A alegria vem pela manhã

Fim de tarde, João chega do futebol. Mal a mãe abre a porta da casa, ele passa como um foguete para o quarto, quase derrubando a mesinha de apoio ao lado do sofá no caminho, o rosto vermelho. Ela vai até lá ver o que aconteceu e encontra o menino encolhido sobre a cama, um pequeno monte embrulhado no cobertor. Ele até tenta falar, mas não consegue, pois um soluço embaraça as palavras. Está consumido pelo choro, que já lhe inchara os olhos e agora colore as bochechas, normalmente rosadas, de um tom quase roxo.

Depois de alguns instantes, finalmente consegue explicar a razão do seu sofrimento. Antes de ser – o último – selecionado para um dos times no jogo, fora alvo de chacota dos amigos, que o chamaram de “perna de pau”. Durante a partida, ninguém lhe passava a bola e, nas poucas vezes que chegou a participar de algum lance, errou e foi criticado, inclusive por membros da equipe. Saiu de lá se sentindo um derrotado, um peso para os colegas. Um inútil.

A mãe sabia que seria difícil acalentar o filho naquela noite. O episódio de humilhação e vergonha, no universo de uma criança de 10 anos como ele, era motivo para grande tristeza. Então disse apenas: “Filho, acredite: o choro pode durar a noite toda, mas de manhã virá a alegria.” Deu um beijo na testa do menino, que não entendeu nada na hora, mas acabou adormecendo em meio aos soluços.

Despertou ainda vestindo a roupa do futebol e todo sujo. Esfregou os olhos, que agora estavam secos e notou o sol forte entrando pela janela e iluminando o quarto. O dia estava lindo, com um céu tão azul que não parecia real. No meio do caminho para a cozinha, foi surpreendido pela cachorrinha de estimação, que queria brincar. O pai, a mãe e a irmãzinha ainda bebê já estavam na cozinha, esperando por ele para tomarem juntos o café da manhã. À mesa, seu prato preferido: panquecas quentinhas. O menino sorriu. A alegria veio mesmo pela manhã, exatamente como a mãe previra.

A história acima é fictícia, e imagino que você esteja se perguntando por que eu recorreria a uma situação cotidiana e “tola”, vivenciada por um personagem criança, para introduzir nossa conversa de hoje. Em que sentido falar de uma frustração infantil pode contribuir para nosso contexto de adultos, já que, no mundo “real”, os problemas são bem maiores e complexos? Eu lhe digo por quê: porque a mensagem dessa pequena história ultrapassa a fronteira da idade e alcança todos nós, homens e mulheres maduros e experientes.

Na concepção de mundo do pequeno João, ser preterido no jogo de futebol era um grande problema, algo capaz de lhe tirar a alegria e apagar, ainda que momentaneamente, o brilho da vida. Que fique claro: a dor infantil não é menor do que a do adulto. É claro que, na vida já não tão ingênua dos mais crescidos, o choro, geralmente motivado por fatores como traição, dificuldades financeiras e frustração profissional, advém de problemas, diria, mais concretos e difíceis de resolver, mas nem por isso necessariamente piores que os que entristecem uma criança.

De qualquer forma, tanto a tristeza do menino como a do homem feito têm em comum o fato de poderem se extinguir ao raiar de um novo dia. Após uma longa noite, a luz retorna para todos nós, e as trevas nunca têm a última palavra. Lembrar-se disso dá forças para seguirmos em frente.

Você já notou como o sol da manhã é apreciado por todos? Traz aconchego e calor, que – é inegável – renovam as energias. Ora, leitor amigo, essa luz sempre vem, não importa o quão escura tenha sido a noite, não é verdade? Portanto, não é razoável temer o crepúsculo. Da mesma forma, não há por que ter receio de enfrentar adversidades, de encarar as atribulações da vida. Toda dificuldade passa e deixa aquela sensação boa de termos feito a diferença, de estarmos fortalecidos após superarmos um grande obstáculo.

Para alguns de nós, a escuridão é mais severa e parece que vai durar para sempre. Se é o seu caso, lembre-se: a alegria vem pela manhã, ainda que não a imediata. Nada pode impedir você de ser feliz, de experimentar alegrias. Afinal, a vida é feita de altos e baixos. Já dizia o psiquiatra Carl Jung: “Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas, sim, por tornar consciente a escuridão. Mesmo uma vida feliz não pode existir sem um pouco de escuridão.” Em outras palavras, a felicidade perderia o significado se não fosse equilibrada com um pouco de tristeza. Precisamos saber enfrentar as coisas conforme elas surgem, com paciência e tranquilidade, pois nada é absoluto, tampouco definitivo.

Outros, mais afortunados, têm luz própria e brilham até no breu absoluto. Mesmo esses felizardos têm de lidar com outro problema: de noite, a luz atrai insetos. E insetos incomodam, alguns picam… Há quem tenha verdadeira fobia. Ainda assim, essas pessoas têm de reconhecer o valor de enxergar o que muita gente não consegue ver por falta de luz. Insetos têm vida curta, problemas têm vida curta, mas a capacidade de lidar com eles às claras, vislumbrando possíveis soluções através das sombras faz toda a diferença.

Há, ainda, um terceiro grupo de almas que, embora não emitam luz própria, se contentam com a luz natural de elementos noturnos. De fato, como bem percebeu o escritor Ralph Waldo Emerson, quanto mais escura a noite, mais estrelas os homens veem. Podem ser iluminados por elas, pela Lua, pelos vaga-lumes… São muitas as fontes de luz, os lampejos que hão de ser aproveitados em busca da superação e da renovação. Nem sempre é preciso esperar amanhecer para superar a dor da véspera, e alguns felizmente compreendem isso.

Sei que o momento não é bom. Ao contrário, está marcado pela tristeza e não tem nada de libertador. O que nos faz prosseguir é a esperança de um futuro melhor, é ansiar que a alegria venha pela manhã. Pode ser mais assustador para uns e outros, que talvez tenham de percorrer vales de sombras, enfrentando a doença ou a morte de alguém querido. Claro que não está sendo nada fácil, mas não tenho a menor dúvida: vai passar. Venceremos, nem que seja ao colocarmos em prática os ensinamentos de Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos Estados Unidos do período de 1933 a 1945: “Você deve fazer aquilo que não consegue fazer.” Dê-nos uma missão, e a cumpriremos.

A luz do sol surge todas as manhãs, provando que, depois da escuridão, de momentos de pouca sorte, chega a oportunidade para o recomeço.

Então vamos juntos, sem preguiça nem indolência, cientes de que o choro, a tristeza e a doença durarão apenas uma noite. O alvorecer virá e, quando isso acontecer, deveremos retomar nossa obra com fé e amor. A cada dia, temos uma nova chance de agir diferente. A cada manhã, a vida renova as nossas possibilidades e nos dá uma nova oportunidade de fazer melhor.

Vem comigo?

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” – Salmos 30:5

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
251 Comentários

251 Comentários

  1. Ednei da Conceição Sousa

    01/06/2020 18:09em18:09

    Sabias palavras!!! Parabéns

    • Gilmar

      01/06/2020 19:12em19:12

      Muito bom pra reflexão

      • Kerlle Juliana Cardoso Aguiar

        01/06/2020 21:52em21:52

        O texto foi muito útil pra mim. Precisava ouvir isso. Preciso copiar esse texto e colocar na cabeceira da cama.

        • MARCIA ALVES CORRÊA LIMA

          01/06/2020 22:50em22:50

          Gabriel, obrigada. Foi útil sim. Creio no que o Salmista disse, creio na Palavra de Deus e creio que o Senhor me dará forças para fazer o que eu parei de fazer. Muito obrigada. Deus abençoe e proteja todos nós! Abraços

          • LARISSA SILVEIRA

            03/06/2020 21:59em21:59

            Estava precisando disso !! Obrigada.

