Redirecione a rejeição

Quando criança, eu tinha a pisada para dentro. O grau de deformidade das minhas pernas e pés forçou meus pais a consultar especialistas, que prescreveram o uso de aparelhos e ligas. Eu caminhava como o menino Forrest do filme “Forrest Gump”. Todo mundo me zoava, e, na escola, eu sempre era o último “escolhido” para os times esportivos, até o ensino médio. Acabou que essa rejeição dos colegas foi boa para mim, porque precisei compensar minha “limitação” estudando muito, passando o dia dentro de bibliotecas, o que me garantiu as notas mais altas da classe.

Quando estava para entrar no penúltimo ano da faculdade, eu procurava um estágio para preencher meu currículo. De férias no Brasil, vi uma oportunidade no Banco Central. (Até então, meu plano para depois de formado era atuar no mercado financeiro.) Apesar de me dispor a trabalhar de graça, visando adquirir apenas conhecimentos práticos, não fui aceito para a vaga, e por um motivo, a meu ver, sem sentido algum: o estágio era só para estudantes de universidades brasileiras. A rejeição, de novo, se mostrou positiva, porque, como eu não queria ficar à toa durante as férias, abri a mente para outras possibilidades, e foi aí que nasceu o sonho de fundar minha própria empresa de educação online e ajudar pessoas a mudarem de vida.

Montadas as bases do Gran Cursos Online, meu sócio, Rodrigo Calado, e eu saímos batendo à porta dos grandes bancos da capital, com a mochila cheia de projetos, o coração pulsando sonhos e o pires na mão. Fomos rejeitados em cada uma das tentativas de acesso a crédito. Numa delas, escutei: “Você é muito novo e não tem patrimônio, por isso não podemos conceder essa linha de empréstimo”. “Ora”, pensei, “é exatamente por isso que eu preciso do dinheiro!” Coisas que temos de mudar no Brasil, mas esse é assunto para outra conversa…

Fomos obrigados a bancar tudo, “vendendo o almoço para pagar o jantar”. Trabalhamos anos recebendo aquém das responsabilidades dos nossos cargos e adiamos a implementação de alguns grandes projetos. A negativa dos bancos, no fim, também foi boa para nós, na medida em que nos forçou a acionar toda resiliência, disciplina, coragem, ousadia e talento que tínhamos sem nem saber. Hoje essas qualidades, que foram despertadas a duras penas, continuam a nos mover, rendendo centenas de empregos e contribuindo para a mudança de vida de milhares de alunos.

Antes de contar outra das minhas histórias de rejeição, desta vez no campo afetivo, permita-me falar de um último desdém ao qual tive de “sobreviver”. Certa vez, com o Gran Cursos Online em plena operação, mas ainda com as finanças apertadas, surgiu um grupo de investimentos disposto a comprar a empresa, mantendo Rodrigo e eu na direção dos negócios. Auditoria feita, contrato elaborado, eis que os investidores declinam da pretensão. E veja bem: o fundo havia proposto a compra pela metade do valor que faturamos hoje em um mês. Vou repetir: queriam nos pagar (e já tínhamos aceitado a oferta) METADE do que atualmente faturamos em um único mês. Costumo dizer que essa não foi uma rejeição, mas um direcionamento para algo melhor, um livramento.

Agora, sim, o relato de uma de minhas desventuras amorosas… Certa vez, eu estava me aquecendo para o treino na academia quando avistei uma bela garota também “voando” na esteira. Aquela cena se repetiria outras vezes. Eu estava muito a fim de abordá-la, então escrevi um bilhete de próprio punho e entreguei a ela. Era um poema com um pedido para um encontro. A menina sumiu por um tempo, aparecendo um dia apenas para me entregar sua resposta. Mais uma rejeição para a conta. Tudo foi devidamente explicado: ela estava quase noiva de um rapaz que conhecia desde criança e não tinha a intenção de acabar o namoro, embora me achasse atraente. Hoje enxergo o fora como algo providencial: tempos depois conheci a maravilhosa Vivi, com quem me casei e vivo uma história que você conhece, ao menos um pouco. “Quando buracos na sua alma são abertos, portais no mundo espiritual são fechados.”

Hoje, meu couro é tão curtido, que não há espaço para medo de novas rejeições. Acho que essas experiências que narrei prepararam meu cérebro para entender que não ser aceito uma vez ou outra faz parte da vida. Se um dia topamos com alguém que nos despreza, é questão de tempo encontrar quem nos admire. Se um grupo nos exclui, em algum lugar há outro que nos acolha. O fato é que fazemos parte de várias comunidades: o lar, a escola, o trabalho, a vizinhança, o país onde nascemos… O psicólogo Alfred Adler (1870-1937) desenvolveu esse conceito, do sentimento de comunidade. “Ouça a voz de uma comunidade maior”, ensinou. Não se torne um joão-ninguém, não se esconda, não se isole. Em vez disso, entre para os grupos dos colegas de classe, colegas de trabalho, colegas-irmãos da igreja…

O medo da rejeição, como a Psicologia explica, nada mais é do que um mecanismo de defesa que se mostrou essencial na perpetuação da espécie humana, uma vez que nossos ancestrais tinham mais chance de sobreviver na natureza quando agrupados. A segurança era melhor, a caça era mais eficiente… A necessidade de ser aceito é, portanto, uma herança genética. Está em nosso DNA. A coisa é tão séria, que, segundo alguns estudos, há pessoas que preferem a dor física à provocada pela exclusão social. Ora, embora o sentimento de rejeição continue não sendo nada agradável, a justificativa evolutiva para sofrer em excesso com isso não existe mais, ao menos não nos termos de antes. Sucumbir ao receber um “não” é algo inadmissível para você, homem ou mulher do século XXI.

Buscando fazer o cérebro entender que a rejeição é normal e não oferece perigo, o pesquisador e escritor chinês Jian Jiang – ele próprio uma vítima, tendo sido ridicularizado em frente aos coleguinhas de escola, num trauma que só superou depois dos 30 anos de idade – decidiu filmar-se durante cem dias sendo rejeitado nas mais diversas e inusitadas situações (palestra TED). A ideia era se dessensibilizar da dor e transformar a experiência da rejeição em algo construtivo. Vídeo após vídeo, ele foi percebendo que o primeiro passo para isso era identificar o sentimento que o invadia ao ouvir um “não”. Em seguida, era trabalhar esse sentimento, para que não viesse a sabotar qualquer outra iniciativa ao longo da vida. Se era de medo, na experiência seguinte ele se imporia mais coragem. Insistiria com o interlocutor até entender as razões do “não”. Ouvindo essas razões, poderia contra-argumentar e ser mais bem-sucedido em sua empreitada. Foi assim que ele percebeu o que parece óbvio: superar o medo abre infinitas possibilidades.

Quando você deixa de ir atrás de algo que quer muito, receando não ser aceito ou fracassar, está praticando a pior das rejeições: a rejeição a si mesmo. Não caia nessa! Uma experiência ruim pode ser convertida em algo positivo, basta fazer um exercício de ressignificação. Não existe sucesso sem um revés ou outro no caminho. Todo mundo lida com a rejeição de tempos em tempos. Ela não é o fim da linha, e sim um redirecionamento. Faz parte da vida e pode se revelar a melhor coisa que aconteceu com você.

Faça como eu fiz, redirecione as rejeições, transformando-as em oportunidades!

Combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Os planos que funcionam
  2. Por que seus resultados estão ruins
  3. Não seja um sapo fervido
  4. Como seguir com o coração partido
  5. Como lidar com a culpa
  6. Em busca de um propósito
  7. Reinvente-se em 2021
  8. Vista-se do seu futuro
  9. Recalibre sua forma de ver o mundo
  10. Corte o nó górdio
  11. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  12. Tudo está fora de ordem?
  13. Livre-se das âncoras
  14. Falha ou fracasso?
  15. Atravessando o inverno
  16. A verdadeira humildade
  17. Imparabilidade
  18. Evite tempestades
  19. O poder das palavras
  20. O que nunca te falaram sobre disciplina

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
97 Comentários

97 Comentários

  1. Avatar

    Sheila Roz

    22/02/2021 18:39em18:39

    Show

  2. Avatar

    Ana Maria Pacheco

    22/02/2021 18:48em18:48

    Texto fantástico.👏
    Vc é sempre cirúrgico em tudo que escreve.
    Suas experiências tornam os seus textos seja lá qual for o assunto super motivadores.
    Agora é cada um fazer a sua parte.
    Já te sigo no Instagram, gosto demais dos seus conteúdos. Acho vc e Vivi um casal muito bacana.
    Fiz a minha assinatura ilimitada do gran e espero que em breve eu possa compartilhar a minha tão sonhada aprovação.

  3. Avatar

    Maria

    22/02/2021 18:49em18:49

    Olá, tudo bem! Amei o texto,os textos postados aqui,são sempre muito reflexivos. Nos faz pensar melhor nas nossas ações, projetos e o que queremos de fato para a nossa vida.

  4. Avatar

    Vinicios c.de Almeida

    22/02/2021 18:53em18:53

    Muito bom, motivador
    Parabéns Pela coragem de repassar esse conteúdo.

  5. Avatar

    Thalita Ferreira do Couto

    22/02/2021 18:56em18:56

    Que texto maravilhoso! Inspirador demais, eu estava precisando. Amo ter escolhido Gran Cursos para perseguir meus sonhos!

  6. Avatar

    Jéssica Souza da Silva

    22/02/2021 19:02em19:02

    Acabo de ser dispensada do meu emprego e recebo a notificação com o seguinte título: “Redirecione a Rejeição”. Se foi útil para mim neste momento? Foi como se fosse a voz do próprio Criador nessas palavras me dizendo para não parar agora, mas redirecionar esse sentimento que me foi gerado a um propósito maior. Obrigada, por cada palavra! 🙏

  7. Avatar

    Rachel

    22/02/2021 19:11em19:11

    Gabriel, muito obrigado por compartilhar isso! Me ajudou muito hoje. Eu sempre gostei dos deus textos e de como se expressa sabe. Parabéns!!! Deus continue te abençoando.

  8. Avatar

    Luiz Fernando Honorio

    22/02/2021 19:13em19:13

    Um estímulo a enfrentar a rejeição com força fé e foco… sempre…

  9. Avatar

    Juliana Freitas da Silva

    22/02/2021 19:28em19:28

    Meu querido anjo Gabriel granjeiro 🥰🥰🥰🥰e com muita honra que envio essa mensagem temos que sempre lutando todos dias pra vencer a nossas vidas com certeza conquistaremos tudo que está no nosso alcance para seguirmos nesse grande jornada das nossas vidas muito obrigada meu anjo Gabriel granjeiro por nós sentivar todos nós uma grande beijo família gran cursos fica com Deus um noite não brilhante mas sim iluminada 🥰🥰🥰🥰🥰🥰amo vocês mil beijos😘😘😘😘😘😘💖💞💞💞🌈🌈🌈🌈 até mas 🙏🙏🙏🙏🙏

  10. Avatar

    Augusto

    22/02/2021 19:30em19:30

    Um exemplo de superação foi muito impotante no momento obrigado por compartilha com nosco sua hitoria de vidas que Deus continue te abençõe.

  11. Avatar

    Acássia

    22/02/2021 19:32em19:32

    Interessante a história de sua vida, eu me encontro meio perdida. Me animo para estudar faço toda organização e elaboro tudo e chega na hora de sentar para executar não consigo, tudo me tira do foco, perco a concentração, aparece um monte de coisas pra fazer menos sentar para estudar, falo que quero mas não executo o que falo, e aí me sinto um fracasso, que estudar não é pra mim, e que meu irmão que era bom nos estudos e eu não. Consigo sentar para ler a palavra bíblica mas estudo nada… Já chamei várias pessoas para começar comigo mas tudo impolgação e sempre fico sozinha… Aí acabado desanimando, até chamei só para estudar as matérias básicas nem assim… Complicado ai com isso acabo desistindo. Queria que algo ardesse no meu coração, me alavancar mas me sinto sozinha, e desmotivada. Tenho orado pedido uma direção a Deus. Espero que você leia e possa me dar uma luz ou dica, assim acredito que seja você que escreva os artigos. Obrigado por compartilhar. Fica com Deus.

  12. Avatar

    KARINE FAUSTINO ALVES

    22/02/2021 19:35em19:35

    É fantástico como o universo manda as coisas na hora certa. Hoje estava desmotivada e angustiada. Quando chegou até mim este texto.

  13. Avatar

    Simone Jaques

    22/02/2021 19:42em19:42

    👏👏 Excelente texto! Parabéns Gabriel Granjeiro, minha gratidão.

  14. Avatar

    Simone Jaques

    22/02/2021 19:44em19:44

    👏👏 Ótimo texto, reflexivo e bastante interessante! Obrigada Gabriel Granjeiro.

  15. Avatar

    ulisses pereira

    22/02/2021 19:46em19:46

    Boa hora. Sim,passei algumas rejeições que me marcaram e de gente que eu pensava que conhecia,e no mundo dos concurseiros .Hoje virando o jogo estudando,e pouco interessa ESSA PANDEMIA…a cada momento com mais preparação.

  16. Avatar

    FABIANO DE SOUZA LEITE

    22/02/2021 19:53em19:53

    Mudar a visão do jogo. Transformar desprezo em reação, medo em perseverança. Que as derrotas sejam impulsos para lutar e vencer.

  17. Avatar

    odair

    22/02/2021 20:14em20:14

    eu tenho alguns traumas por rejeições sim. Sou negro, já da pra imaginar quantas situações de rejeição já vivi.

  18. Avatar

    Antonio Sergio de Oliveira Carvalho

    22/02/2021 20:16em20:16

    A rejeição, sem dúvida, faz parte de meu cominho, em muitos momentos senti esse sentimento que leva a um recolhimento em si mesmo. Ver que outros passaram e conseguiram dar novo significado as rejeições que passaram me faz repensar e agir de forma semelhante para transformar o que parecia ruim em uma busca por um novo e melhor caminho.

  19. Avatar

    MAS

    22/02/2021 20:22em20:22

    Gabriel, eu precisava ler esse texto nesse momento. Para mim, foi muito útil. Ajudou-me a criar coragem de fazer o concurso para DPE-RJ, pois nunca fiz um concurso com prova oral, estava com medo. Muito obrigado! Um grande abraço.

  20. Avatar

    Nilton

    22/02/2021 20:25em20:25

    Estou passando por tudo isso nesse momento. Estou me sentido tudo isso nesse exato momento. Me sentido um nada, ser rejeitado é a pior coisa.

  21. Avatar

    Káthira Caxito

    22/02/2021 20:33em20:33

    Caro Granjeiro, esse texto foi muito útil para mim hoje! Gostaria de agradecê-lo, pois é sempre bom rememorar que as rejeições não nos mata e sim, nos tornaram melhores, nos encaminha a lugares e pessoais que realmente tem valia!

  22. Avatar

    Luciene

    22/02/2021 20:36em20:36

    Muito útil. Nos encoraja a prosseguir rumo aos nossos objetivos mesmo diante das dificuldades.
    Obrigado!

  23. Avatar

    Paula Teixeira

    22/02/2021 20:42em20:42

    Maravilhosa reflexão. Depois de mil rejeições vejo que o caminho é de fato estudar.
    Obrigada Gabriel.

  24. Avatar

    Renate Costa

    22/02/2021 21:14em21:14

    Excelente texto. Já fui rejeitada inúmeras vezes, inclusive recentemente por um grupo de pessoas que eu considerava como amigos. Depois disso muitas coisas boas aconteceram na minha vida. Hoje agradeço por todas as decepções e rejeições pelas quais passei.

  25. Avatar

    Luciana Ribeiro da Silva

    22/02/2021 21:33em21:33

    Pra quem sente como se estivesse no fundo do poço, ouvir um depoimento motivacional desse, ajuda muito e renova o ânimo e a certeza de que as coisas vão melhorar, é só acreditar e buscar. Obrigada.

  26. Avatar

    Diene

    22/02/2021 21:41em21:41

    Muito bom
    Bem que você poderia publicar outro livro (terceira edição-imparável) com todos esses artigos…

  27. Avatar

    Juliana

    22/02/2021 22:00em22:00

    Verdade Gabriel, a rejeição é algo que traz muitas consequências, e saber redirecionar as forças faz toda a diferença. Texto maravilhoso! A cereja do bolo Gran! ” … se te lançaram pedras, constrói o teu palácio…”

  28. Avatar

    Maria Clara

    22/02/2021 22:06em22:06

    VC É A PESSOA MAIS SÁBIA E CUOYA DO MUNDO. DIFICILMENTE RU LEIO UM TEXTO SEU SEM TERMINAR ME AFOGAMDO EM RIOS DR LÁGRIMAS. INCRÍVEL, TODOS ELES CONTAM MINHAS DORES E FRUSTAÇÕES E ACABAM ME DANDO AQUELE COMBUSTÍVEL DE: SEGUIR EM FRENTE. PARABÉNS POR QUERER SEMPRE O BEM PRA NÓS.

  29. Avatar

    Leuizia Rocha

    22/02/2021 22:09em22:09

    chTexto fantástico! A chave que faltava para o meu recomeço!

  30. Avatar

    Débora

    22/02/2021 22:15em22:15

    Ajudou muito! Obrigada Gabriel.

  31. Avatar

    Cristhiane Parente de Oliveira

    22/02/2021 22:22em22:22

    Que texto maravilhoso me encheu de inspiração chegou na hora certa, fiquei feliz pelas palavras motivadoras. Obrigada Gabriel Granjeiro!

  32. Avatar

    ÉRICA FERNANDA PACHECO DE MELO

    22/02/2021 22:35em22:35

    Seus textos são sempre edificantes. Esteja bem!, digo, Continue bem!, também porque nos faz bem também. Abraço.

  33. Avatar

    Danyella Lázaro de Sales

    22/02/2021 23:02em23:02

    Amei a história e a lição que tirou de todas essas rejeições.
    Todos nós fomos ou seremos rejeitados um dia. Não é fácil não ser aceito, principalmente por algo ou alguém que vc tanto espera.
    Obrigada por compartilhar esse testemunho! Foi muito proveitoso. Me fez relembrar de algumas rejeições que acredito que mesmo inconscientemente ainda machucam. Mas me fez voltar ao tempo relembrando também o que aconteceu depois delas… Acho que realmente fui redirecionada para caminhos melhores.

  34. Avatar

    Marcos Leomar Calson

    22/02/2021 23:30em23:30

    Muito bom o teu texto Gabriel. No momento passo por uma situação difícil na minha vida, mas confio na sabedoria divina que nos é dada gratuitamente e, sei que tudo isso passará, pois Deus sempre tem os melhores planos para seus filhos. Te acompanho sempre aqui nas redes sociais, tu és uma pessoa usada por Deus, continues assim escrevendo iluminadamente, com certeza fará a diferença na vida de teus seguidores. Um abraço.

  35. Avatar

    Lu

    22/02/2021 23:55em23:55

    Era tudo o que eu precisava ler hoje, prof.! Várias fichas caíram. Até chorei de emoção. Porque estou passando por várias rejeições ultimamente. Mas não vou desistir dos meus sonhos. Estava pensando exatamente isso agora, e aparece esse texto. Gratidão.

  36. Avatar

    Quelen

    23/02/2021 01:50em01:50

    “fazer um exercício de ressignificação”
    Muito bom! Vou praticar 🙏

  37. Avatar

    Rafael Monteiro

    23/02/2021 02:23em02:23

    Texto bom de ser lido! Também sofri muito com rejeições. Na verdade ainda sofro! Mas, me importo cada vez menos com elas, vez ou outra conseguem me atingir. Mas logo estou de volta ao normal! Parabéns pelo texto… Realmente o Gran é diferenciado!

  38. Avatar

    Paulo Cesar Nogueira

    23/02/2021 03:58em03:58

    Muito bom mesmo….

  39. Avatar

    Vanessa

    23/02/2021 04:13em04:13

    foi maravilhoso

  40. Avatar

    Jefferson Emanuel Cardoso de Lima

    23/02/2021 05:09em05:09

    Prezado Gabriel Granjeiro,

    Saúde e Paz!

    Dentre suas palavras, todas acertadas e que falam ao coração do ser humano em seus anseios de sucesso, aceitação e vitória, tem uma que mais me chamou atenção:
    “Superar o medo abre infinitas possibilidades”.
    Realmente, estou percebendo isso na pele nos últimos dias.
    Estou constatando que a coragem é elemento essencial para a superação de limites!
    Ter coragem é agir ainda que o medo seja real, pois somos seres humanos e sentimento brota, é natural.
    Grandes realizações pressupõem justamente essa garra, essa força interior que faz com que sejamos audazes, tenhamos um amor próprio que nos impulsiona a ação!
    Existe também um “timing” que deve ser respeitado!
    Agir da forma correta e na hora certa é essencial!
    Apenas temos que agradecer a Deus por termos novas oportunidades de aprendizado e de recomeços!
    Tem uma frase que gosto muito, não sei o autor:
    “Sem o esforço da busca é impossível a alegria do encontro!”
    E concluo com outra frase que gosto, mas também não sei o autor:
    “O segredo dos que triunfam é começar sempre de novo!”
    Desejo tudo de bom para ti, tua família e para o Gran Cursos Online!
    Jefferson Emanuel C. de Lima

  41. Avatar

    Lucia

    23/02/2021 07:27em07:27

    Texto maravilhoso como sempre! Gratidão!

  42. Avatar

    Marcos Carneiro

    23/02/2021 09:07em09:07

    Não queria ler qualquer artigo, pois há meses atrás fui rejeitado pela própria GranCursos no projeto imparável e da bolsa social. Fiquei muito bravo e muito chateado, deixei de estudar para concursos, como diz o texto. Mas, hoje parei e disse: “vou ler, não custa nada”. E hoje, começei a me libertar e entender que existe no Grabriel uma força muito maior para ajudar as pessoas que o simples dinheiro que recebe. Penso em fazer Psicologia e trabalhar junto com o Gran cursos on line, porque também, em meu interior, gostaria muito de ajudar pessoas da forma como fazem os textos dele. Mas, tá caro, e ainda não consigo pagar. Mas, posso chegar lá! Abraços.

  43. Avatar

    Marcos Carneiro

    23/02/2021 09:08em09:08

    E sobre rejeição? Sofro todos os dias. Até por mim mesmo, como o Gabriel disse “a gente se saboteia”.
    Mas, depois deste texto, pretendo mudar.

  44. Avatar

    Sabrina Brito

    23/02/2021 09:13em09:13

    Parabéns Gabriel. Excelente texto. Obrigada!! 👏👏

  45. Avatar

    Wagner Leal

    23/02/2021 09:46em09:46

    Texto maravilhoso. Lágrimas caíram, emocionante.

    Parabéns Gabriel

    Por isso que sou Gran.

  46. Avatar

    Wagner Leal

    23/02/2021 09:51em09:51

    Parabéns Gabriel

    Texto emocionante. Lágrimas caíram.

    Por isso sou Gran.

  47. Avatar

    SUZANA MOURA

    23/02/2021 09:54em09:54

    Parabéns, surpreendida com o que li.

  48. Avatar

    Marco Menezes

    23/02/2021 10:28em10:28

    Interessante. Depois dessa leitura, passei a ver meus fracassos do passado, até de um passado recente como sinais de livramento, conforme colocado por V.S. Em 2021 farei 50 anos. Já estive em bons cargos em grandes companhias (de supervisão, de analista e de gerente). Acertei, errei, fui contratado, fui demitido, alguns eu pedi demissão. No último, possivelmente eu tenha me livrado da COVID e também livrado as pessoas a quem mais amo, desse mesmo mal. Talvez eu tenha me poupado de sofrer um ataque cardíaco. Espero que tenha feito a escolha correta. Empreendi também, ralei, penei no início… Mas posso dizer que tive sucesso, após tantas dificuldades seja dos clientes, seja do meu “franqueado”. Vamos em frente. Apesar das dificuldades frente ao COVID 19, existe muito chão para que eu possa caminhar, correr e até mesmo descansar.

  49. Avatar

    Calebe

    23/02/2021 10:34em10:34

    Você tem feito um excelente trabalho a partir da produção de textos como estes. Imagino que você tenha uma rotina cheia cotidianamente, contudo, ainda encontra espaço para nos presentear com suas reflexões.
    Lendo aqui sobre o comportamento de grupo ou como o indivíduo pode sobreviver juntando-se a um determinado grupo, lembrei do “Solidariedade como efeito de poder”, um livro escrito por Pedro Demo que trata deste aspecto, dentre outros. Neste livro, o autor argumenta que o ato de se organizar em grupo para se perpetuar, não é uma ação exclusiva do campo sociológico, mas também é algo que ocorre com muita frequência no campo biológico.
    Sobre a dor da rejeição, desprezo, feridas e mágoas, acrescentaria o “perdão” como parte fundamental da solução. Este, como você sabe é um dos pontos altos da Bíblia e do Evangelho de Jesus. O perdão quando liberado pode muito em seus efeitos. Hoje até a Ciência concorda (pelo menos parte dela) que o ato de não perdoar, guardar rancor e nutrir o ódio pode acarretar enfermidades; há quem aponte a mágoa como possível causa de certos tipos de cancer. Enfim, seja como for, gostaria de contribuir com a sua reflexão inserindo mais essa variálvel (perdão) na análise do assunto “resiliência” e”seguir em frente”. Hoje passo dos 38 anos, recentemente a partir da leitura da Bíblia fui iluminado a respeito da importãncia do perdão; perdoei coisas antiguíssimas e pedi perdão para muitos outros. Deus abençoe a todos!

  50. Avatar

    Camille Nahara

    23/02/2021 10:38em10:38

    Um texto inspirador, obrigada por compartilhar.

  51. Avatar

    Leah

    23/02/2021 10:41em10:41

    Até postei un trecho!!! Maravilhoso. Focar sua energia no que presta. Conhecer a si mesmo. E fazer sempre o seu melhor.

  52. Avatar

    Gaudêncio Dinoah Aguiar

    23/02/2021 10:49em10:49

    Inspirador toda sua experiência e exemplos citados, acredito que será um manancial para muitos e todos nós passamos por rejeições de uma forma ou de outra, a grande questão é como lidarmos com elas….., muito grato por suas motivações edificantes Gabriel e que Deus continue lhe usando mais e mais naquilo que você foi vocacionado e que todos sejamos contagiados pela mesma atmosfera de superação, que assim seja e que Deus nos ajude naqueles momentos mais difíceis principalmente, pois eles são cruciais em nossas vidas e nas decisões a serem tomadas….

  53. Avatar

    Priscila

    23/02/2021 11:27em11:27

    Meu Deus, que texto! Nada mais ensinável que a experiência!

  54. Avatar

    El

    23/02/2021 11:37em11:37

    De longe, o seu melhor texto! Até salvei para relê-lo sempre que se fizer necessário. Obrigada!

  55. Avatar

    Daniela

    23/02/2021 11:47em11:47

    Ajudou muito!!!

  56. Avatar

    Calebe

    23/02/2021 12:32em12:32

    Você tem feito um excelente trabalho a partir da produção de textos como estes. Imagino que você tenha uma rotina cheia cotidianamente, contudo, ainda encontra espaço para nos presentear com suas reflexões.
    Lendo aqui sobre o comportamento de grupo ou como o indivíduo pode sobreviver juntando-se a um determinado grupo, lembrei do “Solidariedade como efeito de poder”, um livro escrito por Pedro Demo que trata deste aspecto, dentre outros. Neste livro, o autor argumenta que o ato de se organizar em grupo para se perpetuar, não é uma ação exclusiva do campo sociológico, mas também é algo que ocorre com muita frequência no campo biológico.
    Sobre a dor da rejeição, desprezo, feridas e mágoas, acrescentaria o “perdão” como parte fundamental da solução. Este, como você sabe é um dos pontos altos da Bíblia e do Evangelho de Jesus. O perdão quando liberado pode muito em seus efeitos. Hoje até a Ciência concorda (pelo menos parte dela) que o ato de não perdoar, guardar rancor e nutrir o ódio pode acarretar enfermidades; há quem aponte a mágoa como possível causa de certos tipos de câncer. Enfim, seja como for, gostaria de contribuir com a sua reflexão inserindo mais essa variável (perdão) na análise do assunto “resiliência” e “seguir em frente”. Hoje passo dos 38 anos, recentemente a partir da leitura da Bíblia fui iluminado a respeito da importância do perdão; perdoei coisas antiguíssimas e pedi perdão para muitos outros. Deus abençoe a todos!

  57. Avatar

    Lucas

    23/02/2021 14:04em14:04

    Texto simplesmente fantástico!

  58. Avatar

    Vander Magalhães Caetano de Almeida

    23/02/2021 15:09em15:09

    Muito bom texto e muito importante para este meu momento de vida pessoal e profissional.
    Gostei bastante, foi clara a mensagem que ficou para mim.
    Valeu 👍

  59. Avatar

    Marcílio Ramalho de Oliveira

    23/02/2021 16:13em16:13

    gostei muito do texto! Parabéns!!!

  60. Avatar

    Michelle

    23/02/2021 16:33em16:33

    Motivador como sua vida!

  61. Avatar

    Jociane

    23/02/2021 18:20em18:20

    A rejeição é inerente a todo ser humano, já superei várias, e sempre seremos rejeitados de alguma forma, e tudo bem…

  62. Avatar

    Mara luciele

    23/02/2021 18:58em18:58

    Bom a mensagem veio como tapa. Fui rejeitada hoje mais uma vez em uma vaga de emprego em uma determinada empresa, fiquei triste até pela forma como foi levada a entrevista.. Porem mais uma vez a vida me mostra que não posso para de estudar e conseguir ser concursada.. Empregos em empresas privada na maioria são QI quem indica , tiro por essas cada.. esses tombos são pra eu acordar cada vê mais e não parar de estudar.. assim também como outras áreas de nossas vidas que somos rejeitados e tudo é só um livramento de Deus.

  63. Avatar

    Itala

    23/02/2021 20:53em20:53

    Excelente 👏👏 … Ajudou demais… “Quando você deixa de ir atrás de algo que quer muito, receando não ser aceito ou fracassar, está praticando a pior das rejeições: a rejeição a si mesmo.”

  64. Avatar

    Núbia Braga

    23/02/2021 21:26em21:26

    Gabriel, muito obrigada por compartilhar! Passei por várias situações de rejeição e isso me paralisou por anos e anos. Me sentia ansiosa e sem motivação. Decidi que vou assumir o controle da situação e lutar mais bravamente por meus sonhos.

  65. Avatar

    tusseana martins ferreira

    23/02/2021 21:30em21:30

    Muito obrigada por partilhar conosco suas experiências, obrigada por nos motivar toda semana! Seu trabalho de motivação faz toda a diferença! Muita gratidão! Na verdade, acho que é mais do que um trabalho de motivação para concursos, é um trabalho voltado ao crescimento pessoal. Gratidãooooo

  66. Avatar

    Márcia

    23/02/2021 22:20em22:20

    Parabéns!!!
    Como sempre, mas uma lição de vida.
    Gratidão por você existir.

  67. Avatar

    Lourença Reis

    24/02/2021 01:35em01:35

    Confesso que me identifico muito, as vezes fico supermotivada e qualquer motivo que cause negatividade me tira do eixo. Rejeito a mim mesma e as vezes chego a pensar em virar andarilho, muitas vezes saio do trabalho e tenho esse pensamento de sair por aí andando, largar tudo e ir embora não sei pra onde, rs!. Esse processo de lidar com a rejeição é algo que pode nos tornar um fracasso ou nos levantar.

  68. Avatar

    Rejane

    24/02/2021 10:12em10:12

    Que testemunho maravilhoso, Glória Deus pela sua vida. Sei que foi Deus que me direcionou pra ouvir sua me motivando. Parabéns seus sonhos inclui milhares de pessoas foi abençoado e está levando milhares de pessoas a serem abençoadas.

  69. Avatar

    oliveira.dienny2397@gmail.com

    24/02/2021 11:00em11:00

    muito bom o texto, me fez refletir sobre algumas situações. Parabéns e obrigada.

  70. Avatar

    Juliana Marques Matos

    24/02/2021 16:01em16:01

    Obrigada !!

  71. Avatar

    Eliciana Silva

    24/02/2021 18:57em18:57

    Excelente Artigo! É por isso que vc se tornou um Imparável. Gosto de todos os seus Artigos, são motivadores para os que buscam uma vaga no universo dos concursos. Vc é uma pessoa generosa, que sempre fará a diferença para os que buscam uma carreira promissora nos estudos. Obrigada por sempre fazer o melhor no universo dos concurseiros. 👏👏💜

  72. Avatar

    Renata Rocha Rebouças

    24/02/2021 20:05em20:05

    Mensagem inspiradora, dar ânimo e esperança.

  73. Avatar

    Débora Martins Ribeiro

    25/02/2021 03:44em03:44

    Ótimo texto! Primeiramente, gostaria de agradecer por me incluir na tua lista para receber seus artigos. 😉
    Eu já perdi a conta de quantas vezes fui rejeitada, mas graça a Deus aprendi a conviver com a rejeição. Hoje, agradeço a Deus por cada não no qual levei. Também acredito que eram”Livramentos de Deus” para minha vida.

  74. Avatar

    Mauricio

    25/02/2021 09:34em09:34

    Inspirador!

  75. Avatar

    PATRICIA DE MACEDO

    25/02/2021 10:28em10:28

    Parabéns, Gabriel por sua linda história de superação.

  76. Avatar

    Rozane Aparecida Scher

    25/02/2021 12:17em12:17

    História de vida maravilhosa,inspiradora e de muita coragem!!! Parabéns Gabriel é um grande exemplo de vida. Gratidão

  77. Avatar

    Hugo Leonardo

    25/02/2021 12:46em12:46

    Boa tarde,
    estou muito emocionado, pois já experimentei muitas situações de rejeição em várias áreas da vida. Gostei do lado positivo que você viu. E claro, utilizou isso como impulso aos seus sonhos.
    Seu texto me deu mais fôlego p/ ressignificar muita coisa na minha vida.

  78. Avatar

    ADRIANA MAGAGNE SOARES BARROS

    25/02/2021 13:56em13:56

    Amei o texto! Me fez pensar no quanto me saboto por ter medo de fracassar por não superar meus medos… Gratidão!

  79. Avatar

    RAYANE GUIMARÃES

    25/02/2021 14:04em14:04

    espetacular!

  80. Avatar

    Talita

    25/02/2021 16:18em16:18

    Ajudou muuuuito! Super me identifiquei.
    Muito obrigada! Deus te abençoe cada vez mais e mais!

  81. Avatar

    Carla Alves

    25/02/2021 18:06em18:06

    Obrigada por suas palavras, foram muito importantes!

  82. Avatar

    Karoline

    25/02/2021 19:24em19:24

    Estou passando por um momento da minha vida que não estou sabendo lidar de maneira positiva, e venho sofrendo e me torturando muito com isso. Ler seu texto foi muito importante é esperançosos pra mim. Gratidão!!!

  83. Avatar

    Lays Denyer

    26/02/2021 00:30em00:30

    A psicologia explica que a rejeição equivale a uma dor física! Não sei se alguém prefira sentir uma a outra como está aí, mas acho q o sentido é o q mencionei

  84. Avatar

    Douglas

    26/02/2021 16:13em16:13

    Muito bom!

  85. Avatar

    Cláudia Herling

    26/02/2021 20:58em20:58

    Gabriel , admiro o seu trabalho e admiro toda a equipe do GRAN Cursos on line .

    Acompanho suas entrevistas no Imparável , são maravilhosas !

    Voltei a estudar novamente , e posso afirmar que você , os seus artigos e as suas entrevistas
    do Imparável fazem parte de todo o estímulo que tem me ajudado e muito a não desistir !
    Aliado a esse estímulo existe também uma vontade muito grande de me tornar servidora pública , chegarei lá com certeza !!
    Desejo que Deus lhe proteja sempre e que muitas portas se abram na sua vida de Empreendedor Imparável !
    Um grande abraço
    Cláudia Herling

  86. Avatar

    Day

    26/02/2021 21:20em21:20

    Que história de vida Linda!
    Grande inspiração!
    Me vi em alguns momentos vivendo algo parecido. Após sobreviver a um acidente enquanto ainda era adolescente
    eu me tornei uma PCD adquirindo mobilidade reduzida em meu braço esquerdo (detalhe diante do estado gravíssimo em que me encontrava). Eu superei e fui seguindo minha vida.
    Consegui trabalhar mas, inúmeras vezes me vi discriminada por não conseguir esticar ou dobrar meu braço, motivo pelo qual fui aconselhada a me aposentar. Eu ali com meus 26 anos de idade me senti completamente incapaz pela forma com fui abordada por quem detinha o poder de me retirar do meu emprego. Enfim, isso não foi suficiente para me desestimular e
    decidi então prestar concursos para vagas PCD. Fui aprovada em Processos Seletivos de provas objetivas sendo
    apontada como um caso atípico por ter sido classificada em primeiro e terceiro lugares – vaga PCD e ampla concorrência.
    Um ano mais tarde fui aprovada novamente mas agora em um concurso público e mais uma vez classificada em PCD e Ampla concorrência. Isso me deu força para ser Imparável. Sigo buscando outra aprovação e focada mais uma vez com o Gran Cursos que me ajudou através de suas aulas gratuitas a conseguir minhas classificações.
    Somos vencedores quando fazemos de nossos motivos para desistir a escada para ir mais alto! Eu sou Gran!

  87. Avatar

    EUDES

    26/02/2021 22:06em22:06

    obrigada por compartilhar seu aprendizado conosco…é isso mesmo devemos transformar as rejeições em OPORTUNIDADES!!! MUITO OBRIGADA!

  88. Avatar

    CLAUDIO CLECIO VIDAL EUFRAUSINO

    28/02/2021 23:07em23:07

    Muito bom. Obrigado

  89. Avatar

    CLAUDIO CLECIO VIDAL EUFRAUSINO

    28/02/2021 23:08em23:08

    Obrigado pelo texto

  90. Avatar

    María José Rodrigues Bezerra

    28/02/2021 23:15em23:15

    Exemplo de vida!

  91. Avatar

    Itacyara

    01/03/2021 08:56em08:56

    Ótimo texto

  92. Avatar

    Larissa

    01/03/2021 11:30em11:30

    Grande relato, obrigada por compartilhar um pouco de sua história e nos motivar. Podemos fracassar, mas desistir nunca será uma opção.

  93. Avatar

    ALICE CRISTIANA FERREIRA

    02/03/2021 00:56em00:56

    Esse texto diz coisas que me faz lembrar a minha história.
    Obrigada!

  94. Avatar

    Lucas Marcelo Galindo

    02/03/2021 16:42em16:42

    Muito bem , me sinto rejeitado por vários momentos na vida, mais uma coisa é certa vou vencer esta rejeição e ser um exemplo para alguém como você é hoje para mim

    Obrigado e muita saúde e sucesso quero fazer parte deste time seu um dia ainda aqui em Presidente Prudente terra do professor Nilton Coutinho
    Muito obrigado mesmo por ter criado este curso e por ter tantas pessoas competentes de vencer e nos incentivar a vencer

  95. Avatar

    VANESSA DO NASCIMENTO GURJAO

    02/03/2021 21:31em21:31

    Boa noite Gabriel, louvo a Deus por sua vida e por todos do Gran, agradeço por esta oportunidade de estudar com vocês, linda sua história de superação e conquistas, desejo muita luz em sua caminhada.

  96. Avatar

    Gláucia

    03/03/2021 20:59em20:59

    Muito TOP. Inspirador. Essas palavras contribuiu muito para minha motivação. Só tenho que agradecer …

  97. Avatar

    Marcia Mota de Souza

    05/03/2021 14:46em14:46

    Boa Tarde,
    Sinto-me rejeitada a cada entrevista de emprego que faço e não consigo aprovação, ou seja contrato de trabalho, a cada vez que reprovo nas provas de concurso publico, e ainda qdo fui rejeitada por 9 anos pelo meu ex-marido que preferia estar com todas as mulheres do mundo menos comigo, foi duro, más um dia me libertei por conta própria, cansei de sofrer, pedir o divórcio,e depois de 11 anos de rejeição pelos homens que passaram pela minha vida pelo simples fato de eu ser divorciada e mãe de três filhos, conheci um homem que me olhou por dentro e não apenas para o fato de eu ser divorciada, mãe solteira e pobre. Nesse sentido, ele me faz feliz do seu jeito simples, e agora estudo com mais dedicação para que eu alcance o meu sonhado cargo publico, tenhamos maior qualidade de vida! Obg GABRIEL POR COMPARTILHAR A SUA HISTÓRIA!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo