Os que com lágrimas semeiam com alegria colherão

“Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos.” – Provérbio chinês

Algumas das decisões mais importantes da vida são tomadas em momentos tristes, quando não há muitas opções nem tempo para reflexão e é impossível prever o desfecho do que estamos prestes a fazer. Mas, então, lembramos do Salmista e seguimos andando – com um rio de lágrimas nos olhos e sangue nas ventas –, carregando feixes de boas sementes para, mais tarde, em júbilo, colher fardos e fardos de bons frutos.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões. Eu, jovem empreendedor que sou, tomo as minhas o tempo todo. Algumas delas não são perfeitas e talvez nem sejam as mais apropriadas. Entretanto, penso que é melhor eu fazer logo minha escolha, ainda que imperfeita, do que continuar buscando, procurando, caçando uma decisão perfeita que talvez eu nunca encontre. Em outras palavras, penso que temos mesmo é de agir.

Conheço muita gente para quem a grama do vizinho parece sempre mais verde. São pessoas que imaginam que os outros não enfrentam problema algum; ao contrário, vivem felizes e contentes. Quanta cegueira! Quanta imaginação equivocada! A alegria, caro leitor, é uma conquista; não o reflexo de uma vida isenta de problemas. Aliás, em bom português, uma vida sem problemas não passa de mito. Se alguém não enfrenta dificuldades de vez em quando, é porque não vive. Uma vida feliz é fruto do que foi cultivado em meio às adversidades, ao caos, às turbulências… aos problemas.

Uma pessoa feliz é aquela que, tendo aprendido a cultivar em solo rochoso ou arenoso, consegue extrair dali belos frutos.

Uma pessoa feliz é aquela que, tendo aprendido a cultivar em solo rochoso ou arenoso, consegue extrair dali belos frutos. Alegria é, acredite, uma planta que cresce em terreno difícil. Dito de outra forma, a vida é um composto feito ora de momentos de sofrimento e amargor, ora de momentos de puro deleite. Assim como não há vida só de tristezas, também não há vida só de alegrias. Nosso caminho será sempre permeado de pedras e de flores.

Sou da opinião de que é preferível sonhar com a felicidade que um dia podemos ter a chorar por aquela que perdemos.

Sabendo disso, precisamos nos fortalecer na bonança e nos preparar para as situações de tristeza e crise, pois, afinal, é nelas que temos de tomar algumas decisões bem importantes. Se não estivermos preparados, corremos o risco de entrar em desespero e desistir. Pior ainda: podemos simplesmente nos acomodar ao sofrimento, permanecendo infelizes mesmo depois da solução dos problemas. É preciso fazer diferente. O melhor é enfrentar as dificuldades com determinação, crendo na vitória, desafiando os pessimistas que nos rodeiam e esperando a felicidade como recompensa. Sou da opinião de que é preferível sonhar com a felicidade que um dia podemos ter a chorar por aquela que perdemos.

O júbilo é uma dádiva que só vem depois do trabalho duro, do acordar cedo, do cultivar a lavoura, do preparar-se adequadamente. No caminho, o agricultor terá de lidar com ervas daninhas, pragas, variações climáticas, terrenos minados, a inveja do concorrente; ou seja, com todo tipo de ameaça e peste. Para piorar, é muito comum que, nessas horas, ele esteja só. Nesses momentos, o filho chora e a mãe não vê. Mas também é nesses momentos que o menino vai se transformando em homem.

É ter consciência de que a vida é feita de sombra e luz, de vales e montanhas, de tempestades e bonança, de lágrimas e sorrisos, de medo e paz, de insônia e relaxamento, de derrotas e vitórias, de frustrações e realizações, de aprovações e reprovações.

Andar e semear com lágrimas é possivelmente passar fome hoje para ter o que comer amanhã. É levantar-se de madrugada, contra a própria vontade e ignorando as queixas do corpo cansado, para estudar, trabalhar ou simplesmente preparar a marmita do dia. É ter consciência de que a vida é feita de sombra e luz, de vales e montanhas, de tempestades e bonança, de lágrimas e sorrisos, de medo e paz, de insônia e relaxamento, de derrotas e vitórias, de frustrações e realizações, de aprovações e reprovações.

Ninguém consegue chegar ao destino se não fizer a viagem, meu amigo, minha amiga. E qualquer viagem impõe alguma dificuldade ou algum esforço. Nem eu nem você conquistaremos vitórias significativas enquanto não tivermos aprendido a lidar com essa dura realidade. É por isso que sempre repetimos, neste espaço, que nenhum concurseiro passará em um bom concurso público enquanto não aprender a dizer não, a recusar alguns convites, a renunciar a alguns prazeres. Sem plantar, o agricultor não colhe. Sem escalar, o alpinista não chega ao topo da montanha. Tudo envolve suor e ação. Tudo envolve vontade para superar o cansaço e determinação para seguir após os inevitáveis tropeços.

Semear com vontade de chorar ou já banhado em lágrimas é fazê-lo com a certeza de que não há missão impossível, mas missão dada. E missão dada é missão cumprida. Lágrimas são o soro da alma e a linguagem do coração. Claro, não devemos fazer tudo chorando. Seria melancólico demais. Tampouco devemos fazer tudo sorrindo. Seria monótono. O ideal é o equilíbrio entre lágrimas e sorrisos. O equilíbrio mostra à alma como é o mundo de verdade.

Fica o alerta, amigo leitor: não importa quanto tempo leve para sua lavoura dar frutos; importa que ela os dará. É com a faca nos dentes, sangue nos olhos e paz de espírito que se conquista um cargo público ou qualquer outro objetivo.

Se a semeadura é imprescindível para a colheita, tente selecionar as melhores sementes e escolher o melhor lugar para plantá-las, mas não ignore o fato de que tempestades e pragas são inevitáveis. Pense que, ao menos, elas são previsíveis. O que você fará com a informação de que elas estão prestes a ocorrer será o seu grande diferencial. Fica o alerta, amigo leitor: não importa quanto tempo leve para sua lavoura dar frutos; importa que ela os dará. É com a faca nos dentes, sangue nos olhos e paz de espírito que se conquista um cargo público ou qualquer outro objetivo.

Concurseiro, entenda que haverá momentos, em sua trajetória rumo ao serviço público, que o valor do conhecimento será infinitamente menor que o da perseverança. Perseverar é continuar mesmo cansado e com dor em todos os ossos do corpo; é seguir, ainda que chorando. Você pode, sim, chorar, mas continue caminhando. Saiba que o choro poderá durar a noite toda, mas a alegria o acalentará pela manhã. A dureza da preparação é temporária, mas o cargo é permanente.

Se você concorda com o teor desta mensagem, registre nos comentários: “Semearei com alegria!”

“A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.” – Padre Fábio de Melo

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
175 Comentários

175 Comentários

  1. Daianne Aires

    11/02/2019 15:27em15:27

    Semearei com alegria!!!

  2. Karoliny Mattos

    11/02/2019 15:29em15:29

    “Semearei com alegria”

  3. ANA CAROLINE DE SOUSA SILVA

    11/02/2019 15:30em15:30

    Semearei com alegria. Ps: Melhor artigo que já li 👏👏👏
    Que Deus o abençoe

  4. Clarisse Nunes

    11/02/2019 15:35em15:35

    Talvez o melhor texto que já li nesse blog!
    Ou talvez esse texto tenha surgido para os meus olhos no momento exato, quando eu mais precisava ler e absorver todas estas ideias, as palavras, a força, o incentivo e os alertas.
    É exatamente o que eu precisava ler hoje, vou imprimir e colocar nas paredes do meu quarto, vou secar as lágrimas, erguer a cabeça e seguir em frente, não vou mais desistir.
    Obrigada, Gabriel.. muito obrigada mesmo..

  5. Talita

    11/02/2019 15:35em15:35

    Semearei com alegria!

  6. Milena Luna

    11/02/2019 15:39em15:39

    Semearei com alegria!

  7. MURILLO GUSTAVO KIRYU

    11/02/2019 15:41em15:41

    SEMEAREI COM ALEGRIA!!

  8. Jeane Feminino Costa

    11/02/2019 15:44em15:44

    “Semearei com alegria!”

  9. Ianca Alves

    11/02/2019 15:46em15:46

    “Semearei com alegria”

  10. Tamires Soares De Souza

    11/02/2019 15:46em15:46

    Como é que eu faço para participar, como é que eu faço a inscrição para ter acesso para saber quando vai ser as coisas?

  11. daniela scaglioni

    11/02/2019 15:50em15:50

    “Semearei com alegria!”

  12. Fabiana Maria costa Teixeira

    11/02/2019 15:53em15:53

    Com certeza quem planta colhe

  13. Lena Vieira

    11/02/2019 16:03em16:03

    Semearei com alegria!!!!

  14. JACKSON MORAIS

    11/02/2019 16:07em16:07

    Não sei porquê, mas quando vocês publicam algo no blog, chega 7 notificações. Acho meio exagerado

  15. JANAINA NEVES NOVAIS

    11/02/2019 16:11em16:11

    “Semearei com alegria!”

  16. CLEITINHO

    11/02/2019 16:22em16:22

    Semearei com alegria !!!

  17. Wesley

    11/02/2019 16:23em16:23

    Galera concurseira aqui deixo a minha saga em busca de um lugar ao sol fiz o concurso do Sesc por 2pontos não passei fiz o mpu acertei apenas 76pontos líquidos partir pra o concurso da alego tive que vender o meu celular pra um vizinho para pagar a passagem e ir fazer a prova em Goiânia mais uma vez acertei apenas 41 dos 50 pontos da prova objetiva porém sei mais uma vez que ainda não foi dessa vez pois independente da minha pontuação na redação a nota de corte dessa prova foi de aproximadamente 47,48 pontos prova muito fácil não sei como errei coisas tão simples e entretanto não me dei por vencido e já peguei no tranco de novo e estudo agora pro concurso da sedest tenho dedicado integralmente meu tempo pra conquistar uma das vagas desse. Concurso pois são 400 vagas e acho que essa é uma chance que não posso perder em hipótese nenhuma então é isso não desistam do seu lugar ao sol da sua estabilidade financeira em decorrência de uma duas três reprovações não importa o número de quedas mais sim o foco em um futuro diferente o qual o serviço público vai garantir pra mim e para os que acreditam sendo assim finalizo a minha história valeu

  18. Joao paulo

    11/02/2019 16:34em16:34

    Semearei com muita alegria!

  19. Érika D'avilla

    11/02/2019 16:35em16:35

    “Semearei com alegria”. Que texto!

  20. KARINE FERREIRA

    11/02/2019 16:36em16:36

    Semearei com alegria!

  21. MAGDA

    11/02/2019 16:39em16:39

    Semearei com alegria! Amém.

  22. Viviane

    11/02/2019 17:01em17:01

    Lindo Texto! Semearei com alegria!

  23. Rivelino barros

    11/02/2019 17:17em17:17

    “Semearei com alegria!”

  24. Karine

    11/02/2019 17:24em17:24

    “Semearei com alegria!”

  25. Edenilde da Silva Santos

    11/02/2019 18:03em18:03

    Semearei com alegria !!!

  26. Nathalia

    11/02/2019 18:45em18:45

    Semearei com alegria!!!!

  27. jadernilson

    11/02/2019 18:50em18:50

    Semearei com alegria.

  28. SANDRA

    11/02/2019 18:57em18:57

    #Semearei com alegria#

  29. Thailson Carvalho

    11/02/2019 19:09em19:09

    Semearei com alegria!

  30. Viviane

    11/02/2019 21:05em21:05

    Semearei com alegria 💪😁

  31. Alba

    11/02/2019 21:10em21:10

    Semearei com alegria!

  32. Isaac Correia

    11/02/2019 21:10em21:10

    Semearei com alegria.

  33. Graziela

    11/02/2019 21:21em21:21

    Semearei com alegria

  34. ANA PAULA

    11/02/2019 21:24em21:24

    “Semearei com alegria!” FUTURA OJAF DO TRT, COM FÉ EM DEUS!

  35. nayara gobetti pereira

    11/02/2019 21:28em21:28

    Semearei com alegria!

  36. Mayarha

    11/02/2019 21:30em21:30

    Adoro seus textos Gabriel, obrigada

  37. Naldete Azevedo Casado

    11/02/2019 21:31em21:31

    Semearei com alegria

    Naldete Azevedo Casado

  38. Cris

    11/02/2019 21:31em21:31

    Semearei com alegria!

  39. Cris

    11/02/2019 21:32em21:32

    Semearei com alegria

  40. Priscila

    11/02/2019 21:35em21:35

    Semearei com alegria

  41. Rubilan Leal

    11/02/2019 21:38em21:38

    Semearei com alegria

  42. Débora Regina

    11/02/2019 21:47em21:47

    Semearei com alegria!

  43. Valquiria

    11/02/2019 21:48em21:48

    Semearei com alegria

  44. Luciana R.de O.Gomes

    11/02/2019 21:53em21:53

    Semearei com alegria

  45. LUANA GONCALVES

    11/02/2019 21:54em21:54

    Semearei com alegria!

  46. Leandro Fernandes de Souza

    11/02/2019 21:57em21:57

    Boa noite!
    “Semearei com alegria!”

  47. Eli Cristian Paulino

    11/02/2019 21:58em21:58

    Semestre com alegria!

  48. MARCIEL JOSÉ DO NASCIMENTO

    11/02/2019 22:05em22:05

    São pensamentos como este que nos alimenta ainda mais rumo aos nossos objetivos.

  49. Liana

    11/02/2019 22:09em22:09

    Semearei com alegria!

  50. Sol

    11/02/2019 22:10em22:10

    Semearei com alegria

  51. valcirnei souza da silva

    11/02/2019 22:10em22:10

    Boa noite!

    “Semearei com alegria!”

  52. Erivelto Carvalho Machado

    11/02/2019 22:12em22:12

    “Semearei com alegria!”

  53. Andréa

    11/02/2019 22:19em22:19

    Semearei com alegria!

  54. Luiz

    11/02/2019 22:20em22:20

    Semearei com alegria.

  55. Leylane Souza Albuquerque

    11/02/2019 22:23em22:23

    “Semearei com alegria!”
    Obrigada, hoje, eu estava precisando dessa palavra.

  56. Tamara Freitas

    11/02/2019 22:26em22:26

    Semearei com alegria! Rumo a aprovação que é igual ao inverno que não tarda em se tornar primavera.

  57. Betania moraes

    11/02/2019 22:30em22:30

    Semearei com alegria

  58. Poliana

    11/02/2019 22:44em22:44

    Semearei com alergia!

  59. Margareth

    11/02/2019 22:47em22:47

    Semearei com alegria.

  60. Joana Oliveira

    11/02/2019 22:51em22:51

    “Semearei com alegria!”

  61. POLIANA BORGUEZAM DE FEEITAS

    11/02/2019 23:08em23:08

    Semearei com alegria

  62. Luana

    11/02/2019 23:11em23:11

    Semearei com alegria!

  63. Hosana Cristina da Silva Barbosa

    11/02/2019 23:16em23:16

    Semearei com alegria!

  64. Edjailton Bezerra da Silva

    11/02/2019 23:24em23:24

    Semearei com alegria!

    #pracima

  65. Jessica

    11/02/2019 23:25em23:25

    Semearei com alegria!

  66. Renan

    11/02/2019 23:32em23:32

    Semearei com alegria!

  67. FABIO

    11/02/2019 23:39em23:39

    BELO ARTIGO.

  68. Kelly

    11/02/2019 23:46em23:46

    “Semearei com alegria!”

  69. georgina

    11/02/2019 23:46em23:46

    Somarei com alegria!

  70. Serva de Deus

    11/02/2019 23:47em23:47

    Semearei com o Senhor no guiar de meus passos, estando certa de que a alegria que tanto busco ele me fará encontrar, pois assim diz em sua palavra “Pedi e vos será dado, buscai e achareis, batei e a porta vos será aberta”

  71. Célia

    11/02/2019 23:51em23:51

    Semearei com alegria

  72. Maria

    11/02/2019 23:52em23:52

    Semearei com alegria

  73. Rosana Marques

    11/02/2019 23:57em23:57

    Semearei com alegria!

  74. RENATA

    12/02/2019 00:03em00:03

    “Semearei com alegria!”

  75. Vanessa

    12/02/2019 00:23em00:23

    “Semearei com alegria”, com certeza, com muita força e fé em Deus que é quem me sustenta.

  76. Fernanda

    12/02/2019 00:26em00:26

    Semearei com alegria

  77. Taysa

    12/02/2019 00:29em00:29

    “Semearei com alegria!”

  78. Simone

    12/02/2019 00:39em00:39

    Semearei com alegria.

  79. Vitória

    12/02/2019 00:52em00:52

    Semearei com Alegria!

  80. Renato

    12/02/2019 00:57em00:57

    Semearei com alegria!!!

  81. Pedro

    12/02/2019 01:02em01:02

    Semearei com alegria.

  82. Alex Fernandes

    12/02/2019 01:16em01:16

    Semearei com alegria!

  83. Adriano

    12/02/2019 01:25em01:25

    Semearei com alegria

  84. Lucas Mouzinho de Souza

    12/02/2019 01:27em01:27

    Semearei com alegria!!!

  85. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    12/02/2019 01:27em01:27

    Semearei com alegria.Em nome de Jesus com meu esforço e permissão de Deus serei vencedor.A aprovação é certa.

  86. Silvana

    12/02/2019 04:29em04:29

    Semearei com alegria!!!!

  87. Michelle Martins

    12/02/2019 05:10em05:10

    Que texto fantástico! Veio justamente na hora em que eu mais precisava. Com certeza semearei com alegria! Obrigada, Gabriel! Deus o abençoe grandemente!

  88. Babi Estudando

    12/02/2019 07:30em07:30

    “…não importa quanto tempo leve para sua lavoura dar frutos; importa que ela os dará.” Obrigada por esse texto maravilhoso! Semearei com alegria!

  89. Ellen

    12/02/2019 07:33em07:33

    Semearei com alegria!!!!

  90. Isabel

    12/02/2019 07:41em07:41

    Semearei com alegria.

  91. Ana Cláudia Alves Giarmetoni de Souza

    12/02/2019 08:16em08:16

    “Semearei com alegria!”

  92. Vanilda

    12/02/2019 08:17em08:17

    Semearei com alegria!

  93. Sílvia

    12/02/2019 08:22em08:22

    Semearei com alegria !

  94. Manoel messias dos santos silva junior

    12/02/2019 08:24em08:24

    “Semearei com alegria!”

  95. Natany Cristina

    12/02/2019 08:31em08:31

    Semearei com alegria!

  96. Natany Cristina Zambrotti

    12/02/2019 08:32em08:32

    Semearei com alegria!

  97. Melissa

    12/02/2019 08:35em08:35

    Semearei com alegria!

  98. Rosana

    12/02/2019 08:43em08:43

    Semearei com alegria!!

  99. Isaías Francisco

    12/02/2019 08:51em08:51

    “Semearei com alegria!”!

  100. vivian

    12/02/2019 08:57em08:57

    Semearei com alegria!

  101. Jackeline Almeida

    12/02/2019 09:01em09:01

    Semearei com alegria!

  102. Andressa

    12/02/2019 09:06em09:06

    Gabriel, você é f….
    Parabéns demais, cada artigo seu me inspira mais!
    Obrigada, sua missão é nos motivar.

  103. Conceição Alves

    12/02/2019 09:09em09:09

    Semearei com alegria!

  104. Cristiana

    12/02/2019 09:10em09:10

    “Semearei com alegria!”

  105. CLEBER SILVA DA COSTA

    12/02/2019 09:19em09:19

    “Semearei com alegria”…. Excelente texto. Palavra oportuna, depois de uma reprovação difícil. Contudo, seguirei em frente, na busca de meus objetivos. Bons estudos a todos!!!

  106. Aldalice

    12/02/2019 09:20em09:20

    “Semearei com alegria!”

  107. lydonato

    12/02/2019 09:24em09:24

    “Semearei com alegria!”

  108. Francisco Carreiro

    12/02/2019 09:31em09:31

    “Semearei com alegria!”

  109. Alexandre Durães de Souza

    12/02/2019 09:50em09:50

    Excelente texto:: “Semearei com alegria!”, parabéns, precisamos de muito foco e fé. Abraços.

  110. Regina Coele

    12/02/2019 09:51em09:51

    “Semearei com alegria!”

  111. Ana

    12/02/2019 09:58em09:58

    “Semearei com alegria”

  112. Diena

    12/02/2019 10:07em10:07

    ” Semearei com alegria!”
    Que texto!

  113. Emilsis

    12/02/2019 10:07em10:07

    Excelente texto, palavras motivadoras, adorei e guardarei pra mim sempre.

  114. cristiano

    12/02/2019 10:29em10:29

    Muito bom texto. faz referência ao corpo, mente e fé. precisamos mesmo deste equilibrio. Deus acima de tudo, fé foco objetivo.

  115. Daniela

    12/02/2019 10:36em10:36

    Semearei com alegria

  116. MICHAEL ANJOS

    12/02/2019 11:59em11:59

    “Semearei com alegria!” – Falou topado demais. Muitas verdades. Show de bola Gabriel. Parabéns.

  117. Adolfo Antonio Hickmann

    12/02/2019 12:12em12:12

    “Já cansados, mas ainda perseguindo!” (Juízes 8:4)
    Obrigado pelas sábias palavras, Gabriel!
    Semearei com alegria!

  118. Sibele pais

    12/02/2019 12:24em12:24

    “Semearei com alegria”🙏

  119. Mônica

    12/02/2019 12:29em12:29

    Semearei com alegria !

  120. Irene

    12/02/2019 12:39em12:39

    Texto lindo, muito inspirador e enriquecedor!😍😚😚

  121. ANDERSON

    12/02/2019 13:09em13:09

    Semearei com alegria!

  122. Jade

    12/02/2019 13:12em13:12

    Semearei com alegria!!

  123. Ludmilla

    12/02/2019 13:32em13:32

    SEMEAREI COM ALEGRIA!!

  124. Andreia Martins alves

    12/02/2019 13:33em13:33

    Semearei com alegria

  125. Amanda

    12/02/2019 13:48em13:48

    Semearei com alegria!!

  126. Mirism

    12/02/2019 14:06em14:06

    Semearei com alegria.

    • suelen

      12/02/2019 14:18em14:18

      “Semearei com alegria” Obrigada

  127. Carol Huppers

    12/02/2019 14:10em14:10

    “Semearei com alegria!”

  128. Lívia

    12/02/2019 14:44em14:44

    Semearei com alegria!!!

  129. Viviane

    12/02/2019 14:52em14:52

    Semearei com alegria

  130. Viviane silva de Santana

    12/02/2019 14:53em14:53

    Semearei com alegria

  131. Marthinha

    12/02/2019 15:19em15:19

    Com alegria!!! Gratidão.

  132. Fernanda

    12/02/2019 17:40em17:40

    Semearei com alegria!

  133. ERICK

    12/02/2019 18:53em18:53

    “Semearei com alegria!”

  134. Renata Lucila Alves Dias

    12/02/2019 19:26em19:26

    Semearei com alegria!

  135. sergio buback

    12/02/2019 20:15em20:15

    Semearei com alegria!

  136. IREMAR RODRIGUES

    12/02/2019 22:05em22:05

    primeiro gestor que recita versículo Bíblicos para encorajar seus leitores. É assim que se faz, Deus disse a Josué não te mando eu ? esforça-te e tende bom animo! não te desanime nem se apavore pois o senhor, o seu Deus estará com você onde quer que andares. Josué 1:9. Parabéns, estarei lendo suas sujestoes.

  137. KERLEY BEZERRA DA COSTA

    13/02/2019 07:31em07:31

    Semearei com alegria!

  138. Cristhine

    13/02/2019 12:21em12:21

    Semearei com alegria!

  139. Adelina Moreira

    13/02/2019 12:24em12:24

    Bella Mensagem!!!

  140. Lorena

    13/02/2019 12:59em12:59

    Semearei com alegria com certeza!

  141. Maria domingas

    13/02/2019 15:18em15:18

    Semearei com alegria.

  142. Polliana

    13/02/2019 16:41em16:41

    Semearei com alegria! 💪🏼

  143. Vanessa

    13/02/2019 19:22em19:22

    Semearei com alegria! 🙏🏼

  144. Mykely

    13/02/2019 21:01em21:01

    Semearei com alegria

  145. Gustavo

    13/02/2019 21:16em21:16

    Semearei com alegria!

  146. Aline Aparecida Soares Bica

    13/02/2019 22:17em22:17

    Semearei com alegria. Obrigado por estas mensagens encorajadoras.Deus abençõe suas ações e de sua equipe do Gran Cursos Online.

  147. Carliane

    14/02/2019 00:10em00:10

    Semearei com Alegria 🙏👊

  148. Carla Pinho

    14/02/2019 11:49em11:49

    Artigo muito inspirador e revelador: Realmente não há recompensa e alegria sem trabalho árduo, esforço e lágrimas nos olhos. Toda conquista envolve um pouco de sofrimento, e disso temos que estar cientes e conscientes.
    Parabéns, Gabriel Granjeiro, pelo belíssimo artigo!

  149. Esaú

    14/02/2019 12:42em12:42

    Semearei com alegria!!

  150. Adriana

    14/02/2019 14:21em14:21

    Semearei com alegria
    Sábias palavras,amei o texto, muito obrigada.

  151. Antonio

    14/02/2019 15:25em15:25

    Semearei com alegria!

  152. Neide Nunes

    14/02/2019 18:16em18:16

    Boa Tarde, Gabriel!! Me chamo, Neide e adorei seu texto. Precisava disso para me animar, pois, ando desanimada. Tenho pilhas de apostilas e como estou muito tempo sem estudar, estou com dificuldades para iniciar. Estou um pouco com a idade avançada, 45 anos, que fiz agora em Janeiro. ÀS vezes, penso, que não é mais tempo para mmim. Acho que concurso aceita, senão me engano, até faixa dos 60. Pode confirmar! Então, como estou desempregada e canso desses empregos de salário mínimo, que mal da para mim. Gostaria de ingressar logo num concurso para ficar mais tranquila, até porque tenho 2 filhos que dependem de mim. Gostaria que eles se orgulhasssem de mim e pudesse dar uma vida mais confortável para eles e para mim também. Afinal, também mereço! Estou com tempo disponível para estudar. Beijos!!!! O que me aconcelha!

  153. Elizabeth

    15/02/2019 11:34em11:34

    Semearei com alegria

  154. matheus silva

    15/02/2019 16:03em16:03

    Semearei com alegria !

  155. Concurseiros Motivados

    15/02/2019 17:51em17:51

    Semearei com alegria!

  156. Juliana

    16/02/2019 11:51em11:51

    Semearei com alegria!!!

  157. Rosilane Messias Santos

    16/02/2019 21:34em21:34

    Semearei com ALEGRIA!!!

  158. SONIA LENI MOREIRA DOS SANTOS

    17/02/2019 16:42em16:42

    “Semearei com ALEGRIA!”

  159. Leandro

    17/02/2019 18:09em18:09

    Semearei com alegria!

  160. Sarah

    18/02/2019 16:26em16:26

    “Semearei com alegria!”

  161. Cristiane chichocki

    19/02/2019 06:53em06:53

    SEMEAREI COM ALEGRIA

  162. Geislaine

    20/02/2019 15:52em15:52

    Semearei com alegria!

  163. Karla Danyelle Cunha Lustosa

    25/02/2019 20:40em20:40

    Semearei com alegria !

  164. Caroline

    26/02/2019 09:19em09:19

    “Semearei com alegria!”

  165. agda

    26/02/2019 10:02em10:02

    semearei com alegria.

  166. Eliane de S C Pereira

    26/02/2019 15:10em15:10

    “Semearei com alegria!”

  167. Hidevaldo santos

    27/02/2019 20:16em20:16

    A dureza da preparação é temporária, mas o cargo é permanente. Sábias palavras meu mestre! Que Deus o abençoe. SEMEAREI COM ALEGRIA!

  168. Elislane

    28/02/2019 06:52em06:52

    Semearei com alegria!

  169. Natalina

    05/03/2019 19:42em19:42

    “Semearei com alegria!”

  170. Michelle

    18/03/2019 23:21em23:21

    Eita. Parece até que você escreveu esse artigo pra mim 😅. Obg Gabriel. SEMEAREI COM ALEGRIA!

  171. Kevin

    26/03/2019 08:43em08:43

    semearei com alegria !

  172. Leandro

    30/03/2019 09:24em09:24

    Samiarei com alegria

  173. Manoela Alles

    01/07/2019 21:33em21:33

    Semearei com alegria!! 🙂 🙂

  174. Marilene Gomes Resplande

    12/09/2019 12:00em12:00

    “Semearei com alegria”!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo