Mais um passo

“O que salva é dar um passo. Mais um passo. Sempre o mesmo passo, reiniciado…” – Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), filósofo, aventureiro, poeta e escritor, autor do livro “O Pequeno Príncipe”.

França, década de 1930. Chove bastante. Guillaumet, em seu pequeno monomotor, como sempre fazia no ofício de distribuir correspondências, guia-se pelos acidentes geográficos: depois da montanha, à direita; após o rio, à esquerda; passado o pinheiro, mais acima. Eis que um vento forte vem e derruba o avião sobre a montanha gelada, e o piloto, com graves ferimentos nas pernas, compreende que o fim está próximo. Deitado sobre a neve, longe de qualquer povoado, aceita apenas esperar pela morte, confortando-se com a ideia de que a família, ao receber o seguro de vida, ao menos não ficará desamparada.

Depois de alguns instantes absorto em pensamentos, o homem desperta num sobressalto. Súbito se lembra de que o seguro seria, sim, liberado para a esposa, que amava, e os filhos queridos, mas somente com apresentação da certidão de óbito. O que seria deles se seu corpo nunca fosse encontrado?! Foi o que bastou para tomar uma decisão: tinha de caminhar até algum lugar onde seu cadáver ficasse mais visível para o resgate. Desistir não era uma opção e, para tanto, reuniu todas as forças num único comando: “Só um passo.” Assim, pé ante pé, concentrando-se apenas no passo seguinte, percorreu uma boa distância, até deixar-se desfalecer ao topar com algumas pessoas que caçavam na região.

Quando recobrou a consciência, estava no hospital, ao lado da família. Vá lá, perdera alguns dedos do pé, que tiveram de ser amputados depois de necrosarem devido ao duro frio enfrentado na caminhada. Mas estava VIVO. A história completa foi mais tarde narrada ao amigo Antoine de Saint-Exupéry e integra o terceiro livro do autor francês, “Terra dos Homens”, publicado em 1939.

Como você deve ter concluído, a bela história desse sobrevivente nos ensina que qualquer jornada é vencida passo a passo. Mesmo nas mais longas jornadas, ninguém chega ao destino dando só grandes saltos. Pode até ter a impressão de, com eles, adiantar o percurso, mas será ilusão, pois logo virá a fadiga. Se queremos mesmo alcançar algum feito, se sabemos aonde queremos chegar, estabelecemos metas de curto, de médio e de longo prazo, cumprindo uma de cada vez. Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Lembro bem de um episódio pessoal que tem a ver com essa noção sobre a importância de pensar e realizar aos poucos. Certa vez, Rafael, meu orientador físico, me induziu a superar a mim mesmo sem que eu percebesse. Ele estava me orientando num exercício de supino com carga maior que a habitual e sabia que, se me pedisse mais duas, três ou quatro repetições, eu provavelmente travaria. O que ele fez então? Disse, apenas: “Vai! Só mais uma!” Eu obedeci. Veio ele: “Mais uma!” Protestei, mas obedeci de novo. “Mais uma!”… Assim foi até eu ter completado cinco repetições e realmente não aguentar mais. Ainda reclamei: “Pô, Rafael, você me enganou. Eram cinco, não apenas uma.” Ao que ele respondeu que, se dissesse desde o início que eram mais repetições, eu teria desistido sem nem começar. Olha, preciso confessar que ele tinha razão.

O que se extrai disso tudo? Que, de pouco em pouco, somos capazes de ir além do que talvez conseguíssemos se fôssemos com muita sede ao pote. Mesmo que, no fim do percurso, estejamos aparentemente esgotados, a trajetória terá sido percorrida com mais facilidade um passo de cada vez. Está cansado? Dê mais um passo, leia mais um parágrafo, conclua só mais uma página, assista apenas a mais um vídeo… Vá superando um pequeno desafio por vez, e de repente, quando menos perceber, terá chegado lá, e os sonhos finalmente baterão à sua porta. Acredite. Confie. Dê mais um passo… Só mais um…

Um velho ditado diz que, de grão em grão, a galinha enche o papo. Outro, na mesma linha, ensina que, de passo em passo, atravessamos um país, um continente, chegamos a qualquer lugar. Não é preciso enxergar o caminho inteiro; basta ter na mente este único comando: “Só mais um passo!”. Vou além: não ver a estrada toda pode ser uma bênção – veja o que aconteceu comigo e meu exercício de supino… Para alguns de nós, saber a extensão da estrada pode ser um tanto desestimulante e, quem sabe, a desculpa que faltava para desistirmos. Portanto, em vez de se preocupar com o tamanho do caminho, trate de focar apenas no próximo passo. Depois pense no seguinte… e no outro…

Talvez você conheça a história da maratonista suíça Gabriela Andersen, que tinha 39 anos à época dos Jogos Olímpicos de 1984, realizados em Los Angeles. Ela foi protagonista de uma das cenas mais dramáticas já flagradas numa olimpíada. Com câimbras, desidratada e cansada, sem conseguir ficar ereta, sabia que não teria forças para retomar a marcha e concluir a prova se cedesse às dores e ao esgotamento físico, sentando-se um pouco, por exemplo. Então, simplesmente não parou nem por um instante antes de alcançar a linha de chegada. Não parou por ser imparável? Sem dúvida. Mas também ouvia a torcida gritar: “Só mais um passo! Mais um!”. Foi obedecendo aos incentivos, cumprindo a meta de dar só mais um passo, até cruzar a linha de chegada e cair nos braços dos médicos, dizendo: “Oh, acabou!” Vale a pena assistir ao vídeo que mostra esse exemplo de superação. Recomendo muito. Em tempo, apenas para registrar: um dia mais tarde, dois no máximo, a maratonista já estava pronta para a batalha seguinte.

Em resumo, caro leitor, o que quero dizer é que nossa chance de perseverar aumenta quando avançamos pouco a pouco. Edilson Enedino, nosso professor de Direito Empresarial e Juiz de Direito, me disse algo, durante a entrevista que gravamos para o canal Imparável, que sintetiza bem essa ideia: “Quando o pulso está batendo, é sinal de que estamos recebendo do Autor da Vida permissão para dar mais um passo”. Tenho de concordar com ele. Aquele barulhinho, aquela sensação do sangue pulsando nas veias sinaliza que estamos vivos e nos orienta a dar mais um passo, e outro, e outro, sem perder o ritmo. “É importante esforçar-se por um objetivo que não seja visível de imediato”, ensinaria Exupéry. Ou, com ainda mais sabedoria: “O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo”.

Ora, se outros conseguiram, de passo em passo, você também consegue. Tenha um propósito bem-definido, elabore um bom planejamento e siga-o rigorosamente, uma etapa de cada vez. Superar o fácil não é mérito; é obrigação. Já vencer o difícil, conquistar o impossível, atravessar o indesejado – o impensado –, é sinônimo de glória. Com ou sem pandemia, assista à vida rompendo os limites das fórmulas e inspire-se nisso para rever suas metas e seus compromissos. Revisite seus sonhos, ouça seu sangue pulsar e, então, dê mais um passo… e outro… e mais um…

Vamos lá, juntos e sem perder o ritmo, ao encontro dos nossos sonhos, do nosso destino! Um passo é sempre possível. Qual será o seu?

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” – Saint-Exupéry

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
149 Comentários

149 Comentários

  1. Amanda S

    08/06/2020 19:10em19:10

    Adoro acompanhar o seu admirável e rico conteúdo, Gabriel. Os seus textos são sempre inspiradores, motivadores e muitas vezes vêm no tom exato daquilo que eu precisava ouvir naquele momento (como é o caso do dia de hoje). Me sinto grata pelo ser humano que você é por compartilhar conosco um conteúdo para além do didático, da sala de aula. Fica evidente como a sua preocupação com nós, alunos, vai além do conteúdo de conhecimento técnico. Você é humano, demasiadamente humano (Nietzsche) e isso é fantástico. Deixo aqui minha admiração pela sua gestão do Gran, pela sua interação com nós alunos e por esse suporte humano e motivador que você nos agracia nessa árdua trajetória de concursos públicos. Meu muito obrigada!

    • Mychelinne Alvim

      09/06/2020 13:32em13:32

      Muito obrigada pela reflexão desta semana! Mais um passo.

      • Patrícia

        15/06/2020 14:12em14:12

        Muito bom o texto.

    • Marcus Borges

      09/06/2020 14:25em14:25

      Gabriel, esse foi um dos artigos mais abençoados que eu já li! Muito enriquecedor sua palavras, agradeço por essas palavras motivadoras e cheias de vida.

    • Marise Lucas Bahia Cardoso

      09/06/2020 19:02em19:02

      Muito obrigada,é um grande estímulo para continuar no caminho da aprovação.

  2. Paulo José

    08/06/2020 19:24em19:24

    Eu agradeço muito essa oportunidade de está participando com vocês. Obrigado por abrir minha mente.

    • João Pedro

      08/06/2020 23:11em23:11

      Deus me deu a oportunidade deu ler esse texto. Estou muito grato… Este texto foi a resposta para a minha pergunta. Grato.

  3. Andréa Barbosa de Oliveira

    08/06/2020 19:25em19:25

    Gabriel
    Seus textos são incríveis, nos edificam!
    Como sua seguidora, quero dizer que ler seus artigos tem me ajudado muito a ter mais coragem,confiança,crescer e mudar espiritualmente.
    Obrigada por dedicar seu tempo a nos encorajar.
    Deus abençoe todos os dias de sua vida!

    • Chris

      08/06/2020 20:01em20:01

      Persistir,persistir,persistir !!! Sempre em frente, um passo de cada vez !! Uma hora a gente chega lá !! Obrigada pela mensagem .

  4. Sheila

    08/06/2020 19:38em19:38

    Muito motivacional. Obrigada pelas palavras.

    • Mizael dos Santos

      12/06/2020 16:33em16:33

      Sensacional

    • Marcinho Freitas

      15/06/2020 00:50em00:50

      Ótimo texto,se já tinha começado a estudar com muita vontade,agora que li este texto,me deu mais força pra chegar no meu objetivo é alcançar o meu sonho.

  5. Cláudio

    08/06/2020 19:42em19:42

    Muito motivador !!! Sempre precisamos de alguma palavra para proceguir e não desistir …

    • Lincoln

      09/06/2020 11:33em11:33

      Muito encorajador! A equipe do Gran Cursos, muda muitas vidas. Com certeza, são mais do que dignos, de receberem tudo quanto possuem. Nossa, gratidão, respeito, admiração eterna.

  6. Rogério Ambrozio

    08/06/2020 19:52em19:52

    Confesso ainda estar com muitas barreiras, principalmente internas. Também, que preciso buscar maiores forças, muito mais foco.

    Muitas vezes, de verdade, Sinto-me perdido…

    Ainda sim, de muitas formas DEUS, nós envia pessoas com bons exemplos e positivas palavras de estímulo!

    OBRIGADO!

    • Andriele

      08/06/2020 22:00em22:00

      Obrigada!Seus textos são sempre motivadores!!

    • Paulo Anderson

      08/06/2020 22:41em22:41

      Só mais um passo, serviu para que eu voltasse ao foco,achei quê não daria mas seguirei com “só mais um passo”até conseguir. Muito obrigado.

  7. Dayane

    08/06/2020 20:10em20:10

    Mais um passo. Mais um dia menos um dia. O tempo passa rápido pra ficarmos sem dar mais um passo. Lembrei-me do professor Diego Fontes “dê seu último suspiro”. Obrigada pelas palavras de incentivo.

  8. Esdras

    08/06/2020 20:14em20:14

    Deus o abençoe, Gabriel!
    Vou seguir as orientações!

    • Simone Mascarenhas

      09/06/2020 07:42em07:42

      Gabriel, minha vida mudou depois que conhece o Gran e mais de passo em passo tenho trans formado minha vida que saiu da tristeza e de não ver caminhos para um horizonte lindo e maravilhoso, vou caminhando e trazendo comigo pessoas as quais estão alcançando metas, mais eu só vou continuando. Serei PRF e usarei isso para incentivar outras pessoas da comunidade onde vivo. Você é um cara que nasceu pra fazer o que faz, sempre estará em minhas orações. Muito obrigada.
      Pode ter certeza que um dia vou te conhecer pessoalmente.

      • Cis

        11/06/2020 15:59em15:59

        Adorei o texto. Muito motivator. Realmente da vontade de desistir, dai penso, ” Só mais um passo”.

  9. Carol

    08/06/2020 20:43em20:43

    Amo esses textos. Fiquei emocionada e mais motivada.

  10. Vinícius

    08/06/2020 20:58em20:58

    Gabriel esses artigos sempre me Impulson a continua.

  11. Dani Alexandre

    08/06/2020 20:58em20:58

    Ótima reflexão!

    Quando me casei tracei uma meta para mim e minha esposa. Segurei as pontas das contas e disse a ela: Vá estude, esse é o seu tempo, a sua oportunidade. Ela foi estudou, formou-se em direito, passou na OAB, não quis advogar e sim estudar para concursos voltados para os tribunais, hoje e servidora no TJDFT. Eu, empresário, em virtude da pandemia, me vi obrigado a fechar a empresa. Agora, lá vou, passo a passo, rumo ao meu objetivo, a um ano estudando para concursos públicos.

    • Kelly Fernanda Pinto de Souza

      09/06/2020 09:51em09:51

      Amei o artigo Gabriel, essa de pouquinho em pouquinho tem me dado um gás, sabe. O fecho um mês de exercício + estudos e vejo o quanto vou superando a cada dia. Tem uma passagem que diz: a cada dia basta seus cuidados e é a mais pura verdade… Deus o abençoe e ilumine cada dia + e +.

  12. valdevino ferreira dos santos

    08/06/2020 21:12em21:12

    Valdevino Ferreira

    Isso impulsiona muitos desaminados.
    Obrigado pelo incentivo

  13. Edvaldo

    08/06/2020 21:33em21:33

    Edificante e incentivador!Muito obrigado por nos dizer que a nossa jornada não está sendo fácil, mas com perseverança,. dedicação e confiança no Autor da Vida, entendemos que é possível sim conquistarmos os sonhos e realizarmos os projetos tão almejados. O Senhor Deus continue te abençoando!

  14. Lucimar De Jesus Silva

    08/06/2020 21:35em21:35

    Eu achei bom gostei e muito obrigado

  15. EDILAINE BONATO

    08/06/2020 21:39em21:39

    UAUUUU, GABRIEL, SEUS ARTIGOS SÃO O MEU GÁS NOS ESTUDOS! EU COMPARO SEUS ARTIGOS AOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS COM NATUREZA SUPRALEGAL, POIS, AFIRMO QUE A PALAVRA DO SENHOR NOSSO DEUS É A CONSTITUIÇÃO/A NORMA SUPREMA/O ÁPICE DA MINHA PIRÂMIDE ENTUSIÁSTICA QUE ME FORTALECE E ME ANIMA! UM PASSO DE CADA VEZ E SEI QUE ATÉ AQUI ME AJUDOU O SENHOR! Amém! Parabéns por mais este artigo brilhante. Não vou parar! Vou avançar!

  16. Antônio Heleno Pinheiro Neto

    08/06/2020 22:20em22:20

    Muito motivador, gostei muito.

  17. Julliard Martins Torres

    08/06/2020 23:07em23:07

    Não importa as dificuldades que temos, o importante é seguirmos em frente sempre… Sempre dando um passo de cada vez…. Sempre em frente sem perder tempo.

    • Andréia Medeiros

      09/06/2020 00:34em00:34

      Espetacular 👏🏻👏🏻 muito obrigada por tanta dedicação 🙏🙏. Inspiração.

  18. Erica Farias

    08/06/2020 23:22em23:22

    Obrigada Gabriel, seus textos são inspiradores!!! E sim, foi muito útil, me motivou, obrigada!!!!

  19. Keyla Ferreira

    08/06/2020 23:24em23:24

    Nossa!!! Nunca havia lido nenhum artigo do Gabriel… mas tenho que confessar que me emocionei com esse. Chorei… Precisava ler isso hoje, nesta hora, neste momento. Deus falou comigo através desse texto. Obrigada, Gabriel! Obrigada, Grancursos! #gratidão 🙏🏻💙

  20. Rafael Oliveira

    08/06/2020 23:46em23:46

    Belo texto! nós ensina que nada é facil e que nem sempre nos conseguimos alcançar nossos objetivos na primeira tentativa. Mostra a necessidade de nunca desistirmos dos nosso sonhos e fortalecermos nas dificuldades!!

  21. Maeli

    08/06/2020 23:58em23:58

    Tudo que eu precisava ler no final do dia de hoje. Thanks a million and May God bless you always….

  22. Leonardo Almeida Figueiredo

    09/06/2020 00:00em00:00

    Muito obrigado pelo texto! Foi um impulso! Deus te abençoe.

  23. Paula

    09/06/2020 00:31em00:31

    Gratidão.

    • Igor

      09/06/2020 01:09em01:09

      Que texto magnífico Gabriel!!!! Um passo de cada vez e chegaremos lá sim!!! Mind set 4.0!!!! 💙

  24. Andréia Medeiros

    09/06/2020 00:32em00:32

    Espetacular 👏🏻👏🏻 muito obrigada por tanta dedicação 🙏🙏. Inspiração.

  25. Jaísio Gama

    09/06/2020 01:10em01:10

    Maravilhoso texto!! Em meio a tantas negatividades da vida precisamos deste repensar para alimentar a força necessária que alcança dias melhores. Vou repensar e reescrever minhas metas. Obrigado.

  26. luiz

    09/06/2020 01:44em01:44

    Excelente texto,trouxe-me mais motivação diante do que já havia pensando…um passo de cada vez…persistência..disciplina…e humildade.obg.abraço.

  27. Anderson Lima

    09/06/2020 05:05em05:05

    Começar o dia de estudos com essa motivação sua, realmente da um gás a mais…
    Obrigado por se importar com a gente, não apenas nos tratando como números.
    E vamos dar mais um passo… e outro… e mais um…

  28. CESAR

    09/06/2020 05:47em05:47

    Depois das orações ao Todo Poderoso, vem essa linda mensagem de ânimo e de perseverança a todos nós que estamos na caminhada rumo à sonhada aprovação em um concurso público.
    Parabéns Gabriel pela inspiração, que sempre nos faz refletir.

  29. MARCELO TOJAL

    09/06/2020 06:40em06:40

    Excelente,passei por todas estas dificuldade na faculdade e vou conseguir minha aprovação na OAB!

  30. Isabella Mary Rodrigues da Silva

    09/06/2020 07:22em07:22

    Maravilhoso!!! Amo seus textos! Motivação é uma chave, para não parar! Não importa a circunstância, não pare!!! Um passo de cada vez é uma estratégia magnifica, nos ajuda a controlar a ansiedade e não perder o foco! É muito importante ter seus objetivos claros! E mova- se até ele!

  31. Joycy

    09/06/2020 07:28em07:28

    Meu Deus !!!! Que texto !!!!🙌🏻👏🏼

  32. Annethalyne de Sousa Fidalgo

    09/06/2020 07:34em07:34

    muito inspirador, tem dias que realmente a vontade é zero, mas se você der espaço vai acabar parado e sem progresso no mesmo lugar. Eu hoje penso exatamente assim: de grão em grão a galinha enche o papo. E é isso, cada dia um aprendizado, cada dia uma etapa e vamos que vamos …

  33. ronaldo

    09/06/2020 07:48em07:48

    Muito bom esse texto.

  34. Jessica

    09/06/2020 07:55em07:55

    Muito bom

  35. Viviane Pereira da Silva

    09/06/2020 08:10em08:10

    Belo texto para ler ao acordar, nos motivar a começar bem o dia.

  36. Wendel

    09/06/2020 08:22em08:22

    Muito bom, não adianta da passos longos sem perseverança, passos pequenos com dedicação e perseverança sim vc vai longe.

  37. zorilda

    09/06/2020 08:29em08:29

    Gabriel você sempre consegue me tocar profunda mente com suas palavras, parece que sabe o que preciso ouvir. Obrigada por esse artigo incrível.

  38. Jessica Cardoso

    09/06/2020 08:30em08:30

    Ontem eu tive uma crise de ansiedade horrível, não consegui estudar nada, me sentindo fisicamente esgotada e ao deitar para dormir pedi a Deus que me ajudasse, agora pela manhã li seu texto e senti que Deus respondeu minha oração. Obrigada Gabriel, hoje vou dar mais um passo rumo a minha aprovação.

  39. Francisca Sheila

    09/06/2020 08:41em08:41

    Renovadas as energias.Gratidão. Texto belíssimo!!!

  40. Betânia

    09/06/2020 08:55em08:55

    Foi útil sim. Adorei.

  41. Debora

    09/06/2020 09:08em09:08

    Excelente texto, veio em um momento oportuno. Muito Obrigado Gran.

  42. Rogério França

    09/06/2020 09:30em09:30

    texto maravilhoso, nos da ânimo com certeza.
    Obrigado.

  43. Priscilla

    09/06/2020 09:31em09:31

    Não sou adepta a mensagens de motivação. Sou um pouco pessimista em releação a elas e acho uma visão Polliana de ser. Entretanto, essa, pelo título me chamou a atenção e cá estou eu, comentando-a.
    Sabemos o que fazer, mas não o fazemos justamente pela visão da caminhada. E desvalorizmos os ganhos do dia a dia. Como uma pesssoa em tratamento para a depressão, encontro-me sempre na situação de não ter energia para as coisas. Atualmente, venho conseguido vencer essa barreira, acordando cedo e estudando com disciplina. Sei que crises virão e que vou perder-me no caminho, mas com esse texto, vou lembrar-me de sempre ir de passo em passo para alcançar meu objetivo!
    Obrigada Gabriel.

  44. Sara Alencar dos Santos

    09/06/2020 09:32em09:32

    Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.Mateus 6:34

  45. Dryelle

    09/06/2020 09:47em09:47

    Ótimo artigo! Sempre enriquecedores conteúdos.
    Obrigada por estar próximo em nossa caminhada!

  46. KARIN DA SILVA GUOBANG CARVALHO

    09/06/2020 09:48em09:48

    Que comentário!! É exatamente esse pensamento que tenho colocado em pratica durante estes 2 anos de estudo. Um passo de cada vez…um dia de cada vez…e vou chegar lá !!

  47. Sérgio Bogéa

    09/06/2020 09:54em09:54

    Obrigado Gabriel, pelas palavras que nos ajudam a ressignificar o verdadeiro propósito de nossas dificuldades, e invés de ceder a elas seguir…seguir…e seguir + um passo! Um forte abraço.

  48. Thamires Pinheiro

    09/06/2020 09:55em09:55

    Amei! (:

  49. Amise Pacheco

    09/06/2020 10:08em10:08

    São reflexões assim que movem a humanidade! Parabéns por tanta clareza ao expor suas ideias! Só mais um passo! É isso que torna o que parece difícil, algo muito simples de executar! Obrigada por impactar o meu dia com esse texto inspirador!

  50. Patrícia Rodrigues

    09/06/2020 10:14em10:14

    Obrigada Gabriel por partilhar com nós seus textos tão inspiradores e que me põe de pé a cada leitura.
    Sei que pode demorar , mas chegarei lá.

  51. Guilherme Figueiredo

    09/06/2020 10:18em10:18

    Esse texto caiu como uma luva. Ontem à noite eu estava desmotivado, crendo estar estudando sem sair do lugar (depois te der estudado o dia inteiro, literalmente), pensando que estava perdendo tempo por já estar com 25 anos, ter largado tudo para alcançar meu sonho de ser Procurador, até que resolvi reler uns pdfs e fazer questões e pra minha surpresa eu tive um aproveitamento de quase 100%. Dormi um pouco mais tranquilo, porém pensando “mais um dia de luta amanhã…até quando?”, e então li este texto que me tirou o peso de querer tudo “pra ontem”. A nossa luta não precisa se comparar com a dos outros. Cada um segue sua jornada. De passo a passo eu chegarei lá.

  52. andreia cristina

    09/06/2020 10:21em10:21

    E sempre bom ler os textos do Gabriel, hoje mesmo acordei sem saber qual é mesmo o meu proposito aqui na terra, estou estudando e derrepente cadê os concursos da minha área, então bate aquele desanimo e agora? então ao ler um texto assim e hora de avançar um passo de cada vez.

  53. MARCELO ALVES

    09/06/2020 10:47em10:47

    E sim muito incentivador tais palavras, de passo em passo, sou hipossuficiente de recursos, salário baixo e uma família com esposa e dois filhos para sustentar, fiz a assinatura até passar, tá dificil pagar, com baixo salario , passo privações mais faço um esforço enorme para pagar o curso, faltam 6 parcelas, 6 ja deixei pra traz. Só agradeço por fazer parte, por estar aqui recebendo incentivos e muito conhecimento por parte dos professores, minha vaga está próxima , eu sinto isso, tenho 44 anos e com essa idade , espero conseguir um cargo de técnico em algum tribunal.Em toda minha vida , defendi o pãp de cada dia como motorista profissional. Me tornar técnico de tribunal será um grande passo, uma grande mudança na minhaprofissão. Grato por tudo.

  54. Taisa

    09/06/2020 11:01em11:01

    Belíssimo artigo!
    Sempre é bom ouvir(ler) palavras motivadoras. Hoje sigo firme nos estudos. E nesse momento de tantas incertezas e medo o estudo distrai a mente de forma produtiva. Mas confesso que estou um tempo já nessa estrada em busca da nomeação ,já com algumas reprovações amargas. É o medo de fracassar e não conseguir uma boa colocação para ser nomeada me persegue. Tantas horas de estudo e dedicação para um único resultado a tão sonhada nomeação.
    Gratidão por sempre buscar nos motivar.

  55. Josiane

    09/06/2020 11:13em11:13

    Parabéns!! Seus textos sempre trazem algo inspirador, algo que nos faz refletir e persistir na caminhada (que nem sempre é fácil)..
    Deus te abençoe e obrigado!

  56. josivn Roerto

    09/06/2020 11:21em11:21

    Texto ótimo,Sempre com conteúdos enriquecedor.

  57. isael lourenço da silva

    09/06/2020 11:37em11:37

    me ajudou muito maravilha

  58. Wendel Dias Ferreira

    09/06/2020 11:53em11:53

    Excelente o artigo ! “STEP BY STEP”…

  59. Natália Célia Quaresma de Oliveira

    09/06/2020 12:38em12:38

    Texto sensacional, pegou bem na ferida! Obrigada, Gabriel, por dedicar seu tempo a nos inspirar dessa forma!

  60. Gabriel Araujo

    09/06/2020 13:24em13:24

    Sempre bom ler algo que enriquece, não apenas o corpo, mas a alma!

  61. Marcelo wagner

    09/06/2020 14:02em14:02

    Prezado Gabriel Granjeiro:

    Muito obrigado pelo seu incentivo!
    Há pouco tempo, sofri três AVC(s)
    e sinceramente, pensei que fosse
    o fim para mim!

    Apesar disso, continuo a pagar
    pelo seu curso, na esperança de
    entrar num emprego público(…)

    Perdi 02 (dois) Concursos Públicos,
    um para o Ministério Público do Rio
    de Janeiro, e outro para o Tribunal
    de Justiça do Rio de Janeiro!

    Enfim, outros certames virão, e eu
    acredito que ainda há esperança,
    (mesmo após a epidemia que de-
    vastou o país)

    Por favor, me informe sempre que
    outras oportunidades surjam (…)

    Um forte abraço, e meu sincero agra-
    decimento!

    Atenciosamente,

  62. TIMÓTEO FERNANDES SOARES

    09/06/2020 14:59em14:59

    Muito inspirador o texto. Grato.

  63. Shirlei

    09/06/2020 15:04em15:04

    Nossa! Como me fez bem ler esse texto, obrigada!

  64. Vinícius Carvalho

    09/06/2020 15:15em15:15

    Texto muito bom! Motivador e que mostra que devemos dar mais um passo em tudo que façamos.

  65. Jacqueline

    09/06/2020 15:36em15:36

    Me ajudou bastante…

    Grata!

  66. Ananda Rossi

    09/06/2020 15:57em15:57

    Realmente, cada dia que passa eu percebo que escolhe o curso certo ,tenho pouco tempo aqui,mas já estou apaixonada! obrigada por essa linda motivação !

  67. Marília Mascarenhas Paixão

    09/06/2020 17:13em17:13

    Gratidão! Gratidão! Gratidão!

  68. Patrícia

    09/06/2020 17:35em17:35

    OBRIGADA!🙏

  69. Ariane Maximiano

    09/06/2020 18:10em18:10

    CLARO QUE AJUDOU!! SEMPRE AJUDA!! CONTEÚDO TOTALMENTE ÚTIL!! QUAL O MEU SONHO??? CONTAR A MINHA HISTÓRIA DE IMPARÁVEL!!!

    GRATIDÃO!!!!

  70. Ronaldo Machado Borges

    09/06/2020 18:10em18:10

    Muito, mas muito obrigado mesmo!!

  71. Maria Cellyanne Cosme

    09/06/2020 18:33em18:33

    MUITOOOO bomm… Um passo de cada vez…tem dias que estou exausta de estudar,mas se eu der mais um passo eu adianto e vou chegar onde eu quero…. muito obrigada pelas palavras encorajadoras!!!

  72. Carla Souza Oliveira

    09/06/2020 19:01em19:01

    Que texo motivador! obrigada Gabriel.

  73. Raquel

    09/06/2020 19:03em19:03

    Eu precisava muito desse incentivo! Muito obrigada, Gabriel! Só mais um passo!

  74. Jéssyka Michaelly

    09/06/2020 19:11em19:11

    Gratidão.

  75. Renata Evangelista

    09/06/2020 19:17em19:17

    Amo ler seus artigos são motivadores e me inspira e não desistir dos meus sonhos.Muito obrigada Gabriel

  76. Viviane Costa

    09/06/2020 19:27em19:27

    Muito inspirador. Obrigada por cada palavra!!!

  77. Sivaldo Batista

    09/06/2020 20:29em20:29

    Esse testo me motivou ainda mais, ótima reflexão. Obrigado!

  78. Ana Paula Alves Galvão

    09/06/2020 20:51em20:51

    Gostei, muito motivador para enfrentarmos esse dias tão difícil. Superação total!!!

  79. Elisete Santos Florêncio

    09/06/2020 21:08em21:08

    Boa noite! Que linda mensagem! Estava bem desanimada! Cansada de estudar! Tirei uma lição de vida que devo persistir ir passo a passo até chegar no meu destino… grão em grão a galinha enche o papo e não olhar o caminho longo e sim focar que vou chegar no final!muito obrigada pela força!

  80. Zulma Gessica

    09/06/2020 22:00em22:00

    Adorei esse texto, estava necessitando dessas palavras. Obrigada, Gabriel!

  81. Adriana Azevedo

    09/06/2020 22:03em22:03

    Sempre útil a sua palavra. Obrigada … e vamos lá … um passo de cada vez … seguindo para o alvo.

  82. Vanessa

    09/06/2020 22:03em22:03

    Texto motivador , me ajudou bastante.

    Grata

  83. Maikon Teixeira

    09/06/2020 23:13em23:13

    Muito motivador seus artigos ,e bora lá, um passo de cada vez até chegar , a tão sonhada aprovação

    Deus no comando

  84. LEANDRO COELHO NAHOUM

    10/06/2020 05:03em05:03

    Eu confesso realmente que estava muito desanimado e sem nenhum estímulo para continuar a longa jornada nos concursos públicos, ainda mais diante de tantas adversidades. Mas estes exemplos práticos me fizeram refletir de forma intensa sobre tudo, e percebi que faz sentido perseverar sempre num propósito, até consegui conquistar o objetivo e ser feliz com isso. Eu quero agradecer imensamente pela mensagem com exemplo práticos de determinação, fé, ousadia e perseverança. Enfim, enquanto há vida, ainda há uma esperança! Obrigado! Eu sou aluno do Grancursos e tenho certeza que vou conseguir conquistar realizar minhas pretensões.

  85. José Aldair de Maria Xavier

    10/06/2020 07:28em07:28

    Eu nunca tinha parado pra ler esses artigos, confesso que sempre entrava na plataforma super agitado pra poder esgotar o quanto antes as aulas, mas hoje cedo acordei meio que esgotado, então fui notificado com a mensagem “Mais um passo”, e nossa! Muito Obrigado por esse artigo, admito que li e não conseguia conter minhas lágrimas, acredito que essas palavras tocaram minha alma.
    Muito Obrigado, Gabriel! Muito Obrigado, Gran!
    Vou permanecer com mais um passo.

  86. lorena cristina

    10/06/2020 08:03em08:03

    Que texto motivador, vamos lá, um passo de cada vez.

  87. maria ariane

    10/06/2020 09:07em09:07

    excelente!! Parabéns.

  88. Rosa Maria Vonsoski

    10/06/2020 09:39em09:39

    Prezado Gabriel, tive o prazer de estudar com vocês para dois concursos, não obtive êxito, mais foram as melhores provas que já fiz, fui na aula presencial aqui em São Paulo, me dediquei o tempo que me coube, não fui negligente com os estudos, mais olha Gabriel, realmente, estudar não é pra mim, posso estar fazendo da maneira errada, mais eu não consigo, dei uma parada nos estudos, relaxei, não tem outra explicação, mais eu leio seus artigos, vejo aos seus vídeos, amo os professores, tem algumas matérias que me identifico outras nem tanto, sou funcionária pública há 21 anos nos correios, sou da área operacional lutando para conseguir ser aprovada no processo seletivo para a gestão, alías fui aprovada, meu nome está na lista e vai chegar o dia, sei que vai! mais tenho outro desejo. Quero trabalhar na prefeitura da minha cidade (Campinas) pra mim é um sonho sabe, não sei quando e nem sei se vou realiza-lo, mais vamos nos alimentando de bom ânimo e retomar os estudos no Grannnnn. Muito obrigada por tudo que vocês postam, nos dá uma chuva de ânimo. Deus os abençoem sempre todos, todos e todos… obrigada sempre.

    • Aureni Mota Viana

      10/06/2020 13:04em13:04

      Obrigada! Muito bom.
      Parabéns a equipe do Gran cursos.

  89. I.R. Felix

    10/06/2020 11:49em11:49

    Um texto maravilhoso, motivador e emocionante. Um grande incentivo para continuar a jornada, seja nos estudos ou em qualquer outra área na vida. A vitória como diz o texto, é conquistada um passo por vez.
    Obrigado.

  90. Larissa Agnes

    10/06/2020 14:44em14:44

    Nossa, Gabriel, eu precisava ler esse texto. Realmente precisava! Obrigada pelas palavras, por me relembrar meus objetivos e me dar forças pra continuar a caminhada. Estava cansada e desestimulada há dias, mas essa leitura me deu uma dose de ânimo e alimentou as minhas forças. Muita obrigada! #SouGran #SouImparável.

  91. EMILY HERINGER BARBOSA

    10/06/2020 16:02em16:02

    Tudo que eu precisava ler hoje. Muito obrigada!.

  92. Lorrane

    10/06/2020 18:07em18:07

    Dei o primeiro passo, assinei a assinatura ilimitada do gran, e agora estou com dor de cabeça pois estao creditando debitos indevitos no meu cartao, tem 1 mes que estou tentando resolver, eles estornam e volta a debitar automaticamente sem minha autorização, estou quase desistindo da minha assinatura.

  93. Heronides

    10/06/2020 20:45em20:45

    Excelente texto motivador, parabéns!!!!!!!

  94. Valdeliz

    10/06/2020 21:58em21:58

    Parabéns pelo texto!!! Muitas vezes ficamos desanimados e pensamos que não é possível conseguir um grande objetivo, que o sonho é muito alto pra gente. Mas se procurarmos dar um passo de cada vez, as possibilidades de conseguir o que almejamos, pode não ficar tão distante!!!
    Então tento todos os dias dar mais um passo e seus textos me incentivam e motivam a continuar dando sempre mais um passo…
    Grata

  95. SANDRA DIAS DE MACEDO

    10/06/2020 22:09em22:09

    Gabriel seus textos são muito encorajador, parabéns. Gratidão!

  96. Thalita

    10/06/2020 22:46em22:46

    ADOREI! Me emocionei.

  97. JOSÉ FRANCISCO

    10/06/2020 22:53em22:53

    Maravilha!!! Fazem 13 anos que me formei, ingressei na Reserva remunerada e resolvi fazer o Exame da OAB e minha grande inspiração são as histórias Imparáveis e a excelente professora Maria Cristina (Tributário e Ética). Espero em Deus que o melhor está por vir, mas se faz necessário atravessar o deserto (idade, falta de contato por muito tempo com o mundo jurídico, etc). um grande abraço a todos.

  98. Naira Vilarins

    11/06/2020 04:45em04:45

    Recomendo antes de qualquer sessão de estudos a leitura prévia de palavras de incentivo do Gabriel. É como tomar um banho gelado sem a dor. Puramente energizante. Obrigada por isso Gabriel, sou uma grande fã.

  99. Jackson Duarte Santos

    11/06/2020 11:01em11:01

    Como sempre um texto motivador e de grande incentivo, para continuar a caminhada!
    Um passo de cada vez..

  100. CAIRO

    11/06/2020 11:21em11:21

    JA DESISTI TANTAS VEZES MAS ESAS “VEZES MOSTRAM QUE NAO DESISTI”. ESTOU AQUI DANDO MAIS UM PASSO. TENTANDO MAIS UMA VEZ ATÉ CHEGAR!

  101. Henrique Cunha

    11/06/2020 11:27em11:27

    Que baita texto motivacional Gabriel – um dia – quero ser entrevistado por ti quando eu conseguir ser aprovado em concurso.

  102. Matheus

    11/06/2020 12:58em12:58

    Vamos lá! Só mais um vídeo!

    Obrigado!

  103. Isabela Nogueira Dias

    11/06/2020 17:48em17:48

    Obrigada pelo incentivo!

  104. Daniele Santos

    11/06/2020 18:57em18:57

    Muito motivador e me emocionei ao ler. Nesses tempos difíceis que passamos é importante não desistir por que tudo isso vai passar.

  105. jairo jose dos santos

    12/06/2020 05:29em05:29

    Lindo texto, um passo de cada vez relete que somos seguros dos nossos planos.

  106. João Reis Rodrigues Brito

    12/06/2020 07:51em07:51

    texto maravilhoso Gabriel muito bom com certeza é tudo que eu estava precisando para dar mais um passo.
    Gostaria de te agradecer pelo incetivo muito obrigado.

  107. Maria Aparecida da Silva

    12/06/2020 09:50em09:50

    O cérebro humano necessita de doses diárias de motivações, hoje seu texto foi a diferença entre continuar um passo de cada vez e a procrastinação da retomada aos estudos.
    Obrigada!!!

  108. Fábio

    12/06/2020 10:47em10:47

    Ótimo artigo!
    Realmente não é fácil continuar quando todas as circunstâncias mostram o oposto, e com artigos deste tipo, nos faz querer dar mais um passo.
    obrigado!!!

  109. tatiele

    12/06/2020 11:53em11:53

    foi muito bom, motivacional e incentivador. Obrigada pelo incentivo

  110. Sandova Oliveira Gama

    12/06/2020 18:01em18:01

    Excelente texto, ajudou muito. sandoval-gama@hotmail.com

  111. Glayton Augusto de Sousa

    12/06/2020 19:22em19:22

    HISTÓRIA PERFEITA.

  112. Débora Karine

    12/06/2020 19:27em19:27

    Obrigada pela reflexão! Era exatamente o que eu estava precisando ouvir: “Mais um passo”.

  113. Paulo Macedo

    12/06/2020 20:30em20:30

    Tem gente que desiste antes de começar uma tarefa, é igual a figura da garça tentado engoli a rã, a mesma sendo engolida pegou com as duas “mão” na garganta da garça lutando para não engolida, (nunca desista) Algumas dicas que farão as pessoas refletirem e mudar a maneira como conduzir as suas vidas:
    FRACASSO: o cérebro nos afasta de tudo que é possibilidade de fracasso. Fomos programados para .vencer. Na prática significa que você terá maior chance de desistir de qualquer situação que você entenda que não conseguirá ter sucesso. O cérebro pensa melhor não fazer,do que fazer e não conseguir fazer direito

  114. Anésia Bispo

    13/06/2020 08:22em08:22

    Muito estimulante! Obrigada!

  115. adriana mota de souza lima

    13/06/2020 09:32em09:32

    Bom dia Gabriel! Muito obrigada seus artigos são maravilhosos, eles nos fazem quere dá mais um passo a cada dia.

  116. Francineudo Conceição Pereira

    13/06/2020 11:14em11:14

    Só mais um passo. Muito interessante. Nossa jornada é construída, querendo ou não, por um passo de cada vez. Então, melhor nos conscientizarmos dessa verdade do que nos enganar com a ilusão de que nos tornaremos muito melhores ou mais preparados, seja em que área for, em pouco tempo. Pronto, outro motivo para darmos conscientemente um passo de cada vez, o tempo. Não sabemos quanto tempo temos ainda de existência, então, como viver apenas no futuro, se não temos certeza dele? Agradeço pelas palavras Gabriel, que me reforçam a importância do presente e da construção do futuro em um passo de cada vez.

    • Telma Neves da Silva Oliveira

      13/06/2020 16:18em16:18

      Gostei
      Um passo de cada vez!

  117. DIEWELON RODRIGUES DE SOUZA

    14/06/2020 10:48em10:48

    Dose de ânimo, nos fortalece mais a cada dia.
    Excelente parabéns.

  118. Iracema

    14/06/2020 10:58em10:58

    Palavras dos céus para nossas vidas. Verdadeiramente és um instrumento do Aba para nos abençoar!

  119. Lázaro Motta Neto

    14/06/2020 11:42em11:42

    Caramba! Eu estudo e as vezes penso que estou no deserto, e que não saio do lugar, mas continuo seguindo meu caminho, esse texto foi importante pois é só pensar “EM DAR MAIS UM PASSO”, talvez minha caminhada seja mais atenuada, o texto foi muito fundo ao meu coração e alma.

  120. ANTONIO FRANCISCO SOARES DE BRITO

    14/06/2020 16:35em16:35

    OBRIGADO GABRIEL PELOS TEXTOS QUE TRAZ UMA MENSAGEM DE SUPERAÇÃO.E CONDIZ COM TUDO QUE EU E MUITOS CONCURCEIROS ESTAMOS PASSANDO SÃO TEXTOS ENRIQUECEDORES.DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE.

  121. GEOVANE PEREIRA DA SILVA

    14/06/2020 21:40em21:40

    Texto elétrico, me deu o choque que precisava para dar mais um passo.

  122. Natasha Lemos

    15/06/2020 12:24em12:24

    Ótima verdade estudar para concursos é um passo de cada vez. Não vamos adquirir todo o conhecimento de uma vez.

  123. Bruno Martins

    15/06/2020 13:58em13:58

    Boa tarde!
    Sim. Muito Bom!
    15/06/2020

  124. Simone Leão

    15/06/2020 20:40em20:40

    Excelente texto, uma verdadeira Dádiva,muito obrigada!!!

  125. Silvânia

    15/06/2020 22:57em22:57

    Boa noite!

    Muito motivador o texto, vamos começar bem!

  126. Ricardo

    16/06/2020 02:36em02:36

    Gabriel, bom dia! Muito obrigado pelo texto! Eu precisava de uma injeção de ânimo, e suas palavras foram valiosas para mim. Estou focado no concurso da Magistratura, mas sempre com receio devido ao meu problema de audição. Nunca encarei como um problema, pois sempre resolvi tudo sem precisar de um aparelho auditivo, mas de alguma forma passei por constrangimentos por ter solicitado que as pessoas repetissem suas falas. Diante disso, minha cabeça gira em torno da prova oral, o que acaba me atrapalhando nas fases anteriores, mesmo sabendo que até lá eu poderei, inclusive, passar a utilizar um aparelho. A partir de hoje, focarei apenas no próximo passo! Gratidão.

  127. Elson Toja Monteiro

    16/06/2020 09:43em09:43

    Simplesmente SENSACIONAL. Lembrar da Gabriele Andersen é lembrar de alguém que foi a personificação pura da PERSISTÊNCIA naquela olimpíada. Sua DETERMINAÇÃO foi reconhecida pelo público que a aplaudiu de pé. E, apesar das dores, ela chegou ao seu objetivo, pois, NÃO perdeu o seu FOCO. Agora, tomo suas palavras como um lema a ser seguido: “Portanto, em vez de se preocupar com o tamanho do caminho, trate de focar apenas no próximo passo. Depois pense no seguinte… e no outro…”. Obrigado, pela inspiração.

  128. Ariana Medeiros

    23/06/2020 01:06em01:06

    Muito Obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  129. Adriana Quirino

    23/06/2020 15:55em15:55

    Adorei! Muito motivador!

  130. Guilherme

    24/06/2020 11:37em11:37

    Sempre ajuda mestre Gabriel, só tenho a agradecer, faço parte do time Gran Cursos e estou contente com o investimento. Obrigado novamente, abraço.

  131. Liliane

    26/06/2020 06:35em06:35

    Me ajudou muito. Obrigada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo