Por que está demorando tanto?

Não há nada tão frustrante como sentir que nossos esforços não estão frutificando. Claro, não me refiro à ausência de colheita em virtude da omissão em plantar, mas, sim, à decepção de quem semeou e arou a terra com diligência e, ainda assim, não viu seu trabalho render. Ninguém tem o direito de se sentir frustrado pela flor que deixou de nascer se a semente não foi sequer plantada. Ao estudante não é permitido ver injustiça na nota baixa se o trabalho da faculdade foi feito de última hora e de qualquer jeito. A decepção só se justifica quando o estudo foi levado a sério, quando o aluno fez sua parte e nem assim conseguiu um bom rendimento. Triste é ter cursado quatro ou cinco anos de faculdade e se ver trabalhando numa área diferente da de formação, num emprego que mal paga as contas. Tudo isso é fonte de decepção, obviamente. Contudo, como já comentei neste espaço antes, nossa percepção costuma pregar peças. Sentir-se infrutífero é diferente de ser infrutífero. Muitas vezes, quando pensamos que a vida está sendo injusta conosco, ela está, na verdade, nos polindo, nos fortalecendo, nos preparando para voos mais altos.

Na natureza, os ciclos dificilmente são idênticos uns aos outros. A depender do ano, o período entre a semeadura e a colheita varia bastante. Eventualmente a seca se estende e atrasa o plantio, e o mesmo pode acontecer com o momento de colher, sujeito a fatores como o mau tempo. Enfim, pausas e até recuos podem ser necessários por motivos alheios à vontade de quem elaborou o planejamento, mesmo que o tenha feito com esmero. Todo processo está sujeito a imprevistos. Ficar decepcionado quando eles acontecem é normal; só o que não se pode fazer é confundir com derrota um ou outro revés.

Na era da velocidade, todos têm pressa. Ninguém gosta de esperar indefinidamente por algo que deseja muito, mas a verdade é que nada pode alterar o curso de certos acontecimentos, entende? No Brasil do ano 2021, por exemplo, a ansiedade é pela vacina contra o novo coronavírus. As pessoas nem tomaram a primeira dose e já anseiam pela segunda, apesar de estarem, desde sempre, cientes do período mínimo entre elas, que não pode ser ignorado, sob risco de perda da eficácia. Sabe o que se consegue com tamanha impaciência? Sensação de impotência, frustração e irritação, ou problemas bem concretos, como úlcera, aumento de peso e hipertensão, entre outros.

Então não adianta reclamar, espernear, surtar. Para sobreviver com saúde mental e paz interior, o certo é regular o cronômetro interno para saber quando é hora de ser mais paciente e quando a ansiedade se justifica. Não faz nenhum sentido manter o ritmo do dia a dia quando se está de férias numa praia, faz? Por outro lado, a impaciência é plenamente compreensível – embora jamais justifique descortesia – ao se precisar de um serviço público e deparar com um servidor moroso, grosseiro, desrespeitoso ou ineficiente.

Quem é muito acelerado já se esqueceu – ou nem sequer viveu essa época – do tempo em que a comunicação escrita entre as pessoas era feita por meio de correspondências que podiam demorar muitos dias para chegar ao destinatário. Às vezes me pergunto como reagiriam a esse ritmo aqueles que hoje ficam irritados quando o parceiro ou parceira demora apenas alguns instantes para responder uma mensagem no WhatsApp… Ninguém mais tolera qualquer espera fora do que estava em seu roteiro mental.

Mas por que estamos assim, tão impacientes? Os psicólogos diriam que essa é uma herança da nossa evolução. Aqueles de nós que não perdiam tanto tempo com uma única tarefa menos compensadora foram selecionados ao longo das gerações, o que explica, em parte, o maior impulso de agir típico do homem moderno. De certo modo, a ansiedade nos foi positiva em termos de sobrevivência na natureza, mas veja que paradoxo: hoje é fonte de estresse que condena muitos à morte ou, no mínimo, a uma vida de sofrimento.

Por isso, uma parada momentânea em sua caminhada pode fazer toda a diferença. Dará novo fôlego à marcha, e os bons resultados virão, não tenha dúvida. Ouso dizer que, se você seguir fazendo o que precisa ser feito, com paciência, o crescimento é um fato, não uma possibilidade. Está na iminência de acontecer, é só uma questão de tempo. Perceba que a palavra-chave é… paciência. Sim, sei que é difícil comprometer-se com um projeto quando não se tem uma noção precisa do tempo de dedicação a ser investido, mas a vida é assim, repleta de incertezas, e nosso destino não se vale de prazos inflexíveis.

Como de costume, quero compartilhar com você uma pequena história. A de hoje, conhecida como Fábula da Borboleta, ensina que algumas dificuldades surgem em nossa vida para promover nosso desenvolvimento individual. Espero que, depois de lê-la, você compreenda os perigos de pular etapas. Saber esperar pode ser a virtude que lhe falta para prosperar, da mesma forma que a impaciência talvez seja seu grande mal.

Certo dia, um homem estava no quintal de casa quando notou um casulo pendurado numa árvore. Curioso, ficou observando enquanto uma borboleta se esforçava para sair através de um pequeno buraco, sem sucesso. Depois de algum tempo, ela parecia ter desistido, suas forças haviam se esgotado.
O homem resolveu, então, ajudar. Com uma tesoura, cortou o restante do casulo e libertou o bichinho. A borboleta saiu com facilidade, mas tinha o corpo murcho e as asas amassadas.
O observador ficou aguardando o momento em que ela fosse abrir as asas e sair voando, mas nada aconteceu. A borboleta passou o resto da vida com as asas encolhidas e rastejando. Nunca foi capaz de voar…
Foi só então que o homem compreendeu: o casulo apertado tinha uma razão de ser. O esforço imposto ao inseto para sair fazia que o fluido do corpo se deslocasse para as asas, fortalecendo-as. Romper sozinha o invólucro era o que a borboleta precisava fazer para estar em condições de voar assim que se libertasse.

Ninguém tem o que quer quando quer. É simples assim. Anote aí: ao exercitarmos a paciência, nos alinhamos melhor aos ritmos da vida. Não é demais lembrar que há quatro estações no ano. O inverno dura o tempo que durar, mas sempre é sucedido pela primavera. Essa é a lei da natureza. Então que tal aproveitar o momento de introspecção a que fomos todos lançados desde 2020 para repensar todos os seus comportamentos, todas as suas práticas que revelam impaciência?

Siga construindo, siga plantando, siga fazendo o que vale a pena, com a consciência de que é impossível ser consistente em tudo. Compromissos em excesso resultam em comprometimento de menos. Antes de assumir mais um, sempre questione: vale a pena? Se a resposta for positiva, continue, mesmo que os resultados demorem a chegar. Se fizer o que é de fato importante para você, sua família e sua comunidade, já terá compensado.

Nos últimos tempos, muita gente tem perdido a chance de fazer algo grande por se distrair com inutilidades. Outras pessoas fazem tudo direitinho, mas desistem pouco antes de serem bem-sucedidas. “Por que está demorando tanto?”, pensam. Ora, da mesma forma que a borboleta precisa enfrentar o casulo apertado para se tornar capaz de voar, você, eu, todos nós precisamos superar os obstáculos que surgem em nossa trajetória. É isso que nos fortalece é isso que nos desenvolve, é isso que nos aperfeiçoa.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Não tenha medo de ter medo
  2. Faça da autoestima um hábito
  3. Não é o que parece
  4. Você ainda não conheceu a sua melhor versão
  5. Construa sua vida sobre a rocha
  6. Cansei de me frustrar. O que faço?
  7. Vamos ter mais foco
  8. Escolha suas dificuldades
  9. Redirecione a rejeição
  10. Os planos que funcionam
  11. Por que seus resultados estão ruins
  12. Não seja um sapo fervido
  13. Como seguir com o coração partido
  14. Como lidar com a culpa
  15. Em busca de um propósito
  16. Reinvente-se em 2021
  17. Vista-se do seu futuro
  18. Recalibre sua forma de ver o mundo
  19. Corte o nó górdio
  20. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
89 Comentários

89 Comentários

  1. Avatar

    Tairine

    26/04/2021 18:26em18:26

    Que texto maravilhoso!! Muito obrigada pela bela reflexão que me trouxe. Repensei muitas coisas relacionadas a minha impaciência E ansiedade diante da vida. Venho percebendo que mesmo que fizermos tudo para aquilo acontecer naquele momento, as coisas só acontecem no tempo de Deus e quando tem que ser… Basta continuar, batalhar, ter fé e esperar. Tudo vai se ajeitando. Obrigada pelas palavras!!!!

  2. Avatar

    Valéria Almeida

    26/04/2021 18:38em18:38

    Perfeito, a palavra certa, no momento certo.

  3. Avatar

    Alessandra

    26/04/2021 18:45em18:45

    Obrigada! É sempre enriquecedor lermos textos assim!

  4. Avatar

    Erika Cordeiro Araújo

    26/04/2021 18:48em18:48

    Texto foi extremamente útil. Estava precisando ler algo assim hoje. Obrigada Gabriel.

  5. Avatar

    FABIOLA DOS SANTOS

    26/04/2021 18:49em18:49

    Amei o texto… paciência, palavra chave… obrigada…

  6. Avatar

    ERIKE TARCISIO DE CARVALHO HOMEM

    26/04/2021 18:53em18:53

    Muito bom seu texto, me fez refletir sobre meus comportamentos nesse instante da vida que as incertezas, os desânimos, as impaciências reinam no meu dia a dia. Vai fazer um ano que ingressei nos estudos pra concursos, venho estudando dia a pós dia, mas de 15 dias pra cá percebi que desanimei ( provas adiadas,indo ruim nos simulados etc), mas não vou deixar a peteca cair, os sacrifícios, os obstáculos são necessários. Com Deus ao nosso lado e mensagens inspiradoras são o nosso combustível para jamais desistirmos.Grande abraço

  7. Avatar

    Maryane Costa

    26/04/2021 18:59em18:59

    Este texto maravilhoso veio exatamente em um momento que estou me sentindo como diz nele…tantos anos de luta na profissão e títulos e títulos de fracassos…até que não aguentei mais e desisti…agora é tudo ou nada, e pra mim, meu tudo é concurso!!!
    Concurso pra mim hoje é uma ideologia de vida!!!!

  8. Avatar

    Letícia Serra

    26/04/2021 19:04em19:04

    Estava precisando ler um texto assim, às vezes a ansiedade toma conta, e é sempre bom lembrar de voltar ao equilíbrio, ter mais paciência…

  9. Avatar

    Crislane Pontes

    26/04/2021 19:11em19:11

    Perfeito! Muito grata por receber esse artigo!

  10. Avatar

    José Roberto

    26/04/2021 19:16em19:16

    Veio como um alento em um momento que estava desanimado. Toda segunda já reservo um momento para essa injeção de ânimo no início da semana.

  11. Avatar

    Telma Rejane Melo Campelo

    26/04/2021 19:35em19:35

    Excelente texto ! muitos ensino e lições de vida. Obrigada.

  12. Avatar

    Kamilla William Gurgel Gonçalves

    26/04/2021 19:45em19:45

    Muito útil o seu texto, Gabriel, quando paro para analisar, o que mais preciso desenvolver agora é a paciência. Seguirei em frente me fortalecendo com meditação e oração!

  13. Avatar

    Beatriz Vieira

    26/04/2021 21:00em21:00

    Muito bom. Deus o abencoe ! Não fique preocupado com o que achamos porque todos estão impacientes. O fato de colocar o audio para acompanharmos, foi otimo. Aqui me fortaleci com a idéia de esperar uma boa negociação com mais calma , apesar de tempo ser dinheiro. Vamos ter que amadurecer com a pandemia. e quem não puder ou quiser… colhera os frutos da frustação.
    Admiro os profissionais que contrata e o apoio psicológico que propõem a todos, inclusive até a quem não é ainda seu aluno . Parabéns !
    Força e fé ! O conhecimento ninguém nos tira. Obrigada !

  14. Avatar

    Ana Paula

    26/04/2021 21:02em21:02

    Perfeita reflexão, Gabriel 👏🏻👏🏻👏🏻. Seus textos são um combustível para a nossa motivação. Obrigada por tanta dedicação e carinho.

  15. Avatar

    Mônica

    26/04/2021 21:04em21:04

    Que texto maravilhoso!! Enche o coração nesse momento.

  16. Avatar

    Márcio

    26/04/2021 21:09em21:09

    Obrigado, Campeão! Precisava ler esse texto! Incentivou bastante!

  17. Avatar

    Hosana

    26/04/2021 21:47em21:47

    Reflexão inspiradora! Continue sendo uma benção!

  18. Avatar

    Dilaine Cavallari

    26/04/2021 22:32em22:32

    Luz pra minha vida esse texto, estava super desanimada com tantos anos de estudos e nada de resultados mas esse texto me fez ter esperança e continuar no caminho que estou trilhando 🙏🏻 Gratidão 🙌🙏🏻

  19. Avatar

    MAYLON Murilo Souza De Alcantara

    26/04/2021 23:24em23:24

    Muito importante essa leitura me ajudou muito hoje sao quebra-cabeças o qual consigo encherga um pouquinho de minha realidade e situação hoje. Foi uma benção ler, minha esposa nao está muito bem tenho 2 filhos nao e facil cuidar deles com a mae doente ela e um Podio e onde eu enchergo isso eu reparo nos minimos detales se colocando no lugar nao apenas em mente mas sim corpo e tudo que faz hoje estou exausto depois de quase 4 dias fazendo tudo mas de coração porque amo demais ela teve dengue gracas a Deus nao foi covid mas e isso vamos esperar a melhora e voltar contudo aos estudos vou Ser PCDF obrigado gabriel por fazer esses texto o qual faz sentido sempre na vida de alguém.

  20. Avatar

    Robson

    26/04/2021 23:33em23:33

    Boa Noite! O primeiro artigo do Gabriel que li.
    Chegou na hora certa, muito booom.

  21. Avatar

    Eduardo

    26/04/2021 23:39em23:39

    Excelente! Certamente, suas palavras foram inspiradas por Deus

  22. Avatar

    Disleny Gouveia

    26/04/2021 23:54em23:54

    Obrigada por compartilhar de tamanha sabedoria.

  23. Avatar

    Gabriela

    27/04/2021 00:17em00:17

    As palavras que precisava. Perfeito. Obrigada!

  24. Avatar

    Anna

    27/04/2021 01:40em01:40

    1:37 da manhã. O de sempre. Insônia. Li o texto e me vi, compreendida.

  25. Avatar

    Anderson Messias dos Santos

    27/04/2021 07:33em07:33

    Levei 37 anos para criar a dita “vergonha na cara” e assumir os rumos de fato e de direito da minha vida, o processo de ter família, agregado à faculdade e aos estudos confesso não ser fácil, mas, como bem dito no texto, o processo requer paciência, logo, preciso me dedicar a execução do processo, não com o tempo, a hora da vitória chegará! Obrigado pelo ótimo conteúdo!

  26. Avatar

    Fabiola Viviane Ferreira

    27/04/2021 09:30em09:30

    Adorei. Linda e estimulante história.

  27. Avatar

    Giullyane Galvão

    27/04/2021 09:35em09:35

    Perfeito! Fiquei fora das vagas na PM PA. Me senti frustrada. Tenho uma filha pequena. Sou engenheira civil, mas estou fora do mercado de trabalho desde que me tornei mãe. Antes mesmo de me formar comecei a sentir uma vontade imensa em ser policial. Desde então tenho lutado por isso. Hoje eu tenho um atelie de doces em casa. Que me ajuda a pagar as contas e me faz feliz por não ficar parada. Costumo estudar enquanto faço afazeres em casa, enquanto brinco com a minha filha… e depois que ela dorme. Abri mão do meu sono por muitas noites. E esperava uma recompensa por todo o meu esforço. Mas não veio. A ansiedade bate, sentimento de incapacidade, frustração.
    Só que depois dessa leitura percebo que preciso ser mais paciente e prosseguir na caminhada. Pq a vitória está próxima! Obrigada Gran por fazer parte dessa luta e me motivar todos os dias.

  28. Avatar

    Queren Domingues

    27/04/2021 11:45em11:45

    Obrigada pela motivação extra, Deus abençoe!

  29. Avatar

    Eliza

    27/04/2021 12:17em12:17

    Exatamente isso Gabriel,hoje isso já fez diferença na minha vida meu muitíssimo obrigada.

  30. Avatar

    Rosenir

    27/04/2021 13:35em13:35

    Que leitura necessária! 👏🏾👏🏾👏🏾

  31. Avatar

    Mychele

    27/04/2021 14:07em14:07

    Essa “demora” está sendo a oportunidade de estudar assuntos do edital que iria negligenciar. Como estudo para um concurso com pouquíssimas vagas na minha área, preciso muito estar bem preparada. Se a prova tivesse ocorrido em setembro não passaria, em Fevereiro não passaria nas vagas e agora vou lutar por uma… sinto mais preparada que ontem e sigo estudando até quando a prova for possível de ser aplicada. Reflexão de extrema importância para esses momentos de impaciência e luta. Obrigada!

  32. Avatar

    Lucas

    27/04/2021 15:12em15:12

    Ótimo texto. A paciência é a chave do sucesso para se conseguir algo. Parabéns querido.

  33. Avatar

    Glauciele Calixto da Silva

    27/04/2021 15:28em15:28

    Textão! Para sobreviver com saúde mental e paz interior, o certo é regular o cronômetro interno para saber quando é hora de ser mais paciente e quando a ansiedade se justifica.

  34. Avatar

    Antonio Sergio de Oliveira Carvalho

    27/04/2021 15:35em15:35

    Texto muito bom e inspirador.

  35. Avatar

    Jefferson Concurseiro

    27/04/2021 17:58em17:58

    Sempre assertivo e motivador!
    Foco e paciência. Obrigado pelo texto.

  36. Avatar

    Vanessa

    27/04/2021 19:37em19:37

    Que texto maravilhoso 💛

  37. Avatar

    Letícia Couto

    27/04/2021 23:54em23:54

    É como se eu precisasse ler esse texto! Muito bom !

  38. Avatar

    Marinalva Costa Pereira

    28/04/2021 07:24em07:24

    Bom dia,
    Muito reflexivo o texto e bom também!
    Tenho tido paciência em esperar muitas coisas acontecer em minha vida, entretanto, a frustração tem sido inevitável, porque existe circunstâncias em que depende unicamente de minhas ações,como é o caso de plantar, regar…, ou melhor dizendo, se planejar e estudar, no entanto, outras que fogem do do meu controle, como é caso do mau tempo, algumas pragas que atacam a plantação quando ainda está está em fase de desenvolvimento, ou seja, fatores estes e outros mais, tem me tirado o foco. Alguns inevitáveis, outros desnecessários…
    Tem sido gratificante ler seus textos, me ajuda a refletir e pensar que por mais demorada e incerta seja a colheita, não tenho outra alternativa além de espera-la,e continuar regando a minha plantação, mesmo que da maneira e com o regador que está ao meu alcance. Obrigada!

  39. Avatar

    Marinalva Costa Pereira

    28/04/2021 07:28em07:28

    Mensagem reflexiva!

  40. Avatar

    Jéssica Luiz

    28/04/2021 20:47em20:47

    Amei o texto! Era o que precisava ler.

  41. Avatar

    Élida Leão

    29/04/2021 16:24em16:24

    Passei os dois últimos meses tentando entender e questionando Deus com essa pergunta. Depois de 4 anos consegui passar na residência, PORÉM uma conquista frustada de não poder matricular, pois na área que optei exigia especialização em outra.
    Vendo esse texto justamente na semana que retornei aos estudos,entendo como uma resposta de Deus. Obrigada!

  42. Avatar

    Bárbara Lima

    30/04/2021 19:49em19:49

    Esse texto era tudo o que eu precisava ler no dia de hoje . Esses últimos dias cheguei até a pensar em colocar no Google algo do tipo sobre os testes da vida ou o que fazer quando se planta algo e cuida com tanta dedicação mas não se vê resultados, porém nos afazeres diáriosa ideia passou despercebida. Cheguei até a pedi a Deus um conforto/ sinal para que eu “entendesse” essa escassez de resultados . E hoje do “nada” esse texto surgiu confesso que o li em lágrimas. Gratidão Gabriel Granjeiro 🙏👏👏💫

  43. Avatar

    Glaucia

    01/05/2021 13:09em13:09

    Que reflexão maravilhosa!!! Muito obrigada por partilhar esse olhar tão apurado sobre a vida!!!

  44. Avatar

    Genelita

    01/05/2021 19:20em19:20

    Boa reflexão!
    Deus usa as pessoas para fala de várias maneiras.

  45. Avatar

    Fernanda

    02/05/2021 00:16em00:16

    Como sempre um excelente texto!!! Procuro ver o lado positivo e ser paciente, mas admito que às vezes não é fácil. Busco fazer o melhor e sempre penso: “aproveite este tempo e estude!!!” Obrigada.

  46. Avatar

    Adenirson da Silva Miranda

    02/05/2021 07:08em07:08

    Realmente, na vida, somos muitas vezes obrigados a sair do casulo astes do tempo, devido às adversidades da vida, somos obrigados a alçar vôos além da nossa capacidade, é na maioria das vezes o máximo que conseguimos é rastejar,mas, o importante e não desistir, persistir até chegar ao nosso objetivo.
    Obrigado pelo texto da borboleta!

  47. Avatar

    Mario

    02/05/2021 22:15em22:15

    Fantástico! Parabéns!
    Realmente, motivador 👏👏👏

  48. Avatar

    Ana Paula Moscardo

    03/05/2021 12:00em12:00

    Parabéns pelo comentário cheio de conteúdo proveitoso, não só para este momento em que estamos vivenciando, mas para reflexão de tudo o que temos feito em toda a nossa vida.
    Já fui mais acelerada, mas aprendi que tudo tem o tempo certo. Claro que temos sim que aproveitar todos os momentos, sabendo olhar, interpretar e aprender.
    Precisamos observar até o som interno, dentro de nós, e isso aprendi com a meditação.
    Ao assistir “Comer, Rezar e Amar”, percebi que muitas vezes, quer dizer, todas as vezes, as respostas estão dentro de nós. Nada acontece por acaso!
    A culpa não é do outro, e sim nossa, pois permitimos que façam conosco coisas que não faríamos com o outro. Por isso, é preciso nos amarmos mais em primeiro lugar e depois, amarmos as demais pessoas. Mesmo aos nossos “inimigos”, pois estes só refletem aquilo que somos.
    Embora eu não seja impaciente (hoje) e saiba entender o momento certo, gosto de ler e ouvir esse tipo de mensagem.
    Muito obrigada e continue sempre compartilhando amor e sabedoria!
    Abs.

  49. Avatar

    Soraia Barcelos

    05/05/2021 21:12em21:12

    Muito obrigada pela palavra!!

  50. Avatar

    Mauro da Silva Neves

    07/05/2021 11:39em11:39

    Como sempre você tem feito nesses comentários, trouxe-me uma valiosa ajuda à minha jornada rumo à aprovação!
    Seus textos não ficam restritos na jornada de concurseiro, pois eles se estendem para a minha vida íntima, familiar, comunitária, enfim, são mensagens omnidirecionais.
    Obrigado, Gabriel!

  51. Avatar

    Marcelo

    16/05/2021 11:52em11:52

    SIM…MUITO EDIFICANTE…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo