Arrependimento dói… Ah, se dói!

“Você erra 100% das bolas que não arremessa.” – Michael Jordan

Você já escutou alguém dizer que o lugar mais rico do mundo é o cemitério? No cemitério das ideias, repousam excelentes livros que deixaram de ser escritos, belíssimas canções que não chegaram a ser compostas, empreendimentos inovadores que nunca tiveram a chance de virar realidade. No cemitério dos sonhos, descansam – não muito em paz – inúmeros projetos de realização profissional e as mais diversas carreiras idealizadas por pessoas que tinham tudo para se tornarem artistas criativas ou grandes empresárias. Dormem o sono eterno potenciais servidores públicos de excelência: policiais, juízes, promotores, delegados, técnicos, analistas, auditores, gestores que poderiam ter feito a diferença em nosso país, mas chegaram ao fim da vida arrependidos por não terem dado o seu melhor quando era a hora.

Todo arrependimento é ruim, mas, a meu ver, o pior deles é o de nem sequer ter tentado.

 
Todos nós carregamos algum tipo de arrependimento, seja por termos confiado nas pessoas erradas, seja por não termos dado um voto de confiança para as certas; seja por termos perdido tempo com alguns, seja por não termos aproveitado mais a companhia de outros. Todo arrependimento é ruim, mas, a meu ver, o pior deles é o de nem sequer ter tentado. Se você já sentiu o gosto amargo de não ter tentado algo como deveria, deve saber que só o que resta é aprender com a experiência. Arrependimento dói. Dói na alma. Dói no coração. Cria feridas que às vezes não cicatrizam nunca.

Não queira, amigo concurseiro, chegar a certa altura da sua vida completamente arrependido por não ter tentado realizar um grande sonho seu, como, por exemplo, o de ser policial federal, juiz de direito ou auditor fiscal. O arrependimento por não ter tentado pra valer, arriscando-se mais e fazendo tudo que podia mesmo, dói. Ah, se dói! Acredite: dói bem mais que o sentimento de frustração por ter fracassado. Eu mesmo sempre preferi as lágrimas por não ter conseguido algo à vergonha e ao arrependimento por não ter me empenhado nada menos que 100% para conquistar fosse o que fosse: um estágio no tempo da faculdade, a realização profissional, a pessoa amada, a felicidade. Já perdi as contas de quantas vezes me arrependi por decisões equivocadas que tomei, mas felizmente posso dizer que não me arrependo mais por ter simplesmente desistido de algo que queria muito. O fato de ter tentado – e dado o meu melhor – me trouxe a paz de espírito necessária para seguir em frente.

Quem se arrepende de verdade tem a chance de vivenciar momentos de paz e fé, tem a oportunidade de poupar anos de sofrimento e dor, desde, é claro, que saiba fazer da experiência fonte de aprendizado.

 
É claro que todos nós erramos, mas poucos de nós aprendemos com os erros, e menos ainda mudamos nossa forma de agir depois de nos arrependermos seriamente por algo. O arrependimento autêntico deve conduzir à sabedoria, provocar amadurecimento e nos tornar mais humildes. Quem se arrepende de verdade tem a chance de vivenciar momentos de paz e fé, tem a oportunidade de poupar anos de sofrimento e dor, desde, é claro, que saiba fazer da experiência fonte de aprendizado.

Tenho certeza de que eu seria tomado pela tristeza se alguma ação minha prejudicasse pessoas que amo ou que dependem das minhas escolhas. É exatamente por não querer me arrepender por uma decisão ruim qualquer, que reflito – muito mesmo! – antes de agir. Faço isso tanto na vida pessoal e familiar como no trabalho. Afinal, nada deve ser pior do que perceber que é tarde demais para voltar atrás em uma decisão que infligirá sofrimento a alguém querido ou a tantos outros que confiam em mim. Deve ser terrível constatar que é tarde para pedir perdão e que teria sido melhor refletir um tantinho a mais antes de tomar uma decisão ruim.

Em meu dia a dia, luto com todas as minhas forças e toda a minha energia, forte em minhas convicções e minha fé, para não precisar passar pela dor do arrependimento.

 
Em meu dia a dia, luto com todas as minhas forças e toda a minha energia, forte em minhas convicções e minha fé, para não precisar passar pela dor do arrependimento. Consulto os mais experientes, ouço o que eles têm a dizer e rezo para poder dormir bem à noite, tranquilo por ter tomado as decisões mais acertadas e feito o que eu devia fazer dentro do que estava ao meu alcance. Faço isso consciente de que, às vezes, mudar de opinião e alterar o rumo de um projeto pode ser a melhor opção para evitar arrependimentos. É claro que, um dia ou outro, é mais difícil honrar esse compromisso que fiz comigo mesmo, mas sigo tentando, rogando por sabedoria para permanecer firme nesse propósito.

Se, porém, o arrependimento for inevitável, gosto de pensar que ele há de ser do tipo bom: aquele que dará origem a uma salutar mudança de atitude. No caso desta mensagem, direcionada a quem está na luta por uma vaga no serviço público, estamos falando de um despertar – ainda que tardio – para o fato de que é preciso agir e mudar algo para sair do círculo vicioso de tentativas seguidas de fracassos. Não é razoável que você, concurseiro, continuar a se arrepender por não ter estudado o suficiente, ou por ter desistido de se inscrever neste ou naquele concurso, ou por ter ido àquele churrasco domingo passado em vez de cumprir mais um dia do cronograma de estudos. Se é para se arrepender, arrependa-se de verdade, e MUDE! Quem muda de atitude hoje se torna muito mais sábio amanhã.

Se você que me lê costuma padecer do pior tipo de arrependimento – o que resulta da inércia, da falta de ação –, está na hora de reavaliar seu comportamento e sua conduta. Claro que não existe isso de nunca errar, nunca se arrepender, nunca se ver obrigado a pedir perdão. O erro e o arrependimento são riscos inerentes a toda atitude proativa. Entenda que as lágrimas derramadas de vez em quando servem para limpar os olhos. O que não pode acontecer é você sempre se arrepender de não ter feito o seu melhor, mesmo que ainda não na condição ideal.

Amigo leitor, nunca se contente com menos do que você QUER e MERECE.

 
Amigo leitor, nunca se contente com menos do que você QUER e MERECE. Você sempre – repito: sempre! – pode alcançar mais, não importa o que os outros digam. Na busca contínua pela felicidade, você só não deve ceder à tentação de desistir, especialmente quando estiver passando por um momento complicado ou, pior ainda, se perceber que está muito próximo da realização do seu sonho.

Já dizia a “filósofa” Magda, do programa Sai de Baixo: “Quem tá na chuva é para se queimar”. Rs. Piadas à parte, se há uma certeza, é a de que quem pensa grande e tenta algo diferente cometerá erros de vez em quando. O que você precisa entender é que isso não é ruim. Mais vale errar por ter feito algo do que não fazer nada e se arrepender por ter sido omisso. Felizmente, o arrependimento por não ter tentado eu não carrego comigo, e espero que você também não. Pelo menos não a partir de agora. Isso não serve para quem é guerreiro e tem o limiar da dor expandido. Não mesmo.

Antes de encerrar nossa conversa de hoje, acho oportuno mencionar uma pesquisa conduzida pela médica Ana Cláudia Quintana Arantes, especializada em cuidados paliativos. Ao longo de sua carreira como profissional de saúde que acompanha pacientes terminais, ela compilou os mais perturbadores arrependimentos que as pessoas confessam antes de morrer. São desabafos como: “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu queria, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse” e“ Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz”.

Duro, não? Que tal fazermos diferente para não nos arrependermos depois? Mesmo que você já tenha passado dos 50, 60 ou até 70 anos de idade, saiba que não é tarde demais. O jogo só acaba quando termina, e é sempre possível recomeçar, como já escrevemos aqui.

Então vamos em frente, olhando para trás apenas para vibrar, orgulhosos, por tudo que fizemos e conquistamos. Se vivenciamos arrependimentos, que eles sirvam para inspirar em nós as mudanças necessárias para a realização dos nossos projetos e sonhos.

Sigamos aprendendo, crescendo, conquistando. A partir de hoje, você pode até se arrepender, desde que não seja por não ter tentado. Nossos sonhos não vão parar em mais um cemitério. Combinado?

Se concorda com esta mensagem, registre nos comentários: “Nunca me arrependerei de tentar!”

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” – Leonardo da Vinci

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
104 Comentários

104 Comentários

  1. Avatar

    Ivanilda Lavinscky

    24/09/2018 19:35em19:35

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

    • Avatar

      Adriana Bernardo de Paiva

      25/09/2018 20:39em20:39

      Nunca me arrependerei de tentar!

    • Avatar

      Francisco Carreiro

      25/09/2018 22:58em22:58

      Nunca me arrependerei de tentar.

    • Avatar

      André

      26/09/2018 09:17em09:17

      Nunca me arrependerei de tentar!

    • Avatar

      Dilcema

      27/09/2018 14:10em14:10

      “Nunca me arrependerei de tentar!”

    • Avatar

      Maria da Conceição da silva

      28/09/2018 17:27em17:27

      “Nunca me arrependerei de tentar”

  2. Avatar

    Luciane Ribeiro

    24/09/2018 19:52em19:52

    Nunca me arrependerei de tentar

  3. Avatar

    Selma de Souza Matos

    24/09/2018 20:01em20:01

    “Nunca me arrependerei de tentar”

  4. Avatar

    Érica Júlio Paes

    24/09/2018 20:03em20:03

    Nunca me arrependerei de tentar

  5. Avatar

    Aline

    24/09/2018 20:06em20:06

    Sinceramente…
    O tempo urge pra quem já passou dos 40 e, está tuuudo muito difícil de se perseverar.
    Penso que é fácil começar, iniciar uma nova fase, se dar uma segunda ou terceira chance, é motivante (a possibilidade da mudança, sair da zona de conforto).
    Mas obstinar diante de crescentes dificuldades e sem perder o foco,chega a ser desesperador. Será que são indícios avisando que talvez não seja por aí?

    Não está nada fácil não se arrepender de tanto que se tentou.
    Desculpe, um simples desabafo.

    • Avatar

      Ayala

      24/09/2018 20:20em20:20

      Acredite em si mesma e veja aonde está errando, pode ser uma forma de reencontrar o caminho e começar a acertar. É apenas uma sugestão…

      • Avatar

        Aline

        24/09/2018 22:05em22:05

        Ayala…

        Obrigada pela sugestão, já tentei de tudo tbm… Tentei outros concursos para treinar e, confesso que deva ser a pressão do tempo (45 anos e desempregada).

        • Avatar

          Aline

          24/09/2018 22:18em22:18

          E, obrigada mais uma vez por tentar entender, empatia é tudo.
          As pessoas se entram na defensiva na grande maioria e se esquecem que somente desabafar, é só um ato de socorro.
          Aqui é um espaço de troca de idéias(creio eu), pessoas que estão na mesma situação, ou situação bem diversa, que se ajudem mutualmente.

          Achar pessoas que compartilhem da mesma situação não é querer de forma alguma jogar água fria em ninguém, pelo contrário, um acalento para continuar na luta.

          bjo grande!

          • Avatar

            ricardo

            25/09/2018 06:45em06:45

            Você já viu aquele ditado que diz que “o pessimista vê o copo meio vazio, enquanto o otimista vê o copo meio cheio?”. Se você olhar para trás, verá falhas e mais falhas, erros após erros, e o tempo passando, um futuro incerto ou pouco provável. A verdade é que tudo está em constante movimento, tudo muda, nada será igual. Se você estuda hoje, o seu conhecimento hoje, não será o mesmo de ontem, e nem o de um ano atrás ou 10 anos atrás. 45 anos passados não são somente passados, são 45 anos de experiência, de tentativas, de erros e acertos. Assim como a Ayala falou, olhe para trás, aprenda com os erros, questione o que foi falho e por que foi falho. “Isso quer dizer que eu vou saber para onde estou indo amanhã?”. Não, infelizmente o amanhã é sempre uma dúvida, um névoa densa sobre a visão. Mas olhando por onde você caminhou, você pode supor aonde está tentando chegar e dar pequenos passos. Acredito que tudo consiste de pequenos passos. Então, tenha seus objetivos, mas não tente “ver” além do possível, você só tem certeza das coisas que já passou e de uma só certeza futura, que todos estamos morrendo.

    • Avatar

      Eduardo

      24/09/2018 20:32em20:32

      Concordo e sofro do mesmo sentimento. Estou há 10 anos tentando, fiz vários cursos, tentei varias técnicas de estudo recomendadas pelos professores, contratei serviço de coaching e não consegui nenhuma aprovação. Nesses 10 anos não tive férias, abdiquei-me de varias coisas, em resumo, não vivi. Estou cansado e sem esperanças. Só vivo o fracasso de não ter conseguido ser servidor, de ir dormir sem saber se no dia seguinte terei emprego, de ser incapaz de ajudar minha família. Fracasso e desânimo.

      • Avatar

        CLARICE FRANÇA

        24/09/2018 21:04em21:04

        Caro amigo, se realmente está estudando esse tempo Todo, você só não foi aprovado ainda porque não está na mesma frequência que seu sonho. Tire um tempo, relaxe e deixe seu cérebro processar toda informação que você adquiriu.Se veja de posse do seu cargo e ele será seu. Sucesso!

        • Avatar

          Elaine Aguiar

          24/09/2018 23:15em23:15

          Concordo plenamente! Pense que o conhecimento você adquiriu durante essa jornada. O necessário é olhar pra sim mas, com olhar de campeão e não de derrotado!
          Você precisa acreditar em você e não nas suas derrotas, elas de fato precisarão ser o seu maior poder de MOTIVAÇÃO. Você já é vencedor, meu caro.

          E pra acrescentar, não pense nas mensagens motivacionais como clichê, e sim, como suplementos para potencializar o alimento que você vem consumindo ao logo desses 10 anos: o conhecimento acarretando com aprendizados.
          Abraços! SUA hora vai chegar.

      • Avatar

        Aline

        24/09/2018 22:02em22:02

        Eduardo, talvez voltando a trabalhar seja um alento para você em termos psicológicos nestes tempos difíceis, pois enquanto a crise reflete nos mínguos concursos o nível está demais. A ansiedade pode ser que diminua consideravelmente, e imagino que falte pouco para vc, só não pare de estudar.

        Estudei para a PF por três anos, pedi demissão para isto, e o edital me surgiu com contabili e estatística. O problema é que para esta carreira só se for nascendo de novo pq para o próximo edital, terei a limitação cronológia para o TAF, INFELIZMENTE, a idade pesa para este ofício (e com fundamento). Hoje consigo cumprir aos 45, quase todas as exigências dos testes físicos (pois treinei incasavelmente e progredi bastante).

        O meu sonho de combater a corrupçao e as injustiças colocando a mão na massa, se foi… Procurando algo semelhant e, continuarei estudando, mas tbm voltando a preencher currículos, rsrs… Não pensando no salário (q será quase um bico), mas em me conforar mesmo de certa forma…

      • Avatar

        Vera Rangel Nogueira

        25/09/2018 07:46em07:46

        Olá Eduardo,
        seu texto expõe sua fadiga em todos os sentidos da sua vida. Respeite o seu limite e acredite que você atingirá seus objetivos.
        Você tem um grande potencial; uma bagagem cultural adquirida por 10 anos de estudo.
        Tenho 51 anos e me formei há 01 ano em ciências sociais. Super feliz!
        Foi difícil trabalhar e estudar só mesmo tempo; cansaço e desânimo apareciam para me desanimar.
        Eu consegui.
        Vamos lá Eduardo.
        Desejo muito sucesso.
        Estude, mas tenha momentos de descanso.
        Um grande abraço.

      • Avatar

        Ana

        25/09/2018 16:17em16:17

        Eduardo, eu fiquei quase 12 anos estudando, fui aprovada em alguns, mas fora das vagas do edital. Houve algumas pausas de dias ou semanas nesse período, por vários motivos (saúde, trabalho e faculdade). No 13° ano, consegui aprovação e posse. O importante é não desistir. Com edital aberto, é super importante a dedicação exclusiva (caso não esteja trabalhando). Mas sem edital, tirar uns dias para descanso ajuda muito a aliviar o stress e pressão.

  6. Avatar

    Iolanda Rosa da Silva

    24/09/2018 20:19em20:19

    “Nunca me arrependerei de tentar”

  7. Avatar

    JOCILENE BERNARDINO COSTA E SILVA

    24/09/2018 20:21em20:21

    “Nunca, jamais me arrependerei de tentar!”

  8. Avatar

    ANDRÉA LOPES DE SOUZA

    24/09/2018 20:24em20:24

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  9. Avatar

    Flavia

    24/09/2018 20:30em20:30

    Nunca me arrependerei de tentar!estou cansada como muitos mas desistir jamais. Trabalhei num plantão por 36h fui em casa cuidar de algumas coisas,afazeres domésticos,descansar um pouco e já estou de volta ao plantão para mais 24h, onde muitas vezes aproveito para estudar. O texto de hj confirmou meus sonhos de uma vida melhor e caso não passe ao menos tentei e q me servirá de experiência para próximos concursos me dedicar muito além do que estou fazendo. Desistir jamais

    • Avatar

      Aline

      24/09/2018 21:45em21:45

      Flavia, pensaria o mesmo que vc, se tivesse o incentivo da garantia do emprego neste meio tempo.
      Cada caso é um caso, não me leve a mal…

      Pedi demissão por estar descontente e ir em busca do meu sonho me dedicando ao máximo.
      Me dediquei dia e noite, treinei fisicamente, veio então o edital e com um tapa na cara, foi inserido 2 disciplinas complexas para aprender em 3 meses.
      Até ai, tudo bem, todos os concursos são assim, cabe a nós sermos resilientes. A questão é que agora que fui reeprovada, estou com idade avançada (para a carreira que sonhei) e no proximo concurso para a polícia federal, estarei beirando os 50 anos e lógico… correr, nadar em tempo recorde será uma grande limitação.

      Muito triste… Vou continuaR na labuta, mas vou voltar para a iniciativa privada paralelamente aos estudos agora em busca de outra carreira no setor público (PC não poderei por questão de estatura)para não sentir que todo o esforço foi em vão.

  10. Avatar

    Lucas Rodrigues

    24/09/2018 20:32em20:32

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  11. Avatar

    paulo vitor ferreira da costa

    24/09/2018 20:39em20:39

    Nunca me arrependerei detentar5

  12. Avatar

    Patrícia Henriques Teixeira

    24/09/2018 20:42em20:42

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  13. Avatar

    Lucilene Praes

    24/09/2018 21:04em21:04

    Jamais me arrependerei de tentar. Há muito tempo aprendi que “desistir jamais” e mesmo quando as coisas acontecem paa me fazer desistir, penso que o arrependimento dói mais porque leva à culpa e a culpa corrói a alma e o coração.
    Peço aos mais jovens que jamais desistam e que jamais tenham sentimento de culpa por isso.

  14. Avatar

    Tatiane Bezerra da Silva

    24/09/2018 21:20em21:20

    Nunca me arrependerei de tentar, meu primeiro concurso estou perdida mas disposta.

  15. Avatar

    Carlos

    24/09/2018 21:22em21:22

    Agradeço imensamente pelo compartilhamento do conhecimento e do material, via youtube.

    Gosto bastante, grátis é melhor e aumenta as possibilidades de quem não possui recursos financeiros para pagar por um cursinho!

    Ademais, pagar por algo que é necessário para se obter aprovação em um prova, uma perspectiva de resultado, penso ser ilusão. O único preço a ser pago é a dedicação aos estudos, se é que isso é um preço a ser pago. Estudar é essencial para a instrução, para a vida.

    Aprovação virá, certamente a quem se dedicar. Algo de bom sempre acontece para quem se empenha num projeto ou vários. Tenho certeza disso. Mesmo que não seja êxito em algum concurso público. Aliás,isso não deve ser encarado como um “sonho”. Penso que é, sim, realidade para quem se dedica e se esforça, não sonho.

    Abraço!

    • Avatar

      Aline

      24/09/2018 22:20em22:20

      Me desculpa pela palavra errada, sonho.

    • Avatar

      Aline

      24/09/2018 22:21em22:21

      E sim, me dediquei muuuito, só Deus e minha família sabe.

    • Avatar

      Aline

      24/09/2018 22:24em22:24

      Carlos,

      Me desculpa de mencionar a palavra errada, sonho.

      E, me dediquei e dedico muuuuito sim, Deus e minha família sabem e, como sabe.
      Não me leve a mal.

  16. Avatar

    MICHELLE COSTA

    24/09/2018 21:39em21:39

    “Nunca me arrependerei de tentar!!!!”
    Nunca me arrependerei por não ter dado o meu melhor!!!. 💪

  17. Avatar

    THAYNA MAROLLE

    24/09/2018 21:50em21:50

    A GRARNDE FERRAMENTA DO SUCESSO É NÃO DESISTIR JAMAIS…NÃO DEVE EXISTIR ARREPENDIMENTOS PARA UM GRANDE VENCEDOR MESMO QUE NO CAMINHO TENHAS OBSTÁCULOS…OBG PELO ENVIO DO TEXTO, ACHEI SUPER INTERESSANTE.

  18. Avatar

    Heloisa Sakai

    24/09/2018 22:13em22:13

    “Nunca me arrependerei de tentar!” Foco, um objetivo pra alcançar
    Força, pra nunca desistir de lutar e
    Fé, pra me manter de pé, enquanto eu puder
    Haja o que houver!!

  19. Avatar

    Isaac Correia

    24/09/2018 22:18em22:18

    Nunca me arrependerei de tentar

  20. Avatar

    Ivaneide

    24/09/2018 22:35em22:35

    Jamais me arrependerei de tentar,pois sei que vida de concurseiro não é nada fácil, são muitas as tentações que surge para nós fazer parar, mais prefiro continuar lutando, pois sei também que o fim é recompensador.

  21. Avatar

    Diná Amorim Dias

    24/09/2018 22:42em22:42

    Nunca me arrependerei de tentar😌

  22. Avatar

    Guilherme de Souza Rodrigues

    24/09/2018 23:03em23:03

    Nunca me arrependerei de tentar!

  23. Avatar

    Gabriela Barcelos

    24/09/2018 23:12em23:12

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  24. Avatar

    Luisiana

    24/09/2018 23:12em23:12

    Nunca me arrependerei de tentar! 😊

  25. Avatar

    Everton Ramon Silva Souza

    24/09/2018 23:31em23:31

    Nunca, jamais, never!!! Me arrependerei de tentar!!! Futuro oficial da polícia militar da Bahia.

  26. Avatar

    Emersa

    24/09/2018 23:35em23:35

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  27. Avatar

    Ana Catarina

    24/09/2018 23:42em23:42

    Nunca me arrependerei de tentar! Vou consegui! Vou vencer ! Tudo no tempo de Deus! Minha parte estou fazendo.

  28. Avatar

    layane

    24/09/2018 23:55em23:55

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  29. Avatar

    Markus Andrade

    25/09/2018 00:24em00:24

    Nunca me arrependerei de tentar

  30. Avatar

    Érika Santos

    25/09/2018 00:58em00:58

    “NUNCA ME ARREPENDEREI DE TER TENTAR!”

  31. Avatar

    Maurício

    25/09/2018 01:25em01:25

    Meu maior arrependimento na vida é de não ter lutado quando podia… Carrego por 16 anos essa mágoa… Conselho nunca deixe de lutar pelo o que acredita e principalmente pelos seus direitos. Como diz o próprio Direito “a lei não socorre os que dormem.”

  32. Avatar

    MARIANY EVA ALENCAR

    25/09/2018 03:03em03:03

    Há 17 anos fui aprovada no primeiro concurso que prestei. Era de nível médio. Me superei. Acertei 10 questões de matemática..Acreditem.. não tenho nenhuma afinidade com essa disciplina..
    Hoje, formada em Direito há 10 anos.. com 2 filhos, um de 08 e o caçula de 5 anos decidi retomar os estudos. Mas estou achando bem díficil.. Falta concentração, displina, foco.
    Mas quero compartilhar com vocês um exemplo positivo, capaz de inspirar.. Tenho como referência uma amiga que tomou posse recentemente como Promotora de Justiça. Foi aprovada em 2 estados. Aqui, ficou em 2º lugar. A dica que ela me deu. Estudar com aulas online, não fazer cursinho presencial, uma vez que perdemos tempo, fazer as revisões regularmente e resolver muitooooos exercícios.
    Quando a mesma decidiu que seria Promotora dedicou-se aos estudos. Em 4 anos alcançou seu objetivo.

  33. Avatar

    Jéssica

    25/09/2018 06:16em06:16

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  34. Avatar

    Ingrid

    25/09/2018 06:34em06:34

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  35. Avatar

    Bárbara

    25/09/2018 06:37em06:37

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  36. Avatar

    Cristiano

    25/09/2018 07:30em07:30

    “Nunca me arrependerei de tentar”
    Mase vale as lágrimas da derrota do que a incerteza de não ter lutado.

  37. Avatar

    Cristiano

    25/09/2018 07:34em07:34

    Nunca me arreperderei de tentar!!!
    Mas vale a lágrimas da derrota do que a incerteza de não ter lutado!!!

  38. Avatar

    Paula Mendes

    25/09/2018 07:54em07:54

    Nunca me arrependerei de tentar!

  39. Avatar

    José Flávio de Assis

    25/09/2018 08:35em08:35

    ALINE,” SEGUE A LABUTA “.

    Aline é um nome bonito, nome de uma canção, que para quem tem mais de 40, sabe qual é.
    Comece por aí,procure algo inspirador e foque sempre nos objetivos, aquilo que você sonha.
    Eu tenho 47, sou filho de pais humildes com 7 irmãos, meus pais não tinham condições de me educar com qualidade, com muito esforço e dedicação me formei em Administração em uma faculdade particular, enquanto trabalhava,já passei em mais de um concurso, porém, somente fui convocado para um de Agente Socioeducativo, foi meu melhor resultado em concursos, porém, fui desclassificado no exame médico,depois de 5 etapas vencidas, pior, o meu sonho de carreira policial, já havia tentado CFO e não deu,pois tive alterações no FAMIGERADO: ELETROENCEFALOGRAMA, impedimento em todos concursos da carreira policial.

    Hoje com 47 tenho uma garotinha de 7 anos e um bêbê de 3 meses, trabalho como assessor de convênios em outra cidade vou em casa de 15 em 15 dias e estou estudando como louco para o MPU, SEI QUE DEPOIS DE ANOS PARADO E DESMINADO, é quase impossível, mas estou me animando pensando na responsabilidade, sem contar a felicidade dos meus filhos que assumi como sendo minha, e minha esposa que sofre com a ausência, embora meu objetivo maior seja para área fiscal então eu tenho objeetivos de curto praso para me dar ânimo e de longo prazo para ter certeza de que não me sobrecarreguei.
    Quanto á idade, faço academia 4 a 5 vezes por semana,o esforço físico não me deixa pensar nas dificuldades, que são muitas, problemas ? perdi a conta, agora penso nos problemas como combustível para me esforçar mais a cada dia, parece impossível aprender essas matérias de concurso mas, eu resolvi que devo me apaixonar pelo estudo e que não tenho outra saída, então me aliei a um amigo que está nesta luta, entreguei nas mãos de Deus, e passo os dias sonhando com o dia da minha posse, no mais leio livros e assisto todas as palestras de como aprender algo e como passar em concursos, recomendo fortemente os livros e videos de palestras do professor Pier luige e Seite Arata da Arata Academi, e claro o grande Lair Ribeiro um compêndio de conhecimentos sobre tudo que uma pessoa precisa para melhorar de vida, psicológicamente, fisicamente, financeiramente, intelectualmente e até no relacionamento interpessoal e amoroso.
    Enfim, acredite que não há outra opção e condicione seu cérebro e o resto virá por osmose, um abraço a todos que estão nesta vida bandida de concurseiros anônimos, que a força esteja com todos!
    PS: O artigo foi inspirador, obrigado.

    • Avatar

      Rodrigo da Cruz

      25/09/2018 21:16em21:16

      Boa José! Também sou de família humilde e de 6 irmãos, 3 mais meus pais são funcionários públicos, me preparo pra ser o próximo (estudando para o MPU) da família. Com força e fé tudo dará certo com o tempo porque “nunca me arrependerei de tentar”. Sucesso cara!

  40. Avatar

    Iris Laiana

    25/09/2018 08:39em08:39

    Nunca me arrependerei de tentar!

  41. Avatar

    Angelo

    25/09/2018 09:04em09:04

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  42. Avatar

    Marcelo Cabral Nunes

    25/09/2018 09:26em09:26

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  43. Avatar

    Marcos isao Harada

    25/09/2018 09:33em09:33

    Nunca me arrependerei de tentar

  44. Avatar

    Sônia

    25/09/2018 09:39em09:39

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  45. Avatar

    Marcelo Cabral Nunes

    25/09/2018 09:39em09:39

    Pier luige

  46. Avatar

    Monteiro

    25/09/2018 11:13em11:13

    Minha solidariedade àqueles que estão na luta e com o espírito abatido.
    Quando tenho esse sentimento, lembro-me de uma frase: “Sink or swim”. Significa “afundar ou nadar”. Isso se aplica aos concursos públicos, às empresas, à família, à saúde, e assim por diante.
    Há um ditado japonês que diz “caia sete vezes, levante-se oito”. Resume a ideia de resiliência com perfeição.
    Não desista de você mesmo. Isso é amor-próprio. Caso a vaga sonhada não esteja em seus horizontes, seja pela escassez de concursos, seja por outras razões, migre para outras possibilidades de concursos. Vou dar um exemplo pessoal: estudei que nem maluco para os TREs, fiz algumas provas, mas houve rezoneamento desse ramo do Judiciário. Os concursos, antes abundantes, tornaram-se escassos. Estou usando os conhecimentos para outro tipo de concurso. Já estou começando a ter resultados satisfatórios. Como ensinava Darwin, os que evoluem não são os mais fortes ou os mais inteligentes, mas os mais flexíveis.

  47. Avatar

    Marcus Vinicius

    25/09/2018 11:34em11:34

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  48. Avatar

    Juliana

    25/09/2018 13:25em13:25

    Nunca me arrempederei de tentar

  49. Avatar

    Eddy

    25/09/2018 13:47em13:47

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  50. Avatar

    Priscila Batista

    25/09/2018 14:52em14:52

    Nunca me arrependerei de tentar.

  51. Avatar

    Nicolle

    25/09/2018 15:02em15:02

    Nunca me arrependerei de tentar!

  52. Avatar

    KEILLA

    25/09/2018 15:54em15:54

    NUNCA ME ARREPENDEREI DE TENTAR!

  53. Avatar

    VANDEIR

    25/09/2018 16:34em16:34

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  54. Avatar

    Sérgio

    25/09/2018 19:32em19:32

    Obrigado Gabriel pelos seus artigos.“Nunca me arrependerei de tentar!”

  55. Avatar

    eliana

    25/09/2018 21:23em21:23

    “Nunca me arrependerei de tentar!”
    Iniciei meus estudos a alguns meses atrás, tenho 44 anos e sei exatamente o quê muitas pessoas estão sentindo. Acordo às 4:30h todos os dias para estudar e não estou conseguindo fixar todo o conteúdo. Isso é muito frustrante. Prefiro acreditar que essa frustração é passageira e que em breve conseguirei ter uma porcentagem maior de questões resolvidas corretamente. Desejo o mesmo a todos, que a frustração passe e que cada um encontre o seu caminho.

  56. Avatar

    junior

    25/09/2018 21:28em21:28

    desistir jamais “Nunca me arrependerei de tentar!”

  57. Avatar

    Márcia Miranda

    25/09/2018 23:56em23:56

    “Nunca me arrependerei de tentar!”…..JAMAIS!!!!
    Aprendi a descansar e não a desistir no maior extremo do cansaço…
    Gosto da leitura de seus artigos pois acalmam a alma e o coração,
    Tanks!!

  58. Avatar

    Gustavo

    26/09/2018 08:51em08:51

    “Nunca me arrependido de tentar!”

  59. Avatar

    Marcilene Almeida

    26/09/2018 10:08em10:08

    Nunca me arrependerei de tentar!
    Já cometi muitas vezes o erro de não tentar e de hoje em diante não mais, por mais difícil é improvável se for para ter o que QUERO e MEREÇO vou tentar sempre. Obrigada Grangero artigo excelente Muito sucesso.

  60. Avatar

    Vaninha

    26/09/2018 11:09em11:09

    Nunca me arrependerei de tentar!

  61. Avatar

    SILEANES

    26/09/2018 13:40em13:40

    NUNCA ME ARREPENDEREI DE TENTAR!

  62. Avatar

    laudiene

    26/09/2018 14:55em14:55

    Nunca me arrependerei de tentar!

  63. Avatar

    Bárbara

    26/09/2018 14:57em14:57

    Nunca me arrependerei de tentar!
    Gabriel, você verdadeiramente tem um dom lindo de abençoar as nossas vidas com suas palavras, com suas reflexões. Seus artigos fazem a diferença em minha vida. Muito Obrigada!! Que o Senhor Jesus te abençoe.

  64. Avatar

    Wender Pinheiro

    26/09/2018 19:55em19:55

    NUNCA ME ARREPENDEREI POR NÃO TER TENTADO

  65. Avatar

    Alessandro

    26/09/2018 20:02em20:02

    Nunca me arrepederei de tentar!

  66. Avatar

    Ydnay

    26/09/2018 21:42em21:42

    ” nunca me arrependerei de tentar ”

    Na vida temos muitas decisões a tomar,nem sempre sabemos qual é a melhor escolha. Não é porque algo deu certo para alguém que isso será bom para nós também. Aí eu pergunto: como ser uma pessoa de sucesso ? Seja você mesmo. Tenha o seu tempo, os seus gostos e dê o seu melhor. Então, de uma forma ou de outra você será realizado e terá paz, alegria no seu trabalho, família, vida. Deus abençoe.

  67. Avatar

    Odennyson

    26/09/2018 22:54em22:54

    A felicidade não está no fim… Mas durante a jornada. É quando eu já tiver usado o plano Z, pulo ao plano A pra recomeçar.

  68. Avatar

    Larissa

    27/09/2018 09:50em09:50

    Nunca me arrependerei de tentar!

  69. Avatar

    Meuryely

    27/09/2018 10:16em10:16

    Nunca me arrependerei de tentar!!! Obrigada, Gabriel, por esse artigo maravilhoso!!!!!

  70. Avatar

    Juliana

    27/09/2018 10:21em10:21

    2 anos e 9 meses . Uma bagagem de 25 reprovações e 0 aprovações . Tristeza , frustração e desânimo me consome dia após dia. Abdicação de viagens , festas e família . 6 a 7 horas liquidas de estudo e 12 horas sentada em uma cadeira de domingo a domingo . A fé me alimenta enquanto a decepção me puxa para trás .

  71. Avatar

    Bruno

    27/09/2018 15:05em15:05

    Nunca me arrependerei de tentar !

  72. Avatar

    Thomaz cavalcante

    27/09/2018 19:50em19:50

    Nunca me arrenpederei de tentar!

  73. Avatar

    Patrícia Pereira Tinoco

    27/09/2018 21:00em21:00

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  74. Avatar

    Ligia

    28/09/2018 17:40em17:40

    Nunca me arrependerei de tentar

  75. Avatar

    Antônia Maria Oliveira lima

    29/09/2018 06:38em06:38

    Nunca me arrependeram de tentar

  76. Avatar

    josiane aparecida lemes

    29/09/2018 08:48em08:48

    estou gostando muito dos artigos, são bem desafiadores..
    após tres anos e meio com depressão eis que surge em mim grande vontade de tentar …estamos juntos gabriel …

  77. Avatar

    ERICK

    01/10/2018 11:36em11:36

    “Nunca me arrependerei de tentar!”

  78. Avatar

    ludmila

    01/10/2018 14:45em14:45

    Nunca me arrependerei de tentar

  79. Avatar

    Samanta Borges

    15/10/2018 10:11em10:11

    Você escreve tão bem, Gabriel!! Nunca me arrependerei de tentar! E você, Gabriel, por favor, nunca nos deixe sem os seus textos!

  80. Avatar

    kevin goncalves guimaraes

    21/10/2018 14:12em14:12

    Nunca me arrependerei de tentar!

  81. Avatar

    Paulo Maciel de Brito

    22/10/2018 11:28em11:28

    AS VEZES MEU ARREPENDIMENTO É DE NÃO TER TENTADO.

  82. Avatar

    carlos santiago

    02/01/2019 23:11em23:11

    Nunca me arrependerei de tentar!!!!

  83. Avatar

    Anônimo

    12/04/2019 20:54em20:54

    Bati na minha namorada e agora?
    eu tenho 17 anos,namoro com uma menina de 15,faz 2 anos que estou junto com ela, tipo eu sempre fui tranquilo e nunca discutimos nem nada, nossa relação era muito boa só que ontem numa praça por um motivo besta(ciumes) nos acabamos brigando feio, ela tava olhando pra outro cara eu fiquei com muita raiva na hora ai eu peguei forte no braço dela e disse q eu era o namorado ela começo a chorar dizendo que eu tava machucando ela,nos começamos á discutir feio e eu perdi a cabeça e dei tapa e um soco nela, ainda bem que uma pessoa viu e chamou um policial pra me acalmar isso foi ate bom porque eu estava com muito ódio naquele momento e poderia ser pior, mas hoje eu liguei pra ela,pedi desculpas e ela me perdoou, me arrependo do que eu fiz mas eu queria controlar meus ciumes,como posso fazer?

    Assim no outro dia, eu estava saindo pra ir na aula de karatê quando presenciei uma cena horrível. Minha namorada estava caída no chão e toda machucada. Eu fiquei muito assustado e fui socorrê-la. Perguntei o que tinha acontecido! Aí ela me disse que um homem a atacou na rua. O pior é que foi dentro do beco pra ninguém desconfiar. Eu fiquei em choque ao ver o tamanho do arranhão no braço e no joelho dela. Estava sangrando e em carne viva. Foi assim que a coisa ficou feia pro meu lado. Um cara se aproximou da gente e ao ver o que estava imaginando, ele me agrediu com um soco e me mandou afastar dela. Eu não estava entendendo nada, o cara foi me chamando de covarde, canalha e nós acabamos brigando. Aí veio umas duas pessoas apartando a briga e todos nós fomos pra delegacia. Minha namorada esclareceu tudo e disse que foi agredida por um homem que estava cantando ela, mas que ela não tinha gostado e disse que tinha namorado e foi aí que aconteceu a agressão. Assim que a família dela soube eu acabei me afastando pra eles não pensarem que eu tinha a agredido de novo! Ela fez corpo de delito e o verdadeiro agressor já está preso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo