Pare de sofrer à toa!

Pare de sofrer à toa“Viver sem sofrimento é impossível. O sofrimento nos constrói ou nos destrói.” – Augusto Cury

É isso mesmo que você leu: é impossível viver sem sofrer. Eventualmente, todos padeceremos de algum tipo de sofrimento, seja físico ou psíquico, seja de ordem moral ou de ordem ética. O sofrimento é de lei – da implacável lei da natureza – e se instala bem ali, no intervalo entre dois períodos de felicidade. Talvez ele seja inevitável porque nos humaniza, ou talvez por ser o melhor remédio para acordar o espírito; não tenho certeza. Sei apenas que, embora seja normal sofrer de vez em quando, as pessoas sofrem muito mais do que deveriam. Saber sofrer, meus caros, é saber amadurecer! É essa conversa que teremos hoje.

O que é, exatamente, sofrer? É experimentar uma dor provocada por um incômodo qualquer. Essa dor pode ser física, como a que irradia de um ferimento, a que é sintoma de uma doença… Pode ser psíquica, como a que nos aflige após a perda de um ente querido, o fim de um casamento… Pode, ainda, ser se ordem moral, como a de um desempregado ou a de uma pessoa que sofre sucessivos insucessos. Sobretudo o sofrimento afetivo, de natureza psíquica ou moral, está diretamente relacionado a uma expectativa, de um lado, e à frustração, de outro.

O sofrimento é um fenômeno amplo e complexo demais para ser facilmente curado ou minimizado (link). Contudo, embora não seja nada fácil lidar com dores físicas ou da alma, se há uma certeza, é a de que o medo de sofrer é pior do que o sofrimento propriamente dito, ainda que a dor nos pegue de surpresa e seja muito intensa. Quanto mais audaciosos forem nossos planos, quanto mais incríveis forem nossas ideias, quanto maiores forem nossos sonhos e nossas expectativas, mais sofrimento podemos experimentar, sobretudo se não estivermos prontos e maduros o suficiente para ajustar o radar, a bússola, as expectativas.

“…embora não seja nada fácil lidar com dores físicas ou da alma, se há uma certeza, é a de que o medo de sofrer é pior do que o sofrimento propriamente dito, ainda que a dor nos pegue de surpresa e seja muito intensa”

A chave para sofrermos menos, caro amigo, é prever o sofrimento em nossa vida. É incluí-lo em todos os nossos planos e em cada processo no qual estaremos envolvidos, de preferência no início de um novo projeto. Trate a possibilidade de sofrer como algo concreto e real, que você verá como será mais fácil lidar com as frustrações e, por conseguinte, evitar sofrimento desnecessário.

Vamos entender melhor – e na prática – essa história de parar de sofrer? Pense em um concurseiro que, depois de ter estudado por apenas 12 meses, reprova no primeiro certame de ampla concorrência que enfrenta. Ele sofre. Sofre muito. Começa a achar que não tem sorte e que tudo é muito difícil para ele. Cogita desistir, largar os estudos, deixar a preparação pra lá. Ora, se ele tivesse aceitado desde o início de sua preparação que o prazo médio para um candidato a uma vaga no serviço público ser aprovado é de 2 a 3 anos; se ele tivesse essa clareza, não sofreria tanto assim ao encarar a primeira reprovação. Lidaria melhor com a dura realidade e se conformaria com o fato de que passar antes desse tempo de estudo é exceção à regra.

Agora veja outro exemplo, mais concreto e simples de entender, que ensina como podemos parar de sofrer ou, pelo menos, como podemos controlar a intensidade do sofrimento em algumas situações e, quem sabe, em qualquer uma. Imagine que um amigo seu contraiu gripe e, por efeito da doença, está com dor, febre, cansaço e indisposição. Imagine, em resumo, que ele está sofrendo, fisicamente. O primeiro passo para ele ficar bem é aceitar sua condição. Só depois de aceitar que está doente, ele compreenderá que precisa mesmo tomar os remédios receitados pelo médico. Se optar por aguardar o organismo reagir e eliminar o vírus, sabe que vai amargar no mínimo sete dias para se sentir melhor. Nada muda essa realidade. É preciso aceitação para pararmos de sofrer à toa. Cedo ou tarde todos nós teremos problemas para enfrentar e resolver. Ninguém está livre deles (link).

“É preciso aceitação para pararmos de sofrer à toa. Cedo ou tarde todos nós teremos problemas para enfrentar e resolver. Ninguém está livre deles”

Em outras palavras, precisamos ter clareza acerca da vida e das coisas se quisermos evitar sofrimento desnecessário. É essa clareza que nos leva a aceitar melhor e sem resistência aquilo que é e sempre será de um jeito que talvez não nos agrade nem um pouco. Não estamos falando de resignação, de baixarmos a cabeça e simplesmente nos conformarmos com o destino. Estamos apenas constatando que problemas sempre existirão e obstáculos sempre surgirão em nosso caminho. Temos é de alimentar a certeza de que os enfrentaremos, sabendo perfeitamente o que precisamos fazer. Trata-se de carregar sempre consigo a esperança, do verbo “esperançar”. Trata-se de sempre agir para fazer diferente e vencer o que quer que seja.

Um adolescente que sofre demais quando leva o fora de uma garota muito especial, um trabalhador que se entrega à depressão após ser desligado de um cargo importante na empresa, uma pessoa que se revolta ao receber um não como resposta para um pedido que talvez fosse, de fato, absurdo, todos agem como crianças ao pensar que o mundo gira ao redor deles e que as suas vontades e os seus desejos devem ser sempre satisfeitos. A realidade não é essa, e é preciso aceitar que haverá frustrações no caminho de todos nós. Sem clareza dessa realidade, sem o amadurecimento necessário para lidar com ela, continuaremos a sofrer desnecessariamente.

“…é preciso aceitar que haverá frustrações no caminho de todos nós. Sem clareza dessa realidade, sem o amadurecimento necessário para lidar com ela, continuaremos a sofrer desnecessariamente”

O filósofo Aristóteles já dizia que “o sábio busca a ausência do sofrimento, e não o prazer”. O poeta Mário Quintana, por sua vez, ensinava que “a felicidade bestializa e só o sofrimento humaniza as pessoas”. Na mesma linha, pregava Gandhi: “É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre o homem à compreensão interior”. Sim, estou convencido de que sempre haverá espaço para a dor e de que uma vez ou outra se abrirão em mim feridas aparentemente incuráveis. Mas estou tranquilo porque sei que muitas dessas feridas evoluirão para cicatrizes, mera lembrança do sofrimento que vivenciei, e de que muito desse sentimento de tristeza será suplantado por novos momentos de alegria e prazer.

O que importa é seguir em frente, concurseiro. Ainda que você esteja padecendo de algum tipo de sofrimento, mantenha-se firme em direção à posse no cargo público que escolheu.

Aceite aquilo que já é e não pode ser mudado.

Se nossa conversa de hoje fez a diferença para você, registre nos comentários: “Vou parar de sofrer à toa!”. Faça isso, e vamos em frente!

“Os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” – 2 Coríntios 4:17

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
126 Comentários

126 Comentários

  1. Adriana

    14/01/2019 21:46em21:46

    Maravilhoso o artigo…

  2. Izabela

    14/01/2019 21:51em21:51

    Vou parar de sofrer à toa!

  3. Ozeiasvazoliveira

    14/01/2019 21:53em21:53

    Vou parar de sofrer a toa!

  4. Rivelino barros

    14/01/2019 21:54em21:54

    Vou parar de sofrer a toa

  5. Alessandra

    14/01/2019 21:55em21:55

    Palavras sábias e revigorantes! Que Deus continue lhe inspirando 😉

  6. Gessica de Oliveira Lopes

    14/01/2019 21:58em21:58

    Vou parar de sofrer a toa

  7. Claudiane Duarte

    14/01/2019 22:00em22:00

    Vou parar de sofrer à toa!

  8. Luiz

    14/01/2019 22:05em22:05

    Parabéns Gabriel, seus artigos semanais, ajudam a amenizar sofrimentos alheios!!!

  9. João Faria

    14/01/2019 22:08em22:08

    Adoreimuito estava precisando dessa motivação obrigado.

  10. TARCISO PINTO PEREIRA

    14/01/2019 22:08em22:08

    Boa noite,
    gostei muito, do artigo, parece que as vezes, dizem as palavras do jeito que agente, falo por mim, está passando, ou seja, encaixa perfeitamente no dia a dia das pessoas. Muito obrigado pelos comentários relevante, vai ajudar muitos.

  11. Cleidiana

    14/01/2019 22:08em22:08

    “Vou parar de sofrer à toa.”

  12. Vanessa

    14/01/2019 22:09em22:09

    Nossa, acho que vc escreveu pra mim hj. Estou desse jeito, sofrendo sem necessidade, mas q me afeta de uma forma absurda.

  13. suelen valkiria da silva

    14/01/2019 22:17em22:17

    excelente artigo. Gabriel sempre nos motivando

  14. Wesley

    14/01/2019 22:17em22:17

    Consoante preleção cantada do amistoso e embreagado Zeca pagodinho,”deixa vida me levar vida leva eu” dessa forma, estou eu no meu mundo particular em busca do maior número possível de conhecimento abstrato da constituição federal,desbravando seus artigos e tentando fixar o conteúdo não entendido por muitos amigos concurseiro porem vou no ritmo do pagode só que em outros refrões do tipo cofifomoob,Pati entre outros .e dentro do meu quarto já me sinto como a um cientista maluco os cabelos bagunçados e livros espalhados por todos os espaços que antes estava ocupado pelo vazio do meu entendimento entretanto a cede pelas letras do conhecimento fez com que o vazio fosse preenchido pelas constelações constitucional.

  15. Cristina

    14/01/2019 22:18em22:18

    Boa noite, equipe top Gran cursos!!
    Preciso muito parar de sofrer e de procrastinar!!!
    Nunca prestei nenhum concurso, mas agora estou abrindo-nos olhos para essa área, só tenho ensino médio e estou mais perdida que cego em tiroteio, rsrs help!!

  16. Flávio Cebalho de Oliveira

    14/01/2019 22:18em22:18

    eu surdo falar quando dia

  17. Suelem

    14/01/2019 22:19em22:19

    Que texto lindo…
    Útil nao apenas aos concurseiros mas para levar pra vida!
    Meus parabéns.

  18. Junior

    14/01/2019 22:19em22:19

    Vou parar de sofrer à toa!

  19. Wesley

    14/01/2019 22:19em22:19

    Consoante preleção cantada do amistoso e embreagado Zeca pagodinho,”deixa vida me levar vida leva eu” dessa forma, estou eu no meu mundo particular em busca do maior número possível de conhecimento abstrato da constituição federal,desbravando seus artigos e tentando fixar o conteúdo não entendido por muitos amigos concurseiro porem vou no ritmo do pagode só que em outros refrões do tipo cofifomoob,Pati entre outros .e dentro do meu quarto já me sinto como a um cientista maluco os cabelos bagunçados e livros espalhados por todos os espaços que antes estava ocupado pelo vazio do meu entendimento entretanto a cede pelas letras do conhecimento fez com que o vazio fosse preenchido pelas constelações constitucionais.

  20. Vanusa de Jesus Mota

    14/01/2019 22:33em22:33

    Vou parar de sofrer à toa!

  21. Claudia

    14/01/2019 22:35em22:35

    Excelente texto, me fez refletir em todo a trajeto que caminhei até o presente momento.

  22. Carlos

    14/01/2019 22:41em22:41

    “ vou parar de sofrer à toa”. Obrigado pelo artigo Gabriel, foi muito legal é importante para mim…

  23. Ana Carolina Maeda

    14/01/2019 22:57em22:57

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  24. Graciela

    14/01/2019 22:58em22:58

    Vou parar de sofrer à toa!!

  25. Mateus

    14/01/2019 23:09em23:09

    Vou parar de sofrer à toa!

  26. Mateus

    14/01/2019 23:16em23:16

    Vou parar de sofrer a toa

  27. Vou parar de sofrer à toa.
    🙏

  28. Maria Olanda Pinto

    14/01/2019 23:55em23:55

    Vou parar de sofrer à toa, mt bom

    esse artigo, muitas vezes reclamamos por motivos bobos, por não ter maturidade o suficiente para lidar com as dificuldade da vida.

  29. Taciana Garcia

    14/01/2019 23:58em23:58

    Vou parar de sofrer à toa! Excelente artigo

  30. Raimundo Marcio

    15/01/2019 00:04em00:04

    muito bom o texto. E o final fechou com chave de ouro. 2 corintios 4,17. parabens.

  31. Priscylla

    15/01/2019 00:07em00:07

    Vou parar de sofrer à toa!

  32. Gizelle

    15/01/2019 00:18em00:18

    Vou parar de sofrer à toa.

  33. Isleide Cristina

    15/01/2019 00:20em00:20

    “Vou parar de sofrer à toa.”

  34. Renato Araújo

    15/01/2019 00:35em00:35

    Obrigado pelo texto!
    Sou talvez apenas mais um em que deve se encontrar exatamente nesse contexto. Veio em um momento muito propicio, muito obrigado meu amigo!!!

    “Vou parar de sofrer a toa”

  35. Mirley Nery Olar

    15/01/2019 01:31em01:31

    Vou parar de sofrer à toa!

  36. Elyson

    15/01/2019 01:36em01:36

    O texto foi ótimo e muito bem escrito. Claramente existia inspiração e clareza em cada palavra dita, que nos motiva a seguir em frente sem sofrer.

  37. Sissa

    15/01/2019 03:16em03:16

    Vou parar de sofrer à toa!

  38. Luiz Jovane Ribeiro

    15/01/2019 06:13em06:13

    “Vou parar de sofrer a toa.”

  39. ERICK ANDRE SOUSA DE BRITO

    15/01/2019 06:51em06:51

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  40. Pâmela

    15/01/2019 07:18em07:18

    Vou parar de sofrer à toa!

  41. Isaac Correia

    15/01/2019 07:39em07:39

    Vou parar de sofrer á toa.

  42. Joaquim Dias do Nascimento Junior

    15/01/2019 07:47em07:47

    Sofrer dizem que é opcional, parece que não. Felicidade esta é a perseguida sempre. Porém não podemos ter tudo ao mesmo tempo. Dizem os grandes filósofos que o sofrimento humaniza, faz sentido, somos pretensiosos, o ser humano acredita que é o ápice da criação e que domina o mundo. Realmente ele criou formas de vida confortáveis, mas não suplantou o perigo e nem controla as reações da natureza. Sofrer sim, na medida certa, porém não mais que isso. Felicidade também na dose certa, tudo de mais faz mal.

  43. GUSTAVO DE SOUZA NUNES

    15/01/2019 08:13em08:13

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  44. Julianne Brito Barroso

    15/01/2019 08:27em08:27

    Muito bom, Gabriel. Obrigada pelo texto. Vou parar de sofrer à toa!

  45. ROSÂNGELA LIMA DA SILVA

    15/01/2019 08:39em08:39

    nossa como as mensagem que eu recebo no meus imail são abençoadas esse tema sofrimento e algo inprencidivel de não acontecer no fim do ano perdi um irmão amigo em um acidente trágico ele estava voltando do trabalho quando um carro perdeu o controle e colidiu com sua moto. A vida continuar e preciso entender que não e fácil mais esse tema e algo que nos ajudar a si superar e amadurecer para novas paginas de um livro chamado vida

  46. Nildete Barbosa

    15/01/2019 08:50em08:50

    Vou parar de sofrer à toa!
    Simplesmente adoro suas escritas. Você é inspirador!!!
    Obrigada.

  47. CLEITINHO

    15/01/2019 09:31em09:31

    VOU PARAR DE SOFRER À TOA !!!

  48. Gabriel Xavier

    15/01/2019 09:40em09:40

    #vouparar de sofrer atoa

  49. Leonel

    15/01/2019 09:46em09:46

    Vou parar de sofrer a toa!!!!

  50. Felicidade

    15/01/2019 09:46em09:46

    Vou parar de sofrer à toa!

  51. Katia Caparica

    15/01/2019 09:55em09:55

    Mais uma vez sua mensagem milagrosamente chegou no tempo certo… inacreditável… muito obrigada por ser mais uma vez usado por Deus!

  52. Valéria dos Santos Rodrigues

    15/01/2019 10:01em10:01

    “Vou parar de sofrer à toa!”
    Obrigada por suas palavras e inspiração.
    A vida só é completa se vivermos cada instante na exata medida do aprendizado.

  53. Gardênia Gadelha

    15/01/2019 10:10em10:10

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  54. FERNANDA BARBOSA DOS SANTOS

    15/01/2019 10:16em10:16

    Vou parar de sofrer à toa

  55. SUILA SIMONY

    15/01/2019 10:17em10:17

    VOU PARAR DE SOFRER À TOA!

  56. patricia nascimento

    15/01/2019 10:26em10:26

    Vou parar de sofrer à toa!

  57. aldenor moreira de sousa

    15/01/2019 10:32em10:32

    Sou formado em Recursos Humanos pele Faculdade de Fortaleza reconhecida pela Universidade Paulista.Fui Agente Comunitário de Saúde de Fortaleza.Há mais de cinco anos estou tentando passar em um concurso.Acredito sem medir esforços eu vou conseguir.Obrigado Gabriel por mim motivar,desistir nunca.

  58. Rafaela LD

    15/01/2019 10:47em10:47

    Vou parar de sofrer à toa!!!!

  59. Fernanda

    15/01/2019 10:51em10:51

    Vou parar de sofrer à toa!

  60. Lucas Pereira

    15/01/2019 10:53em10:53

    “Vou parar de sofrer à toa!”

    Muito obrigado pela reflexão…Vou seguir sempre em frente.

    Abraço, Gabriel.

  61. Laurieth Faro

    15/01/2019 11:11em11:11

    Vou parar de sofrer à toa!

  62. Nathanielly

    15/01/2019 11:21em11:21

    Vou parar de sofrer à toa!

  63. matheus silva

    15/01/2019 11:33em11:33

    Vou parar de sofrer à toa.

  64. Emersa

    15/01/2019 11:55em11:55

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  65. Camila

    15/01/2019 12:23em12:23

    Aceitar o que já é ok! Mas sei que posso mudar o que trás desconforto, a aceitação é importante, mas não significa estagnação.
    Muitas coisas podem ser mudadas ou ao menos melhoradas,o sofrimento nos ensina isso!

    Excelente texto Gabriel 🙂

  66. MARCELINA MARCIA DA SILVA CARDOSO

    15/01/2019 12:24em12:24

    “Vou parar de sofrer à toa!”
    Obrigada gente.

  67. silvia.nete.ribeiro39@gmail.com

    15/01/2019 12:32em12:32

    Boa tarde.
    muito bom o artigo. Eu estou disposta a parar de sofrer tanto.
    obrigada

  68. RENATA CAVALIERI VARANDAS

    15/01/2019 12:37em12:37

    Vou parar de sofrer à toa!

    AGRADEÇO AS MENSAGENS AQUI PUBLICADAS, REFLETEM UMA DELICADEZA COM A CONDIÇÃO HUMANA E PECULIAR DE CADA UM.
    CADA TEXTO É ÚNICO E SAGRADO. SAGRADO POR CONTER TANTAS PALAVRAS DE INCENTIVO E CONFORTO. SÃO COMO ORAÇÕES QUE ACALMAM.
    PARA MIM SEMPRE OPORTUNAS.

    OBRIGADA.

  69. Natália Oliveira

    15/01/2019 12:42em12:42

    Ótimo artigo, serviu para me motivar muito mais !!!

  70. Rosangela Nascimento Barros

    15/01/2019 12:51em12:51

    vou para de sofrer à toa.

  71. Joana Oliveira

    15/01/2019 12:56em12:56

    Vou parar de sofrer à toa!

  72. Rodrigo

    15/01/2019 13:22em13:22

    O melhor e mais lúcido texto dentre os que escreveu. Obrigado.

  73. Vanilson

    15/01/2019 13:35em13:35

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  74. Ana Lu

    15/01/2019 13:35em13:35

    Vou parar de sofrer à toa!

  75. Jamille Andreia

    15/01/2019 13:35em13:35

    Realmente o sofrimento nos ensina a amadurecer e aprender que o mundo não gira ao nosso redor e que cada um vive problemas diferentes!

  76. Jamille Andreia

    15/01/2019 13:46em13:46

    Realmente o sofrimento nos ensina a amadurecer e aprender que o mundo não gira ao nosso redor e que vivemos problemas diferentes!

  77. Honezinda

    15/01/2019 13:54em13:54

    Vou parar de sofre à toa 😉

  78. Jamille Andreia

    15/01/2019 14:10em14:10

    Realmente o sofrimento nos ensina a amadurecer e aprender que
    o mundo não gira ao nosso redor e que vivemos realidades
    e problemas diferentes!

  79. Cláudia

    15/01/2019 14:57em14:57

    Boa tarde!! Estou precisando de ânimo e fé, desistir nas fases de classificação, e agora tá difícil voltar!!

  80. Jamille Andreia

    15/01/2019 15:10em15:10

    Realmente o sofrimento nos faz amadurecer e ensina que
    o mundo não gira ao nosso redor e que vivemos
    realidades e problemas diferentes!

  81. Tamara Côrtes

    15/01/2019 15:21em15:21

    Vou parar de sofrer à toa! ♥

  82. Guilherme Rios Guercio

    15/01/2019 15:23em15:23

    Gabriel,
    Costumo dizer que o sofrimento é um prolongamento da dor e portanto conclui-se que a dor é inevitável sentir, mas o sofrimento é opcional quanto à sua duração.
    Parabéns pelo texto.
    Sucesso.
    Abraços.

  83. Karla

    15/01/2019 15:32em15:32

    Vou parar de sofrer à toa!

  84. Tatiana

    15/01/2019 16:07em16:07

    Vou parar de sofrer à toa!

  85. Eduardo

    15/01/2019 16:18em16:18

    e quem é concurseiro (eu) que está sendo reprovado há 11 anos, depois de ter utilizado vários métodos, cursinhos presenciais, cursos online e só amargou o fracasso de não ter sido aprovado em nenhuma prova? é difícil não sofrer e mais difícil é ter expectativa do futuro….

  86. Cláudio

    15/01/2019 16:34em16:34

    “O que não me mata, me fortalece.” (Nietzsche)

  87. Lucas

    15/01/2019 18:03em18:03

    Vou parar de sofrer à toa!

  88. natalia

    15/01/2019 18:38em18:38

    Vou parar de sofrer à toa
    estava precisando ler essa mensagem, estudo para concurso há 2 anos, e estou com crises de ansiedade tomando medicações.

  89. Ana

    15/01/2019 19:01em19:01

    Perfeito !! muito bom !!

  90. valdir olimpio

    15/01/2019 19:22em19:22

    Muito bom gostei kkkkkkkkk

  91. Juliana

    15/01/2019 19:45em19:45

    “Vou parar de sofrer a toa.”

  92. Luzia Mendes

    15/01/2019 19:50em19:50

    É o sofrimento na verdade é uma experiencia não muito boa mas se estamos frágeis em nos passar por isso, que nos remete a se sentir inferior, acredito que é no sofrimento que devemos encontrar forças para nos erguer, falo por experiencia própria, fiz de um grande sofrimento uma decisão de minha vida, onde então estou até hoje lutando para me estabelecer e acreditando num novo mundo,o afinal o sofrimento também nos faz ver um mundo melhor.
    Com DEUS no meu coração e na minha vida e sempre de alimento com as palavras, me fazendo ser forte para superar suportar e resistir diante de tantas circunstancias vividas.
    Essa mensagem está sendo mas um dos alimentos para superar esses obstáculos que a vida nos oferece, então deixo aqui um recado: Que é no sofrimento que encontramos forças para vencer.
    Aqui vou na continuação de meus estudos para ser uma concursada,esse é um dos meus sonhos, acredito que de todos que luta por uma estabilidade de vida melhor.
    Então Vamos a Luta!
    Felicidades à todos(as), um grande abraço.

  93. José

    15/01/2019 20:01em20:01

    Muito bom, me ajudou a refletir.

  94. Rosilda

    15/01/2019 20:18em20:18

    Pretendo me matricular no curso apartir de 15 /02 ,curso direito e tenho que organizar as financas ,sei que é um excelente curso e tem muitas aprovações de colegas de curso ,abraço a toda equipe

  95. ANA CAROLINE DE SOUSA SILVA

    15/01/2019 20:18em20:18

    Vou parar de sofrer à toa 🙏

  96. Renato Rivella da Costa

    15/01/2019 20:45em20:45

    Comento muito sobre sofrimento com minha esposa. A começar pelo fato de sofrermos sem antes sabermos o que Deus no reserva, isso já é sofrer à toa. Por fim, o sofrimento nos ensina a ser mais compreensivo diminuindo assim nossa arrogância. Tem um trecho do apóstolo Paulo aos Romanos que transcrevo abaixo:

    “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” – Rm.5:3-4.

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  97. Renato Rivella da Costa

    15/01/2019 20:47em20:47

    A começar pelo fato de sofrermos sem antes sabermos o que Deus no reserva, isso já é sofrer à toa. Por fim, o sofrimento nos ensina a ser mais compreensivo diminuindo assim nossa arrogância. Tem um trecho do apóstolo Paulo aos Romanos que transcrevo abaixo:

    “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” – Rm.5:3-4.

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  98. Renato Nunes Pires

    15/01/2019 20:50em20:50

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  99. Sonia Maria Dias do Nascimento

    15/01/2019 23:20em23:20

    Vou parar de sofrer à toa!

  100. DHEIMISON SILVA

    15/01/2019 23:37em23:37

    Vou parar de sofrer à toa!

  101. LEANDRO DE OLIVEIRA DANTAS

    15/01/2019 23:39em23:39

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  102. Thiago

    16/01/2019 00:15em00:15

    Vou parar de sofrer à toa!

  103. Kelly M

    16/01/2019 05:52em05:52

    Vou parar de sofrer a toa!

  104. Mônica Costa

    16/01/2019 07:47em07:47

    Adorei essa matéria: “Parei de sofrer à toa”. Tem tudo haver comigo. Como eu sofro antecipadamente pelas coisas. Se as coisas não saem do jeito que eu planejo fico logo irritada, sou perfeccionista e luto pra que tudo dê certo sempre. Aos poucos estou aprendendo sempre haverá coisas fora do meu controle, fora da minha alçada de resolver. Mas quando me lembro que Deus está no controle de todas as coisas eu posso descansar.🙏🏼

  105. Esaú Feitosa

    16/01/2019 08:15em08:15

    Vou parar de sofrer à toa!

  106. Jacqueline de Assunção Soares

    16/01/2019 12:08em12:08

    Vou parar de sofrer à toa!
    Muito obrigada, Gabriel, por esta mensagem impactante. Ela mexeu cá aqui dentro e está produzindo mudanças. Grata por esta oportunidade.

  107. Paula Vieira

    16/01/2019 17:11em17:11

    Vou parar de sofrer à toa!

  108. Emily

    16/01/2019 22:14em22:14

    Acho interessante os seus textos, sempre leio. Você faz com que mais do que futuros servidores, sejamos também pessoas melhores, que refletem sobre a vida e as dificuldades…Obrigada!

  109. Neilton

    17/01/2019 09:57em09:57

    Texto ótimo para iniciar um 2019 mais tranquilo e sereno. Que todos nós possamos aprender a lidar com a ansiedade e o sofrimento precoce! “Vou parar de sofrer à toa!”

  110. Vanessa

    17/01/2019 17:25em17:25

    Vou parar de sofrer à toa! Ou melhor, JÁ PAREI!!!

  111. Raquel Rodrigues

    17/01/2019 21:47em21:47

    Dicas maravilhosas irei coloca-las em prática hoje mesmo; terei uma vida regrada para atingir os meus objetivos. Obrigada Gran cursos

  112. Leonardo

    17/01/2019 22:21em22:21

    Um tapa na nossa cara, mas necessário. Bela reflexão, parabéns. Vou parar de sofrer à toa!

  113. Daniele

    18/01/2019 00:23em00:23

    Vou parar de sofrer à toa.

  114. Annelyne França

    18/01/2019 13:53em13:53

    “Vou parar de sofrer à toa!”

  115. Bianca

    20/01/2019 20:21em20:21

    Vou parar de sofrer à toa!

  116. Juliane Aretuze de Souza

    20/01/2019 20:25em20:25

    “Vou parar de sofrer à toa!”.

  117. Cristiane De Sousa Rosa

    20/01/2019 21:33em21:33

    Vou parar de sofrer à toa!

  118. Angelo Suita

    21/01/2019 07:19em07:19

    Vou parar de sofrer à toa!!!

  119. Robson Rubens

    21/01/2019 18:42em18:42

    Ó Senhor Jesus me ajude!vou parar de sofrer à toa!

  120. Luanna Batista Azevedo

    21/01/2019 20:58em20:58

    Vou parar de sofrer à toa!!!
    Esperançar, será meu novo verbo aplicada diariamente, a esperança e fé sempre estarão comigo e mesmo diante do medo de sofrer conseguirei enfrentar os empecilhos e conquistarei minha vitória este ano de 2019 que é : Aprovação no concurso público.

  121. Antônio Augusto de Souza Pinto

    22/01/2019 06:04em06:04

    Muito obrigado por suas palavras… Deus o abençoe e o ilumine cada vez mais.

  122. luciano ferreira da silva

    23/01/2019 16:09em16:09

    Sábias palavras…

  123. Keila Mello

    30/01/2019 14:17em14:17

    Vou parar de sofrer à toa.

  124. Aloisio

    20/02/2019 12:47em12:47

    Vou parar de sofrer à toa!

  125. Kevin

    16/03/2019 12:16em12:16

    Vou parar de sofrer á toa!!

  126. FERNANDA

    28/03/2019 09:59em09:59

    Vou parar de sofrer à toa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo