O vírus mais perigoso do mundo

Caos. Fome. Pobreza. Brutalidade. Violência. Tristeza. Bilhões batalhando apenas para sobreviver. A vida parece um filme de terror. O vírus mais perigoso do mundo tomou conta de tudo e todos, atrapalhando os avanços que a raça humana tinha plena capacidade de realizar. O futuro é sombrio, e as pessoas perderam a esperança. O foco é um só: não morrer. A vida perdeu o brilho.

Não estou falando do novo Coronavírus. É claro que temos de ser cautelosos em relação a ele também, tomando as precauções necessárias. E é óbvio que os governos têm de agir com firmeza contra a propagação exponencial dele. Estou confiante de que, no Brasil, a situação não será tão grave como foi em países como a Itália, talvez o exemplo mais triste do potencial destrutivo desse germe; mas, a despeito de todos os esforços empreendidos em nossa nação, é possível que enfrentemos severas restrições nas próximas semanas ou nos próximos meses. Você, eu, todos nós temos de estar prontos para isso.

Tampouco me refiro à pandemia provocada pelo Influenza em 1968, quando o número de mortos pela gripe chegou à casa do 1 milhão, ou à peste bubônica, que no século XIV ceifou a vida de aproximadamente 200 milhões de homens, mulheres e crianças, em três continentes . Para efeito de comparação, até agora, dos que padeceram da doença provocada pelo Covid19, pouco mais de 6.470 faleceram, o que indica uma taxa de letalidade similar à da dengue, de 3,8%, a qual aumenta conforme a idade do paciente. A tuberculose, por sua vez, mata anualmente cerca de 2 milhões de indivíduos. A gripe comum, sozinha, leva 650 mil pessoas a óbito todos os anos.

Minha intenção, aqui, não é reduzir a relevância do Coronavírus. Uma única vida a menos já é demais. Ora, estamos falando de pais, avós, mães e filhos nesse rol de milhares falecidos! Muito triste. As famílias de cada um deles têm meus sinceros sentimentos. Deve ser uma dor inimaginável.

Contudo, embora eu lamente profundamente cada vida perdida para os surtos, epidemias e pandemias enfrentadas pela humanidade ao longo da história, tenho de lembrar que há um agente mais nocivo do que todas elas juntas. É um agente que sempre existiu, mas que não tem natureza biológica. Não se transmite pelo ar, por relações íntimas ou pela picada de um mosquito. Esse “germe” não é contagioso no sentido estrito do termo, mas pode ser transmitido de pessoa a pessoa com muita, muita facilidade. O maior “vírus” de todos os tempos é o medo. O cenário apocalíptico ao qual me referi no início do texto remete ao que seria de nossas vidas se todos estivéssemos travados, atingidos em cheio por ele.

E olhe que, até certo grau, sentir medo é algo positivo. Reflete prudência, virtude essencial em alguns contextos. O medo nos obriga a agir de forma preventiva – exatamente como estamos fazendo neste momento, quando a ameaça do Covid19 avança sobre todo o globo. O problema é que, se o temor e o receio ultrapassam o razoável, nos paralisam. Reflita comigo: um mundo tomado pelo medo seria um lugar onde as pessoas voltaram as costas a toda inovação que havia nos conduzido ao que chamamos de modernidade; um local onde uma proporção cada vez maior de gente teria o mínimo de dignidade. Não fossem as invenções e descobertas dos últimos milênios, que ocorreram graças à coragem de quem avançou apesar do medo – de errar, de ser objeto de críticas, de ser morto pelos poderosos de sua época –, não teríamos chegado aos dias de hoje usufruindo de tanta qualidade de vida.

Diga o que quiser, mas é preciso reconhecer: vivemos na melhor era da história humana. Nunca estivemos tão prontos para enfrentar um desafio biológico como o do novo Coronavírus. Basta pensar que, antes, pandemias matavam dezenas de milhões de pessoas em poucos meses ou anos. O mundo, tal como o conhecemos hoje, no qual há menos miséria, fome e doença, só existe porque inúmeros indivíduos, em sua época, não se renderam ao medo. Ao contrário: desafiaram crenças, dogmas e adversidades e inovaram de alguma forma que se mostrou positiva para a coletividade.

“Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são”. Com a frase do poeta castelhano Miguel de Cervantes não estou defendendo que devemos deixar de temer o perigo. Nada disso. Já disse outras vezes e repito: ter medo é absolutamente normal. O que quero é passar a mensagem de que devemos agir e avançar apesar dele. Precisamos reverter a influência negativa do temor para alcançarmos resultados positivos.

Ninguém sabe ao certo o que nos espera nas próximas semanas e nos próximos meses. Vou ser absolutamente sincero com você, concurseiro: a tendência é que dezenas de certames sejam suspensos Brasil afora e alguns editais deixem de ser publicados até que seja possível definir uma data segura para aplicação das provas. Pode ser, até, que um ou outro seja publicado sem data de prova marcada. O Distrito Federal deu o primeiro passo: a prova para a PCDF foi adiada por tempo indeterminado. E olha que esse é um dos maiores concursos do ano! São Paulo também anunciou restrições a aglomerações, e outras unidades da Federação devem seguir essa tendência como medida preventiva. Talvez estejamos apenas no início de um período sem precedentes, em que centenas de provas serão adiadas por puro receio da propagação de uma doença que pode colapsar o sistema de saúde.

Nesse contexto, muitas pessoas, com medo do que pode acontecer, vão desacelerar bastante. Boa parte delas provavelmente serão ainda mais radicais, desistindo dos seus sonhos e parando com os estudos de vez. Não cometa esse erro, meu amigo, minha amiga. Este é um ponto de inflexão na história, e pode ser também na sua vida. Quem persistir agora estará mais bem-preparado quando as seleções voltarem a ocorrer, reunindo mais condições de aparecer no rol dos aprovados assim que os primeiros resultados forem publicados. E pode acreditar: a retomada vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, e em massa. As provas serão quase semanais, como forma de compensar os períodos de restrição. Eu sei do que estou falando, caro leitor. Posso ver: choverão oportunidades, mas muitos candidatos lamentarão o tempo perdido. E tudo que tinham de fazer durante a crise era continuar estudando.

Hoje temos uma enorme vantagem que não existia vinte anos atrás: a educação a distância – ou educação digital, como preferimos dizer aqui, no Gran Cursos Online. Qualquer um pode estudar quando e como quiser, sem sair de casa e, o melhor, sem se expor ao risco de contrair uma doença como a que assusta tanto atualmente. No Gran, seguiremos nossa programação de aulas normalmente, com eventos ao vivo, simulados e conteúdo para você continuar firme em sua preparação. Os adiamentos de prova, por mais difíceis que sejam de digerir, podem se converter na grande chance que você esperava para estar realmente pronto no dia “D”. Esse tempo a mais que você terá de esperar pode ser, na verdade, uma bênção.

Quer saber de um dado curioso? Em 2013, o concurso de Escrivão da PCDF também precisou ser adiado. Claro que não pelo mesmo motivo de agora, mas o resultado foi o mesmo: a prova teve de ser remarcada. E veja que coisa: foi nesse concurso que um de nossos coaches, Micael Portela, ingressou na carreira que o levou aonde está hoje. Ele nos revelou que não tinha bagagem suficiente para ser aprovado se tivesse feito a prova na data original. Então, seguiu estudando e acabou conquistou a sonhada vaga. O mesmo pode acontecer com você, se persistir agora.

Não se renda ao medo. Não desista. Passaremos juntos por este momento difícil, e venceremos!
Percebe como acaba de se abrir uma enorme janela de oportunidade para você? Se sim, comente abaixo: “Vou vencer o medo”, e siga em frente conosco!

¹ https://www.mphonline.org/worst-pandemics-in-history/
² https://exame.abril.com.br/brasil/da-raiva-a-colera-as-doencas-infecciosas-que-matam-mais-que-o-coronavirus/
Referência: World Health Organization : Novel Coronavirus (COVID-19) Situation:  https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
160 Comentários

160 Comentários

  1. Jhully

    16/03/2020 14:35em14:35

    Vou vencer o medo!

    • Patrícia Silva do Nascimento

      16/03/2020 15:44em15:44

      Vou vencer o medo!!

      • Josy Sfair

        18/03/2020 19:46em19:46

        Vamos em frente 💪🏽😊
        Estudando até passar… 🤗
        No momento em que paramos de cuidar uns dos outros, nesse momento perdemos a nossa humanidade…

      • Isabelle

        25/03/2020 09:18em09:18

        Estou vencendo o medo. Concordo com a opinião acima. Acredito que continuar é a melhor atitude no momento. Não vou parar! Continuo com meus estudos diários, apesar do adiamento da prova do concurso. Vejo nesse tempo oportunidade para melhor me preparar. Eu sou imparável, eu sou Gran!

    • Thiago

      16/03/2020 16:53em16:53

      Ótimo texto!.
      Tento fazer a minha parte: álcool em gel e máscara no metrôzâo lotado em SP.
      DEUS É FIEL E COM ELE IREI VENCER O MEDO!.
      Abraço.

      • Joselma

        16/03/2020 19:45em19:45

        Venceremos juntos,precaução sempre desistir Jamais!

        • Rafaela Dias

          20/03/2020 20:17em20:17

          Vamos vencer essa batalha🙌

        • zélia peixoto de andrade

          22/03/2020 13:50em13:50

          O texto que eu precisava ler hoje

      • Cintia

        16/03/2020 23:20em23:20

        Texto excelente, reflexivo, construtivo e motivacional. Amei a contextualização e sinceramente com que associa a realidade do Corona vírus e a ideia das escolhas sobre o agir, ser positivo e inteligentemente eficaz na preparação. Muito bem escrito!!

      • Leila Pimentel

        11/04/2020 21:36em21:36

        Parabéns Thiago!! É isso aí, cada um se resguardando como deve e a vida continua.

    • Mile

      17/03/2020 07:35em07:35

      Vou vencer o medo!

    • Kelly

      17/03/2020 08:01em08:01

      Obrigada pela linda reflexão, Gabriel. Cada passo na minha vida exigiu vencer algum medo e agora não vai ser diferente. É frustrante e doloroso não só ver o adiamento de provas, mas de outras decisões importantes, como a convocação dos aprovados no MPU, que é o meu caso. Mas há duas alternativas: ou seguir em frente ou ficar paralisados, o que não é realmente uma escolha. Só espero que o coronavírus sirva para a humanidade repensar os caminhos que tem adotado e reavaliar sua indiferença, falta de solidariedade e egoísmo, pois estamos muito aquém da própria tecnologia que conseguimos desenvolver. Vamos em frente!

    • Vicente

      17/03/2020 13:24em13:24

      Gabriel Granjeiro,

      Achei o seu artigo muito motivador e encorajador. Sua visão de mundo é muito ampla e, por isso, fala e escreve com embasamento. Parabens!!!

    • ANGELA PEREIRA DE MOURARIA NETA

      20/03/2020 07:28em07:28

      Vou vencer o medo.

    • carolina miranda ardisson

      21/03/2020 08:40em08:40

      vou vencer esse medo, reorganizar os horários com as crianças e continuar sempre!!!!
      eu vou vencer!!!!

    • Shirlei

      28/03/2020 18:20em18:20

      Vou vencer o medo!

    • alessandro silva

      03/04/2020 21:05em21:05

      vou vencer o medo!

  2. karol

    16/03/2020 15:41em15:41

    Vou vencer o medo!

  3. Valdirene Neves Araújo

    16/03/2020 15:43em15:43

    Vou vencer o medo!

  4. Emília

    16/03/2020 15:51em15:51

    Vou vencer o medo!

    • Ana Lucia Souza Santos

      21/03/2020 22:54em22:54

      Bom…Estamos com medo, apreensivos, cautelosos, prudentes e obedientes… Estamos vivendo um caos, isolamento social, precaução, prevenção, hábitos higiênico mais severos e confiar em Deus, através de orações,preces e energia positiva e que logo, logo sairemos dessa… Excelente texto professor!!!

  5. Marília

    16/03/2020 16:46em16:46

    Vou vencer o medo!

  6. MARYBETH FARIA MACHADO

    16/03/2020 16:47em16:47

    Boa tarde Gabriel, muito pertinente o seu artigo “Vou vencer o medo”. Sou professora da rede pública do DF, mas continuo concurseira e comentei com uma amiga na sexta feira: aproveitarei a antecipação do recesso de julho p/ estudar p/ os concursos nos quais me inscrevi. Como diz meu experiente progenitor, todas as situações tem pontos positivos e negativos. Continuemos nssos estudos…

    • Eva

      21/03/2020 23:22em23:22

      Vou vencer o medo.

      • Araceli TEZZON

        21/04/2020 07:49em07:49

        Acho que eu já estava com medo!
        Agora vou vencer o medo!

  7. DIRCIANE HENRIQUES MACEDO

    16/03/2020 17:03em17:03

    Vou vencer o medo”

    • Amanda Vitorino

      17/03/2020 01:31em01:31

      Vencerei o medo com Deus me abençoando.👐💗

  8. Thaís

    16/03/2020 17:04em17:04

    Vou vencer o Medo!

  9. Daniel Guilherme Gonçalves

    16/03/2020 17:07em17:07

    Vou vencer o medo.

    • Danuza Sousa

      20/03/2020 22:00em22:00

      “Vou Vencer o medo”

  10. Marlene rodrigues Vaz

    16/03/2020 17:09em17:09

    “Vou vencer o medo”

  11. Idevan

    16/03/2020 17:12em17:12

    Vou vencer o medo!

  12. Idevan

    16/03/2020 17:13em17:13

    Vou vencer o medo!

  13. Maria Brito

    16/03/2020 17:30em17:30

    Eu vou vencer o medo. Já passei por coisas bem piores na minha vida e o meu objetivo é ser concursada e jamais vou desistir por causa do coronavírus. Sou aluna do Gran e estudo todos os dias no conforto da minha casa. Essas recomendações de não viver em aglomerações venho seguindo um bom tempo rsrsrsrs

  14. Mônica

    16/03/2020 17:45em17:45

    👏🏾👏🏾👏🏾
    Gabriel sempre com boas palavras!!
    Vou vencer o medo !!

    • Rosimare

      20/03/2020 05:19em05:19

      Vou vencer o medo!

  15. JOSE JAILSON

    16/03/2020 17:47em17:47

    SIM. “VOU VENCER O MEDO”. A MINHA CHANCE SÓ VAI AUMENTAR, POIS IREI MANTER FOCADO.

  16. Marlene rodrigues Vaz

    16/03/2020 17:49em17:49

    Que artigo lindo!

  17. Regina Bandeira

    16/03/2020 18:29em18:29

    Artigo muito bom para nos manter motivados. Eu vou vencer o medo!

  18. Eliane Vieira dos Santos

    16/03/2020 18:46em18:46

    Vou vencer o medo!

  19. Iris

    16/03/2020 19:36em19:36

    Vou vencer o medo!

  20. Daniele Olivira

    16/03/2020 20:36em20:36

    Vou vencer o medo!

  21. Analídia

    16/03/2020 21:15em21:15

    Vou vencer o medo.

  22. THAMIRES LINHARES

    16/03/2020 21:25em21:25

    Vou vencer o medo.

  23. SIMONE

    16/03/2020 21:43em21:43

    Vou vencer o medo!

  24. Luciene

    16/03/2020 21:44em21:44

    Vou vencer o medo!

  25. Andressa Maia

    16/03/2020 21:46em21:46

    Concordo plenamente. Embora, minha filha de 5 anos tenha entrado de férias escolar, e ser mais difícil estudar, vencerei! As pedras no caminho servem para irmos além, ultrapassar nossos limites.

  26. Andressa Maia

    16/03/2020 21:46em21:46

    Concordo plenamente. Embora, minha filha de 5 anos tenha entrado de férias escolar, e ser mais difícil estudar, vencerei! As pedras no caminho servem para irmos além, ultrapassar nossos limites.

    • Claudenice Facundo

      23/03/2020 16:34em16:34

      Vou vencer o medo

  27. Daniele Olivira

    16/03/2020 22:27em22:27

    Medo

  28. Sidnei Silva

    16/03/2020 22:55em22:55

    Muito bom seu artigo, Gabriel. Vou vencer o medo.

  29. Jaison Cruz

    16/03/2020 23:01em23:01

    Também irei “vencer o medo” Gabriel!

  30. Maria Guida

    16/03/2020 23:08em23:08

    Guida
    16/03/20
    Excelente texto!
    Só vencendo o medo paralisante para prosseguir!!!

    • Denize Santos

      19/03/2020 14:40em14:40

      Penso da mesma forma que vc Gabriel Granjeiro…Antes de tudo isso que está acontecendo no mundo achava que não daria tempo para estudar todo o material que o Gran tem para me oferecer pq trabalho tarde e noite então estudava somente pela manhã agora houve escala no trabalho e aproveito em casa muito mais para estudar e conseguir a minha aprovação no concurso que estou almejando uma vaga.. Então a dica que dou APRIVEITE O TEMPO E VAMOS WUE VAMOS…Rumo a vitória 👍✌️

  31. Gabrielle

    16/03/2020 23:51em23:51

    Ameeem!
    Eu vou vencer o medo!
    Eu estava pensando demais nessas coisas, hoje!
    Obrigada pela super motivação! Estou vivendo meu melhor momento de vida! E o Gran tem feito parte disto fortemente!

  32. Marcos Paulo

    16/03/2020 23:58em23:58

    VOU VENCER O MEDO !

  33. Mário filho

    17/03/2020 00:41em00:41

    A vida é agora, ficar adiando só aumenta o medo de perdê-la

  34. José Thiago

    17/03/2020 01:03em01:03

    O meu medo já está vencido, sem tempo pro medo. Rumo a aprovação !

  35. Rosângela

    17/03/2020 03:02em03:02

    Eu acertei.
    Minha resposta foi medo de tentar.

    Pessoas que se boicotam antecipando o resultado desistem antes de tentar.
    O medo é o nosso pior inimigo.

  36. MONIQUE RUBERT RODRIGUES

    17/03/2020 07:47em07:47

    Vou vencer o medo

  37. Sheila

    17/03/2020 09:47em09:47

    Vou vencer o medo!

  38. THAIGO VICTOR

    17/03/2020 10:51em10:51

    Vou vencer o medo

    • Jocasta

      17/03/2020 22:01em22:01

      Vou vencer o medo🙌🙏

  39. Gessé

    17/03/2020 11:01em11:01

    porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água, mas contra eles assalariaram Balaão para os amaldiçoar; contudo o nosso Deus converteu a maldição em benção.

  40. Núbia S Ivêncio Sinflório

    17/03/2020 11:03em11:03

    Eu já venci o medo.

  41. IZAIAS LIBÓRIO

    17/03/2020 11:11em11:11

    Olá campeão !!!
    Creio em tudo que escreveu e assino embaixo . sou aluno novo do Gran. já passei e tomei posse em 3 cargos públicos . deixei tudo em 2007 e decidi empreender no marketing multinível. prosperei. realizei vários sonhos , mas o mercado mudou muito , tornou-se muito volátil , com 55 anos , pretendo voltar ao cargo público e continuar empreendendo paralelamente.estou fora de forma, estou correndo para acompanhar o ritmo . com apenas 100 dias para o concurso do tj – rj , estou em paz . quer aconteça na data ou seja adiado , com a ajuda desta seleção fantástica de professores , conquistarei minha vaga , sem medo !!!
    parabéns pela postura !!

    unindo es 3 mundos : pensamento ,sentimento e emoção podemos mover montanhas literalmente !!!

  42. Marcileide Cardoso

    17/03/2020 11:58em11:58

    Excelente artigo, realmente o Medo muita das vezes nos paralisa e acabamos perdendo várias oportunidades.

  43. Paula Vieira

    17/03/2020 12:03em12:03

    ou vencer o medo

  44. Paula Vieira

    17/03/2020 12:04em12:04

    Vou vencer o medo!!

  45. Pedro Henrique

    17/03/2020 14:30em14:30

    VOU VENCER O MEDO! PARAR NÃO É OPÇÃO!

  46. Andréia Paixão

    17/03/2020 14:57em14:57

    Me sinto privilegiada por fazer parte do Gran…tanta inteligência emocional e sabedoria. Sou fã de cada um de vcs. O trabalho que vcs fazem é simplesmente único.

  47. Rabelo

    17/03/2020 16:28em16:28

    Sim, eu sou capaz e “Vou vencer o medo”!

  48. Raquel

    17/03/2020 17:42em17:42

    Sim, vou vencer o medo!

  49. Fláuber Eliezer da Silva Júnior

    17/03/2020 19:46em19:46

    Os números, realmente da estatísticas, são muito baixo em relação as outras pandemia. Mas não devemos baixa a guarda e se prevenir dessa doença;tomando às medias cautelar, uma delas é evitas grandes aglomerações, com isso já evita o contágio progressivo da doença. E aproveitar para buscar o foco no estudo,fazer aquela revisão aonde não ficou bem compreendida;uma boa oportunidade para avança na conquista do gargo tão sonhado. Nem tudo está perdido, é só uma questão do melhor momento e momento é esse,ser capaz e vencer o medo.

  50. Celita Mari Flauzino

    17/03/2020 19:51em19:51

    ola, boa noite.

    Vou vencer o medo.

  51. Laurita

    17/03/2020 21:34em21:34

    Tchau medo!

  52. Jocasta

    17/03/2020 21:59em21:59

    Vou vencer o medo🙌🙏

  53. Karine

    17/03/2020 23:35em23:35

    Parabéns pelo belíssimo texto, realista e motivador. Precisamos disso para seguir en frente, e não olhar pra trás. Um dia iremos vencer essa batalha! Com garra, persistência e fé. Nada nos abalará, porque há uma força divina que nos sustenta e não nos deixará desistir por nada. E, a nossa luta nos levará a nossa grandiosa vitória!
    Um grande abraço guerreiros!!

  54. maria do Carmo

    18/03/2020 00:58em00:58

    Boa Noite, Gran Concursos,
    obrigada pela mensagem.
    sou da área da saúde, mas confesso que não estou com medo e sim anciosa
    por várias notícias desesperadoras sobre o coronavirus.
    vamos aguardar e se prevenir deste vírus.

    • maria do Carmo

      18/03/2020 01:00em01:00

      ansiosa*

  55. Margareth Dantas

    18/03/2020 04:20em04:20

    Vou vencer o medo!

  56. Sidnei Lima

    18/03/2020 07:47em07:47

    Maior é o que está em nós, de que o que está no mundo. Vou vencer o medo!

  57. Mayagnes Alves Pereira

    18/03/2020 08:35em08:35

    Texto excelente!
    Vou vencer o Medo!

  58. Samara Emanuelle Alves de Melo

    18/03/2020 08:59em08:59

    VOU VENCER O MEDO, EM NOME DE JESUS CRISTO!!!

  59. Elizabete Sousa Gonçalves Oliveira

    18/03/2020 10:08em10:08

    Ótima reflexão.
    Altamente motivacional.
    Para mim, em especial, veio na hora certa.
    VOU VENCER O MEDO e conquistar meu objetivo, em nome de Jesus.

  60. Daniel Rodrigues

    18/03/2020 10:11em10:11

    Vou vencer o medo, pois quando uma porta se fecha, abrem-se janelas.

  61. Janete Ferreira

    18/03/2020 11:02em11:02

    Maravilhoso o seu artigo sobre “o vírus mais perigoso do mundo”; como você mesmo mencionou, eu reforço, não é pra desmerecer o quão devastador é esse novo vírus, mas temos que enfrentá-lo com as armas que temos: prevenção, cuidado consigo e com o próximo e usar de todo o conhecimento da modernidade para encontrar, o quanto antes, a cura!
    O medo é necessário, mas pânico e histeria não os são. Tenhamos fé, pois, eu creio, que não só eu, mas todos IREMOS VENCER O MEDO!

  62. Ana Karelly de Sá Mendonça

    18/03/2020 12:27em12:27

    Com licença para alterar a frase: “VOU VENCER O MEDO E O TEMPO”.

  63. Leônia Souza

    18/03/2020 12:29em12:29

    O medo jamais vencerá! Vou vencer porque tenho o Gran como minhas armas e Deus como meu escudo!

  64. Diego

    18/03/2020 13:57em13:57

    Vou vencer o medo!

  65. Adriana Petersohn

    18/03/2020 14:03em14:03

    Eu vou vencer o medo! Usemos o adiamento de provas e a rotina de não sair de casa nosso favor!!

  66. Marcelo da Silva Vianna

    18/03/2020 17:20em17:20

    Eu to feliz com todos vocês meus irmãos.Se Deus enviou seu filho amado, e enviou cada um de nós para testificarmos nessa nave espacial isolado na bolha galáctica via láctea.Temos a certeza que prevaleceram somente os mais fracos e cheios de Dons.Os fortes se destruíram paulatinamente,pois uma Mãe dá a vida pelos filhos,imagina Deus o que não fará pela sua criação,que é imagem e semelhança.Orem um pelo outro,pratiquem caridade se doem presenteiem materialmente falando,pois agora será imputado anotado tudo no céu ,pois quem estenderá suas mãos ao necessitado tanto materialmente quanto espiritualmente.Quem é Santo se santifique mais e quem é sujo se suje mais.Que a paz de Deus e Jesus Cristo como mediador de nossas Almas nos guarde através de seu Espírito consolado permaneça em nós para todo o sempre,amém.

  67. Sâmya Viana

    18/03/2020 19:25em19:25

    Vou vencer o medo!

  68. Claudia dos Santos Sales

    18/03/2020 22:20em22:20

    Eu vou vencer o medo! Oportunidade para aprimorar e afiar a ferramenta.

  69. Sônia

    19/03/2020 07:09em07:09

    Bom dia !
    Simplesmente maravilhoso o artigo..
    Obrigada! Vou vencer o medo.

  70. Elaine Santos dos Reis

    19/03/2020 08:10em08:10

    Vou vencer o medo!

  71. Renna Bruno Soares Ferreira

    19/03/2020 09:19em09:19

    Um texto reflexivo e incentivador,vamos vencer o medo e conquistar a esperada aprovação…….

  72. Petra Petra

    19/03/2020 11:44em11:44

    Com certeza o medo sempre foi o vírus mais mortal do mundo e é sim contagioso.

  73. Valéria Miguel

    19/03/2020 14:00em14:00

    “Vou vencer o medo! Pois Deus é fiel. Retornarei concursada para falar das minhas conquistas.

  74. Luisa Costa

    19/03/2020 16:53em16:53

    ‘Vou vencer o medo’ Desistir não é uma opção!

  75. Roseli Ferreira do Nascimento

    19/03/2020 17:14em17:14

    Sou vencedora com as forças, sabedoria, fé e o amor do nosso Senhor Jesus Cristo, com ele em nossa caminhada venceremos todos os obstáculos. Obrigada também ao Gran pelos textos motivadores e conteúdos que nos faz crescer a cada dia.

  76. Katia Santos

    19/03/2020 17:43em17:43

    Vou vencer o medo!! E não desistir!

  77. NAGILA

    19/03/2020 18:19em18:19

    PCDF NA VEIA.. VOU VENCER.. ESTUDAR CADA VEZ MAIS. ainda bem que tenho essa equipe do gran , nós apoiando e nos animando.

  78. Glória

    19/03/2020 18:46em18:46

    Que artigo lindo!!
    Já venci o medo.
    Gratidão Gabriel!

  79. MARIA MADALENA P VALLE

    20/03/2020 09:34em09:34

    “vou vencer o medo”

  80. Thaynisse

    20/03/2020 10:47em10:47

    VOU VENCER O MEDO. VISIONÁRIOS SÃO AQUELES QUE CONSEGUEM ENXERGA A OPORTUNIDADE NOS MOMENTOS DE ESCURIDÃO . AVANTEE !!

  81. Rita Bertoli

    20/03/2020 11:20em11:20

    Vou vencer o medo!

  82. Fernanda de Andrade Rosário

    20/03/2020 11:24em11:24

    Vou vencer o medo!

  83. Lady

    20/03/2020 11:30em11:30

    vou vencer o medo^^^
    rumo aprovação..

  84. Benjamim

    20/03/2020 12:05em12:05

    Texto excelente, permite que tenhamos uma visao bastante clara do que é preciso em momentos críticos.

  85. Erika Luci Pires de Vasconcelos

    20/03/2020 12:53em12:53

    Como futura profissional da saúde, espero vencer , sobreviver. Cabe a cada um fazer sua parte.

  86. Taiza Campos Vieira

    20/03/2020 15:28em15:28

    Vou vencer o medo, em nome de JESUS!

  87. MARIA DO CARMO SILVA ARAUJO

    20/03/2020 15:45em15:45

    Com certeza,vou vencer o medo!

  88. JAQUELINE ADRIANA DA SILVA

    20/03/2020 16:01em16:01

    VOU VENCER O MEDO!

  89. GILSON SANTANA CORREIA

    20/03/2020 16:09em16:09

    Não tenho muito pra dizer, sou imparável. Fé e força!

  90. Jorge

    20/03/2020 19:07em19:07

    Vou vencer!

  91. ELMA FLÁVIA

    20/03/2020 19:16em19:16

    VOU VENCER O MEDO!!!

  92. Elayne Conceição de Souza Almeida

    20/03/2020 21:52em21:52

    “Vou vencer o medo” com fé em Deus! Conquistarei minha aprovação! Minha Vitória vai chegar! Gratidão pela inciativa de vocês do Gran cursos. No momento tão difícil como esse! De tanto desemprego.

  93. LIDIANA SANTOS FRANCO

    20/03/2020 22:06em22:06

    Simplesmente maravilhoso o artigo..
    Obrigada! Vou vencer o medo.

  94. Yuri Borges

    20/03/2020 23:55em23:55

    Vou vencer o medo! Em nome de Jesus. Disciplina e determinação!

  95. Eduardo Azevedo Silva

    21/03/2020 05:31em05:31

    Vou vencer o medo!

  96. Francilene Sousa

    21/03/2020 06:40em06:40

    Vou vencer o medo.
    Ver o adiamento da prova de forma positiva e usar para aumentar o conhecimento é uma escolha inteligente.
    Excelente texto.
    O momento é muito delicado. Obrigada pela força.

  97. Ernesto Luiz Lima da Silva

    21/03/2020 11:52em11:52

    Gabriel, é sempre louvável parar para ler um de seus artigos. Você é um visionário do ramo dos concursos e da vida, obrigado por cada palavra de carinho e de força. Eu sou Gran e sempre serei, independente de mais uma aprovação ou não (já conto 08 estudando com o Gran). Pernambuco ama os trabalhos do Gran Cursos Online. Chuva de bençãos em nossa jornada.
    “Vou vencer o medo”!

  98. Jacqueline vieira da silva

    21/03/2020 15:19em15:19

    Medo e natural,mais nesse momento precisamos exercer a nossa fê,Deus esta no controle de tudo,e com a graça dele essa fase vai passar,e ja estaremos todos bem… Não desistam!!!

  99. PAULO DA ROSA

    21/03/2020 16:08em16:08

    Vencer o medo! sempre!

  100. Rodrigo Mucheniski

    21/03/2020 20:14em20:14

    Vou vencer o medo

  101. CARLOS LUIS COELHO

    21/03/2020 21:45em21:45

    VAMOS TODOS VENCER O MEDO E COM FE´EM DEUS SUPERAR MAIS ESSA BARREIRA E SEGUIR A VIDA EM FRENTE.

    Att: Carlos coelho

  102. samuel paiva

    21/03/2020 22:54em22:54

    vou vencer o meu medo!
    Mas não o medo do vírus, mas sim de ficar no mesmo lugar!

  103. CINTHYA

    22/03/2020 00:41em00:41

    VENCEREMOS COM JESUS, AMÉM! #FOCO

  104. Leticia

    22/03/2020 10:02em10:02

    Vou vencer o medo”,

  105. Giovanni Fonseca Alves

    22/03/2020 10:07em10:07

    Vou vencer o medo”

    O texto ficou excelente, além de motivador!

    Apenas um pequeno detalhe só substituiria a palavra “não”da frase abaixo por jamais!

    Jamais se renda ao medo! Jamais desista. Passaremos juntos por este momento difícil, e venceremos!

    Deus seja hoje e sempre louvado! Amém!!!

  106. Patrícia da Silva Lima Sá

    22/03/2020 15:11em15:11

    Vou vencer o medo!

  107. Victor Freitas

    22/03/2020 22:15em22:15

    Juntos, todos venceremos o medo

  108. Ana Maria

    22/03/2020 22:29em22:29

    Obrigada, pelo artigo reflexivo e encorajador

    Vou vencer o “medo”

  109. Andressa

    23/03/2020 14:39em14:39

    Excelente texto!!! Vou vencer o medo, sim!!! Aproveitar essa oportunidade única e estudar ainda mais com todas as minhas forças!!!

  110. Viviane Márcia Santos

    23/03/2020 16:50em16:50

    Que texto fascinante !

  111. Brito Neto

    23/03/2020 19:05em19:05

    Eu vou vencer o medo!Força guerreiros!

  112. Ana Paula

    24/03/2020 16:41em16:41

    Não estou com medo, estou confiante! Estou vendo o lado bom, posso estudar mais, não estava preparada. Vamos vencer!

  113. Andersen Leite

    24/03/2020 20:45em20:45

    Vou ser realista, o motivo pelo qual estou cancelando o grancurso é puramente financeiro, pois o meio pelo qual tinha com que sobrace dinheiro para pagar 149,90 não existe mais por conta da crise em que levou pandemia (coronavirús). tenho mulher e dois filhos e o que consigo mau da para pagar as contas com alimentação! não é apenas desanimo é falta de dinheiro. Mas continuarei estudando por conta própria! Nem sempre vontade supera a falta exacerbada ou quase absoluta de dinheiro. Como já disse continuarei a caminhada sozinho.

  114. Raquel Ribeiro

    24/03/2020 21:32em21:32

    Vou vencer o medo e a procrastinação

  115. Carlos Souza

    25/03/2020 09:06em09:06

    Ola Gabriel, muito oportuno seu artigo – vou vencer o medo – Tenho 61 anos, continuo estudando para conseguir um trabalho e prosseguir na caminhada da vida enquanto temos força… Oro para que Deus revista a todos no’s de força e esperança a cada dia.

  116. Isabelle

    25/03/2020 09:22em09:22

    Estou vencendo o medo. Concordo com a opinião acima. Acredito que continuar é a melhor atitude no momento. Não vou parar! Continuo com meus estudos diários, apesar do adiamento da prova do concurso. Vejo nesse tempo oportunidade para melhor me preparar. Eu sou imparável, eu sou Gran!

  117. Berenice Neta

    25/03/2020 20:49em20:49

    Muito obrigada, Gran cursos, estou pensando dessa forma também, os dias de quarentena tem sido adiantando o meu cronograma de estudos, até para ocupar a mente, manter o foco nos meus sonhos e não sucumbir ao medo que está sendo instaurado na população. Sei que enfrentaremos momentos delicados na economia e saúde, porém precisamos ser fortes e lutar, nosso País precisará de pessoas muito bem preparadas em breve, podemos fazer parte dessas pessoas e vamos.
    obrigada, adorei o texto.

  118. Rogerio sousa

    25/03/2020 22:03em22:03

    juntos venceremos.
    obrigado Gran cursos por sempre estar presente,um dia um chego la.

  119. Elizabete

    26/03/2020 09:20em09:20

    Vou vencer o medo e alcançarei a tão sonhada vaga, com fé em Deus e o meu esforço estudando. Amém!

  120. JOSE JAILSON

    26/03/2020 14:07em14:07

    #GRANILIMITADO EUSOUVENCEDOR

  121. Eunice

    26/03/2020 15:21em15:21

    Venceremos juntos, desistir Jamais!!!

  122. Luciana Batista dos Santos

    27/03/2020 12:07em12:07

    Texto maravilhoso.
    vou vencer o medo!

    • Maria da Luz

      29/03/2020 17:05em17:05

      Muito obrigada pelo seu apoio, muito importante, em uma hora dessas, pelo qual estamos passando. …
      Vou continuar estudando e
      Vou vencer o medo!
      👏👏👏👏

    • Maria da Luz

      29/03/2020 17:06em17:06

      Muito obrigada pelo seu apoio, muito importante, em uma hora dessas, pelo qual estamos passando. …
      Vou continuar estudando e
      Vou vencer o medo!
      👏👏👏👏

  123. Sara

    27/03/2020 19:21em19:21

    Vou vencer o medo!

  124. Lívia Rodrigues

    27/03/2020 20:22em20:22

    VOU VENCER O MEDO!

  125. Josimar Medeiros do Nascimento

    28/03/2020 06:53em06:53

    “Vou vencer o medo”

  126. DOUGLAS santos conduru

    30/03/2020 08:17em08:17

    Como vocês mesmo do gran falam: “sou imparável”! Deus no controle de tudo!

  127. jose

    31/03/2020 23:32em23:32

    Concordo com ressalvas! O impacto na economia vai adiar essas provas por muito tempo… prova só 2021..2022 olha sendo otimista!Se ja tva ruim para ter provas e nomeações agora piorou!

  128. Fabiana

    01/04/2020 09:17em09:17

    Sou imparável…Vou vencer o medo!

  129. Ramiro Ribeiro do Nascimento

    08/04/2020 21:59em21:59

    Somos imparáveis e incansáveis, grato Grancursos!

  130. Leila Pimentel

    11/04/2020 21:43em21:43

    EU JÁ ESTOU VENCENDO O MEDO, NÃO PAREI COM OS ESTUDOS, PENSO COMO O GABRIEL, PORÉM FICA DIFÍCIL PRA QUEM NÃO TER COMO INVESTIR COM DINHEIRO EM ASSINATURAS E CURSOS ON LINE.

    VAMOS VENCER O MEDO!!!!

    DESISTIR, DESANIMAR JAMAIS

  131. luciane da silva borba

    16/04/2020 12:04em12:04

    Acredito que situações de caos são grandes oportunidades que a vida nos proporciona para o autoconhecimento. Esses momentos sempre vão nos levar a reflexões. Precisamos nos voltar para dentro de nós e olhar para fora com mais amor. Desligar do piloto automático e viver com mais vontade. Agradecer mais, valorizar mais…amar mais a nós e ao outro.
    Se você sente medo, transforme esse medo em esperança. Traga para sua vida o que te alegra, alimente-se de positividade. Ouça uma boa música, fale com quem te faz sorrir(faça alguém sorrir), ore, doe amor, doe o pão, arrume suas gavetas e tire de lá o que está guardado há meses e que você pensa que vai usar e não usa, doe para alguém. Estude! Não tem como manter um curso, revise! Siga em frente.
    Enfim, esse é o concurso da vida e será aprovado quem estiver disposto a alimentar coisas boas!!!!
    Melhores dias virão e melhores pessoas seremos.
    Compartilhe o que é bom. Vibre positiva-mente!!!!
    Seja o sal que tempera e a luz que ilumina.

    Gratidão, Gabriel.
    PAZ E BEM

  132. Araceli TEZZON

    21/04/2020 07:50em07:50

    Acho que eu já estava com medo!
    Agora vou vencer o medo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo