Viver um dia de cada vez

“A melhor coisa do futuro é que ele chega à razão de um dia de cada vez.” – Abraham Lincoln

Completei 28 anos na última sexta-feira. É sempre uma bênção fechar outro ciclo e se tornar mais experiente, paciente e realista, mas não menos sonhador ou ousado. Ainda não sei direito se, ao fazer aniversário, ganhei ou perdi um ano de vida, mas, pensando bem, não interessa muito, certo? O que importa, mesmo, é viver um dia de cada vez. Eis uma grande lição que todos devemos levar para a vida, sobretudo em momentos de dificuldade, crise e incerteza como o atual.

“Viva um dia de cada vez.” Imagino que você já tenha lido esse conselho em livros de filosofia, desenvolvimento pessoal ou até mesmo na Bíblia. Nossos avós, pais e amigos mais sábios volta e meia nos dão essa dica, mas costumamos ignorar. Homens e mulheres mais racionais e metódicos podem até dizer que pensar assim é tolice. Para eles, quem vive um dia por vez está condenado a não realizar nada de significativo. Eu mesmo já publiquei, aqui, artigos defendendo que todo projeto relevante é construído no médio e no longo prazo, com planejamento e menos impulsividade, portanto entendo essas objeções. Todavia, quero destacar que, na minha visão, elas são fruto da falta de compreensão do que a frase quer dizer. Depois de entendermos o verdadeiro significado dela, poderemos avançar para a conversa mais importante, sobre COMO viver um dia por vez. Estamos falando de um desafio grande neste mundo cada vez mais conectado, movimentado e ansioso.

A ideia é ter fé de que as coisas hão de mudar e dias melhores virão. É perceber que estamos no controle, cabendo a nós mudar nossa realidade com trabalho, estudo e dedicação. Não se trata de desprezar planos e metas sobre os quais refletimos tanto no passado, mirando o futuro, mas, sim, de crer que somos renovados diariamente e que oportunidades surgem a cada alvorada. É, enfim, concluir que o tempo transcorre para a frente, rumo o futuro, aos nossos objetivos, e – o mais importante – não volta. Entende por que temos de fazer valer cada segundo, conscientes de que nossa existência não é nada além de uma sucessão de experiências, vivenciadas na beleza do AGORA?

Viver um dia de cada vez é, pois, tentar seguir apenas os caminhos que nos levam a fazer algo útil. Às vezes, essas rotas serão arriscadas, árduas, longas; outras, envolverão flores, lindos pores de sol e brisa refrescante. O certo é que cada alvorecer traz consigo alegrias e tristezas, alguns mais, outros menos. “Por isso, não fiqueis preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”, como ensina Jesus em Mateus 6:34.

Viver um dia de cada vez é chorar e sorrir; é brigar e se reconciliar; é reclamar (menos) e agradecer (mais). É agir com pressa ou calma na medida certa; é ter mágoa ou perdão no coração, mas se pautando sempre pela justiça e pela ponderação. É tratar as pessoas com amor e respeito, sem se apegar a rótulos e colhendo os resultados poderosos das escolhas – os doces frutos das sementes lançadas. É reagir com palavras gentis, na medida do possível, para desarmar valentões. Nada como se perceber dia a dia mais maduro, calejado e sábio…

Viver um dia de cada vez é fazê-lo com humildade para identificar quando é hora de valorizar a colaboração de terceiros. Afinal, todos gostamos quando reconhecem nossas boas ações, quando notam que fizemos a diferença na vida de alguém.

Viver um dia de cada vez é evitar remoer o passado e se “pré-ocupar” demais com o futuro. Claro que alguma preocupação é salutar, mas, como sabemos, tudo em excesso é ruim. Ficar antecipando problemas sobre os quais você não pode fazer nada agora é um tormento, sobretudo porque certamente já há dificuldades de sobra a serem superadas no presente.

Viver um dia de cada vez é não perder tempo imaginando demais, fantasiando demais, pensando demais e planejando demais, sem nunca fazer nada de concreto. Já aconteceu muito comigo: de repente me vejo cheio de trabalho e aflito para dar conta de tudo. Sabendo que não posso parar, porque vidas dependem do meu esforço, o que faço nessas horas, quando a angústia vem com tudo? Repito para mim mesmo este antigo provérbio: “Corte lenha, carregue água. Corte lenha, carregue água. Corte lenha, carregue água”. Sim, temos de planejar, mas também temos de fazer. Não adianta sermos bem-sucedidos na primeira fase, a do planejamento, se fraquejarmos na segunda, a da ação.

Viver um dia de cada vez é dividir as tarefas em metas diárias, por turno ou hora, e comemorar cada uma das pequenas vitórias. Tem sido particularmente complicado, eu sei, neste cenário de pandemia em que estamos inseridos, caracterizado por tanta incerteza. Não sabemos como será a próxima semana, que dirá o ano que vem… O mundo parece estar desmoronando, mas essa já foi nossa impressão em crises anteriores, e nem por isso tudo acabou. Houve quem conseguisse seguir em frente? Houve quem, sem deixar de se guiar pelas estrelas no firmamento, caminhou um dia por vez, sempre com elas como norte, por mais que estivessem distantes e difíceis de enxergar? Sim, e devemos nos mirar nesses exemplos.

Se jogarmos tudo para o alto porque não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel, o que acontecerá? Além de lidar com os problemas do presente, teremos de lidar também com os do futuro. Imagine como seria administrar sua frustração por não ter estudado, fazendo o tempo valer a pena nestes meses de desaceleração… Pense como seria mais difícil perder peso e recuperar a saúde por ter abandonado a dieta e os exercícios, alegando ansiedade ou desmotivação agora… Relembre o que o motivou a ir à luta para se livrar, por exemplo, de um emprego ruim…

Toda vez que alguém vem até mim para conversar sobre uma situação que ainda não se fez concreta e, portanto, para a qual não há solução, ainda, meu conselho é este: “Um dia de cada vez. Se acontecer, lidaremos com isso.” Viver um dia de cada vez é, em resumo, uma forma poderosa de cuidarmos de nossa saúde mental. É uma decisão que pode fazer toda a diferença entre o desespero em face dos obstáculos e o saber apreciar as belezas do caminho.

Vamos, juntos, rogando por sabedoria e paz interior, para que sejamos capazes de viver apenas um dia de cada vez e, assim, construir o futuro que merecemos e buscamos.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante para mim.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
70 Comentários

70 Comentários

  1. Cleidiane

    11/05/2020 18:18em18:18

    Texto muito bom. Riquíssimas orientações. Dessa maneira que tô me esforçando pra viver, mas ainda assim tem sido dias difíceis. Mas apego-me as seguintes palavras: “Não posso esmorecer, sou mais forte que isso”…

    • RAFAELLA LUIZ FERREIRA

      11/05/2020 18:56em18:56

      Todos os textos que li me foram muito úteis,a forma de falar com as pessoas contando suas experiências nos motivando ajuda muito no estudo para concursos e para a vida.

      • Karyne

        11/05/2020 23:05em23:05

        Texto muito enriquecedor, estou de fato vivendo um dia de cada vez, mas preciso ser mais forte e colocar em prática meus planos e nao deixar essa situação atual me levar para o fundo do poço.
        Obrigada pelo rico texto, com certeza me ajudou muito.

        • Alessandra Júlio dos Santos

          18/05/2020 19:06em19:06

          Puxa Gabriel,a sua sabedoria é extraordinária.Nem parece vinda de uma pessoa tão jovem.Deus continue te abençoando.E que vc continue se deixando ser usado por Deus.A humanidade hj precisa de sábios como vc.
          O que “Salomão” diria de tanta sabedoria rsrs.

    • Katielle

      11/05/2020 18:58em18:58

      Orientação maravilhosa. Estou vivendo mais ou menos assim!Tento estudar,focar,mas a ansiedade não me deixa. Fora os problemas pessoais,mas tento colocar em minha cabeça que tudo que acontece de ruim é pra melhorar. Tudo tem seu tempo certo. Obrigada por estas riquíssimas orientações.

      • Marcela Queiroz

        11/05/2020 22:09em22:09

        Sensacional, obrigada por sempre ter palavras e lições tão lindas

        • Rosinayra da Silva Teixeira

          21/05/2020 15:04em15:04

          Realmente precisamos viver um dia de cada vez e acreditar que tudo isso que estamos vivenciando vai acabar logo.

    • Maria Simone da silva

      11/05/2020 19:11em19:11

      Muito interessante a reflexão. Um verdadeiro texto motivador , Parabéns 👏

      • Juliana

        13/05/2020 01:38em01:38

        É impressionante como um rapaz tão jovem possui tanta sabedoria! Às vezes, tenho a impressão de que Deus manda um anjo falar ao seu ouvido para que você escreva exatamente o que se passa na minha vida.

    • BARBARA FELISBERTO DA PAZ

      12/05/2020 12:18em12:18

      Adorei o texto!! Super coerente e reflexivo!! Ótima leitura em QQ tempo, principalmente nos momentos atuais! Lhe desejo muitas felicidades nesse seu novo ciclo de vida, Gabriel! Sucesso, paz e saúde! Obrigada pela motivação!!

  2. Aurelina

    11/05/2020 18:39em18:39

    Que texto maravilhoso 👏🏼👏🏼

  3. Filipe M.a. s

    11/05/2020 18:42em18:42

    Realmente eu também sou de 92 e estou no final do ano chegando a sua mesma idade. Também cheguei nessa conclusão. A partir de reflexões pude ver que viver um dia de cada vez é mais racional do que querer viver todos os dias, meses e anos a fil em um único dia. Realmente querer tudo de uma vez só é o desejo de muitos, mais as conquistas que almejamos nasce de árduo caminho que muitas vezes nem sabemos se vamos alcansar.

  4. Cleo

    11/05/2020 18:42em18:42

    É isso mesmo, um dia de cada vez, já basta ao hoje as preocupações de hoje.Ótimo texto!

    • Maria de Jesus almeida da silva

      11/05/2020 19:22em19:22

      Muito bom !!:)

    • Adriane de Azevedo

      11/05/2020 21:02em21:02

      Texto perfeito. Resume meu jeito de levar a vida, pois já fiquei estressada e mal por situações e problemas que não me pertenciam.
      Então adotei esse lema. Sinto-me mais leve. Mas estou em alerta sempre.

  5. Natália Célia Quaresma de Oliveira

    11/05/2020 18:54em18:54

    Excelente texto, Gabriel! Gratidão!

    • Rodrigo

      11/05/2020 19:20em19:20

      Foi útil sim. Parabéns
      Acho que todos têm dificuldades diárias
      Se cada um superar seu próprio obstáculo estaremos construindo um mundo melhor com mais respeito ao próximo. Viver no introspecto para dar a contribuicao para a coletividade. Sempre tentar melhorar. Todos os dias somos agraciados com a alvorada para que esqueçamos o que passou e concentremos-nos no dia de hoje, na oportunidade de hoje, temos que dar o nosso melhor. O dia acaba, mas amanhã é outro dia, outra chance.

  6. Marcio C. Nascimento

    11/05/2020 18:54em18:54

    Sou aluno do gran cursos. Excelente escola, excelentes professores. Estão todos de parabéns. O trabalho de vocês faz pessoas melhores e melhora vidas. Continuem assim. Abraço a todos.

  7. Ayrton Costa

    11/05/2020 18:56em18:56

    Sempre útil. Porém cada dia mais difícil conseguir fazer as tarefas pois os pensamentos de “isso nunca vai acabar” ou “sempre estudo e nunca passo” rodeiam minha cabeça. Mas seguiremos firmes e com pensamento positivo que tudo vai passar e será para o nosso bem.

  8. RAFAELLA LUIZ FERREIRA

    11/05/2020 18:57em18:57

    Todos os textos que li me foram muito úteis,a forma de falar com as pessoas contando suas experiências nos motivando ajuda muito no estudo para concursos e para a vida.

  9. PAUL LENNON COSTA DE MENEZES

    11/05/2020 18:58em18:58

    Ótimo texto e perfeitas palavras! A situação que vivemos no presente exige muita sabedoria e resiliência, mas como você nos diz, viva um dia de cada vez. Essa frase serve para todos os momentos da nossa vida, seja na tristeza, na alegria, na decepção etc. Obrigado pelas lindas palavras!

    • Karyne

      11/05/2020 23:05em23:05

      Texto muito enriquecedor, estou de fato vivendo um dia de cada vez, mas preciso ser mais forte e colocar em prática meus planos e nao deixar essa situação atual me levar para o fundo do poço.
      Obrigada pelo rico texto, com certeza me ajudou muito.

      • Ligene

        12/05/2020 21:46em21:46

        Nossa esse texto falou profundamente comigo! Pois estou vivendo assim: ansiosa, planejo as coisas e não coloco em prática… isso tem me deixado triste e sem forças para começar e fazer diferente. Mas vou superar tudo isso! Seus canais tem me incentivado a não desistir!… Obrigada Gabriel!!

  10. Leonardo

    11/05/2020 18:59em18:59

    Excelente, Gabriel. Ter essa mentalidade neste momento pode ser a grande chance de nossas vidas!

  11. CLÁUDIA

    11/05/2020 19:05em19:05

    Ótimas e certíssimas orientações que devemos seguir para que possamos superar os obstáculos de cada dia.

  12. Rosemeire Alves Pereira

    11/05/2020 19:12em19:12

    Oi Gabriel, tudo bem?
    Lendo seu texto hj,dia 11/5. Me deixa o coração mais leve!
    Pq pra mim nós últimos dias,tem sido muito difícil em manter o foco nos estudos. E isso,tem me matado sabia??
    Por entender, que meu futuro depende única e exclusivamente das minhas escolhas de HOJE.
    Então,ao ler esse texto,entendo que está tudo bem… não sou super mulher e vou buscar uma forma de retomar a rotina de estudos.
    Muito obrigada.
    Deus abençoe sua vida.

    • Hellen Miranda

      11/05/2020 23:20em23:20

      Pra acalmar o coração de qualquer pessoa!
      Receber seus textos, dessa forma inesperada, traz muita alegria em nossas vidas. Sou muito grata. Amo o Gran e Você!!!

  13. Vanessa Ulhoa

    11/05/2020 19:21em19:21

    Texto muito útil, motivador e necessário para mim neste momento, obrigada Gabriel.

    • Keilane Souza Machado

      11/05/2020 21:34em21:34

      Esse texto me fez olhar para mim de uma forma muito profunda!!! Olho hoje para os meus objetivos não como sonho impossível, mas como um caminho a ser percorrido.E que todos os dias vividos até a conquista desejada são oportunidades de aprendizado e amadurecimento.
      Obrigada por compartilhar!!!

  14. Claudio Marchewicz

    11/05/2020 19:37em19:37

    Muito Obrigado pelas palavras, estava precisando. Realmente são épocas dificies e estudar está sendo um grande desafio. Só Por Hoje.

  15. Franciele Barbosa

    11/05/2020 20:01em20:01

    Que texto mais motivador! Obrigado Gabriel, por palavras certas movimento certo.

  16. Gilmara Da Cruz Santos

    11/05/2020 20:08em20:08

    O texto traz relevantes raciocínios, foi útil sim para mim, me traz a certeza de que o caminho que sigo, ele precisa de tempo de médio a longo prazo. A dedicação aos estudos me faz entender que meu futuro depende dele, isso se eu quiser ter sucesso futuramente. Obrigada por compartilhar seu conhecimento, ainda tenho muitas dificuldades em relação a concentração, busco me superar a cada dia e continuo acreditando que um dia eu chegarei ao resultado.

  17. Fábio

    11/05/2020 20:23em20:23

    Excelente texto!
    Parabéns.

  18. Welton Pereira

    11/05/2020 21:04em21:04

    Ótimo o texto!
    Parabêns!

  19. Lucas

    11/05/2020 22:54em22:54

    Amei, me tocou muito.
    Parabéns.

  20. Adriana Azevedo

    11/05/2020 23:14em23:14

    Oi Gabriel.
    Primeiro parabéns, e que sejas ricamente abençoado em todos os seus propósitos, em especial neste de transformar vidas. Este artigo é um bálsamo para esse momento, mas também uma injeção de animo para continuarmos sonhando e perseguindo nossos sonhos. Voltei a estudar para concurso no começo do ano, faço o curso conjugado MP/Magistratura, meu sonho adormecido e acordado é ingressar no MP. Sonho desde a academia, sou formada há 21 anos, advogada atuante, professora e coordenadora de estágio, mãe de 3 rapazes, depois de 15 anos em cargos comissionados no Executivo Estadual do Amazonas, senti a idade pesar e a insegurança da ausência de uma carreira estável. Então retomei os estudos depois de 03 anos parada, não tem sido fácil reorganizar e estabelecer uma rotina, aos poucos tenho seguido, com suas valiosas orientações e dos excelentes professores do GRAN. Como estava desatualizada das técnicas de estudo!!! Mas tudo bem, como diz o FM”: “se fosse fácil, qualquer um faria”, mas não é. E como vc escreveu agora: “Viva um dia de cada vez”. Então agradeço sua dedicação em realizar sonhos e transformar vidas. Sigamos!!!

  21. jennifer

    11/05/2020 23:14em23:14

    Muito Bom foi super útil artigo maravilhoso viver um dia de cada vez apartir de agora. ♡

  22. Juliana da silva Dias

    12/05/2020 01:32em01:32

    Muito obrigado pelo seu texto!
    Sou empresária a 11 anos e sinceramente descobri a 3 anos que nunca gostei do meu trabalho. Eu quero uma carreira, e vou conseguir com um dia de cada vez.Hoje sou aluna do Gran e te digo com todas as letras…FOI A MELHOR COISA QUE FIZ N MINHA VIDA ESSE ANO! Muito obrigado Gabriel estava precisando dessas palavras.

  23. Waderson Rabelo

    12/05/2020 02:14em02:14

    Muito obrigado pelo texto. Continue escrevendo… Foi muito útil.

  24. Cláudia

    12/05/2020 04:15em04:15

    Como sempre, maravilhoso!
    Parabéns e obrigada por se disponibilizar a ajudar a todos de forma tão benevolente.

  25. Nicole

    12/05/2020 08:43em08:43

    Seus textos ajudam muito e dão uma dose de ânimo. Muito Obrigada!

  26. Guilherme

    12/05/2020 09:26em09:26

    Que reflexão bela, realmente muitos dias são difíceis, porém lembrar desses dias conturbados, serve de inspiração para buscarmos evoluir e melhorar nossa vida.
    Obrigado novamente Gabriel e equipe Gran Cursos.

  27. Sara Alencar dos Santos

    12/05/2020 09:53em09:53

    Texto muito bom, vai me ajudar bastante nesta caminhada para alcançar meus objetivos. Obrigada !

    • Rui Ramos Anzorena

      23/05/2020 17:05em17:05

      Ótimo comentário, estou procurando entender e como colocar em pratica este estilo de vida.

  28. Francineudo Conceição Pereira

    12/05/2020 10:24em10:24

    OLÁ Gabriel, feliz aniversário!
    Muito pertinente seu texto para esse momento. Me fez refletir, principalmente, sobre o valor que damos ao presente, como executamos nossa rotina, como lidar com a procrastinação, ou melhor como eliminá-la.
    Não temos todo o tempo do mundo, mas temos o suficiente se nos preocuparmos, imediatamente com o agora. Grato pelo texto. Felicidades!

  29. livia pinheiro

    12/05/2020 10:38em10:38

    Mensagem verdadeira e consoladora. Obrigada equipe Gran por tornar nossa jornada mais leve e mais real. Que Deus abençoe vcs.

  30. Silmária da Silva Alves

    12/05/2020 10:38em10:38

    Bom dia Gabriel!! Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Muito obrigada pelo excelente texto, ter acesso a ele nesse momento ajudou a renovar minhas forças para continuar lutando pelos meus sonhos e objetivos.Que o Senhor Deus abençoe você grandemente.

  31. Nathália

    12/05/2020 10:46em10:46

    Ler esse texto no atual cenário em que estamos traz paz em meio à tribulação e esperança de que tudo irá melhorar. Um dia de cada vez!

  32. Nilvânia de Cássia

    12/05/2020 11:13em11:13

    Olá meu nome é Nilvânia sou de Esmeraldas Minas gerais, comecei a estudar peste ano para concurso educação, pela Grancursos estou sentindo confiante e vou passar em breve estarei dando meus comentários de aprovação. as mensagens de reflexões que recebo são consideravelmente importante nos faz refletir o que queremos e não desanimar.

  33. João Elder

    12/05/2020 12:02em12:02

    Muito bom o texto.Rapaz apesar da tua pouca idade vc escreve com uma experiência de vida fora do comum.Que bênção meu irmão falando nisso vc é evangélico? Pois eu sou capaz de apostar que vc nasceu num lar evangélico. Que privilegio. Se não o evangelho tá perdendo um grande homem de Deus. Deus abençoe meu irmão continue com estes textos abencoadores. Um abraço.

  34. Aylanna Kadja

    12/05/2020 13:32em13:32

    Que texto sensacional! Eu realmente estava precisando ler isso. Obrigada pelas motivações, vamos viver um dia de cada vez!

  35. Cristiane

    12/05/2020 15:10em15:10

    Parabéns pelo seu aniversário! É ótimo ver alguém de sua idade envolvido em um empreendimento tão bom e não em coisas ruins. Hoje, aniversário para mim é dia de reflexão. Olho o que conquistei e também para o que perdi. Concluo que tenho mais a agradecer do que reclamar. Realmente, viver cada dia é um bom conselho, pois vi que muitas vezes não adianta correr e nem tampouco, se pré-ocupar (adorei essa versão!).

  36. Giselly Tolentino Mendes

    12/05/2020 15:27em15:27

    Texto ótimo. Me ajudou.

  37. Maria Thamires

    12/05/2020 18:55em18:55

    Obrigada por essas palavras.
    Foram mágicas.

  38. Francisca Helane Salazar Mendes

    12/05/2020 19:02em19:02

    Maravilhosa leitura! Grata ! Feliz aniversário!

  39. Solange

    12/05/2020 20:24em20:24

    Parabéns pela nova idade e pela sabedoria já adquirida.

  40. Esdras

    12/05/2020 22:43em22:43

    Muito bom o texto! Parabéns por ele e pelo aniversário!

  41. Gustavo Manoel da Silva

    13/05/2020 01:02em01:02

    Ótima reflexão. Sabemos que é contextual a preocupação com o futuro. Porém as tensões aliviam bastante se soubermos viver um dia de cada vez.
    Parabéns Gabriel.

  42. Regina

    13/05/2020 09:41em09:41

    Oi, Gabriel! Que Deus abençoe pelo seu aniversário! O artigo foi muito útil para mim pois nesse momento cada mensagem de conforto é extramente importante. Temos acompanhado muitas informações desagradáveis na mídia e só a paz interior vinda de Deus para nos ajudar a continuar tendo esperanças. Obrigada !

  43. Mayagnes Alves Pereira

    13/05/2020 11:35em11:35

    Que Deus te abençoe muito, por nos trazer tanta sabedoria!

  44. Marisete Guabiraba de Macedo

    13/05/2020 12:15em12:15

    Esta reflexão chegou em boa hora, pois agora mesmo, falava com uma amiga, a respeito do meu estado emocional em face deste isolamento; comentei que não tenho energia nem motivação para estudar, apesar de estar consciente da minha responsabilidade em cuidar e depender das minhas próprias ações e decisões. Não está sendo fácil convencer a minha mente desta necessidade vital: “Viver um dia de cada vez”… Parece tão simples, mas é tão complexo de realizar… Lendo seu texto, uma ideia se formou em mim que sou tão ansiosa – imaginando o futuro sem construí-lo- é isso o que está acontecendo comigo…
    Obrigada!

  45. Renata Mendes

    13/05/2020 15:02em15:02

    Agraciado por Deus para nos inspirar. Desejo que você continue assim, inspirado para inspirar! Grande abraço!

  46. Valdoanio

    14/05/2020 10:29em10:29

    Com certeza foi útil. E concordo com cada palavra. Fazer isso uma realidade é muito complicado mas que deve ser perseguido sempre. Valeu Gabriel por mais essa energia proporcionada a mim!

  47. Nickaelly Vallescka Silva Soares Diniz

    14/05/2020 14:37em14:37

    Adorei o artigo, conseguiu ser abrangente em sua totalidade. Trouxe nos esta colocação de “viver um dia de cada vez”, que é muito válida por ora. A arte de viver é aprendida a cada dia. E este viver o agora, bem como descrito, seria focar no presente. É pertinente e sábio se colocar nesta postura, uma vez que este é o momento que temos. Fixar-se na incerteza do futuro, bem como no passado, são condutas que nos tiram de nosso centro e nos deixa à mercê de sentimentos que de certo, não serão presentes para nós. Para tanto, além de focar no presente, se faz imprescindível que nos posicionemos como autores de nossa história, pois nós somos. Seja para estudar, criar, inovar. A resposta vai varia de cada pessoa. Mas a essência é a mesma.

  48. Ariana Medeiros

    14/05/2020 23:05em23:05

    Muito bom!!! Obrigada!!! 🙂

  49. Francisco

    17/05/2020 12:51em12:51

    Foi muito útil e proveitoso…obg por nos motivar .e nos incentivar seguir rumo a vitória…

  50. Vinícius Vieira Caires

    18/05/2020 10:14em10:14

    Foi mto útil! A cada dia tudo se renova e isso gera oportunidades ilimitadas!

  51. Regina

    18/05/2020 11:41em11:41

    Obrigada por suas palavras Gabriel! Muito enriquecedor ouvir palavras de incentivo no momento que estamos!

  52. CAMILA

    28/05/2020 11:54em11:54

    Isso foi contagiante.

  53. RAQUEL

    02/06/2020 17:30em17:30

    LENDO ESTE TEXTO NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO. SUAS PALAVRAS SÃO RECONFORTANTES.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo