Os planos que funcionam

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.” – Sun Tzu

A maioria dos planos fracassa. Por que será? Erro de projeto, de cálculo, de avaliação? Pode ser. Falta de recursos financeiros, de apoio, de suporte? Igualmente possível. Apesar de relevantes, esses dificilmente são os principais motivos do insucesso de um projeto. A maior parte não dá certo pelo fato de seus idealizadores e executores não perceberem algo muito importante: o valor dos pequenos planos na composição de um mais amplo.

Se você me permite, amigo leitor, gostaria de contribuir para uma mudança em sua forma de lidar com isso. Quero ajudá-lo a efetivamente concluir tudo que tiver começado. Para tanto, tomarei o jogo de xadrez como base para uma analogia, mas pode ficar sossegado, pois não será necessário entender nada das regras para compreender a mensagem.

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que voltei, de forma ainda tímida, a jogar xadrez. Eis aí algo que me fascina e que tive o privilégio de aprender muito jovem. Diferentemente dos jogos que dependem exclusivamente da sorte, xadrez é pura técnica, raciocínio, concentração, planejamento. A seu modo, tem tudo a ver com a vida, afinal, assim como ocorre com os passos que damos em nossa trajetória terrena, cada jogada de xadrez gera infinitas possibilidades, e, para o jogador chegar à vitória, precisa se planejar muito bem, antecipando ações e reações de quem se aventurou com ele na partida. No tabuleiro, o meu exército é de peões, torres, cavalos, bispos, a rainha e o rei, o qual deve ser protegido contra qualquer ataque fatal. Na vida, também tenho lá as minhas armas, que devo usar com habilidade e discernimento se pretendo vencer.

É claro que a vida não é exatamente um jogo, com vencedores, perdedores e, eventualmente, empates, mas ninguém nega que nossa caminhada se alterna entre avanços e retrocessos. Sucessos e insucessos são apenas a materialização dos nossos planos, o resultado deles, sobretudo dos pequenos. Estou dizendo, caro leitor, que, tal como o xadrez, nunca é sobre um único lance, tampouco sobre o projeto como um todo. O diferencial, mesmo, são os planos menores, elaborados e executados passo a passo com o intuito de acertar o rumo e entrar na rota da vitória final.

Tendemos a fazer esquemas mirabolantes, com prazos de mais ou de menos e metas impossíveis. O processo de execução se torna complicado e às vezes desanimador, difícil mesmo, cheio de obstáculos. Frustramo-nos quando o desenrolar não bate com nossas expectativas e, muitas vezes, cogitamos desistir ou pelo menos “dar um tempo”. Não deveria ser assim. Precisamos ser menos rígidos. Napoleão Bonaparte (1769-1821), ele mesmo um grande enxadrista, dizia que a grande arte é mudar durante a batalha. Para ele, era péssimo um general seguir com um plano inflexível. Na mesma linha, o grande Sun Tzu, no mais conhecido manual que sobreviveu ao tempo, A Arte da Guerra, ensinava: “A água não tem forma constante. Na guerra também não há condições constantes. Por isso, é divino aquele que obtém uma vitória alterando as suas táticas em conformidade com a situação do inimigo”.

Todo plano acaba passando por pequenos ou grandes ajustes. Se há algo em comum entre os vencedores, é a vida marcada por rotinas imperfeitas e mudanças de percurso. Necessidades não são estanques. No mundo dos concursos, as bancas organizadoras seguem novas tendências, que logo se tornam ultrapassadas. A tecnologia impõe um eterno movimento rumo ao aprimoramento e à celeridade. Enfim, o mundo muda. A nós cabe nos ajustarmos, e pronto! Acostume-se com isso e sofra menos!

Diferentemente do que imagina o leigo, um grão-mestre (título vitalício concedido a enxadristas de desempenho reconhecido internacionalmente) não consegue prever exatamente o que acontecerá 10, 20, 30 jogadas à frente, mas tem, sim, uma boa noção do que sucederá a partir de um lance, já que o oponente pode ser forçado a reagir de uma dada forma. Em outras palavras, ele conhece tão bem o jogo que ganha enorme vantagem sobre o outro. Isso lhe soa familiar?

Além disso, o bom enxadrista estuda o adversário, e o faz sabendo que traços da personalidade influenciam bastante a tática de jogo. Ora, quem conhece bem o inimigo tem maiores chances de prever seu próximo passo. É como sintetizou Sun Tzu: “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder”. Quem faz o dever de casa e se prepara adequadamente para o próximo desafio sai na frente, é claro.

Então me diga: o que você planeja fazer com sua vida, que é única e preciosa? Talvez concluir algo que tenha começado? Se você pensa mais ou menos como eu, que tal pôr em prática a sugestão de partir para micrometas, microetapas, micro-objetivos, que é a forma mais simples e eficaz de começar e terminar qualquer coisa? Há uma frase atribuída a Victor Hugo da qual gosto bastante: “Nada é mais poderoso do que uma ideia cuja hora chegou”. Como começar? Como fazer?

Bem, a ideia é aumentar os níveis de dopamina – neurotransmissor que ativa os circuitos de recompensa. Funciona assim: estabelece-se uma pequena meta. Ao alcançá-la, estabelece-se  outra. Assim, o cérebro é estimulado, a motivação cresce, e a eficiência também. Imagine, por exemplo, que o seu grande sonho seja passar no concurso para a Polícia Civil de determinado estado ou do DF. Talvez você esteja há uma década sem estudar, tendo, portanto, perdido totalmente o ritmo, embora esteja bem fisicamente. No seu plano de conquistar a vaga, precisará ler muito material em PDF. Comece se dedicando 5, 10, 15 minutos por dia. Parece pouco, mas é melhor pouco do que nada, concorda? É o que diz nosso Diretor de Mentoria e Coaching, Fernando Mesquita, para quem “algum estudo é melhor do que nenhum estudo”. Aos poucos, vá aumentado para 20, 30, 50 minutos, até estar devidamente preparado para atingir a maior meta de todas: a aprovação.

Boa parte das pessoas procrastinam por serem incapazes de calcular quanto tempo levariam para bater uma meta. O corpo como um todo, e o cérebro, em particular, como já dissemos, são um tanto preguiçosos. Vão sempre preferir ficar sossegados, sem se arriscar demais. Cabe a nós, condutores dessas máquinas poderosas, sair do repouso, da inércia, e forçar o organismo a acelerar. Se você sentir que estagnou em uma microetapa por estar com preguiça, trate de se levantar – marque dois minutos no relógio para isso – e fazer o que tem de fazer.

Um dado importante sobre a definição de metas é que não se deve aceitar planos ou microplanos padronizados. Crie um que seja adaptado às suas necessidades, à sua realidade, ao seu nível de conhecimento e de aptidão física. Você pode até recorrer a um profissional, mas a palavra final deve ser sua, de mais ninguém. Também é crucial que você defina os tipos certos. Pesquisas sugerem que gente focada em cumprir metas imediatistas, como, por exemplo, perder peso para participar de um evento específico – um casamento, o reencontro da turma da faculdade ou algo do gênero – em geral a alcança, mas logo volta à condição anterior. Já quem estabelece metas mais perenes, como a de entrar em forma para se sentir bem ou ganhar em saúde, progride mais devagar, porém obtém resultados melhores no longo prazo. É a famosa força do propósito sobre qual já conversamos.

O seu plano atual parece muito distante de ser implementado? Então desenhe outros, menores, que, em conjunto, contribuam para alcançar o maior. Comemore as pequenas vitórias e siga em frente, meta a meta. Jogada após jogada, chegará a hora do xeque-mate.

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você deve enxergar o que não está visível.” – Sun Tzu, A Arte da Guerra

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Por que seus resultados estão ruins
  2. Não seja um sapo fervido
  3. Como seguir com o coração partido
  4. Como lidar com a culpa
  5. Em busca de um propósito
  6. Reinvente-se em 2021
  7. Vista-se do seu futuro
  8. Recalibre sua forma de ver o mundo
  9. Corte o nó górdio
  10. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  11. Tudo está fora de ordem?
  12. Livre-se das âncoras
  13. Falha ou fracasso?
  14. Atravessando o inverno
  15. A verdadeira humildade
  16. Imparabilidade
  17. Evite tempestades
  18. O poder das palavras
  19. O que nunca te falaram sobre disciplina
  20. A arte de viver

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
119 Comentários

119 Comentários

  1. Lindenber Batista de Araújo

    15/02/2021 18:09em18:09

    Boa noite. Me sim o texto obrigado!!!

  2. Lindenber Batista de Araújo

    15/02/2021 18:10em18:10

    Boa noite. Me ajudou sim o texto obrigado!!!!!

  3. Valdeilson Bezerra de Lima

    15/02/2021 18:20em18:20

    Otimo texo. ME ajudou bastante. Estava preccisando disso.

  4. Alan

    15/02/2021 18:24em18:24

    Estou me adaptando,aos poucos.
    Estudo há muito tempo, mas sempre errado.
    De uns tempos para cá, me veio à mente a questão de organizar, planejar, buscar métodos…
    Semana passada fechei meu primeiro ciclo de 1h de estudo, no qual assisti a aula, criei meu resumo, fiz uma pausa e respondi algumas questões.
    Senti uma satisfação muito grande ao final do ciclo…
    Ainda estou longe do ideal, mas adquiri um pensamento, durante esses meses:

    “comece com os recursos que tem, o tempo de que dispõe e a condição atual. não tarde a colocar em prática um projeto, sob pena de ver o plano tornar-se somente mais um papel ou uma ideia morta.”

  5. Luiz fernando

    15/02/2021 18:27em18:27

    Excelente texto. A rotina em meu trabalho tem me desgastado, trazendo-me exaustão e desânimo .Não consigo cumprir metas , por cobrança de esposa e atenção aos filhos. Vejo meu sonho cada vez mais longe, mas há uma força em meu interior que me diz para seguir em frente, pois, conclui minha graduação recentemente e agora preciso lutar com todas as minhas forças mesmo com as dúvidas se chegaremos onde almejamos. Ao ler este texto, traz um gás,combustível a mais parabéns eu levante para representar o meu sonho em passar para PF ou Pc . Serei gran até o final.

  6. Silvia

    15/02/2021 18:33em18:33

    Texto maravilhoso. Motivador!

  7. Carla Ramos

    15/02/2021 18:40em18:40

    Nossa tudo que eu precisava ler hoje!! Ontem fiz o simulado para prf e vi que não atingi mem sequer a nota para me classificar quem dirá ter a redação corrigida😓, estava pensando em desistir! Com tantos trabalhos e afazeres pensei, nunca chegarei a ser servidora federal!!
    Obrigada Gabriel por esse fôlego de renovo que me deste neste artigo. Deus abençoe sua vida!!

  8. VIVIANE DE OLIVEIRA RIBEIRO

    15/02/2021 18:44em18:44

    gente, tudo bem!? onde esta o curso do concurso do TJ RJ ?

  9. Laize

    15/02/2021 19:10em19:10

    Eu não costumo abrir esses posts motivacionais, essa foi a primeira vez que fiz isso e não me arrependo. Era, justamente, do que eu precisava. Muitas vezes costumo estipular metas inalcançáveis, o que provoca enorme ansiedade, frustração e auto descontentamento. Hoje, 15.02.2021, às 19h05, tomei uma decisão. Quero ser diferente. Quero fazer diferente e creio que o caminho seja exatamente este traçado aí no texto. Parabéns e obrigada pelo conteúdo, tenho certeza de que outras pessoas, assim como eu, vão se sentir mais motivadas.

  10. Anderson Messias dos Santos

    15/02/2021 19:11em19:11

    Vejamos bem, o conteúdo dos seus textos é sempre adequado aos momentos de muitas pessoas, incluindo eu. A pandemia me foi arrebatadora no que diz respeito a minha segunda profissão: fotografia de eventos. Após fazer a leitura do livro O Milagre da Manhã e, somado as preocupações originadas da pandemia, me permiti sonhar novamente com a aprovação em concurso público e timidamente comecei a estudar gratuitamente na biblioteca municipal, para “nivelar” o básico, somei a isso o passo a passo do livro citado, consigo observar as primeiras vitórias chegando e creio que o caminho seja esse: dedicação, “micro-vitórias”, um dia de cada vez e a vitória vai chegar! Só depende do que eu me dedicar a fazer! Seguimos em frente! Abraço!

  11. Ernesto

    15/02/2021 19:16em19:16

    E um motivo muito motivador vou esforça o máximo daqui pra frente, obrigado

  12. SUZANA MOURA

    15/02/2021 19:23em19:23

    COM CERTEZA OS SEUS TEXTOS NOS AJUDAM MUITO.
    “A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO.”
    OBRIGADA POR NOS TORNAR GRAN.

  13. Geraldo Galvão

    15/02/2021 19:42em19:42

    Foi motivador gostei!!!

  14. FRANCISCA MARIA BEZERRA

    15/02/2021 19:44em19:44

    Ja fiz vários concursos e cursinhos online e presencial. Estou encantada com o Gran Curso!
    Sempre me perguntei o motivo de tanta procrastinação e aquela falta de fé em conseguir o que sempre quis. Ficar frustada com as reprovações ou quando aquele colega que achava menos provável consegui aprovação e você não, são sentimentos que só puxam para baixo.
    O texto que acabei de ler traduziu exatamente o que acontece comigo.
    Obrigada!
    agora eu sou Gran.

  15. Juliana Sousa

    15/02/2021 19:46em19:46

    Seus textos são fantásticos! Me ajudam a elaboram estratégias não só para meus estudos, mas também para qualquer área da minha vida!

  16. CLEIDE FERNANDES BRITIS

    15/02/2021 19:46em19:46

    Sou caloura no mundo dos concursos, ainda não consegui seguir um cronograma ou uma programação que eu consiga cumprir, me deixando levar pelo cansaço do trabalho e sono. Mas quando leio suas postagens, parece que escreve exclusivamente para mim. Então me encho de ãnimo e passo a acreditar que sim, é possível.

  17. Adriana Colonhese de Oliveira

    15/02/2021 19:50em19:50

    EXCELENTE REFLEXÃO!!! ME AJUDOU MUITO. MICROMETAS. VOU COMEÇAR A PARTIR DE AGORA!!!

  18. Manoel Francisco do Rosario Filho

    15/02/2021 20:05em20:05

    Boa noite Gabriel, eu quero agradecer por você não ser um mero vendedor de cursos online, mais que isso, você é um incentivador de sonhos e ainda proporciona ferramentas para que tais sonhos se realizem. Me identifiquei plenamente com o artigo acima, últimamente eu não tenho conseguido me concentrar como antes, leio os PDFs, assisto as aulas mas ao final surgem n interrogações, tudo vinha muito bem até o Covid.
    O Artigo em questão me confrontou a ir mais além, senti uma motivação que há muito não tinha, obrigado pelo apoio.

  19. Edinaldo Madeira Assunção

    15/02/2021 20:17em20:17

    Olá, Gabriel Granjeiro. Ultimamente tenho estado ansioso e muito preocupado com algumas coisas no que tange meu futuro profissional, pois tenho estudado pouco para o Exame da Ordem – XXXII. Recentemente iniciei um trabalho como prestador de serviços em uma grande construtora(agradeço muito a Deus por isso), mas tem sido tão complicado estudar devido o cansaço e muitas das vezes acabo dormindo em cima do vade mecum. Tenho orado a Deus e pedido sempre uma resposta a tudo que tenho passado. Pois bem, diante desse relato, ao ler seu texto obtivi uma resposta do Senhor através de suas palavras e senti uma renovação como repensar algumas maneiras de estudo para que eu possa passar no exame da ordem. Estava me sentindo perdido no que fazer de tanta preocupação, pois fiz um planejamento de estudos e não consegui cumprir uma boa parte dele, mas que venho estudando na medida que posso durante a noite. Desde já, muito obrigado por dispor de um tempo para produzir um texto de muita reflexão e motivador em sua essência no levantamento de uma nova visão e astral.

    Deus abençoe sempre sua vida.

    A paz do Senhor, Varão.

  20. Adenísio Silva Mateus

    15/02/2021 20:36em20:36

    Muito útil. Na maioria das vezes, nós somos muito imediatista.

  21. Marcio

    15/02/2021 20:45em20:45

    Gostei do texto, bem motivador.

  22. Joanice Cardoso

    15/02/2021 20:45em20:45

    Muito legal o seu texto!Com certeza nos arremete a querer nos preparar mais em busca do tão sonhado cargo público principalmente nesses dias em que as portas privadas parecem que estão fechadas.

  23. Gilberto Douglas de Souza Hypólito

    15/02/2021 20:55em20:55

    Perfeito o texto! Grande visão sobre micro hábitos. Muito esclarecedor e estimulante o texto, nos dá um guia, uma luz.

  24. Giovanni Pires

    15/02/2021 21:25em21:25

    Texto muito bom!!! Valeuuuu!!!

  25. Heubertt Luiz Vieira

    15/02/2021 21:59em21:59

    Olá, Sr. Gabriel Granjeiro.
    Obrigado pelo estímulo.
    Realmente, pouco estudo é melhor que nenhum.
    Obrigado por me fazer lembrar dessa máxima de sabedoria, pois tenho a tendência (inconscientemente, às vezes) de subestimar o valor das pequenas conquistas, ficando, ao final, sem conquista alguma.

  26. Monção

    15/02/2021 21:59em21:59

    Olá tudo bem!

    O que dizer, achei o texto ótimo direto, me refletir e me estimulou e elaborar metas pequenas para me autodesenvolver sem sobrecarrega, estou confiante e disposta a ir em busca de uma melhoria continua.

  27. Alexandre claúdio pereira de oliveira

    15/02/2021 22:19em22:19

    Motivadora essa mensagem. Obrigado

  28. Ariel Pamella

    15/02/2021 22:29em22:29

    Foi maravilhoso o texto! Me abri mais os olhos de como traçar meus objetivos e continuar em frente. E me deu mais animo também! Muito obrigada!

  29. ADRIANA FERREIRA DO NASCIMENTO

    15/02/2021 23:17em23:17

    Nossa, não só seu texto, mas os depoimentos foram perfeitos para que eu não desista, apesar de todas as dificuldades.
    Devagar e sempre.
    Gratidão.
    Deus abençoe a todos.

  30. janiele

    15/02/2021 23:44em23:44

    Sem dúvidas um dos melhores que já li !!
    Acalmou meu coração que muitas das vezes quer fazer e acontecer de uma só vez.

  31. MAYKON ANTHONY FERREIRA ARAUJO

    15/02/2021 23:52em23:52

    O texto foi ótimo e de muita valia. Deus lhe abençoe!

  32. wanderson soares araújo

    16/02/2021 00:47em00:47

    texto bastante motivado.

  33. Igor Ferreira Mendonça

    16/02/2021 00:52em00:52

    Excelente e necessária leitura! 👏👏👏👏

  34. Richard Fernandes

    16/02/2021 01:29em01:29

    Um texto com vários ensinos. Tem horas que não consigo cumprir metas nem focar no que realmente é: passar num concurso. Vejo meus sonhos irem água baixo. Não consigo me ver concursado , parece que minha vida se resume a está na plateia sempre a aplaudir a vitória dos outros.

  35. THIAGO

    16/02/2021 01:45em01:45

    Muito legal o texto, parabéns !

  36. André

    16/02/2021 03:13em03:13

    Obrigado

  37. Heide Paula

    16/02/2021 06:35em06:35

    Excelente texto, uma reflexão necessária e urgente! Obrigada!!

  38. Adenirson da Silva Miranda

    16/02/2021 06:49em06:49

    Obrigado pelo texto Gabriel, tenho pouco para estudar, mais, manterei meu foco.

  39. Leila

    16/02/2021 07:10em07:10

    Gostei muito do texto, e vou colocar em prática identificando os assuntos por micrometas, microetapas e micro objetivos. Acredito que é o que estava faltando para min ter êxito nas minhas organizações e estudo.
    Agradeço por tudo.
    Deus abençoe sua vida e seu trabalho.

  40. Vanessa

    16/02/2021 09:28em09:28

    Bom dia, tenho o habito de procrastinar, estou lutando contra isso, mesmo em pequenas coisas. Meu objetivo é terminar o que comecei. Vou criar uma estratégia e seguir porque só pensar e começar a fazer sem um proposito definido, fica fácil desistir no caminho.

  41. Claycimara

    16/02/2021 09:48em09:48

    Ótimo texto!

  42. Amauri Laudelino Rocha

    16/02/2021 10:50em10:50

    Realmente, seu texto é motivador tendo em vista que aborda as falhas no aprendizado pela falta de coordenação e falta de imaginação para as mudanças que devemos fazer para alcançarmos nossos objetivos, sem contar que a preguiça(física e mental, talvez seja o pior dos males. Agradeço pelo incentivo na certeza de você fala com propriedade, pela experiência
    que tem adquirido através dos tempos.

  43. Tayanna

    16/02/2021 10:55em10:55

    Ótimo texto. Tenho pouco material, mas vou iniciar sim….obrigada!!!

  44. ADRIANA DE SOUZA

    16/02/2021 11:49em11:49

    Nossa, muito obrigada mesmo, tinha paradão os estudos a mais de um mês,e depois do seu texto me deu uma volta imensa de retornar, pensei eu sei que vou me arrepender lá na frente caso desperdice essa chance agora, pois tenho tempo só não tenho foco mais garanto que vou me organizar e voltar aos estudos. VALEU 🤞👌

  45. Celestina Gonçalves

    16/02/2021 11:57em11:57

    Bom dia Grabriel Granjeiro!
    Em primeiro lugar agradeço a Deus conceder-lhe SABEDORIA para gerir o GRAN.

    Obrigada pela motivação; percebo que é além do GRAN CURSO o seu objetivo em nos tornar vencedores.
    Sabe! vou absorver a sua sugestão e é exatamente o que irei fazer a partir de hoje 16/02/2021, pois acredito em meus OBJETIVOS. SEMPRE! Contudo, vejo ser de suma importância reformular planejamentos de forma que com pequenas METAS, possamos atingir micro ETAPAS rumo à um OBJETIVO ESPECIFICO. No meu caso, irá me CUSTAR um RECOMEÇO, mas eu o farei e vou conseguir pois sou GRAN.

  46. kahenna rodrigues soares

    16/02/2021 12:27em12:27

    Incrível como se encaixa perfeitamente,as citações são bem pertinentes é sempre uma boa pedida a leitura dos seus artigos.

  47. Márcia

    16/02/2021 12:32em12:32

    Gostei muito do texto. Obrigada. Vou fazer o propósito de colocar em prática esses conselhos.

  48. Elane Souza

    16/02/2021 12:47em12:47

    Foi muito bom o texto. Me motivo bastante

  49. Gabriel

    16/02/2021 12:57em12:57

    Texto Sensacional!! Muito útil!

  50. Janaína

    16/02/2021 16:14em16:14

    Incrível o texto, preciso e direto ao leitor. Gratidão por cada palavra.

  51. CARLOS ELIAS LEITE

    16/02/2021 17:46em17:46

    Esses textos sempre nos ajuda sim, gosta muito e acompanho tds q postam, antes de iniciar os estudos. Estão de parabéns

  52. Mara luciele

    16/02/2021 18:05em18:05

    Sempre com conteúdos que nos proporciona aprendizados.. obrigada.

  53. Zaqueu Barbosa da Fonseca

    16/02/2021 19:04em19:04

    Parabéns pelo texto. Excelente…muito obrigado.

  54. Sidomar de Souza Ribeiro

    16/02/2021 21:13em21:13

    Reflexões sobre as regras do jogo de xadrez.
    Eureca, as micrometas, estavam aqui embaixo do meu bigode. Gostei, estava precisando dessa conversa. Muito bom. Dá a alfinetada que estávamos precisando.

  55. Rejane Rbeiro

    16/02/2021 21:58em21:58

    Bom, sempre tive preguiça em ler estes textos motivacionais, achava que era balela,
    Porém de uns meses percebi que faz muita diferença em nosso cotidiano após coloca-lo em prática.

    É um excelente texto.

    Como diz ” Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitado, fruto da justiça. Hebreu 12.11 (ARA).

  56. Fernanda

    17/02/2021 08:35em08:35

    Excelente texto. Já apanhei tanto que costumo colocar pequenos afazeres como meta. Assim que concluo sei que alguma coisa deu certo, andou para frente. “Missão dada, missão cumprida”. Nos estudos coloco metas ambiciosas, mas aprendi a ficar feliz com as pequenas metas e apesar de não estar no ideal de que gostaria, vou me contentando (motivando) com o pouco que consigo.

  57. ISABELLA BEATRICE

    17/02/2021 09:04em09:04

    Tudo que eu precisava ler! Entrei no YouTube com vontade de assistir algo que me deixasse motivada, e dei de cara com sua postagem no canal Imparável. Sinto que foi Deus que fez isso. Muito obrigada!

  58. ISABELLA BEATRICE

    17/02/2021 09:05em09:05

    Inspirador, Eu precisava ler isso! Entrei no YouTube com vontade de assistir algo que me deixasse motivada, e dei de cara com sua postagem no canal Imparável. Sinto que foi Deus que fez isso. Muito obrigada!

  59. Fabiana Soares Maia

    17/02/2021 09:11em09:11

    Tudo que precisava ouvir. Obrigada!!

  60. Sandoval de Oliveira Gama

    17/02/2021 09:22em09:22

    Ajudou muito, muito obrigado, muito útil.

  61. Emerson Moraes

    17/02/2021 09:49em09:49

    São palavras motivadoras e encorajadoras pra quem acordou pra baixo como otimista que sempre sou abraço a sua iniciativa, um forte abraço Gabriel Granjeiro!

  62. Guderiam Stadler

    17/02/2021 10:48em10:48

    Muito bom o texto! Dividir para somar….

  63. Romilson Lemes da Silva Junior

    17/02/2021 11:03em11:03

    Texto inspirador, mostrando que de pequenas vitórias, podemos chegar a alho maior, obrigado!

  64. Nayara

    17/02/2021 12:33em12:33

    Obrigada, como sempre objetivo e direto na solução do problema!

  65. Rosimeire Alves

    17/02/2021 15:22em15:22

    Muito obrigada Gabriel,por mais um texto motivador!Eu precisava ler isso hoje!

  66. José Joaquim Alves de sousa Junior

    17/02/2021 16:50em16:50

    Muito obrigado eu presisa ler isto

  67. Jair

    17/02/2021 21:41em21:41

    Sou muito grato por está estudando no Gran online. No entanto, devido minha correria no trabalho, estou me adaptando a uma rotina de estudo diário, continuando assim, tenho certeza que vou melhorar, a final de contas temos excelentes professores, a exemplo da nossa querida Professora Maria Christna Barreiros que ao final de suas aulas nos motiva a nunca desistir.

  68. Aurenir Marinho

    17/02/2021 22:32em22:32

    Muito bom, eu estava precisando desse incentivo.

  69. Lívia

    17/02/2021 23:00em23:00

    Muito bom! Me ajudou bastante. Gratidão!

  70. Milena Ferreira

    18/02/2021 09:29em09:29

    O texto é maravilhoso, motivacional e preciso!

  71. KAKAU

    18/02/2021 11:05em11:05

    SENSACIONAL… O QUE PRECISAVA “OUVIR” HOJE.

  72. Vanda Ferreira

    18/02/2021 12:37em12:37

    Gosto muito dos teus textos.
    Identifico-me com alguns.
    São motivadores e sempre trazem alguns ensinamentos.
    Parabéns!

  73. CAMILLA M CORDEIRO

    18/02/2021 14:53em14:53

    Excelente texto!
    Adoro entrar na plataforma e ter esses textos motivadores . A gente as vezes abre o site do GRAN e chega meio cansada , desmotivada . Sempre vale muito a pena a leitura .
    Esse é um grande diferencial do GRAN , não é aquela plataforma que gente paga e tem só conteúdo de estudo , tem conteúdo de vida também ! Isso nos leva ao caminho dos IMPARÁVEIS , porque nos sentimos importantes e motivados !

  74. Carmen

    18/02/2021 15:28em15:28

    micrometas, é disso que preciso. Obrigada

  75. Alexsandra

    18/02/2021 15:39em15:39

    Muito bom e bastante reflexivo.

  76. Ivanildo Lemos

    18/02/2021 16:25em16:25

    Orientação extremamente importante, pois através dela as pessoas passam a entender que as coisas acontecem devagar e a transformação acontece aos poucos. Quem não desistir atingirá sua meta e quem não se esforçar continuará na mesma.

  77. Marta Guimarães

    18/02/2021 17:25em17:25

    Muito bom o texto…dá uma sacodida no ânimo.

  78. ÉRICA FERNANDA PACHECO DE MELO

    18/02/2021 17:38em17:38

    Muito bom ter citado concursos policiais e PC-DF. Muuuita gente está passando por uma crise interna por ter deixado a bola cair com os estudos. Sugiro um texto exclusivo voltado para os mais de 140 MIL inscritos. Hoje, pensei em não ir fazer as provas. Justo eu, já concursada estatutária, que achava o máximo ir fazer provas e ver cadeiras vazias. A pandemia, o tempo chuvoso(e tenebrosamente cinza), a estreia do Matrix 4 em dezembro… nunca me senti tão confusa e impotente. Impotente.

  79. Alcyeli Araujo Pinheiro

    18/02/2021 17:41em17:41

    Muito bom o texto. Parece-me o mais correto, dar pequenos passos muitas vezes é ter grandes avanços na vida. Continuo buscando a minha aprovação, no tempo certo eu a terei. Se Deus assim permitir.

  80. Hadassa Souza

    18/02/2021 17:42em17:42

    Gabriel, muito obrigada pelo texto. Realmente incrível, eu sempre me atentei muito em meu próprio desenvolvimento pessoal, sempre procurei analisar o máximo possível de forma lógica as coisas para me dar uma resposta própria, mas às vezes, só precisamos escutar de alguém. Foi o caso de hoje lendo seu texto, me ajudou de coração, não li racionalizando, mas sentindo! Muito obrigada!

  81. Kleiva Medeiros

    18/02/2021 18:34em18:34

    Gratidão por este texto maravilhoso!!! O li no momento certo. Estou tentando criar uma rotina para estudar, fazer as coisas de casa e cuidar de uma linda filha de 3 anos. Nem sempre consigo seguir a rotina de estudo de 3 horas por dia, na maioria das vezes estudo 1h. Estava ficando desanimada, achava pouco tempo. Após ler seu texto acredito que posso vencer, se não desistir e estudar com dedicação cada hora disponível, sem me prender ao tempo de estudo e sim a qualidade do que estou estudando. Obrigada! Obrigada! Obrigada!

  82. ROSANGELA SAMPAIO MELLO

    18/02/2021 19:00em19:00

    Agradeço-lhe! É bom lembrar que mesmo na minha idade posso conquistar novos rumos!

  83. Isabela

    18/02/2021 22:23em22:23

    Muito obrigada pelo texto. Eu realmente precisava ler isto.

  84. Neusa Pereira Rocha

    18/02/2021 22:32em22:32

    Muito estimulante o seu texto! Estava mesmo precisando de um encorajamento assim. Obrigada Gabriel!

  85. KAREN ARAUJO DOS REIS

    18/02/2021 22:35em22:35

    Esse texto agregou muito para minha vida

  86. Gisele Viana

    18/02/2021 23:21em23:21

    obrigada pela dose diária de motivação para recomeçar!

  87. Micheline Souza

    19/02/2021 05:32em05:32

    Nossa, Gabriel! Acordei as 3:30 da madrugada com aquele impulso para estudar, mas não levantei da cama. Daí, advém uma briga consciente X inconsciente (eu acho): “vc deveria pelo menos fazer sua parte. Como queres administrar um Departamento se ñ sabe administrar SEU tempo? Você acha que tem todas as desculpas do mundo para justificar a falta de tempo: 02 filhos pequenos, marido, casa, pais idosos, mas o que você ñ tem é META, OBJETIVIDADE, DETERMINAÇÃO. Saia do conforto momentâneo e desafie a gravidade. ESTABELEÇA PEQUENAS METAS. GRANDES EMPRESAS COMEÇARAM COM PEQUENOS PASSOS. COMECE COM O PEQUENO TEMPO…” Em seguida entro no portal do Gran e me deparo com esse maravilhoso conteúdo. GRATA. Anotei a grande frase de Sun Tzu citada por Ti: “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem ter ouvidoa afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você deve enxergar o que não está visível”.

  88. Anny Isabella

    19/02/2021 09:39em09:39

    Excelente texto!

  89. Claudinei De Souza Bergamo

    19/02/2021 13:26em13:26

    Ola foi muito bom o comentário do coach entre outros nomes realmente é algo que tem muito conteudo

  90. Andreza Macêdo

    19/02/2021 16:08em16:08

    Excelente texto! Dose perfeita de motivação!

  91. Elenir Oliveira Forte

    20/02/2021 10:53em10:53

    Gostei muito me fez refletir sobre a importância de começar aos poucos mas manter sempre o foco.

  92. Raquel Souza Soares

    20/02/2021 13:36em13:36

    Encantador e motivador de pessoas… incrível essa reflexão!!!

  93. GIANNA ALVARENGA

    20/02/2021 16:04em16:04

    ÓTIMO TEXTO!

  94. Adenilton

    20/02/2021 19:19em19:19

    Excelente conteúdo. Com certeza aumentou minha motivação, estava alguns meses sem estudar e agora pretendo voltar ao poucos. Muito obrigado Gabriel.

  95. Francibela Garcia da Silva

    20/02/2021 20:04em20:04

    Obrigada,Gabriel! Suas palavras me motivam a prosseguir e nunca desistir. Gratidão.

  96. Yara

    20/02/2021 20:18em20:18

    Gabriel, Gratidão pelo seu incentivo e motivação e sua ajuda com ferramentas para realizar sonhos!

  97. FRANCISCO IVONALDO

    20/02/2021 21:17em21:17

    Bom ouvir… agora volto para meu objetivo e que meus olhos superem o sono e o restante do meu corpo suporte o desgaste. Obrigado!

  98. Rejane

    20/02/2021 21:53em21:53

    Muito motivacional .Pra mim foi dez.

  99. Maria de Fátima Silva

    21/02/2021 01:38em01:38

    Excelente texto nos ajuda a refletir e ver de forma mais nítida onde estamos errando, e nos mostra como corrigir e chegar ao objetivo de um jeito gradual e não enfadonho.

  100. Ivo

    21/02/2021 08:05em08:05

    Muito bom. Obrigado, Eu já fui orientado sobre essa ideia, mas na minha caminhada para excelência acabei me esquecendo: Valeu…

  101. Alberto

    21/02/2021 08:55em08:55

    Bom dia, sem dúvidas melhor texto motivacional, eu estava precisando ler isso, estava almejando metas maiores mas entendo que são maiores do que o meu conhecimento atual, então irei estabelecer metas menores e buscar vencer as pequenas batalhas e ir rumo ao objetivo maior. “Então desenhe outros, menores, que, em conjunto, contribuam para alcançar o maior. Comemore as pequenas vitórias e siga em frente, meta a meta. Jogada após jogada, chegará a hora do xeque-mate.”

  102. Lana R. A.

    21/02/2021 11:11em11:11

    Tive certa dificuldade em aprender a valorizar pequenas vitórias, sempre pensando que, para alcançar determinada meta, deveria completar X horas de videoaulas por dia, sem pensar que a criação e adaptação de um hábito vai se formando aos poucos. Na verdade, ainda estou trabalhando nisso, mas hoje me sinto um tiquinho mais feliz quando consigo cumprir pequenas tarefas. O texto chegou até mim na hora exata para reajustar os microplanos e micrometas. Gratidão, Gabriel!! Deus te abençoe 🙂

  103. Márcia Souza

    21/02/2021 11:21em11:21

    Grata pelo incentivo 😃
    Conteúdo excelente!

  104. Rita de Cascia

    21/02/2021 17:36em17:36

    Ótimo Texto era o que precisava Obrigada.

  105. francisco aparecido vieira

    21/02/2021 20:26em20:26

    Muito bom, excelente o texto!!!

  106. Hadassah

    21/02/2021 22:14em22:14

    Muito bom artigo! Fazia tempo que nao recebia artigos seu no meu e-mail. Valeu a pena esperar! 😉

  107. Shirlei Silva Siqueira

    22/02/2021 01:37em01:37

    Excelente reflexão, me ajudou muito! Obrigada!

  108. João Damasio

    22/02/2021 08:17em08:17

    Textos como esse nos ajudam a focar naquilo que nos é mais importante, a vitória! Devemos vencer desafios, superar nossos limites e sempre mentalizar que é possível. Obrigado!

  109. Luzimeire

    22/02/2021 12:20em12:20

    Excelente e muito útil. Precisava dessas palavras hoje. Obrigada.

  110. IRIS LAIANA DOS SANTOS PANTOJA

    22/02/2021 16:38em16:38

    Muito útil!!! Obrigada!

  111. PATRÍCIA AMON DA CUNHA MORENO

    22/02/2021 16:45em16:45

    Precisava deste texto hoje, excelente. Vou começar hoje com essas micro metas. Tenho tantas coisas a fazer e acabo não fazendo nada. Deus te usou neste texto. Muitas bençãos em sua vida.

  112. Renato Pinheiro da cruz

    22/02/2021 17:28em17:28

    Meu Deus, me ajudou bastante, eu prestei ASF e spdm esses dias, e só aprendi a estudar a pouco tempo, já estudei a concurso a muito tempo atrás (2012) e passei em um órgão horrível que pedi demissão ( febem / fundação casa) 6 anos depois assinei gram ilimitado em 03/2020 e não estudei nada até 2021, fiquei igual quem paga um ano de academia e não malha, até que na prova a eminente da ASF eu comecei a estudar.
    Estudei tentando suprir um ano em uma semana, aprendi que tem que estudar com calma e antecedência aprender o conteúdo de fato e memorizá-lo.
    Essa é a chave do Sucesso saber o quanto você está ruim e saber o quanto o mundo vai cobrar de você, de verdade sem se iludir, e só aprendi isso agora aos 32 anos de idade.
    Tenho que aprender português, pois vi com essas provas que sei muito pouco.
    Aprender matemática, direito constitucional e tudo mais…
    Porém o que realmente aprendi, é que se eu estudar com antecedência, eu aprendo tudo isso e passo no concurso tão sonhado que eu quero

  113. Ana Paula

    23/02/2021 06:02em06:02

    Bom dia! Obrigada pelo texto. Sempre que posso leio alguns. Desenvolver um bom hábito é muito difícil, precisa-se de muita determinação e foco. Estou gostando muito do meu curso no Gran. Tenho aprendido bastante, compreendido conteúdos que jamais imaginei aprender. Muito obrigada.

  114. RICARDO CIQUEIRA LISBOA

    23/02/2021 06:55em06:55

    Ótimo texto motivacional.
    Apesar de neste momento dia 23/02/21, estar em processo de recuperação
    de uma covid, não parei de estudar em momento algum.
    agradeço a equipe motivacional do GRAN CURSOS.

  115. Joabe

    23/02/2021 11:24em11:24

    Excelente texto!

  116. Alexandre Pinheiro

    23/02/2021 11:49em11:49

    Excelente texto, veio na hora certa, obrigado!

  117. Cleanne

    28/02/2021 11:17em11:17

    Gostei muito desse artigo, Parabéns!!!

  118. ANA KAROLINA SIMOES DE ALMEIDA

    01/03/2021 09:14em09:14

    Eu fico grata a Deus por estar aqui. ESTAR AQUI EXATAMENTE NESTE CURSO GRAN CONCURSOS, pois aqui encontrei paz para estudar e entender a matéria, brilho no olhar dos professores que ensinam, toda tecnologia para nós, todo conforto e segurança que foi feito não pensando só no dinheiro, mas em ” SALVAR VIDAS”, pois é isso mesmo o conhecimento salva vidas sim. Nos liberta. E ainda QUANDO DESCOBRI QUE O DONO DO GRAN É UM HOMEM DE DEUS, TEMENTE A DEUS ele e a esposa, ou seja, Deus estar em primeiro lugar, FOI ENTÃO QUE EU DESCOBRI QUAL ERA A FÓRMULA? Jesus em primeiro lugar, que os capacita de sabedoria e discernimento. Então PENSEI: quero estar no meio do povo de Deus, e AQUI CONQUISTAR MINHA APROVAÇÃO. PARABÉNS por não se envergonhar de Jesus, do evangelho, Deus também não se envergonhará de você e sua esposa. Obrigada. abraço.

  119. Edson

    01/03/2021 09:32em09:32

    1.e5; Cc3. Empolgante, Lets play.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo