O poder do silêncio

“Como a abelha trabalha na escuridão, o pensamento trabalha no silêncio e a virtude no segredo.” – Mark Twain (1835-1910), escritor norte-americano

Notou como as cidades estão mais silenciosas? Há menos barulho de carros trafegando, de máquinas funcionando e de pessoas conversando, falando, gritando. Percebeu também como os pássaros, por sua vez, estão mais cantores e tagarelas do que nunca? Os dias têm sido difíceis, muito difíceis, e todos nós estamos – a duras penas – aprendendo a reconhecer o poder do silêncio. Estamos entendendo que sempre há algo de positivo para ouvir. Guardando silêncio, somos capazes – finalmente – de ouvir até nossos próprios pensamentos, que, antes, praticamente não tinham vez. Dá pra ouvir o som da vida!

Silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias. É, silêncio absoluto não existe, mas hoje quero conversar com você sobre o poder da quietude, ainda que relativa, para aprendermos a escutar. O que (não) ouvimos pode fazer toda a diferença, e é por isso que talvez seja uma boa ideia afastar distrações e estímulos barulhentos demais para começarmos a escutar o que tem, de fato, valor.

Os estímulos sonoros vindos do mundo são, é claro, relevantes. Não podemos fugir deles, assim como precisamos ver pessoas e ter experiências concretas se nossa intenção é desenvolver visão mais ampla do universo. Contudo, também é preciso cultivar o silêncio e ficar sozinho de vez em quando, se a ideia é entender tudo que se vê e se sente. Ausentar-se temporariamente do mundo e de todo burburinho nele presente ajuda a entrar em contato consigo mesmo e com o que se passa na própria mente. O pensamento, segundo o professor escocês Thomas Carlyle, não funciona exceto na quietude.

John Cage (1912-1992), compositor, escritor e artista norte-americano, visitou, em 1951, a até então mais avançada sala à prova de som do mundo. Mesmo ali, o músico, dono de ouvidos extremamente sensíveis, relatou ter escutado ruídos. Dois, para ser mais preciso: um agudo, que era seu sistema nervoso em operação; outro grave, decorrente do bombeamento do sangue pelo coração. Pode parecer um feito e tanto, mas a verdade é que, quando guardamos silêncio, todos nós somos capazes de ouvir o som da própria vida. Dá pra imaginar tudo que pode ser feito com tamanho… silêncio?!

Uma curiosidade sobre a experiência de Cage: veio dessa visita à câmara anecoica a inspiração para criar a canção 4’33”, orginalmente concebida com o título “Prece Silenciosa”. Era uma peça idêntica à música popular da época – tocada ao vivo e no rádio, como qualquer canção –, com esta única diferença: seria uma “peça de ininterrupto silêncio”. Foi divertido. Foi ousado. Foi esquisito. Serviu para mostrar que o silêncio absoluto, de fato, não existe.

O fato de o silêncio ser tão raro só confirma o quão valioso ele é. O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama é conhecido como um dos melhores oradores de nosso tempo. Sabia que o maior diferencial na oratória dele, segundo os principais palestrantes do mundo, são as pausas que ele faz enquanto discorre sobre assuntos de altíssima relevância? São momentos de silêncio escolhidos cuidadosamente, por meio dos quais ele habilmente consegue falar até mais do que usando palavras. Analogamente, os bons atores sabem que não precisam falar nada para mostrar presença no palco. Eles também dominam como poucos a arte do silêncio. Minha professora de teatro, uma atriz experiente, confirma a eficiência da técnica.

Além de tudo, a quietude é a porta para avançarmos rumo à sabedoria. Há momentos em que tudo parece confuso, sem sentido, sem lógica. Nessas horas, sugiro que você pratique o saudável hábito de prestar atenção no silêncio. Cale-se, aquiete o coração, controle a respiração e feche os olhos. Em seguida, busque dentro de si as respostas de que precisa. Elas não estão lá fora, mas aí dentro, em sua alma. Em períodos complicados, ouça e enxergue com o coração. Ele quase sempre diz a coisa certa.

Há tantas lições que aprendi sobre o silêncio e que me guiam na forma como conduzo minhas relações… Confúcio já dizia que o silêncio é um amigo que nunca trai, e, para Martin Luther King, “no final, não lembraremos das palavras dos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”. Há outros ditos populares na mesma linha: “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro”, “O silêncio vale mais do que mil palavras”. A Bíblia defende algo parecido: “Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento” (Provérbios 17:28). É por dar valor a ensinamentos como esses que respeito a máxima segundo a qual falar demais – sem cuidado, sem medir as palavras – não é nada bom. Uma palavra dita de forma irrefletida pode ferir mais que uma flecha, uma bala, uma surra de chicote. Às vezes, o silêncio é a melhor resposta. Talvez a única. Então, quando decidir falar, cuide para que as palavras proferidas sejam mesmo melhores que a ausência delas.

Ainda não consegui implementar, em minha rotina, o dia do silêncio, mas quero fazê-lo em breve. Vou destinar esse dia para colocar meus escritos em dia, ouvir o meu coração, desacelerar, refletir e me livrar das trivialidades. Certamente, isso vai me ajudar a recarregar as baterias, colocando minhas experiências em perspectiva. Estou me esforçando para isso e chegando lá. Felizmente, já aprendi a exercitar pelo menos esta, que talvez seja a artimanha mais importante de todas: guardar silêncio sobre a maioria dos meus planos. Procuro não falar nada, sobretudo para quem já sei que não vai me oferecer apoio. É como ensina a sabedoria popular: “Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga.” Isso não quer dizer esconder tudo de todos e jamais buscar ajuda; tampouco significa deixar de se comprometer com alguém em relação a algo. Trata-se, mais uma vez, de apenas saber quando é melhor ficar quieto.

Dito tudo isso, meu conselho é: sobretudo neste período de distanciamento social que nos foi imposto, reserve um tempo diário para “ouvir” o silêncio. Na movimentada cidade de Helsinque, na Finlândia, há uma igreja dedicada à quietude, frequentada pelos interessados em vivenciar momentos de silenciosa espiritualidade. Não dispomos de um lugar assim por aqui, mas… sem problema. Crie seu próprio “templo”. Permita-se estar só, nem que por alguns minutos, na companhia exclusiva dos próprios pensamentos, e medite. Pode ser em roupas de ginástica e sentado na cama, no sofá, num banco da varanda ou do jardim. Tudo que importa é tirar esses instantes para si. Faça isso sempre que puder. Volte seus pensamentos para dentro do seu ser e reflita. Avalie o que é desimportante e projete na mente o que você gostaria de conquistar. Em seguida, decida se é melhor falar sobre isso ou manter suas ideias quietinhas, onde elas estão mais seguras: consigo mesmo.

Vamos juntos, falando menos e ouvindo mais, cientes de que, assim, poderemos finalmente escutar o que o mundo vinha tentando nos dizer.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

“Todas as coisas profundas, e as emoções das coisas, são precedidas e acompanhadas pelo Silêncio […]. O Silêncio é a consagração geral do universo.” – Herman Melville (1819-1891), escritor

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
189 Comentários

189 Comentários

  1. Lary

    18/05/2020 18:52em18:52

    Palavras sábias, Gabriel. Vou até relê-las. Adicionar a página à favoritos. Gostei, eu realmente precisava de um Conselho assim.

    • Roberta

      23/05/2020 20:50em20:50

      Excelente reflexão! Gratidão!

    • Gimene Veloso Ribas

      23/05/2020 20:57em20:57

      Como sempre um artigo melhor que o outro. Só veio a confirmar o quanto o silêncio é importante nas nossas escolhas, sou dessas, gosto de trabalhar no silêncio.

    • adeh

      08/06/2020 11:24em11:24

      gratidão por esse texto inspirador.

  2. Luciene Bueno

    18/05/2020 18:53em18:53

    Linda reflexão, e também muito oportuna.

    • Renata Graziela Bianchio

      19/05/2020 00:54em00:54

      Sicencio vem qd vc menos espera. Ha 3 anos eu n deixo não largo 🙏🏿

      • Renata Graziela Bianchio

        19/05/2020 00:56em00:56

        Silêncio é mostra certo ou errado
        Silêncio direciona ao seu objetivo
        Silêncio espanta as coisas ruins
        Silêncio faz vc crescer

        • Jirlene

          22/05/2020 15:20em15:20

          Ótimo texto.

      • Sergio

        23/05/2020 22:24em22:24

        Legal, Sempre gostei do silêncio.
        Na dúvida, escolha o silêncio!
        ele incomoda, irrita, chatea, e não gasta sua energia e ainda por cima preserva a sua imagem.

      • Valéria

        24/05/2020 07:31em07:31

        Gostei demais! Guardei essas palavras comigo: “Então, quando decidir falar, cuide para que as palavras proferidas sejam mesmo melhores que a ausência delas.”

    • Bárbara Cordeiro

      24/05/2020 12:24em12:24

      Excelente texto, de grande valia para tentarmos buscar a positividade do silêncio até então oculto à realidade de muitas pessoas… Buscar o silêncio como forma de nós dar respostas, é a melhor forma de buscar uma vida plena e feliz.

    • Raquel

      24/05/2020 16:36em16:36

      Amei esse texto quero aprender a praticar mais o silencio obrigada

    • Tatiana Jesus de Menezes

      25/05/2020 11:28em11:28

      Excelente reflexao e motivação. Como instrutora de meditação transcendental pratico alguns anos é o que me faz manter a serenidade nesse momento.

    • leila

      25/05/2020 23:39em23:39

      O silêncio realmente diz muito mais que qualquer palavra, saber silenciar é um passo para compreender a nós mesmos e podermos ouvir o que de fato precisamos ouvir e o que(quando) não se deve falar.

  3. Luciana Cristina

    18/05/2020 18:57em18:57

    Amei!!!!

    • Dyanna

      19/05/2020 22:18em22:18

      Texto excelente.👏👏👏

      • Marlene

        20/05/2020 18:37em18:37

        A melhor escolha que fiz na minha vida foi anda em silêncio. Ótimo texto.

      • Maria Mônica

        22/05/2020 09:23em09:23

        Ótimo! Muito obrigada! Isso é coisa de Deus🙏

      • Mary

        23/05/2020 22:29em22:29

        O texto parece direcionado no momento oportuno pelo Universo. Inspirador!

    • Milene

      20/05/2020 12:26em12:26

      Que texto lindo, tava precisando ler isso hoje!Gratidão

  4. Luciana

    18/05/2020 19:03em19:03

    Muito edificante,nossa mente fica muito barulhenta.

    • Angela Magalhaes

      18/05/2020 22:31em22:31

      Bastante pertinente esse texto. Em tempos de isolamento social conhecer o próprio silêncio vale ouro.

    • Sandra Massela

      19/05/2020 06:33em06:33

      Seu texto é maravilhoso, inspirador, e com certeza nos faz meditar. Parabéns, continue assim, interagindo, contagiando as pessoas com seu positivismo.

      • Alisson Israel Rodrigues

        19/05/2020 13:08em13:08

        Excelente! O silêncio é a melhor resposta mesmo. Aprendi que baú aberto não guarda tesouro. Parabéns Gabriel!

        • Diana

          06/06/2020 21:51em21:51

          Excelente texto, muito obrigada Gabriel, seus textos são maravilhosos e assim como me inspiram tenho certeza que inspiram milhares de pessoas também. Gratidão!

      • leila

        25/05/2020 23:38em23:38

        O silêncio realmente diz muito mais que qualquer palavra, saber silenciar é um passo para compreender a nós mesmos e podermos ouvir o que de fato precisamos ouvir e o que(quando) não se deve falar.

    • Caroline Albuquerque

      19/05/2020 17:54em17:54

      Linda reflexão, infelizmente no momento não estou conseguindo me conectar comigo mesma… Casa cheia, com crianças, fica um pouco difícil. Mas precisamos de um momento só nosso de conexão com nosso interior.

      • Rosário

        23/05/2020 00:20em00:20

        Achei muito bom. Ainda não tinha pensado como o o significado do silencio. Vou procurar exercitar, tenho certeza que muito vai me ajudar

    • Thiago

      19/05/2020 20:35em20:35

      Ótimo texto!!!! Ajuda a manter a calma em momentos de conflito.

    • Lucia

      26/05/2020 20:09em20:09

      Ótimo texto.

  5. José

    18/05/2020 19:04em19:04

    Ajudo muito !!… Poxa você é uma inspiração pra mim… Continuei isso ajuda parabéns..

    • Gustavo

      18/05/2020 19:44em19:44

      O silêncio faz parte de nossas vidas…

  6. zorilda

    18/05/2020 19:04em19:04

    Preciso exerce-lo mais. Seus textos sempre dizem algo que preciso ouvir. Obrigada por compartilhar conosco essas experiencias que nos motivam e incentivam ser melhor a cada dia.

    • Rosangela Pereira dos Santos

      18/05/2020 19:35em19:35

      Boa noite! Gostei muito do que foi escrito. Comecei a praticar o silêncio, parece fácil, mas é difícil, nada como um dia após o outro. Com certeza, seguirei em frente!

  7. Cláudia Juliana Barbosa de Oliveira

    18/05/2020 19:05em19:05

    Maravilhoso!!!! Muito obrigada.

    • Kézia Schirmer

      19/05/2020 01:47em01:47

      Excelente, palavras sábias e cheias de inspirações.

  8. Natalha Lopes

    18/05/2020 19:07em19:07

    Ótimo texto, gosto de acordar de manhã e ficar em silêncio, apenas ouvindo os barulhos do ambiente externo, dos pássaros, isso transforma o meu dia e melhora muito o meu humor. Realmente um pouco de silêncio no dia a dia pode ser muito benéfico!

  9. Paula Renata

    18/05/2020 19:13em19:13

    Muito bom o artigo, nossa estava precisando ler algo assim, obrigada!!!

  10. Matheus Ortega

    18/05/2020 19:13em19:13

    O silêncio deve fazer parte das nossas vidas, pois certamente temos muito o que aprender com ele.

  11. Gabriela Anac

    18/05/2020 19:14em19:14

    Como sempre, artigo muito bom Gabriel!
    Me lembrou muito a filosofia budista. A prática dos ensinamentos, em poucas palavras, trabalha o silêncio, a busca pelo autoconhecimento, pelo eu.
    O silêncio me ajudou a me conhecer, a meditação (na palavra, em silêncio ou na caminhada) me fez olhar para dentro e me fez observar e entender tudo (ou quase tudo) o que acarreta, desde a essência do meu ser aos vícios (ansiedade, medo…) adquiridos do decorrer da existência. Consegui o autocontrole, mas ficar em silêncio (ainda que nao absoluto) é a forma de manutenção da sintonia interna.

    • Day Faryas

      18/05/2020 19:49em19:49

      Sábias palavras. Me fizeram muito bem.

      • Cláudia

        27/06/2020 07:53em07:53

        É preciso estar quieto por dentro para manter_se calmo por fora. Seu texto foi unanspiração para mim

    • Aurinéia de Araújo

      18/05/2020 23:16em23:16

      Excelente Texto. É realmente motivador.. Gratidão!!!

    • Marcia

      19/05/2020 00:52em00:52

      Falou tudo o que eu penso, porém de maneira sofisticada. Perfeito. 👏👏👏👏👏👏

  12. ELIANE BARROS ABDALLA

    18/05/2020 19:16em19:16

    OLÁ GABRIEL!
    “Como a abelha trabalha na escuridão, o pensamento trabalha no silêncio e a virtude no segredo.” – Mark Twain (1835-1910), escritor norte-americano.
    VENHO APRENDENDO A TRABALHAR O SILÊNCIO! SEMPRE TEMOS SONHOS Á REALIZAR E COMIGO NÃO É DIFERENTE! SOU EMPREENDEDORA , FORMADA EM DIREITO. TENHO SONHO DE ADVOGAR, PAIXÃO!
    NO ENTANTO, SE QUER CONSIGO PASSAR NA PROVA DA ORDEM! NESSE MOMENTO DE QUARENTENA, DE SILÊNCIO, CONSEGUI OUVIR MEUS PROJETOS E MEUS SONHOS QUE ESTAVAM GUARDADOS NO MEU CORAÇÃO! A CORRERIA DO DIA A DIA, O TRABALHO ME SUFOCOU E ACABEI ME ESQUECENDO!
    JAMAIS IMAGINEI VIVER UM MOMENTO DESSES, MAS TENHO CONSEGUIDO OUVIR O CANTO DOS PÁSSAROS! HOJE… APRENDI SER DIFERENTE! TENHO TIDO TEMPO PARA ME OUVIR! GRANDE ABRAÇO!

  13. Verônica Gomes

    18/05/2020 19:19em19:19

    Excelente texto, estou exatamente nesse momento confuso, buscando o silêncio, Parabéns belíssimo

    • Eymmy

      18/05/2020 21:52em21:52

      Lições valiosas! Obrigada, Gabriel! 🙏👏👏👏

  14. Washington

    18/05/2020 19:24em19:24

    Gostei da citação, eu tenho um Moby Dick aqui em casa, um dia, quando o senhor me entrevistar no “Imparável” te conto a história de como molhei ele na chuva. Sobre o artigo, repito o que comentei em um dos vídeos do Fernando Mesquita, antes mesmo dele se tornar Gran, “as vezes o concurseiro – ou aquele que busca a plenitude na vida – não precisa de materiais didáticos, as vezes precisa de palavras sábias”.

  15. Carmem

    18/05/2020 19:28em19:28

    Obrigada pelo texto.
    O silêncio realmente é construtor de ideias, remédio para alma e resposta sábia.

  16. ROSINETE DE PAULA

    18/05/2020 19:30em19:30

    Parabéns Gabriel,

    Como sempre, suas reflexões são extremante úteis para mim.
    Seu texto me fez perceber como estou precisando exercitar o silêncio, para me conhecer melhor e organizar minhas ideias.

    Muito Obrigada.

    • Wilson Gonçalves

      20/05/2020 14:40em14:40

      Olá Gabriel, o artigo é de excelência, pois precisamos sempre reservar um tempo a nós, viajar para dentro de si, para acalmar nosso mente frenética do dia a dia, eu trabalho na área da segurança pública e as vezes me pego em conflito, pois não consigo me organizar e me concentrar para continuar a rotina de concurseiro, apesar de ter um grande sonho de entrar para a Polícia Civil de meu estado, eu ainda não conseguir emplacar uma rotina constante.

      Ajude -me, por favor.

      Grato pelos seus artigos, sempre ajudam!

  17. Dayane Ferreira

    18/05/2020 19:33em19:33

    Ótimo texto. O silêncio é realmente uma das artes mais difíceis de ser representada. Mas o poder que ela nos edifica pra vida.

    • Manoel Messias Mendonça Neto

      18/05/2020 21:28em21:28

      A voz da consciência nos ensina, nos orienta e nos fortalece diante das vicissitudes da vida. Ela é filha do silêncio e da quietude. Assim, tomemos como exemplo essas características a fim de melhor refletirmos sobre as questões que afligem a humanidade.

    • Raquel Duarte P. C. Guimarães

      24/05/2020 07:29em07:29

      Ótima leitura! Saber o momento de falar e o de se calar, é ser sábio. E é isso que nós precisamos buscar, a sabedoria. Obrigada por compartilhar, Grabriel. Deus o abençoe, bom dia.

  18. Milena Costa

    18/05/2020 19:37em19:37

    Nossa , veio na hora certa , palavras tão sábias e motivadoras , muito obrigada , por favor continue !

  19. letícia

    18/05/2020 19:38em19:38

    texto excelente.
    muito reflexivo.
    obrigada

  20. PAULO ERNANDES

    18/05/2020 19:40em19:40

    De fato, a arte do silência é de uma preciosidade incalculável.
    sem sombra de dúvidas este texto veio legitimar, ratificar ideias e crenças que já possuia.
    Agradeço, mais uma vez, ao professor Gabriel Granjeiro pela contribuição.
    Um forte abraço e o desejo de muito êxito na sua vida pessoal e profissional.

  21. Lu

    18/05/2020 19:41em19:41

    Concordo plenamente com sua reflexão. Na vida sempre fui assim, falar menos e agir mais. E devo dizer que funciona, em todas as minhas relações sempre procuro ouvir mais e falar menos. Falo só quando acredito que posso contribuir com algo, caso não apenas observo. Na verdade há muita sabedoria em observar… Obrigada pelas suas palavras, sem dúvida de grande ajuda!

  22. Andressa

    18/05/2020 19:41em19:41

    Artigo muito interessante e reflexivo.
    Nos faz ver que silenciar, na maior parte das vezes, é mais valioso do que muitas palavras.

    Obrigada.

  23. Gustavo

    18/05/2020 19:45em19:45

    O silêncio faz parte de nossas vidas…

  24. Mario Alexandre de Sousa Junior

    18/05/2020 19:48em19:48

    Excelente esse artigo… Concerteza temos que parar algum dia…Paramos forçados através dessa Pandemia…Vc foi brilhante em falar sobre a quietude, parabéns Gabriel!

  25. Mourão

    18/05/2020 19:50em19:50

    Excelente reflexão.

  26. Priscila Ferreira Silva

    18/05/2020 19:52em19:52

    Um dos melhores textos que vc já escreveu, emocionante e certeiro!

  27. Samuel

    18/05/2020 19:52em19:52

    Muito bom! muito oportuno! ainda mais neste tempo! conseguir ficar longe de discussões políticas
    está sendo um grande desafio mas textos como esses só me confirmam que o silêncio, na grande maioria
    das vezes é a melhor resposta tanto pra mim, quanto pra quem já decidiu exatamente o que quer
    ouvir e aceitar e o que (não importa o quanto se argumente) já decidiu que não quer dar crédito. Logo são discussões inúteis que só trazem perda de tempo, e hoje estou me libertando disso graças a Deus! Avante o silêncio, a sabedoria e a quietude!.

    • Márcia Lima da Silva Matos

      21/05/2020 00:51em00:51

      Perfeito, tocante e profundo! Ao ler consegui sentir suas palavras no texto.Constatar a paixão que tu tens pela sua vida e a do próximo. Amor de verdade, expressão notória dos que realmente sabe estar do outro lado da montanha.

      É, sentimento de quem já esteve na plateia e hoje está no palco. Isso é consequência do silêncio, da renúncia e, de tudo que abate a alma. Nesse sentimento, abster-se de tudo que não edifica causará reações, porém, favoráveis que dará sentido ao viver e ao porquê da vida.

      Gratidão.
      Márcia Matos

  28. wendell upton

    18/05/2020 19:57em19:57

    Excelente texto, vou exercitar o silêncio!!!

  29. ELISANDRA

    18/05/2020 19:58em19:58

    UMA REFLEXÃO COM MUITA SABEDORIA PARA NOSSOS DIAS ATUAIS!

  30. Alessandra

    18/05/2020 20:04em20:04

    Amei o texto! Me fez refletir bastante, obrigada!

  31. Daniely

    18/05/2020 20:07em20:07

    Uma sugestão de experiência belíssima para tentarmos exercer!

  32. RAFAEL UMBELINO PEREIRA

    18/05/2020 20:09em20:09

    Muito interessante esse texto, deixa varias reflexões. “Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga.”

  33. Thaís Porto

    18/05/2020 20:19em20:19

    Que texto! Precisava muito ler isso… Sábias palavras para a alma!

  34. Aline

    18/05/2020 20:21em20:21

    Artigo muito edificante. Hj mesmo estava refletindo esse assunto e seu texto foi uma confirmação. Obrigada!

  35. Adriana Costa

    18/05/2020 20:29em20:29

    Simplesmente apaixonada a cada dia pelo Gran 😍 Excelente Reflexão sobre o silêncio, temos que aprender a exercita-lo pra descarregarmos toda negatividade e nos encher daquilo que nosso subconsciente quer nos proporcionar.

  36. Eduardo Silva

    18/05/2020 20:30em20:30

    Adorei o texto, realmente o silêncio é muito poderoso, a reflexão é a nossa conversa com a alma, em meio as correrias que o nossas rotinas diárias nos impõe, é preciso reservar um tempo para o silêncio.

  37. Maurício Franceschini

    18/05/2020 20:31em20:31

    Grande Gabriel!!!
    Mais uma vez, suas sábias palavras vêm acrescentar valor e sabedoria! Muito profundas, muito tocantes, muito inspiradoras!
    Essa é uma área (o silêncio) de grande desafio em minha vida! Não é fácil, mas estou na luta!
    Obrigado por compartilhar algo de tanto valor pra nossas vidas!!!

  38. Antonio

    18/05/2020 20:37em20:37

    Muito sábia as suas palavras! Realmente existem momentos em que o silêncio vale mais que mil palavras ditas inconvenientemente.

  39. Rafael G Silveira

    18/05/2020 20:38em20:38

    Belas Palavras, preciso aprender a ficar mais calado sobre meus planos. O momento que estamos passando, todo este silêncio forçado, ajudará a mudar hábitos e rever conceitos. Obrigado.

    • Fabiana Pereira Gomes oliveira

      19/05/2020 08:59em08:59

      Excelente reflexao, principalmente em dias tão turbulentos como estamos vivendo. O silencio faz bem ao nosso íntimo!!

  40. MANUELLE

    18/05/2020 20:45em20:45

    Obrigada! Aquela parte em fala sobre a câmara anecoica onde se “ouve o som da própria vida ” me tocou bastante. Apesar de tudo que estamos vivendo, dou graças por está vivo; não posso me deixar atormentar, tenho que meditar, praticar o silêncio, não somente para beneficiar apenas eu, mas todos que estão a minha volta.

  41. Daniele Olivira

    18/05/2020 21:05em21:05

    Perfeito! Estava precisando lê isso.ja vou reservar o cantinho do silêncio.obg amo seus artigos.

  42. Paula Santos Veras

    18/05/2020 21:15em21:15

    O silêncio nos livra de muitas pressões impostas pela opinião dos outros. Estou aprendendo a compartilhar conquistar e não sonhos.

  43. eudes

    18/05/2020 21:26em21:26

    Maravilhoso texto, como poucos que já li. Parabéns!
    Também concordo durante nossa vida devemos sempre tirar um tempo para refletir sobre nós mesmos e que desejamos de verdade.

  44. Rayssa

    18/05/2020 21:28em21:28

    Sincronicidade universal… Essas duas palavras resumem tudo o que vivenciei lendo esse texto, pois ele é tão atual e tão necessário que não é o primeiro contato que tive com ele nesse momento, mas foi muito pertinente. Conseguiu descrever bem a importância do silêncio e reavivou aquilo que já tinha presenciado em outra oportunidade com esse mesmo assunto. Obrigada ☺️

  45. Jéssica

    18/05/2020 21:33em21:33

    Como me ajudou ! Lerei os demais O mais incrível é que ES falou comigo desde ontem sobre o ouvir mais do falar…e tem muita relação com o texto… só sei que Deus te usa muito. obrigada.

  46. Luciano Slongo

    18/05/2020 21:43em21:43

    Obrigado, Gabriel!

  47. Pedro Henrique Panizollo Elias

    18/05/2020 21:46em21:46

    Gostei
    O mundo faz barulho de mais, esses sons interrompem o nosso silêncio, e assim deixamos de ouvir a nós mesmos. Esse recado serviu para me lembrar da importância do meu silencio, sendo amigo intimo dele me protejo de olhos do mundo, oque me da mais liberdade e coragem pra continuar firme nos abjetivos.

    • Reinaldo Martins lorena

      19/05/2020 08:09em08:09

      Excelente texto. Coincidência ou não, desde que comecei alguns projetos tendo o silêncio como ferramenta, o caminho foi mais tranquilo, e o objetivo alcançado mais rapidamente.” Aquilo ninguém sabe, ninguém estraga”. Continue com seus textos, são inspiradores. Parabéns!

  48. Esdras

    18/05/2020 21:59em21:59

    Realmente o silêncio é muito importante. Também tenho me esforçado pra valorizar mais ele na minha vida. Deus o abençoe!

  49. Kaline

    18/05/2020 22:06em22:06

    Excelente!

  50. Leonardo Feitosa da Silva

    18/05/2020 22:07em22:07

    É essencial esse silêncio na nossa vida, um momento para meditar e nos conectarmos com o universo, se desligar de tudo que está em volta. Pratiquemos mais esse ato.

  51. Noelia Mendes

    18/05/2020 22:13em22:13

    “Todas as coisas profundas, e as emoções das coisas, são precedidas e acompanhadas pelo Silêncio […]. O Silêncio é a consagração geral do universo.” – Herman Melville (1819-1891), escritor

    parabéns!!
    como preciso silienciar minha cabeça!

  52. Nayara Costa Soares Isbir

    18/05/2020 22:15em22:15

    Excelente texto!

  53. Patricia Rodrigues

    18/05/2020 22:20em22:20

    Sempre leio seus textos, são inspiradores, mas ” o silêncio” foi motivador, em várias questões, além de conhecimentos, me fez refletir sobre quanto tempo não tiro um tempo só para o meu “eu” e meus pensamentos, e puder perceber o quanto isso é importante! Parabéns, por mais essa pérola, pois me ajudou muito!!

  54. Chris

    18/05/2020 22:25em22:25

    Parabéns !! Belo texto ! Admiro sua dedicação e profissionalismo.

  55. Lu Leão

    18/05/2020 22:29em22:29

    Muito obrigada, Gabriel! Esse texto é incrível. Aprender a silenciar não é fácil, mas com esforço é possível. É libertador!!

  56. Aline Almeida Oliveira Abrenhosa

    18/05/2020 22:35em22:35

    Gabriel, seu artigo foi a resposta que eu precisava! Há dias venho fazendo uma oração, pra que Deus me trouxesse uma resposta daquilo que havia pedido, e quando menos esperei, ela chegou!
    Obrigada de coração! ❤️

  57. Afonso Leonardo Batista da Silva

    18/05/2020 22:38em22:38

    palavras edificantes que fazem toda a diferença.

  58. Maria Iracema dos Santos de Menezes

    18/05/2020 22:40em22:40

    Adorei!!! Obrigada 👏👏👏👏

  59. Júlio César de Espindola

    18/05/2020 23:14em23:14

    Super útil o artigo, devemos saber a hora de silenciar, esse é o desafio!!!

  60. ALEXSANDRO PINA

    18/05/2020 23:24em23:24

    É muito bom lermos artigos que nos levam à introspecção. Foi muito proveitoso para mim. porque tenho andado sob pressão por causa dos estudos.

  61. Cristiane Lúcia de Souza

    18/05/2020 23:36em23:36

    Sábias palavras que devemos praticar,o silêncio. Eu venho sempre falando isso pra mim mesma, que eu tenho que ouvir mais e falar menos.

  62. ALESSANDRA SILVA DE OLIVEIRA

    18/05/2020 23:38em23:38

    Ótima reflexão! Realmente o silencio é muito importante. Parabéns! Deus te abençoe!

  63. Ivan

    19/05/2020 00:27em00:27

    Perfeito a citação 👏👏

  64. Lucas

    19/05/2020 00:30em00:30

    Precisava ler isso! Obrigado!

  65. ROGÉRIO CASONE BERALDO

    19/05/2020 00:43em00:43

    Sim, claro que gostei! De grande valia. Sou geminiano…kkk imagina se preciso exercitar o silêncio…kkk Gratidão pelo texto!

  66. Leandro Sampaio Martins

    19/05/2020 01:55em01:55

    Estou em silêncio imaginando estas sábias palavras desse artigo perfeito!

  67. KEROLAINE LIMA DOS SANTOS

    19/05/2020 02:11em02:11

    Palavras fortes e suaves que entraram de uma maneira sutil no meu coração e mente. Em um momento tão delicado não serão gritos que nos acalmara, e sim o silêncio tão almejado para conquista de nosso equilíbrio. Obrigada Gabriel.

  68. PGC

    19/05/2020 02:17em02:17

    Sempre ótimos conteúdos. Este especificamente, extenso, mas apropriado!

  69. Antonio Aécio Silva Sousa

    19/05/2020 03:11em03:11

    Excelente reflexão! Parecia ter sido escrito para mim. Tenho que exercitar mais o silêncio.

  70. ROSIMEIRE ALVES BRITO

    19/05/2020 06:44em06:44

    Valeu muito, vou tentar colocar em pratica o silêncio em minha vida.Obrigada por compartilhar conosco essas experiências que nos motivam e incentivam ser melhor a cada dia

  71. Lícia Carvalho

    19/05/2020 07:22em07:22

    Bom dia!
    Eu escutei atenciosamente pela segunda vez e só confirma o meu pensamento, que precisamos de silencio e mansidão para organizar nossos passos para prosperidade cheia de satisfação. Obrigada , as críticas que já recebi agora não me abalam!

  72. Marlucia

    19/05/2020 08:00em08:00

    Sempre gostei do silêncio só não sabia usar à meu favor, porém depois de muitas decepções percebi que tenho que usar meu silêncio não para guardar mágoa, mas para investir em mim é sair dessa angústia de raiva.

  73. Jaime Dalpiaz

    19/05/2020 08:01em08:01

    Excelente, Gabriel.
    Faz-nos entender o quão necessário se faz ter quietude para encontrarmos, dentro de nós, a essência de nossa vida. O porquê de nossas ações e atitudes na busca de nossos objetivos. Em suma, redescobrir como estamos nos comportando neste mundo e se o caminho que estamos seguindo, de fato, é o melhor para nós. Abraços.

  74. Roberta de Negreiros

    19/05/2020 08:26em08:26

    Jovem e cheio de sabedoria. Tanto esse, como os demais artigos são de profunda reflexão. Deus continue abençoando a você com sábias palavras. Obrigada.

    • MARINEIDE LIMA

      08/06/2020 23:27em23:27

      Maravilhoso o poder do silencio

  75. Najara Rocha

    19/05/2020 08:57em08:57

    O seu texto é de uma simplicidade e leveza. Você consegue fazer o leitor refletir em sua vida. Eu escrevo algumas coisas também, mas não me considero escritora, sou apenas uma criança na literatura. Gostei do seu texto, e que me chamou atenção foi: “Felizmente (…) a artimanha mais importante de todas: guardar silêncio sobre a maioria dos meus planos. Procuro não falar nada, sobretudo para quem já sei que não vai me oferecer apoio.” Precisamos aprender isso! Quem muito fala, muito corre o risco de divulgar para pessoas mal intencionadas e isso tem um preço. Sugiro que você converse sobre isso na hora do seu silêncio ou na sua meditação, faz diferença, porque aquele que te ouve, acolhe e transforma tudo o que você traz. Deixo minha admiração pela pessoa que você é, mesmo eu não te conhecendo muito. Deus guie teus passos! 😉

  76. Gabriel Alves da Silva

    19/05/2020 09:06em09:06

    Texto maravilhoso, rico! Obrigada por compartilhar Gabriel. Eu precisava desse aprendizado, principalmente quanto a planos futuros,no trabalho. Comentar com pessoas que desacreditam e até jogam um balde de água fria em nossos sonhos, projetos e parece que depois não flui..Aprendendo cada dia mais. Obrigada!!!!! Irei copiar na geladeira, porta da casa, na parede da mente e do coração! Para jamais esquecer.

  77. Claudia Albacete

    19/05/2020 09:12em09:12

    Excelente texto, chegou na hora certa! Estava pensando, tenho que escutar mais e falar menos.
    Tudo é questão de aprendizado e persistência.
    Agradeço por compartilhar essa sua reflexão.

  78. Luciane

    19/05/2020 09:18em09:18

    Mensagem que deveria ser publicada diariamente,silencio e onde encontramos o maior tesouro apreendamos a olhar a ouvir ,a grandiosidade da beleza de toda criação ,silencia leva a sabedoria ,nos ensina o valor da humidade ,e a crescer como ser mais humano.

  79. Fernanda

    19/05/2020 09:39em09:39

    Muito bom! Sempre o equilíbrio faz a vida melhor. No meio de tanta correria, retirar-se para meditar e refletir, trabalhar a respiração ajuda, inclusive, a controlar a ansiedade. Refletir no que falar e como falar contribui para melhorarmos como ser humano. Saber quando, o que e com quem falar também. Não é questão de se policiar sobre o que falar e com quem falar, mas é sobre refletir no que falar e com quem falar.

  80. Joao Etelvino

    19/05/2020 09:43em09:43

    Pow Gabriel, o texto desta semana foi excelentíssimo, veio muito a calhar,precisamos muito disso,parar escutar a nós mesmos.
    Quanto de nós não precisamos disso,na realidade tenho procurado fazer isso,mas,na maioria das vezes me distraio com os barulhos que estão dentro de mim é ao meu redor!!
    O texto ajudou muito,obg
    Irei colocar em prática,e já estou esperando o próximo artigo!!

  81. Gicele Lima

    19/05/2020 09:44em09:44

    Muito bom esse artigo, o silêncio é diamante e atualmente o mundo está precisando dessa prática. Dica: Aqui em Brasília dá pra meditar na torre digital e no Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt que ficam em Sobradinho, são lugares quietos com vista linda de toda Brasília.

  82. Tati Lirôa

    19/05/2020 09:51em09:51

    Que possamos tirar lições preciosas, vindas de dentro de nós, nesse momento de silêncio inesperado. Obrigada pela reflexão, Gabriel.

  83. Anésia Bispo

    19/05/2020 09:52em09:52

    Muito bom. Obrigada! Vou ouvir mais vezes e praticar o silêncio para realização dos meus projetos.

  84. Márcia

    19/05/2020 10:20em10:20

    Excelente texto boa reflexão para minha vida.
    Me serviu bastante, parabéns pelas sábias palavras!

  85. Francisco José

    19/05/2020 10:25em10:25

    Quando era mais jovem, praticava os momentos de silêncio em minha vida, de forma autêntica, quase todos os dias, onde me fechava em meu quarto, para lêr e ouvir a sabedoria de Deus. Ficava horas em oração. Talvez não tenha percebido, mas, isso era a força da minha vida. Hoje, com mais de cinquenta anos, sinto a ausencia disto.

  86. jardson barboza

    19/05/2020 10:35em10:35

    Reflexão que nos tira da Inercia e alimenta nossas esperanças. Parabéns Gabriel.

  87. Celina

    19/05/2020 11:05em11:05

    Perfeito!!! vou aderir a reflexão, esse texto foi de muita valia para mim.

  88. ALLANE MELO

    19/05/2020 11:45em11:45

    EXCELENTE REFLEXÃO!

  89. Edson Cardoso

    19/05/2020 12:22em12:22

    Excelente texto.
    Considerando as observações abordadas, fica evidente entender que através do silencio, proporcionamos para nós mesmos a oportunidades de aprendermos algo, sem interromper quem esta nos ensinando.

  90. Douglas Martins de Castro

    19/05/2020 12:22em12:22

    Excelente artigo! Agradeço por compartilhar esse rico material de ajuda.

  91. MAGALY APARECIDA FRANCISCO

    19/05/2020 12:36em12:36

    Maravilhoso o texto… vou exercicitar

  92. Mário Junior

    19/05/2020 13:09em13:09

    O texto nos remete a várias reflexões que são reconhecidas muitas vezes no silêncio, no momento que estamos vivenciando o silêncio, é quando surgem inspirações e retomadas de decisões com objetivo principalmente coloca-las em prática como resultado do quê pensamos em silêncio.

  93. Guderiam Stadler Silva

    19/05/2020 13:58em13:58

    Fantástico Gabriel! Meu pai sempre me falava “Temos duas orelhas e uma boca, aprenda a usar estas proporções na vida, ouça o dobro do que você fala!” outra lição que aprendi com um antigo chefe e líder “Antes de acionar a boca, ligue o cérebro!” acionar a boca sem pensar é muito arriscado em certos momentos.

  94. Paula Cristina Borges Rodrigues

    19/05/2020 14:39em14:39

    Adorei o textinho 🙂

  95. Diana Sousa dos Santos

    19/05/2020 15:04em15:04

    Simplesmente, texto maravilhoso. Tudo o que eu precisava ler nesse momento.

  96. Aline de Brito

    19/05/2020 16:18em16:18

    Obrigada por esse momento de reflexão tão necessário hoje em dia.

  97. Suanny Brusaca

    19/05/2020 17:11em17:11

    Excelente texto. Precisa de fato, ler esta linda reflexão!
    Parabéns!

    • Ednilza Maria Silva

      20/05/2020 10:18em10:18

      Que texto maravilhoso!
      Preciso praticar o poder do silêncio, compreender que realmente ” A palavra é de prata e o silêncio é de ouro”.

      Obrigada por compartilhar texto maravilhoso que fazem a diferença .muitas vidas.

  98. Carlos Henrique

    19/05/2020 21:35em21:35

    Muito bom, obrigado pela leitura e parabéns.

  99. Guilherme Rodrigues

    19/05/2020 22:55em22:55

    Gabriel, esse foi o melhor texto de todos. Parabéns

  100. JULIANA MARIA SOARES RODRIGUES

    19/05/2020 23:43em23:43

    O título do texto me chamou a atenção. Então resolvi ler. Li tudo. Coisa que quase nunca consigo fazer na Internet, fora alguns julgados para os processos. Na parte “Cale-se, aquiete o coração, controle a respiração e feche os olhos. Em seguida, busque dentro de si as respostas de que precisa”, senti uma profunda solidão com as respostas do coração. Mas o texto foi muito útil para me manter focada na leitura, por ser um assunto interessante e espirituoso. Ou diria, um texto escrito com o coração.

  101. Franklin Leal

    20/05/2020 07:38em07:38

    O Silêncio é a capacidade de ouvir o nosso EU interior

  102. Andreza Carla Rodrigues Dantas

    20/05/2020 08:55em08:55

    Reflexão muito boa. Importante para nos fazer refletir e buscar melhorar nossas atitudes, principalmente para nos tornarmos pessoas melhores.

  103. ELVIMARIA RODRIGUES DE SOUZA MEDEIROS

    20/05/2020 09:20em09:20

    Muito bom!

  104. Nickaelly Vallescka Silva Soares Diniz

    20/05/2020 10:08em10:08

    Gostei muito do artigo, veio agregar conteúdo! Trouxe-nos uma mensagem linda, para o atual momento em que nos encontramos. Gratidão!

  105. MARINEIDE LIMA

    20/05/2020 15:30em15:30

    Obrigado estava precisando de ler um texto assim para poder senti a paz que preciso

  106. Deividi Souto Souza

    20/05/2020 23:25em23:25

    O silêncio pode ser mais importante do que muitas palavras.
    Excelente texto.

  107. Márcia Lima da Silva Matos

    21/05/2020 01:07em01:07

    Texto Perfeito, tocante e profundo! Ao ler consegui sentir suas palavra. Constatar a paixão que tu tens pela sua vida e a do próximo. Amor de verdade, expressão notória dos que realmente sabe estar do outro lado da montanha.

    É, sentimento de quem já esteve na plateia e hoje está no palco. Isso é consequência do silêncio, da renúncia e, de tudo que abate a alma. Nesse sentimento, abster-se de tudo que não edifica causará reações, porém, favoráveis que dará sentido ao viver e ao porquê da vida.

    Gratidão.
    Márcia Matos

  108. Mônica D. da Silva Nascimento

    21/05/2020 18:58em18:58

    Foi perfeito!!!
    Muito bom mesmo, excelente reflexão, caiu como uma luva!!

  109. Maria Mônica

    22/05/2020 09:24em09:24

    Ótimo! Muito obrigada! Isso é coisa de Deus🙏

    • Ray Amorim

      23/05/2020 17:58em17:58

      Parabéns, texto excelente.
      A tranquilidade da mente, é requisito básico para o aprendizado, e o silêncio grande aliado desse estado mental.

  110. Aildes Tereza

    22/05/2020 14:27em14:27

    Bela reflexão, principalmente para os dias que estamos atravessando. Veio no momento certo. Obg.

  111. Cassia

    22/05/2020 19:33em19:33

    Maravilhoso como sempre!

  112. Eliana da Silva Mateus

    23/05/2020 16:06em16:06

    As pessoas na maioria não estão acostumadas com silêncio.Há aqueles que falam muito e não falam nada(apenas asneiras) e aqueles que simples palavras ou silêncio falam muito.Ficar em silêncio nos ajudar a sintonizar com nosso eu, a rever nossos conceitos,atitudes a desenvolver nossa criatividade.

  113. Augusto Gomes de Oliveira

    23/05/2020 21:23em21:23

    Belas palavras, nos preocupamos tanto no dia a dia que acabamos esquecendo de nós mesmo.

  114. Lucas

    24/05/2020 12:04em12:04

    Qualidade de mais essa exposição!

  115. Ariana Medeiros

    25/05/2020 19:26em19:26

    Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  116. renato nunes pires

    25/05/2020 22:22em22:22

    Ótimo texto!

  117. Lucia

    26/05/2020 20:09em20:09

    Muito bom o texto.

  118. JORDANA GOMES DE LIMA NORONHA

    28/05/2020 09:18em09:18

    Ensinamentos preciosos. Procuro bastante o silêncio quando preciso de paz. Ou quando minha mente está aflita, confusa. Geralmente dá certo. Uma vez que ele guarda muito aprendizado. Amei também as frases dos autores durante o texto, inspiradoras!

  119. Gilberto

    28/05/2020 09:52em09:52

    Legal o texto! E mesmo antes de lê-lo ouve um dia que não conseguia me concentrar de jeito nenhum, então fui para o quarto fiquei um pouco deitado e descobri que, o que me atrapalhava era está mais de uma semana sem ligar para meus pais. Liguei conversei com eles e minha concentração voltou, como um passe de mágica.

  120. Andressa Sudbrack Bocalon

    31/05/2020 22:24em22:24

    A mais pura verdade!! Sinto isso atualmente muito agora que venho meditando diariamente. Adorei a ideia do dia do silêncio, vou tentar implementar TB!

  121. Luciana

    01/06/2020 10:02em10:02

    Obrigada pelo texto!! Excelente!!

  122. Leila Lopes Ferreira

    02/06/2020 09:17em09:17

    Excelente texto! Maravilhosa reflexão.

  123. Françuar

    06/06/2020 17:44em17:44

    Excelente artigo.

  124. STEFFANIE

    06/06/2020 17:55em17:55

    Que texto! Parabéns GG ótima reflexão!

  125. Carla Souza Oliveira

    06/06/2020 18:20em18:20

    Texto excelente!

  126. Sabrina Angélica

    06/06/2020 18:47em18:47

    Excelente texto! Estou tentando aplicar a meditação na minha rotina. Percebo o quanto é importante esse momento só nosso.

  127. Carla

    06/06/2020 20:12em20:12

    Já pratico o silêncio na meditação, em lugares, sento ou em pé mesmo. Paro e fico observando. Apenas contemplando uma paisagem bonita, não penso nada sobre mim, em nada, apenas observo.Observo tudo , o vento, meu pé no chão… O q escuto deixo apenas passar, não julgo, não rotulo, apenas deixo passar.Observo e sinto o poder da presença. E como me transforma. Foi a melhor coisa que já fiz por mim. Estar comigo em silêncio.
    Por isso parei p ler, pois tudo relacionado ao silêncio e o poder que transforma, o simples fato de vc se encontrar consigo.

    Gran Cursos sempre superando minhas espectativas. Adoro estudar com vcs!

  128. Thaynara

    07/06/2020 10:05em10:05

    Saber silenciar, para uma pessoa que gosta de conversar e transparece seus sentimentos de forma natural, torna-se uma tarefa muito difícil. Mas nem todos estarão em sintonia com nossos planos e não contribuirão positivamente ao ter conhecimento dos nossos objetivos de vida. Por esse motivo se faz necessário o silêncio interior, de forma a entender o que se passa com nós mesmos em relação ao mundo lá fora. O silêncio permite alcançar a clareza. Sábias palavras Gabriel!

  129. eliane iunzkoski

    07/06/2020 10:10em10:10

    Primeiro texto que leio por completo justamente por estar sempre na correria 🙁
    Creio que nada é por acaso e que precisa ler exatamente isso. Obrigada por compartilhar tamanha motivação e ensinamento 😉

  130. Sandra Gambini

    07/06/2020 10:58em10:58

    Devo confessar, mais como estudiosa da Filosofia do que advogada ou Professora de Direito, a surpresa agradável e o deleite que esta passagem me proporcionou, tendo em vista que estamos em um ambiente objetivamente voltado para concursos. Essas oportunidades são únicas e ricas, pois permitem que emoções e pensamentos de diversas naturezas esclareçam para nós mesmos, seres racionais e animais, tudo aquilo que estrutura e dá sentido às vidas que levamos. D. Hume entendia que regras sem os afetos são mandamentos sem as percepções e os valores que possam traduzir o justo. A conscientização a respeito da nossa existência e da razão da vida começa, como foi lindamente descrito acima, no encontro com nós mesmos, o que pode provocar inúmeras descobertas, sejam elas agradáveis ou desconfortáveis para o acervo funcional do ego. De qualquer forma, todas as experiências no interior do nosso ser são instrumentais e esclarecedoras, nos permitindo escolhas mais lúcidas e adequadas ao que realmente faz de nós pessoas felizes. Estar bem consigo mesmo é o início de tudo aquilo que denominados ideal. O ideal para os animais racionais, segundo uma filósofa americana que muito admiro, e a quem recorri como referencial teórico para a minha dissertação, Martha Nussbaum, em sua obra ‘Hiding from Humanity’, nos indica uma desconstrução da ideia do homem médio, desconectando, em meio às palavras e frases, o pensamento do leitor, dos limites do seu próprio contexto, das ideias fixas e dos horizontes obstruídos pelo esquecimento da animalidade ínsita a todos nós. Precisamos de carinho, amizade, alimento, força para lutar pela sobrevivência, ideias inovadoras e desenvolvimento científico, regras de convivência e os valores que as mantém, perspectivas, sonhos e esclarecimento. Aristóteles e Kant insistiam na ética e na Moral como atributos imprescindíveis, mantenedores do equilíbrio necessário aos animais racionais. Integrar-se em si mesmo parece ser um processo ininterrupto, e de idas e vindas. Não sabemos tudo a nosso respeito. Isso é motivador e incrível, pois a cada dia, uma demanda, uma perspectiva, e os fundamentos que justificam. A criação é a condição do Universo e nele estamos nós, criadores e engenheiros da existência que desejamos. Parabéns a todos do Gran. Adoro esse curso e todos os Professores. Desejo a todos muita alegria e motivação.

  131. Cynthia Ferreira Fernandes

    07/06/2020 12:29em12:29

    Adorei

  132. Ana Carla Jaroseski

    07/06/2020 12:55em12:55

    incrível. Acredito que estava precisando disso. Tive que me emocionar, pois estou passando por um momento difícil. Obrigado Gabriel obrigado Gran

  133. Nubia Dose

    07/06/2020 20:32em20:32

    Amei o texto… sou do tipo que fala demais e ansiosa, e ler esse texto foi bem importante na minha busca pelo equilíbrio e o silêncio. Mais uma vez obrigada pelos textos que muito têm me feito refletir sobre condutas que me incomodavam e não sabia como começar a mudar!

  134. Leide

    07/06/2020 20:55em20:55

    Como foram valiosas estas palavras “ouvir mais e falar menos”, principalmente no que se refere a guardar silêncio sobre os nossos planos, pois “Aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga.”

  135. Luana Silveira

    07/06/2020 22:02em22:02

    Como sempre seus artigos nos trazem aquilo que precisamos para recarregar a alma. Deus o abençoe sempre em sua jornada de luz, Gabriel.

  136. jairo jose dos santos

    08/06/2020 05:40em05:40

    ótimo texto, muitas vezes temos as respostas no silêncio.

  137. RAKEL COELHO

    08/06/2020 10:22em10:22

    Esses artigos são ótimos para ler antes de começar os estudos! Obrigada!

  138. Joselany Barbosa

    08/06/2020 10:38em10:38

    Excelente!

  139. priscilla fontes

    08/06/2020 12:22em12:22

    Esse texto mudou meu dia e me deu uma nova perspectiva. Obrigada !

  140. Ivan Souza

    08/06/2020 15:28em15:28

    Excelente,como sempre! Obrigado!

  141. Daniela Pereira de jesus

    10/06/2020 16:17em16:17

    adorei o texto não sou uma leitora habitual ,mas me interessei pelo assunto …já tive tantas decepções por falar demais ,já fiquei tão refém das minhas próprias palavras me tornei uma pessoa antissocial com poucos bem poucos amigos e que mal vejo estou concentrada na minha vida ,nos meus planos expor minha vida não me ajudou em nada apenas atrapalhou e hoje pude aprender um pouco mais com esse artigo.

  142. Mg

    15/06/2020 23:53em23:53

    Excelente texto. Hoje que parei para ler um dos textos que recebo e caiu neste.
    Eu preciso tirar uns momentos de silêncio para mim.

  143. Herika

    23/06/2020 11:07em11:07

    Sim. Estou no dia do silêncio.

  144. ANA CAROLINE BENEVIDES CAMPOS

    07/07/2020 09:08em09:08

    O silêncio é a arma para se defender do mal que lhe rodeia.

  145. ricardo morais

    08/07/2020 18:02em18:02

    Gostei muito do Podcast. Deixo aqui citações: “Cala-te sempre que sintas dentro de ti o referver da indignação. – Ainda que estejas justissimamente irado. – Porque, apesar da tua discrição, nesses instantes sempre dizes mais do que quererias, “In silentio et in spe erit fortitudo vestra” – no silêncio e na esperança residirá a vossa fortaleza…, assegura o Senhor aos seus. Calar-se e confiar: duas armas fundamentais no momento da adversidade, quando te forem negados os remédios humanos. (José Maria Escrivá)

  146. Júlio

    16/07/2020 22:31em22:31

    Excelente dica, muito importante para nossas vidas.
    Parabéns pela escolha do tema.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo