Gabriel Granjeiro

Todos nós temos cicatrizes

“Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado?! Este vai ser o nosso segredo. Uma cicatriz significa: EU SOBREVIVI.” – Caio Fernando de Abreu

Quem não tem pelo menos uma cicatriz na pele, na alma, no coração, que atire a primeira pedra. Claro que todos carregamos uma ou várias delas. E é bom que seja assim. Cicatrizes são fruto dos perrengues da vida, das lutas, dos embates. São tudo que os covardes e os falsos amigos conseguem provocar em nós com suas armadilhas e palavras insensatas e inoportunas. Apenas cicatrizes, nada mais.

A verdade é que temos de ter orgulho desses sinais que carregamos. Eles são o símbolo da nossa fortaleza e o lembrete de que somos mais fortes do que pensamos. Cada pequena marca é a prova de que um dia fomos capazes de transpor obstáculos intimidadores e de vencer quem já tentou nos destruir. Nossas cicatrizes são o legado da vida eternizado na pele e na alma.

Não tenho nenhuma vergonha das minhas. Elas começaram como feridas, que foram desbotando, sumindo… até que praticamente desapareceram, deixando apenas uma linha como sinal de que um dia estiveram ali. Algumas dessas feridas eram pequenas e superficiais; outras me atingiram mais fundo. Aquelas resultaram em cicatrizes quase invisíveis, bem escondidas no peito; estas deixaram marcas profundas, cravadas no coração. Todas elas, não importa o quão horríveis sejam, fizeram a diferença em minha história e tiveram papel importantíssimo na construção da minha personalidade.

As cicatrizes nos ajudam a criar uma couraça de justiça, um escudo de fé. Quando precisamos tomar uma decisão, é natural surgirem conflitos. Abrem-se feridas, que mais tarde se tornam cicatrizes a nos lembrar continuamente do golpe físico, moral ou psicológico que então sofremos. As cicatrizes demostram que somos sobreviventes, lutadores fortes e destemidos, vencedores nas sucessivas batalhas contra os predadores, os inimigos, os concorrentes, os desleais, os sorrateiros.

O tempo cura as feridas, mas as cicatrizes deixadas por elas não somem nunca.

Cada um de nós está fadado a carregar as próprias marcas para sempre. O tempo cura as feridas, mas as cicatrizes deixadas por elas não somem nunca. Ao longo de nossa trajetória, enfrentamos injustiça, dor, humilhação, abandono, inveja, solidão, ingratidão. Essas e outras experiências ruins machucam a alma, mas logo o tempo passa e as transforma em meras lembranças. Às vezes, cicatrizes são provocadas diretamente pelo amor que o Universo tem por nós, nos impedindo de cair, de desistir, de ir embora. E, acredite, até uma pessoa especial – a melhor tatuagem possível – pode se tornar, um dia, uma horrível cicatriz que teremos de carregar, uma marca da qual talvez seja difícil nos orgulharmos.

A natureza confirma que cicatrizes denotam valor. Veja que dado curioso: os golfinhos fêmeas preferem machos com muitas cicatrizes no corpo. Em seu instinto, elas sabem que tais marcas são indício de que o eleito é um vencedor de batalhas contra os predadores, um destemido, um sobrevivente, um forte guerreiro. É, portanto, o tipo de “marido” ideal para constituir família.

Nós, seres humanos, não precisamos do instinto para ter consciência do valor das nossas cicatrizes. Quando você, meu leitor, estiver tentado a desistir dos seus maiores projetos e interromper os estudos, olhe para as suas, que a vontade logo passará. Desistir agora implica retornar à estaca zero e sofrer com os sentimentos ruins que o levaram a querer mais. Significa reviver os momentos em que algumas de suas piores feridas se abriram e experimentar novamente a sensação de derrota. Autocomiseração não é uma atitude sábia e não traz nada de bom. O melhor a fazer é tratar as cicatrizes como sinais de vitória e seguir em frente.

Se somos receptáculo para cicatrizes, também somos sujeitos ativos na produção delas.

Se somos receptáculo para cicatrizes, também somos sujeitos ativos na produção delas. Ainda que de forma inconsciente, estamos sempre dispostos a ferir os outros, seja com palavras, seja com atitudes. É relativamente fácil provocar cicatrizes nos outros; difícil é escapar dos efeitos nocivos que a lei do retorno impõe por não termos controlado a língua ou contido um ato inconsequente. Quando vemos, é tarde demais. Entra em cena o arrependimento, e até pedimos perdão; mas a ferida já foi aberta, tanto no outro, como em nós mesmos. E forma-se uma nova cicatriz. Há que exercer muito autocontrole, há que desenvolver muita paciência, há que amadurecer de verdade para não repetir todo esse ciclo outras vezes.

Vou me permitir partilhar com você uma bela mensagem que fala da relação entre as cicatrizes e o amor. Havia um menino que tinha uma cicatriz muito feia no rosto. A marca era tão feia que os colegas da escola o evitavam sempre. Ninguém falava com ele nem se sentava ao seu lado. A situação chegou a tal ponto, que um dia a turma se reuniu com o professor e sugeriu que o menino não frequentasse mais o colégio. O professor levou o caso à diretoria. O diretor ouviu atentamente e tomou uma decisão: pediria para o menino ser sempre o último a entrar em sala de aula e o primeiro a sair.

Assim foi feito, e o menino aceitou prontamente a imposição do colégio, com apenas uma condição: que ele tivesse a oportunidade de dizer, face a face com os demais alunos, qual era a origem daquela cicatriz. A turma concordou, e, no dia marcado, o menino entrou na sala, posicionou-se na frente de todos e relatou: “Sabe, turma, eu entendo vocês. Minha cicatriz é mesmo muito feia, mas queria que vocês soubessem como eu a adquiri. Minha mãe era muito pobre e, para ajudar na alimentação de todos lá em casa, passava roupa para fora. Eu tinha por volta de 7, 8 anos de idade…”

A turma estava em silêncio, atenta. O menino continuou: “Eu tinha três irmãos: um de quatro anos, outro de dois e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida…” O silêncio na sala só aumentava. “Nossa casa era muito simples, feita de madeira. Um dia, começou um incêndio. Minha mãe correu até o quarto em que estávamos, pegou meu irmãozinho de dois anos no colo, segurou a minha mão e a de meu outro irmão e nos levou para fora. Havia muita fumaça, e as paredes ardiam. O calor era imenso. Minha mãe me pôs sentado no chão, do lado de fora da casa, e mandou que eu ficasse ali com meus irmãos até ela retornar. Ela disse que tinha de voltar para buscar minha irmãzinha, que continuava dentro da casa. O problema é que, quando minha mãe tentou fazer isso, as pessoas que estavam ali não a deixaram entrar na casa em chamas. Eu a ouvi gritar: “Minha filhinha estar lá dentro!”. Vi em seu rosto o desespero, o horror… Fui me esquivando das pessoas e, quando perceberam, eu já tinha entrado na casa. Eu mal conseguia enxergar através da fumaça e precisei lutar contra o calor, mas tinha de salvar minha irmã. Quando cheguei aonde ela estava, encontrei-a enrolada em um lençol e chorando muito. Nesse momento, vi alguma coisa cair e me joguei sobre minha irmã para protegê-la. Foi quando aquela coisa quente tocou meu rosto…”

A turma estava quieta, atenta e envergonhada. O menino continuou: “Vocês podem até achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que a acha linda. Todo dia, quando chego em casa, minha irmãzinha a beija porque sabe que é marca de AMOR.”

Tocante, não?

Reflita comigo, amigo leitor: o mundo está cheio de CICATRIZES. Não me refiro às CICATRIZES visíveis, mas às que não podemos enxergar. Há aproximadamente 2 mil anos, um Homem foi tomado por inúmeras CICATRIZES no corpo para redimir a mim e a você. Ele recebeu chagas nas mãos, nos pés e na cabeça. Não importa qual é a sua religião nem se você acredita no propósito de vida desse Homem, mas uma coisa é certa: Ele mudou a história para sempre com suas cicatrizes, que, para bilhões de pessoas, representam marcas de amor infinito.

Por favor, leitor amigo, não tenha vergonha das suas cicatrizes. Elas são o lembrete de toda a sua luta e a marca do seu amor, da sua experiência, da sua sabedoria. Elas fazem de você quem você é: a mais rara das pedras, alguém único e insubstituível.

Eu tenho orgulho das minhas cicatrizes e de quem sou. E você?

Se concorda com esta mensagem, registre nos comentários: “Eu sou insubstituível!”. 

“Os defeitos da alma são como os ferimentos do corpo; por mais que se cuide de os curar, as cicatrizes aparecem sempre, e estão sob a constante ameaça de se reabrirem.” – François La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Cheguei Lá

123 Comentários

123 Comentários

  1. Gisele

    10/09/2018 19:11 em 19:11

    “Eu sou insubstituível”.

    Obrigada pela belíssima mensagem, Gabriel.

    • Michelle

      11/09/2018 08:40 em 08:40

      Bom dia! linda mensagem de amor! EU SOU INSUBSTITUÍVEL!

    • carmem

      13/09/2018 11:32 em 11:32

      Obrigada
      Eu sou insubstituível!

  2. lia

    10/09/2018 19:55 em 19:55

    “Eu sou insubstituível!”.

    • Osvaldo

      13/09/2018 09:18 em 09:18

      Eu sou Insubstituível.

  3. Lívia

    10/09/2018 20:06 em 20:06

    Me emocionei!!

    Linda mensagem!

    🙂

  4. Cláudia

    10/09/2018 20:06 em 20:06

    Maravilhosa mensagem, eu sou insubstituível!!!!

  5. Lívia

    10/09/2018 20:06 em 20:06

    Linda mensagem, me emocionei.

    🙂

    • Mercia Braz

      11/09/2018 20:35 em 20:35

      Linda mensagem!

  6. Francisco Manoel

    10/09/2018 20:16 em 20:16

    “Eu sou insubstituível”.

  7. Lusineide de Sousa Aires

    10/09/2018 20:28 em 20:28

    Linda mensagem!
    “Eu sou insubstituível!”

  8. Lucineide

    10/09/2018 20:30 em 20:30

    “Eu sou insubstituível!”. 

  9. Lucíneide Sàntoss

    10/09/2018 20:31 em 20:31

    “Eu sou insubstituível!”. 

  10. Noelma

    10/09/2018 20:36 em 20:36

    “Eu sou insubstituível!”.
    Parabéns , emocionante mensagem ❤❤

  11. Luciana

    10/09/2018 20:37 em 20:37

    Boa noite. Eu sou insubstituível.linda mensagem de reflexão.

  12. Maria Inês santos da silva

    10/09/2018 20:39 em 20:39

    Que linda mensagem
    Eu sou insubstituível

  13. Noelma

    10/09/2018 20:44 em 20:44

    “Eu sou insubstituível!”.
    ❤❤

  14. Janeia Nunes Tavares

    10/09/2018 20:51 em 20:51

    O que eu posso fazer é insubstituível. É o plano de Deus pra mim.

  15. Caroline da Silva Marra

    10/09/2018 20:54 em 20:54

    Eu sou insubstituível, todos nós passamos por tudo isso que foi falado. A diferença vai ser a gente lidar com isso, ter sabedoria e ser muito, mas muito grato a Deus 🙏🙌

  16. Levi Lucio

    10/09/2018 21:06 em 21:06

    Eu sou insubstituível, e saber disso me faz acreditar no poder de Deus; e em seus planos para a minha vida!

  17. Simone

    10/09/2018 21:14 em 21:14

    Boa noite Gabriel realmente não basta ter todo material, todo tempo do mundo se ainda damos importância ao passado, as feridas do passado e não conseguimos nos concentrar.Obrigada pelo incentivo pela paciência de escrever e atingir em cheio corações. Para você desejo felicidade e paz.

  18. Emersa

    10/09/2018 21:16 em 21:16

    “Eu sou insubstituível!”.

  19. Tila

    10/09/2018 21:40 em 21:40

    Que lindo! as coisas foram tão difíceis para mim a minha vida toda, mas tenho esperança.

  20. Rafael Moreira Santos

    10/09/2018 21:55 em 21:55

    ” Eu sou insubstituível”por que eu acredito no meu potencial,e ninguém vai me cala nem me parar.

  21. Tila

    10/09/2018 21:59 em 21:59

    Que lindo! as coisas foram tão difíceis para mim, mas tenho esperança.

  22. Lucilene Rodrigues da Silva

    10/09/2018 22:19 em 22:19

    Obrigada pela mensagem, me caiu como uma luva hoje… “Eu sou insubstituível.”

  23. Luan

    10/09/2018 22:23 em 22:23

    “Eu sou insubstituível”

    Mais do que motivacional, me vi várias vezes dentro desse texto. Semana que vem completo 2 anos de um acidente que sofri e que me deixou à beira da morte, com mínimas chances de sobrevivência. Ele me rendeu, dentre outras coisas, várias cicatrizes (inclusive físicas) e elas são a forma mais real de lembrar o quanto Esse Cara de 2 mil anos é, foi e será sempre fundamental na minha vida, especialista em reviravoltas e em transformar dor em alegria, medo em fé.

    Às vezes somos subestimados pelas outras pessoas e muitas vezes por nós mesmos, mas esse artigo me fez relembrar: “somos mais fortes do que o que pensamos”. E, mais do que isso, temos um Deus que fala com a gente através de outras pessoas, de vivências e de situações das mais imprevisíveis possíveis.

    Valeu, Gabriel!

  24. MAURO ROCHA DE MACEDO

    10/09/2018 22:27 em 22:27

    Eu sou insubstituível!

  25. Carolina

    10/09/2018 22:27 em 22:27

    Eu sou insubstituível!

  26. Aldirlan Costa dos Santos

    10/09/2018 22:34 em 22:34

    Mto bom esse texto palavras fortes de insentivo e expiração.

  27. Daiana

    10/09/2018 22:45 em 22:45

    Eu sou insubstituível

  28. Camila

    10/09/2018 23:16 em 23:16

    Acho seus textos o máximo!
    Que bom seria se pelo menos metade das pessoas colocassem as outras para cima como você! Parabéns! Precisamos demais pessoas assim!

  29. Niilvapovaciabott

    10/09/2018 23:21 em 23:21

    Obrigado, adorei suas palavrs , Eu sou insubitituivel.

  30. Esdra Souza de Carvalho

    10/09/2018 23:31 em 23:31

    Amei a mensagem

    ” Eu sou insubstituível”

  31. Adriana Siva

    10/09/2018 23:32 em 23:32

    Receber incentivos é bom nos fortifica!

  32. Priscilla Cavalcante

    11/09/2018 00:39 em 00:39

    “Eu sou insubstituível ”
    Nossa, essa mensagem veio de encontro ao momento que estou vivendo!
    Obrigada Gabriel!

  33. Maria

    11/09/2018 00:55 em 00:55

    ” Eu sou insubstituível “.
    O texto é lindo!
    Obrigada,Gabriel.

  34. Dri

    11/09/2018 04:26 em 04:26

    “Eu sou Insubstituível” e “Imparável”!!!!!!!

  35. Aline Lopes

    11/09/2018 04:48 em 04:48

    Linda mensagem, obrigada por cuidar dos detalhes e conseguir em palavras traduzir tudo o que precisamos ler e muitas vezes refletir para não desistir. Eu sou insubstituível.
    Grata.

  36. Dayanne Postellaro

    11/09/2018 07:13 em 07:13

    Eu sou insubstituível!

  37. Luciana

    11/09/2018 07:26 em 07:26

    Eu sou insubstituível! e Gabriel, você é demais!

  38. Robson

    11/09/2018 07:35 em 07:35

    Eu sou insubstituível!!

  39. BRUNO DIEGO SANTOS DA Silva

    11/09/2018 07:41 em 07:41

    Eu sou insubstituido.

  40. Bruno

    11/09/2018 07:44 em 07:44

    Eu sou insubstituível

  41. Hélio

    11/09/2018 07:55 em 07:55

    Eu sou insubstituível!
    Deus criou cada pessoa como UNICA nesta terra, assim creio e muito de identifiquei com o texto por tudo que já passei na vida e estou aqui, beirando os 50 anos e ainda correndo atrás dos sonhos que não realizei – AINDA!
    Sucesso a todos, que o SENHOR recompense seus esforços, não desista.

  42. Adriana

    11/09/2018 08:21 em 08:21

    Eu sou insubstituível

  43. Maria Lucia de Sousa

    11/09/2018 08:41 em 08:41

    Eu sou insubstituível.

    Muito emocionante,chorei. 😚🙅

  44. Dany

    11/09/2018 09:12 em 09:12

    Nossa, que mensagem bonita. Inspiradora. Parabéns Gabriel! Você tem um dom ímpar.

  45. Rodrigo

    11/09/2018 09:16 em 09:16

    Eu também sou insubstituível!

  46. Patrícia

    11/09/2018 09:21 em 09:21

    Eu sou insubstituível!
    Que texto maravilhoso Gabriel, me vi em muitas passagens, perfeito para este momento da minha vida. Muito obrigada por suas palavras. Namastê!

  47. Ligia

    11/09/2018 09:29 em 09:29

    Obrigada pelos textos…..É bom para continuar na luta.

  48. Tatiane da Silva Ribeiro Valenga

    11/09/2018 10:12 em 10:12

    Eu sou insubstituivel.
    Lindissima mensagem, e chegou na hora em que eu mais preciso.
    Obrigada por compartilhar conosco mensagens motivacionais.

  49. Walter Silva Fraga

    11/09/2018 10:13 em 10:13

    São palavras assim que nos renovam a cada dia e nos dão forças para continuar a caminhada. Sempre com o Senhor à frente. Walter

  50. MÔNICA SILVA CARNEIRO

    11/09/2018 10:17 em 10:17

    Amo seus textos.
    Que Deus continue a abençoar você!
    Eu sou insubstituível!!!

  51. Jéssica Tavares Wanderley

    11/09/2018 12:07 em 12:07

    “Eu sou insubstituível!”
    Veio no momento certo esse artigo!
    Obrigada Gabriel Granjeiro por compartilhar tamanha obra de arte.

  52. Danielle

    11/09/2018 12:10 em 12:10

    Que texto lindíssimo! Sem palavras até pra explicar. Muito bom, reconfortante. Obrigada por compartilhar e inspirar. Gratidão.

  53. Ana

    11/09/2018 13:00 em 13:00

    Amei o texto por dá uma levantada na alma, na alta estima, na vida. Sou simplesmente insubstituível.

  54. Daniela Augusta

    11/09/2018 13:23 em 13:23

    “Eu sou insubstituível!”

  55. Wânia Santos da Silva

    11/09/2018 13:24 em 13:24

    Eu sou insubstituível.
    Nooossa, na correria para aproveitar todos os tempos possíveis e impossíveis para estudo,
    nunca tinha parado para ler um dos seus artigos.
    Achei incrível! Penso assim também. Quando vejo as pessoas passando na rua…logo me vem à cabeça:
    quais são suas histórias, sua trajetória de vida, suas frustrações, angústias, amores…
    Na verdade, todos temos marcas e cicatrizes que sejam positivas ou negativas, mas que fazem parte de nós e da nossa história.
    Parabéns!!

  56. Antonio

    11/09/2018 14:51 em 14:51

    Eu sou insubstituivel

  57. KEILLA

    11/09/2018 15:41 em 15:41

    EU SOU INSUBSTITUÍVEL

  58. Gustavo Henrique Carl Dos Santos

    11/09/2018 16:03 em 16:03

    Eu sou insubstituível!

  59. LUCIANA AMERICANO DO BRASIL

    11/09/2018 16:38 em 16:38

    Emocionante seu texto. Estava justamente hoje focada a desistir mas não vou, obrigada! Deus te abençoe!
    “Eu sou insubstituível!”.

  60. LUCIANA AMERICANO DO BRASIL

    11/09/2018 16:39 em 16:39

    “Eu sou insubstituível!”

  61. Ena Costa

    11/09/2018 17:14 em 17:14

    Eu sou insubstituível!
    De fato: As cicatrizes nos ajudam a criar uma couraça de justiça, um escudo de fé. Quando precisamos tomar uma decisão…

  62. Ena Costa

    11/09/2018 17:15 em 17:15

    Eu sou insubstituível!
    Concordo plenamente de que: As cicatrizes nos ajudam a criar uma couraça de justiça, um escudo de fé. Quando precisamos tomar uma decisão…

  63. Carla

    11/09/2018 17:37 em 17:37

    Fui lendo e recordando de algumas cicatrizes…
    Na mão tenho a cicatriz de um copo que em mim foi jogado num momento de ira. Pq me recusei a fazer algo q não queria, uma cadeira de madeira foi atirada…ah, e as marcas deixadas na alma? Algumas ainda minam pelos olhos quando vem à tona. Mas Ele muda a minha história todos os dias, EU SOU INSUBSTITUÍVEL E IMPARÁVEL!

  64. Henrique

    11/09/2018 17:51 em 17:51

    “Eu sou insubstituível!”.

  65. ILDILENE COSTA DUTRA

    11/09/2018 18:00 em 18:00

    EU SOU INSUBSTITUÍVEL!!!
    Lindo texto, muito emocionante.

  66. Isaac Correia

    11/09/2018 18:50 em 18:50

    Eu sou insubstituível

  67. JOSE DANIEL

    11/09/2018 20:49 em 20:49

    “Eu sou insubstituível!”.

  68. Flávia Breder

    11/09/2018 21:12 em 21:12

    Eu sou insubstituível!

  69. Eduardo Pereira Nascimento

    11/09/2018 22:52 em 22:52

    “Eu sou insubstituível!”. Linda mensagem Gabriel. Que o nosso Deus continue te abençoando em nome de Jesus.

  70. Leidiane Pugas Carvalho

    11/09/2018 23:50 em 23:50

    Eu sou insubstituível!
    Emocionada.Deus abençoe.

  71. Fábio

    12/09/2018 01:42 em 01:42

    Eu sou insubstituível

  72. zorelane

    12/09/2018 06:18 em 06:18

    Eu sou insubstituível!

  73. Jamille Andreia

    12/09/2018 06:59 em 06:59

    “EU sou insubstituível!”

  74. Bárbara

    12/09/2018 09:45 em 09:45

    “Eu sou insubstituível!”.
    Lindas palavras, falaram muito ao meu coração, justamente o que precisava.

  75. Heloisa

    12/09/2018 10:55 em 10:55

    Eu sou insubstituível!!!!

  76. thulio henrique

    12/09/2018 11:09 em 11:09

    Eu sou insubstituível. Parabéns por esses textos motivacionais, GranCursos.

  77. Joana

    12/09/2018 14:19 em 14:19

    EU sou insubstituível! textos que alimentam a alma da gente . obrigada , Gabriel! obrigada, Gran Cursos!

  78. Marcus Porto

    12/09/2018 14:43 em 14:43

    Eu sou INSUBSTITUÍVEL!!!

  79. LEILA SAMPAIO

    12/09/2018 16:45 em 16:45

    “Eu sou insubstituível!”

  80. ELIANA CARNEIRO

    12/09/2018 21:43 em 21:43

    “Eu sou insubstituível!”

  81. JANE ANDREA LIMA DOS SANTOS DE LIMA

    12/09/2018 22:05 em 22:05

    “Eu sou Insubstituível, linda mensagem. Muito obrigada Gabriel pelos textos maravilhosos.

  82. Barbara

    13/09/2018 00:20 em 00:20

    “Eu sou insubstituível!”

  83. Thi Oliveira

    13/09/2018 11:45 em 11:45

    Eu sou INSUBSTITUÍVEL!!!

  84. Fátima Gonzaga Neves

    13/09/2018 11:51 em 11:51

    Eu,você e todos nós somos insubstituíveis. Pois somos uma obra exclusiva e autêntica.Um projeto milagroso. Somos a prova mais concreta da Criação Divina. Felicitações e parabéns por esse trabalho maravilhoso!Lindo texto!

  85. Wellington Carias

    13/09/2018 19:36 em 19:36

    Gabriel, me emocionei com o seu texto. Fui doador de fígado para meu irmão.
    Obrigado pelas mensagens. Gratidão.

  86. Wellington Carias

    13/09/2018 19:39 em 19:39

    Gabriel, me emocionei com o seu texto. Fui doador de fígado para meu irmão.
    Obrigado pelas mensagens. Gratidão.
    Eu sou insubstituível!!!!

  87. Benedito

    13/09/2018 22:36 em 22:36

    Grande Granjeiro, sempre apontando o mapa da Mina com belíssimas palavras de apoio! Com todos esses gritos de guerra e os comandos dos excelentes professores que o acompanham, impossível não conquistar a vitória! Obrigado

  88. Monika

    13/09/2018 23:31 em 23:31

    “Eu sou insubstituível.”

    Texto mais q maravilhoso! ❤
    Obrigada!

  89. ewerton.nilson@gmail.com

    14/09/2018 00:07 em 00:07

    Sou insubstituível

  90. Alamir

    14/09/2018 02:01 em 02:01

    Eu sou insubstituível!

  91. Amanda Dias

    14/09/2018 08:30 em 08:30

    Eu sou insubstituível!

  92. Ligia

    14/09/2018 12:43 em 12:43

    Eu sou insubstituível!

  93. jonas

    14/09/2018 12:44 em 12:44

    EU SOU INSUBSTITUÍVEL!!

    Muito obrigado, Deus abençoe grandemente!

  94. Marcus Vinicius

    14/09/2018 18:31 em 18:31

    “Eu sou insubstituível!”.

  95. Lucas Pereira

    14/09/2018 18:39 em 18:39

    “Eu sou insubstituível!”
    Tocante de mais…Obrigado!

  96. Uelton

    14/09/2018 19:28 em 19:28

    “Eu sou insubstituível!”.

  97. conceição

    14/09/2018 23:28 em 23:28

    “EU SOU insubstituível!”

  98. Maria

    14/09/2018 23:29 em 23:29

    “EU SOU insubstituível!”

  99. CESAR PADILHA

    15/09/2018 06:02 em 06:02

    Linda sua mensagem. “EU SOU INSUBSTITUÍVEL”

  100. Larissa

    15/09/2018 07:34 em 07:34

    Eu sou insubstituível!

  101. Dália

    15/09/2018 15:49 em 15:49

    EU SOU INSUBSTITUÍVEL!!!

  102. ERICK ANDRE SOUSA DE BRITO

    15/09/2018 17:36 em 17:36

    Eu sou insubstituível

  103. Samanta Borges

    15/09/2018 20:53 em 20:53

    Eu sou insubstituível!

  104. Alessandro

    15/09/2018 23:14 em 23:14

    Eu sou insubstituível. …

  105. Juliana

    16/09/2018 10:58 em 10:58

    “Eu sou insubstituível”

  106. Gláucia

    16/09/2018 15:31 em 15:31

    – É verdade. Vc tem razão, Gabriel.
    Muitíssimo obrigada por essa msg !!!… Valeu mesmo. Demais.
    …Eu sou insubstituível…
    …Q assim seja…
    Abração p vc e toda a equipe do cursinho.
    …Amém…

  107. Leonardo Monteiro

    16/09/2018 16:21 em 16:21

    Boa tarde!
    Sembre sábio com as palavras.

    Eu sou insubstituível!!!!!

    Um forte abraço.
    Que Deus o abençoe.

    • Maria de Lourdes cordeiro

      16/09/2018 20:50 em 20:50

      Lindo texto motivador, quem é quem não tem cicatrizes eu sou insubstituível!!!

  108. CASSIA

    17/09/2018 09:02 em 09:02

    Eu sou “insubstituível”. Obrigada Senhor por colocar no meu caminho pessoas que me fazem refletir e continuar minha caminhada até ao meu cargo publico.

  109. Emanuele

    17/09/2018 19:59 em 19:59

    Eu sou insubstituível!!! Agradeço a DEUS por não permitir qdo quis desistir inclusive da vida,por parecer que as feridas não irão ter fim e a Gran por me dar palavras fortalecedoras e me ajudar na conquista de meu sonho.

  110. vanessa dos santos rocha

    17/09/2018 20:14 em 20:14

    Eu sou insubstituivel!

    Agradeço de coraçao a bela msg…

  111. soledade

    17/09/2018 20:48 em 20:48

    Eu sou insubstituivel

  112. Ranyelle

    17/09/2018 20:57 em 20:57

    Eu sou insubstituível!

  113. Diego cunha

    18/09/2018 09:39 em 09:39

    Eu sou Insubstituível.SZSZSZSZ

  114. andre avelino barroso badin telles

    18/09/2018 15:58 em 15:58

    “Eu sou insubstituível!”

  115. Lis

    20/09/2018 16:19 em 16:19

    Linda reflexão, com certeza “Eu sou insubstituível!” e meu cargo público me espera, o que é meu ninguém me toma. Meu Papai não deixa. <3

  116. Davidson Renato

    20/09/2018 21:22 em 21:22

    Amei, este artigo, Gostei muito, foi esclarecedor. Eu sou insubstituível.

  117. Silvana Medeiros Silva

    21/09/2018 15:05 em 15:05

    Eu sou insubstituível!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo