Esvazie-se do orgulho e da vaidade

“Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.” – Honoré de Balzac (1799-1850), escritor francês

Já ouvi muita gente boa aconselhando amigos, colegas, parentes a “diminuir o ego” quando, na verdade, quer orientar as pessoas de quem gostam a se livrar da vaidade e do orgulho. Como diria o psiquiatra Augusto Cury, “a vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve”. De fato, há que ter muito cuidado para que a presunção e a soberba não tragam infelicidade ao minar relacionamentos ou destruir sonhos como o seu, meu amigo, minha amiga, de passar em um bom concurso público.

Sei que não é muito a minha praia, mas vou tentar primeiro explicar o que é ego à luz da psicanálise. Em seguida, apresentarei as principais facetas do orgulho e da vaidade.

O ego (ou “eu”), um dos três componentes estruturais básicos da psique, responde pelo ajustamento ao ambiente e pela solução dos conflitos entre o organismo e a realidade. Lida com os estímulos originários da mente e do mundo exterior, desempenhando a função de controle sobre as exigências das pulsões (impulsos ou instintos, segundo alguns autores). É o ego que decide se esses desejos devem ser saciados, adiando sua satisfação para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ou reprimindo parcial ou inteiramente as excitações pulsionais. O ego atua, portanto, como mediador entre o id (elemento instintivo e inconsciente, regido pelo princípio do prazer) e o mundo exterior. Tem de lidar também com o superego (espécie de juiz que estabelece a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem), com as memórias de todo tipo e com as necessidades físicas do corpo. Como o ego opera de acordo com o princípio da realidade, seu tipo de pensamento é verbal e se caracteriza pela lógica e pela objetividade. O ego é pressionado pelos desejos insaciáveis do id, pela severidade repressiva do superego e pelas ameaças do mundo exterior. Assim, sua função é tentar conciliar as reivindicações das três instâncias a que serve, ou seja, o id, o mundo externo e o superego. Para Freud, estamos divididos entre o princípio do prazer (que não conhece limites) e o princípio da realidade (que nos impõe limites). Por isso, é impossível subjugar o ego como muitos sugerem.

Tomemos o exemplo do concurseiro que, ao despertar numa bela manhã ensolarada de domingo, sente-se tentado a deixar pra lá o cronograma de estudos e ir passar o dia no clube pegando sol e tomando banho de piscina. O impulso de tirar o dia de folga e sem preocupação com deveres e metas é manifestação do id. O superego entra em cena para lembrar o concurseiro de suas responsabilidades, diminuindo um pouco o impulso de jogar tudo para o alto e entregar-se ao lazer. É então que nosso guerreiro, munido de um ego saudável que dá ouvidos ao seu juiz interior, abre mão do sol e da piscina e se dirige ao quartel-general dos estudos, ciente – e cioso – de sua missão.

Espero ter conseguido explicar como funcionam os elementos que compõem a nossa mente, pois agora preciso discorrer sobre as principais características, reações e atitudes das pessoas que nutrem inflados sentimentos de orgulho e vaidade. Antes, porém, cabe alertar que orgulho (em seu formato danoso), egoísmo, vaidade, inveja, ambição e ódio são variáveis do mesmo veneno que devemos eliminar do corpo pouco a pouco, dia após dia, com a ajuda das vacinas da caridade, da misericórdia e da humildade.

[…] orgulho (em seu formato danoso), egoísmo, vaidade, inveja, ambição e ódio são variáveis do mesmo veneno que devemos eliminar do corpo pouco a pouco, dia após dia, com a ajuda das vacinas da caridade, da misericórdia e da humildade.

A vaidade e o orgulho têm naturezas diferentes, apesar de ser comum o emprego dos dois termos como sinônimos. A vaidade é decorrente do orgulho e caminha bem próximo a ele, mas tem mais a ver com narcisismo. Quem é vaidoso tende a se preocupar excessivamente com sua imagem perante os outros, muito mais do que se espera de, por exemplo, um profissional que precisa estar apresentável para atender seus clientes. Em outras palavras, a preocupação com a aparência, diferentemente da vaidade, não é necessariamente algo ruim. Para algumas profissões esse zelo pode ser mais do que positivo, mais do que desejável; pode ser indispensável. Também não há nada de errado em comprar com dinheiro honesto boas coisas e usá-las como bem entender. O problema começa quando a pessoa pauta sua vida apenas pelas aparências e, pior, julga os outros com base nisso.

Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim. Orgulhar-se de ser brasileiro, de ter superado um desafio ou de compor uma equipe bacana são exemplos nobres desse sentimento. Em sua má acepção, porém, ele leva uma pessoa à soberba, à arrogância, à impressão de que é melhor do que os outros. Quando se manifesta dessa forma, esse é um sentimento perigoso, porque cega e impede o orgulhoso de se desenvolver, de melhorar. Você certamente conhece alguém tão orgulhoso que não consegue de jeito nenhum enxergar os próprios defeitos, não é? E o que dizer daquele concurseiro tão seguro de si que é incapaz de perceber como está longe de ser o exemplo de dedicação que imagina ser?

Entre as características ou condutas de alguém ORGULHOSO assim, gostaria de destacar as seguintes:

a) Contraria-se com muita facilidade, o que, em muitos casos, é fruto de pura insegurança;

b) Tem necessidade de ser o centro das atenções e de fazer prevalecer as suas ideias;

c) Não reage bem a críticas;

d) Não aceita que também pode ser falível e passível de cometer erros, fechando-se ao diálogo construtivo;

e) Faz pouco caso das ideias dos colegas, dos colaboradores, dos mais experientes;

f) Quando elogiado, enche-se de empáfia e de uma satisfação presunçosa, como se o elogio fosse a prova de sua importância, de seu valor, de seu prestígio;

g) Acha que tudo deve girar ao seu redor. Isso vale para todos: para os membros da família, para os colegas de trabalho, para os amigos;

h) Nunca demonstra fragilidade;

i) Pode ser irônico e debochado em discussões e debates.

Agora analisemos algumas das facetas mais comuns do VAIDOSO:

a) Tece autoelogios sempre que pode;

b) Esforça-se em realçar seus dotes físicos, culturais e intelectuais, sempre de forma antipática e com visível intenção de provocar os demais;

c) É intolerante com quem tem formação acadêmica ou posição social inferior à sua, incorrendo em comentários inconvenientes e deselegantes que poderiam ser evitados;

d) Não reconhece sua parcela de responsabilidade em eventuais infortúnios que atravesse;

e) É incapaz de reconhecer suas falhas e erros. Prefere atribuir seus insucessos à má sorte ou a uma conspiração do universo;

f) Gosta muito de falar, para ouvir a própria voz e demonstrar “toda a sua sapiência”.

h) Aspira a cargos de destaque e que gerem respeito à sua pessoa, ao seu talento, à sua sabedoria. Indisfarçadamente, almeja que suas qualidades sejam reconhecidas e admiradas pelos outros.

[…] jogue fora a vaidade e procure fazer tudo com modéstia, paixão, humildade, autenticidade e alegria e de forma respeitosa em relação a todos que o cercam.

Viu como essas características não são nada legais, amigo leitor? Então jogue fora a vaidade e procure fazer tudo com modéstia, paixão, humildade, autenticidade e alegria e de forma respeitosa em relação a todos que o cercam. Trabalhe ao máximo para se esvaziar do orgulho ruim, aquele que o impede de aceitar feedback de desenvolvimento e o leva a achar que sabe tudo; aquele que sabota as suas metas de longo prazo por privar você de paciência para aguardar o momento certo da colheita. Freud ensinou, e eu repito: “Lute pelo sucesso e não pela fama. Se a fama vier, dê pouca importância a ela”. O pai da psicanálise disse mais: “Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida: uma é fazer-se de idiota, a outra é sê-lo”.

É isto, meu amigo, minha amiga: não queira ser melhor do que ninguém; queira, sim, ser amanhã uma pessoa melhor do que foi hoje.

Vamos em frente, juntos, sem orgulho, sem vaidade, com o ego saudável e, acima de tudo, felizes por estarmos na direção certa rumo à realização dos nossos sonhos.

Se concorda com este artigo, escreva “Combinado!” nos comentários abaixo, e siga conosco.

“Se dois indivíduos estão sempre de acordo em tudo, posso assegurar que um dos dois pensa por ambos” – Freud

GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
197 Comentários

197 Comentários

  1. Fabrício Silveira

    10/12/2018 17:16em17:16

    Combinado!

  2. Renata

    10/12/2018 18:50em18:50

    Combinado!

  3. Marcus Vinicius Melo

    10/12/2018 20:18em20:18

    Combinado!

  4. Géssica de OliveiraLopes

    10/12/2018 21:03em21:03

    Combinado

  5. Rivelino barros

    10/12/2018 21:03em21:03

    Combinado

  6. Rita de Cassia Oliveira

    10/12/2018 21:08em21:08

    Combinado

  7. Cintia Barros

    10/12/2018 21:26em21:26

    Combinado

  8. Cintia Barros

    10/12/2018 21:28em21:28

    Combinado.

  9. RUDNEI

    10/12/2018 21:31em21:31

    Combinado

  10. TARCIANO DOS SANTOS PINHEIRO

    10/12/2018 21:31em21:31

    Combinado!

  11. Ana Gardene

    10/12/2018 21:40em21:40

    Combinado!

  12. Geraldo

    10/12/2018 21:48em21:48

    Combinado.

  13. WAGNER MACHADO DOS SANTOS

    10/12/2018 21:49em21:49

    Combinado!

  14. Cricia leite da Silva

    10/12/2018 22:02em22:02

    Sim combinado

  15. Vick de Souza

    10/12/2018 22:10em22:10

    Combinado

  16. Talita

    10/12/2018 22:14em22:14

    Combinado

  17. Glaucia

    10/12/2018 22:15em22:15

    Combinado

  18. Ari Junior

    10/12/2018 22:15em22:15

    Combinado!

  19. Sidnei

    10/12/2018 22:16em22:16

    Combinado!

  20. Graciela

    10/12/2018 22:23em22:23

    Combinado!!

  21. Gislene

    10/12/2018 22:30em22:30

    COMBINADO!

  22. Igor Ronyel Gomes

    10/12/2018 22:30em22:30

    Combinado!

  23. Igor Ronyel Gomes

    10/12/2018 22:30em22:30

    Combinado .

    • Silomar

      10/12/2018 23:19em23:19

      Combinado

    • Adria Vital

      10/12/2018 23:40em23:40

      COMBINADO !!!

  24. Paulo

    10/12/2018 23:12em23:12

    Combinado!

  25. MARCIO

    10/12/2018 23:14em23:14

    COMBINADO!

  26. Felipe

    10/12/2018 23:21em23:21

    Combinado

  27. Mateus

    10/12/2018 23:24em23:24

    Combinado

  28. Renato Nunes Pires

    10/12/2018 23:25em23:25

    Combinado!

  29. ERICK ANDRE SOUSA DE BRITO

    10/12/2018 23:32em23:32

    “Combinado!”

  30. Isaac Correia

    10/12/2018 23:51em23:51

    Combinado

  31. Amanda

    10/12/2018 23:55em23:55

    Combinado

  32. Germana

    10/12/2018 23:59em23:59

    Combinado

  33. André Manoel de Jesus Sacramento

    11/12/2018 00:25em00:25

    Combinado

  34. Fabiano Leite

    11/12/2018 01:22em01:22

    Combinado

  35. Jean M. D. F Flôres

    11/12/2018 04:35em04:35

    Combinado

  36. Cidelio

    11/12/2018 04:38em04:38

    Combinado!

  37. Pamela

    11/12/2018 07:02em07:02

    combinado

  38. Ingrid

    11/12/2018 07:16em07:16

    Combinado

  39. VIVIANE MASSON

    11/12/2018 07:58em07:58

    Combinado!

  40. Cláudio Sartori Figueira

    11/12/2018 08:05em08:05

    COMBINADO.

  41. Marciel José do Nascimento

    11/12/2018 08:29em08:29

    Essas mensagens são como alimento saudável ao meu corpo, só me faz bem. Obrigado

  42. Luciana

    11/12/2018 08:34em08:34

    Combinado!

  43. Bruno Jacuru Gomes

    11/12/2018 08:45em08:45

    Combinado! Bom dia.

  44. VANESSA

    11/12/2018 08:46em08:46

    Belíssimo texto.
    Combinado

  45. Fabrícia Galdino da Silva

    11/12/2018 08:51em08:51

    Combinado!

  46. Neilton

    11/12/2018 08:54em08:54

    Mais um belo texto do Gabriel Granjeiro. Esse assunto é muito importante, diariamente devemos nos ajustar no caminho da humildade, solidariedade e modéstia. Assim preservaremos nossos relacionamentos e as oportunidades que a vida tem a nos dar. À proposta do artigo eu respondo: “Combinado!”

  47. CLEITINHO

    11/12/2018 09:12em09:12

    COMBINADO!!!BOM DIA

  48. Paula Alice

    11/12/2018 09:21em09:21

    Combinado!
    Obrigada por todas essas mensagens que nos motivam todos os dias!

  49. Lázaro santiago Silva

    11/12/2018 09:32em09:32

    COMBINADO.
    excelente artigo.

  50. sandra

    11/12/2018 09:46em09:46

    BOM DIA, COMBINADO

  51. JEANE

    11/12/2018 09:55em09:55

    COMBINADO!

  52. DÉBORA SAMPAIO

    11/12/2018 10:07em10:07

    Combinado.
    Excelente

  53. thulio henrique

    11/12/2018 11:14em11:14

    Combinado. Muito show o texto, Parabéns.

  54. AMADEU CAMARGO

    11/12/2018 11:17em11:17

    Estamos juntos… Combinada!!

  55. Matheus da Silva Santos

    11/12/2018 11:19em11:19

    COMBINADO

  56. junior

    11/12/2018 11:21em11:21

    combinado !

  57. Vander Lucio de Miranda Taques

    11/12/2018 11:42em11:42

    COMBINADO!

  58. Natália Oliveira

    11/12/2018 11:50em11:50

    Nossa! Quantos ensinamentos cristãos, independente de religião. Gratidão por esses textos!!

  59. Natália Oliveira

    11/12/2018 11:56em11:56

    combinado!!

  60. Vitória

    11/12/2018 11:57em11:57

    COMBINADO!

  61. MARIA DE JESUS COSTA DE CARVALHO

    11/12/2018 12:10em12:10

    Combinado!!!

  62. Alessandra Carvalho Freire

    11/12/2018 12:14em12:14

    Combinado!

  63. Rosy

    11/12/2018 13:40em13:40

    Combinado!

    • Karla

      11/12/2018 13:59em13:59

      Combinado!

  64. SUILA SIMONY MACHADO LIMA PIRES

    11/12/2018 13:48em13:48

    Combinado!

  65. Lilian Ferreira

    11/12/2018 14:13em14:13

    Combinado

  66. Anchieta Santiago

    11/12/2018 14:15em14:15

    Combinado.

  67. Mônica Valéria

    11/12/2018 14:52em14:52

    Combinado!

  68. Ronaldo Nunes

    11/12/2018 15:21em15:21

    Combinado

  69. cleide

    11/12/2018 15:22em15:22

    COMBINADO!

  70. Marcia

    11/12/2018 15:27em15:27

    Combinado

  71. Biano silvestre

    11/12/2018 16:24em16:24

    Combinado

  72. Angélica

    11/12/2018 16:28em16:28

    Combinado

  73. ERICA

    11/12/2018 17:16em17:16

    CONBINADO

  74. samara francisca veloso

    11/12/2018 17:38em17:38

    combinado!

  75. Allynni

    11/12/2018 17:54em17:54

    Combinado!

  76. Hellen

    11/12/2018 18:13em18:13

    Combinado

    • evandro

      11/12/2018 19:04em19:04

      Combinado
      Foco e muito trabalho.

  77. Raiane

    11/12/2018 19:03em19:03

    Combinado!

  78. Kelly

    11/12/2018 20:11em20:11

    Combinado

  79. Robson Jr.

    11/12/2018 20:35em20:35

    Combinado!

  80. Jacson Kenndy

    11/12/2018 20:41em20:41

    Combinado!

  81. Rayana

    11/12/2018 20:55em20:55

    Combinado

  82. Márcio Santos

    11/12/2018 21:31em21:31

    Combinado!

  83. Ivonete

    11/12/2018 22:01em22:01

    Eu quero assinar porque quero me preparar para consursos técnico de enfermagem em Brasília

  84. Cristina

    11/12/2018 23:25em23:25

    Combinado

  85. Silene Pereira

    12/12/2018 00:36em00:36

    Combinado

  86. Ayglê Portella

    12/12/2018 09:33em09:33

    Concordo com o artigo acima. muito elucidativo.
    Em vista disso: “COMBINADO”.

    • Edivaldo Alves de Oliveira

      12/12/2018 14:31em14:31

      Olá, Senhor Gabriel Granjeito!
      Todos os conteúdos que o Senhor pública,são de grande valia,tanto para a vida profissional e pessoal.
      Sou grato por toda força motivacional que o curso como todo e Especialamente ao Senhor que lidera essa Família Extraordinária (Gran Curso).
      Obrigado pela oportunidade de compartilhar exemplos de conquistas e sonhos realizados.
      Deus, abençoe a todos os Senhores (as).

  87. Igor

    12/12/2018 14:10em14:10

    Deal!

  88. KEILLA

    12/12/2018 15:41em15:41

    COMBINADO

  89. sergio buback

    12/12/2018 16:53em16:53

    Tá“Combinado!”

  90. Paulo Galvão

    12/12/2018 17:29em17:29

    Excelente artigo!

    COMBINADO!

  91. Emersa

    12/12/2018 17:40em17:40

    “Combinado!”

  92. Alexsander

    12/12/2018 17:50em17:50

    Combinado!

  93. Evandro

    12/12/2018 20:06em20:06

    Combinado.

  94. Erica Moraes

    12/12/2018 21:35em21:35

    Combinado!!!

  95. Danton

    12/12/2018 21:49em21:49

    combinado

  96. Joel

    13/12/2018 00:22em00:22

    Combinado!

  97. Jussara

    13/12/2018 04:15em04:15

    Combinado!

  98. Silvana Rodrigues Dos Santos

    13/12/2018 07:26em07:26

    Combinado.

  99. Henrique

    13/12/2018 11:00em11:00

    Combinado!

  100. Sara

    13/12/2018 12:07em12:07

    Combinado!

  101. ANDSON COTA NOGUEIRA

    13/12/2018 14:58em14:58

    Combinado💪💪👍👍👍

  102. Yan

    13/12/2018 17:06em17:06

    Combinado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  103. Micaela

    14/12/2018 01:32em01:32

    combinado!

  104. Marden

    14/12/2018 08:56em08:56

    Concordo

  105. Delma

    14/12/2018 09:39em09:39

    Concordo!!

  106. Adriana

    14/12/2018 09:53em09:53

    2 Combinados, um para o orgulho e outro para a vaidade.

  107. matheus

    14/12/2018 10:00em10:00

    Combinado

  108. MARIA NEIVA DOS SANTOS

    14/12/2018 10:07em10:07

    Combinadíssimo, Gabriel!!

  109. Suzana Silva

    14/12/2018 10:16em10:16

    Combinado!

  110. Talita P Smith

    14/12/2018 10:54em10:54

    combinado!

  111. Roberta

    14/12/2018 11:04em11:04

    Combinado, humildade é tudo!

  112. Lucas

    14/12/2018 13:32em13:32

    Combinado

  113. Mateus

    14/12/2018 13:50em13:50

    Combinado!

  114. Thaiane

    14/12/2018 15:09em15:09

    Combinado

  115. Antônio Francisco da Silva Rodrigues

    14/12/2018 15:18em15:18

    Combinado.

  116. Simone

    14/12/2018 16:18em16:18

    Combinadíssimo

    • felipe

      14/12/2018 16:44em16:44

      combinadíssimo

  117. Giane Castro

    14/12/2018 17:10em17:10

    “Combinado!” Excelente conteúdo.

  118. Guilherme Mitsuaki Takume

    14/12/2018 18:33em18:33

    Combinado!

  119. Cleiton aguiar Gonçalves

    14/12/2018 20:03em20:03

    Boa noite tudo bom gostei mensagem eu queria vcs mandar meu zap 55 32 99163693 cleitinho

  120. Cleiton aguiar Gonçalves

    14/12/2018 20:06em20:06

    Boa noite meunome e cleiton sguiat Gonçalves tenho 25 ano eu preciso tratamento médico eu sou Deficientesfísicos tenho problemas sérios de saude eu sou MG CIDADE SILVERANIA.MEU ZAP 55 32 99163693

  121. Cleiton aguiar Gonçalves

    14/12/2018 20:12em20:12

    Boa noite meu amigo meu nome é cleitinho Aguiar Gonçalves tenho 25 ano sou MG CIDADE SILVERANIA MINHA CIDADE NÃO TEM HOSPITAL EU JÁ FUI TODOS HOSPITAL MG NÃO SABER MINHA SITUAÇÃO EU QUERIA UMA AJUDA MÉDICA IR PARA SP .SABER POR QUE TEM 10 VENHO COM HERMORRAGIA CRÔNICA PERGA SANGUE BACO GRANDE TENHO PES MSOS GRANDE MEU LADO ESQUERDO MUITO GRANDE MEU ZAP 55 32 99163693 POR FAVOR MIM CHAMAR LA NO ZAP OBRIGADO

  122. Rosa Marilia

    14/12/2018 20:12em20:12

    Bem combinado!!!

  123. Cleiton aguiar Gonçalves

    14/12/2018 20:21em20:21

    Eu cleiton Aguiar Gonçalves filho perdro Gonçalves ferrira Maria aparecida Gonçalves por eu pesou ajuda ou tratamento médico mim ajudar a chegar SP EU SOU UM JOVEM DEFICIENTES FÍSICOS TENHO PLOBLEMA DE SAUDE TENHO 10 VENHO COM HERMORRAGIA CRÔNICA PERGA SANGUE MINHA E MG CIDADE SILVERANIA NÃO TEM HOSPITAL EU JÁ FUI TODOS HOSPITAL MG SECRETARIA DE SAUDE NÃO MIM AJUDAR PREFEITO SÓ TRABALHA UM DIA GENTE EU TOR FALANDO VDD POR FAVOR VENHA MINHA CASA EU MOROU ZONA RURAL NÃO PERGA CELULAR MEU ZAP 55 32 99163693 EU QUERIA SÓ UMA AJUDA CADA AMIGO OBRIGADO PELA ATENÇÃO GENTE EU SOU UMA PESSOA BOA MEU SONHO FAZER UMA CERLUGIA NO PE CUIDAR DECA HERMORRAGIA EU TENHO

  124. Osvaldo

    14/12/2018 21:27em21:27

    Combinado

  125. Gracinária

    14/12/2018 22:15em22:15

    Combinado.

  126. Carlos Roberto Ferreira Nunes nunes

    14/12/2018 22:17em22:17

    Combinado

  127. CESAR PADILHA

    14/12/2018 22:25em22:25

    Combinado! Muito bom!

  128. VIRGINIA GREY FEITOSA SOARES DOS SANTOS

    14/12/2018 23:35em23:35

    Combinado!

  129. Roberto de Souza Ferreira Jr

    15/12/2018 00:20em00:20

    Gostei!! Combinado!

  130. CARMEN Lúcia Da Silva Costa

    15/12/2018 01:07em01:07

    Combinado

  131. Ozéias de Oliveira

    15/12/2018 02:19em02:19

    COMBINADO

  132. Geislaine

    15/12/2018 04:37em04:37

    Combinado!

  133. Gisela

    15/12/2018 05:33em05:33

    Combinado!

  134. Marcia Martins

    15/12/2018 07:12em07:12

    Combinado

  135. Luiz paulo

    15/12/2018 07:20em07:20

    Combinado

  136. Francisco José

    15/12/2018 07:46em07:46

    Combinado!

    • André luiz

      15/12/2018 08:20em08:20

      Combinado

  137. janaina siewert

    15/12/2018 09:32em09:32

    combinadíssimo. Excelente.

  138. Eduardo

    15/12/2018 10:28em10:28

    Combinado! Obrigado e parabéns pelo artigo.

  139. Elineide Rodrigues Cavalcante

    15/12/2018 11:19em11:19

    Combinado! E obrigada pela motivação.

  140. Eleade Moreira Marcelino

    15/12/2018 11:41em11:41

    Combinado!

  141. wanderson da silva correia

    15/12/2018 13:23em13:23

    Combinado!

  142. Levi Cordeiro

    15/12/2018 15:56em15:56

    Combinado! Excelente artigo,gera uma reflexão muito importante. E ótima exposição da psicanálise.

  143. Marcio Guedes

    15/12/2018 16:32em16:32

    Combinado

  144. Edis Paulo

    15/12/2018 18:08em18:08

    Combinado!!! Feliz Natal e Próspero Ano a todos. Grande abraço.

  145. Malu

    15/12/2018 18:49em18:49

    COMBINADO!

  146. Siene

    15/12/2018 19:13em19:13

    Combinado!

  147. Irinety Araujo

    15/12/2018 19:23em19:23

    Combinado!

  148. Alcione Araújo

    15/12/2018 22:35em22:35

    Combinado

  149. Celia Costa

    16/12/2018 07:46em07:46

    Combinado!

  150. Lucas Gomes

    16/12/2018 08:18em08:18

    Combinado!!

  151. Sandro Moraea

    16/12/2018 10:30em10:30

    Combinado!

    • Antonia Ferreira da Silva de Freitas

      16/12/2018 21:48em21:48

      combinado!

  152. Camila Fonseca Costa

    16/12/2018 11:12em11:12

    Combinado!

  153. Fatima Freitas Moreno

    16/12/2018 11:18em11:18

    Combinado

  154. VALDIRENE MARTINS DOS SANTOS

    16/12/2018 14:35em14:35

    Combinado!!!
    Através da matéria pude enxergar o quanto sou orgulhosa
    e melhorar isso em mim!
    Muito obrigada, Gabriel Granjeiro!!!

  155. Milla

    16/12/2018 21:10em21:10

    Combinado.
    Obrigada, Gabriel Granjeiro.

  156. Antonio

    16/12/2018 21:14em21:14

    Combinado.

  157. Nívia

    17/12/2018 09:50em09:50

    combinado!

  158. Josilda Ferreira da Silva

    17/12/2018 13:38em13:38

    Combinado

  159. Andson Braga

    17/12/2018 21:11em21:11

    Combinado

  160. Márcia Assumpção

    17/12/2018 21:59em21:59

    Combinado!

  161. ADRIANA

    18/12/2018 11:45em11:45

    COMBINADO

  162. Angela

    19/12/2018 18:10em18:10

    combinado

  163. CARLOS ALBERTO NASCIMENTO

    20/12/2018 09:00em09:00

    Combinado.

  164. Márcia Boaventurq

    20/12/2018 10:23em10:23

    Comnbinado

  165. Lury

    21/12/2018 08:37em08:37

    Combinado.

  166. Sirlene Cristina de Souza

    24/12/2018 10:03em10:03

    Combinado…

  167. Daniella

    24/12/2018 21:26em21:26

    Muito bom, parabéns!!!

  168. Thaiane Bento

    28/12/2018 19:37em19:37

    combinado!

  169. Jackson Duarte Santos

    10/01/2019 13:52em13:52

    Combinado !

  170. Welli

    10/01/2019 19:27em19:27

    Combinado 😉

  171. Honezinda

    11/01/2019 00:11em00:11

    Combinado;)

  172. Jhon

    11/01/2019 06:58em06:58

    Combinado

  173. Wasley Alves Rodrigues

    15/01/2019 23:30em23:30

    Combinado

  174. Débora

    17/01/2019 11:29em11:29

    Combinado!

  175. Francisco

    25/01/2019 13:22em13:22

    Combinado

  176. Dulcinéia

    29/01/2019 17:37em17:37

    Combinado

  177. Donald Felipe Paiva Magalhães

    30/01/2019 15:31em15:31

    Combinado!

  178. Edvardo

    06/02/2019 22:22em22:22

    Combinado!

    • Maria

      17/02/2019 15:32em15:32

      Maravilha de texto obrigada !!

  179. josé angelo

    19/03/2019 16:39em16:39

    combinado

  180. luciane

    25/03/2019 20:22em20:22

    combinado

  181. Daniele

    08/04/2019 20:12em20:12

    Combinado!
    Lindo texto

  182. Marinalva Edésia

    16/04/2019 12:41em12:41

    Muito bom.
    Agradeço pela iniciativa.

  183. Marinalva Edésia

    16/04/2019 12:43em12:43

    Combinado!

  184. Karina Adriana Marques da Silva

    20/04/2019 19:59em19:59

    Vejo que tenho muito que aprender…. mais isso deve ser bom….

  185. Rejane

    29/05/2019 13:26em13:26

    Combinado! Excelente o texto!

  186. Simone

    29/05/2019 13:26em13:26

    Combinado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo