Decida ser intencional

Na última terça-feira, durante o nosso já tradicional Café com o Gabriel, um colaborador me fez uma pergunta que me deixou, confesso, mais pensativo que o normal. Em minha defesa, estávamos às vésperas do meu aniversário, e todo novo ciclo faz isso com a gente, não é? Ele pediu que eu citasse uma grande curiosidade sobre mim. Dirigindo-me a todos que participavam da videoconferência, mencionei o fato de eu já quase ter morrido… três vezes. Todos ficaram espantados, é claro. Expliquei que, em duas das ocasiões, foram acidentes automobilísticos de alto risco. Na terceira, fui alvejado no rosto com tiros de bala de chumbo. A situação só não ficou séria porque os projéteis, por milímetros, não atingiram nenhuma área crítica. De qualquer forma, a pergunta do meu colega me levou a refletir sobre a importância de sermos mais intencionais, e é sobre isso que quero conversar com você hoje.

Antes, uma breve explicação. Quando falo em “ser intencional”, refiro-me a termos consciência de aonde queremos chegar; a fazermos escolhas e assumirmos a responsabilidade por elas; a, enfim, vivermos com propósito e de propósito. Trata-se de saber o que se está fazendo, de basear a vida não só em desejos mas também em decisões concretas, de sair da querência e entrar no campo da ação, de direcionar mente e corpo a objetivos bem precisos. Significa estar certo das próprias escolhas e compreender que é preciso assumir o controle, tudo isso para ser capaz de cultivar e aproveitar mais os momentos que realmente importam.

No primeiro acidente que sofri, vínhamos, um amigo, o meu irmão, o motorista e eu, conversando alegremente no carro, sem fazer a menor ideia do que ocorreria em instantes. Chovia muito, e parecia haver óleo na pista. Não teve jeito: o veículo perdeu a tração e saiu de traseira, desgovernado. Batemos na grade de proteção de um viaduto e caímos de uma altura de quase dez metros. Num instante o automóvel se chocou com a murada da pista inferior, parando de ponta-cabeça, todo despedaçado, com quatro jovens vidas lá dentro. Naqueles poucos segundos, pensei o que qualquer pessoa provavelmente pensaria: “Deus, não estou preparado! Ainda não vivi plenamente a minha vida.” Passado o susto inicial, conseguimos sair do carro sozinhos. O socorro chegou rápido, e fomos todos encaminhados ao hospital mais próximo. Para nossa sorte, ninguém passava embaixo do viaduto no instante da queda. Felizmente, nenhum de nós se feriu gravemente, mas o trauma e as lições extraídas da experiência, essas são para sempre.

Mas o que um acidente de carro tem a ver com ser intencional? Simples, meu amigo, minha amiga. O veículo em que estávamos era bastante seguro; fora comprado exatamente por esse motivo. Intencionalmente. Além disso, todos usávamos cinto de segurança. Se apenas um de nós estivesse sem o dispositivo, era provável que houvesse ao menos uma vítima fatal, dada a altura da queda. Por sinal, tenho uma máxima sempre que entro num automóvel, seja como motorista, seja como passageiro, inclusive quando estou no banco de trás: “É todo mundo de cinto!”. Às vezes, até olham torto para mim, mas não me importo. Intencionalmente.

O que estou defendendo é o agir com a intenção de se proteger, ou seja, com prudência. Como escreveu André Comte-Sponville no Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, a “prudência determina o que é necessário escolher e o que é necessário evitar”. Entenda, caro leitor: é nutrir tal virtude a fim de evitar riscos desnecessários. Se, ao contrário, deixamos a vida nos levar, o caminho pode se revelar bem perigoso. Desnecessariamente perigoso.

Sempre insisto, em minhas mensagens, que a melhor forma de conduzir a vida é com senso de responsabilidade. Por mais que haja, sim, o imponderável – e, na minha visão, como na de muitos, a ação do Divino, que pode mudar toda e qualquer circunstância –, ainda assim, é mais produtivo compreender, o quanto antes, que se dorme na cama que se arruma, que se colhe o que se planta, que a proteção é resultado direto da precaução. Todo objetivo deve estar amparado em uma intenção consciente. Não basta querer, tem de haver intencionalidade. É pensar: estou aqui, quero chegar ali e farei os ajustes necessários até conseguir.

No discurso, todos almejamos uma existência plena, significativa, e, cedo ou tarde, acabamos concluindo ser indispensável um bom plano nessa direção. Boa parte das pessoas, porém, não fazem ideia do que é, concretamente, essa “existência plena e significativa” que querem para si. Como iniciar um planejamento sério se não sabem nem mesmo o que as motiva? Em vez de avançar na direção de um destino bem-pensado, quem é assim se limita a evitar a vida, vagando sem objetivo nem propósito. “Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”, diz a sabedoria popular. O primeiro passo para romper esse padrão é descobrir o que se quer de verdade. Em seguida, elaborar formas de conseguir. Precisa de ajuda? Leia outros artigos disponíveis aqui, no blog: “A coragem (já) está dentro de você”; “Acorde o gigante que há dentro de você”; “Não seja um sapo fervido” e “Em busca de um propósito”. Não importa o que escolher, certifique-se de ter agido intencionalmente para encontrar o seu norte.

Antes de concluir, gostaria de esclarecer: não acho que minha salvação no acidente que narrei tenha sido resultado exclusivo de minhas ações. Podemos ser intencionais e precavidos e, mesmo assim, acabar surpreendidos, e de forma negativa, pelo desenrolar dos fatos. Eventualmente o contrário também acontece: cometemos erros, agimos com imprudência sem que disso resultem, necessariamente, consequências ruins. Nem por isso devemos nos deixar levar pela corrente e apenas “ver no que vai dar”. O que nos cabe é ao menos tentar viver com intencionalidade. Sem um mínimo de racionalidade em nossas ações, nossas chances de sucesso são drasticamente reduzidas. A depender do contexto, para quase zero.

Lembro que, na manhã seguinte ao acidente, ainda sem entender tudo que acontecera, me senti profundamente grato pela nova chance que a Vida me dera. Minha alma se encheu de júbilo. Desde então, meu objetivo, todos os dias, é continuar merecedor dessa outra oportunidade, que, infelizmente, nem todos têm.

Aproveite as suas segundas chances, seja intencional, seja prudente, faça acontecer. Se você está aqui, é sinal de que pode fazer alguma coisa.

Vá lá. Seja intencional!

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Pare de focar os sentimentos negativos
  2. Por que está demorando tanto?
  3. Não tenha medo de ter medo
  4. Faça da autoestima um hábito
  5. Não é o que parece
  6. Você ainda não conheceu a sua melhor versão
  7. Construa sua vida sobre a rocha
  8. Cansei de me frustrar. O que faço?
  9. Vamos ter mais foco
  10. Escolha suas dificuldades
  11. Redirecione a rejeição
  12. Os planos que funcionam
  13. Por que seus resultados estão ruins
  14. Não seja um sapo fervido
  15. Como seguir com o coração partido
  16. Como lidar com a culpa
  17. Em busca de um propósito
  18. Reinvente-se em 2021
  19. Vista-se do seu futuro
  20. Recalibre sua forma de ver o mundo
  21. Corte o nó górdio

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
58 Comentários

58 Comentários

  1. Avatar

    Andreza Carvalho

    10/05/2021 18:35em18:35

    Fantástico o texto. De fato a vida sem propósito intencional não tem sentido. O querer determina toda nossa vida, e agindo com responsabilidade uma hora conseguimos o que desejamos. Costumo dizer que toda estória tem início, meio e fim. Ainda estou no meio da minha, mas muito grata com o aprendizado até aqui.

  2. Avatar

    Soares

    10/05/2021 18:57em18:57

    Muito bom

  3. Avatar

    Castro

    10/05/2021 19:07em19:07

    Texto perfeito para refletir.

  4. Avatar

    Cris

    10/05/2021 20:34em20:34

    Ótimo texto (li e vou refletir sobre )
    Obrigada 🙂

  5. Avatar

    Kelly

    10/05/2021 21:40em21:40

    Deus abençoe sua vida e continue te protegendo, para que possa continuar nos abençoando com textos assim.

  6. Avatar

    Érica Moraes

    10/05/2021 21:47em21:47

    Que texto meus amigos, excepcional. 👏

  7. Avatar

    Luiz a.

    10/05/2021 21:50em21:50

    Puxa, sinceramente, está foi a primeira vez que saí do YouTube e vim ao seu blog. Acontece que minha história é muito parecida com esse post. Um dia será a minha vez no imparável, e vou alimentar as pessoas com a minha história de superação, assim como as do imparável me alimenta semanalmente.

  8. Avatar

    Rafaela

    10/05/2021 21:56em21:56

    Um testemunho edificante!!

  9. Avatar

    Marcelo Arcângelo

    10/05/2021 22:27em22:27

    Conteúdo excelente!

  10. Avatar

    Kezia

    10/05/2021 22:33em22:33

    Texto incrível!!
    Gratidão.

  11. Avatar

    Lmtr

    10/05/2021 22:52em22:52

    É a mensagem que eu precisava ouvir hoje após retornar da prova da PRF destruída. Eu tbm quase morri duas vezes (acidente de carro e assalto) e hoje estava tão triste que questionei a Deus porque tantas chances se eu não consigo atingir meu propósito. E então recebi seu texto e ele me reanimou, me ensinou e me fortaleceu. Também senti gratidão ao sair ilesa nas duas situações e diante da frustração de não conseguir o que sonho no meu tempo de e não no de Deus, reclamei, chorei, me entristeci e me esqueci das chances de nova vida que recebi. Você me fez perceber que eu só preciso ajustar o plano e seguir em frente sem desistir, com fé que um dia alcançarei uma nova graça de Deus. Obrigada, Gabriel.

  12. Avatar

    Núbia

    10/05/2021 23:24em23:24

    Muito bom o texto! Chegou no momento certo pra mim.

  13. Avatar

    Elisângela

    10/05/2021 23:40em23:40

    Excelente reflexão. Obrigada por compartilhar suas experiências. Nos motiva e muito a seguir firme. Gratidão.

  14. Avatar

    alessandra matoso saraiva negreiros

    11/05/2021 06:48em06:48

    Gabriel, passei a ler seus artigos toda semana, agradeço demais por você nos motivar tanto assim.Todos fazem muita diferença em minha vida, com essa leitura me sinto capaz, vou colocar em prática tudo que aprendo com você.Sei que vou vencer, obrigada por ajudar.Desejo a você paz e prosperidade.Você é luz, é instrumento de Deus!

    • Gran Cursos Online

      Gran Cursos Online

      11/05/2021 08:29em08:29

      Bom dia Alessandra, tudo bem? Agradecemos o feedback positivo, conte sempre conosco! 💙❤️

  15. Avatar

    Simone

    11/05/2021 07:03em07:03

    Maravilhoso texto. Obrigada!

  16. Avatar

    Rosenir

    11/05/2021 08:05em08:05

    Preciso rever meus propósitos de vida.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  17. Avatar

    Francielle

    11/05/2021 08:10em08:10

    Maravilhoso texto! Como sempre!

  18. Avatar

    Ofélia

    11/05/2021 09:00em09:00

    Gabriel você é iluminado por Deus. Suas mensagens sempre chegam no momento certo e era tudo que eu precisava pra hoje. Gratidão

  19. Avatar

    Rosangela

    11/05/2021 11:06em11:06

    Muito bom texto 👏🏾 seja intencional!

  20. Avatar

    Lizia

    11/05/2021 14:33em14:33

    Muito bom. Obrigada.

  21. Avatar

    M. Anjos

    11/05/2021 14:45em14:45

    Intencionalmente
    Cheguei até aqui
    Nesse mar de desesperança e medo
    Procurar ideias novas
    Para continuar
    Seguindo
    Olhos bem abertos
    Em meio a tantas incertezas
    Uma intenção
    Caminhar por sentimentos bons
    Para nutrir
    Numa força coletiva
    Nova esperança
    Sim, esse texto foi útil
    Sim, ajudou muito
    Gratidão
    E, nessa troca,
    Vamos seguindo
    Nossos projetos
    Trazem sentido
    Esperança
    Para esses dias
    Intencionalmente

    🙂

  22. Avatar

    Ana Paula Moscardo

    11/05/2021 15:05em15:05

    Linda mensagem para reflexão e agradecimento pela vida. Não estamos aqui à toa ou apenas de passagem. Temos um propósito de vida, de aprendizagens e amadurecimento.
    Vamos ser gratos sempre!

  23. Avatar

    Luisa Castro

    11/05/2021 17:40em17:40

    Amei o texto!! Muito obrigada

  24. Avatar

    Elaynne

    11/05/2021 18:31em18:31

    Amo seus textos motivacionais!
    Por incrível que pareça eles sempre vem no momento certo! Obrigada, Gabriel,pelas dicas e textos inspiradores! Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  25. Avatar

    Daniel Assunção

    11/05/2021 18:33em18:33

    Mais Um Excelente Texto do Gabriel, leio todos, sempre muito inspiradores que nos leva a uma reflexão da nossa vida.

  26. Avatar

    Gabriel Alvarenga De Souza

    11/05/2021 18:58em18:58

    Particulamente,Deus falou comigo atraves deste lindo testemunho!

  27. Avatar

    Anderson Messias dos Santos

    12/05/2021 06:30em06:30

    Seus textos são simples de entender, com um conteúdo sempre pontual e, quando a peteca está quase caindo suas narrativas jogam a moral para cima de novo. Obrigado!

  28. Avatar

    Lúcia Rocha

    12/05/2021 10:49em10:49

    Foi útil. Ajudou.

  29. Avatar

    Kariny Lins

    12/05/2021 10:51em10:51

    Muito inspirador este texto! Gratidão!

  30. Avatar

    Jadsondas neves

    12/05/2021 14:19em14:19

    Muito bom os artigo, POIS venho acompanhando todos que publicou…
    Pois continue passando sua experiência a nós…

  31. Avatar

    Aline Costa

    12/05/2021 19:35em19:35

    Excelente texto! Obrigada!

  32. Avatar

    Silvio

    12/05/2021 22:30em22:30

    Muito bom obrigado sou gran cursoa

  33. Avatar

    Paula Martins

    16/05/2021 19:13em19:13

    Adoro seus textos motivacionais Gabriel , estou necessitando ter mais foco para seguir em frente com meus objetivos . Se Deus quiser com perseverança serei a próxima concursada.

  34. Avatar

    Aline de souza Fontainha

    17/05/2021 21:48em21:48

    Excelente Texto! Trouxe valiosas reflexões.

  35. Avatar

    Andrea

    20/05/2021 20:19em20:19

    Terminei de ler com lágrimas nos olhos. Obrigada!

  36. Avatar

    José robiel sotério chaves

    03/06/2021 20:55em20:55

    Ótimo texto, bem motivador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo