Assuntos mais cobrados na OAB: veja o que cai na sua prova!

Segunda Fase da Prova OAB está confirmada para o dia 6 de dezembro de 2020, em diversas cidades do Brasil.

Avatar


21 de outubro3 min. de leitura

A primeira fase da prova OAB é sempre muito esperada e demanda uma boa organização na rotina de estudos. Não é para menos: são 80 questões objetivas, referentes às 17 matérias listadas no edital.
E, com um volume tão grande de conteúdo, não é difícil se perder na hora de estudar. Mas, para que isso não aconteça com você, preparamos este artigo especial, com os assuntos mais cobrados, de acordo com o peso de cada disciplina na prova.

Grupo 1: o peso-pesado

Este é o grupo com mais peso, pois, historicamente, apresenta o maior número de questões. Em média, são 47 perguntas referentes às disciplinas deste conjunto. Isso corresponde a cerca de 58% da prova. Sem dúvida, os assuntos mais cobrados estão aqui.

Pontuar bem neste grupo é muito relevante para o seu sucesso no exame. Por isso, vale o reforço para as seguintes matérias:

Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Penal;
– Processo Penal;
– Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Ética.

 

Grupo 2: o peso-médio

As disciplinas deste grupo são responsáveis por uma boa quantidade de questões da prova também – entre 20 e 21. Em participação no resultado final, soma-se aproximadamente 26% do exame.

Então, vale a pena fazer uma revisão mais detalhada dos conteúdos das seguintes disciplinas:

– Direito do Trabalho;
Direito Processual do Trabalho;
Direito Tributário;
Direito Empresarial.

 

Grupo 3: o peso-pena

Não é porque esse grupo de disciplinas costuma ter menos questões (cerca de 12) que precisa ser deixado de lado. Apenas pense que, dentro da sua organização dos estudos, ele pode ter um espaço mais ajustado.

As matérias que correspondem a cerca de 15% da prova são:

Direitos Humanos;
Direito Internacional;
Direito Ambiental;
Direito do Consumidor;
ECA;
Filosofia do Direito.

 

Quais assuntos mais cobrados por disciplina

E, já que é para contribuir com os estudos, vamos esmiuçar mais um pouco a lista de conteúdos que já passamos.
Dentro de cada grupo apresentado há também os temas mais recorrentes. Ou seja, que tipo de questão relativa a cada assunto costuma aparecer mais nas provas.

 

Assuntos mais cobrados do Grupo 1

Descubra quais são as temáticas mais recorrentes nas perguntas relativas a este grupo.

Direito Civil

Direito das sucessões – Contratos em espécie – Direito das coisas – Direito de família – Das obrigações.

Processo Civil

Recurso em espécie – Processo de execução e Cumprimento de sentença – Procedimentos especiais – Formação do processo e Petição inicial – Audiência preliminar de conciliação ou mediação.

Direito Penal

Crimes em espécie – Tipicidade – Crime consumado e tentativa – Concurso de crimes – Extinção de punibilidade.

Processo Penal

Recursos – Provas – Ação Penal – Prisão e liberdade provisória – Jurisdição e Competência.

Direito Constitucional

Controle de constitucionalidade – Direitos individuais – Ações constitucionais – Organização do Estado – Ordem social.

Direito Administrativo

Agentes públicos – Serviços públicos – Intervenção do Estado na propriedade – Improbidade administrativa – Organização administrativa.

Ética

Órgãos da OAB – Direitos e prerrogativas do advogado – Honorários advocatícios – Infrações e sanções disciplinares – Processo disciplinar.

 

Assuntos mais cobrados do Grupo 2

Durante a revisão dos conteúdos deste grupo de matérias, saiba em quais pode focar um pouco mais.

Direito do Trabalho

Remuneração e salário – Contrato de trabalho – Direito coletivo do trabalho – Extinção do controle de trabalho – Responsabilidade por verbas trabalhistas.

Processo do Trabalho

Recursos em espécie – Execução na Justiça do Trabalho – Atos processuais – Da audiência trabalhista – Procedimentos especiais trabalhistas.

Direito Tributário

Obrigação e responsabilidade tributária – Impostos estaduais – Conceito de tributo e Espécies tributárias – Legislação tributária – Exclusão de crédito tributário.

Direito Empresarial

Direito falimentar e recuperacional – Direito societário – Título de crédito – Contratos empresariais – Teoria geral do Direito Empresarial.

 

Assuntos mais cobrados do Grupo 3

Embora este seja um grupo com menor quantidade de questões, logo, com menos peso na nota geral, é importante não descuidar. Veja quais são as temáticas mais recorrentes de cada matéria.

Direitos Humanos

Pacto de San José da Costa Rica – Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos – Estatuto da Pessoa com Deficiência – Comissão Interamericana de Direitos Humanos – Eliminação da Discriminação contra Mulheres.

Direito Internacional

Direito Civil Internacional – Condição jurídica do estrangeiro – Sentença Estrangeira – Tratados – Competência Internacional.

Direito Ambiental

Política, instrumentos e Sistema Nacional do Meio Ambiente – Flora e Direito Ambiental – Tutela do Meio Ambiente Artificial – Dano ambiental – Teoria objetiva da responsabilidade ambiental.

Direito do Consumidor

Princípios e Direitos Básicos do Consumidor – Proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor – Responsabilidade pelo Fato do produto e do serviço – Práticas abusivas – Responsabilidade pelo vício do produto e do serviço.

ECA

Família natural e Família substituta – Medidas de proteção socioeducativas – Direitos Fundamentais – Apuração de irregularidades em Entidade de Atendimento – Dos crimes e das infrações administrativas.

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito Contemporânea – Positivismo – Conceito de Direito – Ética e Direito no Mundo Antigo – Contratualismo Total/Rousseau.

Agora que você tem esse mapa dos principais assuntos cobrados na prova da OAB, aproveite para fazer um planejamento e organizar sua rotina de estudos.

Se você gostou deste conteúdo e quer se preparar ainda mais para o Exame de Ordem, não deixe de continuar acompanhando nosso blog. Boas provas!

Avatar


21 de outubro3 min. de leitura