        • Aldione

          02/06/2020 16:21em16:21

          Sempre reconfortante se lembrar do que nos dá ânimo. Contexto ótimo porque é assim que me sinto as vezes como uma criança impotente que depende de alguém simplesmente porque não somos fortes o tempo todo. Deus nossa fonte principal tem sempre palavras de força para perseverarmos.

      • Welington Estela Sobrinho

        02/06/2020 18:08em18:08

        Muito bom,nos faz refletir sobre várias coisas e sempre percistir em busca do melhor! Parabéns!

        • Anderson de Freitas Machado

          03/06/2020 08:36em08:36

          Excelente texto, inspirador.
          Parabéns Gabriel!

          • Ana

            04/06/2020 02:42em02:42

            Que leitura gostosa de fazer. Amei essas palavras e elas serviram para me tranquilizar realmente. Obrigada Gabriel.

      • ALESSANDRO DE SENA COSTA

        03/06/2020 17:46em17:46

        Muito bom texto, muito interessante que nos leva a várias reflexões.

      • Lídia

        04/06/2020 13:26em13:26

        Fico grata pra reflexão, acabei de passar por um momento que falava exatamente isso para mim mesma.
        🙃☺️🤗

    • Evânia

      01/06/2020 19:12em19:12

      Foi ultil sim!

      • LUCIANA VITORINO DOS SANTOS

        02/06/2020 07:34em07:34

        Excelente texto! Engrandecedor.

    • Diego Nascimento

      01/06/2020 20:09em20:09

      Ótimo texto. Obrigado Gabriel!

      • Ariany

        01/06/2020 22:02em22:02

        Uma gota de esperança em meio a tanta tristeza. Obrigada!

        • Ena Rita

          01/06/2020 23:30em23:30

          Excelente texto, temos que agarrar essas novas oportunidades, pois na vida haverá sempre um novo recomeço, apesar de dias difíceis que estamos enfrentando. Salmos muito lindo, o choro pode….

        • Ismeraldina Maria Lucena Lima

          02/06/2020 07:48em07:48

          Um bom dia,no 07 de maio de 2020 minha filha caçula tem 26 anos casada ela tem uma BB de 7 meses chamada Maria Izzie adoece corpo dolorido perda d baladar e sem olfato ,febre e BB com febre ambas foram a Upa foi feito o exame e o resultado foi positivo p covid 19.Eu e minha filha + velha e minha outra neta de 4 anos estamos morando com ela enquanto construí minha casa.O marido da Camille olhava pra me em busca de solução no momento fiquei sem palavras.Entao olhe pra minha filha e disse Deus é fiel a cada amanhecer filha Jesus Cristo opera um milagre, a Secretaria de Saúde fizeram exames no demais da casa e o meu deu positivo e todos olhava pra me por que sou grupo de risco sou alérgica e Meus pulmões são frágeis em fim mas nenhum momento me abalei eu estava feliz por minha filha e minha neta a Yasmin que também e alérgica a cada amanhecer Deus através da sua misericórdia operou milagre sintomas leves e hoje todos nós estamos bem na graça de Deus. O texto que redigir por gran cursos de fé e esperança.E meu sonho é cursa uma faculdade e vou realizar com o apoio de vocês grata.Atenciosamente Ismeraldina Maria Lucena Lima

      • Leila Cristina dos Santos

        02/06/2020 07:37em07:37

        Excente o texto.Deus o abençoe e muito obrigada

    • Cyara Menezes

      01/06/2020 20:35em20:35

      Bem interessante para o momento que vivemos onde nada ta fácil. Obrigado

    • Flora Maria de Jesus Pires

      01/06/2020 20:55em20:55

      Nossa estava precisando ouvir umas palavras dessas me animou muito Obrigado.

      • Edna

        02/06/2020 06:26em06:26

        Bom dia, nada melhor que acordar já com uma lição tão sabia de esperança, abraços.

    • Karen Bernadett Maciel Oliveira

      02/06/2020 00:14em00:14

      Que mensagem, simplesmente maravilhosa. Foi edificante ler este lindo texto. Obrigada e Deus abençoe sua vida 🙏🙏

    • Gabriel

      02/06/2020 00:28em00:28

      Obrigado por compartilhar esse texto, parabéns, muito bom!

    • alex sandro alves miranda

      02/06/2020 00:37em00:37

      Boa noite, Gabriel! excelente reflexão. sucesso sempre. abcs

    • Silas Jr.

      02/06/2020 02:21em02:21

      Adorei esse texto motivador.Que Deus continue inspirando a todos os envolvidos direta e indiretamente na gestão do Gran.Boa noite!

    • Simone

      02/06/2020 04:29em04:29

      Textos sempre inspiradores. Quebram minha ansiedade e me fazem voltar ao equilíbrio. Obrigada!

    • Maria Cleia

      02/06/2020 07:52em07:52

      Sábias palavras Gabriel, fala realmente do momento que estou vivendo, mais a minha esperança é amanhecer de um novo dia. Ontem tive uma perda de um primo muito querido. E o texto fala também sobre isso. Obrigada que Deus abençoe você.

    • Miriane

      02/06/2020 09:09em09:09

      Texto amável! Obrigada.

    • Valquíria Timóteo

      02/06/2020 15:10em15:10

      Texto lindo, aliás, tudo que você escreve é ótimo!!! Sou sua fã!!!!
      Essa frase:é o meu lema!

      • Jeniffer

        04/06/2020 09:14em09:14

        Esse texto me deu novo ânimo. É muito difícil ver o lado bom quando há muitas coisas triste acontecendo. Mas ainda há esperança e tudo pode mudar. Obrigada pelas paravras de esperança.

    • Ângelo Fernandes

      02/06/2020 22:03em22:03

      Excelente, God bless !

    • CARLISSON RAMON DA PITOMBO

      03/06/2020 07:34em07:34

      Bom texto, inspirador e bem escrito.

    • Marcelo

      03/06/2020 08:27em08:27

      Muito boa a reflexão, simples e uma verdade plena, o choro e a alegria são naturais na nossa vida, assim como o sucesso é, ao contrario é ser pobre no sentido hebraico da palavra.

    • Aparecida lemes dos Santos

      03/06/2020 08:29em08:29

      Bom dia professor, agradeço por suas mensagens que trazem alento, acalma e reanima-me pra começar um novo dia.

    • Nelson

      03/06/2020 11:00em11:00

      Foi ótimo ler esse texto, está me dando forças para conquistar o tão sonhado concurso da polícia civil do Paraná !

      • Luciene

        07/06/2020 17:52em17:52

        Sábias palavras! Muito importante nesse momento de incertezas que vivemos! Obrigada tem uma música que ao começar a ler o texto logo me lembrei. Com a Banda louvor e Glória se chama Vitória Certa. Vale a pena ouvir

    • Gesse

      03/06/2020 20:18em20:18

      Foi útil.
      Muito bom o texto.
      Gratidão

    • Denyson

      04/06/2020 12:22em12:22

      Esse texto engrandecea alma.

    • Rosa Froz

      05/06/2020 08:56em08:56

      Precisava destas palavras!

      • DANIELE REGINA SAMPAIO SANTOS

        18/06/2020 12:08em12:08

        Ótima reflexão!Comprei um curso em Fevereiro e até hoje não estudei direito.Junta um misto de preguiça,desânimo,pensamentos que não vou conseguir,fracasso.
        Nunca li um artigo aqui,mas fui tocada a ler esse.Tenho que ter esperanças para o meu futuro.Creio muito na Palavra de DEUS.Obrigada Gabriel pela motivação.Vamos que vamos!!!!

    • luismartorres@hotmail.com

      06/06/2020 11:00em11:00

      Para mim o texto me deu coragem para enfrentar os obstáculos que estou vivendo, muito bom, ensinar o que nos motiva a viver., ” O choro pode durar uma noite mais alegria vem pela manhã “.

      Moro em uma cidadezinha no coração do Ceará.
      Onde o amor é mais forte ou poderia ser.

    • maria da paz

      12/06/2020 15:36em15:36

      lindas mensagem de motivação!

  2. MARILIA SILVA

    01/06/2020 18:29em18:29

    Fantástico!!

  3. Edilania

    01/06/2020 18:42em18:42

    Gostei muito do texto. Obrigada por sempre nos trazer artigos que nos fazem refletir e elevar a nossa autoestima.

    Grata,

    Edilania.

    • Discipula de Jesus

      01/06/2020 19:36em19:36

      Benção de Deus!!!

      Uma observação: Deus não é homem para que minta e volte atrás em suas promessas. (Números 23:19).

      Então é verdade que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

      • Maíra

        01/06/2020 21:44em21:44

        Gostei muito! Reflexão envolvente e intrigante. Ela provoca e faz acender a força para encarar de cabeça erguida e coração aberto o que vier. Medos e rejeições. Que ao término dessa pandemia saiamos todos da normalidade. Tornando-nos mais humanos, empáticos e solidários.

        • Alessandra Castro

          04/06/2020 13:01em13:01

          Foi muito útil e importante, obrigada.

      • DANIELE REGINA SAMPAIO SANTOS

        18/06/2020 12:09em12:09

        Recebo!!!

  4. Simone Dias de Souza

    01/06/2020 18:51em18:51

    Maravilhoso receber mensagens vindo do trono de Deus. Amo quando alguém fala mencionando texto bíblico. Parabéns por preencher meu dia. Obrigada. Deus continue lhe abençoando com toda sabedoria e graça.

  5. Telma

    01/06/2020 19:01em19:01

    Bem interessante

    • Sara

      01/06/2020 22:12em22:12

      Perfeito! 🙏🏼

  6. vanessa barcellos

    01/06/2020 19:02em19:02

    Suas palavras sempre são muito sábias e confortadoras!!!

    • Mel

      01/06/2020 19:26em19:26

      Texto maravilhoso nos trás ânimo para continuar em tempos tão difíceis.

  7. Nathália França de Carvalho

    01/06/2020 19:06em19:06

    Esses dias tenho passado por uns problemas bem difíceis aonde não consigo enxergar, ainda, a chegada de dias melhores. Ler seu texto me trouxe um pouco de esperança e a sensação de que, algum dia, as coisas irão melhorar. Obrigada!

    • Francy Alves

      03/06/2020 12:01em12:01

      Tenha certeza de que as coisas irão melhorar Nathália, embora hoje você não consiga ver uma saída, acredite piamente que ela virá de uma forma radiante, inesperada,… E logo, logo, você voltará a sorrir. Não sei do seu problema, mas passei por situações q tentei por duas vezes tirar minha vida, não aguentava tanta dor, realmente acreditava não ter saída…Mas Graças a Deus, estou aqui, firme e forte, dei a volta por cima… Às vezes fico me perguntando : Meu Deus, e se eu tivesse morrido quando em meio ao desespero tentei fazer? Jamais sentiria esse prazer tão grande e inexplicável como estou vivendo hoje. È fato que, apesar de ter dado a volta por cima, outros problemas surgirão e estão surgindo, mas hoje, eu vejo a vida de uma forma diferente: Sinto que a cada dia tenho que lutar, sim, lutar… Lutar por um mundo melhor, por um dia mais feliz, por um sorriso a mais, por uma esperança a mais… Nathy, não sei de sua dor, mas sei que se você não desistir, passará por cima dela. Vamos guerreira, não desista, insista, seja forte, pense naquilo que você mais ama no momento, você é capaz; apesar de não te conhecer, acredito no potencial do ser humano em dar a volta por cima e reverter a situação. Estou na torcida do seu sucesso.

  8. Angela Sousa

    01/06/2020 19:07em19:07

    Belo texto👏

  9. Maria Tatiana Meneses de Souza

    01/06/2020 19:09em19:09

    Texto muito útil e válido para diversos momentos da vida.

  10. ALCIONE PRUDENTE LAZZAROTTO

    01/06/2020 19:10em19:10

    Toda palavra de motivação ajuda!!! Principalmente em tempos obscuros. Obrigado.

  11. Jeferson Castro de Almeida

    01/06/2020 19:12em19:12

    Gabriel, texto sensacional.Encheu-me de ânimo e esperança. Achei muito apropriada as citações de Carl Jung, Ralph Waldo Emerson e Eleanor Roosevelt que foram ao encontro da temática da mensagem. Após a tempestade vem a bonança, após a dificuldade vem a vitória, após o choro vem a alegria. Deus abençoe a sua vida e de sua família.

    Grande abraço,

    Jeferson Almeida

  12. MARCOS ANDRÉ DE BRITTO PEREIRA

    01/06/2020 19:13em19:13

    gostei muito do texto, pois sou cristão e gosto de palavras de incentivo levo pra vida esse conceito, que o choro pode durar a noite inteira sendo que a alegria vira ao amanhecer

  13. Aldir W Raposo

    01/06/2020 19:13em19:13

    Texto interessante e ótima aplicação analógica. Parabéns.

  14. Lúcio dos Santos Pereira

    01/06/2020 19:17em19:17

    Parabéns pela atitude de sempre está motivando as pessoas, gostei muito do texto, lembrou-me de alguns momentos da minha vida.

  15. Luciano

    01/06/2020 19:17em19:17

    Bela mensagem!

  16. Alex Valmor

    01/06/2020 19:20em19:20

    Muito top, gosto muito dos seus textos! Abraços

  17. Teresa Régia

    01/06/2020 19:22em19:22

    Ótimo texto para uma boa reflexão..

    • Juliana Freitas da silva

      01/06/2020 21:19em21:19

      muito motivador e isso que nós precisamos …muito obrigado que Deus abençoe vc e sua família..

  18. Concurseiro Pernambucano

    01/06/2020 19:23em19:23

    Essencial, receber essas palavras de motivação! Fé, saúde e paz a todos!

  19. Maria

    01/06/2020 19:24em19:24

    Muito bem escrito. E reconfortante.

    • Richard Bertarelli

      01/06/2020 20:35em20:35

      Maravilhoso texto, obrigado por me ajudar em momentos assim, realmente a vida não é fácil pra ninguém… Obrigado por lembrar que nem tudo está perdido!

  20. Gleidson D. Inácio

    01/06/2020 19:25em19:25

    Parabéns Gabriel, seus posts são sempre motivacionais e impactantes, dirigíveis e cabíveis em qualquer contexto ao qual estivermos inseridos, eu acordo todos os dias buscando fazer o meu melhor e diferente ao dia anterior, aspirando sempre me superar e chegar aonde quero chegar, e com certeza irei chegar!!

  21. iris poliny

    01/06/2020 19:25em19:25

    Boa noite, muito bom o texto, estava precisando, vamos p cima, foco total.

  22. Nicolas C P.

    01/06/2020 19:28em19:28

    Ótimo texto, dispensa comentários, parabéns, e vamos seguir em frente, logo alcançaremos a luz!!!

  23. GENAINA BASTOS LAURINDO

    01/06/2020 19:28em19:28

    Obrigada, o texto me fez sentir melhor diante a situação que estou no momento!

  24. Regiane Oliveira

    01/06/2020 19:31em19:31

    Texto fantástico!

  25. Edilene

    01/06/2020 19:33em19:33

    Perfeito para ajudar nesse tempo sombrio que estamos atravessando!

  26. Aldenir Figueiredo

    01/06/2020 19:34em19:34

    É verdade, precisamos ter fé, acreditar sempre que o amanhã será melhor. O texto é um grande estimulo.

    • Allan da Silva

      01/06/2020 20:02em20:02

      Bom texto para nos motivar…

  27. Discipula de Jesus

    01/06/2020 19:37em19:37

    Benção de Deus!!!

    Uma observação: Deus não é homem para que minta e volte atrás em suas promessas. (Números 23:19).

    Então é verdade que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

  28. Clara

    01/06/2020 19:37em19:37

    “Você deve fazer aquilo que não consegue fazer”

    Por vezes deixamos de fazer ou aceitar alguma oportunidade que a vida oferece por acreditar que não somos capazes ou que não iremos conseguir…
    Essas crenças limitantes podem nos puxar para baixo, mas precisamos ter a coragem de aproveitar a “QUEDA” e pegar o impulso necessário para subir muito além do que achávamos que seria possível.

    Talvez, nesse exato momento, inúmeras pessoas estejam passando por um momento difícil, mas como como o nosso IMPARÁVEL GG escreveu: Após uma longa noite, a luz retorna para todos nós, e as trevas nunca têm a última palavra!

    Obrigada por nos presentear com palavras repletas de esperança e força, Gabriel!

  29. Anderson Bernardino

    01/06/2020 19:39em19:39

    Excelente reflexão, principalmente usando de uma passagem das escrituras pra edificar e promover quem está passando por meio das sombras com a esperança de alcançar a alvorada.

  30. Rosimeire

    01/06/2020 19:46em19:46

    …chorando muito ao ler esse texto…
    “Você deve fazer aquilo que não consegue fazer.”
    …é justamente isso

  31. Adolfo Hickmnann

    01/06/2020 19:49em19:49

    “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” – Salmos 30:5
    Gabriel: Que Deus derrame mais e mais graças sobre você! É muito bonito ver sempre as suas mensagens com as passagens bíblicas.
    Obrigado por manter-se firme e por edificar os concurseiros ao seu redor!
    Abraços,

  32. Marília Vitoriano

    01/06/2020 20:01em20:01

    Foi muito útil. Mais que isso : foi como um abraço de encorajamento, um aceno de estímulo. Gabriel, obrigada!

  33. Karine Amora

    01/06/2020 20:02em20:02

    Excelente! Além da palavra citada em salmos.. Amei a frase da primeira dama, levarei para vida! 👏

  34. Jeane Costa

    01/06/2020 20:03em20:03

    A cada segunda surge uma nova mensagem de fé e esperança de sermos imparáveis!!!!

  35. Aline

    01/06/2020 20:06em20:06

    Ótimo texto! Muitos de nós perseveramos justamente pela esperança de um novo dia, uma nova manhã de sol!!

  36. Luana Mendonça

    01/06/2020 20:06em20:06

    É um ato de sabedoria inserir textos bíblicos em situações do nosso dia a dia. Muito bom

  37. Ednara Taissa da Silva

    01/06/2020 20:08em20:08

    As lições dessa história ficarão marcadas em nossas memórias!

    • Cilene Aparecida Jubertoni Lima Guisone

      01/06/2020 20:28em20:28

      Muito boa a mensagem de que dias melhores virão!

  38. Diego Nascimento

    01/06/2020 20:09em20:09

    Ótimo texto. Obrigado Gabriel!

  39. Ruan Lindemberg

    01/06/2020 20:21em20:21

    Esse texto parece que foi escrito especificamente para mim. Incrível.

  40. SALETE TERESINHA TARTARI

    01/06/2020 20:23em20:23

    Gostei! Sempre é bom ouvir/ler palavras de ânimo! Gratidão por nos inspirar…

  41. Bruno

    01/06/2020 20:24em20:24

    Intuitivo, nos reflete a certeza que boas novas virão. Parabéns pelo texto.

  42. Carlos Piola

    01/06/2020 20:25em20:25

    Salmos 30:5

  43. Priscila Coila

    01/06/2020 20:25em20:25

    Divino!
    Lembrar sempre do ensinamento de que há coisas que virão e que não podemos controlar, nos faz perceber que podemos controlar a nós mesmos e apenas nossas próprias emoções, em lidar com todas essas situações que eventualmente ocorrem em nossas vidas. E sim, continuar a esperar que a alegria venha pela manhã. ^^

  44. Geilson Klebs

    01/06/2020 20:26em20:26

    Artigo muito edificante,encorajador e acima de tudo nos remete a maior fonte de conhecimento e sabedoria que é a palavra de Deus (Salmo 30:5).Parabéns + 1 vz!

  45. L.Rodrigues

    01/06/2020 20:27em20:27

    A partir da leitura de seus artigos semanalmente, tenho encontrado uma motivação em mim que não sabia que existia. Eu só tenho que lhe agradecer. MUITO OBRIGADO.

  46. Keila

    01/06/2020 20:27em20:27

    Amém!! sigamos com esperança, sem preguiça nem indolência!

  47. zilda

    01/06/2020 20:32em20:32

    Texto sensacional Gabriel, como os outros que você publicou e que já li, nos fortalece não só nos estudos, mas também como seres humanos. Parabéns!

  48. Liliane Nascimento

    01/06/2020 20:38em20:38

    Para mim veio em boa hora,foi o encaixe perfeito.

  49. Alembér Bica Duarte

    01/06/2020 20:39em20:39

    Texto bem reflexivo. Parabéns!

  50. Márcia Portilio da Silva

    01/06/2020 20:50em20:50

    Claro que foi útil, muito mais que útil, foi uma bela reflexão…. gratidão.

  51. dhara

    01/06/2020 21:04em21:04

    Obrigada por ser luz em minha ida <3

  52. Sabrina

    01/06/2020 21:07em21:07

    Uma ótima reflexão , para nos lembrar-mos que nada é eterno, inclusive os momentos ruins. Sempre teremos a chance de recomeçar. Gratidão!

  53. Amanda Marques

    01/06/2020 21:07em21:07

    Foi muito útil, esses textos sempre me motivam quando a ansiedade e o medo tentam me controlar.

  54. Valéria Almeida

    01/06/2020 21:14em21:14

    Uma ótima reflexão, conteúdo útil e agregador, obrigada por disponibilizar esse conteúdo riquíssimo! grata!

    • Juliete

      01/06/2020 21:34em21:34

      Muito bom. Palavra que trás esperança e um certo conforto ao coração.

  55. Selvanice

    01/06/2020 21:18em21:18

    Maravilhoso texto de uma profundidade incomparável e que com certeza compreender e acreditar que tudo vai passar, nos da forças para continuar lutando por dias melhores.

  56. Adriana Quirino

    01/06/2020 21:22em21:22

    Uma bela reflexão!

  57. JHANIEIRE SILVA NUNES

    01/06/2020 21:32em21:32

    muito gratificante ler um texto desse…amei!!!

  58. André

    01/06/2020 21:39em21:39

    Muito obrigado por estar sempre conosco nos ajudando e nos orientando até mesmo com uma autoestima! obrigado.

  59. Camila Mara da Silva Galeno

    01/06/2020 21:46em21:46

    Parabéns Gabriel Granjeiro!! Otimas palavras! Suas palavras trazem calmaria nesse momento de tamanha dificuldade.

  60. SANDRA HELENA OLIVEIRA DA SILVA

    01/06/2020 21:47em21:47

    Parabéns pelo seus textos, eles sempre são muitos edificantes, esse em especial veio como uma luz para trazer certo conforto nesses momentos delicados, que Deus continue lhe abençoando e inspirando pra produzir mais textos como esse. Obrigada!

  61. Kerlle Juliana Cardoso Aguiar

    01/06/2020 21:53em21:53

    O texto foi muito útil pra mim. Precisava ouvir isso. Preciso copiar esse texto e colocar na cabeceira da cama.

  62. Kerlle Juliana Cardoso Aguiar

    01/06/2020 21:54em21:54

    O texto retrata os acontecimentos diários. Muito bom

  63. Ana Flávia

    01/06/2020 21:59em21:59

    Incrível o artigo!

  64. Roberta de Negreiros Silva Dantas

    01/06/2020 22:01em22:01

    Emocionante pensar que cada um de nós passa por noites e temos sempre um amanhã. Não desistamos do nosso amanhã. Deus cuide de cada um de nós.

  65. Rodrigo

    01/06/2020 22:08em22:08

    Texto “revitalizador”, parabéns.

  66. Flávio Roberto de Souza

    01/06/2020 22:09em22:09

    O texto é fantástico e sua interpretação sensacional, motivadora e inspiradora.
    Fico feliz em ser agraciado com notória sabedoria, dedicação de ensinar, passar os conhecimentos e motivação, sempre com grande convicção.

  67. Fabriciana Koch

    01/06/2020 22:12em22:12

    SENSACIONAL!!!! Útil e inspirador.

  68. SONIA SANTOS

    01/06/2020 22:31em22:31

    QUe coisa linda de se ouvir…. e se lembrar nas noites tristes….

  69. NEMILTON

    01/06/2020 22:33em22:33

    Sábias palavras!!
    Mensagem inspirada pelo autor da Vida, DEUS!!

  70. Ari Oliveira

    01/06/2020 22:48em22:48

    Obrigada por me proporcionar exatamente aquilo que eu precisava ler em um momento tão difícil!

  71. Marcus Leandro de Souza Santana

    01/06/2020 22:50em22:50

    Sem comentários sobre o texto, fantástico para o momento atual.

  72. Veronica Pedroni

    01/06/2020 23:00em23:00

    Excelente, renovador, obrigada.

  73. Rosidalva Sertório dos Santos

    01/06/2020 23:58em23:58

    Seu texto é muito significativo. E o fato ter usado um verso Bíblico o deixa mais completo. Acredito que tudo passa nessa vida, não há sofrimento que dure para sempre, como diz a o Livro Sagrado(Bíblia) no capítulo 3 do livro de Eclesiastes escrito pelo homem mais Sábio da sua época. Admiro o trabalho do Gran cursos online. Sigamos nesta certeza, o Choro pode durar uma noite, mas alegria virá pela manhã.

  74. Erlande

    02/06/2020 00:08em00:08

    Palavras de encorajamento, e incentivo para muitos acreditarem que podem alcançar seus objetivos.

  75. Adriano

    02/06/2020 00:22em00:22

    Texto muito motivador ,parabéns gran cursos online .

  76. Rejane O.Pires

    02/06/2020 00:25em00:25

    Pra mim foi ótimo!Me senti mais motivada !

  77. Gabrielle Pontes

    02/06/2020 00:37em00:37

    texto lindo, e emocionante! Deus sabe todas as coisas ♥

  78. tamiris

    02/06/2020 03:21em03:21

    resposta de Deus pra mim. obrigada

  79. zorilda

    02/06/2020 05:29em05:29

    Em momentos de dor e incertezas ficamos perdidos e sem direção, mas Cristo é a luz do mundo quem o segue não andará nas trevas. Deus compre o que promete. Obrigada por mais esse texto Gabriel.

  80. Tarcila Miranda

    02/06/2020 05:53em05:53

    Bom Dia. Excelente reflexão..

  81. Benjamim Mateus

    02/06/2020 05:57em05:57

    Ótimo texto Gabriel e bastante oportuno para o momento atual. Que Deus continue te direcionando e vamos juntos em busca do sucesso. Forte abraço!

  82. Erika Gualberto Ribeiro

    02/06/2020 06:18em06:18

    Excelente reflexão! Palavras que servem para nos dar ânimo e coragem. Obrigada Gabriel.

  83. Gilmara Araújo Portugal

    02/06/2020 06:56em06:56

    Muito oportuno a reflexão! Parabéns!!

  84. Jefferson

    02/06/2020 06:57em06:57

    Aquela reflexão pela manhã que, nos faz acreditar que ao raiar de todos os dias, recebemos uma nova oportunidade para recomeçar.

  85. EDILSON NASCIMENTO DE AMORIM

    02/06/2020 07:01em07:01

    Olha, sempre que estou desmotivado recorro há estes textos, não é fácil lhe dá com tantos problemas e ao mesmo tempo estudar. As palavras de motivação sempre vão ajudar, agradeço pelas palavras se não já teria desistido.

  86. Adriano Pereira

    02/06/2020 07:31em07:31

    Obrigado Gran. Texto excelente!

  87. ANDRESA SOUZA DOS SANTOS

    02/06/2020 07:38em07:38

    Gloria Deuuus!

  88. José Adriano

    02/06/2020 07:43em07:43

    Excelente!
    Nesse período de pandemia, medos e incertezas é necessário refletirmos que depois da noite escura sempre vem o amanhecer. Obrigado e parabéns!!

  89. Rosangela Simões de Andrade

    02/06/2020 08:00em08:00

    Amei o texto muito motivador.

  90. Adine Cruz

    02/06/2020 08:15em08:15

    Excelente texto!

  91. FRANCIELE

    02/06/2020 08:23em08:23

    Muito bom, excelente mensagem. Obrigada!

  92. Vanilda

    02/06/2020 08:40em08:40

    Admiro as pessoas que conseguem transmitir uma mensagem clara e objetiva através das palavras. Melhor ainda quando a reflexão vem de forma leve durante um longo período. É como ruminar por horas tudo o que você escreveu, degustando cada palavra. Valeu a pena parar e ler. Parabéns!!!

  93. Fabrício Alves Maia

    02/06/2020 09:04em09:04

    Continue escrevendo, Gabriel. Quando conhecemos a verdade de quem verdadeiramente somos, isso trás libertação. Forte Abraço!

  94. Everton Barbosa

    02/06/2020 09:23em09:23

    Parabéns Gabriel, palavras motivadoras que elevam nossa vontade de prosseguir mesmo diante de tantas incertezas, obrigado, Deus te abençoe!!!

  95. Izabel

    02/06/2020 09:24em09:24

    Temos sempre que termos a consciência que por mais difícil que seja as tribulações e angústias, estas passarão. Excelente texto, maravilhosa reflexão.

  96. ANGELA

    02/06/2020 09:27em09:27

    ADOREI O TEXTO, MOTIVACIONAL, SHOW DE BOLA

  97. Débora

    02/06/2020 09:35em09:35

    Texto muito válido. Obrigada por suas palavras. Precisamos renovar as esperanças mesmo em dias turbulentos. Bom saber que o gran se preocupa com o nosso emocional.

  98. Francisca Sheila

    02/06/2020 09:37em09:37

    Bom dia,

    Maravilhoso o texto. Ajuda a renovar a força, a esperança e a fé.

    Gratidão

  99. Franca Júnior

    02/06/2020 09:39em09:39

    Texto inspirador, obrigado!

  100. Jennifer Alves

    02/06/2020 09:44em09:44

    Sei que o propósito de estarmos por aqui é alcançar a tão sonhada aprovação naquele concurso público, entretanto, percebo que suas palavras vão além de incentivos para se continuar nesta caminhada, pois elas dizem respeito a conselhos para a vida! Espero que todos que leram esta sua brilhante reflexão possam guarda-la em sua mente e em seu coração para que, assim, em todos os momentos de “dias escuros”, se lembrem deste texto e prossigam em sua jornada. Parabéns Gabriel, Deus continue lhe dando essa sabedoria!

  101. JOAO LUIS SANTANA NASCIMENTO

    02/06/2020 09:49em09:49

    ótimo texto. Em um momento como esse é muito importante ler mensagens como essa.Muito obrigado.

  102. Sylvia Costa Vieira Paz

    02/06/2020 09:56em09:56

    Obrigada, obrigada pelo apoio, pela motivação,pelo interesse em dar-nos o respaldo necessário.

  103. Raquel

    02/06/2020 10:00em10:00

    Como está escrito na Palavra de Deus: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhecer! Excelente texto, abordagem realista!

  104. Adriana

    02/06/2020 10:05em10:05

    Sim, sim… uma boa palavra é sempre bem vinda, e a verdade sempre nós liberta.
    Em meio a incerteza dos últimos meses, acreditar que dias melhores virão é o que nos sustenta.
    É acreditar que Deus esta no controle de Tudo.
    Deus abençoe
    Ótimo dia para todos!

  105. Carolina Brum

    02/06/2020 10:10em10:10

    Bom dia!
    Lindo texto. É um belo lembrete para termos fé e sermos resilientes. Serviu como um belo estímulo essa manhã. Gratidão!

  106. Lázaro Motta Neto

    02/06/2020 10:12em10:12

    Muito importante, essa injeção de ânimo nos dias atuais, que são sombrios e temerosos quanto ao nosso fututo.

  107. RAKEL COELHO

    02/06/2020 10:15em10:15

    Bastante Útil! Para quem passa por dais de tantas incertezas!

  108. Ingrid Raiane

    02/06/2020 10:23em10:23

    Lindas palavras, em meio a tantas diversidades é sempre bom lembrar que tudo passa.Gosto muito dos seus textos, me ajuda a recordar das coisas boas que ainda estão por vir. E que o importante é não desistir.

  109. Juliana Andrade

    02/06/2020 10:33em10:33

    Nada como começar, ou recomeçar, a manhã já sendo motivada.
    Gratidão, vai passar e todos os dias de manhã vamos nos lembrar que a esperança sempre se renova!

  110. Nickaelly Vallescka Silva Soares Diniz

    02/06/2020 10:46em10:46

    Que lindo o artigo! A parte introdutória, em especial, trouxe uma grande reflexão a todos nós!

  111. Andreza Carla Rodrigues Dantas

    02/06/2020 10:50em10:50

    Muito boas as reflexões. Gosto muito.

  112. Hudson

    02/06/2020 11:01em11:01

    Muito bom o conteúdo, sempre inspirador
    Parabéns Gabriel e toda equipe Gran!

  113. RAFAELA COSTA FRAGOSO

    02/06/2020 11:04em11:04

    Gosto muito desse versículo que você mencionou, e acredito que você possa ter se baseado para fazer o artigo. Muito Bom!!! Precisamos dessa injeção de ânimo.
    Verdadeiramente, são dias de trevas mas devemos ter fé em esperar pelo melhor no dia seguinte.
    Deixo aqui uma canção aos meus amigos concurseiros, que, assim como eu, em dias de trevas precisamos de uma injeção de ânimo para conquistarmos nossos sonhos.
    Todavia Me Alegrarei – Samuel Messias
    :*

  114. FERNANDA

    02/06/2020 11:08em11:08

    Excelente texto, muito motivador e veio em boa hora, principalmente pelo momento que estamos vivendo. Cada mensagem nesse momento é fundamental e importante para nos dá forças e esperanças e para continuar seguindo nessa jornada que, com certeza, não é fácil, mas que venceremos.
    Parabéns, Gabriel.

  115. Douglas Faria

    02/06/2020 11:23em11:23

    Bom Dia Gabriel! Deus usa os seus para transmitir mensagens de conforto aos que dela necessitam. Hoje pela manhã estive pensando, com certa tristeza, sobre este momento de dificuldades que todos nós estamos passando. Em um cenário de incertezas tendemos ao desespero e desânimo; após 3 anos estudando e nenhuma aprovação em concurso, tenho pensando se realmente vale a pena continuar nesta jornada de concurseiro. Ao abrir a plataforma da assinatura ilimitada vi o anúncio deste artigo. Ao lê-lo, percebi que Deus falou comigo e sobreveio uma alegria imensurável em meu coração com um ânimo em continuar na batalha pela realização do sonho. Obrigado Deus por tudo! Gabriel, desejo que o Senhor Deus continue abençoando-o ao redigir estes artigos. Um grande abraço”

  116. Maria do Rosário Monteiro

    02/06/2020 11:46em11:46

    Adorei! Obrigada pelas palavras, dão animo.

  117. Núbia Ivêncio

    02/06/2020 11:54em11:54

    Texto excelente e motivador, diante de tantas dificuldades que temos enfrentado e muito importante para nós ouvir palavras que nos motivam e edificam nossas vidas. Obrigada Gran, Deus abençoe sempre!

  118. Francisca

    02/06/2020 11:58em11:58

    Bom dia,

    Sim, palavras que nos faz lembrar que assim devemos agir, positivos, mesmo nas adversidades.

  119. Juliane Felipe

    02/06/2020 12:37em12:37

    Comecei sem entusiasmo para ler, mas lembrei que os textos do Gabriel sempre me dão novo ânimo e assim o fiz. Surpreendente como consegue traduzir em palavras aquilo que se é tão difícil de dizer em voz alta: – Vai Passar e o choro pode até existir diante das adversidades, mas assim como a escuridão, ele não é eterno, vai passar…
    Nesse momento tão atípico, singular, desesperançoso, em que a humanidade (boa parte dela pelo menos), está tão cansada de atrocidades, está tão cansada de olhar ao redor e ver tristeza, esse momento merece vozes que nos inspirem a ser melhores, nos incentivem a continuar, levantem nossos olhos para a luz ao invés de focarmos apenas na escuridão. Hoje, novamente, é um pedido de obrigada a você Gabriel e a sua equipe. Obrigada pelas palavras constantes, obrigada pela injeção de energia, obrigada por continuarem esse trabalho maravilhoso, obrigada por mim, por me permitir ter acesso a esse mundo particular no qual vocês são e fazem toda a diferença. Simplesmente, obrigada e eu ainda serei garota propaganda do Gran, me aguardem rsrsrs!

  120. Eliane Hilda de Carvalho

    02/06/2020 12:49em12:49

    Sim, sem dúvida foi muito útil. Muito obrigada sua palavras tem servido-me de inspiração para continuar. Um forte abraço! Deus lhe abençoe!

  121. Luiza Bussolo

    02/06/2020 12:59em12:59

    Olá, Gabriel!
    O texto é excelente! É um texto que deixa entender que angustia e aflição é questão de momento e que outras coisas boas irão nos deixar felizes. Nossas ações são primordiais para o nosso desenvolvimento.

    Obrigada, pelo texto!

  122. Maria Eduarda

    02/06/2020 13:27em13:27

    Excelente reflexão! Nada como um dia após o outro.

  123. Luciana Jesus

    02/06/2020 13:57em13:57

    Gratidão!
    O texto foi importante para mim. A cada amanhecer há um recomeço, verdade. Fé, força, foco e felicidade chegarei aonde desejo.

  124. Priscila

    02/06/2020 14:04em14:04

    Excelente reflexão. Muito obrigada por compartilhar. Pra mim, trouxe um pouquinho mais de paz, fé e esperança no coração. Deus no controle! Isso vai passar.

  125. Weskley

    02/06/2020 14:38em14:38

    Excelente.

  126. paulino nadal

    02/06/2020 15:00em15:00

    ótimo texto, excelente reflexão.

  127. Eduarda

    02/06/2020 15:07em15:07

    Foi muito útil, eu gostei muito é uma grande reflexão de vida! Sábias palavras.

  128. Valquíria Timóteo

    02/06/2020 15:13em15:13

    Amei seu texto com todos os outros que li! Sou sua fã!!! Amo tudo que escreve!!!
    Essa frase: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” é o meu lema!!!

  129. Anésia Bispo

    02/06/2020 15:54em15:54

    Muito bom. Obrigada.

  130. Joléo da Costa Graça

    02/06/2020 16:03em16:03

    Gostei muito do apoio direcional do texto, ajudou minha compreensão,obrigado,valeu.

  131. Ana paula

    02/06/2020 16:09em16:09

    Boa Tarde Gabriel,
    O texto foi escrito pra mim que esses dias ando muito chorosa pelos cantos. Essa semana, estou revisando as aulas de gramática, mas esta sendo difícil porque eu me distraio com o choro a ponto de assistir uma video-aula mais de três vezes. Sou uma pessoa de muita fé, e creio muito na frase do Salmo 3o que diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”! Deus é bom o tempo todo! Muito obrigada por nos ajudar com seus textos motivacionais. Fica com Deus!

  132. Mirian de Queiroz Carvalho

    02/06/2020 16:51em16:51

    Bem escrito e oportuno. Uma palavra sensata e branda sempre faz bem a alma.

  133. Karine

    02/06/2020 17:32em17:32

    Adorei o texto! Muito bem inscrito e inspirador, além de uma ótima reflexão para os dias que não enxergamos ‘uma luz no fim do túnel’ em tempos de pandemia… “Ora, leitor amigo, essa luz sempre vem, não importa o quão escura tenha sido a noite”. Parabéns, Gabriel!

  134. Celia Regina Menezes Pereira de Melo

    02/06/2020 18:02em18:02

    Muito bom!!
    Excelente reflexão!! Choramos agora para podermos ter a alegria amanhã.

  135. Tereza

    02/06/2020 18:26em18:26

    Sensacional! Amei, nos motiva a não desanimar diante do momento que estamos enfrentando.

  136. Adriana Marins Correa Botto

    02/06/2020 18:47em18:47

    Parabéns Gabriel, motivador o seu texto. Eu creio no poder da Palavra de Deus!!! Passei por duas semanas difíceis e hoje estou de pé acreditando fielmente no Salmo 30,5 e sempre trago em meu coração uma frase:
    “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Só Deus não passa. A paciência, por fim, tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta, pois só Deus basta.”

    Santa Tereza D’Ávila

    • Vanessa

      06/06/2020 10:22em10:22

      Excelente reflexão. Com fé no bom Deus a luz vai vir após a escuridão. Obrigada pelo apoio Gran Cursos.

  137. silvano

    02/06/2020 18:56em18:56

    excelente texto para refletir olhando pelo lada da vida e bem parecido com algumas historia de vida de algumas pessoas top.

  138. Ivan Souza

    02/06/2020 19:15em19:15

    Estamos em um tempo em que raras são as palavras de motivação. Quando nos deparamos com um texto como esse,notamos que é possível vencer o mal praticando o bem. Muito obrigado pelos textos motivacionais, eles sempre nos ajudam a superar momentos difíceis.

  139. Élida Leão

    02/06/2020 19:15em19:15

    Muito útil! Mensagens de esperança são como um combustível para mim, acredito que para qualquer concurseiro, em especial quando são inspiradas na bíblia!

  140. Ana Paula Pales

    02/06/2020 19:20em19:20

    Super útil e bastante motivador!!! Nada melhor do que mencionar a palavra de Cristo que embasa todo o texto como o salmo 30. Que Deus continue abençoando esta empresa e a todos que fazem parte desta equipe!!!!

  141. Clauda dos Santos Sales

    02/06/2020 19:23em19:23

    Texto excelente. Muito sensato e alento para quem precisa recomeçar todos os dias.Com muita fé, amor e paciência que tudo será como tiver que ser e Deus para abençoar todos nós.

  142. Bruna Andrade

    02/06/2020 19:42em19:42

    Excelente reflexão.

  143. Jacqueline

    02/06/2020 19:44em19:44

    Excelente!

  144. Konrado dos reis lopes

    02/06/2020 20:24em20:24

    Muito bom para reflexão!

  145. Marcela Dias Souza

    02/06/2020 21:30em21:30

    Como sempre voce traz mensagens bacanas e leves que nos fazdm refletir que sim! Na vida ha varios caminhos e que mesmo diante do deserto o oasis pode estar a caminho.

    Parabens!!!!

  146. André Luis

    02/06/2020 22:05em22:05

    Estava precisando… Obrigado!

  147. Patrícia Furriel

    02/06/2020 22:10em22:10

    Ótima reflexão!
    A palavra de Deus é sempre boa, perfeita e agradável.

  148. Patricia Souza

    02/06/2020 22:42em22:42

    Texto muito lindo e chegou no momento certo.Que Deus te abençoe sempre . Parabéns pelas atitudes você é luz.

  149. Grazieli Franco Alves

    03/06/2020 08:57em08:57

    Adorei ler o texto logo pela manhã. Iluminou ainda mais meus pensamentos e eu já vou compartilhar com a minha família, porque simplesmente achei fantástico!!

  150. SILVIA DE SOUSA

    03/06/2020 09:39em09:39

    Gabriel obrigado pelo apoio,simplesmente AMEI!!!

  151. Adriana Azevedo

    03/06/2020 09:46em09:46

    Que suas manhãs sejam assim, sempre iluminadas e que suas palavras sejam raios de sol entrando todos os dias em nossas janelas. Obrigada.

  152. Edielson

    03/06/2020 14:39em14:39

    Gabriel cada dia eu fico mais encantado com vcs, por sempre nus fortalecendo.

  153. Ana Cleide Cerqueira

    03/06/2020 16:27em16:27

    Querido Diretor Gabriel,
    Mais uma vez muito obrigada por se deixar ser canal de Deus para nos abençoar!
    Abraço grande,
    Ana Cleide Cerqueira.

  154. Luisa Costa

    03/06/2020 16:40em16:40

    Bela reflexão!!! Mostrou-me que preciso fazer melhor!!! Obrigada!

  155. Maíra

    03/06/2020 17:18em17:18

    Agradeço pela mensagem porque contribuiu muito para o momento em que estou vivendo.

    Um abraço!

    Maíra

  156. João Victor Coutinho de Sousa Couto

    03/06/2020 18:21em18:21

    Texto excelente!
    Todos temos momentos difíceis. Um texto motivador como este é reconfortante para nos reerguermos e seguirmos em frente.
    Muito Obrigado!!

  157. Luís Filipe M. Ferreira

    03/06/2020 18:25em18:25

    Excelente, ótimas citações, encaixaram perfeitamente com a mensagem do texto! O momento é oportuno para fazermos uma reflexão. Obrigado!

  158. Tacy Lima

    04/06/2020 01:43em01:43

    Sabias palavras, o mundo seria um lugar melhor, se cada um fizéssemos um pouco pelo próximo!
    Muito me ajudou este texto!
    A frase “A alegria vem pela manhã”, segue o mesmo raciocínio de uma frase que levo sempre comigo:
    “Não há mal que sempre dure, nem bem que sempre perdure!”
    Deus abençoe…
    Grata!!!

  159. Anderson Lima

    04/06/2020 04:38em04:38

    São 04:32 do dia 04/06/2020, acordei para mais um dia de luta na minha caminhada em busca do meu objetivo.
    Eu precisava ouvir isso, já estava um pouco desanimado, naqueles dias em que você se sente cansado, sabe?
    Porém, minhas forças foram renovadas, assim como a noite do dia anterior, como mais um dia, um novo ciclo se renova e com ele a esperança e força de vontade de continuar lutando e acreditando naquilo que almejo.
    Acordei para mais um dia de luta na minha caminhada em busca do meu objetivo…

  160. Cícero

    04/06/2020 09:00em09:00

    Linda mensagem!! Ainda quero ver o Gran oportunizando cursos de pós-graduação, ou quem sabe, ainda, uma faculdade de referência nacional, também na graduação, principalmente na área de Direito!!! Seria um sonho, considerando que tem potencial tanto pela quantidade quanto na qualidade inigualável de seus professores, conteúdos. E pelo mais importante, que é manter esse espírito humano da equipe e seus líderes Gabriel Granjeiro e Rodrigo Calado em função do aprendizado efetivo de seus alunos!!! O melhor de tudo isso, é que esse cuidado especial, conseguimos sentir fazendo que sentimos ser parte da família Gran!

  161. Neuma Nunes

    04/06/2020 10:03em10:03

    Penso da mesma forma, pois, seria presunção nossa esperar somente o bem nessa vida e não o mal. Porém, podemos ter a grata certeza de que o mesmo Deus que diz “o choro pode durar uma noite…” é o mesmo que diz: Eu estou contigo. Esforça-te e Eu te ajudarei”. Sigamos em frente!!!

  162. Dias

    04/06/2020 11:26em11:26

    Parabéns pelo texto.

  163. Brahilha Alencar

    04/06/2020 14:49em14:49

    Ler/ouvir esse texto, foi uma benção, sabias palavras que precisamos, principalmente nesse momento tão difícil para nossa humanidade.

  164. Viviane Carvalho

    04/06/2020 17:13em17:13

    Excelente!

  165. Rafaella

    04/06/2020 17:59em17:59

    Excelente texto! Ânimo para dar sequência aos pequenos passos.

  166. Eduardo

    04/06/2020 18:10em18:10

    Excelente texto. Os momentos difíceis na vida assumem várias roupagens, uma conquista que demora e as vezes não vem, a dor de uma perda, mas sempre podemos escolher enfrentar as adversidades e fazer o melhor de nós. Agora eu e minha família estamos enfrentando a dor da perda de um ente querido em um acidente trágico e tá todo mundo sofrendo e palavras ajudam assim ajudam a ter força e manter a fé.

  167. ISMENN SOUSA

    04/06/2020 18:58em18:58

    Boa noite!!! Passando para agradecer por prorrogarem o tempo de duração do meu curso!!! Trabalho na Assistência Social e nesta pandemia não tive tempo para estudar. Hoje entrei na plataforma e vi ativo!!! Obrigada pela atenção, compreensão e empatia!!!

  168. Carmem

    04/06/2020 19:11em19:11

    Exelente reflexão.

  169. Isabel Leite

    05/06/2020 04:53em04:53

    Bom dia,Gabriel! O texto condiz com o momento que estou vivendo(perdi meu paizinho há 2 meses) e com a atual situação em que os 5 continentes se encontram, por conta da pandemia COVID19.Estamos presenciando muitas perdas, tristezas, isolamento de abraços, beijos, de ter comunhão com família e amigos…Realmente, vivemos momentos sombrios e aparentemente infindáveis, mas felizmente tudo nessa vida passa, inclusive as picadas de insetos, conforme você citou acima e mesmo no meio da escuridão, existem um número bem grande de estrelas brilhando, que precisamos enxergar e superar. Mas acho que o sol é o mais esperado pela manhã, além de trazer uma mensagem de um novo recomeço, nos convida a viver por fé e esperança num futuro cheio de amor e paz preparado por Deus para nós!! Um grande abraço! Grata.

  170. Tahina H. Bitencourt

    05/06/2020 08:04em08:04

    Acabei de ler ser o texto, com lágrimas nos olhos, sendo você mais um instrumento de Deus, através da Grandiosa Palavra contida neste verso iluminado do Salmo 30. Ontem mesmo estava chorando, como este menino, mas acordei hoje com um ânimo motivador, com vontade de insistir apesar das adversidades. Que Deus continue te Abençoando e Prosperando para que através da sua empresa mais pessoas alcancem suas metas e sonhos. Continue fazendo o bem, sendo exemplo para a classe empresária.

  171. Talita

    05/06/2020 10:30em10:30

    Esse texto foi muito útil porque é muito motivador, principalmente diante de toda essa situação que estamos vivendo. Renova as esperanças. Muito obrigada pela força e pela ajuda! Parabéns! Gratidão.

  172. Irailda Lima

    05/06/2020 11:26em11:26

    Bom dia, muito bom o texto, já construí esse pensamento comigo, mas é muito bom quando alguém de outra forma expõe isso para você, isso reforça o nosso pensamento e nos encoraja a continuar persistindo.

  173. JULIANE JONER TORRES

    05/06/2020 11:33em11:33

    m a r a v i l h o s o !

  174. Kássio Rafael de Sousa Lima

    05/06/2020 22:02em22:02

    show de bola!

  175. Izaide Rodrigues dos Santos (Iza)

    05/06/2020 23:45em23:45

    Gabriel, Boa noite!
    Existem textos que nos impressionam com palavras tão bem redigidas e com isso ficamos satisfeitos, entretanto, existem outros que vão além do esperado, ou sejam, nos SURPREENDEM!
    OBRIGADA POR CHEGAR NA HORA CERTA.
    PARABÉNS!!!!

  176. Miriam Ribeiro de Andrade

    06/06/2020 15:52em15:52

    Texto excelente e motivador. Visualizei fora da caixa. Trouxe-me ânimo para esse início de estudos. Já faz tanto tempo que parei que, muitas vezes, penso que não serei capaz porém, esse texto mostra o contrário. Obrigada por compartilhar.

  177. Antônio Lima

    06/06/2020 17:19em17:19

    Você não é deste mundo!!! Mas é divino!!!

  178. maria

    06/06/2020 22:46em22:46

    Excelente e motivador! Isso mesmo, Jesus Cristo está sempre pronto para fazer brilhar uma luz em nossas vidas!

  179. Letícia

    06/06/2020 22:58em22:58

    Ajudou, sim. (:

  180. Elizabete Sousa Gonçalves Oliveira

    07/06/2020 00:16em00:16

    Texto excelente!
    Era tudo que eu precisava ler hoje.

  181. Paola Aparecida Ferreira

    07/06/2020 11:18em11:18

    Muito inspirador! Obrigada pelo excelente conteúdo e por sempre nos motivar!

    • Luciene

      07/06/2020 17:57em17:57

      Texto maravilhoso.

      • Luciene

        07/06/2020 17:58em17:58

        Lembra uma música Vitória certa com a Banda louvor e Glória

  182. ANDSON COSTA NOGUEIRA

    07/06/2020 14:03em14:03

    É coisa de Deus!
    Muito bom o artigo, Gabriel.

  183. Adriana Vieira da Costa

    07/06/2020 15:49em15:49

    Estou como assinante ilimitada e na condição de aluna limitada, seja, pelo tempo, pelo em tempos de coronavirus e/ou pela atenção que devo dispensar à uma criança de 4 anos em fase da formação de seu caráter. De qualquer sorte, não importa os nossos assuntos pessoais ou para alguns, as nossas desculpas. Tudo deve ser enfrentado, seja a falta de tempo, seja qualquer outro fator determinante a sua escolha de não se dedicar ao estudo. De modo que os artigo têm sobretudo sobre mim o efeito de chacoalhar, no sentido de agitar. Continuo nos meus estudos ainda que capenga (1 hora por dia), sem desistir ou ousar a culpar verdadeiramente o tempo ou suas variáveis. Grata a equipe Gran.

  184. Leticia

    07/06/2020 16:33em16:33

    Foi muito útil,isso nós faz refletir e persistir em nossos sonhos.

  185. sildro helio

    07/06/2020 21:46em21:46

    Excelente.muito bom!!!!!!obrigado.

  186. Eduardo

    10/06/2020 07:57em07:57

    Muito bom. Todos precisam de palavras de apoio e motivação.

  187. Renata

    10/06/2020 22:38em22:38

    Excelente o texto!! Grata pela motivação!

    • Marcos Rubinho Queirós

      12/06/2020 22:30em22:30

      Texto muito motivador, obrigado Gabriel por escrever! Não sabes a diferença que faz em nossas vidas!

  188. Nelson Claudio Araujo de Paula

    11/06/2020 16:16em16:16

    Essas palavras caíram como um luva pois acabei de passar por um momento muito difícil, que parecia não ter fim e quase desistir mas realmente quando a escuridão acabou e acordei com um novo dia para recomeçar, a alegria voltou.

  189. Ariana Medeiros

    23/06/2020 00:59em00:59

    Muito Obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  190. rejane silva rodrigues

    23/06/2020 08:50em08:50

    Bom dia, só tenho uma palavra pra resumir toda reflexao que usamos para motivar o proximo. AMOR.

  191. Andrea

    24/06/2020 10:15em10:15

    Bom dia,

    Texto inspirador!

    Gratidão.

  192. Diego Linhares

    08/07/2020 16:58em16:58

    Realmente devemos ter fé e seguir em frente.

  193. Priscylla

    12/07/2020 08:51em08:51

    Texto inspirador e que afaga uma alma inquieta. Daqueles que “encontramos” na hora certa. Gratidão!

  194. Robson Borges

    07/09/2020 21:08em21:08

    Tudo aquilo que pode vir a nos ensinar, chamara a nossa atenção, nos corrigir, nos fazer refletir, que nos traz crescimento, será muito bom se guardarmos de “cor”, no coração, pois nos ajudará a vencer os obstáculos que nos são propostos a cada dia. Excelente!!!. Muito Obrigado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo