A vida, o mundo, NINGUÉM lhe DEVE NADA!

“Um grande peso foi tirado dos meus ombros quando descobri que ninguém me deve nada.” – Harry Browne (1933-2006), escritor, político e consultor americano

Conheci há alguns anos o empreendedor Gary Vaynerchuck e, recentemente, o Dr. Italo Marsilli,  ambos grandes figuras públicas que repetem muito o mote “Ninguém lhe deve nada!” Inspirado por essa temática acendida em mim por eles, em especial o Dr. Italo nas últimas semanas, busquei insumos para escrever um artigo sobre isso. Nos últimos dias, tive acesso a um belo texto do escritor Harry Browne. Na verdade, era uma carta de um pai que, às vésperas do Natal, ainda não sabia o que comprar de presente para a filha, embora conhecesse perfeitamente os gostos e preferências da criança. Esse pai resolveu, então, escrever uma carta que ensinasse uma grande lição para a menina, uma lição capaz de fazer a filha se lembrar dele durante toda a vida e, em especial, em todo Natal. O texto me tocou tanto, que acho mesmo que os ensinamentos nele contidos merecem ser compartilhados com você, concurseiro e meu fiel leitor. É o que farei hoje, apesar de ainda estar assimilando as palavras de Browne. O fato é que elas me transformaram profundamente, e as mudanças foram para melhor.

“Não devemos cobrar da vida algo que ela não nos deve.”

A lição que Harry Browne ensina à filha é bem simples: não devemos cobrar da vida algo que ela não nos deve. A vida não tem piedade, não castiga nem premia ninguém e é imprevisível. É como uma professora durona, daquelas que nunca se cansam de nos ensinar o que realmente temos de aprender para conquistar alguma felicidade, alguma paz de espírito, algum conforto. É como o restaurante que põe na nossa conta apenas as escolhas – acertadas ou não – que nós, seus clientes, fizemos. Não adianta esbravejarmos nem darmos uma de injustiçados, de sofridos, de perseguidos. Enfim, não adianta sermos estúpidos. Temos, sim, é de ser melhores a cada dia exclusivamente por nós mesmos. Afinal, ninguém nos deve nada.

“A vida retribui o bem na mesma proporção que o recebe, mas a luta tem de ser diária e incansável. É preciso merecer cada conquista. Quando você entender isso, novas portas se abrirão, seja no plano profissional, seja na esfera pessoal.”

Não há segredo, concurseiro: a vida retribui o bem na mesma proporção que o recebe, mas a luta tem de ser diária e incansável. É preciso merecer cada conquista. Quando você entender isso, novas portas se abrirão, seja no plano profissional, seja na esfera pessoal. Você colherá os frutos do seu esforço e alcançará a tão sonhada aprovação. Fará novos amigos e, quem sabe, conhecerá até um novo amor… Mas atenção! Quando tudo isso acontecer, não relaxe. Como eu disse, a luta tem de ser diária e incansável, mesmo quando o sucesso já for um fato. Caso contrário, você pode pôr tudo a perder. Afinal, a vida não nos deve nada.

“Precisamos admitir que tudo que sofremos ontem ou sofreremos amanhã tem uma razão e faz parte do nosso crescimento. Afinal, o Universo não nos deve nada.”

Sentir-se injustiçado é o primeiro passo para se tornar refém da derrota. O princípio básico para o sucesso – nos negócios, na carreira, nos concursos, no amor, em tudo! – é o comprometimento. Quanto maior o nosso protagonismo em realizar um desejo, maior a nossa conquista. A responsabilidade carregada nos ombros é sempre proporcional ao que almejamos, meu amigo, minha amiga. Por isso é tão importante aceitar o fato de que, na busca por algo muito especial, teremos de passar por muita solidão, enfrentar inúmeros desafios e nos reinventar o tempo todo para eliminar defeitos que podem nem mesmo estar em nosso radar hoje. Precisamos admitir que tudo que sofremos ontem ou sofreremos amanhã tem uma razão e faz parte do nosso crescimento. Afinal, o Universo não nos deve nada.

Browne ensina à filha – e quero muito que você, caro leitor, também aprenda – que, se as pessoas nos tratam bem, com carinho, amor e atenção, isso se deve a algo especial que há em nós. Elas agem assim porque de alguma forma conquistamos a admiração e o respeito delas e as fazemos se sentir bem ao nosso lado. Elas gostam da nossa companhia talvez porque nossa simples presença lhes renove a energia e o nosso sorriso desperte nelas tudo que há de melhor. O fato é que nós, e apenas nós, somos responsáveis por nutrir esses sentimentos nelas. Afinal, elas não nos devem nada.

Por isso, preocupe-se com o que você pode fazer para despertar nas pessoas ao seu redor bons sentimentos e boas impressões a seu respeito. Tenha em mente que ninguém tem obrigação de amar você, ninguém tem obrigação de ser seu amigo, ninguém tem de ser bom para você, ninguém é responsável pela felicidade que você busca. Lembre-se, por outro lado, que você, sim, deve muito a muita gente. Deve aos seus pais nada menos que a vida. Talvez tenha uma dívida enorme para com seus avós, se eles cuidaram de você quando ainda pequeno, por exemplo. Deve aos seus irmãos o aprendizado mútuo. Deve ao melhor amigo da infância a descoberta de valores que só um amigo pode ensinar.

“Em outras palavras, você deve muito a muitos, mas não pense que alguém lhe deva algo.”

Em outras palavras, você deve muito a muitos, mas não pense que alguém lhe deva algo. Apenas tente ser uma pessoa boa, que naturalmente os outros vão querer estar por perto. Você vai descobrir que nem é preciso agradar a todos – o que, sejamos francos, é impossível. Na prática, basta se aproximar das pessoas certas, aquelas que lhe permitem entrar em seu mundo e se esforçam em fazer o que você também acha que precisa ser feito. Seja pragmático: em sua jornada pessoal, não é todo o mundo que poderá participar com você da caminhada, mas apenas quem tem os mesmos anseios que você e pode ajudá-lo a crescer e alcançar seus objetivos, mesmo sem lhe dever nada.

Sabendo disso, prometa para si mesmo que você tomará as rédeas de sua vida e nunca aceitará os planos que outra pessoa tenha delineado para você. Reflita um pouco sobre qual é o futuro que você quer para si e, uma vez batido o martelo sobre isso, não aceite nada menos que o idealizado. Com esse projeto muito bem definido em sua mente, estude e trabalhe, mas não por se sentir obrigado, e sim porque é importante para você.

“Apenas nós temos o poder de mudar o que não nos satisfaz.”

Uma das maiores verdades que a vida vai nos ensinando – já que ela não nos deve nada – é que as pessoas não são contra ou a favor de ninguém. Elas são, sim, a favor de si mesmas. É claro que sucesso, fama e status podem corromper, minando a humildade de algumas e as tornando arrogantes, esnobes e maledicentes. Precisamos ter cuidado para não nos tornarmos mais uma delas. Mas o fato é que todos nós lutamos por um lugar no pódio. Você e eu apenas seguimos a vida e batalhamos dia após dia, e não há nada de errado nisso! Então por que deveríamos nos preocupar com o que os outros pensam de nós ou falam a nosso respeito? Apenas nós temos o poder de mudar o que não nos satisfaz.

As palavras de Browne, concurseiro, são duras. “Tudo o que você quer da vida tem um preço. Você precisará pagar um preço se quiser melhorar as coisas, precisará pagar um preço para deixar as coisas como estão. A vida não lhe deve nada. Ninguém vive por você”, diz ele. Fale a verdade: dá um aperto enorme no coração descobrir uma verdade como essa, não é mesmo? Apesar disso, nada pode afastar o sentimento de gratidão que uma pessoa pode e deve sentir por outra. Então, sinta-se orgulhoso pelo amor, pelo respeito e por todas as suas conquistas, mas sempre com a consciência de que, se descuidar, pode facilmente perder tudo. Nunca se esqueça de que nada é seu por direito e tudo deve ser conquistado.

Em resumo, meu amigo, minha amiga, entender que ninguém lhe deve nada lhe poupará inúmeros dissabores e frustrações e evitará desperdício de energia e derramamento de lágrimas. Nossa passagem pela terra é efêmera, e sairemos daqui da mesma forma que entramos: de mãos vazias. Em nossa breve passagem, temos o potencial de conquistar tudo fazendo a nossa parte, e pode acreditar: fica muito mais fácil quando compreendemos que ninguém nos deve nada.

Se concorda com esta mensagem, registre nos comentários: “Ninguém me deve nada!”

“Somente pessoas livres têm um incentivo para serem virtuosas. Somente pessoas que sofrem as consequências de seus próprios atos se preocupam com essas consequências e tentam aprender com seus erros.” – Harry Browne

Referência:

BROWNE, Harry. A gift for my daughter. Disponível em: <https://www.harrybrowne.org/articles/GiftDaughter.htm>. Acesso em: 23 fev. 2019.

Palestras e postagens do Dr. Italo Marsilli.

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
140 Comentários

140 Comentários

  1. Monica Gonçalves

    25/02/2019 20:40em20:40

    Verdade. Ninguém nos deve nada

  2. Rivelino barros

    25/02/2019 20:42em20:42

    “ninguem me deve nada!”

  3. Maria da Conceicão

    25/02/2019 20:50em20:50

    A vida não me deve nada.

  4. Maria da Conceicão

    25/02/2019 20:52em20:52

    Ninguém me deve nada.

  5. Aurilene

    25/02/2019 20:53em20:53

    “Ninguém me deve nada”
    Boa reflexão.

  6. Cecilia

    25/02/2019 20:58em20:58

    Ninguém me deve nada!!!!

  7. Livia Carrara

    25/02/2019 21:00em21:00

    Muito bonito o seu texto, Gabriel.
    Realmente, a vida não nos deve nada!

  8. DAIANE MARTINES CARDOSO AMORIM

    25/02/2019 21:15em21:15

    #ninguém me deve nada!

  9. Claudinei

    25/02/2019 21:22em21:22

    Realmente “Ninguém me deve nada”!

  10. Luciana

    25/02/2019 21:28em21:28

    Ninguém me deve nada!

  11. Deolinda

    25/02/2019 21:29em21:29

    Lindo texto.
    Realmente ninguém me deve nada.

  12. Jucilene mauricia dos santos

    25/02/2019 21:34em21:34

    Com certeza a vida não deve nada para ninguém, é duro más é a pura verdade. Muito obrigado pela dica vou fazer uma reflexão, sobre tudo.

  13. Rubem

    25/02/2019 21:47em21:47

    Muito bem, foi elaborado com bastante sabedoria como que se a vida realmente não mim deve nada !!!

  14. Iran

    25/02/2019 21:58em21:58

    Que ótimo texto, Gabriel.Parabéns pelos excelentes incentivos a todos nos concurseiros

  15. Ana Paula

    25/02/2019 22:11em22:11

    “Ninguém me deve nada!” Parabéns, pelo texto e incentivo de sempre, Gabriel!👏🏻👏🏻👏🏻

  16. Marcia

    25/02/2019 22:12em22:12

    Perfeito o texto! “Ninguém me deve nada!”

    • Ana Catarina

      25/02/2019 23:00em23:00

      Ninguém me deve nada!!!

  17. Rogélia Nery

    25/02/2019 23:03em23:03

    Pura verdade! viver praticando o bem sem esperar do outro.

  18. Misleine

    25/02/2019 23:14em23:14

    Você não me deve nada. Mas, eu realmente te devo muito por estes textos. Não sei se dará para retribuir. Por ora, aceite o meu muitíssimo obrigada.

    • Andressa

      26/02/2019 05:32em05:32

      Se vc deve muito a esses textos imagina quando conhecer o @italomarsili! Inclusive essa frase “ninguém te deve nada” é usada sistematicamente por ele.

  19. Claudia Regina

    25/02/2019 23:17em23:17

    Pura verdade!!!Ninguém me deve Nada!!!!

  20. Rogerio

    25/02/2019 23:18em23:18

    Ninguém me deve nada

  21. FABIO CUNHA E CRUZ LEAO

    25/02/2019 23:24em23:24

    “Ninguém me deve nada!”

  22. Cynara Daianne De Carvalho Lima

    25/02/2019 23:37em23:37

    Ninguém me deve nada!!! Eu que me devo e muito.. Melhorar, melhorar e vencer. Avante!! Rumo a aprovação.

  23. Sheila Da Rosa

    25/02/2019 23:38em23:38

    Ninguém me deve nada!!!

  24. Keila

    25/02/2019 23:42em23:42

    “Ninguém me deve nada”

    Gratidão pelas duras e sábias palavras😍🤗

  25. Valcilene do nascimento Martins

    26/02/2019 00:23em00:23

    “Ninguém me deve nada”
    #grata
    Eu posso eu quero eu consigo😘

  26. Mara

    26/02/2019 00:27em00:27

    Seu texto é lindo, mas ele não pode ser tomado como verdade absoluta. Muitas vezes fazemos tudo certo, entregamos o melhor, mas o contexto puxa o nosso tapete com o objetivo deliberado de nos destruir. Veja por exemplo o caso dos auditores fiscais da Receita Federal que fazendo o trabalho para o qual são pagos, resolveram investigar o Dr. Gilmar Mendes e agora estão sendo perseguidos. Esse fato por si só já derruba a tese que você aborda nessa reflexão.

    Creio que o melhor frase de efeito para os tempos que vivemos é “manda quem pode, obedece quem tem juízo, pois no fundo quem não manda, não é livre”. Ainda mais no Brasil e no âmago da Administração Pública Brasileira que é um Leviatã, recheado de caciques com vícios pouquíssimos auspiciosos. isso implica em não entregar o melhor, a ser conivente com a falta de probidade, a cerrar os olhos para a corrupção, tudo em nome da proteção das conquistas, muitas vezes forjadas com a combinação de sangue e suor.

  27. iris

    26/02/2019 01:34em01:34

    Ninguém me deve nada!

  28. Denilson

    26/02/2019 02:52em02:52

    Ninguém te deve nada veio a tona com o Doc. Ítalo Marsili aqui no Brasil, essa frase nem é tão autoral assim, mesmo que tão importante, mas sem dúvida e ao Mirster que devemos gratidão até vc que redigiu o texto deve ter conhecido por ele, sei que o segue no insta.
    #menosharrybrownemaisitalomarsili

  29. Andrei rios d silva

    26/02/2019 04:17em04:17

    Obrigada por suas palavras. São muito sábias. Que deus continuo te inspirando com que espírito . Força e fé.

  30. Andrei rios d silva

    26/02/2019 04:18em04:18

    Deus .

  31. Thais

    26/02/2019 05:42em05:42

    Ninguém me deve nada!

    E eu devo a muitos. Primeiramente a Deus que me proporciona viver cada momento sob a sua proteção, e ao lado das pessoas que mais amo nesse mundo.
    Vamos iniciar mais um dia com o Espírito de Sabedoria de Deus, para que possamos ter foco e entendimento nos conteúdos estudados. #Deus #Sabedoria #Foco #GranCursos #Ninguemmedevenada

  32. Neta

    26/02/2019 07:59em07:59

    Ninguém me deve nada!

  33. Caroline

    26/02/2019 08:16em08:16

    “Ninguém me deve nada!”

  34. Sara

    26/02/2019 08:24em08:24

    Ninguém me deve nada!

    • gedielson

      26/02/2019 08:55em08:55

      Ninguém me deve nada

  35. Elisangela Godoy

    26/02/2019 09:04em09:04

    Linda, pura e dolorosa mensagem, que nos faz refletir sobre nosso existência, o que queremos, o que somos e o que seremos, o bom que tudo isso na realidade, só depende de uma única pessoa, NÓS MESMOS.

  36. Israel

    26/02/2019 09:10em09:10

    Você dá uma parada nos estudos de contabilidade e tem a felicidade de ler isso. Obrigado professor, essas doses de motivação são sempre bem vindas 😍😎

  37. Meire

    26/02/2019 09:15em09:15

    Ninguém me deve nada!

  38. Leila

    26/02/2019 09:32em09:32

    Ninguém me deve nada!

  39. Neila

    26/02/2019 09:37em09:37

    “Ninguém me deve nada!”

  40. Neilton

    26/02/2019 09:44em09:44

    Na verdade somos os principais responsáveis pelo “script” das nossas vidas. Lamentações e transferência de culpa não agrega nada no processo de conquista e vitória. Um 2019 abençoado a todos os leitores do Gran! “Ninguém me deve nada!”

  41. edy marcos santana de arruda

    26/02/2019 09:57em09:57

    Ninguém é declarado campeão sem antes vencer; na verdade todo correm, mas só um ganha o 1º lugar; buscar tesouros como o pirata……tudo já está pronto, nós é que complicamos; Os propósitos do coração do homem
    são águas profundas,mas quem tem discernimento os traz à tona…só bíblia.

  42. DÉBORA APARECIDA MARTINHO DA SILVA

    26/02/2019 10:12em10:12

    Ninguem me deve nada…

  43. Luis edurado

    26/02/2019 10:14em10:14

    todo mundo me deve as coisas, eu que não devo ninguém…kkkkkkkkkkk, brincadeira! ninguém me deve nada.

  44. Francenilda Costa Coelho da Rocha

    26/02/2019 10:27em10:27

    Ninguém me deve nada.

  45. Melissa

    26/02/2019 10:46em10:46

    Ninguém me deve nada!

  46. Luzia

    26/02/2019 10:55em10:55

    Muito boa e dolorosa a reflexão.Lutemos para frente e para o alto. #gratidão.

  47. Marilda Araujo

    26/02/2019 10:55em10:55

    Ninguém me deve nada…

  48. SUILA SIMONY MACHADO LIMA PIRES

    26/02/2019 11:07em11:07

    QUE TEXTO…

    “NINGUÉM ME DEVE NADA!”

  49. ana paula

    26/02/2019 11:17em11:17

    Parabéns, Muito bom texto. Ninguém me deve nada!!!

  50. Alessandro

    26/02/2019 11:26em11:26

    Ninguém me deve nada!

  51. adriel silva camargos

    26/02/2019 11:31em11:31

    Estou escrevendo uma lista das coisas e pessoas que não me devem nada, para tirar esse sentimento do coração, essa sensação, mesmo que os tenha perdoado, havia uma espera por uma compensação.
    Se a regra é perdoar então ninguém nos deve nada de fato, alias nós e que devemos amor uns aos outros.

  52. Leonardo

    26/02/2019 11:40em11:40

    Que texto espetacular!!

  53. Cleide

    26/02/2019 11:53em11:53

    Muito bom.
    Ninguém me deve nada.

  54. Isaac Correia

    26/02/2019 12:12em12:12

    Ninguém me deve nada.

  55. MURILLO GUSTAVO KIRYU

    26/02/2019 12:24em12:24

    NINGUÉM ME DEVE NADA!

  56. Jamil de Oliveira

    26/02/2019 12:33em12:33

    Muito bem “Ninguem me deve nada”

  57. Sinaria Nascimento

    26/02/2019 12:33em12:33

    Excelente ❤👏👏👏👏
    Ninguém me deve nada

  58. MURILLO GUSTAVO KIRYU

    26/02/2019 12:37em12:37

    NINGUÉM ME DEVE NADA!!!

  59. Guilherme Di Paula

    26/02/2019 12:44em12:44

    Excelente texto , muito esclarecedor !
    ” Ninguém me deve nada “

  60. Gabriela

    26/02/2019 13:02em13:02

    Ninguém me deve nada!

  61. Altimar cesar

    26/02/2019 13:50em13:50

    NINGUEM ME DEVE ABSOLUTAMENTE NADA!!!

  62. Fernando Xavier dos Santos

    26/02/2019 14:05em14:05

    “Ninguém me deve nada!”

  63. SARA RAMOS DA SILVA

    26/02/2019 14:15em14:15

    #NINGUÉM ME DEVE NADA

  64. Zuleica Morais Firmino

    26/02/2019 14:35em14:35

    “Ninguém me deve nada!”

  65. Eliabe Xavier

    26/02/2019 14:42em14:42

    Ninguém me deve nada!!

  66. Juliana

    26/02/2019 14:53em14:53

    Ninguém me deve nada!

  67. Samanta Macêdo

    26/02/2019 14:57em14:57

    ‘Ninguém me deve nada!’

  68. Samantha

    26/02/2019 15:29em15:29

    Ninguém me deve nada!

  69. Janise

    26/02/2019 16:31em16:31

    “Ninguém me deve nada!”

  70. Luciene

    26/02/2019 16:31em16:31

    “Ninguém me deve nada”!

  71. LETICIA

    26/02/2019 16:44em16:44

    Nninguém me deve nada!

  72. Luciano Falcão

    26/02/2019 16:55em16:55

    Ninguém me deve nada!

  73. Lilian DENISE ARCANJO Nascimento

    26/02/2019 17:07em17:07

    Entender que ninguém me deve nada evitará,dissabores e derramamento de lágrimas!!!

  74. Heloisa

    26/02/2019 17:23em17:23

    Ninguém me deve nada!

  75. Andréia

    26/02/2019 17:32em17:32

    Ninguém me deve nada!

    Andréia

  76. Maria Luiza Silva dos Santos

    26/02/2019 17:48em17:48

    Ninguém me deve nada .

  77. Monica Monteiro

    26/02/2019 18:00em18:00

    “Ninguém me deve nada!”

  78. Andressa

    26/02/2019 18:18em18:18

    Ninguém me deve nada! Excelente reflexão…

  79. Prospero

    26/02/2019 18:27em18:27

    ¨Ninguém me deve nada¨.

  80. Samara

    26/02/2019 18:33em18:33

    Ninguém me deve nada!

    • HELEN

      26/02/2019 19:40em19:40

      Ninguem me deve nanda!

  81. Rafael leite

    26/02/2019 18:53em18:53

    Ninguém me deve nada!
    Ótimo texto motivacional, obrigado Gran

  82. NOEME

    26/02/2019 19:07em19:07

    Ninguém me deve nada!

  83. Fernando Marciano de Almeida

    26/02/2019 19:43em19:43

    Ninguém me deve nada!

  84. Elma Flávia

    26/02/2019 19:53em19:53

    Ninguém me deve nada!

  85. Laíse Antunes

    26/02/2019 20:21em20:21

    “Ninguém me deve nada!”

  86. granvile

    26/02/2019 20:25em20:25

    Ninguém me deve nada!

  87. Willian

    26/02/2019 21:40em21:40

    Ninguém me deve nada!

  88. Luiz paulo

    26/02/2019 21:42em21:42

    Ninguém me deve nada

  89. Alice

    26/02/2019 21:50em21:50

    Ningém me deve nada.

  90. Patrick Bianor

    26/02/2019 22:58em22:58

    Ninguém me deve nada !!!

  91. Mathias paz

    26/02/2019 23:07em23:07

    Show

  92. Alex

    26/02/2019 23:58em23:58

    Ninguém me deve nada!!

  93. Simone

    27/02/2019 00:03em00:03

    Ninguém me deve nada

  94. Ronicleia

    27/02/2019 05:17em05:17

    “NINGUÉM ME DEVE NADA!”

  95. Luciana Luciana

    27/02/2019 10:28em10:28

    “NINGUÉM ME DEVE NADA!”

  96. Regiane

    27/02/2019 11:16em11:16

    “Ninguém me deve nada”

  97. Daniela Durante

    27/02/2019 11:21em11:21

    Texto impecável,sensível…toca fundo na gente! Ele já está nos meus favoritos, obrigada Gabriel. #ninguemmedevenada

  98. Viviane

    27/02/2019 13:06em13:06

    Ninguém me deve nada! 🙏

  99. Lucas

    27/02/2019 13:46em13:46

    Ninguém me deve nada

  100. Erivelto

    27/02/2019 13:48em13:48

    “Ninguém me deve nada!”

  101. Erisma Lins de oliveira

    27/02/2019 13:57em13:57

    NINGUÉM ME DEVE NADA

  102. Cristiane de Sousa

    27/02/2019 14:37em14:37

    “Ninguém me deve nada”
    Texto perfeito! obrigada Gabriel.

  103. lindomar rodrigues

    27/02/2019 15:07em15:07

    Ninguém me deve nada !!!!!!

  104. Fabio Tavares

    27/02/2019 15:09em15:09

    “Ninguém me deve nada!”
    “A plantação é opcional, mas a colheita obrigatória.”
    Vamos continuar, é difícil, mas não impossível.

  105. CLEITINHO

    27/02/2019 15:38em15:38

    Ninguém me deve nada

  106. Monteles Júnior

    27/02/2019 16:19em16:19

    #ninguémdedevenada

  107. Angela

    27/02/2019 20:10em20:10

    Ninguém me deve nada…

  108. Anne Caroline Rodrigues Campos

    27/02/2019 22:23em22:23

    Ninguém me deve nada

  109. Tatiana Medianeira Rodrigues Mendonça

    28/02/2019 00:10em00:10

    ninguém me deve nada

  110. Ana Caroline Monte Nero

    28/02/2019 00:47em00:47

    Ninguém me deve nada! Obrigada GG, eu precisei ler isso hoje.

  111. Anginete

    28/02/2019 04:22em04:22

    Verdade! Ninguém é tão alguém que nunca precisou de ninguém!Somos continuação ! Gratidão! Você é iluminado!

  112. Daniel

    28/02/2019 11:28em11:28

    Ninguém me deve nada

  113. VANDEIR MINEIRO

    28/02/2019 18:27em18:27

    “Ninguém me deve nada!”

  114. Jéssica Andréa de Almeida Freire

    28/02/2019 21:29em21:29

    Ninguém me deve nada

  115. Kevin

    01/03/2019 16:38em16:38

    Ninguém me deve nada !

  116. Joao

    01/03/2019 22:27em22:27

    Ninguém me deve nada!

  117. Gaby

    02/03/2019 16:09em16:09

    Ninguém me deve nada!!

  118. Luana Patrícia

    02/03/2019 16:39em16:39

    NINGUÊM ME DEVVE NADA.

  119. Danilo Alcântara

    02/03/2019 18:09em18:09

    Ninguém me deve nada.

  120. Paula

    02/03/2019 18:21em18:21

    Ninguém me deve nada.

  121. Vanessa

    03/03/2019 09:26em09:26

    “Ninguém me deve nada!”

    • Leiliane Costa

      05/03/2019 20:12em20:12

      Ninguém me deve nada

  122. MARIA GIRLANE RIBEIRO NOBRE

    05/03/2019 01:35em01:35

    Amei o texto. Já acompanho a linha de raciocínio do Dr. Ítalo há um tempo , então, tenho sido bem mais realista comigo mesma. Como ele mesmo fala ” sem muito mimimi” rsrsrs! Parabéns Gabriel!

    • Girlane Nobre

      05/03/2019 01:38em01:38

      “Ninguém me deve nada!”

  123. GIRLANE NOBRE

    05/03/2019 01:40em01:40

    “Ninguém me deve nada!”

  124. Lucimar Januzzi

    05/03/2019 11:04em11:04

    “Ninguém me deve nada!”

  125. JOANA DARC RIBEIRO

    05/03/2019 13:53em13:53

    “Ninguém me deve nada”!

  126. Paulo

    12/03/2019 07:16em07:16

    Ninguém me deve nada !!

  127. Hugo Anderson Silva de Castro

    12/03/2019 17:02em17:02

    Ninguém me deve nada!

    • Fernando

      31/03/2019 12:38em12:38

      Ninguém me deve nada!

      • Manoela Alles

        01/07/2019 21:21em21:21

        Ninguém me deve nada!!!
        ‘Somente pessoas livres têm um incentivo para serem virtuosas. Somente pessoas que sofrem as consequências de seus próprios atos se preocupam com essas consequências e tentam aprender com seus erros.” – Harry Browne
        🙂 🙂

  128. Sônia

    12/03/2019 22:54em22:54

    Ninguém me deve nada.

  129. Edna

    18/03/2019 21:33em21:33

    Ninguém me deve nada!

    • claudeth

      25/03/2019 16:27em16:27

      ninguém me deve nada!

  130. Rossana

    24/06/2019 22:01em22:01

    ninguém me deve nada!!!

  131. rafaelle r.

    26/11/2019 20:57em20:57

    estou adorando o blog!! textos muitos inspiradores! obrigada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo