Escolha suas dificuldades

Talvez soe estranho, mas sabia que cabe a você escolher quais dificuldades enfrentar? Acompanhe o meu raciocínio. Estudar é difícil? É. Dizer “não” é difícil? É. Manter a disciplina nos estudos, dói? Muitas vezes, sim, especialmente quando se está cansado ou convalescente. Preparar-se para concurso público é chato? Na maioria das vezes. Não ter um bom emprego é ruim? Certamente. Em muitos casos, chega a ser desesperador. Ficar sem dinheiro é complicado? Bastante. Não desejo a ninguém o sufoco de ir se deitar à noite sem saber como vai pagar as contas que vencem no dia seguinte.

É justamente pelo fato de tantas coisas serem difíceis que é salutar enfrentá-las com sabedoria, escolhendo qual encarar de cada vez. A dificuldade de dedicar aos estudos o dia inteiro hoje pode evitar a dificuldade do aperto financeiro amanhã. A tristeza de renunciar a prazeres momentâneos e negar convites dos amigos no presente pode resultar em mais tempo para o lazer no futuro. A dor de se ver obrigado a superar obstáculos diários em um projeto complexo como o de se preparar para concurso público pode dar ao sucesso alcançado um gosto ainda mais especial. O medo inerente à travessia do deserto pode fazer surgir força e coragem de onde nem se imagina, tudo para evitar as restrições de quem segue apenas sobrevivendo, parado, no meio do nada. Escolha bem. Não é fácil, é claro, mas é salutar.

Às vezes agimos como crianças, você e eu. Sabemos o que é bom para nós, mas não caminhamos nessa direção. Temos plena consciência de que o nosso futuro depende do que construímos hoje, mesmo assim procrastinamos. É normal. Isso não faz de nós as piores pessoas do mundo, mas temos de assimilar o óbvio: não somos mais crianças. Garotinhos e garotinhas não entendem bem as consequências dos seus atos. Se querem um doce, por exemplo, esperneiam para conseguir, não importa o quanto os pais expliquem como a guloseima faz mal à saúde. Querem porque querem e desafiam o mundo até sua vontade ser atendida. Se ninguém impedir, comerão aquilo todos os dias, simplesmente porque não compreendem a dimensão dos problemas que podem vir a ter quando adultas em razão de tanto descuido na infância. Em resumo, não sabem lidar com as dificuldades do momento e menos ainda se prevenir contra as futuras. Já falamos, AQUI, do experimento do marshmallow, que ilustra bem isso. Você, no entanto, não tem mais 7 anos de idade e precisa demonstrar discernimento, começando o quanto antes a fazer o certo.

No canal Imparável, batemos um papo bem bacana com a professora e consultora da Câmara dos Deputados Mariana Barreiras. Ela deu vários conselhos interessantes. Um deles foi para olharmos dentro de nós mesmos, nos conectando com os nossos maiores sonhos e desejos e esquecendo um pouco o que acontece lá fora. Ela acha importante darmos menos atenção sobretudo ao que vemos nas redes sociais, onde o mundo parece perfeito, com apenas alegria, conforto, luxo, e zero problema. É preciso ter cuidado com a tecnologia, que é um prato cheio para a mente divagar – e estudantes que divagam demais compreendem de menos o que precisam aprender para conquistar a estabilidade financeira, alertou.

“Olhe para dentro de si como um adulto, uma pessoa que sabe o que quer, com responsabilidade, e escolha as batalhas que quer enfrentar”, orienta. A sugestão é no sentido de não nos iludirmos nem nos enganarmos. Se não estivermos cem por cento envolvidos em um dado projeto, dispostos a superar cada um dos obstáculos que inevitavelmente surgirão no caminho, então é melhor procurarmos algo diferente e que seja mais do nosso interesse. O seu foco é a sua realidade, e esta deve se resumir à dificuldade que você escolheu para combater. Em outras palavras, escolhida a batalha, entre nela de corpo e alma, ignorando o que os outros pensam das suas decisões.

Tendo consciência de suas escolhas, em algum momento você experimentará a sensação de estar sendo ajudado. É como se tudo fosse se alinhando. Demora um tempo, mas acontece, acredite. Compartilho, a esse respeito, reflexão do escritor norte-americano Joseph Campbell (1904-1987): “(…) tenho até uma superstição que desenvolvi como resultado da ação constante dessas mãos invisíveis: ao seguir sua felicidade, você se coloca numa espécie de trilha que sempre esteve ali, à sua espera, e a vida que você deveria viver é a mesma que está vivendo. Quando consegue enxergar isso, você começa a encontrar pessoas que estão no campo da sua felicidade, e elas abrem portas para você. Eu costumo dizer: persiga a sua felicidade e não tenha medo, então portas se abrirão onde você nem sequer sabia que havia portas.”

Se você, caro leitor, optou por enfrentar um concurso público, precisa estar preparado para as dificuldades inerentes a essa escolha. Entregue-se à missão. O segredo é trabalhar ações em sintonia com objetivos, como fazem aqueles “felizardos” que parecem ter nascido sabendo o que querem e, mais importante, o que precisam fazer. Pessoas de sucesso basicamente acertaram nessa combinação.

Quando se trata de uma decisão envolvendo a carreira, há vários caminhos possíveis. Se você se sente perdido, esteja atento aos sinais. Uma porta se abre quando encontramos uma atividade que desafia nossa capacidade ao máximo. Outra surge ao decidirmos seguir nossa paixão. A motivação, aliada à necessidade, nos faz voar alto. O caminho começa pela escolha da batalha, continua pelo foco total e só termina quando acaba.

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” – Romanos 8:18

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Redirecione a rejeição
  2. Os planos que funcionam
  3. Por que seus resultados estão ruins
  4. Não seja um sapo fervido
  5. Como seguir com o coração partido
  6. Como lidar com a culpa
  7. Em busca de um propósito
  8. Reinvente-se em 2021
  9. Vista-se do seu futuro
  10. Recalibre sua forma de ver o mundo
  11. Corte o nó górdio
  12. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  13. Tudo está fora de ordem?
  14. Livre-se das âncoras
  15. Falha ou fracasso?
  16. Atravessando o inverno
  17. A verdadeira humildade
  18. Imparabilidade
  19. Evite tempestades
  20. O poder das palavras

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
90 Comentários

90 Comentários

  1. Avatar

    Leandro

    01/03/2021 18:14em18:14

    Muito inspirador👏👏👏

  2. Avatar

    Thais

    01/03/2021 18:15em18:15

    Seu texto me ajudou muito, veio no momento certo, as vezes a gente não tem forças para lutar contra o desânimo, suas palavras foram de muito proveito para mim. Obrigada por compartilhar Gabreil

  3. Avatar

    Tulio

    01/03/2021 18:18em18:18

    Muito bom! Inspirador! Muito obrigado!

  4. Avatar

    Camila Victória

    01/03/2021 18:19em18:19

    Meu Deus. O Espírito Santo falando conosco.

  5. Avatar

    Paula

    01/03/2021 18:26em18:26

    Achei maravilhoso, depois de um dia exaustivo, um texto assim é um conforto!

  6. Avatar

    BRUNO LEONARDO DA SILVA

    01/03/2021 18:29em18:29

    achei legal.

  7. Avatar

    Cenira Rocha

    01/03/2021 18:30em18:30

    Seu texto foi MT motivador, estudo p concursos há um tempo, ainda não consegui a aprovação.Mas tenho a certeza da escolha que fiz e TB sinto a cada dia q minha aprovação está bem próxima, creio MT em Deus e tenho a certeza da promessa em minha vida Por esse motivo procuro a cada dia me esforçar para alcançar minha tão aguardada aprovação.Mt obrigada Gabriel, vc é uma pessoa incrível e iluminada por Deus Um grande abraço

  8. Avatar

    Clarice

    01/03/2021 18:31em18:31

    Gostei muito do texto. Obrigada!

  9. Avatar

    Edson Maia Carlos Filho

    01/03/2021 18:38em18:38

    Prezado Gabriel Granjeiro, Boa noite,

    Não tem outro jeito…! É pegar o touro pelos chifres e tentar derrubá-lo…!! É o que venho tentando faz há dois anos…!! Agradecido…!!

  10. Avatar

    Júlio Colombo

    01/03/2021 18:47em18:47

    Encorajador seu texto.

  11. Avatar

    Alexsandro

    01/03/2021 18:50em18:50

    Perfeito!Terminou perfeitamente bem com Romanos 8:18.Que Deus continue abençoando você e toda família GRAN.

  12. Avatar

    Suzana Moura

    01/03/2021 18:51em18:51

    Muitas verdades, precisamos deste apoio porque enfrentar mais um adiamento de concurso, não tem quem não “saia da base”.

  13. Avatar

    Cleonice

    01/03/2021 19:02em19:02

    Tudo que foi falado nesse texto mexeu comigo,hoje me encontro numa batalha silenciosa dando o meu tudo acreditando que qundo anunciarem o concurso que estou esperando eu esteja preparada, muitas vzs tive vontade de parar mas as dificuldades que enfrento me empulsiona a seguir por que acredito mereço algo melhor do que isso que vivo hoje, obrigada pela força que vc nos proporciona

  14. Avatar

    Juliana Belota

    01/03/2021 19:04em19:04

    Ótimo texto, realmetne motivante!

  15. Avatar

    Raquel

    01/03/2021 19:09em19:09

    Ajudou.

  16. Avatar

    Carlos Donizete Pereira

    01/03/2021 19:52em19:52

    Foi motivador ler,Você escolhe sua dificuldades.Estavo desanimado de concurso público,principalmente esse da policia civil do Paraná que teve um despreparo da UFPR em realizar as provas,em que fez os candidatos viajarem até o local do certame é não se realizarem,assim como eu viajei 500 kilometros paguei hotel para nada.So tenho a agradecer o Gran curso por ter o curso de volta,pois encontrava sem material de estudo e sem dinheiro para comprar novamente outro curso.Muito Obrigado,e digo mais VOU SER APROVADO.

  17. Avatar

    priscila

    01/03/2021 20:02em20:02

    Muito proveitoso, obrigada!

  18. Avatar

    Leonardo

    01/03/2021 20:23em20:23

    Excelente texto Gabriel! Permitiu uma reflexão bem profunda acerca da responsabilidade necessária para permanecer no projeto e vencê-lo. Obrigado por escrever!

  19. Avatar

    kiminy

    01/03/2021 20:48em20:48

    Com toda certeza, o texto nos leva à reflexão de como devemos encarar essa árdua caminhada, a preparação para a magistratura é um desafio, frente à quantidade de aulas, matérias, súmulas, lei seca, jurisprudência, doutrina, a dinâmica da prova.. E logicamente conciliar com o trabalho, vida pessoal..Requer mesmo leituras, como esta, que abram a mente da gente e claro nos fortaleçam emocionalmente, espiritualmente, fisicamente..

  20. Avatar

    GILBERTO

    01/03/2021 20:51em20:51

    AMEI FOI MUITO INSPIRADOR ESTAVA PERDIDO E AGORA ESTOU NO CAMINHO.

  21. Avatar

    Euber Rodrigues

    01/03/2021 21:00em21:00

    Excelente texto. Uma ótima reflexão, principalmente para os dias de hoje, quando estamos atarefados e cada hora do nosso dia escapa por entre nossos dedos sem que percebamos. O cansaço recai sobre nossos ombros e, diante de tanta incerteza, nos pegamos com a seguinte pergunta: vale a pena tanto esforço? Vale a pena essa batalha? A resposta deve vir de dentro de cada um que se faz essa pergunta. Seu texto me ajudou a encontrar a minha. Seguirei firme apontando para o alvo. Obrigado!!!

  22. Avatar

    Marcos Carneiro

    01/03/2021 21:12em21:12

    Achei o texto lindo, compatível com tudo o que está acontecendo comigo. Mas mesmo assim, estou nesse barco de não conseguir ter foco e disciplina para um concurso, desde quando não passei na Guarda Municipal de Betim, desde 2008. Já lhe contei isso, Gabriel; em um momento ou outro. Era Guarda desde 2001. O propósito do Governo de efetivar a todos que estavam em contrato, acabou comigo. Hoje, sento, leio as histórias aqui e choro, só que um choro pequeno, porque muitas lágrimas já rolaram. Quando chegou no trabalho, e ao trabalhar com o sistema de RH que estamos implantando, e o que mais vejo são os contracheques de todos da Prefeitura, em especial os colegas da guarda com quem trabalhei, e quando vejo que hoje estão melhores que eu, com carros, motos, casa boa, roupas boas, cuidando de suas famílias, eu olho pra dentro de mim e digo” deveria ser eu ali, ganhando mais, cuidando melhor da minha família, etc.
    Então, fico nesse “loop” infinito desde 2008. Já fiz tratamento, mas nada se resolveu. Tenho feitos pequenos concursos e só fico longe de chegar lá, coisa que ficava mais próximo antes de 2008. Minha história não é boa. Tem muito mais coisa da infância a qual sofri e que quando lembro de tudo, fico muito sensível. Já não consigo fazer as mesmas tarefas boas que fazia antes. E ainda mais quando lembro que na Guarda, com 23 anos era forte, robusto e cheio de vida; agora sou um simples moço com 44 anos, me sentido um “Zé Ninguém”, verdadeiro “zero à esquerda”.

    Gostaria muito que eu não tivesse apenas tempo ou momentos prazerosos, como foi falado na história, mas nem isso eu tenho, por não ter mais amigos, por causa do meu isolamento e nem momentos prazerosos, porque pra tudo precisamos de dinheiro, e na maioria das vezes não sobra.
    Portanto, se tiverem algo a fazer por mim, agradeço.

  23. Avatar

    Nayara Gonçalves Siqueira

    01/03/2021 21:19em21:19

    Gabriel sempre toca minha alma. Hj foi um dia especialmente difícil. Primeiro do mês, dia de fazer as contas e estas sobram enquanto o dinheiro falta. Minha escolha pelos estudos partiram do desejo de aprender e contribuir com a sociedade e minhas dificuldades me mostram que eu não posso parar. É arregaçar as mangas e estudar, apesar de todos os problemas.

  24. Avatar

    Débora

    01/03/2021 21:24em21:24

    Como sempre o Gabriel trazendo belíssimos textos para nos auxiliar na nossa jornada. Obrigada. S2

  25. Avatar

    CARLA VALERIA LAGE RIBEIRO

    01/03/2021 21:40em21:40

    Excelente texto!!!!!

  26. Avatar

    Antonio de Melo

    01/03/2021 22:01em22:01

    Excelente, muito bom, Deus deu livre arbítrio ao ser humano, então cada um é responsável pelas suas escolhas.

  27. Avatar

    Nanda Silva

    01/03/2021 22:24em22:24

    Fico grata, Gabriel! Continue escrevendo os belíssimos artigos.Textos curtos e profundos, parece até que você está assistindo os filmes do cine argentino (juntos para siempre; la suerte está echada; etc), por tamanha profundidade.

  28. Avatar

    Camille Bezerra

    01/03/2021 22:43em22:43

    Leitura necessária e um tremendo puxão de orelha. Obrigada!

  29. Avatar

    Priscilla Araujo Lopes

    01/03/2021 23:20em23:20

    Estou passando por uma dor profunda e você abriu meu coração e minha mente de que nos é permitido sentir nossa dor com sabedoria e compreendendo que há tempo para todo propósito debaixo do céu e onde está o nosso coração, ali está o amor de Deus por nós! Já perdeu um ente querido? Poderia postar algo que nos ajude a não perder a fé e a esperança?

  30. Avatar

    Carol

    02/03/2021 01:50em01:50

    Texto motivador; ajudou muito e com certeza é útil.

  31. Avatar

    Dominique V

    02/03/2021 02:24em02:24

    Que texto sensacional! Nada é por acaso, e não custa lembrar que: Deus é bom, o tempo todo! <3

  32. Avatar

    Greice

    02/03/2021 03:33em03:33

    Manter-se focado no sonho superando os desafios na trajetória não é fácil. Seus textos tem sido um fortalecedor da alma, revigorantes; não apenas para o estudo do concurso dos sonhos, mas para tantos outros a conquistar. Obrigada pela força, inspiração e sabedoria compartilhadas.

  33. Avatar

    Dalva

    02/03/2021 03:47em03:47

    Bom dia! obrigada por postar esse áudio motivador foi de muito proveito.

  34. Avatar

    Janny

    02/03/2021 06:42em06:42

    Excelente texto e inspiração.

  35. Avatar

    Anderson Messias dos Santos

    02/03/2021 07:35em07:35

    Seus conteúdos muito agregam as minhas decisões … vão de encontro a elas! Eu já escolhi minhas dificuldades! A faculdade e estudar para concurso aos 38 anos não é fácil … mas, estou certo de que colherei os frutos das sementes que vem sendo plantadas! Forte abraço!

  36. Avatar

    Aizam Cristina Alves da Silva

    02/03/2021 07:38em07:38

    Muito inspirador, eu estava precisando dessas ´palavras de ânimo.

  37. Avatar

    Francisca Santos

    02/03/2021 08:38em08:38

    Bom dia!
    Escolhas? temos, certas ou erradas saberemos quando colhermos os resultados, porque eles virão.
    Escolhi o Gran e estudar para um concurso.

    Obrigada

  38. Avatar

    Sandra Gambini

    02/03/2021 09:20em09:20

    Bom dia e boa semana a essa equipe fantástica do Gran! Com relação à abordagem acima, todos nós, seres humanos, animais racionais e complexos – e por complexo me refiro à heterogeneidade em todos os âmbitos da vida socializada- conhecemos a dificuldade quando comparamos situações inevitáveis à ideais de mundo perfeito. As mazelas e os momentos de desafio, por vezes desestimulantes, fazem parte do processo de superação, algo inevitável e motivador de novas descobertas, tanto no nosso pequeno universo individual, assim como no domínio do coletivo. Não me sinto fraca em momento algum; fragilizada sim, pois humana e sensível. Assim me vejo e me enxergo, com a lucidez e com os afetos necessários para sobreviver, conviver de forma equilibrada com todos a minha volta, e ainda, com muita satisfação e motivação, 24 horas por dia. Sou grata, sou grata e recebo do Universo tudo que ele me envia.Cada pessoa é um universo, de acertos e erros, de afetos e desafetos, de alegrias e pesares. Isso é o belo da vida dos animais racionais e dotados de abstração no pensamento; dotados da capacidade moral, capacidade essa que nos possibilita criticar e reconstruir, e refazer e transformar.

  39. Avatar

    Júnior

    02/03/2021 09:26em09:26

    Lembrei também de um provérbio/adágio/ditado chinês que eu li num dos livros do saudoso professor Pierluigi Piazzi: Todo prazer vem acompanhado de uma dor. No verdadeiro prazer, a dor vem antes.

    Parece muito com frase tirada de livro de autoajuda (e se tem uma coisa que eu tenho nojo são essas frasezinhas de livrecos de autoajuda) porém faz todo sentido (o que a diferencia de frases desses livrecos de autoajuda).

  40. Avatar

    MAURENICE SILVA E SOUZA COLMANETTI

    02/03/2021 09:28em09:28

    Nossa, foi ótimo ler esse texto. Tenho certeza que preciso de uma dose dessa todos os dias. Palavras certas aumentam nossa força e nossa energia. E como precismos delas tanto p/ começarmos quanto p/ continuarmos. Pq os desafios são gigantes e a nossa força e energia precisam ser bem maiores sempre!

  41. Avatar

    Vitoria Farias

    02/03/2021 09:59em09:59

    Maravilhoso, as vezes, tudo e tão claro , mas parece tão escuro. Já gente sabe, mas ouvi ajudar a acordar. Gratidão

  42. Avatar

    Jefferson Emanuel Cardoso de Lima

    02/03/2021 10:56em10:56

    Prezado Gabriel Granjeiro,

    Saúde e Paz!

    Realmente, temos que ter uma postura madura, responsável diante dos problemas da vida!
    Fechar os olhos é sempre mais fácil, mas nem sempre traz os melhores resultados.
    O que faz o ser humano mais forte é justamente a capacidade de encarar os problemas de frente,
    sem desanimar!
    A construção de um futuro melhor começa com o passo dado no “Presente de Deus” que temos!
    Obrigado por suas palavras de incentivo e estímulo.
    Que Deus te retribua cem vezes mais!
    Jefferson Emanuel C. de Lima

  43. Avatar

    Maycon Pereira

    02/03/2021 11:17em11:17

    Excelente texto e ajudou muito!

  44. Avatar

    Ricardo

    02/03/2021 11:40em11:40

    Sim, a leitura desse texto foi útil, uma motivação para prosseguir.👏

  45. Avatar

    Lucilene

    02/03/2021 12:25em12:25

    Foi muito útil,obrigada.

  46. Avatar

    Ednay de Cerqueira Lucas

    02/03/2021 12:38em12:38

    Temas abordados relevantes e de interesse à todos que apreciam seus trabalhos.
    Principalmente, porque nem tudo que se lê nas redes tecnológicas, ditas sociais devem ser literalmente peneirados.
    Evitando assim, conclusões equivocadas e prejudiciais ao desempenho profissional, político-social, e/ou pessoal.
    Assim, tudo que vier acrescentar de utilidade será.
    Obrigada
    Um abraço

  47. Avatar

    Luana

    02/03/2021 14:07em14:07

    Excelente! Após ler os seus textos, sinto-me revigorada.

  48. Avatar

    Pedro

    02/03/2021 14:16em14:16

    Sensacional

  49. Avatar

    welson

    02/03/2021 14:27em14:27

    Muito bom! Precisamos nos abastecer com coisas boas, incentivos, impulsão!!!

  50. Avatar

    Rosiane

    02/03/2021 14:51em14:51

    Muito inspirador! Obrigada Gabriel!

  51. Avatar

    Francisca Santos

    02/03/2021 16:04em16:04

    Obrigada pelos seus artigos.

  52. Avatar

    Fabrícia Tomé da Silva

    02/03/2021 16:22em16:22

    Linda mensagem!! Obrigada Gabriel Granjeiro.

  53. Avatar

    Ana Paula Lopes

    02/03/2021 19:12em19:12

    Sábias palavras,cheias de inspiração para seguir em frente.

  54. Avatar

    Mailton Max S Miranda

    02/03/2021 20:30em20:30

    ótima reflexão! gratidão…

  55. Avatar

    Raphael Casanova

    02/03/2021 20:59em20:59

    Parabéns pelo texto, de grande valia! Eu precisava ler isto hoje.

  56. Avatar

    Adalberto Ferreira

    02/03/2021 22:32em22:32

    Que texto maravilhoso.
    Obrigado.

  57. Avatar

    BRUNO PEREIRA DE OLIVEIRA

    02/03/2021 22:38em22:38

    Excelente.
    PARABÉNS.

  58. Avatar

    @vanaconcurseira

    03/03/2021 06:41em06:41

    Começar o dia com as suas palavras não tem preço, é disso que preciso. A batalha foi escolhida, as adversidades são inúmeras mas seguirei em frente até chegar no objetivo.

  59. Avatar

    Ana P G De Carvalho

    03/03/2021 08:07em08:07

    Obrigada! É sempre bom ler os seus artigos. Abraço. Ana Paula.

  60. Avatar

    ANDREYLA ESTEVES ROCHA

    03/03/2021 11:17em11:17

    Sim. O texto falou diretamente comigo, pois estou vivenciando esta narrativa, hoje. Obrigada por evidenciar quão importante é se isolar das redes sociais e focar no que realmente importa! Um abraço!

  61. Avatar

    Millena Soares da Silva

    03/03/2021 11:30em11:30

    Show!!!

  62. Avatar

    Claudete Alves do Nascimento

    03/03/2021 14:59em14:59

    Gratidão pelo incentivo através desse texto maravilhoso.!

  63. Avatar

    Camila

    03/03/2021 16:21em16:21

    Esse texto caiu como uma luva para mim, estou em um momento de indecisão e me sinto perdida mas ao lê-lo encontrei forças e coragem para seguir o meu caminho e me dedicar ao que eu quero.

  64. Avatar

    vanessa benfato

    03/03/2021 17:28em17:28

    Palavra forte de motivação! O que cabe a mim não é para mais ninguém fazer!

  65. Avatar

    rosinhacanes@hotmail.com

    03/03/2021 19:44em19:44

    Seu nome é motivação Gabriel. E seus textos irretocáveis como sempre. Parabéns e muito obrigada pelo incentivo.

  66. Avatar

    kelly Dayane

    03/03/2021 22:06em22:06

    Muito bom , incentiva e nos inspira á ir em busca dos nossos sonhos

  67. Avatar

    Andréa Neri dos Santos

    04/03/2021 00:45em00:45

    Eu realmente precisava ler isso agora! Obrigada.

  68. Avatar

    Sandro Teófilo

    04/03/2021 09:43em09:43

    Excelente texto. Representa o meu sentimento e o de muitos concurseiros.

  69. Avatar

    Sandro Teófilo

    04/03/2021 09:45em09:45

    Excelente texto! Representa os meus sentimentos e os de inúmeros concurseiros.

  70. Avatar

    Camille Bezerra

    04/03/2021 10:03em10:03

    Um texto necessário, percebi que devo realinhar meu foco.

  71. Avatar

    Daniele

    04/03/2021 17:14em17:14

    Um tanto inspirador, muito obrigada caro Gabriel.

  72. Avatar

    Rachel Castro

    04/03/2021 20:48em20:48

    Excelente texto, Gabriel. Inspirador!!!!

  73. Avatar

    Amanda

    04/03/2021 22:32em22:32

    Reflexões muito oportunas! Obrigada mais uma vez.

  74. Avatar

    Carla Maria Gagliardi

    05/03/2021 01:16em01:16

    Excelente! e você ainda citou um dos melhores autores que ja li, Joseph Campbell. Foco total.

  75. Avatar

    Flávia da Costa

    05/03/2021 10:24em10:24

    Maravilhoso, motivador! Eu precisava ler isso hoje. Obrigada mais uma vez. Muita Luz no seu caminho!

  76. Avatar

    Priscilla

    05/03/2021 14:35em14:35

    Obrigada mais uma vez, Gabriel. Seus artigos são importantes para sabermos priorizar aquilo que queremos. Seus textos servem como uma injeção de ânimo e nos faz lembrar e projetar nossos atos no presente a fim de colher os ganhos no futuro. Agradecida, pois estes artigos me animam quanto aos concursos, sobretudo, mas também na vida.

  77. Avatar

    Luis valdo

    06/03/2021 06:53em06:53

    Dispenso mensagem de auto ajuda.

  78. Avatar

    Kizzy Carvalho

    06/03/2021 07:39em07:39

    Obrigada! Eu estava precisando de ânimo

  79. Avatar

    Sandy Samara

    06/03/2021 10:17em10:17

    Você não sabe o quanto me ajudou, e o quanto eu precisava dessas palavras! Obrigada Gabriel.

  80. Avatar

    COSME MATOS

    06/03/2021 10:50em10:50

    Bom Dia! Realmente o caminho é árduo e muitas vezes pensamos em desistir. Mas quando leio “O Imparável” e esses artigos inspiradores, sinto que não estou sozinho nessa batalha. O Gran Cursos tem aberto meus olhos para um leque de possibilidades antes inimagináveis. Assim como eu, outros compartilham do mesmo pensamento de que essa instituição ajuda a mudar vidas e a construir novas histórias. Parabéns Rafael e toda a equipe pelas propostas ousadas, transformadoras e motivacionais que são os diferenciais desse curso.

  81. Avatar

    Rosinayra da silva Teixeira

    06/03/2021 14:32em14:32

    Realmente a caminhada rumo a aprovação está repleto de obstáculos. Eles deveriam servir apenas para nos tornar mais fortes, no entanto as vezes dá uma rasteira que ficamos sem saber o que fazer diante de tais situações. Esses dias mesmo ainda meio desanimada com minha dificuldade de organizar meus estudos e seguir em frente apesar de todos os desafios decorrentes desse processo.

  82. Avatar

    THAYS ROCHELLE CARVALHO DE FIGUEIREDO

    06/03/2021 21:54em21:54

    Texto instigante! Belo presente para todos que se preparam para a carreira de servidor público.Dentre todos os aspectos, o que mais me inspirou foi a importância colocada no sujeito como autor de seu sucesso. Vivemos um tempo de muitas cobranças para sermos a qualquer custo indivíduos bem sucedidos e felizes. Isso vem gerando entre tantos outros problemas emocionais, o medo do fracasso. Sujeitos em pânico diante da vida. O texto traz algo precioso que é não delegar ao outro, ao destino, aquilo que apenas nós temos o poder de efetuar. Reconhecer o objetivo, acreditar nele e embarcar nessa construção cabe a todos aqueles que estão cansados do vitimismo. vamos adiante e o sucesso começa quando saímos do lugar de conformismo.

  83. Avatar

    Luele Alves dos Santos

    06/03/2021 21:59em21:59

    Obrigada pelo texto, Gabriel, e por disponibilizar esta plataforma tão incrível que é o Gran. Conheci-a não faz nem 3 dias. Estou encantada com a qualidade do material e dos professores.
    Agradeço a Deus por ter me apresentado o Gran Cursos Online através do youtube. Não estou estudando para concurso, mas eu estou “amarrada” nos cursos gratuitos, aprendendo mais do que a faculdade me proporciona.

  84. Avatar

    Marise Lucas Bahia Cardoso

    07/03/2021 11:46em11:46

    Texto muito bom para reflexão se escolhemos algo a fazer temos que fazer de corpo e alma.

  85. Avatar

    Naline Amorim

    07/03/2021 11:55em11:55

    Precisamos nos abastecer de motivação e esse texto nos inspira a prosseguir.

  86. Avatar

    Marcos Targino

    07/03/2021 18:41em18:41

    Parabéns pelo tempo disposto para inspirar pessoas.
    Te desejo saúde, paz e felicidades.
    abraço

  87. Avatar

    DANILO FERNANDES

    10/03/2021 14:54em14:54

    MUITO LINDO, OBRIGADO.

  88. Avatar

    pricilla almeida

    03/04/2021 15:46em15:46

    Muito obrigada!

    Me ajudou a recarregar as energia, para seguir em frete.

    Parabéns por esse cuidado e trabalho tão lindo, que é expirar pessoas!

  89. Avatar

    Glauber Anderson de Lima Santana

    30/04/2021 08:26em08:26

    Parabéns pelo texto, me ajudou muito!!

    Nossa alma é feita de sonhos, independente de tudo acredite no seu melhor.

    Obrigado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo