Por que você está tão ansioso para ver publicado o seu edital?

Avatar


18 de setembro6 min. de leitura

Por que você está tão ansioso para ver publicado o seu edital?“Em todas as coisas, o sucesso depende de uma preparação prévia, e, sem tal preparação, o falhanço é certo.” – Confúcio

Nós, do Gran Cursos Online, já estamos até acostumados a receber inúmeras mensagens, comentários e e-mails bastante parecidos dos concurseiros mais ansiosos. “Quando o edital do concurso tal vai sair?”, “Qual é a previsão de publicação do edital para o concurso X?”, perguntam muitos deles. “Estou agoniado porque o edital do meu concurso ainda não foi publicado”, “O edital do meu concurso está demorando muito, acho que vou desistir de estudar”, desabafam outros.

A ansiedade dos concurseiros é tanta, que de vez em quando interrompo minhas atividades rotineiras para monitorar os diversos grupos criados na internet sobre os mais iminentes e importantes concursos públicos. Sempre que faço isso, preciso me conter para não entrar nesses grupos e perguntar aos membros se eles estariam, de fato, preparados para o concurso na hipótese de o edital ser publicado no dia seguinte. Faço a mesma pergunta a você, aluno e leitor: se o edital do concurso dos seus sonhos fosse publicado hoje, você estaria devidamente preparado para ser aprovado e classificado, mesmo sabendo que a prova, nesse caso, ocorreria dentro de 45 a 60 dias?

“Não ajuda em nada ficar preocupado com essa e outras questões, como a quantidade de horas que seus concorrentes têm dedicado aos estudos ou o número de candidatos por vaga no concurso. Pelo contrário, isso apenas retira o foco do objetivo imediato, que é conquistar a carreira pública e mudar de vida.”

Percebe como não dá para brincar com esse assunto e ficar desejando que o edital seja publicado logo? Não ajuda em nada ficar preocupado com essa e outras questões, como a quantidade de horas que seus concorrentes têm dedicado aos estudos ou o número de candidatos por vaga no concurso. Pelo contrário, isso apenas retira o foco do objetivo imediato, que é conquistar a carreira pública e mudar de vida. De que adianta o edital sair logo se você ainda não tem condições de ser aprovado? Além da frustração que você sentiria, ainda teria de aguardar um período bem maior para tentar de novo, já que é comum um novo certame para um determinado cargo demorar até quatro anos para sair.

Caso você esteja começando a estudar agora e o edital do concurso que quer prestar esteja demorando para ser publicado, você deve é AGRADECER, pois esta é a sua chance de alcançar os concorrentes mais experientes. Por outro lado, se você já se sentir suficientemente preparado para as provas, mas o edital estiver atrasando demais, saiba que, se reduzir o ritmo dos estudos, você pode vir a perder todo o valioso conhecimento que reuniu com tanto esforço. É importante lembrar, ainda, que, trabalhando na iniciativa privada, demora-se muito mais para progredir na carreira do que se demoraria no serviço público, de modo que o tempo que se aguarda até a publicação de um edital é bastante relativo. Já comentamos sobre as vantagens de trabalhar no serviço público em artigo anterior (leia AQUI).

“Tenha em mente que é preciso estar pronto para o concurso como se o edital publicado amanhã e a prova aplicada depois de amanhã.”

Tenha em mente que é preciso estar pronto para o concurso como se o edital fosse ser publicado amanhã e a prova aplicada depois de amanhã. Portanto, concurseiro, se você tem ouvido boatos – de fonte confiável – de que já existe autorização para a realização do concurso, esqueça essa preocupação com a data da publicação do edital e concentre-se nos estudos. Seja inteligente e baseie sua preparação no edital anterior e nas cinco últimas provas aplicadas pela banca organizadora. A probabilidade de conteúdos serem alterados de um concurso para outro ou de disciplinas serem incluídas ou excluídas beira os dez a vinte por cento, na maioria dos casos. Então, fique tranquilo e faça bom proveito desse tempo que antecede o lançamento do edital.

“…você não deve se preocupar tanto com o dia da publicação do edital, e sim com a sua preparação.”

Veja bem: não se trata de ser ingênuo e estudar para um concurso que não tem NENHUMA chance de sair. Trata-se, sim, de ser um bom observador e de confiar nas estatísticas: se há certa regularidade na abertura de certames para a carreira que você deseja seguir, se há rumores de fontes que inspiram confiança, se há autorização para concurso na área, você não deve se preocupar tanto com o dia da publicação do edital, e sim com a sua preparação.

Aliás, no caso de já haver autorização, você precisa estar estudando em ritmo intenso de verdade. Nada de moleza nem de desânimo, porque o lançamento do concurso é uma mera questão de tempo que você deve usar a seu favor. Ter de se preparar para um ou outro conteúdo novo e uma ou outra disciplina inesperada no curto prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é bem mais simples, seguro e inteligente do que vencer todo o conteúdo do edital tendo começado os estudos apenas quando o edital já estiver na praça. Esse é um erro crasso, como alertamos em outro artigo (leia AQUI).

Sabemos que o sucesso em concurso público depende de organização, planejamento, método e motivação. É fato: quem emprega as melhores táticas e técnicas na preparação sai na frente dos concorrentes. Ser bem-sucedido nessa empreitada depende bem menos de uma inteligência fora do comum e bem mais de outros atributos, que também já listamos em artigo publicado neste espaço (leia AQUI).

Também estamos plenamente cientes de que o nosso inimigo é a banca examinadora, razão pela qual o candidato precisa conhecê-la até mais do que conhece a si próprio. Durma e acorde pensando na banca e em como fará para se esquivar de suas armadilhas e vencê-la. Saiba direitinho como é o estilo das provas; se cobram mais doutrina, mais legislação ou mais jurisprudência, por exemplo. Os artigos da nossa série “Quebrando a Banca” têm tudo para ajudar você a se preparar melhor para esse impiedoso inimigo (veja AQUI).

Tradicionalmente, a banca organizadora de concursos para as carreiras fiscais federais é a ESAF. No caso dos tribunais federais, a FCC e o Cespe dominam as seleções. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal tendem a ter concursos organizados pelo Cespe, que também costuma ser o escolhido do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público da União, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, entre outros órgãos. Além dos concursos dos tribunais, a FCC costuma organizar os certames dos fiscos estaduais, e a Vunesp é a organizadora de todos os concursos do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Polícia Militar daquele estado.

Perceba que conseguimos prever com bastante precisão até mesmo a banca organizadora de grande parte dos concursos, o que ajuda muito no direcionamento da preparação antecipada. Ora, se podemos contar com isso e, ainda, com as poucas alterações entre um edital e outro de uma mesma carreira e com notícias confiáveis de que o concurso sairá em breve, paremos de nos preocupar com a publicação do edital e nos concentremos em vencer os conteúdos cobrados no último concurso, que têm mais probabilidade de cair nas provas do novo.

Não se esqueça de que saber fazer prova é mais importante do que ter na ponta da língua todos os pontos das disciplinas do edital. Foi pensando nisso que, recentemente, lançamos o projeto “Treino Difícil, Jogo Fácil”. A proposta é simular a prova nos mínimos detalhes (é tão esmero que você nota até mesmo na diagramação do material). Convido você a acompanhar esse projeto em nosso site. Fique atento, porque pretendemos lançar simulados para todos os principais concursos nos próximos meses.

Por oportuno, também gostaríamos que você lesse o nosso artigo sobre o que é importante saber acerca do edital de concurso (acesse AQUI) e assistisse aos vídeos nos quais os nossos mestres traduzem os últimos editais. Eles estão disponíveis em nossa tradicional série “Como Passar?”. Além disso, recomendamos que você reserve um tempinho para ler pelo menos três vezes o edital, quando ele finalmente tiver saído. Pode parecer perda de tempo, mas acredite: esse cuidado vai fazer toda a diferença em seu desempenho. Qualquer detalhe extraído dessas criteriosas leituras pode fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação, a classificação e a desclassificação, a mudança de vida e a manutenção de tudo como está. Tenha consciência disso, por favor! É o meu conselho de amigo, concurseiro, porque ninguém vence um jogo sem conhecer todas as regras antes.

Nós, da direção, do quadro de docentes e da equipe de colaboradores do Gran Cursos Online, estaremos sempre pesquisando, analisando e estudando o mundo dos concursos para levar até você, amigo leitor, com confiabilidade e respeito, o melhor conteúdo e as informações mais quentes e úteis que podem contribuir para a sua aprovação. O nosso time do blog, formado pelos colaboradores Willian, Anna, Lucas Gomes, Lucas Vinícius e Isabella, é o mais competente do Brasil. Monitoramos TUDO em tempo real, fazendo um esforço hercúleo para levar a você, em primeira mão, informações sobre as novidades dos concursos, artigos motivacionais, dicas de estudos, editais verticalizados e muito mais. Não perca tempo com os rumores de pessimistas. Aqui, mantemos você atualizado com o que interessa de fato.

Uma última vez: ESQUEÇA o dia que o edital vai sair. Como diz o nosso mestre de Legislações Tributárias e meu amigo Vilson Cortez: “Edital é prêmio para quem estuda”. Acredito muito nisso!

Por derradeiro, uma máxima: todo mundo passa em concurso público. Só não passa quem não se inscreve ou quem desiste antes.

Conte sempre com este empreendedor e com a nossa grande equipe de apoio. Somos todos apaixonados pela EAD e pelo mundo dos concursos.

“A única forma de se manter à frente em qualquer área é dedicar-se ao processo de preparação com pelo menos o mesmo entusiasmo do segundo colocado.”

Bernardinho

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


18 de setembro6 min. de leitura