ACORDE! O primeiro semestre já acabou!

Avatar


09 de julho6 min. de leitura

Acorde! O 1º semestre já acabou. Por Gabriel Granjeiro“Antes de começar, é preciso um plano; depois de planejar, é preciso execução imediata.” – Sêneca

É, já estamos em julho… O tempo passa mesmo muito rápido. Num piscar de olhos, já entramos no segundo semestre e temos apenas seis meses para plantar boas sementes ainda este ano. Como anda a sua semeadura, concurseiro? Você arou sua terra com bastante suor, lágrimas, dor e fé entre janeiro e julho? Semeou determinação e esforço para que muitas aprovações germinem nos próximos meses? Ou, ao contrário, continua procrastinando a realização do sonho de ter o governo como patrão? Acorde! Faça algo, meu caro! A vida não dá crédito a quem só espera ou joga a responsabilidade da própria colheita aos outros. Não adianta espernear, dizendo que alguém tem de fazer algo. Esse alguém é você.

Em nossa conversa de hoje, queremos falar um pouco a respeito do cenário que nos aguarda no segundo semestre de 2018. Mas, antes disso, para que você, amigo leitor, se programe bem e possa agarrar o “cavalo selado que passa à sua frente”, daremos alguns conselhos, fazendo uma breve retrospectiva das ideias que compartilhamos por aqui nos últimos meses. Esperamos que o que temos a dizer lhe seja útil e oportuno. Nosso objetivo é dar uma sacudida em quem ainda não acordou este ano; se não é o seu caso, então ficaremos felizes se conseguirmos incentivá-lo a manter o gás no semestre que se inicia. Não existe alternativa, se você quer mesmo mudar de vida. E nós sabemos que só podemos ajudar quem quer ser ajudado.

No mundo dos concursos, há candidatos que chamamos de “imparáveis”. São aqueles que não se desmotivam, independentemente das dificuldades que se interponham em seu caminho. Discorremos um pouco sobre eles aqui. Há também os candidatos chamados “antifrágeis”, que não só enfrentam com coragem as adversidades como se aperfeiçoam com elas. O concurseiro que consegue unir essas duas características torna-se virtualmente invencível. Sabe por quê? Porque até quem tenta atrapalhá-lo na verdade o ajuda. Se alguém almeja demover o candidato antifrágil e imparável dos seus objetivos, tentando convencê-lo de que algo é impossível, acaba, na prática, estimulando ainda mais o concurseiro. Problemas como, por exemplo, falta de dinheiro servem é de motivação para o antifrágil e imparável se dedicar ainda mais em sua luta para mudar tal quadro; qualquer dificuldade o ajuda a despertar dons e talentos que ele nem sabia ter. Um esportista antifrágil e imparável joga melhor quando está sob vaias. Igualmente, uma pessoa que reúna essas qualidades tende a prosperar no caos, a aguentar firme as porradas da vida e a melhorar com elas. Não existe derrota para ela: tudo é vitória ou aprendizado.

“…é impossível atingir os melhores resultados mantendo-se na zona de conforto”

O concurseiro que ora descrevemos detesta a cultura do mais ou menos. Tem o hábito de fazer tudo bem-feito, sem nunca esmorecer nem render-se à mediocridade. Ele entende que é impossível atingir os melhores resultados mantendo-se na zona de conforto. Esses são conceitos que não coexistem, e nosso modelo de concurseiro sabe bem disso. Ele agrega capricho e zelo a tudo que faz. Dá o seu melhor, com a condição que tem no momento. E foge do padrão que assombra a vida da maioria das pessoas. Estamos falando de um candidato que, claro, não é perfeito. Longe disso. Mas há dentro dele um gigante capaz de atingir resultados extraordinários.

Esse estudante também é otimista, ainda que os percalços sejam grandes. O caminho dos otimistas tem mais luz, e nosso concurseiro entende isso. Uma visão positiva da vida pode ajudar no aprendizado? Sem dúvida! Acredito nisso. Pratico isso. Encarar as coisas com otimismo cria condições mais propícias à geração de ideias, à elaboração de novos projetos e à busca por altos padrões tanto na esfera profissional como na pessoal. Já falamos sobre isso em dois artigos. Você pode lê-los AQUI (Parte I, Parte II).

Que fique claro: ser otimista não é o mesmo que fantasiar a realidade. É apenas tentar enxergar o mundo por uma ótica mais positiva e propícia a atrair coisas boas. Eu pergunto: existe alternativa melhor? Veja bem: eu acredito de verdade que você e eu encontraremos o que procuramos, e essa visão de mundo costuma me abrir tantas portas, que não consigo me imaginar pensando diferente. Por outro lado, quem fica focado no que pode dar errado tem tudo para encontrar apenas fracasso. É assim porque essa pessoa está na sintonia errada, na frequência errada, com o foco errado.

“Quem visualiza e mentaliza o sucesso e efetivamente trabalha para concretizar cada um dos seus objetivos, antevendo na medida certa as dificuldades que enfrentará no caminho, encontrará o sucesso que busca.”

Quem visualiza e mentaliza o sucesso e – importante! – efetivamente trabalha para concretizar cada um dos seus objetivos, antevendo na medida certa as dificuldades que enfrentará no caminho, encontrará o sucesso que busca. Não tenho dúvidas quanto a isso. Nem você deve ter. Acreditar nisso é sair com uma enorme vantagem na corrida da vida, especialmente para quem deseja a estabilidade financeira de uma bela carreira no serviço público. Pense comigo: se nenhum outro caminho é melhor, escolha o do otimismo!

Quando um candidato a uma vaga no serviço público reúne as qualidades que citamos até aqui, ele para de hipervalorizar suas derrotas. Todo mundo erra, falha, tropeça, e é um equívoco crer que tudo de negativo só acontece com você e que o vizinho é sempre bem-sucedido. Permita-se arriscar e tenha a grandeza de se perdoar quando não der certo. O mundo já é bem duro lá fora; você não precisa ser tão rígido consigo mesmo.

O imparável e antifrágil segue em frente mesmo que não encontre apoio de ninguém. Ele sabe que sempre haverá quem é do contra. Já deparou com muitas pessoas que são incapazes de perseguir os próprios sonhos e, por isso, torcem para que ninguém mais realize os seus. Nosso candidato campeão aprende a conviver com isso e não se deixa abalar. Você também deve escolher nadar contra a maré imposta pelos outros – e apenas pelos outros. Afinal, nadar contra si mesmo NÃO é uma opção. Leia aqui sobre como lidar com a falta de apoio.

“…não deixe que a saudade do passado estrague a beleza do HOJE. Nosso poder de superação é maior do que imaginamos.”

Como também estamos falando de tempo de semeadura e colheita, vale um puxão de orelha: pare de olhar a todo instante para o passado. Esqueça um pouco o retrovisor e deixe de engatar marcha à ré, que só atrapalha a sua jornada rumo a um futuro melhor. Veja bem: não estou sugerindo que você ignore as lições aprendidas lá atrás; isso seria pouco inteligente. O que eu digo é: não deixe que a saudade do passado estrague a beleza do HOJE. Nosso poder de superação é maior do que imaginamos. O antifrágil e imparável entende isso. Ele segue em frente sempre; nunca retrocede, nem mesmo para pegar impulso. Rs

Esperamos, leitor amigo, que tudo que dissemos sirva para fazer de você o concurseiro ideal, o candidato F.O.D.A: Feliz, Otimista, Determinado e Abundante. Seria muito bom que você já fosse assim; mas, se não for, trabalharemos juntos para que se transforme muito em breve. É esse tipo de pessoa que vence na vida. Em todas as áreas. Fique firme, que você também chegará lá.

Feitas essas reflexões, todas temas de conversas que tivemos no semestre que passou, queremos, agora, lhe fazer um convite. Hoje, 9 de julho, data de publicação deste artigo, começa a Semana Gran Radar. Trata-se de uma série de eventos ao vivo – e gratuitos – nos quais traçaremos o cenário de concursos do país em 2018, nas mais diversas áreas. Convidamos professores especialistas para falar sobre as carreiras, dar dicas de preparação, passar orientações e prestar esclarecimentos sobre os próximos concursos (com detalhes como remuneração, número de vagas, graduações internas etc.). Será uma oportunidade ímpar para você ficar por dentro do que está por vir. Acredite: ainda haverá MUITOS concursos neste segundo semestre. Polícia Federal, CLDF, PRF, PM-MG, PC-MG, Sefaz-GO, Diplomata, MPU, PCDF, AGU, Detran-SP, MPE-PI, TJ-MG, MP-SP, PCGO e Sefaz-DF são apenas algumas das dezenas de chances que você terá para mudar de vida ainda em 2018.

Não está convencido de que estudar para concurso vale a pena? Acha que o sacrífico é grande demais? Então leia AQUI um artigo com dados e números que explicam por que esse investimento tem retorno tão alto.

Alguns falarão que o concurso público está em via de acabar; outros dirão que o governo não terá dinheiro para garantir boas carreiras por muito tempo. É tudo balela. Ouço esse tipo de bobagem desde que comecei a trabalhar no ramo dos concursos. A verdade é que, se você procurar direitinho e se dedicar como deve, encontrará e conquistará a sua vaga. Afinal, você só precisa de uma, não é mesmo?

GRAN RADAR 2018 – CLIQUE AQUI e INSCREVA-SE! Transmissão online e gratuita!

Esperamos você!

Se esta mensagem fez você acordar, registre nos comentários: “Neste semestre, serei imparável e antifrágil!”

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Fascinado pelo empreendedorismo, pelo ensino a distância e por mudar vidas. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business.

 

 

Avatar


09 de julho6 min. de leitura