Construa o SEU moinho de vento!

“Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” – Jim Rohn (1930-2009), empreendedor e escritor considerado o maior nome na área do desenvolvimento pessoal

Nossa conversa de hoje será inspirada no filme a que assisti na Netflix no último fim de semana. Indicado pela seguidora @coutinhorapha no Instagram, o filme baseia-se em uma história real de superação. Nas entrelinhas, ele defende que a necessidade é a mãe das invenções? Sim. Fala sobre como a força de vontade nos capacita a fazer o impensável? Sim, também. Em outras palavras, num primeiro momento pode até parecer que o filme é apenas mais do mesmo, outra daquelas obras feitas para motivar as pessoas em sua luta diária em busca de sucesso e felicidade.

“O filme “O menino que descobriu o vento” vai além. A história que ele conta é quase uma alegoria do poder que o estudo e a leitura exercem na vida de uma pessoa.”

Mas não é só isso. O filme “O menino que descobriu o vento” vai além. A história que ele conta é quase uma alegoria do poder que o estudo e a leitura exercem na vida de uma pessoa. Verdadeira metáfora da educação como instrumento de transformação de uma sociedade inteira, o roteiro nos leva a refletir sobre nossas próprias atitudes. Entre outras lições que ele ensina, está a de que qualquer pessoa disposta a lutar pode efetivamente vencer adversidades se tiver interesse genuíno pelos estudos.

“O menino que descobriu o vento” conta a trajetória do garoto William Kamkwamba, nascido em Malauí, país africano com um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos do mundo. Não bastasse a extrema pobreza de seu povo, a região onde William cresceu ainda passou por uma grave seca no ano 2000, quando o menino tinha apenas 12 anos de idade. A fome que então assolou as vilas foi tão terrível que mais de 10 mil pessoas pereceram.

Como você pode imaginar, a vida nunca foi fácil para a família Kamkwamba, que sobreviveu a essa tragédia, em particular, à base de raízes e cascas de banana desenterradas. É claro que, num contexto como esse, em que faltava tudo, nosso personagem foi obrigado a abandonar a escola, pois os pais não tinham os 80 dólares necessários para pagar a taxa anual do colégio.

Percebe como tudo parecia conspirar para que William e a família sucumbissem à miséria de vez? Tudo indicava que a vida deles seria mesmo de fome e desespero. Isso só não aconteceu porque o menino, que era curioso, afável e muito bem-criado pelos pais, logo deu um jeito de não descontinuar os estudos. Pediu para frequentar a biblioteca do colégio, que ficava a 2 quilômetros de casa. O espaço abrigava poucos livros, amontoados em três estantes, todos frutos de doações. Dois deles, de Física, continham várias figuras e ilustrações em meio a lições sobre dínamos, magnetismo, condutores. William, ávido por conhecimento, os devorou e, conectando com muita sabedoria os pontos da matéria, percebeu que ali estavam as instruções para a construção de algo que salvaria sua comunidade da fome.

“Foi assim, dominando o vento e usando sua força para bombear água para irrigar a plantação, gerar eletricidade e até carregar gratuitamente os celulares de toda a vizinhança, que o menino salvou inúmeras vidas, inclusive a dele próprio.”

Sabendo o que tinha de fazer, o menino começou a reunir tudo de que precisava. Pegou algumas peças no ferro-velho e as juntou com uma bateria de carro encontrada na beira da estrada, uma bicicleta quebrada e galhos de eucalipto para construir um moinho. Foi assim, dominando o vento e usando sua força para bombear água para irrigar a plantação, gerar eletricidade e até carregar gratuitamente os celulares de toda a vizinhança, que o menino salvou inúmeras vidas, inclusive a dele próprio. Tudo isso sem nenhuma ajuda do governo; apenas com a convicção de que, se alguém já fora capaz de construir uma máquina como aquela, ele também seria.

Hoje, William é famoso. Em suas palestras e entrevistas mundo afora, relata como foi difícil vencer a resistência e a incredulidade das pessoas na época em que estava tentando pôr em prática seu plano. Enquanto carregava o “lixo” do ferro-velho, ouvia os gracejos dos vizinhos. Diziam que ele estava louco, “fumando muita maconha ou envolvido com magia negra”. Determinado, o menino percebia as insinuações, mas não se deixava atingir.

“Se os outros dizem que você está louco por insistir na realização de um sonho, significa que você está no caminho certo.”

É por essas e outras que repito, amigo leitor: se os outros dizem que você está louco por insistir na realização de um sonho, significa que você está no caminho certo. Não se sinta desencorajado por esses comentários, que, na maioria das vezes, vêm de pessoas despeitadas, invejosas. Está em Eclesiastes 11:4: “Quem fica observando o vento não plantará e quem fica olhando para as nuvens não colherá”.  Henry Ford também nos ensinou algo semelhante: “Quando tudo estiver parecendo ir contra você, lembre que o avião decola contra o vento, e não com a ajuda dele”.

“A realidade confirma: quem não pega vento contra não sobe. Vale para o avião. Vale para o ser humano.  Só amadurece, só prospera, só vence quem aprendeu a enfrentar ventanias e tempestades.”

A realidade confirma: quem não pega vento contra não sobe. Vale para o avião. Vale para o ser humano.  Só amadurece, só prospera, só vence quem aprendeu a enfrentar ventanias e tempestades. Quem aprendeu a dominar o vento. Alguns navegam com barcos a vela e ficam totalmente reféns da direção do deslocamento do ar para determinar o rumo da viagem. Outros navegam com uma lancha motorizada que pode levá-los para onde querem e na velocidade que desejam. Pense nisso.

A história de Kamkwamba é inspiradora sob diversos pontos de vista, não é mesmo? Ela nos instiga a refletir: por que a nossa nação, mesmo dispondo de tantos recursos minerais, mesmo dona de um solo tão rico, mesmo povoada por gente imensamente produtiva e criativa, permanece tão atrasada? Como essas pessoas, apesar de todas as suas qualidades, se mantêm tão dependentes da ajuda do governo? Por que não abandonamos as fórmulas mais batidas e as receitas pensadas exclusivamente pelos outros e passamos a criar nossas próprias soluções, a construir nossos próprios moinhos de vento que nos encham de orgulho?

“Construa seu próprio moinho de vento, concurseiro. Elabore você mesmo a solução para o seu problema, ainda que inicialmente ela esteja longe de ser a ideal. Embora imperfeita, sua ideia pode abrir caminho para outras melhores.”

Construa seu próprio moinho de vento, concurseiro. Elabore você mesmo a solução para o seu problema, ainda que inicialmente ela esteja longe de ser a ideal. Embora imperfeita, sua ideia pode abrir caminho para outras melhores. Se Kamkwamba conseguiu, você também consegue. A verdade é que todo mundo, por meio da educação e com dedicação aos estudos, pode mudar de vida. Naturalmente, cada um percorrerá caminho diferente, mas é possível chegar ao mesmo destino.

Se concorda com esta mensagem, registre nos comentários: “Vou dominar o vento!”

“O acaso favorece a mente preparada” – Louis Pasteur (1822-1895), cientista francês

O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele.” – Henry David Thoreau, filósofo

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
133 Comentários

133 Comentários

  1. Rivelino barros

    18/03/2019 21:02em21:02

    “Vou dominar o vento”.

  2. Rubens

    18/03/2019 21:07em21:07

    Vou dominar o vento

  3. Rozimare Alves da Macena

    18/03/2019 21:11em21:11

    Vou dominar o vento

  4. Fernando Marciano de Almeida

    18/03/2019 21:15em21:15

    “Vou dominar o vento!” tinha ouvido falar desse filme, fiquei com mais vontade de vê-lo, como não tenho Netflix, vou combinar de assistir com meus amigos, para que eles também fiquem motivados a fazer algo que aparentemente não é possível!

  5. Hugo R.

    18/03/2019 21:19em21:19

    Vou dominar o vento!

  6. Fabiana Oliveira Santana

    18/03/2019 21:24em21:24

    Eu vou domiinar o vento, eu posso vencer, em Deus somos mais que vencedores em Cristo Jesus🙏🙏🙏

  7. Reginaldo gemaque

    18/03/2019 21:24em21:24

    É Gabriel, foi lendo esses seus textos motivacionais, notoriamente bem articulados e persuasivos, que aprendi a admirá-lo. Seus pensamentos me encorajaram a comprar o meu sonho na sua empresa_o Gran Cursos Online. Até então pensando que tinha feito o melhor investimento da minha vida, puro engano. . . Comprei gato por lebre. Você vende uma expectativa e entrega uma decepção.

  8. Ahilla

    18/03/2019 21:26em21:26

    Boa noite, interessante também assisti este filme no final de semana, excelente artigo, traduz perfeitamente a mensagem que o filme pretende passar… ” Vou dominar o vento”.

  9. Elaine

    18/03/2019 21:26em21:26

    Vou dominar o vento! Obrigada pelos artigos me ajudam muito!

  10. Alayanne Araújo

    18/03/2019 21:27em21:27

    Que texto lindo e inspirador! muito obrigada por compartilhar palavras encorajadoras .

  11. Gleice Queli

    18/03/2019 21:27em21:27

    Boa noite, vou dominar o vento!

  12. Orlando Soares Taborda

    18/03/2019 21:31em21:31

    Os materiais postados são de ótima qualidade e de grande valia em vários sentidos,entre eles: motivacional. É tudo que os concurseiros precisam. Por essa razão parabéns e obrigado.

  13. zelia regina

    18/03/2019 21:36em21:36

    Vou dominar o Vento!!!!!
    Obrigada pela dica do filme e pela motivação do seu texto.

  14. Sonia

    18/03/2019 21:42em21:42

    Boa noite! Obrigada pelo incentivo. “VOU DOMINAR O VENTO”

  15. Jeane

    18/03/2019 21:50em21:50

    “Vou dominar o vento!”

  16. Jeane Costa

    18/03/2019 21:51em21:51

    “Vou dominar o vento!” Gratidão

  17. Guderiam Stadler

    18/03/2019 21:53em21:53

    Assisti o filme, muito bom. Também gostei muito da frase de Henry Ford. Parabéns pelo artigo! “Vou dominar o vento!”

  18. Kely

    18/03/2019 21:56em21:56

    Comcerteza vou criar meu próprio moinho obrigada

  19. Marcela

    18/03/2019 22:30em22:30

    Vou dominar o vento! 🙂
    Como gosto de ler os artigos do Gabriel. É muito inspirador! Obrigada por compartilhar.

  20. Maria da guia Pereira Soares

    18/03/2019 22:34em22:34

    Eu assistir esse filme é perfeito.
    Estou na luta para construir meu proprio moinho, como diz minha mãe: Eu que tenho que levar o vento e não ele me levar.

  21. Joel Rosales San

    18/03/2019 22:36em22:36

    Valeu Gabriel…Deus te abençoe.

  22. Daniel Ferreira

    18/03/2019 22:36em22:36

    Parabéns, pelo artigo,Excelente.
    “Vou dominar o vento!

  23. VANESSA

    18/03/2019 22:39em22:39

    Assisti o filme no carnaval, muito inspirador, muito real!!!
    excelente artigo, obrigada.

  24. Karine

    18/03/2019 22:41em22:41

    Vou dominar o vento , gostei Muito Parabéns que Deus Possa te Abençoar grandemente.

  25. Neusa

    18/03/2019 22:49em22:49

    Excelente Artigo! Fiquei emocionada!

  26. Elienai Freitas

    18/03/2019 22:56em22:56

    “Vou dominar o vento!”
    Muito bom! Parabens!

  27. Elaine Aparecida dos Santos

    18/03/2019 23:00em23:00

    Boa noite! Vou dominar o vento! Com trabalho, motivação e fé em Deus! Vou assistir esse filme! Muito obrigada! Que Deus o conduza e abençoe sempre, e à sua família!

  28. Maico

    18/03/2019 23:05em23:05

    Vou dominar o vento! Parabéns pelo artigo.

  29. Solange Alcântara de Araújo

    18/03/2019 23:12em23:12

    Boa noite@

    Quero aprender a me dominar e achar o lado oposto do vento. Sonho em passar em um concurso.
    Acho que sempre fui hiperativa e por isso, tenho dificuldade em me concentrar e dificuldade em ser uma pessoa disciplinada com os estudos. Desejo muito superar esses dois problema que me impedem de alcançar meu maior objetivo, ser aprovada em um concurso.

    Att.
    Solange Araújo

  30. Iraneide

    18/03/2019 23:18em23:18

    Interessante!! Gostei do artigo.

  31. Michelle

    18/03/2019 23:22em23:22

    VOU DOMINAR O VENTO 👊

  32. marcita

    18/03/2019 23:27em23:27

    Lindo! Vou dominar o vento! Gratidão !

  33. Daniele Silveira

    18/03/2019 23:28em23:28

    Vou dominar o vento.

  34. Isa

    18/03/2019 23:29em23:29

    Muito motivador e verdadeiro o texto! Trás muita reflexão! Parabéns, Gabriel!
    “Vou dominar o vento!” com toda certeza!

  35. Daniele Silveira

    18/03/2019 23:29em23:29

    Vou dominar o vento!

  36. Kelle Sousa

    18/03/2019 23:31em23:31

    Eu vou dominar o vento!!!

  37. Ferdinanda

    18/03/2019 23:48em23:48

    Vou dominar o vento! Já estudo para concursos a alguns anos, nunca viu desistir até conseguir alcançar meu objetivo.

  38. José Daniel

    19/03/2019 00:04em00:04

    “Vou dominar o vento!”

  39. Celia

    19/03/2019 00:09em00:09

    Vou dominar o vento!

  40. ROSILENE

    19/03/2019 00:18em00:18

    VOU DOMINAR O VENTO!!

  41. Aguinaldo R Ferreira

    19/03/2019 01:17em01:17

    Obrigado Gabriel por trazer esse texto maravilhoso pra gente. Vou dominar o vento!!

  42. RICARDO SOARES DA SILVA

    19/03/2019 01:38em01:38

    Vou dominar o vento!

  43. Rita Prado

    19/03/2019 05:20em05:20

    SÓ fazer a diferença. Maravilhoso!

  44. Eliane de S C Pereira

    19/03/2019 05:49em05:49

    Vou dominar o vento

  45. Diogo dos Anjos

    19/03/2019 06:17em06:17

    Obrigado Gabriel texto encorajador,vou dominar o vento,e ótima sugestão de filme.

  46. Ana Luíza Bernardo Cirilo

    19/03/2019 06:33em06:33

    “Vou dominar o vento!”

  47. Maria Lima

    19/03/2019 06:40em06:40

    Vou dominar o vento!

  48. Margareth

    19/03/2019 07:03em07:03

    Vou dominar o vento!

  49. Aucileide

    19/03/2019 07:09em07:09

    Vou dominar o vento

  50. Mércia Beatriz Gomes dos Santos Pereira

    19/03/2019 07:16em07:16

    “Vou dominar o vento!”

  51. GUSTAVO DE SOUZA NUNES

    19/03/2019 07:46em07:46

    “Vou dominar o vento!”

  52. NATHÁLIA BARBOSA

    19/03/2019 08:03em08:03

    “Vou dominar o vento!”

  53. Verônica

    19/03/2019 08:05em08:05

    “Vou dominar o vento!”

  54. josiane

    19/03/2019 08:41em08:41

    “Vou dominar o vento!”

  55. Luzia

    19/03/2019 08:57em08:57

    ” Vou dominar o vento!”

    • Leonardo Bentes

      19/03/2019 09:38em09:38

      “Vou dominar o vento”

      Domingo,17 também assisti a esse filme. A comparação com o concurseiro é inevitável.

    • IRAN

      19/03/2019 09:50em09:50

      QUE OTIMA MATERIA INSPIRADORA E MOTIVADORA PARA O CONCURSEIRO.OBRIGADO GABRIEL

  56. everaldo de quadros

    19/03/2019 09:37em09:37

    “VOU DOMINAR O VENTO”

  57. Karline

    19/03/2019 09:47em09:47

    Eu “Vou dominar o vento”!!!!

  58. GLEICE CÂNDIDA

    19/03/2019 09:47em09:47

    VOU DOMINAR O VENTO.

    VOU DOMINAR A PROVA DO INSS E VOU SER APROVADA.RSS

  59. Alex Nunes

    19/03/2019 10:21em10:21

    Vou dominar o vento

  60. DIANA SILVA

    19/03/2019 10:22em10:22

    vou dominar o vento.

  61. Lusineide

    19/03/2019 10:32em10:32

    Vou dominar o vento

  62. Heloisa

    19/03/2019 10:33em10:33

    Bom dia Gabriel, que legal também assisti esse filme no final de semana, fiquei feliz pelo garoto e triste comigo, pois ainda não consegui atingir meu objetivo.

    VOU DOMINAR O VENTO!

    E como disse a Gleice Candida, “VOU DOMINAR O INSS!!
    AMÉM

  63. Cássia

    19/03/2019 10:35em10:35

    Eu “vou dominar o vento”

  64. Quezia

    19/03/2019 10:35em10:35

    “Vou dominar o vento.”

  65. IANISE

    19/03/2019 10:49em10:49

    “VOU DOMINAR O VENTO”

  66. Eredil

    19/03/2019 12:25em12:25

    “Vou dominar o vento”

  67. Talita

    19/03/2019 13:03em13:03

    Vou dominar o vento.

  68. Olivia

    19/03/2019 13:09em13:09

    “Vou dominar o vento!”

  69. Reinaldo

    19/03/2019 13:25em13:25

    “VOU DOMINAR O VENTO”

  70. Marcos Carneiro

    19/03/2019 13:35em13:35

    Eu preciso aprender a “Dominar o Vento!”

  71. Silvana Brun

    19/03/2019 14:17em14:17

    Parabéns pela artigo. Vamos buscar

    Não consigo visualizar formulário para receber concursos área de saúde

    obrigada

  72. Meiri

    19/03/2019 14:28em14:28

    Estou aprendendo a dominar o vento!

  73. Francisca Alves

    19/03/2019 14:54em14:54

    Eu vou dominar o vento e não vai demorar pois eu sou imparável, com a ajuda de Deus!

  74. Tiago

    19/03/2019 15:36em15:36

    Vou dominar o vento!

  75. Lucas Mouzinho de Souza

    19/03/2019 15:43em15:43

    Vou dominar o vento!!!

  76. ADRIANA COSTA DE ARAUJO

    19/03/2019 15:47em15:47

    “Vou dominar o vento!”

    • Viviane Pinheiro

      19/03/2019 20:01em20:01

      Vou dominar o vento 🙏⚘

  77. Fabiana Barbosa de Andrade

    19/03/2019 15:58em15:58

    Vou do dominar o vento!!

  78. Filipe Ferraz

    19/03/2019 16:16em16:16

    “Vou dominar o vento!”
    Ele estará dominado no próximo concurso do TJ-SP para Escrevente \o/

  79. Junior

    19/03/2019 18:11em18:11

    “Vou dominar o vento!”

  80. Samia

    19/03/2019 18:29em18:29

    Vou dominar o vento.

  81. matheus silva

    19/03/2019 20:12em20:12

    vou dominar o vento

  82. Adriana Gomes

    19/03/2019 20:19em20:19

    VOU DOMINAR O VENTO!!!

  83. Edineide

    19/03/2019 21:26em21:26

    Vou dominar o vento.

  84. Gustavo

    20/03/2019 00:17em00:17

    Vou dominar o vento.

  85. Isaac Correia

    20/03/2019 04:20em04:20

    “Vou dominar o vento”.

  86. LISSANDRA DOS SANTOS CARVALHO

    20/03/2019 05:58em05:58

    #VOUDOMINAROVENTO

  87. DIRCIANE HENRIQUES MACEDO

    20/03/2019 07:28em07:28

    “Vou dominar o vento!”

  88. Caroline

    20/03/2019 07:49em07:49

    “Vou dominar o vento!”

  89. Helem Cristina

    20/03/2019 08:12em08:12

    Vou dominar o vento!

  90. Diúlia

    20/03/2019 08:42em08:42

    “Vou dominar o vento!”

  91. Rosemary

    20/03/2019 09:48em09:48

    vou dominar o vento!

  92. Lucilda oliveira

    20/03/2019 10:12em10:12

    Vou dominar o vento!

  93. FABIO DOS SANTOS COELHO

    20/03/2019 10:20em10:20

    Vou dominar o vento

  94. Arlisson Pereira

    20/03/2019 12:31em12:31

    Vou dominar o vento

  95. Paula Vieira

    20/03/2019 13:06em13:06

    Vou dominar o vento!

  96. Conceição

    20/03/2019 13:28em13:28

    Vou construir meu moinho e direcionar na posição favorável pra chegar aos meus objetivos.

  97. marluce da silva rocha

    20/03/2019 14:04em14:04

    Vou dominar o vento

  98. Elisa Miranda

    20/03/2019 14:07em14:07

    Vou dominar o vento!

  99. Stvan

    20/03/2019 14:52em14:52

    Vou dominar o vento!

  100. Guttemberg Balbino Silva

    20/03/2019 23:01em23:01

    Vou dominar o vento

  101. Maria Bernadete Nunes Oliveira

    21/03/2019 00:40em00:40

    Vou dominar o vento!

  102. Maria Bernadete Nunes Oliveira

    21/03/2019 00:54em00:54

    “Vou dominar o vento!”
    E digo mais, o Gran Cursos será o meu dínamo (força), o gerador de informação e conhecimento que alimentará o meu cérebro, realizando o sonho da aprovação num concurso, transformando, finalmente, a minha vida!

    #VouDominarOVento

  103. Maria Bernadete Nunes Oliveira

    21/03/2019 00:56em00:56

    “Vou dominar o vento!”
    E digo mais, o Gran Cursos será o meu dínamo (força), o gerador de informação e conhecimento que alimentará o meu cérebro, realizando o sonho da aprovação num concurso, e transformando, finalmente, a minha vida!

    #VouDominarOVento

  104. Giselle

    21/03/2019 07:05em07:05

    Vou dominar o vento!

  105. RÚBIA MARA DE OLIVEIRA SILVA

    21/03/2019 11:45em11:45

    Vou dominar o vento

  106. maria do carmo dantas de farias

    21/03/2019 12:56em12:56

    Amei o filme assisti e chorei muito

  107. Marcela

    21/03/2019 15:58em15:58

    Vou dominar o vento!

  108. Keilla

    21/03/2019 17:47em17:47

    Vou dominar o vento!

  109. Uálace Delano Amaral

    21/03/2019 20:31em20:31

    “Vou dominar o vento!”

  110. Viviana

    22/03/2019 02:26em02:26

    “Vou dominar o vento”

  111. Thayana

    22/03/2019 07:16em07:16

    “Vou dominar o vento”

  112. Jessivan costa

    22/03/2019 11:01em11:01

    Vou dominar o vento

  113. Diana Rocha Santos

    22/03/2019 14:36em14:36

    Vou dominar o vento.

  114. Vando lopes

    23/03/2019 01:55em01:55

    Vpu dominar o vento

  115. Vando lopes

    23/03/2019 01:56em01:56

    Vou dominar o vento

  116. Eliane

    24/03/2019 08:41em08:41

    Vou dominar o vento.

  117. Glaucia

    24/03/2019 08:46em08:46

    Vou dominar o vento!

  118. Tânia Maria

    25/03/2019 15:48em15:48

    “Vou dominar o vento”.

  119. Hosana Oliveira

    25/03/2019 17:58em17:58

    Vou dominar o vento

  120. CLEITINHO

    26/03/2019 11:22em11:22

    Vou dominar o vento!

  121. suely

    27/03/2019 09:40em09:40

    Vou dominar o vento!

  122. Ligia

    28/03/2019 10:44em10:44

    “Vou dominar o vento”!

  123. Priscila

    29/03/2019 14:01em14:01

    “Vou dominar o vento” !!!!

  124. Leticia

    30/03/2019 15:11em15:11

    Vou dominar o vento!

  125. MARCOS CARVALHO

    31/03/2019 01:17em01:17

    Vou dominar o vento!

  126. ISABELE

    31/03/2019 22:59em22:59

    Vou dominar o vento!

    • celsa maria socorro dos santos marques

      01/04/2019 20:52em20:52

      É a pura verdade este texto, temos que dominar o vento, texto bastante enriquecedor, para juntos podermos refletir realmente o que é importante para nós, sem deixarmos de incutir com pensamentos de derrotas!

  127. celsa maria socorro dos santos marques

    01/04/2019 20:52em20:52

    É a pura verdade este texto, temos que dominar o vento, texto bastante enriquecedor, para juntos podermos refletir realmente o que é importante para nós, sem deixarmos de incutir com pensamentos de derrotas!

  128. Maria Fernanda Abreu carneiro

    18/06/2019 14:11em14:11

    “Vou dominar o vento “
    Que artigo inspirador, lindo. Muito obrigada

  129. maria aparecida saturnino da silva

    23/11/2019 13:05em13:05

    maravilhoso…..moinhos de vento…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo