Viver um dia de cada vez

Gabriel Granjeiro


11 de Maio de 2020 4 min. de leitura

“A melhor coisa do futuro é que ele chega à razão de um dia de cada vez.” – Abraham Lincoln

Completei 28 anos na última sexta-feira. É sempre uma bênção fechar outro ciclo e se tornar mais experiente, paciente e realista, mas não menos sonhador ou ousado. Ainda não sei direito se, ao fazer aniversário, ganhei ou perdi um ano de vida, mas, pensando bem, não interessa muito, certo? O que importa, mesmo, é viver um dia de cada vez. Eis uma grande lição que todos devemos levar para a vida, sobretudo em momentos de dificuldade, crise e incerteza como o atual.

“Viva um dia de cada vez.” Imagino que você já tenha lido esse conselho em livros de filosofia, desenvolvimento pessoal ou até mesmo na Bíblia. Nossos avós, pais e amigos mais sábios volta e meia nos dão essa dica, mas costumamos ignorar. Homens e mulheres mais racionais e metódicos podem até dizer que pensar assim é tolice. Para eles, quem vive um dia por vez está condenado a não realizar nada de significativo. Eu mesmo já publiquei, aqui, artigos defendendo que todo projeto relevante é construído no médio e no longo prazo, com planejamento e menos impulsividade, portanto entendo essas objeções. Todavia, quero destacar que, na minha visão, elas são fruto da falta de compreensão do que a frase quer dizer. Depois de entendermos o verdadeiro significado dela, poderemos avançar para a conversa mais importante, sobre COMO viver um dia por vez. Estamos falando de um desafio grande neste mundo cada vez mais conectado, movimentado e ansioso.

A ideia é ter fé de que as coisas hão de mudar e dias melhores virão. É perceber que estamos no controle, cabendo a nós mudar nossa realidade com trabalho, estudo e dedicação. Não se trata de desprezar planos e metas sobre os quais refletimos tanto no passado, mirando o futuro, mas, sim, de crer que somos renovados diariamente e que oportunidades surgem a cada alvorada. É, enfim, concluir que o tempo transcorre para a frente, rumo o futuro, aos nossos objetivos, e – o mais importante – não volta. Entende por que temos de fazer valer cada segundo, conscientes de que nossa existência não é nada além de uma sucessão de experiências, vivenciadas na beleza do AGORA?

Viver um dia de cada vez é, pois, tentar seguir apenas os caminhos que nos levam a fazer algo útil. Às vezes, essas rotas serão arriscadas, árduas, longas; outras, envolverão flores, lindos pores de sol e brisa refrescante. O certo é que cada alvorecer traz consigo alegrias e tristezas, alguns mais, outros menos. “Por isso, não fiqueis preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”, como ensina Jesus em Mateus 6:34.

Viver um dia de cada vez é chorar e sorrir; é brigar e se reconciliar; é reclamar (menos) e agradecer (mais). É agir com pressa ou calma na medida certa; é ter mágoa ou perdão no coração, mas se pautando sempre pela justiça e pela ponderação. É tratar as pessoas com amor e respeito, sem se apegar a rótulos e colhendo os resultados poderosos das escolhas – os doces frutos das sementes lançadas. É reagir com palavras gentis, na medida do possível, para desarmar valentões. Nada como se perceber dia a dia mais maduro, calejado e sábio…

Viver um dia de cada vez é fazê-lo com humildade para identificar quando é hora de valorizar a colaboração de terceiros. Afinal, todos gostamos quando reconhecem nossas boas ações, quando notam que fizemos a diferença na vida de alguém.

Viver um dia de cada vez é evitar remoer o passado e se “pré-ocupar” demais com o futuro. Claro que alguma preocupação é salutar, mas, como sabemos, tudo em excesso é ruim. Ficar antecipando problemas sobre os quais você não pode fazer nada agora é um tormento, sobretudo porque certamente já há dificuldades de sobra a serem superadas no presente.

Viver um dia de cada vez é não perder tempo imaginando demais, fantasiando demais, pensando demais e planejando demais, sem nunca fazer nada de concreto. Já aconteceu muito comigo: de repente me vejo cheio de trabalho e aflito para dar conta de tudo. Sabendo que não posso parar, porque vidas dependem do meu esforço, o que faço nessas horas, quando a angústia vem com tudo? Repito para mim mesmo este antigo provérbio: “Corte lenha, carregue água. Corte lenha, carregue água. Corte lenha, carregue água”. Sim, temos de planejar, mas também temos de fazer. Não adianta sermos bem-sucedidos na primeira fase, a do planejamento, se fraquejarmos na segunda, a da ação.

Viver um dia de cada vez é dividir as tarefas em metas diárias, por turno ou hora, e comemorar cada uma das pequenas vitórias. Tem sido particularmente complicado, eu sei, neste cenário de pandemia em que estamos inseridos, caracterizado por tanta incerteza. Não sabemos como será a próxima semana, que dirá o ano que vem… O mundo parece estar desmoronando, mas essa já foi nossa impressão em crises anteriores, e nem por isso tudo acabou. Houve quem conseguisse seguir em frente? Houve quem, sem deixar de se guiar pelas estrelas no firmamento, caminhou um dia por vez, sempre com elas como norte, por mais que estivessem distantes e difíceis de enxergar? Sim, e devemos nos mirar nesses exemplos.

Se jogarmos tudo para o alto porque não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel, o que acontecerá? Além de lidar com os problemas do presente, teremos de lidar também com os do futuro. Imagine como seria administrar sua frustração por não ter estudado, fazendo o tempo valer a pena nestes meses de desaceleração… Pense como seria mais difícil perder peso e recuperar a saúde por ter abandonado a dieta e os exercícios, alegando ansiedade ou desmotivação agora… Relembre o que o motivou a ir à luta para se livrar, por exemplo, de um emprego ruim…

Toda vez que alguém vem até mim para conversar sobre uma situação que ainda não se fez concreta e, portanto, para a qual não há solução, ainda, meu conselho é este: “Um dia de cada vez. Se acontecer, lidaremos com isso.” Viver um dia de cada vez é, em resumo, uma forma poderosa de cuidarmos de nossa saúde mental. É uma decisão que pode fazer toda a diferença entre o desespero em face dos obstáculos e o saber apreciar as belezas do caminho.

Vamos, juntos, rogando por sabedoria e paz interior, para que sejamos capazes de viver apenas um dia de cada vez e, assim, construir o futuro que merecemos e buscamos.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante para mim.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Gabriel Granjeiro

Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online

81

Comentários (81)

Avatar CLEBER DOMINGUES 15 de Outubro de 2020

BOA TARDE GABRIEL. SEUS TEXTOS ME MOTIVAM A PROSEGUIR. TODAS AS VEZEZ QUE LEIO, ME EMOCIONO, NAO CONSIGO ME RETER EM NAO CHORAR DE ALEGRIA, POIS ME FORTALEÇO. DEUS TE ABENÇOE.

 Responder

Avatar Jessica 20 de Março

Ótimo texto. Obrigada pela motivação!

 Responder

Avatar Rodrigo 23 de Março

Excelente texto. Excelente direcionador!

 Responder

Avatar airam jair teixeira 24 de Março

Gostei muito da leitura deste texto. Muito centrado, pé no chão. É isto que importa agora. Ficar calmo, planejar e executar também, vivendo um dia de cada vez. Expandiu bastante para mim o conceito de um dia de cada vez. Obrigado.

 Responder

Avatar Stelamaris Kalil 21 de Abril

Olá Gabriel! Hoje, nas tuas palavras, entendi o verdadeiro significado dessa força que me faz seguir em frente, todos os dias!! Gratidão por compartilhar !

 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 22 de Abril

😊🙏

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *