Seja um agente de mudança

“Temos de nos tornar a mudança que queremos ver” – Mahatma Gandhi

Temos observado – mais de perto, se diretamente envolvidos, ou à margem de tudo, se apenas na torcida – um período de inflexão em nosso país. Particularmente neste momento de turbulência pré-segundo turno das eleições, o sentimento geral se confunde com um desejo enorme por mudanças significativas, em nível individual e coletivo; por mudanças que efetivamente melhorem a vida de todos nós. Tal sentimento de urgência independe de visão política, de religião, de raça ou de sexo. Pergunte a qualquer cidadão brasileiro o que ele deseja, e tenho certeza de que a resposta será: mudança. Mudança em sua vida pessoal, em seu bairro, em sua cidade, no Brasil.

Para que nossa vontade se realize e as transformações aconteçam, antes temos de assumir nosso papel de agentes de mudança. Somos agentes; não pacientes, entende? Não podemos ser meros espectadores da vida que segue à nossa volta. Precisamos assumir nosso papel de sujeitos do processo de mudança que tanto almejamos para nós mesmos e também para o próximo. “Como faço isso?”, você pode perguntar. Acredito que os três passos descritos a seguir podem ajudar você a descobrir.

Passo 1: Tenha um encontro com a sua fé.

Para se tornar efetivamente um agente de mudança, você precisa ter vivenciado alguma forma de encontro com a sua fé. Há um projeto para todos nós, concurseiro. Crie condições para compreender qual é o seu. Uma hora, quando você menos esperar, terá esse encontro com suas crenças mais profundas e finalmente enxergará o que tem de fazer para assumir o protagonismo das transformações que você almeja. Ainda que sua fé não se apoie em um ser divino, e mesmo que ela não se traduza nos fundamentos de religião formal alguma, você deve estar aberto ao fato de que todos temos um propósito. Só quando conseguir enxergar isso, você será capaz de agir pela mudança. Note que não me refiro a uma fé boba, inocente. Falo de uma fé propulsora de ações concretas, uma fé que nos move a acreditar que o sonho, pelas ações empreendidas, pelo suor exalado, pelas lágrimas derramadas, pelos joelhos esfolados, será concretizado.

Quando encontramos nossa fé, a forma como pensamos muda, a forma como vemos o mundo muda. Tudo muda.

Passo 2: Enxergue o invisível.

Obviamente, os nossos olhos físicos, que enxergam apenas o visível, têm uma razão de ser. Entretanto, muitas das grandes conquistas só podem ser vislumbradas pelos olhos do coração. São os olhos da paixão que nos permitem ver o impossível, o intangível, o que jamais será visto com os olhos do rosto.

Para ser um agente de mudança, você precisa ver o que os outros não veem. Tem de enxergar nos livros a sua mudança de vida e nas madrugadas de estudo o seu brilhante futuro como profissional do mercado, agente público, empreendedor, pessoa.

Um empreendedor visionário enxerga grandiosidade numa ideia simples. Ao contrário de pessoas sem visão, que não conseguem vislumbrar nada de bom no que é modesto, ele identifica num espaço qualquer o potencial de se tornar o local perfeito para abrigar um grande império, um conglomerado.

Caro leitor, seja como esse empreendedor que vê muito além das aparências. Tente enxergar o invisível. Vislumbre um país melhor onde os outros só veem problemas e mais problemas. Identifique oportunidades onde os outros só temem mais dor de cabeça. Faça isso, que você conseguirá muito mais do que os outros e viverá a pujança que pouquíssimos conseguem experimentar.

Como empreendedores atuantes na área educacional, nós, do Gran Cursos Online, temos como principal missão fazer nossos alunos enxergarem o invisível. Firmamos com eles o compromisso de fazê-los ver que a mudança de vida pelo estudo é possível, que o concurso público é uma excelente opção para se alcançar mais qualidade de vida, que obstáculos existem para serem superados. Temos o trabalho hercúleo de mostrar isso a eles dia após dia, minuto após minuto, e nunca nos furtaremos a cumprir essa missão. Pode contar conosco.

Passo 3: Reconheça que nenhum sacrifício será maior do que os de seus antecessores. 

Analise objetivamente a história da humanidade e seja franco: são ou não são inúmeros os exemplos de homens e mulheres que fizeram sacrifícios impensáveis desde que o ser humano começou a se estruturar em sociedade? Muitos de nossos antepassados perderam a vida das maneiras mais cruéis para que as gerações seguintes usufruíssem de condições melhores. Isso é inegável. Cada país tem seus heróis nacionais e, se pensarmos bem, nenhum sacrifício que fizermos hoje será maior do que o desses homens e mulheres. Na minha humilde opinião (e deixo claro que você tem todo o direito de substituir o meu exemplo por outro que lhe parecer mais adequado), a história de sacrifício mais notável foi a de um homem chamado Jesus. Crucificado de maneira brutal há cerca de 2 mil anos, esse Homem mudou a forma como bilhões de pessoas enxergam a vida e o próximo. Sua história foi tão impactante que marcou uma divisão de eras.

É notório que concurseiros fazem diariamente seus próprios sacrifícios. Já contamos neste espaço algumas dessas histórias, protagonizadas por verdadeiros guerreiros que conquistaram seus cargos após meses ou anos de luta. No entanto, por mais difícil que tenha sido a experiência deles, a verdade é que sempre terá havido alguém que fez algo ainda maior. Em vez de nos recusarmos a enxergar isso, temos é de nos inspirar nas histórias do passado. Saber que nossa espécie é capaz de grandes feitos de amor e de entrega deve nos servir de combustível para persistirmos.

Amigo leitor, ser um agente de mudança não é apenas para ricos ou pobres, brancos ou negros, sulistas ou nordestinos, intelectuais ou menos estudados. É para todos. Cada um pode ser a luz que afasta a escuridão, a pedra que constrói caminhos, a chave que abre portas. É preciso acreditar nisso; do contrário, teremos perdido a razão e desistido de vez de nossos sonhos e do país onde nascemos.

Ao mesmo tempo que nos vemos compelidos a lutar por mudanças, é compreensível que nos intimidemos um pouco com elas. Temos medo de algumas, mas mantemos a certeza de que são necessárias. As melhores coisas da vida advêm da mudança, da ousadia, do assumir riscos. O Universo quer que sejamos agentes de mudança para que possamos influenciar o nosso meio. Um termômetro só indica a temperatura de um ambiente, ao passo que um termostato vai além e a regula para mais ou para menos. Você, e só você, pode decidir se quer ser termômetro ou termostato.

Já parou para pensar que a luz produz maior impacto e tem mais potência no escuro? Ela não faz grande diferença quando o ambiente está suficientemente claro. Para que acender todas as luzes de casa em um dia ensolarado, por exemplo? Já quando cai a noite, a iluminação artificial faz toda a diferença. Trocando em miúdos, a luz precisa de escuridão para ser efetiva e mostrar o seu real valor. Mas por que digo isso? Porque grande parte do nosso planeta está na escuridão. O Brasil está na escuridão. Talvez a sua vida mesmo, concurseiro, esteja na escuridão. A boa notícia é que você tem a luz dentro de si para mudar isso, e essa luz terá mais poder quanto maior for a escuridão.

Em outras palavras, não se deixe influenciar pelo mundo. Em vez disso, tome coragem para você mesmo influenciá-lo. Não de uma forma tresloucada, irresponsável, mas com clareza e objetividade. Você precisa enxergar o que ainda não está visível. O mundo inteiro observa a realidade com os olhos do rosto. O Brasil tem vivido os últimos quinhentos anos enxergando sua realidade com os olhos do rosto. A maioria das pessoas nasce e morre enxergando apenas com os olhos do rosto. Pena que esses olhos sejam tão limitados ao físico e ao tangente. Quando se tem um encontro com a fé, passa-se a enxergar com os olhos do coração e a reconhecer os sacrifícios irreplicáveis dos antepassados. A partir de então, consegue-se enxergar o que antes estava invisível, consegue-se fazer o que antes parecia impossível, e o inalcançável torna-se perfeitamente viável.

É difícil dar o primeiro passo rumo à mudança, eu sei. Afinal, todos temos contas para pagar e é mais fácil estabelecer metas e objetivos de curto prazo e que envolvam menos riscos. Mas acredito em você e sei que tomará a decisão mais sábia.

Se eu estiver certo, registre nos comentários: “Eu sou um(a) agente de mudança!”

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” – Immanuel Kant

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
101 Comentários

101 Comentários

  1. Leidiane Aparecida Da Silva

    22/10/2018 21:07em21:07

    Eu sou uma agente de mudança!

    • Mlaribpel

      22/10/2018 21:17em21:17

      Eu sou um agente de mudanca

      • Rita cleide

        22/10/2018 23:12em23:12

        Eu sou uma agente de mudança.

    • Maria do Rosário Pereira da Costa

      23/10/2018 01:59em01:59

      Eu sou um a gente de mudanças

    • JACKELINE RODE DA SILVA

      23/10/2018 10:06em10:06

      Eu sou uma agente de mudança!

    • Matheus

      23/10/2018 10:30em10:30

      Eu sou um agente de mudança!

    • Fabiano Silva Costa

      23/10/2018 13:03em13:03

      Eu sou um Agente de Muda

      • Fabiano Silva Costa

        23/10/2018 13:04em13:04

        Eu sou Um Agente de Mudança!

    • suelen

      23/10/2018 14:43em14:43

      Eu sou uma agente de mudança!

    • Roseli Soares

      23/10/2018 20:51em20:51

      Cada NÃO será um degrau construído rumo ao SIM.

    • Sandra Helena

      23/10/2018 21:22em21:22

      OI Gabriel, amos os seus artigos.

      Sim ,eu sou e sempre serei uma agente de mudanças.

    • Igor Augusto

      23/10/2018 22:57em22:57

      Eu sou um agente de mudança !

    • Maria Lucia de Sousa

      31/10/2018 00:11em00:11

      Eu sou um agente de mudança .

  2. Renata

    22/10/2018 21:25em21:25

    Eu sou uma agente de mudança!

  3. GUSTAVO DE SOUZA NUNES

    22/10/2018 21:25em21:25

    EU SOU UM AGENTE DE MUDANÇA.

  4. Dannielle Sarah de Menezes

    22/10/2018 21:45em21:45

    Eu sou um agente de mudança

  5. Virlene

    22/10/2018 21:51em21:51

    Tudo me impulsiona a ir para frente! quando vem um e tenta me fazer desitir. Muito obrigada: pois sei que juntamente com todo apoio que tenho recebido de cada um minha Vitoria já foi seleccionada,
    e carimbada não tenho duvida. Meu muito obrigada

  6. Rosa Ferreira De Almeida Oliveira

    22/10/2018 22:04em22:04

    Eu sou um agente de mudança. Acabo de conseguir passar na prova do contrato temporário DF e gostaria de agradecer á Gran Cursos,pois graças ás suas vídeos aulas grátis e á estes professores MARAVILHOSOS como:Elias Santana,Carlinhos Costa,entre outros e á você Gabriel Granjeiro. Muito obrigada que Deus possa abençoá-los grandemente. Agora vou lutar pela minha efetivação no GDF.

  7. Antonia

    22/10/2018 22:04em22:04

    Eu sou um agente de mudança!

  8. sergio buback

    22/10/2018 22:15em22:15

    “Eu sou um(a) agente de mudança!”

  9. Marciel José do Nascimento

    22/10/2018 22:24em22:24

    Concordo, as mudanças que queremos está dentro de cada um. Precisamos desenvolver um espírito de compreensão e enxergar aquilo que só a fé nos mostra.

  10. Jane

    22/10/2018 22:33em22:33

    Eu sou um agente de mudança! Com fé em Deus alcançarei a tão sonhada aprovação em concurso público.

  11. Flaviane Lima

    22/10/2018 22:47em22:47

    “É difícil dar o primeiro passo rumo à mudança, eu sei. Afinal, todos temos contas para pagar e é mais fácil estabelecer metas e objetivos de curto prazo e que envolvam menos riscos. Mas acredito em você e sei que tomará a decisão mais sábia.

    Se eu estiver certo, registre nos comentários: “Eu sou um(a) agente de mudança!” ”

    Esse trecho me tocou profundamente… vai dar tudo certo!!!

  12. Thaiza Fernanda

    22/10/2018 22:52em22:52

    Eu sou uma agente de mudança! Muito obrigada Gabriel Granjeiro e toda a equipe Gran! Seus textos são ótimos. Mais do que motivacionais, são inspiradores e até mesmo ‘calmantes’ nos momentos de desespero. Quero aproveitar o post e agradecer IMENSAMENTE a profª Rebeca Guimarães, de Atualidades. Assisti todas as maratonas feitas para o concurso do IPHAN, nos estudos procurei estudar bem as cartas pratimoniais e juntamente da cartilha das 10 dicas para a prova, consegui montar uma redação estruturada…tirei 36,40 NA REDAÇÃO!!!! GRATIDÃO por todos vocês! (MT_CARGO 2, ÁREA 3)

  13. Jaqueline Caro

    22/10/2018 23:02em23:02

    Eu sou uma agente de mudança.

  14. Gleice

    22/10/2018 23:17em23:17

    Eu sou uma agente de mudança!

  15. Dona de casa sem orgulho

    22/10/2018 23:42em23:42

    Eu sou um(a) agente de mudança!

    Jovem Gabriel, emociono-me ao ler este texto porque quando vc fala de referências passadas, especialmente na pessoa do Senhor Jesus Cristo, lembrou-me da oração que hoje fiz agradecendo ao Pai por isto. Muito importante valorizarmos os que pagaram – e ainda pagam – o preço por dias melhores. Parabéns por mais este excelente texto!
    Aproveito para agradecer a toda a equipe GRANCURSOS por todo o empenho no passar o conteúdo de estudos. Todos, sem exceção, são muito competentes e eficientes neste serviço! Os aulões e dicas que vocês ofertam são por demais importantes, e certeiras algumas delas, rsrs. Muito obrigada mesmo!

  16. Telma Campelo

    22/10/2018 23:44em23:44

    “Eu sou uma agente de mudanças”.

  17. Ione

    22/10/2018 23:44em23:44

    Eu sou um(a) agente de mudança!

    Jovem Gabriel, emociono-me ao ler este texto porque quando vc fala de referências passadas, especialmente na pessoa do Senhor Jesus Cristo, lembrou-me da oração que hoje fiz agradecendo ao Pai por isto. Muito importante valorizarmos os que pagaram – e ainda pagam – o preço por dias melhores. Parabéns por mais este excelente texto!
    Aproveito para agradecer a toda a equipe GRANCURSOS por todo o empenho no passar o conteúdo de estudos. Todos, sem exceção, são muito competentes e eficientes neste serviço! Os aulões e dicas que vocês ofertam são por demais importantes, e certeiras algumas delas, rsrs. Muito obrigada mesmo!

  18. Jessica Luiz

    22/10/2018 23:47em23:47

    Eu sou uma agente de mudanças!

  19. CATIA APARECIDA CORDEIRO

    22/10/2018 23:52em23:52

    Eu sou uma agente de mudança!

  20. Mateus felipe alves lobo

    23/10/2018 00:17em00:17

    Quero ser um agente da mudança

  21. Gislane Sousa Amaral

    23/10/2018 00:19em00:19

    Eu sou um agente de mudança

  22. Silvane de Souza

    23/10/2018 00:53em00:53

    Eu sou um agente de mudança.Nossa muito obrigado por esta mensagem ,muito linda e é muito obigetiva em nossa vida , precisamos dessas fosas para irmos em frente em um concurso viu obrigado.

  23. ISRAEL DOS SANTOS SILVA

    23/10/2018 01:04em01:04

    Eu sou um agente de mudança!

  24. Jaqueline

    23/10/2018 02:02em02:02

    Eu sou um agente de mudança!!!

  25. Maria jose

    23/10/2018 06:49em06:49

    Eu sou um agente de mudança!

  26. Danielle Colares

    23/10/2018 07:28em07:28

    Eu sou um agente de mudança!

  27. Bruno diego santos da Silva

    23/10/2018 08:04em08:04

    Eu sou um agente de mudança!

  28. Cleide Mendes

    23/10/2018 08:30em08:30

    Obrigada! Pela mensagem 😍

    • Cleide Mendes

      23/10/2018 08:31em08:31

      Eu sou um agente de mudança!

  29. Rosy Fernandes

    23/10/2018 09:51em09:51

    Mensagem excepcional!
    Eu sou um agente de mudança!

  30. Fernanda

    23/10/2018 09:51em09:51

    Eu sou um agente de mudança!!

  31. fernanda

    23/10/2018 10:04em10:04

    eu sou um agente de mudança!

  32. Iza

    23/10/2018 10:32em10:32

    Eu sou uma Guerreira!Eu sou uma agente de mudanças! Sö pra constar: EU AMO O GRAN CURSOS!!! rsrs… Texto maravilhoso, reflexivo e cheio de positividade pra seguir em frente. Parabéns GG pela preciosidade de suas palavras.

  33. GABRIELA SANTOS

    23/10/2018 10:38em10:38

    “Eu sou uma agente de mudança!”

    Obrigada pela instigante reflexão.

  34. Pamela Luz

    23/10/2018 10:41em10:41

    Eu sou uma agente de mudança

  35. Zanny

    23/10/2018 11:01em11:01

    Prof Gabriel Granjeiro que textos abençoados você escreve!!! Muito obrigada por nos incentivar e falar do nosso Senhor Jesus!!!Esse texto falou muito comigo, eu sou um agente de mudança e verdadeiramente estou buscando meu propósito no Senhor!!!

  36. Carmem

    23/10/2018 11:04em11:04

    Eu sou uma agente de mudança
    Fico lisonjeada com tanta motivação, pois tudo no abala, falta de segurança, desigualdades social e racial, doenças, guerras, fraquezas emocionais,governos que usam de uma nação como escudo, enfim sabemos que os últimos dias serão cercados de todas essas injustiças, até termos o governo do nosso pai celestial.

  37. VANDEIR MINEIRO

    23/10/2018 11:10em11:10

    “EU SOU UM AGENTE DE MUDANÇA!”

  38. Jaison Rodrigo da Cruz

    23/10/2018 11:12em11:12

    Eu também sou um agente de mudança!

  39. HALAN

    23/10/2018 11:35em11:35

    COMPLEMENTANDO: EU SOU AGENTE DE MUDANÇAAAAAAAAAAAAAAAA

  40. Jefferson

    23/10/2018 11:36em11:36

    “Eu sou um agente de mudança!”

  41. Luiz Carlos do Espirito Santo

    23/10/2018 12:22em12:22

    Eu sou um agente de mudança.

  42. Rosimar José de Souza

    23/10/2018 13:31em13:31

    Eu sou um agente de mudança.💪

  43. Júlio César

    23/10/2018 13:36em13:36

    Eu sou um agente de mudança! Parabéns!

  44. Maria da Conceição da silva

    23/10/2018 13:36em13:36

    Eu sou uma agente de mudança.

  45. Elisa

    23/10/2018 14:54em14:54

    Eu sou uma agente de mundança

  46. junia

    23/10/2018 15:11em15:11

    Eu sou um agente de mudança

  47. Gleiciane

    23/10/2018 15:35em15:35

    Eu sou uma agente de mudança!

  48. KEILLA

    23/10/2018 16:22em16:22

    EU SOU UM AGENTE DE MUDANÇA

  49. ELIANA CARNEIRO

    23/10/2018 16:41em16:41

    “Eu sou um(a) agente de mudança!”

  50. Jane Cunha

    23/10/2018 17:14em17:14

    “Eu sou uma agente de mudança!”

  51. Renan Ruas

    23/10/2018 17:41em17:41

    EU NÃO SÓ SOU UM AGENTE DE MUDANÇAS, COMO TAMBÉM SOU O PRINCIPAL AGENTE DAS MINHAS PRÓPRIAS MUDANÇAS!!!
    Oi, Gabriel! Parabéns mais uma vez pelo brilhante texto! Gostaria de aproveitar e lhe sugerir fortemente o uso das ferramentas de curtir do Facebook nesta parte dos comentários, para incentivar todo mundo a comentar mais e melhor e a valorizar e prestigiar as melhores mensagens. 😉 Muito obrigado pela atenção! =)

  52. Simone

    23/10/2018 20:51em20:51

    Eu sou um agente de mudança!!

  53. Alina

    24/10/2018 00:22em00:22

    “Eu sou uma agente de mudança!”

  54. Ana Kelle

    24/10/2018 10:16em10:16

    “Eu sou um agente de mudanças!”

  55. Eliane Ferreira dos Santos

    24/10/2018 14:03em14:03

    EU SOU UM AGENTE DE MUDANÇAS

  56. Clarice

    24/10/2018 14:39em14:39

    Agradeço por todos textos e por toda a dedicação do pessoal do Grancursos, vocês são demais! Gostaria de fazer uma sugestão que possivelmente agregaria muita dinâmica ao estudo para concursos, só que gostaria de enviar diretamente para o Gabriel Granjeiro. Caso alguém leia e possa me auxiliar… obrigada.

  57. Ana Caroline de Sousa Silva

    24/10/2018 15:03em15:03

    Eu sou AGENTE de mudança

  58. MÔNICA

    24/10/2018 15:38em15:38

    EU SOU UMA AGENTE DE MUDANÇAS!

  59. João Paulo Lemos Benevides

    24/10/2018 16:23em16:23

    Eu sou uma agente de mudança!

  60. Samuel Coelho dos Santos

    24/10/2018 18:01em18:01

    Eu sou um agente de mudança!

  61. Jecson

    24/10/2018 21:29em21:29

    Eu sou um agente de mudança

  62. Carla Lima

    24/10/2018 21:40em21:40

    Eu sou uma agente de mudança!

    Obrigada, equipe do GCO. É muito importante pra mim ter essa reflexão nesse momento. Estou na fase do recomeço, me reestruturando para um próximo alvo e é bem difícil seguir em frente às vezes. A ajuda de vocês tem me dado suporte para não desistir!

  63. Larissa

    25/10/2018 00:59em00:59

    Eu sou uma agente de mudança!

  64. Diran Cardoso

    25/10/2018 09:11em09:11

    Eu sou uma agente de mudança!

  65. Iandara

    25/10/2018 16:02em16:02

    Eu sou um agebte de mudanças.

  66. Célia

    25/10/2018 17:30em17:30

    Célia das Graças Vilela
    25/10/18 16:29 em 16:29
    Eu sou uma agente de mudanças.

  67. Alexsandra Vieira

    27/10/2018 11:08em11:08

    Eu sou um agente de mudança!

  68. kevin goncalves guimaraes

    27/10/2018 12:19em12:19

    Eu sou um agente de mudanças!

  69. Renan Alfaia

    27/10/2018 16:55em16:55

    Eu sou um agente de mudança!

  70. JHONATAN

    29/10/2018 09:01em09:01

    Eu sou um agente de mudança!!!

  71. Angelo

    30/10/2018 16:25em16:25

    “Eu sou um(a) agente de mudança!”

  72. Terezinha Oliveira

    30/10/2018 22:57em22:57

    Eu sou uma agente de mudança!

  73. Juliana Mendes

    31/10/2018 19:53em19:53

    Eu sou um agente de mudanças! E com fé em Deus conquistarei o meu tão sonhado cargo público! Em nome de Jesus irei dá aqui o meu testemunho!

  74. Juliana Mendes

    31/10/2018 20:00em20:00

    Que texto maravilhoso e motivacional Gabriel Granjeiro,que Deus continue sempre abençoando a cada um da equipe da família Grancursos! Vocês são demais! Que o Senhor Jesus venha a fazer a diferença na vida de cada um de voçês que sempre se empenham pra ajudar a cada um de nós!

  75. Andréia Garcia

    05/11/2018 13:42em13:42

    Eu sou uma agente de mudança!

  76. Renata

    05/11/2018 23:29em23:29

    Eu sou uma agente de mudança!

  77. Ester dos Santos

    08/11/2018 11:50em11:50

    Eu sou uma agente de mudança

  78. Marzzos Lago Rodrigues

    17/11/2018 18:36em18:36

    Eu sou agente de mudança

  79. Igor

    27/11/2018 11:17em11:17

    Eu sou um agente de mudança!

  80. matheus

    05/12/2018 22:29em22:29

    Eu sou um agente de mudanças!

  81. janaina siewert

    15/12/2018 12:59em12:59

    Eu sou um agente de mudanças!

  82. Carlos Santiago

    02/01/2019 08:47em08:47

    Eu sou um agente de mudanças!

  83. João Elder da Silva

    05/03/2019 13:30em13:30

    Prof. Gabriel Granjeiro gostei muito dos seus artigos motivacionais nota-se que você tem o dom da escrita, além de ter uma fé enorme no Sr. Jesus. Sugiro ao mestre que faça um apanhado de todos os seus artigos e lance um livro vai ser campeão de vendas. Olhe que só li duas “crônicas” suas, depois lerei o resto. Adorei! Sucesso meu irmão, Deus te abençoe, você e sua família com certeza você faz a diferença no mundo! continue assim! Um abração do irmão Elder.

  84. Milene

    16/03/2019 16:03em16:03

    Eu sou uma agente de mudança

  85. Renato Teixeira

    17/04/2019 00:57em00:57

    “ Eu sou um agente de mudanças!” Excelente artigo! 👏🏽

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo