme agindo como um pequeno e vulnerável gambá, esgueirando-se por entre moitas e árvores, sem fazer ideia do que poderia fazer se agisse como o mamute que de fato era.

E você, prefere viver como o mamute que nasceu para ser ou como o gambá que seus pensamentos autolimitantes o fazem acreditar que é?

Pense nisso. Livre-se das amarras que o travam, destrua cada um dos cativeiros que o aprisionam e caminhe ao lado de seus amigos daqui, do Gran Cursos Online, rumo à mudança de vida que deseja.

Se está disposto a isso, comente abaixo: “Estou livre do meu cativeiro!”.

Conte sempre com a nossa apaixonada equipe e com este jovem empreendedor.

Até o artigo da próxima segunda-feira!

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
130 Comentários

130 Comentários

  1. maria do carmo

    23/07/2018 15:47em15:47

    “Estou livre do meu cativeiro!”

    • Renato Luiz magosso

      23/07/2018 17:07em17:07

      Estou livre do meu cativeiro!!

    • Kátia Cruz Ferreira Pinto

      23/07/2018 17:12em17:12

      Estarei livre desse cativeiro em nome do senhor Jesus

    • Isabel Cristina de Oliveira

      23/07/2018 20:26em20:26

      Estou livre do meu cativeiro.

    • adriane

      23/07/2018 22:02em22:02

      Estou livre do meu cativeiro

    • ivone cristina nascimento amorim

      24/07/2018 19:09em19:09

      Não sinto presa no cativeiro, mas gostaria de ser aprovada no concurso Federal

    • Heloisa

      25/07/2018 12:11em12:11

      Eu estou livre do meu cativeiro!!!!

    • gloria

      26/07/2018 13:57em13:57

      eu estou livre do meu cativeiro!!!!!

    • Luciana Coutinho

      11/09/2018 08:50em08:50

      Estou livre do meu cativeiro!

    • samires

      02/10/2018 09:40em09:40

      Estou livre do meu cativeiro!”.

  2. Tatiane Batista

    23/07/2018 16:59em16:59

    Estou livre do meu cativeiro!!

  3. FERNANDA ANDRADE

    23/07/2018 17:06em17:06

    Amei o texto! Obrigada por compartilhar Gabriel!!!! Consegui me ver ali nas descrições. Abraço!

  4. FERNANDA ANDRIÃO

    23/07/2018 17:10em17:10

    Estou livre do meu cativeiro!

  5. Francisco

    23/07/2018 17:12em17:12

    Estou estudando pelos cursos gratuitos do Gran Cursos, por não ter capacidade de comprar um curso completo, mas, com tudo isso não baixo a cabeça, nem muito menos fico triste, procuro aproveita o máximo de conteúdo, procuro assimilar o que a vida me oferece,e ela está me oferecendo esses vídeos, só tenho a agradecer.

    • ADRIANE OLIVEIRA

      23/07/2018 22:18em22:18

      Também estudo francisco as aulas gratuitos do Gran cursos por não ter dinheiro PARA COMPRAR O CURSO MAS ESTOU SEMPRE FIRME PROCURO APROVEITAR O MAXIMO DE TEMPO porque o que eu posso ter neste momento e isso e agradeço a DEUS TODOS OS DIAS QUE ABENÇOE CADA UM DOS PROFESSORES DO CURSO ELES SÃO NOTA DEZ .E como o GABRIEL DISSE NADA E COMO UM CATIVEIRO NOS PODEMOS QUAL QUER COISA BASTA QUERER E CORRER ATRAS….

  6. Neilton

    23/07/2018 17:12em17:12

    É incrível o poder que a mente da gente possui. Somos aquilo que cremos, esta é uma grande verdade! Busquemos sempre nos libertar dos medos, complexos e crenças limitantes. Obrigado Gabriel e Gran Cursos Online pela parceria. “Estou livre do meu cativeiro!”

  7. Silvânia Santana Costa

    23/07/2018 17:17em17:17

    Gostei do Texto, obrigada Rafael pelas suas sábias palavras de motivação, Eu vou conseguir, estou livre do cativeiro.

  8. Leandro

    23/07/2018 17:21em17:21

    Estou livre do meu cativeiro! Super acredito nesse texto, passarei a dedicar-se como um vencedor desde já.

  9. Leonardo Junio

    23/07/2018 17:21em17:21

    Nossa, que texto impactante!
    Estou livre do cativeiro!

  10. Persida

    23/07/2018 17:22em17:22

    Só posso dizer obrigada , e muiiito sucess para todos nos, que todos tenhamos coragem de superar nossos medos e fracassos , podemos tudo porque a maior força esta dentro de nós.

    Abraços, e parabens pelas dicas do flayers que foi distribuído ontem pela manhã, acertei três questões com as dicas , muito obrigada.

  11. André Luiz

    23/07/2018 17:25em17:25

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

    • Rosimeire de Jesus

      24/07/2018 10:06em10:06

      Estou livre do meu cativeiro

  12. SILVANA

    23/07/2018 17:32em17:32

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  13. ARY

    23/07/2018 17:38em17:38

    Estou livre do meu cativeiro!!

  14. Jonathas Machado Santos

    23/07/2018 17:40em17:40

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  15. Andréa

    23/07/2018 17:52em17:52

    Excelente texto, Gabriel. E sim, estou livre do meu cativeiro!

  16. Ronaldo

    23/07/2018 17:54em17:54

    Quando me pego reclamando, penso em pessoas de outros países que vivem abaixo da linha pobreza, onde muitas delas, além da fome, sofre como escravos sexuais. Por isso, não desisto, porque no Brasil ainda temos muitas oportunidades para continuar lutando por nossos objetivos. Valeu Gran online!

  17. Rafael de Lima

    23/07/2018 17:56em17:56

    Estou livre do cativeiro!

  18. Maria Davi

    23/07/2018 17:58em17:58

    Que importante. Estou livre do meu cativeiro! Gratidão.

  19. Rafaela

    23/07/2018 18:12em18:12

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  20. Maria Alexandra Costa

    23/07/2018 18:16em18:16

    Eu quero sai do meu cativeiro..

  21. Lívia

    23/07/2018 18:41em18:41

    “O tempo certo é diferente para cada um de nós, então você e eu precisamos ser sábios para achar cada um o seu.”

    Estou livre do meu cativeiro.

    Excelente artigo, Gabriel.

    Vc é fera!!

  22. Cristina Stefany

    23/07/2018 18:45em18:45

    “Estou livre do meu cativeiro!”

  23. Marianna Villaça Batista

    23/07/2018 18:45em18:45

    ESTOU LIVRE DO MEU CATIVEIRO!!! eita GG, a cada texto vindos na ordem cronológica das minhas necessidades pscicológica, acredito mais uma vez na máxima que somos a média das 5 pessoas que convivemos, e te inclui nessa, pois foi a partir da série de leituras constantes e sequenciais pude trazer à tona a “Marianna” que por dois anos desacreditou em si própria, seus textos me relembrou novamente quem realmente eu fui até os meus 30 anos, hj aos 32 pude perceber que estava caminhando para me tornar alguém muito diferente de quem sempre fui, exatamente por conta de algumas crenças limitadoras que comecei a colocar como meu mindset. Obrigada, hj definitivamente saí livre desse cativeiro mental que me rondou por algum tempo!^^

  24. Fabiana

    23/07/2018 18:59em18:59

    Já estou livre!! Hêe

  25. WERLEY GRANADO JUNQUEIRA

    23/07/2018 19:13em19:13

    Estou livre do meu cativeiro!

  26. Sandra

    23/07/2018 19:26em19:26

    Estou livre do meu cativeiro.

  27. Carolina Oliveira

    23/07/2018 20:07em20:07

    Estou livre do meu cativeiro.

  28. Weslei

    23/07/2018 20:17em20:17

    Estou livre do meu cativeiro.

  29. Anna Carolina

    23/07/2018 20:24em20:24

    Estou livre do meu cativeiro!Fé no Pai!!

  30. Verônica Tavares

    23/07/2018 21:15em21:15

    Estou livre do meu cativeiro !

  31. Aurélio Víctor Desidério

    23/07/2018 21:34em21:34

    Estou livre do meu cativeiro!

    • Esmite Eloi Faria

      24/07/2018 08:02em08:02

      Estou livre do meu cativeiro

  32. Ester dos Santos

    23/07/2018 21:37em21:37

    Estou livre do meu cativeiro!

  33. Patricia

    23/07/2018 22:00em22:00

    Estou livre do meu cativeiro

  34. Celia Mary

    23/07/2018 22:13em22:13

    Estou livre do meu cativeiro.! Eu Tenho convicção de que a mente é um instrumento.Estou aprendendo a ser o mestre dela e não o seu escravo.

  35. Daniele

    23/07/2018 22:23em22:23

    Estou livre do meu cativeiro!

  36. Bernardo Johnson

    23/07/2018 22:38em22:38

    Amei o texto Gabriel e estou livre sim do meu cativeiro!

  37. Aldo Jerônimo

    23/07/2018 22:39em22:39

    Olá,Gabriel Granjeiro!
    Estudando pelas dicas grátis do Gran Cursos fui aprovado em 2015 no concurso da PMDC/SME.
    Classifiquei em 23°lugar para PIO no 1° Distrito.
    EU ME LIBERTEI DO CATIVEIRO!
    Estudei em casa 12h por sua. Fazia dois intervalos: 00h às 08h e 15 às 19h.
    Busquei conteúdos onde fosse possível.
    Muito grato por se preocupar com quem não tem condições de pagar.
    Att, Prof.:Aldo Jerônimo.
    Sê tu uma bênção!
    🕆📚🛐

    • Aldo Jerônimo

      23/07/2018 22:41em22:41

      Olá,Gabriel Granjeiro!
      Estudando pelas dicas grátis do Gran Cursos fui aprovado em 2015 no concurso da PMDC/SME.
      Classifiquei em 23°lugar para PII no 1° Distrito.
      EU ME LIBERTEI DO CATIVEIRO!
      Estudei em casa 12h por sua. Fazia dois intervalos: 00h às 08h e 15 às 19h.
      Busquei conteúdos onde fosse possível.
      Muito grato por se preocupar com quem não tem condições de pagar.
      Att, Prof.:Aldo Jerônimo.
      Sê tu uma bênção!
      🕆📚🛐

  38. Maria aparecida da silva

    23/07/2018 22:56em22:56

    Estou livre do meu cativeiro..

  39. Maria aparecida da silva

    23/07/2018 22:57em22:57

    Estou livre do meu cativeiro.

  40. Maria aparecida da silva

    23/07/2018 22:58em22:58

    Estou livre do meuvcativeiro

  41. Silvia Zavastzki

    23/07/2018 23:06em23:06

    Eu estou livre do meu cativeiro !

  42. Maria claudia

    23/07/2018 23:15em23:15

    Eu estou livre do meu cativeiro.

  43. Eduardo da Silva Moraes

    24/07/2018 00:43em00:43

    “Estou livre do meu cativeiro.”

  44. DHEINES

    24/07/2018 00:44em00:44

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  45. ana paula oliveira braga

    24/07/2018 01:19em01:19

    Estou livre do meu cativeiro!!!

  46. Luis

    24/07/2018 02:48em02:48

    “Estou livre do meu cativeiro!”.
    EU SOU CAPAZ !!
    VOU PASSAR !

  47. Rosemayre Tôrres

    24/07/2018 06:23em06:23

    Preciso urgentemente sair desse cativeiro, dessa rotina em que vivo,se não vou acabar enlouquecendo e vou usar essas suas sábias palavras como o meu alicerce, muito grata por esse incentivo que nós deus nessas linhas, e eu vou conseguir em nome de Jesus 🙌 ter minha instabilidade financeira sendo uma servidora pública efetivada…deus está no comando de tudo..🙌

  48. Jorge

    24/07/2018 06:48em06:48

    Estou livre !!!

  49. Lorena

    24/07/2018 07:31em07:31

    Estou livre do meu cativeiro.

  50. Cryslene

    24/07/2018 08:41em08:41

    Eu vou sair do meu cativeiro.

  51. Jonatas Jeremias Pena dos Santos

    24/07/2018 08:46em08:46

    Eu estou livre do meu cativeiro.

  52. Bartira Nunes Pinto

    24/07/2018 08:47em08:47

    Estou livre do meu cativeiro!

    Estou tentando a cada dia, mudar minha rotina e meus maus hábitos, para conseguir ingressar no tão sonhado cargo público…
    Obrigada por me motivar! Deus abençoe.

  53. Ricardo

    24/07/2018 09:08em09:08

    ‘Estou livre do meu cativeiro’

  54. Kaitlyn

    24/07/2018 09:21em09:21

    Estou livre do meu cativeiro

  55. Alessandro

    24/07/2018 09:32em09:32

    Estou Livre do Meu Cativeiro!! Ótimo Texto e exemplo, tudo bem atual e determinante para quem que realmente a mudança. Sejamos a Mudança que queremos para o nosso “Mundo”. Já sou Concursado em uma Prefeitura, agradeço primeiramente a Deus pro Isso. Mas só acordei quando está numa situação difícil, não tinha outra escolha, ” o Cirso pegou FOGO”. Ainda busco por melhores oportunidades.. Estudem!!!

  56. karolene

    24/07/2018 09:46em09:46

    Estou livre do meu cativeiro!

  57. Renan Santos

    24/07/2018 09:53em09:53

    Estou livre do meu cativeiro!

  58. Dayannne

    24/07/2018 09:57em09:57

    Estou livre do meu cativeiro!

  59. Virgínia

    24/07/2018 10:23em10:23

    Estou livre do meu cativeiro!

  60. Gabriel Cruz

    24/07/2018 11:47em11:47

    Estou livre do meu cativeiro!

  61. Daniele Bragança

    24/07/2018 11:48em11:48

    “Estou livre do meu cativeiro!”

  62. Michele

    24/07/2018 11:53em11:53

    Estou livre do meu cativeiro.

  63. Michele Estêvão de Moura

    24/07/2018 11:54em11:54

    Estou livre do cativeiro

  64. Viviane Sena

    24/07/2018 13:33em13:33

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  65. Anderson Geraldo Gonçalves

    24/07/2018 13:35em13:35

    Eu estou livre do meu cativeiro.
    Caminha-se para o sucesso quando procuramos nos libertar. Hoje iniciei um antigo desejo: acompanhamento terapêutico psicológico.
    Chegar em casa e encontrar este artigo em meu e-mail, me convence de que o meu momento chegou.
    Estou livre do meu cativeiro.
    Serei Policial Civil do estado de Minas Gerais.

  66. Ana

    24/07/2018 14:08em14:08

    Estou livre do meu cativeiro.

  67. Sarah de Souza

    24/07/2018 14:12em14:12

    EU ESTOU LIVRE DO MEU CATIVEIRO, EM NOME DE JESUS! AMÉM.

  68. Isaac Correia

    24/07/2018 14:22em14:22

    Estou livre do meu cativeiro

  69. Keilla

    24/07/2018 14:43em14:43

    ESTOU LIVRE DO MEU CATIVEIRO!

  70. Liana

    24/07/2018 14:55em14:55

    “Estou livre do meu cativeiro”. Vou romper as amarras!

  71. Valéria

    24/07/2018 14:58em14:58

    Estou livre do meu cativeiro!

  72. Nanci Cavalheiro

    24/07/2018 15:19em15:19

    Bela mensagem! Pura verdade!! Obrigada pela força!

  73. Maria Silmaria da cunha gomes

    24/07/2018 16:15em16:15

    E exatamente assim q eu mim sinto presa no meu próprio cativeiro

  74. Laudiene

    24/07/2018 17:11em17:11

    Eu estou livre do meu cativeiro!

  75. Fábio Ribeiro

    24/07/2018 18:10em18:10

    Parabéns pelo texto PNL na veia!!!!!

  76. M Tarayra

    24/07/2018 18:55em18:55

    Estou me libertando do meu cativeiro!

  77. Maurício

    24/07/2018 19:22em19:22

    Excelente artigo. Estou livre do meu cativeiro!

  78. Tânia

    24/07/2018 19:43em19:43

    “Estou livre do meu cativeiro!” Parabéns sempre!

  79. Matheus Frota

    24/07/2018 21:56em21:56

    “Estou livre do meu cativeiro!”. Que texto libertador e motivador.

  80. Adriana da Silva Oliveira

    24/07/2018 22:02em22:02

    “Estou livre do meu cativeiro!”

  81. Marco

    24/07/2018 22:43em22:43

    Estou livre do meu cativeiro!

    Posso e serei aprovado no TCU!
    Sou capaz de estudar muito, de pagar o preço necessário para essa aprovação!
    Eu mereço uma aprovação desse nível!
    Sou resiliente e irei perseverar e vou atrás do meu sonho

  82. Daniel Brito Carneiro

    25/07/2018 08:52em08:52

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

    Em nome de Jesus e com muito estudo e dedicação serei aprovado no concurso da PGFN.

  83. Gisele Brito Moreira

    25/07/2018 09:31em09:31

    Quero sair do meu cativeiro,

    • Lineker Affonso

      25/07/2018 09:59em09:59

      Você irá conseguir Gisele, o texto do Gabriel tem grande relevância para isso, mas ele foi perfeito quando deixou claro que a distância entre ser um elefante de circo “adestrado” e ser um elefante livre depende inteiramente de nossas ações e como lidamos com as crenças já enraizadas em nossas mentes.

      P.S: você irá conseguir…

  84. Lineker Affonso

    25/07/2018 09:56em09:56

    “Estou livre do meu cativeiro”

    O Conhecimento humano somado a sabedoria divina serão os combustíveis para alcançar a vaga que tanto almejo

  85. Luiz

    25/07/2018 11:41em11:41

    Excelente texto! Ainda não estou totalmente livre do meu cativeiro, mas trabalhando para me soltar!

  86. Ranniele

    25/07/2018 12:06em12:06

    Estou livre do meu cativeiro!

  87. Natália

    25/07/2018 13:39em13:39

    Estou livre do meu cativeiro! Um dia eu direi que consegui tudo que eu queria.

    Texto maravilhoso! Parabéns!

  88. Eduardo Pereira

    25/07/2018 18:58em18:58

    “Estou livre do meu cativeiro”.

  89. Luciano

    25/07/2018 21:01em21:01

    Estou livre do meu cativeiro

  90. JOSÉ JAILSON

    26/07/2018 06:17em06:17

    SIM. ESTOU LIVRE DO CATIVEIRO QUE PERSISTIU EM ATRACAR-NÉ.FUI!!!RUMO A MUDANÇA!

  91. Priscilla Saraiva

    26/07/2018 11:31em11:31

    Estou livre do meu cativeiro!

  92. Leydha

    26/07/2018 12:50em12:50

    Estou livre do meu cativeiro.

  93. Gislene

    26/07/2018 21:49em21:49

    Estou livre do meu cativeiro.

  94. Daniela

    26/07/2018 22:57em22:57

    Boa noite! Texto maravilhoso, estou sim, em meu cativeiro!Mas vou libertar e ser um mamute! Obrigada Gabriel e a equipe Gran Cursos! Vcs são maravilhosos!

  95. Aline Rodrigues

    27/07/2018 10:01em10:01

    Não estou livre e não sei como me livrar, pois todas as tentativas que já fiz fracassaram. Infelizmente foi necessário me conformar. É só esperar o fim pra ver se descanso.

  96. Larissa

    27/07/2018 23:31em23:31

    Estou livre do meu cativeiro

  97. Daniela

    28/07/2018 17:01em17:01

    Estou livre do meu cativeiro.

  98. Juliana

    28/07/2018 17:31em17:31

    Estou livre do meu cativeiro!

  99. Flávia Karla

    28/07/2018 19:39em19:39

    Estou livre do meu cativeiro!!!

  100. Cleidibeia C. Silva

    28/07/2018 22:39em22:39

    Estou livre do meu cativeiro!!!!
    Obrigada Gabriel e a toda familia do Gran, bjos no coração.😙😻

  101. IRANILDES

    29/07/2018 08:43em08:43

    ESTOU LIVRE DESSE CATIVEIRO AMÉM EM NOME DE JESUS

  102. IGOR

    29/07/2018 18:31em18:31

    ESTOU LIVRE DO MEU CATIVEIRO, E VOU ALCANÇAR O SUCESSO E A ABUNDÂNCIA QUE EU ALMEJO!

  103. Marciel José do Nascimento

    30/07/2018 20:43em20:43

    Só quero agradece a todos da equipe, pois essas Publicações tem me ajudado, de forma a efetiva, toda as segundas é como um gole de energia extra. Obrigado

  104. Gustavo

    31/07/2018 11:59em11:59

    “Estou livre do meu cativeiro!”.
    -Quero agradecer todos que fazem parte desta equipe, que nos tem ajudado muito! Obrigado. Que Deus vos abençoe sempre.

  105. ERICK

    31/07/2018 17:57em17:57

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  106. Ricardo Bertuccelli

    02/08/2018 13:09em13:09

    Estou livre do meu cativeiro!

  107. CLEBER SILVA DA COSTA

    03/08/2018 08:46em08:46

    “Estou livre do meu cativeiro”.
    Palavra oportuna e bem clara.
    Muito obrigado, Gabriel!!!

  108. sergio buback

    03/08/2018 18:17em18:17

    “Estou livre do meu cativeiro”!

  109. DILMA RIBEIRO

    13/08/2018 10:54em10:54

    “Estou Livre do Meu cativeiro”!!!

  110. Antonio

    11/09/2018 14:50em14:50

    “Estou livre do meu cativeiro”

  111. Deyvson Luan

    03/10/2018 23:34em23:34

    Estou livre do meu cativeiro.

  112. Eu sou

    02/04/2019 10:30em10:30

    Estou livre do meu cativeiro!

  113. Jefferson Cardoso

    16/11/2019 07:54em07:54

    “Estou livre do meu cativeiro!”.

  114. CARLOS EDUARDO BERNAL MORENO

    16/05/2020 18:13em18:13

    Estou Livreeeeee do meu cativeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo